NOSSA CASA

Home: Planeta Terra

Na TV vemos a mineradora Vale do Rio Doce “homenageando” os Pereiras, Oliveiras e Bolseiros, se vangloriando de ter zerado seu footprint. Vemos o presidente da república legalizando e afagando os grandes desmatadores da Amazônia (pra instalar monoculturas adequadas ao biocombustível) e se vangloriando da descoberta do caríssimo petróleo do pré-Sal, enquanto a energia solar e eólica, abundantes em nosso país, são ignoradas.

Enquanto isso, qualquer bem de consumo agora quer ser “verde”, porque é chique e tá na moda. Celular, roupas e até mesmo um veículo Utilitário (SUV) “ecológico” (?!!), com um motor 3.0 diesel!!

Será que temos ALGUMA educação pra entender o que estamos fazendo (nesse momento) conosco e com nosso planeta? Somos bombardeados com o hype ecológico, mas não somos EDUCADOS a adequar nossa mentalidade para um novo tempo. Somos orientados a não gastar água ou a mijar enquanto toma banho, mas não há uma cultura que nos faça reverenciar a água doce pela preciosidade que ela É. Não há uma gratidão pela oportunidade de tomar uma boa ducha (algo que a maioria da população não dispõe) e nem há uma preocupação pelo destino dessa água, o que pode ocasionar que o tal banho de ducha venha a ser um privilégio do qual não desfrutarão nossos netos, num futuro não muito distante.

Ecologia é uma forma de religiosidade. Não a adoração ritualística, mas a religião no sentido literal de religação com o Divino, representado no seu meio-ambiente. É ter a consciência de que nosso destino enquanto ser humano está intimamente ligado à forma como administramos os recursos do planeta, o que inclui animais e mesmo a convivência com outros seres humanos. Uma filosofia que nos aproxima dos “supersticiosos” e “selvagens” índios que outrora povoaram nosso continente.

É para ajudar a criar uma VERDADEIRA consciência ecológica que o documentário Home: O Mundo é a nossa casa foi produzido. Com a ajuda de belas imagens e a narração (no original) de Glenn Close, o diretor Yann Arthus-Bertrand passa a mensagem de que, se queremos sobreviver, precisaremos repensar não só o nosso papel no mundo como também reformar toda a estrutura de nossa sociedade.

O filme foi feito com um monte de patrocínio, com o intuito de ser exibido gratuitamente.

HOME – NOSSO PLANETA, NOSSA CASA (versão dublada)

Abaixo alguns textos do filme, para reflexão:

  • Em menos de 40 anos, a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, foi reduzida em 20%. A floresta dá lugar a ranchos de gado ou ao cultivo de soja. 95% dessa soja é usada para alimentar o gado e aves domésticas da Europa e Ásia. E, desta forma, uma floresta é transformada em carne.
  • A monocultura de árvores está ganhando terreno em todo o mundo. Mas uma monocultura não é uma floresta. Por definição, existe muito pouca diversidade. Uma floresta não substitui outra floresta.
  • Na base dos eucaliptos não cresce nada, porque as suas folhas formam uma camada que é tóxica para a maioria das outras plantas. Crescem rapidamente, mas esgotam as reservas de água. Soja, óleo de palma, eucaliptos… O desmatamento destrói o essencial para dar lugar ao supérfluo.
  • Os pântanos representam 6% da superfície do planeta. Por baixo das águas tranquilas reside uma autêntica fábrica, onde plantas e microrganismos filtram pacientemente a água e digerem toda a poluição. Os charcos são ambientes indispensáveis para a regeneração e purificação da água. Os charcos são também esponjas que regulam o fluxo da água. Absorvem-na na estação das chuvas e liberam-na na estação seca. Na nossa corrida para conquistar mais terra, usamos o charco como pasto para o nosso gado, ou como terra para agricultura ou construção. No último século, metade dos pântanos existentes no mundo foram drenados. Não conhecemos nem a sua riqueza, nem o seu papel.
  • O motor da vida é o sistema de ligação. Tudo está ligado. Nada é auto-suficiente. Água e ar são inseparáveis, unidos na vida e para a nossa vida na Terra. Partilhar é tudo.
  • É preciso cem litros de água para produzir um quilo de batatas, quatro mil para cultivar um quilo de arroz, e treze mil para criar um quilo de carne.
  • A Nigéria é o maior exportador de petróleo de África. Contudo, 70% da sua população vive abaixo do nível da pobreza. A riqueza está lá, mas os habitantes do país não têm acesso a ela. O mesmo acontece no resto do planeta. Metade da população pobre do mundo vive em países ricos em recursos. Só que metade da riqueza mundial está nas mãos dos 2% mais ricos da população.
  • Dubai tem poucos recursos naturais, mas, com o dinheiro proveniente do petróleo, pode importar milhões de toneladas de material e trabalhadores de todo o mundo.
    Dubai não tem terra arável, mas pode importar comida.
    Dubai não tem água, mas pode desperdiçar uma quantidade imensa de energia para dessalinizar a água salgada e construir os maiores arranha-céus do mundo.
    Dubai tem quantidades intermináveis de luz solar, mas não tem painéis solares.
    É a cidade dos excessos, que não pára de impressionar o mundo.
    Nada parece mais distante da natureza do que Dubai, apesar de nada depender mais da natureza do que Dubai.
    Dubai é a culminância do modelo ocidental.

É baseado nesta visão de um novo homem, integrado à natureza e aos outros, que Marcel Cervantes lançou o livro Poemas Místico-Filosóficos, que traz uma visão mística do mundo e da realidade, cobrindo a viagem do indivíduo abatido e solitário, desconectado de si e do mundo, até o seu vôo final, digno e altaneiro, repleto de vida, poesia, amor e devoção. Para a divulgação foram feitos vídeos com textos e música, e quero trazer alguns deles, que se encaixam na proposta do post:

POEMAS MÍSTICO-FILOSÓFICOS | Marcel Cervantes de Oliveira

SEDE DE INFINITO | Marcel Cervantes de Oliveira

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
169 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Lucas
14 setembro de 2023 1:56 pm
Geninha
Geninha
12 julho de 2021 1:02 pm

Acho que não assisti Metropolis. Mas estou mesmo cansada e cada dia mais velha.

Fellini
Fellini
29 setembro de 2011 5:04 am

Acid: e em pouco tempo TODA A VIDA na superfície da Terra vai morrer de radiação solar, a não ser os que sobreviverem debaixo da terra (enquanto tiverem alimento, claro). Resp: opa! Peralá, não é bem assim. Uma tempestade solar é como se o sol soltasse um peido quente no espaço que pode ou não atingir a terra. E como qualquer peido, ele se dissipa. Mas antes disso acontecer, ele pode causar pequenos ou grandes estragos. Um peido dentro de um elevador lotado tem conseqüências nefastas enquanto que um peido ao ar livre pode passar elegantemente despercebido. O Brasil, pra… Read more »

Fellini
Fellini
28 setembro de 2011 5:41 pm

Nebulosa Pacman:

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/982275-nebulosa-lembra-personagem-do-game-pacman-veja-foto.shtml

:/

Humm,

Isso não me parece nada, nada, bom…

Nunca consegui jogar pacman, sempre tive muito, muito, medo principalmente depois que vi um dos seus fosseis:
comment image

Se o sol não nos torrar….,
o pacman pega a gente…..

o_O

ommmmmmmmmmmmmmmmmmmm

Fellini
Fellini
28 setembro de 2011 5:11 pm

Ê-le-lê !

Essa passou perto…

Ufa !

Pessoal do SDM, vamos dar as mãos e emanar amor para o astro rei para que ele vire esse ganhão para outro lado.Marte por exemplo, não tem ninguem morando naquele condominio.

Vamos lá, vibrando:

Ommmmmmmmmmmm

Anônimo
Anônimo
28 setembro de 2011 4:15 pm

28 de setembro de 2011 | 8h 35 Tempestade solar atinge a Terra ‘de raspão’, diz Nasa. No seu auge, a tempestade foi qualificada como de forte a severa pelo Laboratório Espacial Goddard. WASHINGTON – Uma tempestade solar surgida em uma gigantesca mancha no Sol atingiu a Terra “de raspão”, causando poucos transtornos nos sistemas elétricos, disseram especialistas dos EUA. No seu auge, a tempestade foi qualificada como de forte a severa pelo Laboratório Espacial Goddard, da Nasa, nos arredores de Washington. A tempestade de partículas carregadas vindas do Sol – o chamado vento solar – foi gerada depois que… Read more »

Coringa
Coringa
28 julho de 2011 3:53 pm

Radiação ainda afeta fauna e flora de Chernobyl, na Ucrânia, 25 anos após o acidente. De acordo com pesquisadores, o nível de radiação na região continua duas mil vezes acima do normal. Tal situação pode durar por centenas de anos!

Matéria/vídeo/fonte: http://bit.ly/nJwRV5

-Outras informações sobre Chernobyl neste tema – ver comentários:
dezembro 7, 2009 1:39 AM
dezembro 7, 2009 1:45 AM
dezembro 7, 2009 1:15 PM
julho 2, 2010 9:39 PM
abril 7, 2011 2:24 AM

Anônimo
Anônimo
25 junho de 2011 6:16 pm

Não sei se é por desespero ou burrice, mesmo:

No Japão, outro reator nuclear testa a vontade do país: http://bit.ly/jU3Vuz

Anônimo
Anônimo
3 outubro de 2011 6:57 pm

O misterioso apocalipse abelhas:

até 12 milhões de abelhas de 800 colmeias encontradas mortas, esta semana, em Brevard County, na costa central da Flórida, e ninguém sabe a causa.

http://goo.gl/XXZzs

Anônimo
Anônimo
1 novembro de 2012 3:09 pm

Chemtrails, “The Spraying of Poison over Sweden”: Politician Ignites Controversial Debate

http://bit.ly/Pp9FwR

Fellini
Fellini
3 outubro de 2011 7:56 pm

“até 12 milhões de abelhas de 800 colmeias encontradas mortas, esta semana,”

Wow, definitivamente temos aqui um verdadeiro apocalipse zoom bee.

Mas talvez a resposta para esse abelhocídio esteja na própria matéria:

“County officials sprayed mosquito-killing pesticide from the air last week, though they said the poison dissipates quickly and should not have harmed the bees.”

