RESUMO SOBRE A CEGUEIRA

Pra quem não viu o filme ou leu o livro Ensaio sobre a cegueira, melhor não ler abaixo:

ensaio cegueira banner

Agimos como cegos, cuja parcela escraviza e explora os outros cegos mais fracos ou omissos, e mesmo esses últimos não se importam se a parte mais fraca entre eles arque com a maior parte da dor e humilhação, desde que o alimento continue vindo. Se consideram presos, mas não sabem que estão livres há muito… Só que a maioria não sabe viver com o estado de liberdade, pois não há união, não há entendimento.

Engraçado que é quase uma continuação da idéia dos dois posts anteriores. Estamos tão cegos que, quando alguém vê e aponta uma maneira de sair de uma situação difícil e diz “vamos precisar de todo mundo pra conseguir” nós o culpamos e insultamos, em vez de tentar, em vez de incentivarmos os outros a seguir naquela direção. Nós o culpamos pela nossa fraqueza, nossa incapacidade. Isso quando não achamos que o cara talvez esteja nos levando pra uma armadilha, e aí matamos ele. E olha que ele nem está pedindo pra segui-lo “cegamente”, pois a situação é tal que até um cego pode “ver”. Talvez estejamos esperando que o cara que vê faça tudo por nós, que nos carregue nas costas até a saída, mas ele só está dizendo “não podemos continuar desse jeito, precisamos sair daqui ou morremos” e, ao invés de propormos soluções, perguntamos ao cara “o que que você vai fazer a respeito? Não está vendo nossa condição de cegos? Não podemos fazer nada desse jeito! Cadê a comida? Deixe de falar e me dê a comida!!”

E assim continuamos em nosso confinamento.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
59 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Fausto
Fausto
4 novembro de 2008 2:52 pm

Marx na verdade em sua teoria descreveu o capitalismo como sendo uma grande máquina e os trabalhadores como meras engrenagens geradora de riquezas para os impérios e donos dos meios de produção.

Mas essa é uma conversa que não vejo nenhuma relação com a Cegueira de Saramago, que abrange um conceito muito mais amplo.

Elielson
Elielson
4 novembro de 2008 2:30 pm

Leiam ‘pi’, todo e qualquer palavrão. FDP Gabriel Pensador Composição: Gabriel O Pensador / Jorge Tito Os filha da puta vivem arrumando desculpa Motivos pra te pegar te usar e depois te desprezar Te tomam tudo, a vida, a grana e a alma E ainda querem que você tenha calma Por isso eu vou falar (pode falar) Vou contar (pode contar) Sobre os filha da puta que só querem te roubar Fundam uma igreja ora vejam onde já se viu Enriquecer com a fé alheia (puta-que-pariu) E é inútil tentarmos abrir os olhos do povo Pois se um abre os… Read more »

Anonymous Gourmet
Anonymous Gourmet
4 novembro de 2008 2:15 pm

Fy, Não é meu caso, mas, prefiro amar sem razão do que odiar apenas para responder (racionalizar) ao meu ato. Pense bem, falas de Fidel (onde surgiu este assunto?), de Marx, de Obama, esquecendo que são e foram pessoas que podem e devem ter se equivocado mas que são algo por que puzeram em prática seus ideais, por mais que eles tenham sido deformados por eles mesmos ou pelos outros. Mas vejo que fazes isto principalmente para racionalizar este seu pré-conceito do que é ruim, nefasto, e não tenta enxergar ao que é dado. Enxergas apenas aquela sua primeira visão.… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
4 novembro de 2008 2:12 pm

Nem precisamos vendar nossos olhos para termos essa experiência… Qtas vezes fazemos isso no nosso dia-a-dia, sem nos darmos conta? Qtas vezes passamos por aqueles mendigos que dormem nas praças, ou reviram o lixo a procura de alimento e fazemos de conta que nem os enxergamos? Lembrei agora de outra coisa: “O pior cego é aquele que não quer ver”. Histórico: Em 1647, em Nimes, na França, na universidade local, o doutor Vicent de Paul D’Argenrt fez o primeiro transplante de córnea em um aldeão de nome Angel. Foi um sucesso da medicina da época, menos para Angel, que assim… Read more »

Elielson
Elielson
4 novembro de 2008 2:03 pm

Ótimo achado, Fy.

