SEMPRE CARIDADE

Joanna de Ângelis & Divaldo Franco; Celeiro de Bênçãos

Ideal seria que não existisse a miséria de qualquer matiz.

Sem dúvida, estaríamos no paraíso, fosse a dor expulsa do meio em que nos encontrássemos. Agradável redundaria o tempo, estivessem as paisagens coloridas de esperança e o espectro da enfermidade não rondasse os nossos passos.

A realidade, porém, é bem outra.

Onde quer que o espírito endividado para com a Lei se encontre, aí estarão presentes suas necessidades em caráter de imperiosa cobrança. E por que se apresentam aflições de toda ordem, não nos cabe refugiar-nos através das evasivas com que muitos se furtam ao dever da solidariedade, da caridade.

Diante, pois, dos afligentes problemas que deparas pelo caminho, fazer alguma coisa.

Dispões de milagres de cordialidade ao teu alcance, que podes distribuir sem prejuízos. Muitos corações pensam no auxílio material e recuam considerando-se incapazes de distribuí-lo argumentando que são incontáveis os necessitados… Outros se referem ao labor moral, ante os infelizes deste ou daquele teor para logo desanimarem em face dos inúmeros dissabores com que se vêem constrangidos arrostar…

Podes e deves fazer alguma coisa.

Cada semente de amor que plantes num coração será uma bênção a multiplicar-se e um desditoso a menos. A dádiva material que ora ajuda e passa é o socorro na horizontal. Não te aflijas pensando que a miséria retornará. Caso nada possas em relação ao futuro, produze em direção do presente. A lâmpada moral, que acendes no país atormentado de um espírito, será sol emboscado num perene horizonte de luz. Não te preocupes raciocinando que nuvens borrascosas poderão de futuro impedir a claridade. Ilumina hoje, produzindo na vertical da vida. A lição de amor pulsante no teu sentimento, que te leva a ajudar, converte-se em mensagem de caridade rutilante que fulgirá a teu próprio benefício, impedindo que a treva do cansaço e da revolta da enfermidade e do desânimo, estabeleça morada no lar do corpo que teu espírito habita transitoriamente.

Caridade, pois, sempre.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
136 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Manuel Pensador
Manuel Pensador
29 janeiro de 2006 12:29 pm

Psiu! dá uma chegada aqui…mais perto…isso. Você que acha que as pessoas aqui são deslumbrados e você que concordou com ele(a). Deixa eu lhe fazer uma pergunta: Vocês, tem casa, carro, tv, dvd, som, etc, etc…? Por que não vende tudo e distribui aos pobres, inclusive venda este computador, já que você não o usa pra uma conversa saudável e reparte o dinheiro. Se não consegue fazer isto, então não venham com moralismo barato, querendo denegrir as pessoas, taxando-as de neófitos. Voces dois (sabem de quem eu estou falando num sabe?) Não adianta defender a lei infringindo-a. Voces vem fazem… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
28 janeiro de 2006 11:24 am

Acho q aqui tá todo mundo meio q radicalizando. Alguns metem o pau pq acham q é hipocrisia estar “perdendo tempo” debatendo sobre, ao invés de estar praticando caridade. Alguém já disse antes, como julgar a pessoa q está digitando o coment, deduzindo q ela não faz caridade? Tem razão. Como julgar aqueles q encontraram o seu caminho de fazer caridade, dizendo se é possível ou não? Tem razão. Pra que entrar nesse blog e ficar criticando o dono do blog? Tem razão. Pra que ficar brigando tentando achar pelo em ovo se o que estamos discutindo é o Amor?… Read more »

Drica
Drica
26 janeiro de 2006 12:26 pm

Puxa Fiat Lux e Titânico, vocês captaram mesmo a essência do que quis passar sobre o Amor, tanto que ia explanar um pouco mais, mais ficou desnecessário diante dos seus comentários. Aeon Flux, Veja bem, não estou me defendendo porque não me senti ofendida de forma alguma. Mas acho que não me fiz entender direito em meus comentários. 1- Se você perceber bem, o TP, nos informou sobre a HISTÓRIA da Igreja Católica, como um documentário até, pois me lembro de um muito parecido que assisti no Discovery Channel, colocou um fato ocorrido no passado; não foi uma ESTÓRIA tirada… Read more »

aeon flux
aeon flux
26 janeiro de 2006 9:24 am

Animador saber que ainda tem lugares como esse, mantidos por pessoas como vocês, ocupados com algo além do BBB 6… Investi um bom tempo lendo os comentários, e encontrei de tudo… algumas observações: Fiquei com uma dúvida: quem é Acid? O nome é citado um milhão de vezes, mas não encontrei nenhum comentário ou post assinado assim. Aconteceu há alguns dias um debate bem interessante, entre TP e Padawan, com pitadas de Drica e Samir. Apesar do nível ter se mantido relativamente elevado, fiquei com a impressão de que o TP é um espírita um pouquinho fanático, preso demais aos… Read more »

waking onion
waking onion
30 janeiro de 2006 10:05 am

Espero que o meu desenvolvimento, simplesmente filosófico, do tema não tenha sido entendido como agressivo. Se o foi, tentarei moderar a escrita.
Mas estou, como todos, buscando conhecimento, e portanto destilando meu entendimento e colocando-o à prova, inclusive podendo ser considerado errado.
Gostaria de continuar desenvolvendo.
Alguém se habilita?

Biltís
Biltís
30 janeiro de 2006 10:50 am

Drica,Fiat… Realmente computador é uma droga! Não tem serventia para conversar como humanos completos. Isso frustra mesmo… Fica sempre faltando… Notei que essa máquina além de tomar o tempo da gente, toma a nossa vida. Então gente, digo a vocês que já sabem disso, que procurem restaurar suas vidas na base do contato direto com as pessoas, com a natureza, com a realidade. Isso é para vcs que ainda não perderam o elo com a vida. Ainda dá tempo… Não dêem muita importância para esse tipo de veículo de comunicação. Podem ter certeza que existem pessoas que usam o pc… Read more »

V imerson
V imerson
30 janeiro de 2006 10:27 am

Uai se habilita a quê?
No mais é do próprio veneno da cobra que se obtém sua cura… de seu veneno!!!
Espero que deste tumulto surja a cura da humanidade…

Shaolin Monk
Shaolin Monk
1 fevereiro de 2006 4:23 pm

[O AMOR DIVINO] é o meu pastor; nada me faltará. [O AMOR] me faz repousar em pastos verdejantes. [O AMOR] leva-me para junto das águas de descanso; [O AMOR] refrigera-me a alma [o sentido espiritual].[O AMOR] guia-me pelas veredas da justiça por amor do Seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque [O AMOR] está comigo; a vara [DO AMOR] e o cajado [DO AMOR] me consolam. [O AMOR] prepara-me uma mesa na presença dos meus adversários, [O AMOR] unge-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia… Read more »

Aeon Flux
Aeon Flux
30 janeiro de 2006 12:47 pm

Saudações a todos os participantes, estou de volta, agradecendo aos que me citaram positivamente, e também aos que, democraticamente, discordaram de minhas idéias. Depois de pequenos mal-entendidos, aos quais estamos todos sujeitos, afinal, somos todos humanos, ficou claro finalmente que nossos objetivos são um só. Uma pequena ducha de água fria em cima de nossas vaidades (estou me incluindo, lógico) é suficiente para apagar o fogo da ilusão que nos faz acreditar que somos ou sabemos mais ou menos que o outro. Estamos todos meio que vendados neste plano de existência, tateando em busca de alguma forma concreta, palpável, que… Read more »

Aeon Flux
Aeon Flux
30 janeiro de 2006 12:51 pm

Obrigada por sua delicadeza, Drica, sua atitude por si só demonstra seu bom caráter. Para colocar uma pedra final em cima do nosso assunto anterior, gostaria de esclarecer minhas observações das quais você discordou. A respeito daquele texto que foi enviado lá atrás: Eu só sei que as informações não são 100% isentas e confiáveis – 1º porque foram extraídas de um site representativo de uma religião estabelecida, e, portanto tratam-se de opiniões calcadas em cima de certos princípios pré estabelecidos; e 2º porque tenho formação no assunto, leciono História e sou apaixonada especialmente por História das Religiões, por isso… Read more »

Aeon Flux
Aeon Flux
30 janeiro de 2006 12:53 pm

A questão toda é que as pessoas radicalizam muito. Você não precisa necessariamente seguir o exemplo de Jesus ao pé da letra, como o maravilhoso São Francisco de Assis, e se desfazer de tudo que tem, doar aos pobres e partir para uma vida de ascetismo. Mas todos podem e deveriam praticar o Amor em cada pequeno ato de suas vidas. Conheço uma pessoa, que trabalha comigo, que todos os meses separa metade do valor que ela recebe de vale-refeição, e doa para a copeira da instituição, porque ela (a copeira) ganha apenas um salário mínimo por mês. Eu e… Read more »

Aeon Flux
Aeon Flux
30 janeiro de 2006 12:54 pm

Fiat Lux, Você é de verdade. E você tem olhos para ver. Muitas vezes aqui alguém pergunta: “Que horas são?” E o outro responde: “Não, não vai chover”. Mas tudo isto faz parte do aprendizado, é assim que aprendemos. E muitas vezes esses diálogos se transformam em lições de vida. Alguém esteve por muito tempo entre ascetas e monges, praticando Pranayama, aperfeiçoando Ássanas; purificando corpo e mente na tentativa de ultrapassar seus limites e vencer as fraquezas dos sentidos. Anos de uma rotina diária entre meditação (Dhyana), oração e jejuns… Então finalmente, um belo dia, encontrou a tão sonhada chave… Read more »

