RESSURREIÇÃO DE CRISTO

ressureicao cristo

Um dos pilares da fé cristã é a ressurreição de Jesus: O Deus que se fez Homem, e que venceu a carne, a morte, a prova cabal de sua natureza Divina, imaculada. Claro que para quem acompanha o blog esse aspecto de Jesus é tão importante quanto saber se ele foi ou não casado, ou seja: é pura especulação e curiosidade infantil que não acrescenta nada à figura majestosa deste que se tornou imortal pelo que pregou e FEZ, com sua atitude diante da vida e dos seus semelhantes, e não pelos prodígios atribuídos a ele.

MAS, como sou chato e curioso, fico sempre tentado a investigar esses aspectos aparentemente banais do ponto de vista espiritual, mas interessantíssimos do ponto de vista social e mitológico. Fico imaginando como um fato vai ganhando corpo e sendo contado e recontado até chegar à sua forma final, como a lenda do Rei Arthur… Mas cá estou tergiversando… Vamos voltar ao assunto: Jesus Cristo ressuscitou mesmo?

Vamos adentrar o terreno movediço da especulação, mas calcado nas escrituras, o que nos dá pelo menos a sustentação teológica (na falta de alguma estrutura histórica). Curiosamente, o fato que dá mais credibilidade à ressurreição de Jesus é a incredibilidade dos apóstolos! Sim, porque foi através deles que a história foi passada adiante, até serem escritos mais de 40 anos depois na sua forma final, nos evangelhos canônicos. Quando você conta uma história pra convencer alguém, a tendência é enaltecer seu próprio personagem, ou mostrar confiança naquilo que você está pregando. Mas isso não ocorre com os discípulos que, com encantadora simplicidade, deixaram transparecer nos seus relatos (mais tarde transcritos nos diversos evangelhos) todas as suas dúvidas, teimosias, inocência e (por que não dizer) estupidez diante do Deus Vivo. Eles eram provavelmente as últimas pessoas a acreditarem na possibilidade da ressurreição de Jesus, mesmo tendo presenciado todos os “milagres” dele – como o de Lázaro -, mesmo tendo ouvido o próprio Jesus falar que voltaria, e duvidando até mesmo quando as mulheres chegaram até eles contando que Jesus revivera!

Antes de começarmos, por que raios Jesus deu essa demonstração de poder, subvertendo as leis conhecidas da natureza de forma tão radical? Para que se cumprissem as escrituras. Ele veio cumprir tintim por tintim todos os requisitos necessários para ser o Messias do seu povo (o judeu), seguindo os relatos escritos dos profetas de Israel, mesmo os mais bizarros, como aquele negócio do burrinho entrando em Jerusalém. Ele mesmo dizia que estava cumprindo as escrituras, só que os apóstolos eram tão burros, mas tão burros, que quando viram a sepultura vazia não sacaram na hora que aquilo era o preenchimento do último item da “lista”, e acharam que alguém tinha roubado o corpo!

Mas, o que pode ter acontecido de verdade na ressurreição? Trabalharemos com duas hipóteses: uma, que o corpo voltou à vida; outra, que foi uma materialização perfeita do seu perispírito.

O objetivo de Jesus era mostrar-se ressurrecto, e não como uma alma-penada (coisa não muito bem vista no judaísmo). Mas uma característica desse “corpo glorioso” de Jesus era o fato de aparecer e desaparecer em qualquer lugar, coisa que Jesus não fazia antes da crucificação. E, estivesse ele em carne-e-osso desde que levantou da tumba, por que ele disse a Maria Madalena (a primeira a chegar na tumba, no terceiro dia) que não a tocasse? A hipótese da materialização ganha força se pensarmos que, na madrugada do terceiro dia, a materialização (indispensável para o convencimento) não estivesse totalmente concluída. Só que, em Mateus 28:9, está relatado que as discípulas chegaram a tocá-lo: “E eis que Jesus lhes veio ao encontro, dizendo: Salve. E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram.”

jesus no mar quadro
Jesus no Tiberíades (ou qualquer outra coisa que o pintor, que no caso sou eu, disser que é)

Em Lucas 24 vemos que, neste mesmo dia, no final da tarde, Cleopas e uma outra pessoa iam a caminho de Emaús quando puxaram conversa com um peregrino, que eles não reconheceram como sendo Jesus. Engraçado que Jesus foi puxando conversa como se não conhecesse a própria história da crucificação e morte de Jesus (hehehe). Os dois ainda reclamaram dizendo que esperavam que Jesus fosse livrar Israel, mas morreu e estavam no terceiro dia e tudo o que sabiam é que algumas mulheres o viram (ou seja, naquela época, o mesmo que ninguém, já que as mulheres gozavam da reputação de mentirosas, ardilosas, vis e encrenqueiras). Nesse momento Jesus aproveitou pra dar um corretivo, dizendo: “Ignorantes e lentos pra compreender tudo o que os profetas disseram! Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória?” E, começando por Moisés e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. Ainda assim os dois não atinaram que poderia ser Jesus! Estava anoitecendo e os dois chegaram em casa, e por educação os dois convidaram o peregrino a pernoitar ali. Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lhes dava. Era o mesmo ritual que Jesus fazia com seus apóstolos! Só então eles o reconheceram e, nesse momento, Jesus desapareceu diante deles (Puf!).