Fy
Fy
4 novembro de 2008 1:41 pm

Na sua definição de um movimento de massas, Marx não viu a individualidade do sujeito, nem a sua realidade única, como se a pessoa não fosse mais do que uma peça [cega] no conjunto [cego]: “conjunto” que poderia viver sem ela, substituindo-a quando fosse preciso. Mas ao olhar os rostos que fazem parte da multidão, encontro as diferenças que nascem de cada vida, com aquilo que as distingue, do nascimento à morte. Dentro do grupo, porém, essas diferenças esbatem-se: e se a multidão é a tese, cada um desses corpos representa uma antítese que leva consigo o problema que a… Read more »

Fausto
Fausto
4 novembro de 2008 12:14 pm

O belo, o feio, o rico, o pobre, nossa sociedade julga, sente, deseja somente pelo visual.
O superficial é a base de toda a sociedade e nossas regras.

Quando todos ficam cegos, esta máscara cai e sobra o que realmente somos, bons, ruins, como for, mas em condições iguais, sem a “cegueira material”.

Fausto
Fausto
4 novembro de 2008 12:11 pm

Tem gente aqui que pensa que a cegueira dos outros é não enxergar o mundo da mesma forma que ele(a) enxerga. Haja paciencia

Juliano
Juliano
4 novembro de 2008 10:19 am

http://pt.wikipedia.org/wiki/Earth_Girl_Arjuna

aqui pessoal quem quiser saber mais informações sobre o anime

Juliano
Juliano
4 novembro de 2008 8:30 am

Off-topic, desculpem por postar aqui, mas não sabia outro jeito de recomendar uma séria para vocês assistires, se chama Arjuna!
é um anime, é tem uns conceitos bem interessantes, gostaria se possível depois que o Acid assistir rs.., postar um comentario sobre ele, é um anime acho que são 10 capitulos, mas vale a pena.

abraço a todos.

Juliano

tatudonolugar
tatudonolugar
3 novembro de 2008 9:40 pm

Meus queridos muito lero lero observem que tudo está em seu devido lugar não queimen neuronios em vão.
boas festas.
Em terra de cego quem tem um olho, está errado,e quem tem dois pensa que é deus.

ACM
ACM
3 novembro de 2008 4:34 pm

Saindo da Matrix,

Grátissímo pelo retorno no post anterior (canalizações) de gde valia esta sendo…

tatudonolugar
tatudonolugar
4 novembro de 2008 2:58 pm

de novo meus queridos muito lero lero observem que tudo está em seu devido lugar.

Felipe Guerra
Felipe Guerra
4 novembro de 2008 3:49 pm

Esse é o espaço mais anárquico que encontrei na rede!

Por isso que é bom..rs

Fy
Fy
4 novembro de 2008 5:32 pm

Cegueira Tantos anos depois, estás igual na tua diferença. Persiste a marca dos lábios que se enraizou na tua fronte, quando o Fogo da Consciência incendiou um beijo notívago. Carregas no Consciente um esboço do que “podias ter sido”, e não há espelho que não se condoa… pelo teu fardo. Negar-te foi o pecado. “Há coisas que sinto, mas… não posso dizer”, – disse o Amor, em segredo, à Esperança sufocada, …sob a mordaça da dor. “No deserto da minha ausência, sentir-me-ás na fúria do vento. Porque: o Teu Olhar eu tento, – mas a Tua Cegueira ….. … lamento.… Read more »

Diego
Diego
12 janeiro de 2009 10:56 am

Olha, eu realmente não tinha entendido o filme e fiquei pensando durante horas…
Ai resolvi ler este blog e percebi que era isto que procurava!
Boa explicação! Agora sim gostei do filme.
P.s.: geralmente eu percebo coisas e mensagens nos filmes que poucoas pessoas veem e por isso pensei durante horas…

Abraços.

Coringa
Coringa
12 novembro de 2008 12:49 pm

Não, não dá para acreditar…não é possível!! A sociedade pirou, o mundo pirou de vez!
Depois daquela barbaridade (deve haver um adjetivo melhor para aquilo) que a revista Veja CONSEGUIU produzir em sua capa, com o ‘tio Sam’ apontando-nos o fedido dedo e ainda proclamando-se salvador de todos, descubro esta PÉROLA do atrevimento…é como eu já disse, os cafajestes são audaciosos e atrevidos, mesmo!!