Aeon Flux
Aeon Flux
30 janeiro de 2006 12:59 pm

Fiat Lux, Terimuchi, Samir, muito obrigada pela luz de vocês. Gostaria de lembrar à todos uma história muito conhecida do “eterno grande” sábio e filósofo grego Sócrates. “Na Grécia antiga, em dado momento, as audiências feitas pelo maior dos filósofos eram extremamente concorridas pelos intelectuais, doutores e leigos da época. Mas havia sempre no meio da audiência um homem muito desagradável, que sempre dava o contra a tudo que o sábio dizia, e demonstrava grande arrogância em suas opiniões. Ele discordava mesmo nas questões que pareciam mais unânimes entre todos. Isso desagradava os pensadores mais influentes da época e chegou… Read more »

Shaolin Monk
Shaolin Monk
30 janeiro de 2006 1:24 pm

Olhamos para um copo com agua e barro e exclamamos: A água está suja! mas felizmente a água sempre esteve limpa, se colocarmos o copo debaixo de uma torneira e deixar gotejar sobre ele, a sujeira levanta e vai embora pouco a pouco. Quando estamos fazendo uma reforma em nossa casa, geramos lixo, sujeiras e há certos transtornos com isso, mas depois de terminarmos tudo ficará como a gente queria, limpo e arrumado. Nada nem ninguém é inútil ou execrável. O que está acontecendo aqui é exatamente a “reforma” de nossa “casa”. Aeon Flux obrigado pelas palavras, obrigado tambem à… Read more »

waking onion
waking onion
30 janeiro de 2006 2:36 pm

Se habilita a discutir minhas colocações, Vimerson, porém com fundamentos lógicos. Não que a lógica seja o caminho da verdade, mas sim que o pensamento só pode ser avalizado se tiver lastro. Em nenhum momento discuto a satisfação e o prazer de ser caridoso, mas discuto-a como finalidade dela mesma. A quem serve a caridade? E, principalmente, a caridade não é algo comum somente à matrix, ou ela existe nos planos elevados? Se existe nos planos elevados, existe como necessidade ou benfeitoria? E em qualquer destes casos, necessidade ou benfeitoria, cria-se um vínculo obrigatório entre os planos. Então, quem veio… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
30 janeiro de 2006 4:02 pm

Biltis, Vc tem razão, o computador é frio, impessoal e s/ emoções reais. Mas eu sei q atrás de cada tela existe um ser humano, q de modo geral, tem sentimentos como eu. Acho q tudo depende da nossa maneira de lidar com as coisas. EU não sou uma máquina e entrei num mundo virtual s/ querer me deixar levar por esse universo frio, muito pelo contrário. As dificuldades e preconceitos q existem nos relacionamentos humanos, a meu ver, são tão difíceis ao vivo qto numa comunidade virtual. Talvez a primeira seja mais difícil ainda, pois aqui é muito mais… Read more »

Vimerson
Vimerson
30 janeiro de 2006 1:47 am

Sinceramente ainda não estou entendendo o porque deste tópico estar tão tumultuado!!! A maioria fala a mesma coisa mas nunca vi algo que se vincula ao amor (caridade) estar se aproximando a uma guerra (verbal, claro)!!! Bem, no mais aqui vai o que penso: Caridade é ser feliz Caridade é respeitar o próximo Caridade é amar quem nos odeia Caridade é saber quando falar Caridade é saber quando se calar Caridade é acalmar a água Fácil é pertubá-la Caridade é saber dizer sim Caridade é saber dizer não Caridade é ser humilde Caridade é saber se rebaixar Caridade se faz… Read more »

Anônimo
Anônimo
26 janeiro de 2006 6:32 pm

“Quem possui uma alma realmente nobre, experiente e desenvolvida…”

Cara, se as pessoas fossem todas experientes, realmente nobres e desenvolvidas, que sentido teria viver??
Então vc acha que nascemos prontos? Que coisa mais artificial e ridícula de se dizer… Aliás, se fôssemos todos desenvolvidos, porque estaríamos aqui, nesse planeta atrazado?
Tenha santa paciência!
Ninguém é perfeito, mas no mínimo uma humildade e sinceridade cai bem de vez em quando!
Se liguem!

Drica
Drica
28 janeiro de 2006 1:03 pm

Minha Amiga Fiat, você falou, e falou tão bonito… Sabe, você tem toda a razão, nós procuramos nossos iguais, e se num site de espiritualidade a gente não puder falar de espiritualidade…. então não tem muita serventia… pessoal pode acreditar, antes que venham as criticas… mas tenho certeza que por trás das pessoas que aqui se expressam, existe uma vida de caridade, mesmo que em diferentes formas e maneiras de prática da caridade, cada um faz o que pode, cada um dá o que pode dar. Seria bom que junto de nossas palavras escritas, viessem junto nossos sentimentos daquele momento… Read more »

Vandall
Vandall
3 fevereiro de 2006 3:23 pm

HÂAAAAA( A caridade certamente incide no não consumo da carne.) Nossa , que bitolação , por que o ser humano não se satisfaz em fazer as proprias escolhas e abarcar as proprias consequencias ??? Por que tem que azedar o caldo dos que não tomam partido no vegetarismo ??? Não comer carne faz parte da caridade , não matar plantas tbm , os animas sofrem num mundo aonde todos sofrem …..é redundante .. Se vc acha que comer carne é inferior , é um habito voraz , desagradavel , cruel e etc, saiba que podemos arguir de tal maneira que… Read more »

Mano Piper
Mano Piper
27 janeiro de 2006 12:19 pm

Assim falou a voz da Razão, a dona hipocresia falando em pessoa, num concorda dona fantasminha ?!

A maior nobreza de um ser humano é ser leal a seus amigos sempre se utilizando de sinceridade e verdade, começa por ai.
vindo sempre ajudar aos que necessitam nunca pensando em si próprio fazendo bem por faze.

A caridade é um nobreza divina quando a pessoa faz com o coração.

Anônimo
Anônimo
27 janeiro de 2006 1:12 pm

Respeito vc Mano Piper. Eu sei que minha mensagem de crítica não é para todos que estão aqui… Mas é sim, para aqueles para quem a carapuça serviu. Aqueles que se sentiram ofendidinhos são os que estou me referindo. Ser irmão meu, é às vezes dar uns chacoalhões nesses que se consideram invictos e inatingíveis… Vc sabe, o orgulho também é um dos 7 pecados capitais. Só estou dizendo que não adianta falar em caridade quando existe um irmãozinho na esquina precisando de socorros imediatos… Bem, deixe-me ir e fiquem com suas consciências… Ninguém aqui está a competir para ver… Read more »

Neófitos Deslumbrados
Neófitos Deslumbrados
27 janeiro de 2006 1:27 pm

Não podemos escrever agora, pois estamos, fazendo caridades pelo país liderados pelo sr(a) Anonimo(a). Espero que compreendam.

Anônimo
Anônimo
27 janeiro de 2006 4:27 pm

Acid, você é um cara respeitoso, e demonstra inteligência e espiritualidade. Gostaria que você me explicasse, se o objetivo das pessoas que debatem suas idéias educadamente aqui, estão erradas nisso. Caso contrário qual seria o objetivo deste recurso para deixar os comentários? Nós sabemos que as pessoas, trabalham, estudam, fazem suas caridades, oram, efim vivem normalmente, cuidando dos afazeres do cotidiano. Claro as pessoas não passam 24 horas fazendo uma só coisa, se tiram alguns minutos ou até mesmo horas para estudarem sobre espiritualidade em sites como este e depois expõe suas idéias, qual é o mal disso? O sr(a)… Read more »

x-builder
x-builder
27 janeiro de 2006 6:14 pm

Tem hora para tudo mesmo, mas nao deixo de dar crédito ao anonimo pois ele esta certo em apelar a pratica da caridade e nao ficar reiventando a roda. De repente ele ajuda mais do que nós dois juntos, quem somos nós para julgar? Nao entendi a comparacao da casa sobre bate papo. Mas eu acho que entendi a ideia que ele quis passar. A inconfidencia mineira, o tanto de burgueses, poetas que discutiam a inconfidencia com aqueles papos enfandonhos que nao levavam a nada, mas apenas um quis realmente por em pratica e acabou sendo o martir da historia.… Read more »

Terumichi
Terumichi
27 janeiro de 2006 6:31 pm

Eu, não conheço você pessoalmente, e nem o anonimo, o inverso também é verdadeiro. Então como você pode afirmar que as pessoas que debatem aqui, não fazem caridade? Burgueses da Inconfidência Mineira, provavelmente debatiam assuntos politicos e outras besteiras, agora se voce acha que falar sobre as coisas de Deus é perda de tempo então me desculpe. Quer dizer que quando Cristo subia à montanha para pregar seus ensinamentos ele estava sendo um neófito deslumbrado? Se naqueles dias era importante as pregações hoje também o é. Dê uma esmola a uma pessoa hoje e no outro dia ela estará pedindo… Read more »

Tim Cat
Tim Cat
27 janeiro de 2006 6:31 pm

Zente, tem alguma coisa muito errada por aqui. Nóis tâmu k reka de saber que o caminho mais perfeito prá seguir é o do amor, num é? Tá. só q cada vez q alguém manda u coment q vale a pena sobre, tipo Aeon Flux, aparece uma turminha aki caindo de pau em cima, tipo: não é bem assim, ñ dá pra praticar esse tipo de amor que Jesus falou, blabla Q papo é esse, galera? Pior que a mina Aeon Flux mostrou humildade pedindo desculpa (num devia), mas ainda teve que levar pela cara: tá começando agora, tem muito… Read more »

x-builder
x-builder
27 janeiro de 2006 6:51 pm

Acho que agora vc apelou. Quem ta falando em Deus? Para fazer caridade tem que acreditar em deus? Ateus tb praticam caridade. Acho que vc nao entendeu a analogia entre a pratica da caridade e a NECESSIDADE de inicar a inconfidencia mineira. Falar sobre as coisas de Deus é perda de tempo? De boa, vc entendeu o que eu quis falar, fui o mais simples possivel. “Minha religião é aquele onde se ajuda as viuvas e os desamparados” (Jesus). De uma certa forma o anonimo quis dizer isto. (tirando a parte que ele foi agressivo) Que bitolação!!!! Não to falando… Read more »

waking onion
waking onion
27 janeiro de 2006 7:20 pm

Porque entendo que o citado FCU, possa ser também enriquecido com o conhecimento humano, e ao mesmo tempo enriquecendo-o, Acid. Ciclicamente. Mas é só um entendimento. O cerne da questão é a caridade como finalidade. E isto nos leva a um terreno movediço da adaptação. Segundo Darwin, os mais adaptados ao meio, sobrevivem. E a caridade não tem na sobrevivência a virtude, pelo contrário prega a distribuição média deste objetivo. Não é o mais forte, ou o mais bonito, viril quem sabe? Mas o mais médio!!!! Por outro lado, o contrário de caridade é maldade, onde algo é resolvido favorecendo… Read more »