Anônimo
Anônimo
5 outubro de 2012 5:53 pm

Um mel vermelho, verde e mesmo castanho – com cor de guloseimas – amarga desde o final do verão, o quotidiano dos apicultores de Ribeauville, no norte de França.
Uma surpresa que rapidamente se transformou em indignação depois da descoberta de pigmentos de corantes alimentares transportados pelas abelhas…
http://bit.ly/PFETex

Coringa
Coringa
3 outubro de 2012 8:58 pm

Com o documentário “Mais do que mel”, o cineasta suíço Markus Imhoof pesquisou a fundo a questão da morte das abelhas. Uma vida sem elas seria impensável, já que os invertebrados são responsáveis pela polinização de um terço de todos os alimentos. Essas e outras questões são abordadas pelo diretor na entrevista: “Mel é um diamante que pode ser comido” – http://bit.ly/O69wOp Documentário: More Than Honey More than Honey – Markus Imhoof (Official Trailer) from CIBER Science on Vimeo. Quais foram as mais importantes conclusões dos seus cinco anos de pesquisa e trabalhos de filmagem? M.I.: Eles mostram a nossa… Read more »

Anônimo
Anônimo
19 setembro de 2012 12:43 am

Material radioativo é localizado a 3.200 quilômetros do litoral de Fukushima.
http://bit.ly/PpgQme

“Desde o início da crise nuclear, as autoridades japonesas fazem análises para investigar o impacto do acidente na vida marinha próximo da usina, pois se estima que entre 21 de março e 30 de abril uma grande quantidade de césio e iodo radioativo atingiu o mar.”

obs: o Japão decidiu que irá eliminar gradualmente suas usinas atômicas, e a França confirmou os planos de reduzir drasticamente seu uso.

Coringa
Coringa
19 julho de 2012 9:03 pm

“O acidente na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi não pode ser encarado como um desastre natural”, escreveu o presidente do inquérito, o médico Kiyoshi Kurokawa, ex-presidente do Conselho de Ciência do Japão. “Tratou-se de um desastre de causa profundamente humana, que poderia e deveria ter sido previsto e evitado. Além disso, seus efeitos poderiam ter sido mitigados por uma resposta humana mais eficaz”. Kurokawa prossegue afirmando que o desastre foi um “produto japonês”, causado por tradições da cultura do país, como “obediência automática; relutância em questionar autoridade; devoção a ‘seguir o programa'”. Ele especula que, se outros japoneses ocupassem os… Read more »

Coringa
Coringa
7 julho de 2012 3:27 am

Costumam alardear na imprensa que usinas atômicas “de hoje” são ‘seguras’, mas sempre desconsiderando o FATOR HUMANO no contexto/análise.

Mas no caso do Japão…

Relatório final da comissão de inquérito do parlamento japonês: acidente de Fukushima foi causado pelo homem e não só pelo tsunami de 11 de março de 2011.

A Tepco informa que a desativação completa da central nuclear vai levar 40 anos.(!)

http://bit.ly/LDhMAy

Anônimo
Anônimo
30 junho de 2012 4:50 pm

O Perigo continua em Fukushima: 29/06/2012 http://bit.ly/LWU1mr Parlamentares japoneses que examinaram o estado dos 50 reatores do arquipélago concluíram que 24 devem ser desmantelados o mais rápido possível por falhas ou outros riscos importantes. De acordo com o grupo “Genpatsu zero” (“zero central nuclear”), que reúne deputados e senadores de vários partidos, quase metade dos reatores do país são vulneráveis ao ponto de precisarem de uma paralisação definitiva e uma demolição. Entre os 24 reatores em questão figuram duas unidades (5 e 6) consideradas ainda objetos de potenciais explosões na central acidentada de Fukushima Daiichi, as quatro da vizinha Fukushima… Read more »

Anônimo
Anônimo
26 abril de 2012 6:38 pm

Chernobyl inicia montagem de novo sarcófago 26 anos após tragédia.

A Ucrânia relembrou nesta quinta-feira (26) os 26 anos da catástrofe de Chernobyl com o lançamento oficial da montagem de um novo sarcófago sobre o reator de número 4, cuja explosão em 26 de abril de 1986 provocou o maior acidente nuclear da história.

Segundo números do Ministério da Saúde, 2,4 milhões de ucranianos, inclusive 428.000 crianças, sofrem de problemas de saúde relacionados com o acidente.

http://bit.ly/Jtqvnd

Coringa
Coringa
3 fevereiro de 2012 5:41 pm

Sexta, 3 de fevereiro de 2012

Brasil registra sumiço de abelhas e risco para agricultura:
http://bit.ly/xjaf26

outros comentários sobre o assunto:
-novembro 23, 2009 11:42 PM
-dezembro 20, 2009 1:10 PM
-junho 2, 2010 3:42 AM
-janeiro 6, 2011 11:54 PM
-janeiro 7, 2011 1:25 AM
-janeiro 8, 2011 1:35 PM
-janeiro 9, 2011 2:17 PM
-março 10, 2011 8:06 PM
-março 10, 2011 8:17 PM
-maio 13, 2011 6:10 PM
-outubro 3, 2011 6:57 PM
-janeiro 9, 2011 2:17 PM
-março 10, 2011 8:06 PM

Anônimo
Anônimo
25 junho de 2011 6:01 pm

Reatores de Fukushima são ‘bomba-relógio’ e radiação é comparável à de Chernobyl, diz físico americano.

“Agora sabemos que 100% do núcleo radiativo em três reatores derreteu”. Além de comparar os níveis de radiação atuais em Fukushima aos de Chernobyl, o físico afirmou que o acidente na usina, ocorrido após um terremoto seguido de tsunami que devastou o nordeste do Japão no último 11 de março, pode ser considerado, o “pai de todos os grandes acidentes industriais” da história…

http://bit.ly/jPySLK

Coringa
Coringa
8 junho de 2011 4:24 pm

As autoridades do Japão afirmaram dia 07 que a quantidade de radiação que vazou da usina nuclear de Fukushima, danificada pelo terremoto seguido de tsunami que atingiu o país em 11 de março, foi o dobro do que a divulgada anteriormente.
http://bit.ly/ipSTDm

Anônimo
Anônimo
19 março de 2011 4:47 pm

A rosa de Fukushima Crise no Japão prova ser impossível estabelecer padrões de segurança completa em usinas atômicas, diz historiador da corrida nuclear Martin Sherwin – vencedor do prêmio Pulitzer de 2006, professor da George Mason University em Washington e ex-docente da Walter S. Dickson e Tufts University, especializado na corrida armamentista que se seguiu à 2ª Guerra Mundial : “A verdade é que o resultado da descoberta da fissão nuclear no fim dos anos 30 tem sido um grande desapontamento. Em seu uso militar, nas armas nucleares, ela ameaça a sobrevivência humana. No uso pacífico, ameaça a saúde tanto… Read more »

Coringa
Coringa
15 março de 2011 1:00 am

Na madrugada do dia 26 de abril de 1986, um dos reatores da usina nuclear de Chernobyl explodiu. Um inferno de chamas coloridas alcançou quase 1000 metros de altura nos céus da Ucrânia. Os efeitos dessa explosão haviam sido cem vezes superiores aos provocados pela bomba de Hiroshima e mais de 200 mil pessoas tiveram que ser evacuadas de seus locais de origem.O pior acidente nuclear da história, produziu uma chuva radioativa que pôde ser detectada desde a antiga União Soviética, passando pela Europa Oriental, Escandinávia, Inglaterra e atingindo até a costa leste dos Estados Unidos. Uma representante do Soviet… Read more »

Coringa
Coringa
14 março de 2011 5:23 pm

TERRA: terremoto
ÁGUA: tsunami
FOGO: vulcão
AR: Radiação

Precisa falar mais?

Coringa
Coringa
14 março de 2011 5:07 pm

Helicópteros norte-americanos detectaram pequenas quantidades de partículas radioativas a cem quilômetros de distância da usina nuclear Fukushima. A informação, confirmada pelo Pentágono, sugere que a contaminação é mais ampla do que era especulado. As informações são da rede de televisão CNN. 17 militares que participaram dos trabalhos de assistência no Japão após o terremoto que devastou o nordeste do país deram positivo para “baixos níveis” de radioatividade. Por causa disso, os EUA reposicionaram temporariamente seus navios com base na cidade de Yokosuka. Nesta segunda-feira, de acordo com o premier japonês, Naoto Kan, a usina nuclear Fukushima se encontra em estado… Read more »

Coringa
Coringa
10 março de 2011 8:17 pm

complemento comentário anterior:

Documentário/vídeo: O Silêncio das Abelhas – Legendado PtBr
http://bit.ly/i66gmS

Coringa
Coringa
10 março de 2011 8:06 pm

A Agência Ambiental da ONU alertou em um relatório divulgado nesta quinta-feira que a população mundial de abelhas vai continuar em declínio a não ser que o homem mude sua maneira de manejar o planeta. América do Norte, Europa, o Oriente Médio e partes da Ásia foram afetadas com perdas de milhões de abelhas, afirma o relatório. O documento clama para que sejam oferecidos incentivos aos proprietários de terras e fazendeiros para restabelecer o habitat das abelhas, incluindo flores que são essenciais para a perpetuação das abelhas. (…) Matéria/Estadão: http://bit.ly/hrvxdK outros comentários sobre o tema: -novembro 23, 2009 11:42 PM… Read more »

Anônimo
Anônimo
7 janeiro de 2011 1:25 am

anônimo 12:48 AM: -Da hipótese dos celulares: A diminuição da população de abelhas na Europa e América do Norte pode estar sendo provocada pela radiação de telefones celulares. A conclusão é de dois pesquisadores da Universidade Chandigarh’s Punjab, da Índia, que acredita que a rede de telefonia móvel estaria interferindo no senso de navegação dos insetos. A pesquisa foi publicada na edição do periódico Current Science. Ved Parkash Sharma e Neelima R. Kumar, os autores do estudo, dizem que o declínio no número de abelhas é visto como um grave risco para o “delicado equilíbrio do ecossistema”. Para o estudo,… Read more »

Anônimo
Anônimo
7 janeiro de 2011 12:48 am

As radiações dos aparelhos electrónicos são, na sua opinião, um factor que deve ser analisado com mais atenção. “Sempre que atendo o telemóvel, as abelhas rodeiam a minha mão e não me largam ——– sim, parece possível, como também já há pesquisas demonstando que as nossas redes sem fio danificam as árvores. Eu mesmo já tive o desprazer de ter nos últimos tempos mais de cinco pássaros que morreram ao se chocar em meu carro na estrada e isto nunca ocorreu. Ando a perceber que os pássaros as vezes voam muito baixo em áreas de estradas onde não costumavam fazê-lo.… Read more »

Anônimo
Anônimo
18 março de 2011 9:25 pm

Professora da USP alerta: Dizer que os reatores nucleares duram, em média, 40, 60 anos é blefe. “Acontece que informações mais recentes revelam realidade diferente, geralmente omitida pelos defensores da energia nuclear”, alerta a professora Emico Okuno, do Departamento de Física Nuclear do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). “Para começar, não procede que o tempo médio de vida de um reator é 40 anos, 60 então nem fala. Isso é blefe.” (…) “Dados até 2008 revelam que o tempo médio de vida dos reatores nos Estados Unidos é de 13,9 anos. Tempo máximo, 34 anos. E… Read more »

Anônimo
Anônimo
23 março de 2011 6:00 pm

Uma nuvem radiotiva no céu italiano: Espera-se a chegada, na Itália, de uma nuvem radioativa proveniente da usina nuclear de Fukushima entre quarta e quinta-feira (23 e 24 de março). (…) Apesar do retorno de eletricidade em 5 dos seis reatores da usina de Fukushima Daiichi, a situação ainda é considerada “difícil”. Voltou a sair fumaça do reator mais perigoso, o n° 3, que contêm o famigerado “Mox”, uma misto de óxido de urânio e plutônio muito mais radioativo que o combustível de urânio. Além disso, foi encontrado material radioativo na água do mar, em verduras das áreas vizinhas à… Read more »