E ainda tem “advogado” para “trabalhar” em sua causa:

Vejam só:
“Assaltante presta queixa contra vítima em delegacia”
http://www.bonde.com.br/bonde.php?id_bonde=1-3-46-225-20081111

Anônimo
Anônimo
9 novembro de 2008 11:23 am

Pretendo ver o filme… Existem dois tipos de cegueira: física (restrição visual) e a moral (restrição espiritual)… acredito nas escolhas do ser…

Anounymous Gourmet
Anounymous Gourmet
6 novembro de 2008 4:07 pm

Fausto,

concordo em muito MESMO do que você disse… mas esta geração está perdida, eu trabalho para que o mundo seja melhor daqui a 100 anos viasto que é um trabalho inglorio, sempre tem gente com vaidade suficiente para ser o timoneiro e causar mais decepção com seus erros conceituais e de ação, e temos este povo aí… fazer o que? Socialismo(conceitual, não real), democracia e tolerância é tudo que se pode pregar e tudo que se pode preservar, o resto é o resto. O problema é como chegar nisto.

Loan
Loan
5 novembro de 2008 11:57 pm

Bah… enxerguei Fernão Capelo Gaivota…

Fausto
Fausto
4 novembro de 2008 9:59 pm

A prioridade de todos os governos, todas as pessoas que tem influencia e capacidade é fazer com que todos os seres humanos deste planeta tenham saúde e educação. É inadmissível pensar em qualquer outra coisa enquanto milhares de pessoas morrem de fome, morrem de frio, morrem de doenças que tem cura por falta de remédios, tratamento e saneamento básico. Depois que todos os seres humanos tiverem isso, aí sim poderemos discutir qual é o próximo passo, viajar a lua, ir a Disneylandia, etc … Qualquer luta que não seja nesta direção é uma luta em vão, uma luta egoísta. Esta… Read more »

Anônimo
Anônimo
4 novembro de 2008 9:59 pm

Fausto: “Acho que um péssimo presidente para os Estados Unidos seria um ótimo presidente para o resto do mundo.” “Não quero que “meu time” ganhe, quero um mundo melhor para meus filhos e os filhos de todos, só isso.” – O Lula já te superou neste aspecto particular de amor paternal –e esqueceu dos “filhos do sertão: né?- Onde é que é seu “mundo”? Vc excluiu a América do Norte? Ou não está enxergando bem? Nossa::::Quase chorei de amor qdo li este seu comentário… Um mundo melhor não é o q VC entende por mundo melhor. Caso vc queira discutir… Read more »

Fausto
Fausto
4 novembro de 2008 8:59 pm

Fy,

Onde voce leu que eu sou a favor da ditadura e do autoritarismo?

Não seja tão cega, por favor.

Não quero que “meu time” ganhe, quero um mundo melhor para meus filhos e os filhos de todos, só isso.

Fy
Fy
4 novembro de 2008 8:51 pm

Ooops: Isto sim é planfletagem!!!!!!!!! My Friend: T o d a y: Cuba dificulta acesso ao blog mais lido do país A censura ao blog de Yoani infelizmente é um sinal de que a ditadura Castro está longe de terminar. Bloguer” cubana impedida de sair do país para receber prémio em Espanha Autora do blogue “Generación Y” Yoani Sánchez, autora do blogue cubano “Generación Y”, não obteve autorização de Havana para estar hoje presente na tradicional cerimónia de entrega do Prémio Ortega y Gasset de Jornalismo 2008 de que foi vencedora na categoria de Jornalismo Digital. A “bloguer” foi também… Read more »

Fausto
Fausto
4 novembro de 2008 8:25 pm

Esta é a resposta típica de quem não tem argumentos, sempre dizem, por que voce nao vai para Cuba então? Porque não manda seus filhos. É uma resposta de praxe. Voce educaria seus filhos escola pública de qual país? Em hospitais públicos de qual país voce levaria seus filhos para serem tratados? Estados Unidos ?!? Hoje eu os levaria a Cuba mesmo. Mas eu, assim como voce somos privilegiados e não dependemos de hospitais e escolas públicas… Acredito no Socialisamo Libertario, sou contra o Socialismo autoritário como foi feito na União Soviética. Se voce me mostrar eu posso acreditar em… Read more »