Shaolin Monk
Shaolin Monk
1 fevereiro de 2006 12:00 pm

Acho que estamos levando muito a sério esta coisa de debate, discussão, ofensas e etc, e levando para o lado pessoal. Avaliando bem a situação o Anonimo e o X-Builder tem seu pouco de razão. Não concordo que a discussão vai trazer inimizades, penso que é possível crescer com isso. Se ficar só na mesmice, não vamos sair do lugar. Por que o clima de agora parece de inimizade? Acho que não. Estamos todos passando por transformações e muito rápido. O que está acontecendo aqui é que um está ajudando o outro, cada um ao seu modo. VAMOS VER O… Read more »

Deus
Deus
28 janeiro de 2006 12:03 am

Com minha
sinceras condolências de
que as próximas palavras possam soar um pouco agressivas:
“ÔOoooooooo cambada de á toa, deixem meu santo magnânimo saquinho em paz!!! Quem quiser fazer caridade na rua saia da frente do micro e faça, quem quiser conversar e fazer caridade pela fala, que faça. Com-Migo ou Sem-Migo!!!”

O mais importante é amar ao próximo, eita gente abobada!!!

Pronto!! Agora que minha fúria passou: Alguém aceita um pouco de doce-de-leite?

Drica
Drica
28 janeiro de 2006 7:54 am

Aeon Flux, Estou me retratando a você em minhas críticas, devo ter sido muito dura com você, me perdôa tá. Na verdade, só tenho a agradecer, a gente cresce muito com as críticas, estou aberta a críticas, mas por favor gente, críticas inteligentes, tá!! Críticas faz a gente pensar, se questionar, e verificar pontos negativos em nossa natureza que estavam escondidos. Te achei sim muito arrogante quando você primeiro julgou o Poeta, falando que ele havia se colocado como um mestre, você também se colocou num pedestal quando disse: “DESCULPA GENTE, MAS EU SEI, PORQUE EU CONSIGO” Nem o Cristo… Read more »

What the Bleep Do We Know!?
What the Bleep Do We Know!?
28 janeiro de 2006 8:50 am

Você faz caridade por um impulso natural? Se sim eu não duvido do seu Amor… Mas se você faz caridade porque é bonito, porque esta escrito, porque “Deus” ou o Xico recomendaram, porque sua Vó fazia ou porque todos do seu círculo social fazem, caridade deixa de ter um aspecto de pureza e se reveste de Ego. Não que ser caridoso para se sentir melhor ou o melhor seja negativo, pois ajuda a muita gente…Mas de que adianta servir sopa na esquina se no sinal seguinte vou esbraveja e se sente péssimo com quem fechou seu carro? Ou se no… Read more »

Shaolin Monk
Shaolin Monk
30 janeiro de 2006 5:31 pm

O computador não é um bem nem um mal, depende de como lidamos com ele e do uso que damos pra ele. Neste exato momento estava conversando com um aluno pelo MSN e o pai dele está num hospital, o rapaz estava desesperado, é claro, mas fui conversando com ele, como fazemos aqui, ele foi se acalmando e neste exato momento está fazendo uma corrente de oração com toda a família. Não estou querendo com isso parecer bom, mas quem disse que falar não é suficiente, precisava ver como este rapaz ficou animado depois de nossa conversa. Dá pra fazer… Read more »

kozak
kozak
30 janeiro de 2006 10:18 pm

Em todos os lugares,podemos fazer a caridade, basta querer, uma oração, uma palavra de afeto, um pensamento positivo, não é necessário vender tudo que temos para doar aos pobres, seremos mais um pobre, se temos posses,dar emprego ou um serviço a quem necessita,o importante é elevar os pensamentos, sentir que o todos somos irmãos,nos auxiliar mutuamente, sempre ter a certeza que eu existo, e posso fazer muita coisa, aprender muita coisa e levar este conhecimento ao maior número de pessoas, isto é caridade, trocar ideias, aprender com o que lemos, todos nós temos muito a aprender e a ensinar, não… Read more »

FÉLIX MARÍA DE SAMANIEGO
FÉLIX MARÍA DE SAMANIEGO
31 janeiro de 2006 8:49 am

EL LEÓN Y EL RATÓN Estaba un ratoncillo aprisionado en las garras de un león; el desdichado en la tal ratonera no fue preso por ladrón de tocino ni de queso, sino porque con otros molestaba al león, que en su retiro descansaba. Pide perdón, llorando su insolencia; al oír implorar la real clemencia, responde el rey en majestuoso tono —no dijera más Tito—: «Te perdono». Poco después cazando el león tropieza en una red oculta en la maleza: quiere salir, mas queda prisionero; atronando la selva ruge fiero. El libre ratoncillo, que lo siente, corriendo llega: roe diligente los… Read more »

Vandalo
Vandalo
1 fevereiro de 2006 9:14 pm

— não é permitido vandalismos neste blog —

waking onion
waking onion
2 fevereiro de 2006 10:34 am

Apesar de a conversa ter acabado, continuo com dúvidas, e portanto, continuarei expondo-as. Hoje de manhã estava ouvindo o canário que vive numa gaiola em casa. E ele canta MUITO bem. Mas está preso e isto gera uma constante discussão em casa, negativa no caso do amigo paraquedista “Se você pudesse entender o que ele canta, seria -Me tire daqui”, positiva no caso do guitarrista “Nossa! Que belo canto”, e outras variadas opiniões. Gosto muito de sentar debaixo de sua gaiola e meditando, ouvir seu canto. O mais estranho, acho que ele prefere a audiência à labuta diária pela sobrevivência.… Read more »

Anônimo
Anônimo
2 fevereiro de 2006 11:57 am

Caro waking onion, Apesar de eu ser totalmente contra manter qualquer tipo de animal em cativeiro, certamente o seu canário não sobriveria em liberdade.(Já vi casos em que isso aconteceu e o coitadinho foi direto pra boca do gato). Portanto, a meu ver vc estará fazendo uma caridade em não libertá-lo já que ele não conhece outra realidade, mas tb estará fazendo uma caridade se, na medida do possível, lutar contra esse tipo de situação, ou seja, não alimentando o comércio de animais e tentando esclarecer todos a sua volta, de que nós não temos o direito de privá-lo de… Read more »

waking onion
waking onion
2 fevereiro de 2006 12:41 pm

Prezado colega, na verdade o meu texto sobre o canário tinha a intenção exata de ser extrapolado, seja para animais de abate, sou vegetariano, como para todas as outras situações na qual existe o binômio favorecido/desfavorecido ou benfeitor/necessidade. Compreendo sua atitude de aceitar o que está feito, mas modificar o futuro, diminuindo os erros, porém o âmago da questão é quão importante é a caridade e quão importante é a sobrevivência. E agora sim, depois de alguns dias provocando esta celeuma, passo para a lógica que me apoia. Somente a fé determina o certo. Seja ela na caridade ou na… Read more »

Biltís
Biltís
3 fevereiro de 2006 6:26 pm

Tudo na natureza tem sua razão de existir. Todos têm direito à vida. Tudo se interliga. Até mesmo as baratas têm sua função. Elas se alimentam de detritos, como os abutres. Do mofo é que se extrai a penicilina. Não são só os coelhinhos felpudos, os lourinhos de olhos azuis e os aparentemente bonitinhos e obedientes do Pai que têm mais importância na vida. Aquele ser humano “queixoso”, que tem seu questionamento em relação à vida exacerbado, que sempre é tido como confuso; aquele inquieto, que nunca se conforma facilmente, é alguém de muito valor! São eles os que abrem… Read more »

waking onion
waking onion
3 fevereiro de 2006 7:06 pm

Caro Vandall,

talvez o sentimento de inferioridade se torne uma disputa, mas não é com este proposito que coloquei o tema vegetarianismo.

Repito, qualquer relação benfeitor/necessitado inclui uma relação binômica, e portanto levo a questão a um nível invertido.

Caso sejamos maldosos, existirão necessitados?

Ou este serão destruídos? Ou se levantarão?

Quem sou eu para fazer caridade?

Superior???