Anônimo
Anônimo
23 março de 2011 8:53 pm

Radiação – Uma Analise dos Riscos no Japão (..) “…Até agora, os especialistas dizem que a situação é preocupante, mas empalidece diante da comparação com os níveis de radiação de alguns dos piores desastres nucleares anteriores. Por enquanto, o maior desafio à saúde pública no Japão tem sido descontaminar trabalhadores e moradores que vivem em um raio de até 80 quilômetros da usina de Fukushima Daiichi. Esses grupos podem enfrentar problemas na tireoide, leucemia e outras formas de câncer nos próximos anos e décadas. Se a situação se agravar, as ameaças à saúde serão bem mais sérias, disseminadas e potencialmente… Read more »

Coringa
Coringa
13 maio de 2011 6:10 pm

Apertem os cintos que as abelhas sumiram. As abelhas são umas das principais responsáveis pela polinização natural de plantas. Em cada 100 plantas cultivadas pelo homem (90% são consumidas), 70 são polinizadas por abelhas. Sem a polinização pelos insetos, algumas plantas – que não podem se auto-polinizar – deixariam de se reproduzir e, assim, deixariam de existir com o tempo. No Brasil também há relatos de desaparecimento de abelhas em regiões do Triângulo Mineiro, no interior do Rio de Janeiro, na Grande São Paulo e em Santa Catarina, segundo maior produtor nacional de mel, perdendo apenas para o estado do… Read more »

Coringa
Coringa
13 maio de 2011 6:08 pm

Filme: Um Doce Olhar Esse é o desabafo do apicultor Yakup, personagem do filme “Um Doce Olhar”, sobre o paradeiro de suas abelhas. Em cena, o sumiço dos insetos, a perplexidade e a procura por novas colmeias. Qualquer semelhança com o mundo real não é mera coincidência. Além da bela fotografia, da profundidade narrativa e do protagonista Yusuf, que ganha o espectador já na primeira cena, o filme “Um Doce Olhar” (premiado com o Urso de Ouro no Festival de Berlim 2010) mostra a batalha de Yakup (interpretado pelo ator turco Erdal Besikçioglu), pai do garoto, diante do apiário reduzido.… Read more »

Coringa
Coringa
10 maio de 2011 11:22 am

A MONTANHA – El Teide (Espanha) O fotógrafo norueguês Terje Sørgjerd passou uma semana sobre a montanha mais alta da Espanha, El Teide, para captar imagens impressionantes do céu. A sequência de imagens captada ao longo de 170 horas foi montada no vídeo A Montanha, que mostra a evolução da paisagem local a uma altitude de 3.718 metros. Em menos de um mês, o vídeo já foi visto por mais de 8 milhões de pessoas nos sites Vimeo e YouTube. As imagens captadas por Sørgjerd mostram a evolução da Via Láctea no céu em diversas fases do dia, vista a… Read more »

Anônimo
Anônimo
13 abril de 2011 11:38 am

O acidente nuclear de Fukushima é mais grave que o de Chernobyl. A agência japonesa de segurança nuclear aumentou subitamente o alerta do nível cinco para o nível sete.
A decisão, que coloca Fukushima no topo dos acidentes nucleares mais graves da história da humanidade, apanhou de surpresa os japoneses.

Fonte/Vídeo: Euronews – http://bit.ly/fnpzbw

Anônimo
Anônimo
8 abril de 2011 11:52 am

08/04/11
Mais três usinas no Japão foram afetadas pelo tremor de quinta-feira, e perderam seu abastecimento de energia elétrica. Em Onagawa, foi registrado o vazamento de um líquido na usina.

http://bit.ly/fjU4Cq

Coringa
Coringa
7 abril de 2011 2:24 am

-A Usina de Chernobyl, 25 anos depois do acidente: Vídeo/matéria: http://bit.ly/esKcMb

-Contaminação, a marca da radiação no ambiente – Radioatividade tem consequências graves e de longa duração: Matéria/Veja: http://bit.ly/hrHrb1

-Outras informações sobre Chernobyl neste tema – ver comentários:
dezembro 7, 2009 1:39 AM
dezembro 7, 2009 1:45 AM
dezembro 7, 2009 1:15 PM
julho 2, 2010 9:39 PM

Anônimo
Anônimo
2 abril de 2011 11:18 pm

Anos, não meses – O fim da crise na usina japonesa ainda parece longe. Um representante da Comissão de Segurança Nuclear do Japão disse que o resfriamento do núcleo dos reatores “não levaria meses, mas anos”.

Mesmo em situações onde as condições são controladas, leva-se de 20 a 30 anos para fechar e restaurar o local onde funcionou uma usina nuclear.

http://bit.ly/fkrppc

Anônimo
Anônimo
29 março de 2011 4:15 pm

29 de março de 2011

Conheça os riscos do plutônio para o ser humano: http://bit.ly/erNM3i

Anônimo
Anônimo
7 janeiro de 2011 12:03 am

Algo mais sobre Campo magnético: A Terra dispõe de um campo magnético que geralmente não pode ser detectado por seres humanos desprovidos de uma bússola. No entanto, algumas espécies de animais têm capacidade de detectar esse campo e podem utilizá-lo em suas migrações. Os morcegos e as tartarugas marinhas utilizam informações magnéticas para encontrar seu caminho. Algumas espécies de bactérias podem até depender apenas do campo magnético como orientação. Não estamos 100% certos sobre como os animais detectam o campo magnético, mas pequenas partículas de um mineral magnético chamado magnetita foram localizadas no cérebro de certas espécies. Essas partículas podem… Read more »

Anônimo
Anônimo
28 janeiro de 2013 6:52 pm

Ótimas decisões…ótimo exemplo! Menos de dois anos após a tragédia nuclear de Fukushima, o Japão prepara uma resposta de peso. A prefeitura da cidade anunciou a construção, até 2020, do maior parque eólico offshore (instalado no mar) do planeta. Será constituído de 143 turbinas e localizado a 16 km. da costa. Gerará, sozinho, 1 gigawatt (Gw) de potência (…) A eólica de Fukushima é apenas parte de um plano muito mais ambicioso. O Japão está fazendo investimentos pesados para que toda sua produção de energia provenha, até 2040, de fontes renováveis — eólica e solar, principalmente. As 54 usinas nucleares… Read more »

Anônimo
Anônimo
3 maio de 2014 2:16 am

Bilhões de toneladas de metano, um gás do efeito estufa 25 vezes mais potente em seu poder de aquecimento global do que o dióxido de carbono, estão estocadas logo abaixo da superfície no leste do Ártico. O derretimento da camada de solo congelada liberaria esse gás, antecipando um aumento nas temperaturas globais esperado para daqui a 35 anos, indica o estudo publicado na revista Nature. Shakhova e Semiletov calcularam que a liberação de 50 bilhões de toneladas de metano seria possível dentro de uma década, aumentando a concentração do gás na atmosfera em doze vezes e da temperatura em 1,3°C.… Read more »

Anônimo
Anônimo
7 abril de 2014 3:55 pm

Oficiais da marinha dos EUA revelam doenças provocadas por radiação em Fukushima: Mais de cem marinheiros e infantes da marinha norte-americana acusam a Tepco de mentir sobre a gravidade do desastre. (…) O número de vítimas fatais imediatas do tsunami superou os 15 mil, e cerca de 3 mil pessoas continuam desaparecidas. No entanto, o número de mortos segue aumentando tanto no Japão como nos outros países. Os efeitos do desastre nuclear de Fukushima para a saúde e o meio ambiente são graves, e continuam se agravando diariamente à medida que a usina nuclear, da empresa Tokio Electric Power Company… Read more »

Anônimo
Anônimo
14 março de 2014 8:48 am
Anônimo
Anônimo
7 março de 2014 7:51 pm

As Faces de Fukushima: “Um funcionário da Tepco adianta: “A Tepco perdeu a confiança do povo japonês. Estão a encobrir o quanto a água do solo foi contaminada. Quando têm um grande problema denunciam, mas quando há um vazamento para o oceano não dizem nada. A limpeza está longe de acabar, há uma enorme quantidade de detritos com radiação remanescente. A Tepco diz que vai demorar 40 anos. Mas acredito que vai demorar muito mais tempo. Os seres humanos são estúpidos, cometemos sempre erros. Esta tecnologia perigosa não deve ser usada. Temos de nos afastar de energia nuclear.” “A situação… Read more »

Ikki, filho de Ander
Ikki, filho de Ander
29 novembro de 2013 11:22 am

A resposta para a nossa velha pergunta filosófica egocêntrica: “por que estamos aqui?” Plástico, seu inútil! http://professoresdedireita.blogspot.com.br/2013/05/nao-ha-anda-de-errado-com-o-planeta-por.html “O planeta está aqui há quatro bilhões e meio de anos. Nós estamos aqui há quanto tempo? Cem mil? Talvez duzentos mil anos? E nós só nos dedicamos à indústria pesada há um pouco mais de 200 anos. Duzentos anos versus quatro bilhões e meio e temos a presunção de pensar que de alguma forma somos uma ameaça? Que de alguma forma vamos colocar em risco esta bela bola azul-esverdeada que fica girando ao redor do sol? O planeta já passou por coisas… Read more »

Anônimo
Anônimo
19 outubro de 2013 8:01 pm
Anônimo
Anônimo
18 outubro de 2013 10:21 pm
Anônimo
Anônimo
3 maio de 2014 2:19 am

“Novos dados científicos preveem que o processo de extinção da humanidade já começou, é irreversível, e estará terminado por volta de 2040.”

Entrevista a Guy McPherson, Professor Emérito de Recursos Naturais, Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade do Arizona. (07.04.2014).

Anônimo
Anônimo
3 maio de 2014 3:30 pm

No fundo, muita gente que dá bola pra estes “fins do mundo” deseja secretamente o seu próprio fim.

Escolham a vida e num dêm bola prá esta gente que só quer a vossa atençao (que hoje em dia vale muito money)

Anônimo
Anônimo
15 outubro de 2014 1:02 am

“O Mar de Aral, com uma área de aproximadamente 68 mil quilômetros quadrados, era considerado (até pouco tempo atrás) o quarto maior lago do mundo. Contudo, essa realidade mudou de forma drástica e tudo o que resta hoje nessa área da Ásia Central, entre as fronteiras do Cazaquistão e do Uzbequistão, é um deserto tóxico…”

Matéria/History: http://bit.ly/1u2YUzn

Anônimo
Anônimo
14 setembro de 2014 6:24 pm

Sumiço das abelhas derruba exportações de mel do Brasil:
http://bit.ly/17NzUCF

País perdeu cinco posições no ranking mundial. Abandono das colmeias nos estados nordestinos chegou a 60%. Taxa de desaparecimento de abelhas chegou a 90% em outros estados brasileiros.
(…)
“Hoje, sabe-se que elas desempenham um papel fundamental na agropecuária. Cerca de 80% de tudo o que é consumido no mundo é polinizado pelas abelhas. A ausência delas reflete-se com impacto direto sobre a agricultura”, afirma Walter Miguel, engenheiro agrônomo gerente do Centro de Desenvolvimento Apícola da Epagri.