Fy
Fy
4 novembro de 2008 8:08 pm

Fausto Eu não vou encompridar este papo e nem discutir suas opiniões baseadas em “sua visão” de Cuba e Fidel. Nem de sua inclinação política. Façamos o seguinte: Caso vc tenha filhos, envie-os a Cuba para q tenham esta educação previlegiada. Proponha um intercâmbio, caso sua casa seja extremamente grande. Dê esta franca e bem fundada oportunidade para q as crianças de Cuba possam comer condignamente, e seus filhos recebam a educação a La Fidel.. Qdo eu tiver os meus, eles estudarão, comerão e se formarão com a Dignidade que eu considero: humana. Panfletagem quem faz é comuna em um… Read more »

Fausto
Fausto
4 novembro de 2008 7:40 pm

O problema Fy é que voce aproveita de qualquer tema para encaixar sua panfletagem anti-comunista, anti-fidel, anti-lula, muitas vezes fazendo com que os comentários se deviem tanto dos posts que perdemos a oportunidade de discutir a essencia dos temas postados pelo Acid. A sua panfletagem é carregada de um ódio e um radicalismo que não abrem espaço para um debate, é uma opnião uni-lateral e autoritária e este posicionamento não agrega na compreensão e reflexão que precisamos fazer sobre os temas. Fidel, na sua revolução cubana utilizou-se das mesmas armas que utilizaram todos os impérios par manter o seu poder,… Read more »

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
3 novembro de 2008 3:50 pm

Felipe, véio de guerra!

Em que detalhe físico ser prolixo, repetir idéias, fomentar um contexto.. girar o mesmo botão para a esquerda e escrever o nome 1.000.000.000 de vezes é algum problema?!

Sem maldades também 😉

Felipe Guerra
Felipe Guerra
3 novembro de 2008 2:01 pm

Renato Pinheiro, véio, vc ta muito prolixo!

Sem maldade.

Abraço

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
3 novembro de 2008 1:29 pm

Eu –>
“Por isso faço o máximo para não ser controlado e o mínimo para se dar o controle nem das coisas nem de mim mesmo.”
—–
Adendo:
Nem das coisas tanto minhas quanto a dos outros, nem a mim mesmo e nem menos aos outros..

Pois todos tem ouvidos, braços, pernas, boca, olhos, um cérebro e algo semelhante a um espírito animador! Ou estou cegamente enganado disso também?! rsrsrsr

Abracitos!

Mcnaught
Mcnaught
1 novembro de 2008 1:51 am

off topic pra quem não viu. E importante pra todos do blog.

Papa se reúne com físico Hawking em evento sobre evolução

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/10/31/papa_se_reune_com_fisico_hawking_em_evento_sobre_evolucao_2090270.html

Bono
Bono
1 novembro de 2008 11:19 am

Isso me lembrou desta tirinha:
comment image

Bono
Bono
1 novembro de 2008 11:51 am

Álisson, você não está exagerando aí na “obsessão por cálculo”? Pelo que me disseram, no Estados Unidos ensinam equação de segundo grau só no equivalente ao terceiro ano do ensino médio aqui no Brasil.

Matemática é só mais uma forma de linguagem e não tem nada a ver com puritanismo, mas sempre vai haver esse eterno “encapetamento” dela…

Test Pilot Yui
Test Pilot Yui
1 novembro de 2008 3:47 pm

Em parte, o problema da cegueira vem do trauma que os resultados provocam.

E as pessoas acabam tendo medo de resultados, os quais não têm grande poder sobre a vida delas porque o que terá poder sobre suas vidas será a aplicação do resultado e não a sua interpretação.