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
4 fevereiro de 2006 12:45 pm
Drica
Drica
6 fevereiro de 2006 4:18 am

Waking onion, Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha!!! Difícil responder essa pergunta, assim como é difícil entender qual a relação entre caridade e a necessidade. Não estou aqui com o propósito de responder suas dúvidas, mas expor meu ponto de vista, já que gerou em mim questionamentos também… Acredito que a necessidade seja a força motriz de nosso desenvolvimento humano em todos os sentidos: físico, emocional, mental e espiritual. Sempre a necessidade fez o homem buscar soluções, soluções para suprir suas “necessidades”. A necessidade do homem estimula-o a sempre ir adiante, a buscar novos caminhos, a expandir seus… Read more »

waking onion
waking onion
6 fevereiro de 2006 10:23 am

Sim Drica, e me impressiona como, de repente, quem recebeu a caridade retorna ao benfeitor, ou com um obrigado ou sorriso que tem algo especial, quase mágico. E entendi também que o binômio que eu citava, está mais para os dois lados de uma mesma moeda, pois um não existe sem o outro. Uma hora somos um lado, outra hora somos o outro. E que, se posso receber ajuda e a rejeito, estou dificultando o meu benfeitor. E nesta colocação encontro outra emboscada: Se rejeito o bem que o canto do passáro me faz, libertando-o, estarei lhe prejudicando? Ou a… Read more »

Janaina Rios
Janaina Rios
2 fevereiro de 2006 6:54 pm

É isso aí desconhecido acima. É tudo uma questão de ética: “façais aos outros aquilo que queres que vos façam”… Assim que puderem sugiro o vídeo “A CArne é Fraca” disponível no site http://www.institutoninarosa.org.br. Nele podemos ver cenas gravadas nos criatórios industriais e abatedouros de porcos, aves e bois. Muita crueldade é necessária para satisfazer ao gosto culinário humano por carne. Ainda sou ovolactovegetariana, e precisei de muito tempo para entender que a necessidade da carne é um mito, um hábito cruel e desnecessário pois a natureza nos oferece inúmeras opções de alimentação mais saudável tanto fisica quanto espiritualmente. Não… Read more »

Cris
Cris
6 fevereiro de 2006 12:34 pm

Acid!
Muito lindo o texto. “Fora da caridade não há salvação”, como é notório,é o cerne da doutrina espírita. Pra mim o difícil é praticar a caridade moral, aquilo de vc não apenas não odiar ou perdoar seu inimgo, mas desejar, sincera e profundamente, que ele seja feliz e ajudá-lo a conseguir isso. Isso é muito difícil de colocar em prática. Eu tô tentando, alguém aí já conseguiu ou está no caminho?Se estiver, aguardo sugestões.

 Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
6 fevereiro de 2006 12:51 pm

Cris, pode até ter gente com dezenas de exemplos, mas eu preferiria que ninguém se expusesse assim na web, afinal, tem todo tipo de gente olhando… e, como bem dizia Jesus: “Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mas, quando tu deres esmola,… Read more »

Cris
Cris
6 fevereiro de 2006 10:41 pm

Acid, obrigada.

Drica
Drica
7 fevereiro de 2006 3:26 am

É assim que penso também Waking Onion, estamos todos ligados, um ajudando o outro a evoluir, a descobrir que sózinhos é mais difícil a caminhada, mas unidos iremos bem longe…. Mas, acredito também que, se rejeito a ajuda, estou prejudicando mais a mim mesma, pois o benfeitor buscará outro necessitado, mas eu estarei me negando a oportunidade de naquele momento aprender com aquilo. Quanto ao passarinho, nessa altura, já que nasceu em cativeiro; caso você rejeite o canto, libertando-o, talvez você não esteja fazendo a coisa certa. Pois você “SABE” que as chances dele na natureza são poucas. Como você… Read more »

Janaina Rios
Janaina Rios
7 fevereiro de 2006 1:54 pm

Pessoal, Não tinha lido os comentários do nosso Vandall acima. Por isso que fique claro: não estou defendendo o vegetarianismo como forma de superioridade. Pelo contrário, a abstenção do consumo da carne e o respeito para com os animais (inclusive baratas, ratos, etc. – vide Oração de São Francisco do Leonardo Boff) estão nos primeiros degraus do processo evolutivo do espiríto. Para quem acha que “tudo é relativo” e que, “se não posso fazer o máximo, também não faço nada”, continue consumindo sangue inoncente e impregnando o espírito com fluidos de dor e sofrimento. Assim como extraio excelentes ensinamentos neste… Read more »

Titanico
Titanico
1 fevereiro de 2006 11:03 am

Bom dia… Esses dias, por tudo o que ocorreu nestas discussões, resolvi reler posts e mensagens de março, abril e maio do ano passado… embora eu não seja saudosista, me deu saudade. Como disse o Acid certa vez: “Aquele climão de amizade (…)”. Muita coisa ocorreu… todos mudam, todos evoluem. Mas sinto que isso, de certa forma, não ocorreu de forma ampla nos comentários. Naqueles tempos, embora houvesse discordância, havia verdadeira amizade. E isso se reflete entre algumas pessoas até hoje, através de emails, trocas de informações, etc. Se eu quiser falar de Titãs ou Ramones, vou a uma lista… Read more »

Drica
Drica
1 fevereiro de 2006 8:37 am

Exatamente Biltís,

Por incrível que pareça a pessoa que pratica a caridade recebe muito mais do que doou.

Pois a princípio, a estamos praticando principalmente a nós mesmo….

Esse é o grande mistério na natureza da CARIDADE, e você só poderá compreendê-lo praticando a caridade por puro AMOR ALTRUÍSTICO.

Paz e Luz a todos

Biltís
Biltís
31 janeiro de 2006 10:46 am

Nossa família adotou a um ano um rapazinho de 11 anos. E pode ter certeza, seu Coisa que ele está mil vezes melhor e mais contente em nossa casa do que na rua, passando fome e frio, ou numa FEBEM, sendo violentado…
Pena que você só saiba dar de si esses seus carinhos espinhudos…
Só quero lhe dizer que se minhas mensagens não fazem bem nem mal a você, a recíproca é completamente verdadeira… Não se preocupe. A vida é assim. Passe superbem!

Vimerson
Vimerson
31 janeiro de 2006 10:58 am

Afinal Aqui é um espaço de debates e ação pelas palavras o resto fica a cargo de cada um tranformar as palavras que aqui escrevemos em ação física. Quer queira quer não idependente do que aqui escrevemos a vida irá continuar. Mas pra quem acredita em força do coeltivo, assim como eu, a comunhão de idéias positivas com certeza contribui para a mudança da “mesquinharia” humana. O resto seremos nós mesmo os avaliadores de nossas ações pois aqui são pouco que conhecem uns aos outros, por isso o perigo de se fuzilar alguém crendo qu eela é somente o que… Read more »

Shaolin Monk
Shaolin Monk
31 janeiro de 2006 12:11 pm

Talvez nós não concordamos com as expressões literárias ou as maneiras como as idéias nos sejam apresentadas. Na verdade a mensagem que estas pessoas querem passar é a seguinte: “Olha, conversar é bom, trocar idéias é bom, mas queridos irmãos não deixe que isto fique apenas no nível das conversas e bate-papos, quando terminarem seu lazer, coloque tudo que você falou em prática, porque ai valerá a pena de verdade.” Se se expressar desta forma, ninguém se sentirá ofendido e terá dado o seu recado de forma positiva e proveitosa.

Janaina Rios
Janaina Rios
31 janeiro de 2006 1:47 pm

Queridos irmãos, Não tive tempo de ler todos os comentários, porém este tema deveria ser abordado sempre pois acho que contém o cerne da verdade. Pelo pouco que pude entender até agora dos ensinamentos de Cristo, a prática da caridade não é uma moeda, mas sim um reflexo do ser que está compreendendo o seu verdadeiro papel no universo: o de ser útil e de servir. Tal prática é difícil, dentro das limitações materiais pelas quais passamos e dentro deste sistema capitalista excludente, onde imperam o hedonismo, consumismo e os prazeres fúteis oa quais são difundidos como meios de alcançarmos… Read more »

Cris Lisboa
Cris Lisboa
31 janeiro de 2006 4:09 pm

Olá pessoal, Estava com saudades…. de todos. Parece que a cada dia amamos mais as pessoas, e até acredito que um drogado se ama, ele (o drogado) apenas está doente e precisa de ajuda…. que tal ajudarmos? Eu queria entender porque vocês falam tanto em reencarnação, em Carmas, tantas palavras “bonitinhas”, mas que não se tem certeza se existem, são apenas rótulos. Eu acho muito simplista pensar que morreremos e voltaremos e tudo depende do que vamos praticar nesta existência, para retornarmos melhores ou piores? Vocês já pararam para pensar? Não é mais cômodo eu pensar que terei outras chances,… Read more »

Shaolin Monk
Shaolin Monk
31 janeiro de 2006 4:47 pm

Se pede provas da reencarnação ou de carmas e não se tem certeza de que eles existem e são apenas rótulos; Então deve ter provas de que isto não existe, ou seria rótulos também a teoria contraria à reencarnação e carmas? Um diz: “Eu acredito em reencarnação e carmas, e pede ao outro que prove que isto não exista.” O outro diz: “Eu não acredito em reencarnação e carmas, e pede ao outro que prove que isto exista.” Quem poderá provar sua teoria? Qual das duas é rótulo?

Cris Lisboa
Cris Lisboa
31 janeiro de 2006 5:14 pm

Tostines vende mais porque é crocante ou é crocante porque vende mais? Shaolin Monk, obrigada por me questionar, mas não resolveu nada, continuo na mesma, teorias, teorias, teorias, teorias…

Cris Lisboa

Shaolin Monk
Shaolin Monk
31 janeiro de 2006 5:52 pm

Foi por isto, que eu não lhe apresentei mais teorias. Você terá de escolher em que quer acreditar. Agora se você está em dúvida ou está 51% a favor, então sugiro que procure estudar sobre o Budismo, espiritismo, Taoísmo, Seicho-No-Ie, que falam sobre carma e reencarnação, ai você decide se acredita ou não. Abraço.

Biltís
Biltís
31 janeiro de 2006 5:54 pm

Fala-se tanto em ética nesse blog, no país e no mundo e por que ninguém a pratica? Por que então não escrevemos um código de conduta então, que todos devem seguir?? Será que isso não funciona é porque somos muito diferentes uns dos outros para cumprirmos regras em benefício do bem comum? Não, acho que não, acho que é ainda esse nosso jeitinho brasileiro de querer burlar a lei “com arte”. Ninguém vai querer se disciplinar do jeito que “gostamos” de uma anarquiazinha a la brasileira. Então teremos que sentar e conversar mais sobre isso! O que funciona? Como se… Read more »

x-builder
x-builder
31 janeiro de 2006 6:02 pm

Acho legal ter um código de ética sim. As vezes rola muito barraco aki.