Anônimo
Anônimo
14 setembro de 2014 6:13 pm

Gigantes de pesticidas processados em US$ 450 milhões por mortes de abelhas: Produtores de mel canadenses entraram com uma ação coletiva contra a gigante Bayer e a Syngenta para recuperar suas perdas com mortes de suas abelhas que datam desde 2006, alegando que os pesticidas neonicotinóides que ambas produzem e vendem estão matando as abelhas e causando enormes danos materiais. (…) Vários estudos já concluíram que os inseticidas neonicotinóides – ou “neonics” – amplamente utilizados pulverizados em plantações de milho e soja, são responsáveis por exterminar colônias de abelhas completamente. (…) “No caso de efeitos agudos apenas, alguns neonicotinóides são… Read more »

Anônimo
Anônimo
8 julho de 2014 7:44 pm

Fukushima: Uma situação muito, muito mais grave do que imaginamos…

Vídeo (legendado):

Anônimo
Anônimo
25 junho de 2014 11:12 pm

Cientistas pedem a suspensão dos transgênicos em todo o Mundo

Em Carta aberta com 29 pontos, cientistas alertam para os perigos que os transgênicos representam para a segurança alimentar e a biodiversidade

http://www.verdademundial.org/2014/06/cientistas-pedem-suspensao-dos.html

Anônimo
Anônimo
5 maio de 2014 8:02 am

É.
Mas também é verdade que existem forças destrutivas a atuar no mundo.
Mas as forças da vida também atuam e de formas misteriosas…

Esses profetas da desgraça em geral fazem projeções lineares usando pseudo-informação. São parasitas do mediatismo.

Anônimo
Anônimo
4 maio de 2014 2:50 am

Equipe vai ‘desbravar’ continente de plástico do Atlântico Norte. Lixo acumulado formou ilha apelidada de ‘sétimo continente’ por cientistas
http://glo.bo/1nUIs5X

Ilha de lixo no oceano Pacífico aumentou 100 vezes de tamanho. Área de ‘lixão’ no meio do oceano é maior que a de Minas Gerais.
http://cdn.controlinveste.pt/Storage/TSF/2013/big/ng2515501.jpg

Anônimo
Anônimo
3 maio de 2014 7:27 pm

Será? Ou será que a ganância e irresponsabilidade não estão destruindo nosso futuro?!

Anônimo
Anônimo
5 outubro de 2013 12:29 pm

Fukushima pode ter desastre nuclear de escala global, alerta pesquisador. Professor de Yale critica empresa que opera a usina e diz que operação que acontecerá em novembro, se mal sucedida, poderá afetar a América do Norte, Oceania e toda a Ásia. “De acordo com o professor de Yale Charles Perrow, o mundo pode estar muito perto de testemunhar uma tragédia nuclear de potência equivalente a 85 vezes ao acidente nuclear em Chernobyl. A usina nuclear de Fukushima ainda está em ruínas, dois anos depois do terremoto e tsunami que devastaram o Japão, e a radioatividade que vaza da usina contamina… Read more »

Anônimo
Anônimo
10 setembro de 2013 1:02 am

09.09.2013 O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, destacou hoje (09), em Viena, que o recente incidente na central nuclear acidentada de Fukushima, no Japão, deve ser tratado com urgência… http://bit.ly/15RV3c5 ———————————– Radiação é detectada em outro poço da usina de Fukushima: Tóquio, 10 set (EFE).- A operadora responsável pela usina nuclear de Fukushima detectou radiação em outro poço perto do tanque onde ocorreu recentemente um vazamento de 300 toneladas de água radioativa, o que mostra que pode estar havendo contaminação nos lençóis freáticos que estão no subsolo da usina, informou nesta terça-feira (data local) a… Read more »

Leone
Leone
20 fevereiro de 2013 7:20 pm

“Não é isso que vc deseja para tua religião – o catolicismo??”

😀

Leone
Leone
20 fevereiro de 2013 5:18 pm

Terceiro Segredo de Fátima:

“Chegando ao cimo do monte, prostrado, de joelhos, aos pés da cruz, foi morto por um grupo de soldados que lhe disparavam vários tiros e setas (rss..) e assim mesmo foram morrendo uns após os outros, os bispos, os sacerdotes, religiosos, religiosas e várias pessoas seculares.”

VIVE LA RESISTANCE!
VIVE LA RESISTANCE!

Já tá profetizado!: A vitória é nossa contra os Zumbis.
Ike vai ficar famoso.

outros pitacos
outros pitacos
20 fevereiro de 2013 4:28 pm

De qqer forma, tua análise tb merece reflexão. Mas a questão dos textos anteriores direciona-se mais ao problema de manter-se usinas atômicas como fonte de energia, considerando o notório perigo que representam para as sociedades. Não houve apologias ou proselitismos “ambientalistas” como intenção, apesar da questão ambiental tb merecer maiores reflexões.

Aproveitando o espaço:
Meteorito que explodiu no céu sobre a cidade russa de Chelyabinsk tinha força de 30 bombas nucleares de Hiroshima
http://hypescience.com/meteorito-explodiu-na-russia-com-30x-a-energia-liberada-pela-bomba-de-hiroshima/

outros pitacos
outros pitacos
20 fevereiro de 2013 4:14 pm

Flashes analógicos:

“…aquecimentos apocalípticos (ou apocalipses bíblicos?), são crias dessa mesma turma…” + “…anula o indivíduo em face do Todo (Deus?), os Estados em face das instituições internacionais (a Igreja?) e a sociedade em face do poder (o papa?)” + “instauração de uma (…) civilização e de uma espiritualidade global!”

Não é isso que vc deseja para tua religião – o catolicismo??

:/

Ikkitus  petrolius e os caçadores de xisto betuminoso
Ikkitus petrolius e os caçadores de xisto betuminoso
20 fevereiro de 2013 3:45 pm

Um pitaco rápido sobre a instalação russa: Pra quem vem estudando, investigando sobre as ideologias socialistas-comunistas e suas ações revolucionárias no mundo nas últimas décadas, já sabe que tooodas essas IDEIAS de ‘ecologismos taleban’, ‘ambientalismos esquizóides’ e ‘aquecimentismos apocalípticos’, são CRIAS dessa mesma turma que sempre se lixou para o mundo dos homens e nunca respeitou a natureza. “ACUSE-OS DO QUE FAZ; JULGUE-OS DO QUE ÉS” Uma bela dica de leitura (pra se livrar dessa matrix-socialista) são as obras do Pascal Bernardin (que soma à lista de outros tantos “marginais” do pensamento vigente, indecente e raivoso). == “As estimativas sugerem… Read more »

Anônimo
Anônimo
20 fevereiro de 2013 12:50 am

A usina de Mayak, apelidada por ambientalistas de “a bomba-relógio da Rússia”, sofreu uma série de acidentes em 1949, 1957, 1967 e 2007 que foram ocultados pelos governantes soviéticos. O lago Karachay, na região russa de Chelyabinsk, perto da fronteira com o Cazaquistão, é o local mais poluído do planeta – 1 hora de exposição leva à morte por uma dose de radiação de 600 Roentgen. Quando a existência da instalação de Mayak foi finalmente reconhecida, a região de Chelyabinsk tinha visto um aumento de 21% em câncer, um aumento de 25% em defeitos de nascimento e um aumento de… Read more »

Anônimo
Anônimo
19 fevereiro de 2013 11:35 pm

complemento ref. comentário anterior: A instalação mais bem conhecida na área, localizada na região de Chelyabinsk, é a usina Mayak, considerada uma das maiores instalações nucleares da Federação Russa; sede de reatores de produção de plutônio e de uma usina de reprocessamento nuclear onde um acidente grave, em 1957, causou um dos piores casos de contaminação nuclear na história da União Soviética (além de Chernobyl em 1986) quando uma explosão dispersou de 50 a 100 toneladas de resíduos altamente radioativos, contaminando uma imensa área a leste dos Urais. O regime soviético manteve o acidente em segredo por aproximadamente 30 anos.… Read more »

Anônimo
Anônimo
19 fevereiro de 2013 11:10 pm

Mais sorte que juízo :/

Sobre o meteoro que caiu na região dos Urais na Rússia:

“…A cidade mais atingida foi Cheliabinsk – coração da zona industrial da Rússia. A região é repleta de fábricas e outras instalações, que incluem uma usina de energia nuclear e um grande centro de depósito e tratamento de dejetos atômicos…”

http://br.noticias.yahoo.com/fotos/r-ssia-e-o-mundo-photo-082856038.html

Ikkitus  cansadus
Ikkitus cansadus
21 fevereiro de 2013 12:48 am

A molequinha resistente do IP desconhecido que gosta de fofoquinhas e de falar com os próprios “espantalhos” que cria para destruir a reputação de uma determinada religião (confundindo fé com doença e puro ódio irracional) não tem o que fazer, não sabe como parar a participação de um insignificante comentarista (que tb por vezes não tem o que fazer) que dentre tantas manias e nuances que possui ainda teve a ousadia de mostrar uma delas especificando sua crença católica num espaço virtual espiritualista (ah se arrependimento matasse rsss). Mas nem tudo é lamento… Para nóóóssa alegria(!) ainda tive a sorte… Read more »

Anônimo
Anônimo
5 setembro de 2013 6:57 pm

Pra complicar mais um pouco… Fukushima: chefe de autoridade nuclear culpa Tepco por má informação (??) (05.09.2013, às 17h01) O presidente da Autoridade de Regulação Nuclear do Japão (NRA), Shunichi Tanaka, criticou as incorretas(?) explicações oferecidas pela gerência da companhia Tokyo Electric Power (TEPCO), operadora da planta atômica, sobre o que aconteceu e o que está acontecendo com o vazamento de líquido radioativo. Diz ainda, que é inaceitável a informação sobre a contaminação das águas e qualificou como errado o que foi difundido. Os investigadores da Tepco afirmaram que detectaram uma leitura de 2.200 milisieverts por hora, letal para a… Read more »

Anônimo
Anônimo
5 setembro de 2013 5:19 pm

(complemento do comentário anterior)

Esta foi uma projeção do ‘US Dept. of State Geographer’ em 2012, sobre a contaminação radioativa provocada pelo desastre de Fukushima, isto é, ANTES das informações agora anunciadas!