A forma como as pessoas aplicam a sinceridade é quase sempre exagerada e as pessoas consideram um movimento violento ou de revolta como sinceridade, mas isso não é verdade.

billy shears
billy shears
1 novembro de 2008 5:42 pm

O chamado “americano médio” é manipulado a crer – pra utilizar uma metáfora já dita aqui – que só existe o branco e o preto, qualquer tonalidade diferente disso, sua mente não consegue perceber. Essa falta de visão propicia uma paranóia generalizada, manipulada pelos grandes grupos de poder. Obama comunista? e por aí vai… Desta maneira, é difícil que pessoas consigam discernir sobre uma obra de arte que trabalha de forma alegórica um tema como a cegueira, por exemplo. Se não tiver uma campanha publicitária instruindo sobre o tema, os caras vão achar que é mais um filme de ação,… Read more »

Fy
Fy
1 novembro de 2008 6:36 pm

Billy: O chamado “americano médio” é manipulado a crer – pra utilizar uma metáfora já dita aqui – que só existe o branco e o preto, qualquer tonalidade diferente disso, sua mente não consegue perceber. Essa falta de visão propicia uma paranóia generalizada, manipulada pelos grandes grupos de poder. Obama comunista? e por aí vai… Obama? Leia isto: Em relação às últimas notícias, publicadas sobre as viagens “diplomáticas” do Lula a seu ídolo; tenho encontrado comentários indignados: neste nível, dos brasileiros: [ q devem abrir bem os olhos, aliás] “Está confirmado. Lula da Silva disse hoje em Havana que o… Read more »

Test Pilot Yui
Test Pilot Yui
1 novembro de 2008 7:38 pm

Se tem algo que vem me incomodando no governo brasileiro é a área diplomática e de relações exteriores. As opiniões do governo têm sido condecendentes demais.

Investir em países com políticas reprováveis é inviável mas mesmo assim eles mantém uma postura tão firme quanto aquela que disse que a crise não chegaria no Brasil.

A diplomacia está tão confiável como as opiniões sobre economia, ou seja, nota zero.

billy shears
billy shears
1 novembro de 2008 7:49 pm

Esquenta não Fy, já to sabendo que o “nosso guia” tupiniquim exigiu uma importante contrapartida para o fechamento desse acordo: Fidel irá baixar um decreto mudando o nome do drink “Cuba Libre” para “Lula Livre”, no lugar do bom rum será colocada a nossa mardita pinga…

Pow, se até o Chinese Democracy do Guns’n’Roses tá pra ser finalmente lançado, dá pra esperar que a democracia cubana esteja próxima de ser realidade. É claro, só depois que o home passar pro lado de lá…

álisson da hora
álisson da hora
1 novembro de 2008 10:41 pm

Bono: eu não fui muito claro no que diz respeito à minha citação. A “obsessão” na crítica ao ensino utilitarista é muito mais do James Hillman, do que minha. Ele cita o cálculo como poderia ter citado a gramática normativa (que eu, como professor de língua e literatura, acho, muitas vezes dispensável, ao menos como alguns professores a ensinam). O que ele critica é, sobretudo, a forma como se repassa tais conhecimentos: de modo nada crítico, “apenas porque é necessário”.

Coringa
Coringa
2 novembro de 2008 2:06 am

Sobre cegueira da humanidade…e cegos que conduzem cegos…

quadro de Pieter Bruegel, “The Parable of the Blind Leading the Blind”, 1568, Galleria Nazionale, Napoles
comment image

Anonymous Gourmet
Anonymous Gourmet
2 novembro de 2008 10:20 am

Ah! Quem não chora não mama! Interessantíssimo que seja aberto este espaço para análise do filme Ensaio sobre a Cegueira. Fiquei especialmente tocado e mexido com o filme, não havia lido este livro do Saramago, mas já tinha lido outros e fiquei escandalizado mais da forma como ele escrevia do que das coisas ditas revolucionárias que ele propunha que deveriam ser… ou seja, as opiniões políticas dele são comuns a quem pensa neste nível de raciocínio. Mas fiquei especialmente comovido por que ali mostra diretamente como nós, cegos neste mundo, entre tantas crenças, ciencias, políticas, sem amparo, sem muletas, nos… Read more »

Anonymous Gourmet
Anonymous Gourmet
2 novembro de 2008 10:55 am

Interessante como falamos do Obama do pavilhão 1 do asilo para cegos, nossos pesos e medidas são de um tipo, não possuimos preconceitos raciais, de origem, somos os mais democratas nos dois sentidos, queremos a retomada do emprego, o crescimento economico, que hollywood crie muitas distrações para nossa vida, que eles resolvam os problemas ambientais do planeta que eles criaram, e os problemas economicos que eles criaram acabe por dar tudo certo e deem a volta por cima, mesmo sem saber quase nada que se passa lá. Claro! eles são um sistema democratico de verdade, somente dois partidos quase identicos,… Read more »

LuckyBastard
LuckyBastard
1 novembro de 2008 2:49 am

Bravo!