Normalmente listas de discussao possuem e quem as violam sofrem alguma apaneção.

Acho uma ideia interessante!!!

Biltís
Biltís
31 janeiro de 2006 6:04 pm

Gente descupem as redundâncias, excessos que cometi no texto acima, é a emoção. Escrevi mal mas acho que me fiz entender.

Biltís
Biltís
31 janeiro de 2006 6:11 pm

Eu acho assim, x-bilder, que a minha liberdade em contato com a sua eleva a nossa ao infinito…
E se fôssemos mais evoluídos, realmente respeitaríamos-nos mutuamente. Sem ter essa de dizer que você é fundamentalista e então não vou respeitar, você é religioso, então não respeito, você é judeu, é ateu, então fique na sua… Nada disso. Tudo pode ser diferente, mas vamos ter que construir a tal da ética nova.

Drica
Drica
31 janeiro de 2006 6:25 pm

Bíltis, obrigado por suas palavras. Aeon Flux, fiquei muito feliz que você aceitou minhas desculpas. Entendi perfeitamente seu ponto de vista com relação ao nosso pequeno mal entendido. Sou muito grata a todos vocês, pois tenho aprendido muito com todos. Caros amigos, como é difícil falar de uma coisa que por mais que tentamos ou façamos, ainda é complicado em nossa total compreensão; falar de amor, falar de caridade. Penso que, existem muitos jeitos de caridade, como muitos já disseram aqui, e eu me identifico com eles; Penso que existem muitos jeitos de amor, como muitos já disseram aqui, e… Read more »

Biltís
Biltís
31 janeiro de 2006 8:31 pm

Maravilha Drica!
Ninguém dá o que não tem.
E parece que quando você reparte o pouco que tem e quanto mais pessoas bebem de sua água, mais “rico” e feliz você se torna. É impressionante a força que adquirimos quando nos unimos ligados unicamente pelo Amor. Aquilo que aprendemos muitas vezes através de provas doídas. Outras já trazemos em nosso peito, como uma profunda boa impressão de estar vivo, de ser, simplesmente ser a vida…
Todo o mundo, no fundo, é só amor.

Vimerson
Vimerson
1 fevereiro de 2006 12:17 am

Ei Acid,

não gostei de tu teres apagado meu texto… era um texto cômico em cima de uma música cômica… só pra descontrair a galera… não alimenta preconceito algum e sim mostrava a redundância de se utilizar pesquisas como único meio de provar a realidade.

Estarei de luto três dias…

Namastê

waking onion
waking onion
8 fevereiro de 2006 8:41 am

Olá Drica,

mais uma vez agradeço sua clareza de pensamento.

Concordo com você.

Samir
Samir
24 janeiro de 2006 3:00 pm

Penso que não conseguimos ser caridosos para com os outros, porque não o somos com nós mesmos, pensando que somos pobres seres motaris e pecaminosos e logo temos que sofrer por conta disto. Se temos uma dívida de R$ 100.000,00 e recebemos um salário mensal de R$ 300,00 temos o entendimento de que não conseguiremos saldar esta dívida, mas se passarmos a receber um salário de R$ 10.000,00 já vislumbraremos a possibilidade de salda-la. Enquanto o homem pensar que é um simples mortal cheio de defeitos, também não conseguirá saldar suas dívidas perante o Universo, mas quando ele se conscientizar… Read more »

Deus
Deus
25 janeiro de 2006 12:39 am

Como Meu nome foi citado várias vezes,Estou dando o ar de Minha Graça. Meu filhos, Sou Vocês e Vocês sois Eu. Nada nos separa a não ser a cortina de vossa ilusões. Qual a dificuldade de amar incondicionalmente (mesmo que, aparentemente, alguém que negue Nosso amor?). Estarei, Eu, negando meus filhos simplesmente por eles não acreditarem que Existo? Sou o paradoxo do maya, além do ying e yang. Espero todos vocês, porque vocês sois Eu. Nunca ficaram longe de Meu amor. Por mais que tentem negar Meu amor (por conseguinte, o amor ao próximo), vocês são amor, feitos de amor,… Read more »

Aprendiz de Pescador
Aprendiz de Pescador
25 janeiro de 2006 8:24 am

Thanks God 😉

Irís
Irís
25 janeiro de 2006 9:34 am

É interessante relembrar que o carma não é só efeito, mas também causa. E é por isso que muitas pessoas não se libertam de seu sofrimento, acham que devem continuar a sofrer como uma espécie de “castigo merecido”. Talvez não possamos nos libertar de nossos carmas passados, mas podemos transcendê-los no presente. E quanto ao amor? Acredito que nenhum ser passa pela vida sem o sofrimento. E por quê? Porque a alegria e a tristeza, o amor e o ódio, Deus e o Demônio, todos são um só. A incompreensão em entender a outra polaridade, nos leva ao apego e… Read more »

Irís
Irís
25 janeiro de 2006 9:45 am

Lembrei-me de Spinoza, quando falaram sobre Jó, e de seu “amor intelectual de Deus”. Qual o cerne da questão? E o que distingue a ação da paixão? Talvez o apaixonado (?) filósofo tenha uma das respostas… Enquanto o amor ou a caridade (não faço distinção entre ambos) forem vistos como um “fall in love” (uma queda), jamais veremos a realidade. “O amor não é um afeto, no sentido de sermos afetados por ele” (A Arte de Amar, Erich Fromm), mas um progresso contínuo em direção ao outro… mas muitos esperam que ele caia do céu, como o maná e se… Read more »

Titanico
Titanico
25 janeiro de 2006 10:04 am

Bom dia… Sempre achei que a perfeição fosse DEUS… Mas, a julgar por esse que esteve aqui nos comentários, ele cometeu uma gafe… rsrs Com isso, se ele cometeu uma gafe, logo ele não é DEUS… logo, se não é DEUS, é apenas mais um de nós que sempre erramos e erramos e erramos… Ex: “P.S.C. (Pós-script celeste)” Pós-script? Se essa variação existir, não conheço. Como um simples humano que sou, darei minha versão: P.S. => post scriptum… isso é latim… não é uma mistura de português com inglês!!! rsrs Desculpem a brincadeira… se esse DEUS é cômico também, ele… Read more »

Deus
Deus
25 janeiro de 2006 11:29 am

Titânico Meu filho, irmão, Uno comigo. Sou um ser imaterial. A partir disso como você acha quE digito? Usando um de meus filhos (vocês) para digitar!!! Assim como a Bíblia foi ditada por mim mas escrita pelos homens. Então se algum de vocês tiverem um garrancho nem Deus salva!!! hehehehe (Eu né?)!! Neste caso foi erro de digitação de meu filho-interdigitador. Inclusive, olhe como Sou um perfeito observador, existe outro erro que você não percebeu, o de concordância na frase: “…cortina de vossa ilusões…”. Ora Todos sabemos que o certo é “cortina de vossas ilusões” ou “cortina de vossa ilusão”.… Read more »

Vimerson
Vimerson
25 janeiro de 2006 11:45 am

Ei Acid Uma pergunta. Será que vale um post seu a respeito dos tais reptilianos. Eu acho difícil de acreditar pois li que os tais tem uma mebrana no zói como se fosse de répteis mesmo… acho mais fácil achar chifre no Bush que a tal membrana nos zói dele!!! Outra pergunta: foi você que disse que os portais do umbral foram abertos? Se foi quer dizer que “agora” não existe mais umbral? Se morrermos não ficamos mais “lentos” (vc entende a ídeia do que quero dizer, né)ao passarmos por ele? Última pergunta: o kardecismo “tradicional” (não penso em outra… Read more »

Vimerson
Vimerson
25 janeiro de 2006 11:47 am

Eita que dá tempo de corrigir:
claro que esse “mais lentos” ou mais rápidos é de acordo com vibração de cada um…

Titanico
Titanico
25 janeiro de 2006 12:06 pm

Pô Deus, me desculpa!! Mas, como a Misericórida faz parte de sua grandeza, tenho certeza que já estou perdoado! Afinal, somos UM! Com relação a usar um de seus filhos pra digitar, como vc faz isso? Psicofonia, Psicografia ou “Psicodigitação”? Confesso que me decepcionaste um pouco… achei que não seria um erro, mas tão somente uma demonstração do seu conhecimento do todo, ou seja, como Vós fala a língua universal e conhece todas as outras, achei que poderias estar se utilizando (para demontrar seu inefável conhecimento), que conhecias vários idiomas do nosso planeta… por causa disso, o latim, português ou… Read more »

Samir
Samir
25 janeiro de 2006 12:51 pm

Drica, O fato de concordarem ou discordarem de mim, não pode abalar o meu mundo mental, fique à vontade. Se eu me sentisse vaidoso quando concordassem comigo e zangado quando não, eu estaria apenas demonstrando apego e eu próprio acharia minha teoria vazia, e teria que mudar de rumo. É bom quando concordam comigo, pois vejo que existem pessoas que compreendem a Verdade da maneira que eu a compreendo e podem adicionar comentários elucidativos, por outro lado é bom quando discordam de mim, pois desta forma posso de um lado aprender uma nova forma de entender a verdade e de… Read more »

Daniela
Daniela
25 janeiro de 2006 1:17 pm

Acho que rutilante é brihante,cintilante

Fiat Lux
Fiat Lux
25 janeiro de 2006 1:32 pm

Vimerson,

Eu acho q o Kardecismo até aceitaria de bom grado as palavras de Ramatis (pelo menos a meu ver ele só nos envia mensagens maravilhosas).
O problema é q o Hercilio Maes (médium de Ramatis durante 50 anos), dizem que se matou e essa atitude é tudo o q um espírita não admitiria de alguém com conhecimentos tão elevados.