Anônimo
Anônimo
5 setembro de 2013 4:41 pm

05/Set/2013 Fukushima: o inferno e as mentiras [Matéria completa em: http://bit.ly/18GahTd%5D Novidades em Fukushima. E não são boas. A Tepco finalmente admitiu ter fornecido dados falsos sobre a radiação saída da usina nuclear. “Quantos” falsos? Quase vinte vezes menores do que os dados reais (!!) De acordo com um comunicado de imprensa retomado pela Bloomberg Japan: “a Tepco disse que ter detectado uma concentração radioativa muito elevada de 1.800 mSy na zona periférica do tanque”. É água altamente radioativa que sai a partir dos “tanques de armazenamento”, tanques que, em primeiro lugar, nunca foram projetados para servir como armazenamento de… Read more »

Anônimo
Anônimo
21 agosto de 2013 1:50 am

20/08/2013 http://glo.bo/1cZYBma Fukushima registra novo vazamento de água altamente radioativa. Acidente não tem ligação com vazamentos noticiados anteriormente. As 300 toneladas de água que saíram de tanque têm muito mais radiação. > O novo vazamento, que ainda não foi controlado, envolve muito mais radiação do que os anteriores. Nesse caso, uma pessoa que ficasse uma hora exposta a uma distância de 50 centímetros do material receberia cinco vezes a dose de radiação estabelecida como limite médio anual para trabalhadores de usinas nucleares.< > “Essa é uma grande quantidade de radiação. A situação está piorando”, disse o cientista nuclear Michiaki Furukawa,… Read more »

Anônimo
Anônimo
3 agosto de 2013 1:13 am

Cientistas descobrem causa do sumiço de abelhas: http://glo.bo/16gD4Or Um novo estudo (…) aponta que o que tem dizimado abelhas nos EUA é algo bem familiar ao nosso cotidiano e que é muito mais difícil de ser combatido. Realizado por cientistas da Universidade de Maryland e pelo Departamento de Agricultura dos EUA, ele identificou que uma combinação de pesticidas e fungicidas está contaminando o pólen coletado pelas abelhas para alimentar as colmeias. ———————— Estudo mostra que pesticidas causam curto circuito nas abelhas: http://bit.ly/14FpPcM Pesticidas usados por fazendeiros para proteger cultivos e colmeias podem embaralhar os circuitos cerebrais das abelhas melíferas (produtoras… Read more »

Anônimo
Anônimo
28 julho de 2013 3:51 pm

-Porque a incidência do câncer da mama triplicou depois da guerra? -Porque que o câncer da próstata aumentou cinco vezes? -Como é que o número de cancros da tiróide ou testiculares não cessa de aumentar? -Qual a causa da hecatombe das abelhas que observamos durante os últimos quinze anos? Estas são algumas das questões apresentadas na matéria: EMPRESAS E SAÚDE: A FÁBRICA DE MENTIRAS. http://bit.ly/1e4plx0 Estudos paralelos, pseudo-especialistas, financiamentos ocultos: a partir dos anos 50, as grandes empresas começaram a manipular a ciência. Porque uma cosia é afirmar que o tal produto não faz mal, outra é poder envolver o… Read more »

Anônimo
Anônimo
27 julho de 2013 6:44 pm

27/07/2013 Água de Fukushima tem mesmo nível de contaminação registrado em 2011. A Tokyo Electric Power (Tepco), empresa operadora da usina de Fukushima, revelou hoje que uma amostra de água radioativa que vazou no mar, recolhida na sexta-feira (26) no subsolo do reator número 2 de Fukushima Daiichi, contém 2,35 bilhões de becquereles de césio por litro, o que equivale ao nível de contaminação da água que vazou no mar um mês depois da catástrofe nuclear. (…) A principal preocupação nos trabalhos para fechar a central é a acumulação de água contaminada no subsolo dos edifícios que abrigam os reatores… Read more »

Leone - Eletrodos carregados
Leone - Eletrodos carregados
21 fevereiro de 2013 3:07 pm

Um belo exemplo da crendice mirabolante a serviço do proselitismo abilolado e bitolado: http://m.ne10.uol.com.br/canal/interior/noticia/?t=ca&a=2013&m=02&d=20&id=400173 “O padre responsável pela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação em Limoeiro, José Nivaldo, informou que chegou a ver a mancha. “ Eu ví a imagem, mas estou esperando para ver se ela vai ou não desaparecer. Caso permaneça, aí sim vamos providenciar para levar o lençol para autoridades de instâncias maiores”, disse o padre José Nivaldo.” Caso permaneça? :/ É uma mancha. De sangue. Vai ficar lá até o lençol ser lavado. Milagre seria se sumisse sem sabão. 😀 Pensem na cena: Um bando… Read more »

Leone - Ligando os eletrodos
Leone - Ligando os eletrodos
21 fevereiro de 2013 4:59 am

Ike: A molequinha resistente do IP desconhecido que gosta de fofoquinhas Resp: Não, eu nunca escondi IP. E já sabemos quem é dado a essa pratica ardilosa, embusteira e maquiavélica. ============= Ike: para destruir a reputação de uma determinada religião Resp: Eu não preciso destruí-la se é que você me entende… ============ Ike: (confundindo fé com doença e puro ódio irracional) Resp: Meu filho estuda em colégio católico, excelente por sinal. As freiras o adoram, pois é inteligente e educado. As freiras me adoram também, pois sou pai do menino inteligente e educado. Tenho fotos para provar, abraçado com professoras,… Read more »

Anônimo
Anônimo
6 janeiro de 2011 11:54 pm

p/anônimo 6, 2011 11:09 PM Sim anônimo, o uso de pesticidas é uma das hipóteses (além de outras tais como: transgênicos, telefones celulares, etc) que estão sendo estudadas como causa da “Colony Collapse Disorder” das abelhas ao redor do mundo. Porém, em pesquisa através da internet constatam-se testemunhos de apicultores que descartam tal possibilidade em função da localização de suas colonias estarem distantes de áreas de plantio. A título de exemplo, este interessante depoimento de um apicultor de Portugal: “…Alberto Aguiar, com vários prémios nacionais conquistados pela qualidade do seu mel, acompanha o assunto e sabe que a ciência ainda… Read more »

Anônimo
Anônimo
30 julho de 2009 2:13 am

“…Nos EUA, mais de duas mil Humboldt foram vistas na costa da Califórnia na semana passada, e a surpresa está no fato de que elas viviam, até então, nas profundezas do oceano Pacífico. Também nas Ilhas Balneares e em diversos pontos do litoral da Catalunha a cena se repetiu: a medusa caravela-portuguesa, cujo veneno é um dos mais letais que se conhece, apavorou os banhistas. Na costa norte da Austrália, os “monstros” também se fizeram presentes sob a forma da água-viva “vespa do mar”. Cabe a questão: por que esse fenômeno? Biólogos marinhos são unânimes: ele é fruto do desequilíbrio… Read more »

Fausto
Fausto
6 julho de 2009 6:52 pm

Peers,

O cuidado com o planeta nõa necessariamente vai contra o progresso.

O problema é que no capitalismo, tem-se que maximizar os lucros, então acaba-se fazendo o que é de menor custo, o que na maioria das vezes é o que polui mais.

Custa caro buscar novas alternativas, equilibrar o desenvolvimento, e ninguem quer gastar din din com isso.

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
6 julho de 2009 1:50 pm

Peers -> Predefinited ways of life! “Quando a teconologia permitir células fotoelétricas mais eficientes, e uma forma melhor de armazenar energia elétrica, esse problema estará encaminhado. E quando pararmos de comer tanta carne, também. Mas a tecnologia, o progresso, têm que continuar.” ——————– É, fato é que as foto células já permitem alimentação foto-elétrica de consumo de equipamentos comuns em uma casa (de geladeira a computadores com baterias recarregávéis, luzes eletro-químicas e outros dispositivos, até motores mecânicos mais elaborados) Existem indústrias (teste) funcionando com tecnologia de captação de energia solar, como a Arca Solar da Sanyo no japão (quase fui… Read more »

Pers
Pers
6 julho de 2009 1:23 pm

O fato: Temos um problema de aquecimento causado pela ação humana. Daí levantar bandeiras de fé contra o progresso vai uma distância igual à que existe entre verdade e erro.
Quando a teconologia permitir células fotoelétricas mais eficientes, e uma forma melhor de armazenar energia elétrica, esse problema estará encaminhado. E quando pararmos de comer tanta carne, também.
Mas a tecnologia, o progresso, têm que continuar.

Acid
Acid
6 julho de 2009 12:00 pm

Minha mãe já era uma profetiza desse negócio de gaia há décadas. Desde muito ela já dizia: o mundo vai acabar em gaia!! e cada vez mais ninguém é de ninguém, basta ver as novelas.

ed'azd'phna
ed'azd'phna
6 julho de 2009 11:29 am

rsrsrs…O culto à Gaia será a religião do século xxi>, a chance de entrarmos em outra era de dominação religiosa extrema(como na idade média)é alta, o humanismo pode ser perdido novamente. Enfim, ou pode ser que a ‘nova’ religião consiga manter o equilíbrio entre; o que é o homem, o que é do homem, de quem é o homem…

RODRIGO
RODRIGO
6 julho de 2009 11:09 am

A FOLHA de 24 de junho (caderno Cotidiano) relatou uma estranha decisão do Supremo Tribunal de Justiça. Em Mato Grasso do Sul, em 2003, dois adultos, Zequinha Barbosa e Luiz Otávio F. da Anunciação, encontraram num ponto de ônibus, contrataram e levaram para um motel três moças que, na época, tinham 13, 14 e 15 anos. De uma delas, Anunciação tirou e armazenou fotos pornográficas. Em 2004, em primeira instância, Barbosa e Anunciação foram condenados, respectivamente, a cinco e sete anos de reclusão. Recorreram e, no ano seguinte, foram absolvidos pelo Tribunal de Justiça. Barbosa alegou que não participou do… Read more »

Fausto
Fausto
6 julho de 2009 11:05 am

Todos tem consciencia do que está ocorrendo no planeta, mas ninguém quer abrir mão de seus carrões, seus eletronicos, seu modo de vida… o que falta é disciplina e vontade….. sao todos acomodados

RODRIGO
RODRIGO
6 julho de 2009 10:41 am

Merchan em alta na imprensa esportiva brasiliense Por PEDRO VALADARES* A jornalista Priscilla Melo, do Centro Universitário de Brasília (CEUB), realizou pesquisa com 15 jornalistas (profissionais de rádio, TV, impresso, on-line e blog) do jornalismo esportivo brasiliense que aponta que 50% consideram natural receber dinheiro de empresas em troca de espaço na mídia. Os entrevistados das amostras foram escolhidos de forma aleatória. As entrevistas foram realizadas entre os dias 26 de março e 20 de abril de 2009. A pedido dos jornalistas, foi mantido o anonimato para que pudessem se expressar sem sofrer sanções institucionais. O trabalho foi orientado pela… Read more »

Pers
Pers
6 julho de 2009 8:17 pm

Nem tanto Fausto. A maximização dos lucros, por si só, é boa. Só não é boa quando a contrapartida for dano ambiental ou outro prejuízo social ainda não punível, por exemplo.

kiabo azul
kiabo azul
7 julho de 2009 8:13 am

Pers
se vc puder, veja “zeitgeist 2”. Lá vc vai ver q existem interesses em manter a poluição do jeito que tá.
abrçs

ed'azd'phna
ed'azd'phna
7 julho de 2009 12:34 pm

kiabo azul,
O que pode ser além da lei da oferta e da demanda?(eu vi o filme, mas não lembro tudo)

Coringa
Coringa
22 julho de 2009 5:37 pm

É Adi, tá complicada a questão, não é?