álisson da hora
álisson da hora
1 novembro de 2008 1:15 am

Pois é…é a chamada simplificação lingüística que os americanos inventaram com essa bobagem toda de “politicamente correto”. Um psicólogo, James Hillman, discípulo de Jung, criticou esse utilitarismo da linguagem num congresso acontecido há uns 5 anos, na Itália. Bane-se a ironia, as metáforas, qualquer figura de linguagem e estilo em nome de uma suposta “praticidade”. Não se ensina poesia nas escolas, mas se tem uma obsessão por cálculo (afinal ai do funcionário que errar os cálculos de lucro, etc…). Evidentemente que ninguém (inteligente) vai deixar de pensar por causa disso. Mas que tem que se livrar de um monte de… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
1 novembro de 2008 1:00 am

O presidente da associação de cegos é duplamente cego. E o cara que viu e contou pra ele é cego também de não perceber que não se trata de um filmes sobre deficiência visual, e sim sobre cegueira…

Como o próprio filme indica (e talvez o livro) a cegueira tem tudo ver com “agnostos” ( “a”=privação, negação, e “gnostos” =conhecimento).

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
3 novembro de 2008 1:15 pm

Felipe War(tabuleiro) –> “Para se obter a liberdade total precisamos assumir totalmente a responsabilidade por tudo. Infelizmente não é isso que queremos, preferimos a ilusão!” —————– Saliento que não assisti o filme ainda (falta de salas de cinema “sérios” aqui em João Pessoa) que provavelmente vai vir no advento do “sharing” mais tarde quando riparem o devido material pós-comercial da obra (DVD).. e que também não li o livro de Saramago (este apesar d’eu preferir analisar o conteúdo temático de seus ensaios) .. Mas como já conhecia a tese em questão e as alegorias e metáforas envolvidas através de outras… Read more »

Felipe Guerra
Felipe Guerra
3 novembro de 2008 10:13 am

Caro blogueiro,

Para se obter a liberdade total precisamos assumir totalmente a responsabilidade por tudo.

Infelizmente não é isso que queremos, preferimos a ilusão!

Abraço

Elielson
Elielson
3 novembro de 2008 6:32 am

a propósito…não li nem vi nada.
mas recomendo esse video.

http://nl.youtube.com/watch?v=-MYVb9moLr4

Elielson
Elielson
3 novembro de 2008 5:41 am

Todos querem dizer a mesma coisa, mas cada um ouve o que a programação egóica filtra. E o cego quer transmitir sua visão. Dentro da controversidade, tudo que posso dizer é: que se tudo que dizemos é inútil, meu otimismo é achar que posso usar estas ferramentas para um dia achar o que é útil. Esse padrão é conivente ao egoísmo, não poderia ter método melhor de se dominar o povo que a criação do ambiente para o ego se alastrar. Assim, estar preparado é estar despreparado. Adaptado ao que não evolui, estamos inadaptados para evoluir. Status quo, sistema ou… Read more »

Tarkovisky
Tarkovisky
3 novembro de 2008 2:57 am

“Aqueles que procuram o poder absoluto, mesmo que eles o procurem para fazer o que consideram como bom, estão simplesmente pedindo o direito de forçar suas próprias versões de paraíso na terra; e deixe-me lembrá-los que eles são exatamente os mesmos que sempre criam a mais infernal tirania.” ( Barry Goldwater ) “Ditadura é um discurso constante te ensinando que seus sentimentos, seus pensamentos, e desejos não têm a menor importância, e que você é um ninguém e deve viver comandado por outras pessoas que desejam e pensam por você.” ( Stephen Vizinczey ) “O único tirano que eu aceito… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
2 novembro de 2008 10:46 pm

Hehehehe. Legal esse teste prático, Vinicius. No filme há um personagem que, de certa forma, gostou da crise mundial de cegueira… porque ele podia enfim ser apenas mais um, ser reconhecido como um indivíduo, e não um velho, ou um negro, ou um pobre, ou tantas outras coisas que gostamos de caracterizar e discriminar apenas com uma “olhada rápida”.