Tentei checar a veracidade dessa informação mas nunca descobri a “causa mortis” do mesmo. Só sei q ele era maçon, rosa-cruz e teosofista, e desencarnou em 1993 aos 80 anos.

Íris
Íris
25 janeiro de 2006 1:44 pm

É interessante todos esses comentários… prova de que a verdade não pode ser expressa em palavras (elas simplesmente são vazias, sem a verdadeira compreensão do sentido). Dizem que a vida é uma comédia pra quem sente, e uma tragédia pra quem pensa (infelizmente, não me lembro o nome do autor). “E Deus criou o mundo e viu que tudo era bom”… Não basta discutirmos sobre a verdade… mas vivenciá-la. É bom saber que na multiplicidade das formas, há a presença do Uno. (Esse comentário foi apenas a expressão de minha felicidade… e quando ela surge, não há como contê-la… hoje… Read more »

Drica
Drica
25 janeiro de 2006 3:00 pm

Oi Samir, concordo com tudo o q vc disse. Estamos falando da mesma coisa, mas com outros pontos de vista. Também te entendo, só quis abordar que as pessoas necessitadas de caridade não comprendem Deus dessa forma, e seria difícil pra ela vivenciar “buscai a paz em si mesmo”. Estamos num grupo de estudantes espirituais, daqueles que já sabem onde buscar a verdade, e pratiamente todos entendem nossos pontos de vista. Onion, lendo de novo sobre a sua Teoria: “QUAL É O SENTIDO DA VIDA” me veio um grande insight sobre sua teoria, mas é um pouco grande pra colocar… Read more »

Drica
Drica
24 janeiro de 2006 10:32 pm

Oiê gentem, ó eu aqui outra “veiz”. Desculpem, mas é que faltou um ponto de interrogação na finalização do que escrevi, e ficou meio sem sentido. No texto mais acima onde escrevi para o Samir:
“…. mas você consegue ver “A SUA GLÓRIA” !!! (esse !!! é meu ponto de interrogação, pois não tenho configurado em meu computer).
Muita Luz

Drica
Drica
24 janeiro de 2006 7:55 pm

É Acid, você tem razão, é dessa forma que penso, a príncipio a ajuda-expressão do amor é aos próximos, você ainda é inconsciente, depois vai aumentando… você sempre começa no seu pequeno círculo, a medida que sua visão vai expandindo, da mesma forma o serviço, a área de atuação se expande. Você doa o que pode doar, o que têm pra doar… Onion, você se lembra daquele ditado de São Francisco de Assis: “É DANDO QUE SE RECEBE”, pois bem é isso mesmo, só que o benfeitor têm que fazer sem querer nada em troca, se não perde o altruísmo,… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
24 janeiro de 2006 7:29 pm

FCU, Onion? Pq?

Ah, já que vc falou da interação do indiferente com o mundo, recomendo a todos o filme “Muito além do jardim” (Being there), com Peter Selles. É antigo (78), não passa mais nem na TV aberta, mas é muito delicado n sua condução… parece filme europeu. É o filme-testamento de Sellers.

Biltís
Biltís
24 janeiro de 2006 3:39 pm

Quando for dar algo a alguém, dê de coração. Nunca calculando e esperando um possível retorno. Que os mais fortes ajudem os que mais precisam de auxílio, e nunca o contrário! No mundo capitalista em que vivemos o que impera é a exploração dos mais necessitados em prol de uma minoria inescrupulosa. Mas enfim,a quem muito é dado, muito será cobrado. E caridade não é só ajudar financeiramente. É respeitar a condição psicológica do próximo… Muitas vezes o “ajudar” se resume em deixar a pessoa em paz. Vejo alguns que “estudaram mais” e não têm nenhuma paciência com os menos… Read more »

Drica
Drica
24 janeiro de 2006 4:18 pm

O problema Samir é que fica difícil se conscientizar que é filho-de-Deus com tanta dívida.Tá muito pesada a cruz pra pessoa se elevar e conseguir perceber que tem um tesouro infinito dentro de si. Não vai ter jeito, vai ter que passar pela lei (lei do carma)e ir pagando a dívida com o sofrimento mesmo, e esse pode ser de qualquer espécie; ninguém paga as dívidas só por se elevar, e ninguém se eleva se não pagar uma boa parte de suas dívidas. Aqueles que já têm um pouco mais aliviadas suas dívidas, que já estão com menos peso a… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
24 janeiro de 2006 4:39 pm

Puxa, Drica, muito inspirado isso! Acho que é por aí. Só não concordo muito em associar caridade a “dívidas”. Eu tô devendo a quem? A Deus? A mim mesmo? Ao universo, ou a meus semelhantes? Enquanto lia seu comentário, tive um pequeno vislumbre de como a evolução da caridade acontece por não querermos que os outros passem pelo que nós passamos no passado. E, com pequenas atitudes aqui e ali, vamos mudando aquilo desde muito queríamos consertar e que, tivesse sido consertado antes, teria evitado o nosso próprio sofrimento. Em outros casos, a ajuda é especificamente para uma pessoa que… Read more »

Samir
Samir
24 janeiro de 2006 4:43 pm

A teoria que voce colocou é uma forma de considerar as coisas e não está errado. Agora sob o meu ponto de vista, acredito que o carma pode ser transcendido. Compreendo que a “cruz” pode estar pesada para carregar, mas é justamente nesta hora que temos que dar a volta por cima com a conscientização de filho-de-Deus. O que acontece é que as pessoas movidas pelo sentimento de desespero e ingratidão por conta dos sofrimentos acaba atraindo mais sofrimentos e vira um ciclo interminável, ao acontecer algo ruim ao invés de agradecer por estar se dissipando ou desintegrando um carma… Read more »

Cris Lisboa
Cris Lisboa
24 janeiro de 2006 4:52 pm

Drica, acho você uma pessoa especial, pelos seus argumentos me parece ser uma pessoa muito sensata, porém discordo do que você disse ao Samir sobre o verdadeiro significado da frase de Jesus: “AMAI AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO” , a frase é bem explicita não está escrito quem é para amarmos, então eu entendo que seja todo “mundo”, sem distinção. Quando você puder ou quiser faça um teste, quando ver alguém que não conhece, pense que essa pessoa é um ser divino, que poderia ser alguém que você goste muito: pai, mãe, irmãos, amigos, esposo. O amor é isso…… Read more »

Samir
Samir
24 janeiro de 2006 5:42 pm

Concordo Cris Lisboa, e acrescento que para amar o próximo é preciso primeiro amar a si mesmo, e amar o próximo é reconhecer que o outro também é filho-de-Deus. Visto que é lei da mente passar a existir unicamente aquilo que é reconhecido, as pessoas que tiverem reconhecido apenas o bem, e não o mal, não poderão deixar de se tornar boas pessoas. Se o sentimento parte da premissa de que o outro é um coitadinho e está sofrendo, não considero caridade e sim apego, todavia se parte do premissa de que o outro tem capacidade infinita mas no entanto… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
24 janeiro de 2006 5:47 pm

Valeu, Ligia.

Cris, mas será que NOS amamos de “verdade”? Uma pessoa que usa drogas SE ama? Achei interessantíssimo o ponto de vista da Drica, pq ela subordina o amor ao nosso semelhante ao nosso próprio nível de conscientização com o próprio Eu! Isso é bem a “cara de Jesus”, que nunca impõe nada que não possamos realmente fazer. 🙂

Mas vamos lá, vamos filosofar, porque a VERDADE mesmo sobre esses assuntos só vai aparecer se Deus “em pessoa” escrever aqui nos comentários.

Fiat Lux
Fiat Lux
24 janeiro de 2006 5:47 pm

Samir, O q vc diz a respeito da gratidão é algo q eu tenho estudado e tento praticá-lo diariamente, como diz a Cris Lisboa, mas como é dificil! Já fiz os testes de praticar o amor à todos e o resultado é surpreendente qdo vc percebe o qto as pessoas são desconfiadas desse amor q vc quer distribuir de graça. As pessoas acham q vc quer algo em troca e nem sempre entram na mesma sintonia, alguns fogem, outros pensam q vc é louca e nem imaginam o qto é bom praticarmos esse tipo de caridade. A matéria certamente é… Read more »

Drica
Drica
24 janeiro de 2006 5:51 pm

Obrigado Acid pelo comentário, também não concordo que carma seja dívida, só estava respondendo ao primeiro comentário do Samir, e pra ficar claro peguei a mesma linha de raciocínio dele. Na verdade não devemos nada a ninguém, só estamos evoluindo através de nossas mais variadas experiências, estamos evoluindo através de nossas criações, e a Lei do Carma é nada mais que o retorno de suas próprias criações pra sua compreenção, pois estamos criando a todo momento, mas inconscientes, e muita vezes criamos coisas boas e muitas vezes coisas não muito boas, enfim tudo te retorna na mesma medida, simplesmente pra… Read more »

Drica
Drica
24 janeiro de 2006 6:00 pm

“a caridade é uma forma de dizer eu amo você, eu te entendo, eu me identifico com o seu sofrimento porque já passei por isso, é uma forma de dizer eu amo você porque sou “igual” a você, como consigo me “amar” hoje porque aceito minhas limitações, então também “te amo”.

Samir
Samir
24 janeiro de 2006 6:07 pm

Caro Acid,

Deus somos nós, então já estamos escrevendo sobre a Verdade em pessoa, parece que às vezes discordamos, mas se lermos os comentários com atenção, veremos que estamos falando da mesma coisa, só que de um enfoque diferente. Como disse o poeta: “No final tudo dá certo, se ainda não deu certo é porque não chegou o final” Todos até agora escreveram coisas maravilhosas, ocorre apenas que estamos acostumados a ver as coisas de um angulo e não que estejamos errados. Parabens Drica, Fiat, Cris e todos, pessoas como voces certamente estam construindo um mundo melhor.