Se correr o homem pega…se ficar o homem come! 😛

Abs

adi
adi
22 julho de 2009 5:15 pm

Interessante notar Coringa, que o Japão eh ainda atualmente o maior consumidor de baleias no mundo, e o Japão continua lutando pela liberação da caca a baleia.

O Japão, porem, vem realizando o que chama “pesquisa científica”, cacando mais de 300 baleias anuais soh na Antártida com esse pretexto.

Parece que o “Mar” estah dando o troco. (rsrsrs)

Coringa
Coringa
22 julho de 2009 4:29 pm

Credo, parece filme de ficção! rs ====================================== (22/07) Japão prevê perdas milionárias com invasão de águas-vivas gigantes As criaturas marinhas, chamadas de Echizen Kurage em japonês ou Nomura, chegam a medir quase 2 metros de diâmetro e pesam mais de 200 quilos. “Então, podemos afirmar que a chegada desses animais é inevitável e o Japão será atingido este ano por um ‘tufão’ gigantesco de águas-vivas”, alertou o biólogo oceanógrafo Shinichi Ue, da Universidade de Hiroshima Em 2005, a indústria pesqueira japonesa registrou mais de 100 mil casos de danos causados por águas-vivas gigantes. No pico da invasão naquele ano, cerca… Read more »

Mateus
Mateus
8 julho de 2009 11:47 pm

Boa reflexão! Realmente há uma grande “moda” de ecologia, mas pouco se discute sobre a função do meio ambiente e o papel do ser humano, inseridos em um mesmo contexto. O pensamento moderno é pautado em uma ótica extremamente antropocêntrica, até mesmo o pensamento preservacionista tem suas raízes no antropocentrismo. A resposta como deixou subentendido o autor, está em um pensamento conservacionista, o homem não pode ser retirado da natureza, pois ele está na natureza, melhor ainda, ele é natureza! Para quem se interessa pelo tema, e gostaria de se aprofundar no tema de um novo paradigma, social e ambiental,… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
7 julho de 2009 10:05 pm

corrigindo: “combustiveis fósseis”

kiabo azul
kiabo azul
7 julho de 2009 9:41 pm

o filme pelo que me lembro fala tb dos interesses das companhias petroliferas em manter o uso abundante das energias fósseis como petroleo e gas natural já que são rentaveis e a troca por energias limpas vai comprometer a renda dos poderosos

bitaites
bitaites
7 julho de 2009 6:58 pm

Um dos segredos de um grande amor é não tomar posse de sua companheira. Se ele for embora não tem problema: É melhor para ela e para você (no longo prazo)
Ela sente isso e, como ama a liberdade, te ama cada vez mais. Com o tempo ela faz isso com vc também e o contrário acontece.

I know! :DDD 14 years!

=)
=)
7 julho de 2009 1:32 pm

bem , são coisas que deveriam estar na cabeça de todos . mais as pessoas só valorizam quando perdem !

Coringa
Coringa
6 julho de 2009 12:05 am

Pálido Ponto Azul EARTH: The Pale Blue Dot from Michael Marantz on Vimeo. “Éramos caçadores e coletores. A fronteira estava por toda parte. Éramos limitados apenas pela Terra, pelo oceano e pelo céu. A estrada aberta ainda nos chama suavemente. O nosso pequeno globo terráqueo é o hospício dessas centenas de milhares de milhões de mundos. Nós, que não conseguimos pôr ordem sequer em nosso planeta natal, dilacerado por rivalidades e ódios, vamos nos aventurar pelo espaço? Quando estivermos preparados para colonizar sistemas planetários próximos, teremos mudado. A simples passagem de tantas gerações nos terá mudado. A necessidade nos terá… Read more »

Pers
Pers
5 julho de 2009 9:00 pm

Há algo de universalmente atrativo no poema de Fernando Pessoa: a experiência direta das coisas sempre é mais real que o pensamento sobre elas.

Mas… um poema é assim, como os filmes de cinema, mostram coisas interessantes mas não pretendem ser um manual de vida.

No caso desse poema, não dá pra aceitar que, por exemplo, um boi feliz, tomando sol, seja um buda. Ele nos lembra de que a vida não é só ler e pensar. Mas também não é pastar.

Bruno H.
Bruno H.
4 julho de 2009 5:49 pm

Acid, o arquivo que você disponibilizou para download via Hotfile está em que língua?

Obrigado.

Lucid
Lucid
4 julho de 2009 11:28 am

Belissimo post, Ler isso e assistir estes video postados por ti me fizeram lembrar e planejar muintas coisas….
Deu-me Vontade de Indicar alguns Animes e Mangás que de uma forma ou de outra tem a ver com o Tema do Post:

ºMushi-shi
°Mushrambo

Dejeto-te Felicidade Acid!!!

Coringa
Coringa
4 julho de 2009 3:27 am

A música referente ao vídeo do Marcel Cervantes é de Antonio Vivaldi (1678-1741) – Le Quattro Stagioni (As Quatro Estações) – Violin Concerto (L’Inverno) =================================== Há metafísica bastante em não pensar em nada. O que penso eu do mundo? Sei lá o que penso do mundo! Se eu adoecesse pensaria nisso. Que idéia tenho eu das cousas? Que opinião tenho sobre as causas e os efeitos? Que tenho eu meditado sobre Deus e a alma E sobre a criação do Mundo? Não sei. Para mim pensar nisso é fechar os olhos E não pensar. É correr as cortinas Da minha… Read more »

Pers
Pers
3 julho de 2009 9:53 pm

off topic. Se pegarmos as notas, os tons, os timbres, e fizermos todas as combinações matemáticas possíveis, não chegaremos na quantidade estonteante de sentimentos que a música pode transmitir. Qual é a mágica ?

Pers
Pers
3 julho de 2009 9:49 pm

bom, bom.

Qual é a música que toca no primeiro vídeo do Marcel Cervantes ? Ouvi 10 vezes.

Anônimo
Anônimo
11 junho de 2019 4:32 pm

Um ótimo vídeo brasileiro do ‘Canal Nostalgia’ no youtube conta um pouco sobre Chernobyl. É apresentado por Felipe Castanhari, que esteve lá – http://tinyurl.com/y2u98ufb

Anônimo
Anônimo
12 março de 2015 9:12 pm

E Fukushima como vai?
Mal, infelizmente muito mal…

Matéria: Fukushima 7.000% – http://bit.ly/1EEhxUx

Anônimo
Anônimo
27 maio de 2019 7:42 pm

Chernobyl (2019) | Trailer Legendado da série da HBO – 1ª Temporada https://www.youtube.com/watch?v=jQO2EhzG-uU

Com base no ocorrido na antiga União Soviética quando aconteceu o terrível acidente no dia 26 de abril de 1986, na Usina Nuclear de Chernobyl em Pripyat, Ucrânia.

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
4 julho de 2009 7:21 pm

Este vídeo do Home além de ser bastante elucidativo, possui uma fotografia impecável pra quem o ver aproveite que tudo está em quadro lento, visão isométrica das paisagens , é uma verdadeira obra de arte em vídeo de alta resolução!

Esse é um dos filmes que eu colocaria numa voyager hoje em dia!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_Voyager

Abraços aê!

Ex Pringles
Ex Pringles
4 julho de 2009 7:32 pm

THE RETURN OF THE JEDI

kallikrates
kallikrates
5 julho de 2009 12:36 am

Eu não assisto programação de TV, não sofro deste mal. Não sou por conseguinte afetado por estas questões. Se o presidente é ignorante, se há injustiças por todo o lado… já saí desta matrix. A da TV.

Coringa
Coringa
5 julho de 2009 5:12 pm

Grande Lua Branca,

Fernando Pessoa é espetacular, mesmo, não é? No site abaixo indicado, tem mais obras dele e heterônimos, incluindo este poema de ‘Alberto Caeiro'(link)que aprecio muito!
http://www.insite.com.br/art/pessoa/ficcoes/acaeiro/213.html

“…Por que razão que se perceba
Não há-de ser ela mais verdadeira
Que tudo quanto os filósofos pensam
E tudo quanto as religiões ensinam?”
🙂

Obrigado
Abraço

Acid
Acid
5 julho de 2009 5:01 pm

Os arquivo do hotfile provavelmente é em inglês, mas a legenda pode ser baixada aqui.

Daniel Dias
Daniel Dias
5 julho de 2009 3:12 pm

Oi pessoal. Excelente post. Já vi o filme e adorei. Indico também: O Mundo de 2020, filme de 1973, com o Charlton Heston bem novinho ainda. Fala sobre um futuro onde nem existe mais natureza, e as pessoas se alimentam principalmente de umas barras de cereais (nome original do filme Soylent Green). Em uma cena do filme, um dos personagens se emociona ao ver um pedaço de carne que poderá cozinhar (quase chora, pois carne é artigo raro), e o próprio CH entra em êxtase quando vê uma torneira funcionando… Abraço a todos!

Raphael
Raphael
5 julho de 2009 2:06 pm

Olá Acid!
Gostaria de informá-lo q indiquei o seu blog para o selo Lemniscata, um prêmio simbólico dado a blogs q enriquecem a blogosfera ^^
Sorry! avisar por comentário, mas eu n achei um e-mail de contato no blog… (n precisa manter esse comment aqui n ok xD)
+ informações acesse http://atorredobardo.blogspot.com/2009/07/selo-lemniscata.html

um abraço!

Grande Lua Branca
Grande Lua Branca
5 julho de 2009 10:14 am

CORINGA, sou sua fã, curto o que vc escreve sempre… e mais agora, que vc postou meu poema predileto de Fernando Pessoa.

Cheio de verdades, ele transborda do coração paqra os dedos do poeta que sabe e sente grandes verdades.

Legal… ganhei o dia relendo Pessoa logo cedo!

Grande Lua Branca
Grande Lua Branca
5 julho de 2009 10:10 am

… Home… documentário lindo, oportuno, devastador. Urgente, necessário, deveria ser visto, explicado e debatido por cada ser humano no planeta… (Caro Kallikrates: “o homem não teceu a teia da vida, ele é meramente um fio dela. O que acontecer à teia, acontecerá a ele.”) Mas, infelizmente, penso que HOME vai falar às paredes em relação à grande massa. Se tem futebol, carne na brasa, sexo, cerveja… e ainda por cima vem pela frente um feriadinho, o que importa o planeta ou sua extinção? Parafraseando Walter Mercado…”viva djá!” de que se dane o mundo que eu não me chamo raimundo. Pobre… Read more »

Anônimo
Anônimo
5 julho de 2009 6:05 am

é claro que as decisões políticas afectam mas a questão é ocupar uma parte do seus dias e uma grande parte da sua vida lendo e criticando sobre elas, em vez de comentar a exposição pública do outros por que não fazer ações utéis a todos? Ações que possam mudar o país inteiro. Não é com um texto e com a sua posição que você vai mudar alguma cosia, mas sim ocupando um cargo com influência. Ou então, é preferível ocupar essa grande parte da sua vida com coisas para o seu bem-estar. Uns preferem ocupar cargos influentes e polêmicos,… Read more »

Acid
Acid
5 julho de 2009 1:50 am

Imagino que não seja afetado, Kallikrates… vc deve estar vivendo num outro país, ou mesmo num outro mundo. Não precisa sair de casa, trabalhar, comprar comida, respirar ar puro… nenhuma decisão política (ou falta dela, que é a maioria dos casos) lhe afeta nem a seus descendentes (caso não tenha, permaneça assim, a matrix agradece).