Vinícius
Vinícius
2 novembro de 2008 7:57 pm

Bem,nao li o livro e muito menos assisti o filme(isso pq quando dizem que o livro é bom,prefiro minha imagem mental do que a imagem fisica vista pelos olhos). Entao dois pontos tenho a compartilhar sobre o assunto abordado. 1º sobre uma experiencia que tentei realizar.Passar 1 dia sem poder ver.Com dois lenços pretos enfaixando meus olhos e estes fechados.Bem,digo que peguei leve comigo mesmo pois só fiquei em casa,ou seja,um canto onde pela pratica “deveria” saber onde tudo esta.Mas alguns problemas surgiram(assim como hematomas)com o decorrer do dia.Um dos mais chatos foi a vontade de abrir os olhos,pq havia… Read more »

Fy
Fy
2 novembro de 2008 3:48 pm

Ódio é um sentimento forte, Anonymous.

Eu não lembro de ter ódio de ninguém.

Mas tenho amor pelo meu país.

Tenho amor pela Liberdade.

Não gosto de ver meu país enganado, roubado.
Iludido.

Mas, pq vc tem tanto amor ao Lula?
O q ele te fez?

Bjs

Anonymous Gourmet
Anonymous Gourmet
2 novembro de 2008 3:27 pm

Tanto ódio, contra o Lula, que ele te fez?

Fy
Fy
2 novembro de 2008 3:22 pm

Anonymous: Já que nos “distraímos” tanto com o Monstro Americano; vamos dar oportunidade p/ os outros Monstros; pra não nos considerarmos preconceituosos: “Sem combustível e sem remédios, com favelas e comida racionada, os cubanos vivem o colapso do regime de Fidel Castro e agora…. fogem de Raúl [Fidel]: O número de cubanos que tentam fugir está no seu ponto mais alto desde 1994. Naquele ano, estrangulado pela crise econômica, Fidel liberou a emigração. No total, 37 000 pessoas tentaram chegar aos Estados Unidos por mar. De acordo com a Guarda Costeira americana, 3.846 cubanos lançaram-se ao mar nos últimos oito… Read more »

álisson da hora
álisson da hora
1 novembro de 2008 12:32 am

Li o livro, vi o filme, reli o livro. Não gosto de tudo do Saramago, nem de algumas convicções políticas dele. Mas este sim, é o melhor livro dele (junto a Intermitências da Morte, Jangada de Pedra, O Evangelho Segundo Jesus Cristo. E eu acho engraçado o quanto a maioria dos americanos são obtusos. Haverá (ou já houve, não sei dizer) um boicote ao filme, por considerarem um “insulto” aos cegos, que denigrem a imagem dos deficientes visuais, entre outras coisas. “É um retrato ofensivo e assustador que pode minar os esforços de integrar os cegos à vida em comunidade.… Read more »

luis
luis
1 novembro de 2008 12:36 am

é o Saramago é muito bom escritor.., meu professor me falou muito bem sobre um livro dele chamado O evangelho segundo Jesus Cristo… eu comprei o livro e ainda não pude ler..Época de vestibular é foda( tenho aula toda manhã e toda noite ), minha mãe começou a ler e diz que realmente vale apena ler Saramago. Quero ler um livro dele que se chama As intermitencias da morte, onde em vez de cegos.. as pessoas não conseguem morrer. Eu acompanho há pouco tempo seu blog, e não tenho muito tempo para comentar (vestibular), mas adoro os posts de psicologia… Read more »

Fy
Fy
2 novembro de 2008 2:56 pm

Anonymous Minha crítica ao fato de recebermos, quem sabe até com Carnaval e Futebol um assassino fascínora , um verdadeiro Monstro; vai bem mais além dele ter cara de chicano; ou de alemão, de americano ou do que for. Eu jamais apoiaria o MacCain, ou bateria palmas p/ o Bush e etc… Cegueira é negar ou não entender o que isto significa. – ou quem sabe; uma questão de gosto ou preferência; vai ver que assassinos morenos ou de qq cor em especial sejam encantadores; – Não pra mim! O Ensaio sobre a Cegueira é um livro q, só pelo… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.