Drica
Drica
24 janeiro de 2006 6:19 pm

só mais um acréscimo: na verdade a lei do carma é “conscientização” de todos os seus atos-criações, tanto as boas como as ruins também. Toda a sua criação, tanto boa como má, te retorna pra você vivenciar por si mesmo seus próprios atos, e dessa forma se tornar “consciente” de si próprio, de sua vida. Sendo consciente, você para de criar sofrimento, e começa a criar paz….

waking onion
waking onion
24 janeiro de 2006 6:31 pm

Sim, Drica me parece certo praticar o bem, principalmente quando isto exalta a humildade. Seguindo a lógica que estou construindo, o principal beneficiado pela caridade é o benfeitor, e o necessitado passa a ser instrumento de elevação. Mas por outro lado, o necessitado também é beneficiado, fisicamente, mas o é. Então parece que começa a se desenhar a resposta para a eterna pergunta “Qual é o sentido da vida?”. E a imperfeição, sofrimento e dor, então, passa a ser um estado necessário para a elevação das almas benfeitoras. Ou pelo menos, que a imperfeição e o sofrimento, ao serem notados… Read more »

Drica
Drica
24 janeiro de 2006 7:00 pm

Oh, meu caro Samir, hoje eu tô meio que discordando, me desculpa tá… Você tá certo em dizer “Deus somos Nós”, e somos mesmo…. mas da mesma forma que não dá pra dizer que “imaginar amor” é igual a “amar de fato”, da mesma forma digo que o fato de tentar imaginar que Somos Deus, vai nos fazer Ser Deus. É preciso se concientizar disso realmente, não basta imaginarmos, é preciso muito mais que isso. Não aprendemos só pela força de nossos pensamentos, precisamos apreender em toda a nossa natureza o que É SER DEUS, e isso inclui “NOS IDENTIFICAR… Read more »

Deus
Deus
25 janeiro de 2006 5:28 pm

Titânico Já que em Verdade não existe pecado, você nunca pecou por Me corrigir, primeiro como já disse Não errei. Percebi uma certa ironia em suas palavras, mas deixo claro que Sou cômico, não irônico, se bem que a ironia é uma forma que se bem utilizada pode derrubar com classe os mais poderosos (na verdade os menos esclarecidos com o Todo). Não existe palavras na lingua dos homens para explicar-lhe como faço para aparecer Meus textos aqui digitados. Se existisse e você tivesse capacidade de compreende-la sairia lágrimas de teus olhos. Cansei daqueles efeitos que Usei com Moisés e… Read more »

Samir
Samir
25 janeiro de 2006 3:21 pm

Legal isto. Em resumo: Não somos seres imperfeitos que estamos evoluindo a cada instante. Somos seres perfeitos manifestando esta perfeição gradualmente. Que a luz que brilha em mim possa brilhar ainda mais em contato com a sua luz!

Drica
Drica
25 janeiro de 2006 3:34 pm

Samir só não concordo com a parte que você diz que não existe Carma,ilusão, etc. E que DEUS só criou perfeição. Visto que DEUS é o TODO, também a matéria, a ilusão, e o carma, aliás as coisas negativas também são DEUS, numa forma diferenciada de SER, diferenciada do principio ORIGINAL, VIRGINAL E PURO, pois ELE É O MANIFESTO, MANIFESTO NA MATÉRIA, MAS AINDA É DEUS, MESMO QUE ESSA PARTE DELE INCONSCIENTE. Ora se somos Deus, somos a expressão de DEUS NA MATÉRIA. Sendo assim, vivemos no mundo manifestado, Maya, ilusão…. necessários pra ESSE EXPERIMENTO DIVINO DE MANIFESTAÇÃO. Percebe, DEUS… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
26 janeiro de 2006 2:07 pm

Aeon Flux, Acho q vc apenas foi mal compreendida, como acontece muito por aqui. Analisando seu ultimo comentário, sim, com certeza podemos expressar o Amor, pq esse Amor eu tb já senti, e geralmente nas pequeninas coisas, naquelas q parecem as mais insignificantes e nem tem palavras p/ descrever. E qdo vc sente isso, vc se pergunta pq não pratica mais, não é mesmo? Pq nós somos ainda muito matéria e nos “esquecemos” qdo não nos convém. Qdo estamos felizes e tudo dá certo, temos vontade de fazer caridade c/ todo mundo, queremos q o mundo seja testemunha da nossa… Read more »

Drica
Drica
26 janeiro de 2006 2:29 pm

Samir, Entendi sim seu ponto de vista, estamos focalizando o mesmo ponto, só que de ângulos diferentes. Gosto de conversar com você Samir, gosto da maneira que você usa o racional. Mente serena reflete o Divino (lembra que falei dos espelhos, não sei se você leu!!) Tá vendo, de novo estamos falando a mesma coisa. Aprendo muito em tentar compreende-lo, e em tentar ser compreendida. Aeon Flux, não estou ofendida mesmo. Sinceramente achei muito engraçado tudo, não levei mesmo pelo lado pessoal. Na verdade posso te entender perfeitamente, posso ver o seu deslumbramento e euforia por ter contatado o Divino.… Read more »

Samir
Samir
26 janeiro de 2006 2:35 pm

Pois é Fiat Lux, este lado que às vezes não compreende o outro é apenas o ego, mas graças a Deus, através de estudos (e debates tambem) como estes que fazemos aqui, acabaremos por manifestar nossa total beleza. Sinto que está acontecendo exatamente como disse o profeta João Batista: “É necessário que ele cresça eu desapareça” quem deve crescer e aparecer é a nossa Natureza Divina e quem deve desaparecer é o ego. Relendo os comentários vejo que ainda que de posicionamentos diferentes, o “João Batista” está desaparecendo pouco a pouco e o “Jesus” se faz manifesto. Amo todos vocês.… Read more »

Vimerson
Vimerson
26 janeiro de 2006 2:55 pm

Obrigado

Fiat Lux e Titânico pelas considerações. Pra mim Ramatis era da Doutrina Espírita, mas agora entendo que ele é da linhagem espiritualista. Ele tem idéias interessantes, mas aí vai outra pergunta:

– Só Chico Xavier “recebia” Emmanuel?
– Só o tal médium citado por Fiat Lux “recebia” Ramatis?

Ou existe outras pessoas dignas de recber as mensagens por eles ditas?

Muito obrigado
Namastê

Vimerson
Vimerson
26 janeiro de 2006 2:59 pm

Samir

Antecedendo a/o propria/o Aeon Flux, pelo que eu saiba Aeon Flux , é um desenho que passava na MTV e que ganhou um longa metragem para cinema a ser lançado este ano no Brasil e significa “Fluxo Contínuo”

Anônimo
Anônimo
26 janeiro de 2006 4:18 pm

Caraca meu, se vocês querem fazer caridade, levantem essas bundas gordas dessas cadeiras e vão dar uma palavra de apoio, um abraço em um drogado, um presidiário, uma mãe que perdeu um filho, um doente num hospital, uma criancinha abandonada…
Que coisa inútil ficar discutindo o que é ser caridoso, o que não é…
Descobri qual é a de vcs aqui…
É ficar só nesse blá-blá-blá…
Tô saindo fora.
Esse site já foi bom.
Agora tem um bando de neófitos deslumbrados.
Não vou me identificar, e pronto!
Vazei……

x-builder
x-builder
26 janeiro de 2006 4:20 pm

Anonimo, vc falou pouco mas falow bonito, apesar de achar que o site continua bom.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
26 janeiro de 2006 4:28 pm

Caridade também é ser paciente com os outros…

http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2003/01/caridade_moral.html

Terumichi
Terumichi
26 janeiro de 2006 4:38 pm

Com todo respeito, tem pessoas com gosto pra tudo. A pessoa entra aqui, não se identifica, julga friamente as pessoas, pensa prepotentemente que as pessoas que aqui escrevem só fazem isto e ainda quer dar uma de especial?.

“Pegar uma pessoa dessa face a face e lhe dizer umas boas e se preciso até lhe dar uns tapas, também é caridade.” Se não sabe o que dizer então fique calado que estará ajudando mais. Decerto essa pessoa que teceu duras criticas, estava com seu lap-top andando num corredor de hospital sorrindo para os doentes. Não tolero hipocrizia.

x-builder
x-builder
26 janeiro de 2006 4:39 pm

Caridade tb é não ser prepotente nem arrogante e entender as pessoas . rs

Terumichi
Terumichi
26 janeiro de 2006 5:11 pm

Caridade é ser duro quando precisar ser. Entender os outros não significa só falar coisas agradáveis aos ouvidos.

Samir
Samir
26 janeiro de 2006 5:25 pm

Aquele que só se sente importante ridicularizando ou diminuindo os demais, está dando prova da sua pequenez. Quem possui uma alma realmente nobre, experiente e desenvolvida, consegue manter a serena convicção de sua grandeza espiritual, sem recorrer a meios baixos, como apontar as falhas alheias ou falar mal dos outros. Existem variadas formas de CARIDADE, e não é porque o outro não faz o que eu faço que vou taxa-lo de não caridoso.

x-builder
x-builder
26 janeiro de 2006 5:37 pm

“Eu sou ego-ista, por que nããããão?” (Raul Seixas)

Fiat Lux
Fiat Lux
26 janeiro de 2006 6:19 pm

Olá Vimerson,

Sobre o Emmanuel-Chico não sei dizer, mas no caso do Ramatis sim, ele se manifesta em outros médiuns.

Olá Samir, por acaso vc tem estudado o Caibalion (Princípios herméticos) ultimamente? Talvez ele seja o nosso ponto de sintonia!

