SHIN (NO ORIENTE)

Segundo o Dr. Suzuki, “esta é uma daquelas palavras que desafiam qualquer tradução. Shin significa coração, mente e espírito, tanto individualmente, como em conjunto”.

Para os orientais, coração e mente não estão dissociados. Tanto que os chineses antigos criaram originalmente o ideograma de Shin (em chinês Hsin) representando um coração preso numa árvore. Eles entendiam que a batida do coração é indispensável à vida e pensavam que a consciência estivesse contida no coração. Por isso, o símbolo para o coração veio a significar todas as funções mentais, incluindo o sentimento, o pensamento, o desejo, e a aspiração. O mesmo ideograma também significa centro, núcleo, ponto, essência, verdadeiro ou sentido, significado.

Por ter um significado tão profundo e abrangente, Shin é também usado como pronúncia de outros Kanjis, como Deus (Kami), Você-mesmo (Mi) e Verdadeiro (Ma).

Interessante notar a correlação do Verdadeiro com Deus e com você-mesmo (self), que, no final das contas, é a sua mente + coração. Uma co-relação que diz muito mais do que um livro inteiro de filosofia. Talvez por conviver com kanjis e suas co-relações é que os orientais tenham facilidade para lidar com idéias abstratas e chegar à sua própria essência (que também é Shin). E é o nome pelo qual é chamado Deus em duas culturas totalmente distintas, Japão e Israel.

Podemos depreender desse estudo que verdadeiro é o que está em seu coração e mente, sua essência, que é DEUS. Mas não confundam verdadeiro com verdade. Não confundam o efeito pela causa. A verdade é Deus. Mas, o que sabemos de Deus?

Você é manifestação e parte integrante de Deus, mas as árvores também o são. Você não pode TER a verdade, pois não tem meu coração nem minha mente. Pode sim ser verdadeiro, e isso é uma experiência pessoal. Essa abstração é necessária para refletir na frase do sexto patriarca (e um dos mais importantes) do Budismo Zen:

Nada existe de verdadeiro em lado algum, a verdade não pode ser vista em parte alguma. Se disseres que viste a verdade, essa visão não é a verdadeira.

Hui-neng

Referência:
A estória das ideografias;
Outros significados de Shin (inglês)

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.