Acid
Acid
29 maio de 2019 8:39 am

Essa série Chernobyl é muito, MUITO boa. Assustador pensar no que ocorreu e no sacrifício que tantos fizeram.

Anônimo
Anônimo
6 janeiro de 2011 11:09 pm

http://www.globalanimal.org/2010/12/20/wikileaks-says-epa-is-a-buzz-kill-for-bee-colonies/26984/

as abelhas estão desencarnando por outros movitos, aparentemente.

Anônimo
Anônimo
8 janeiro de 2011 1:35 pm

Campanha da Avaaz.org:

ALERTA DAS ABELHAS – AJA AGORA!
Assine a petição em:
https://secure.avaaz.org/po/save_the_bees/?cl=898755922&v=8130

Anônimo
Anônimo
11 outubro de 2010 10:09 pm

A Real Sociedade da Ciência , o principal organismo científico no Reino Unido, foi obrigada a reescrever o manual sobre o clima. O novo guia publicado em 30 de Setembro de 2010 que pode ser baixado aqui, admite agora que existem algumas “dúvidas” sobre a ciência por trás da mudança climática, e evita fazer qualquer previsão sobre os possíveis impactos da mudança climática. A Academia Científica reconhece que ”Não é possível determinar exatamente o lugar na Terra que aquecerá ou exatamente como o clima vai mudar no futuro”. A reavaliação foi feita depois de 43 membros se rebelaram, queixando-se de… Read more »

Anônimo
Anônimo
17 agosto de 2010 5:59 pm

Evacuate Now! This is Not a Drill

Se você está planejando uma viagem à Europa ou à Rússia – não vá. Se você já está lá – saia imediatamente. Se você tem família ou amigos lá – tire-os, se puder. Isto não é uma brincadeira. É algo real.

Milhares de incêndios estão queimando toda a Rússia. Mais importante, as fábricas de armas nucleares e reatores de urânio da antiga União Soviética em torno de Mayak e Chernobyl estão contaminando a fumaça. A fumaça é tóxica e radioativa em todos os sentidos possíveis do termo.

http://www.veteranstoday.com/2010/08/15/evacuate-now-this-is-not-a-drill/

Coringa
Coringa
4 julho de 2010 4:34 pm

requiem for the gulf – Slideshow of images from the BP Gulf Oil Spill

O pai do fascismo, Benito Mussolini, definiu o fascismo como corporativismo: “O fascismo deveria mais apropriadamente ser chamado corporativismo, porque é a fusão do Estado e das empresas de energia”, disse Mussolini.

Coringa
Coringa
4 julho de 2010 5:03 pm

em tempo – correção/melhor tradução

O pai do fascismo, Benito Mussolini, definiu o fascismo como corporativismo. “O fascismo deveria mais apropriadamente ser chamado corporativismo, porque é a fusão do Estado e o poder das corporações empresariais”, disse Mussolini.

Coringa
Coringa
28 junho de 2010 9:24 pm

Os Vazamentos Que Não São Notícia: EUA: Além do vazamento no golfo do México, ocorre ainda o vazamento no estado de Utah onde o oleoduto da Chevron vaza e larga 33.000 galões de petróleo nos cursos de água. Nigéria: O povo da Nigéria lida com a poluição de petróleo no delta do Rio Niger há muitas décadas, acrescido o fato de também lidarem com abusos de direitos humanos que já tiraram a vida a ativistas anti-petróleo. Egito: As praias de Hurghada no Mar Vermelho foram lavadas de crude há apenas alguns dias. O vazamento atingiu cerca de 160 km da… Read more »

Coringa
Coringa
28 junho de 2010 9:40 pm

Nossa Casa!! :´( Inundações torrenciais varreram os estados nordestinos de Alagoas e Pernambuco, na pior tragédia ambiental da memória da população local. A blogosfera ficou devastada pela notícia de enchentes dessa magnitude em uma área já castigada pela pobreza. Mas foi a informação de que as condições climáticas adversas não foram a causa principal do desastre e sim a destruição do meio-ambiente que deixou muitos enfurecidos. -“Como todos sabem, o ocorrido em Alagoas também está relacionado ao desmatamento e à não proteção das microbacias. A vegetação marginal de córregos, lagoas e rios é essencial para conter o assoreamento e a… Read more »

Coringa
Coringa
2 julho de 2010 9:39 pm

24 anos se passaram e as consequências do desastre de Chernobyl ainda estão presentes…e isto no Reino Unido!! ————————————– 29/06/2010 Regiões do Reino Unido afetadas pela radiação decorrente da explosão usina nuclear de Chernobyl, na antiga União Soviética em 1986, somente agora deixaram de ser classificadas como áreas restritas. Haviam inicialmente 9.700 fazendas no Reino Unido e 4.225milhões de ovelhas afetadas pelos ‘requisitos de monitorização’, impostas em 1987, depois que altos níveis de radioatividade foram detectados em cordeiros recém-nascidos. As restrições não permitiam todas as atividades agrícolas para venda de ovinos na cadeia alimentar. Os requisitos de monitorização foram suprimidos… Read more »

Anônimo
Anônimo
9 janeiro de 2011 1:39 pm

‘Google Maps’ mostra a mais recente atualização das mortes em massa de animais ao redor do mundo:

Mass Animal Deaths – http://bit.ly/hZmAdo

Anônimo
Anônimo
9 janeiro de 2011 2:17 pm

[Natural News – January 07, 2011] http://bit.ly/h7YHhO Uma nova pesquisa publicada na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, concluiu que um outro polinizador de vital importância, os zangões, estão em sério declínio (…) ————————————– [Reuters-Washington|Jan 3,2011] http://reut.rs/hJk2YA Pesquisadores encontram declínio alarmante nos zangões: Quatro espécies anteriormente abundantes de abelha estão perto de desaparecer nos Estados Unidos, relataram pesquisadores na segunda-feira, em um estudo confirmando que as abelhas agronomicamente importantes estão sendo afetados em todo o mundo. Eles documentaram um declínio de 96% no número de quatro espécies, e que os seus limites geográficos pesquisados tinham diminuído em até 87%… Read more »

Anônimo
Anônimo
6 janeiro de 2011 7:53 pm

[Tampa Bay Online-January 6, 2011] North pole closes runways in Tampa? O Aeroporto Internacional de Tampa (EUA) fechou sua pista principal até 13 de janeiro por conta da mudança de localização do norte magnético da Terra. http://bit.ly/eBMWv2 ————————————– [National Geographic-December 24, 2009] Polo magnético da Terra está mudando de lugar: O Norte Magnético do nosso planeta está lentamente se movendo cerca de 60 km por ano em direção à Rússia — e nenhum cientista sabe explicar exatamente por que isso acontece. Arnaud Chulliat, geofísico do Instituto de Física do Globo de Paris, afirma que existe uma misteriosa força magnética que… Read more »

Anônimo
Anônimo
6 janeiro de 2011 9:28 pm

Outra ponderação:

Talvez a primeira hipótese – da mudança do polo magnético [6,2011 7:53 PM] – também explique a questão das abelhas, comentada em: novembro 23, 2009 11:42 PM > O silêncio das abelhas.

Anônimo
Anônimo
6 janeiro de 2011 9:17 pm

Outra hipótese a considerar (ou somar-se): o desastre no Golfo do México em 2010, provocado pela British Petroleum. ———————————— Derramamento de óleo no Golfo pode elevar níveis de arsênico no oceano: O arsênico é encontrado em minerais e em compostos orgânicos como o petróleo. Quando em excesso nas águas marinhas, o arsênico pode entrar na cadeia alimentar, levando a uma quebra nos processos de fotossíntese das plantas nos oceanos. Com mais arsênico no mar, o ecossistema marinho também pode ser afetado, envenenando tanto os animais que vivem dentro da água como aves que se alimentam de peixes contaminados.(!) Mutações genéticas… Read more »

Anônimo
Anônimo
6 janeiro de 2011 8:45 pm

…e os peixes…também haverá alguma relação?
==================================

06-01-2011
Cerca de dois milhões de peixes apareceram mortos na Baía de Chesapeake, em Maryland, Estados Unidos. O incidente, apenas poucos dias depois de dois outros semelhantes também nos Estados Unidos, está a intrigar os cientistas, que tentam agora apurar as causas (…) e mortes massivas de peixes registaram-se no Brasil (Paraná) e Nova Zelândia.
http://bit.ly/fhBes6

06 de janeiro de 2011
Polícia Ambiental encontra várias espécies de peixes mortos em rio em MG
http://bit.ly/geGLpK

02/12/2010
Peixes mortos no Rio dos Sinos chegam a pesar 15 toneladas
(jornal Zero Hora)

Anônimo
Anônimo
6 janeiro de 2011 8:26 pm

correção ref. comentário anterior:

onde se lê: mundança
leia-se: mudança

Anônimo
Anônimo
6 janeiro de 2011 8:25 pm

Estarão esses casos de pássaros mortos relacionados com a questão da mundança do polo magnético da Terra? ====================================== Notícias sobre Pássaros mortos ao redor do mundo: Recente (2011): Arkansas: Town Puzzled after Dead Birds Fall from the Sky State commission says dead fish now cover 20-mile section of Arkansas River Louisiana: Mass Louisiana bird deaths puzzle investigators Manitoba, Canada: 10 of 1000’s of dead birds are found in Manitoba Canada Kentucky: More Dead Birds Found In Kentucky Identical To Birds in Arkansas Media Downplays Find Woman reports dozens of dead birds in her yard Japan: Japan Is on High Alert… Read more »

Martyn Stubbs
Martyn Stubbs
5 janeiro de 2011 7:44 pm

Disco Voador Gigante ???

Anônimo
Anônimo
5 janeiro de 2011 7:27 pm

Mistério dos pássaros mortos já atinge a Europa

05/01 17:14 CET
http://bit.ly/h926Sz

Anônimo
Anônimo
15 maio de 2018 8:35 am
Anônimo
Anônimo
15 maio de 2018 8:31 am

Trailer – A Jóia Azul – Um Filme sobre os Curadores Planetários

https://www.youtube.com/watch?v=HmfWYApi59o

Coringa
Coringa
3 dezembro de 2009 1:15 am

Climategate… Cientista é acusado de manipular dados para comprovar aquecimento global. O Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima – o IPCC, da ONU, está sob suspeita. O cientista Phil Jones teria escrito em e-mails que teria escondido uma redução na temperatura mundial. Notícia/Vídeo: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1169750-7823-CIENTISTA+E+ACUSADO+DE+MANIPULAR+DADOS+PARA+COMPROVAR+AQUECIMENTO+GLOBAL,00.html – O Lorde Mockton, há algumas semanas, advertiu o povo americano da encrenca em que seu presidente estava lhes metendo. Publicou, a dois dias, um Linkdossie chamado “Climategate: Caught Green-Handed” (“Climategate: Pegos Com a Mão na Massa”, em tradução livre). Ele expões todos os aspectos deste escândalo, os detalhes científicos dos emails e como este último… Read more »

Anônimo
Anônimo
4 dezembro de 2009 2:59 pm

ONU quer investigação de acusações de manipulação de dados do IPCC

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) da ONU afirmou que acusações de que cientistas britânicos manipularam dados sobre o aquecimento global, para fortalecer o argumento de que mudanças climáticas têm origem em ações humanas, devem ser investigadas.