Muita energia positiva pra todos!

aeon flux
aeon flux
26 janeiro de 2006 1:18 pm

Bom, Drica, me desculpe pelo que pareceu do que eu falei antes. Respeito muito você só pelo fato de se deter sobre estes assuntos. Não tenho nada contra ninguém, muito menos você, e menos ainda duvido de sua capacidade de amar. Embora diga que não se sentiu ofendida, pelo seu tom não é o que parece. Eu de verdade sinto muito. Sei que algumas coisas que eu disse podem levar alguns a pensarem que me considero “superior”. É o contrário. Sou igual a todos. Sou alguém que tenta praticar a “boa vontade”, não só na teoria, mas principalmente na prática.… Read more »

Samir
Samir
26 janeiro de 2006 12:52 pm

Amar o próximo é quando você assimila a dor do outro como sendo sua própria dor e é capaz de dar sua própria vida a ele. Amar o próximo é quando você sente a alegria do outro como sendo sua própria alegria, porque sabe no intimo que eu e você somos um só. O homem fenomênico ainda não é capaz desta façanha mas a Divina semente que permanece para sempre em nós já o é, basta faze-la manifestar aqui e agora. Acho que todos aqui tem muito a ensinar e também a aprender. Se mantermos a mente serena, quando alguém… Read more »

aeon flux
aeon flux
26 janeiro de 2006 12:46 pm

Não quis comentar antes porque meu texto já ficava extenso demais… Mas eu sabia (força de expressão) que a primeira a entender meus posicionamentos seria você, Fiat Lux! Sabe porquê? Porque você faz parte do muito restrito e a meu ver privilegiado grupo de pessoas que de fato tentaram ou tentam, de verdade, amar o próximo. Sei disso pelos seus comentários anteriores, quando você conta o quanto foi difícil e todas as decepções que sofreu, porque as pessoas ficam desconfiadas, etc. Pode ter certeza que só por isso, já te admiro. Passei por tudo isso. E sobre a possibilidade ou… Read more »

Samir
Samir
25 janeiro de 2006 4:25 pm

É porque faço uma distinção entre estar manifestado e existir de fato. Pra mim o que não é perene e em breve desaparece como é o caso destas situações transitórias estão apenas manifestadas neste mundo, um dia deixa de existir. Já aquilo que existe verdadeiramente, creio que deve durar para sempre, como por exemplo os atributos divinos de Deus, como: Sabedoria, Amor, Vida, Provisão, Alegria e Harmonia infinitas, estes digo que existem, pois duram eternamente. Deus na primeira acepção é perfeito e cria somente coisas perfeitas. Já este mundo que se apresenta aos nossos olhos é de fato como você… Read more »

Filho de Deus
Filho de Deus
25 janeiro de 2006 5:36 pm

Pai, mesmo apresentando seus comentários num tom de humor, pode se ler nas entrelinhas a Pura Verdade. Estamos aqui há tanto tempo e eles não nos conheceram? hahahaha.

Biltís
Biltís
25 janeiro de 2006 8:54 pm

“Ainda que eu falasse a língua dos homens, que falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria”

Deus
Deus
25 janeiro de 2006 11:47 pm

Meu amado Filho de Mim (de Deus, claro!!)

Eu Sei que eles não sabem o que fazem, isto é Meu amor transportado por vossa fala, pois sei que a matéria limita os sentidos humanos, e o interessante é a cada dia transformar as dificuldades em escada para a perfeição. Você conseguiu poruqe enxergou além do homem carne. Você conseguiu, porque é tão difícl, Meu Filho, de Todos perceberem que Todos também podem conseguir? Bem isto é uma pergunta retórica.

Abraços Filhos amados.

Drica
Drica
26 janeiro de 2006 12:50 am

Samir, Estamos falando da mesma coisa com certeza, só que enquanto você ressalta um ponto, ressalto outro… somos diferentes, e temos uma visão diferente do TODO, mas ainda assim o TODO. Mas acho que Deus não “exige” nossa perfeição, Ele nos criou a sua imagem, e temos latente em nós a perfeição, e temos que expressar a perfeição (atributos)AQUI CERTO, NO MANIFESTO, SE NÃO QUAL SERIA O PROPÓSITO DE NOSSA ENCARNAÇÃO. Deus quando se reveste de matéria, mesmo que essa matéria seja inconsebívelmente pura SE LIMITOU, e perdeu um atributo, mas ainda continua sendo DEUS, assim Ele vai se limitando,… Read more »

aeon flux
aeon flux
26 janeiro de 2006 9:24 am

Devo acrescentar que eu precisei de muito tempo de meditação, oração e busca interior para descobrir esta verdade simples, que Cris Lisboa resumiu bem: que devemos amar a todos como a nós mesmos. O mendigo é, sim, seu irmão. O cunhado chato é sim, uma outra versão sua. Quando você conseguir enxergar em todos a imagem daqueles que lhe são próximos e que você ama naturalmente, isto é evolução. Mas, como fazer isso, Você pergunta. E acha que estas coisas são para almas muito evoluídas, seres iluminados… Como posso amar profundamente um ilustríssimo estranho? Essa questão me lembra o toque… Read more »

Titanico
Titanico
26 janeiro de 2006 9:45 am

Fala Deus, beleza? “Não existe palavras na lingua dos homens para explicar-lhe como faço para aparecer Meus textos aqui digitados. Se existisse e você tivesse capacidade de compreende-la sairia lágrimas de teus olhos”. Putz… que lindo isso! De verdade! Inclusive a citação sobre os fenômenos com os profetas. Sobre a questão das várias línguas: eu não disse que conhecendo várias, conheceria o próximo… o que eu disse é que, com essa sua demonstração de tudo conhecer, teríamos uma prova de sua sapiência… “Deus Titânico e embaixo de nossos nomes: Esse Quero ver se Afunda!!!” Lindo isso!! Que mensagem inspirada por…… Read more »

Titanico
Titanico
26 janeiro de 2006 9:50 am

Fala Vimerson…
A palavra correta é Espiritismo ou Doutrina dos Espíritos… na verdade, “Kardecismo” é uma “invencionice” de alguns, pois não existe.

Embora a Fiat Lux já tenha comentado algo, tentarei dar uma idéia…
Os livros de Ramatís são considerados Espiritualistas e não Espíritas… embora ele tenha idéias bacanas, por toda a parte moral ditada, tem algumas coisas meio controversas… por isso ele ser Espiritualista.

Abraço…

Titanico
Titanico
26 janeiro de 2006 10:09 am

Olha eu de novo… desculpem a chatice de tantos comentários seguidos… Aeon flux, seja bem-vinda(o)… O Acid é o responsável pelo site… nas suas mensagens, ele assina como “Saindo da Matrix”. O Espiritismo não tem dogmas… não existe alguém com a verdade absoluta. Kardec codificou a doutrina com base em conceitos lógicos e racionais, onde dizia que muita coisa poderia ser acrescentada… por isso, o Espiritismo não impõe, ele expõe… O Espiritismo não é ciência em si (embora muita coisa esteja sendo provada gradativamente)… de qualquer forma, ele foi Codificado de forma científica, ou seja, experimentando, observando, sendo analisado… depois,… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
26 janeiro de 2006 10:43 am

Aeon Flux, concordo em parte c/ algumas coisas q vc comentou, mas eu ACHO q a Drica quis dizer da hipocrisia de pessoas q dizem amar os inimigos no sentido q Jesus amava, mas q na verdade não era esse amor verdadeiro, pois este é ainda muito difícil de manifestar incondicionalmente, a menos q a pessoa seja tão iluminada qto o próprio Mestre. Acredito q a Drica estava expondo a realidade, além das aparências.(Me corrija se eu estiver errada Drica, tudo bem!) Certa vez assisti uma palestra q falava sobre a caridade. O palestrante propositadamente se limitou a falar apenas… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
26 janeiro de 2006 11:17 am

Olá Titânico,

Qdo leio as mensagens do Ramatis não encontro nada q possa criar controvérsias c/ a Doutrina Espírita, justamente por seu caráter Universalista, ressaltando só a essência e ponto em comum de todas as religiões existentes, como uma união de forças s/ preconceitos.

Qdo eu perguntei sobre o Ramatis no Centro em q frequento, a justificativa q me deram foi essa do suposto suicídio. Será q estou sendo ingênua e não percebi?
Quais seriam essas coisas meio controversas q vc falou?
Abração.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
26 janeiro de 2006 11:34 am

Na lista espiritismo-br o pessoal meio que torce o nariz pra Ramatis…

Samir
Samir
26 janeiro de 2006 12:28 pm

Drica,
Toda vez que consigo compreender a Verdade sob o ponto de vista de outra pessoa devo dar Glória a Deus. Entendi seu ponto de vista, espero que tenha compreendido o meu. Obrigado!

Titanico
Titanico
26 janeiro de 2006 12:42 pm

Fala Fiat Lux, na paz?

Sobre o suicídio, eu não sabia. Mesmo se for verdade, pra mim não faz muita diferença, pois o que importa, neste caso, é a mensagem.
A parte moral do que ele fala é muito boa e instrutiva…
Só que, quando ele quer misturar muito o ocidente com o Oriente, algumas idéias acabam colocando em dúvida sobre a prevalência sobre um ou outro.
É uma literatura rica, mas não aceito tudo.

Embora algumas idéias orientais sejam muito boas, quando entra em atrito com o Espiritismo, deixo que esse último prevaleça.

Abraços… paz, amor e fé, sempre!

Anônimo
Anônimo
26 janeiro de 2006 6:24 pm

“Caridade é ser duro quando precisar ser. Entender os outros não significa só falar coisas agradáveis aos ouvidos.”

Exatamente!
Repito o que você disse porque se encaixa perfeitamente no que eu falei e que você, olhando somente o seu próprio ego, refutou e no entanto concordou indiretamente comigo!
Caridade meu, aqui pra vocês é falar a verdade na cara de vcs!
Hipocrisia é ficar no bla bla bla, enquanto tá cheio de figurinha na rua precisando ser adotada!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.