O coordenador do do IPCC, Rajendra Pachauri, disse à BBC que as acusações de manipulação são graves e ele quer uma investigação.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2009/12/091204_onuipccinvestigafn.shtml

Coringa
Coringa
1 dezembro de 2009 2:16 pm

off DUBAILAND parte II- a receita do “milagre” neoliberal: Uma reportagem publicada na edição desta terça-feira do jornal britânico Financial Times afirma que, diferentemente do passado, os títulos de países emergentes, como o Brasil, viraram “porto seguro” para investidores preocupados com uma possível rodada de calotes soberanos motivada pela crise em DUBAI! “a regra de vender os ativos de países emergentes e comprar os de países desenvolvidos, mais seguros, virou de ponta cabeça após a suspensão (n.p:leia-se CALOTE!) do pagamento da dívida (anunciada) pelo emirado na semana passada”. (…) Por causa de seus “baixos níveis de endividamento e gerenciamento econômico… Read more »

Coringa
Coringa
24 novembro de 2009 1:28 am

É sintonia!
=====================================
Aproveito pra dizer que o documentário inteiro é muito bom, mesmo!

Chega a ser surreal toda a situação. Para se ter uma ideia, em uma região da China, os produtores estão tendo que polinizar as flores A MÃO(!)ou seja, flor por flor, uma por uma….uma loucura!

É incrível constatar não só a nossa vulnerabilidade, [inter]dependência de um ÚNICO INSETO, mas tb de boa parte do ecosSISTEMA. A questão é séria mesmo!

Acid
Acid
24 novembro de 2009 12:12 am

Engraçado vc falar das abelhas. Nos últimos 4 dias apareceram 3 abelhas aqui em casa, perdidas. Anteontem eu joguei uma fora, pela janela, e logo que voltei apareceu outra. Fiquei pensando se tinha alguma colméia por perto…

Coringa
Coringa
23 novembro de 2009 11:42 pm

O físico Albert Einstein disse que se as abelhas desaparecessem, a humanidade seguiria o mesmo rumo em um período de 4 anos. A razão é muito simples: As abelhas são o mais importante polinizador sobre o Planeta. Sem abelhas não há polinização, e sem polinização não há alimentos. Sem as abelhas, a vida como a conhecemos, possivelmente não existiria. O SILÊNCIO DAS ABELHAS – (parte 1/6 – documentário especial legendado) http://www.youtube.com/watch?v=rag4fV1BCM8 RIO – O desaparecimento de mais de um quarto das 2,4 milhões de colônias de abelhas dos Estados Unidos está intrigando cientistas de todo o país, segundo reportagem do… Read more »

Anônimo
Anônimo
2 novembro de 2009 7:25 pm

Conferência sobre o clima em Copenhagen 2009: O ex-conselheiro de Margaret Thatcher fez uma palestra na Universidade Bethel, em St. Paul, Minnesota, no início deste mês que causou enorme alvoroço. Pela primeira vez, o público ouviu falar sobre as 181 páginas, datadas de 15 de setembro, que compõem a Convenção sobre o Framework das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, um rascunho do que pode ser assinado em dezembro. Até agora, o vídeo de sua palestra teve mais de um milhão de acessos no YouTube. E ele merece mais milhões de acessos, porque Lord Monckton adverte que o objetivo do projeto… Read more »

Anônimo
Anônimo
7 outubro de 2009 12:12 am

“A ganância omite a prudência e a verdade” DUBAILAND – falso paraíso chamado Dubai O xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, o soberano de Dubai, vendeu-a ao mundo como a cidade das Mil e Uma Luzes, uma Sangri-lá do Oriente Médio protegida das tempestades de areia que assolam a região. É abril de 2009 e alguma coisa está mudando no sorriso do xeque Mohammed. Nessa terra do Nunca edificada num extremo do mundo, as rachaduras começam a aparecer. Dubai é uma metáfora viva do mundo globalizado neoliberal que pode estar desmoronando. Entre os guindastes espalhados por toda parte, muitos estão… Read more »

Maíra
Maíra
24 novembro de 2009 3:53 pm

Oi Coringa,
O tema sobre o desaparecimento das abelhas foi comentado no programa ‘SuperPop’, ontem, 23/11/2009.
“Luciana Gimenez comandou um debate com pesquisadores e representantes de diferentes religiões sobre a teoria de que o mundo acabará em 2012.”
Será que Albert Einstein estava certo quando disse que se “as abelhas desaparecessem, a humanidade seguiria o mesmo rumo em um período de 4 anos”?
Só que ninguém sabe em quanto tempo ocorrerá o desaparecimento total das abelhas.

Maíra
Maíra
25 novembro de 2009 2:22 pm

Oi Coringa, tudo bem sim!
Uma previsão para 2035 é até bastante razoável. Digo isto em relação à expectativa de vida para a civilização humana. Se bem que os acontecimentos atuais indicam que a extinção poderá ocorrer muito antes. A não ser que a gente faça algo …

Sabemos que somos mortais e, então, podemos morrer a qualquer momento, mas a preocupação é se a raça humana será extinta do planeta. Isto causa desesperança e falta de motivação para construir um futuro, eu acho!
Abraços

Coriga
Coriga
24 novembro de 2009 4:56 pm

Oi Maíra, td legal?

Não sei dizer se Einstein está certo ou não. Esta frase atribuída à ele, encontra-se em alguns jornais europeus que abordaram a questão. Há também uma estimativa, num outro site (que não lembro o nome agora), onde prevê que até o ano 2035 as abelhas nos EUA estariam extintas.

ps:E anteontem ainda assisti o filme (drama – indicado pelo cara da locadora)> “A Vida Secreta das Abelhas”…rs.

abs

Coringa
Coringa
2 junho de 2010 3:42 am

Complemento ref comentários: -novembro 23, 2009 11:42 PM -dezembro 20, 2009 1:10 PM -janeiro 11, 2010 9:26 PM -Celulares estariam reduzindo populações de abelhas Declínio em populações do inseto é observado em países da Europa e nos Estados Unidos- A diminuição da população de abelhas na Europa e América do Norte pode estar sendo provocada pela radiação de telefones celulares. A conclusão é de dois pesquisadores da Universidade Chandigarh’s Punjab, da Índia, que acredita que a rede de telefonia móvel estaria interferindo no senso de navegação dos insetos. A pesquisa foi publicada na semana passada na última edição do periódico… Read more »

Anônimo
Anônimo
23 novembro de 2010 2:08 pm

Poluição em Pequim assusta! 1,2 mil novos carros chegando às ruas da capital diariamente.

vídeo da BBC:
http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/video+pequim+enfrenta+nuvem+de+poluicao/n1237830614286.html

Anônimo
Anônimo
11 janeiro de 2010 9:26 pm

Cientistas franceses instalam equipamento em abelhas para monitorá-las, obter detalhes de seu comportamento e tentar determinar as causas de seu desaparecimento em colmeias de todo o mundo

http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1707683-5809,00.html

Anônimo
Anônimo
20 dezembro de 2009 1:10 pm

(09/11/09) Uma pesquisa brasileira revela que a abelha da espécie Bombus bellicosus, popularmente conhecida como mamangava, pode estar extinta localmente no Brasil. O inseto, originalmente encontrado em áreas de vegetação campestre no Sul do país, desapareceu do Paraná, onde era muito abundante, e ainda se mantém no Uruguai e Argentina. Segundo os cientistas, a principal causa para seu extermínio em território nacional é o aquecimento global, seguido de outros fatores como a poluição e as mudanças em seu hábitat. (…) A extinção de abelhas é um fenômeno observado em todo o planeta nos últimos anos. Somente entre 1950 e 2000,… Read more »

Anônimo
Anônimo
7 dezembro de 2009 1:15 pm

Este link abaixo é do site de Elena Filatova: http://elenafilatova.com/ (inglês) http://www.angelfire.com/extreme4/kiddofspeed/index_port.html (português) Elena Filatova é uma ucraniana que, entre 2003 e 2005, fez uma viagem de moto por todas as áreas contaminadas pela radiação de Chernobyl. Em 2004/2005, seu site foi um dos mais visitados do mundo, recebendo retaliações do governo ucraniano e bielorrusso, que acusaram suas fotos de terem sido manipuladas e sua viagem jamais existido. Ela voltou a região em 2007 e 2008 para fazer duas reportagens fotográficas na região. Elena Filatova, ou “KidOfSpeed”, é uma das pessoas que mais escreveram sobre a “Zona Morta” – área… Read more »

Coringa
Coringa
7 dezembro de 2009 1:45 am

A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CHERNOBYL (parte 2/2) Chernobyl foi um “acidente” (monumental irresponsabilidade) com UM ÚNICO reator nuclear, cujas consequências ainda são enfrentadas em nossos dias! O número de contaminados(*2), deformados e condenados à morte é descomunal (incluindo crianças nascidas hoje). Há certas áreas naquela região onde JAMAIS haverá vida novamente. A AMEAÇA AINDA CONTINUA. A radiação persiste altíssima (100 vezes acima do normal) e mesmo assim, a lição de Chernobyl parece que está sendo esquecida. O ‘sarcófago’ que foi construído (ao redor do plutônio de Chernobyl), para durar 30 anos, está em estado de degradação, enfraquecida pela chuva e… Read more »

Coringa
Coringa
7 dezembro de 2009 1:39 am

Isto me preocupa….e muito! A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CHERNOBYL (parte 1/2) Poucas pessoas colocavam em dúvida a segurança da usina de Chernobyl. As autoridades diziam que um acidente naquela central nuclear era impossível. Em 1985, o engenheiro-chefe de Chernobyl, Nicolai Fomin, declarava para a revista ‘Soviet Life’ que a usina era absolutamente segura, tanto para as pessoas quanto para o ambiente. Dizia ele: “… Mesmo que acontecesse o impossível, os sistemas de controle automático e de segurança desligariam o reator em questão de segundos. A usina tem sistemas de emergência para refrigeração do núcleo, além de diversos outros dispositivos tecnológicos… Read more »

Coringa
Coringa
2 novembro de 2009 11:17 pm

Estamos diante de um momento e contexto extremamente complexos! Que as luzes da Liberdade, Justiça, Responsabilidade e Amor, iluminem, orientem, conduzam e inspirem as ações e decisões de todos os envolvidos nesta Conferência, para o bem da humanidade. Que assim seja! ====================================== “…Diante deste novo milênio que se inicia, a humanidade, altamente tecnológica e em crise, nos múltiplos âmbitos da vida e da sociedade terá de aprender a integrar e harmonizar seu coração com o mundo que o rodeia. Eis um momento de criação de pontes, de resgate do essencial que anima e vivifica todas as culturas, desde o começo… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.