Na mesma hora os dois correram de volta pra Jerusalém pra avisar aos apóstolos. Enquanto ainda falavam nisso, o próprio Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: “Paz seja convosco”. Mas eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. Ele, porém, lhes disse: “Por que estais perturbados? E por que surgem dúvidas em vossos corações? Olhai as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede; porque um espírito não tem carne nem ossos, como percebeis que eu tenho”. E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. Não acreditando eles ainda por causa da alegria, e estando admirados, perguntou-lhes Jesus: “Tendes aqui alguma coisa que comer?” Então lhe deram um pedaço de peixe assado, o qual ele tomou e comeu diante deles.

O chato do Tomé (que perdeu a aparição) ficou achando que eles viram algum espírito, alucinação coletiva ou algo assim, e eis que 8 dias depois Jesus aparece novamente, do nada, no meio de uma sala fechada:

“Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente (seu bosta!). Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: (Só) Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.”

João 20:26-29

Por tudo isso vemos que a hipótese segundo a qual a ressurreição teria sido um “produto” da fé (ou da credulidade) dos apóstolos carece de consistência. Muito pelo contrário, a fé que tinham na Ressurreição nasceu da experiência direta da realidade de Jesus ressuscitado.

Depois disto Jesus manifestou-se outra vez aos discípulos junto ao mar de Tiberíades (João 21) e continuou aparecendo por 40 dias, inclusive na frente de 500 pessoas (segundo Paulo de Tarso, em 1Co 15:6).

Como poderia um corpo físico aparecer e desaparecer? Estaria ele entrando e saindo de “portais” para outro espaço ou tempo? Esse fenômeno mais se assemelha ao teleporte. Temos o Sai Baba, que faz objetos reais (que de fato existem em algum lugar) aparecerem do nada em suas mãos. Também há casos de poltergeist onde objetos de uma casa aparecem espalhados, mesmo os que estavam trancados com chave. Mas a hipótese de um corpo físico que entra e sai da nossa “dimensão” perde força quando vemos Atos de João 93, onde ele narra seu encontro com Jesus ressuscitado: “E conto mais uma glória, irmãos; algumas vezes, quando o tocava, sua substância era imaterial e incorpórea… como se não existisse de forma alguma”. Na mesma passagem, João procurou por pegadas de Jesus, mas não as encontrou. Ora, essas características mais se assemelham ao de um espírito semimaterializado, que pode (alocando energia suficiente) se materializar por completo, com carne, ossos e sangue, mas não por muito tempo. No espiritismo temos relatos de casos de materialização, onde objetos aparecem com todas as suas características físicas (inclusive com a tentativa de um espírito explicar o processo nesse artigo). Há na literatura espírita o relato de uma mulher desencarnada que aparecia totalmente materializada para um pesquisador, valendo-se da energia de uma médium. O pesquisador conseguiu que o espírito o acompanhasse até um consultório médico e, enquanto andavam na rua, foi até mesmo cortejada por alguns homens. O mais impressionante é que, no consultório, ela foi analisada por uma ginecologista (que não sabia da “condição” desta “paciente”) e não havia nada de diferente nela.

Algumas das materializações mais surpreendentes da época foram produzidas pelas médiuns Eva Carrière e Eusapia Palladino. Mesmo com um histórico polêmico quanto à autenticidade de suas manifestações, a produção de ectoplasmia das médiuns foi fotografada e analisada. Um evento notável em sua extensão e nas consequências científico-espirituais foi o ocorrido em 1913, durante uma convenção espírita em Moscou. Nela, um grupo de investigadores perguntou a um espírito materializado se havia algum problema em se realizar uma intervenção cirúrgica em seus antebraços ectoplasmáticos, para que pudessem ver a substância da qual eram compostos. Ele aceitou, impondo como condição que ele iria se preparar para que o médium nada sofresse no processo. Após cinco meses, os investigadores e o médium voltaram a se reunir, e a operação foi realizada. Em um dos antebraços os pesquisadores encontraram uma constituição perfeitamente humana (ossos, nervos, sangue, etc), enquanto o outro era formado por uma substância gelatinosa, clássica nos casos de ectoplasmia, e sem definição de partes constituintes.

Paulo de Tarso compreendeu essa natureza especial do corpo glorioso de Jesus quando escreveu:

“Mas alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? E com que qualidade de corpo vêm? Insensato! O que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer. E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como o de trigo, ou o de outra qualquer semente. Mas Deus lhe dá um corpo como lhe aprouve, e a cada uma das sementes um corpo próprio. Nem toda carne é uma mesma carne; mas uma é a carne dos homens, outra a carne dos animais domésticos, outra a das aves e outra a dos peixes. Também há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. Uma é a glória do sol, outra a glória da lua e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela. Assim também é a ressurreição, é semeado em corrupção, e é ressuscitado em incorrupção. Semeia-se em desonra, é ressuscitado em glória. Semeia-se em fraqueza, é ressuscitado em poder. Semeado corpo natural, é ressuscitado corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente; o último Adão, espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, sendo da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Qual o terreno, tais também os terrenos; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, traremos também a imagem do celestial. Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção.”

1Coríntios 15:35-50

Referência:
Rompendo a fronteira física (explicando a ectoplasmia);
A aparição de Jesus depois da morte (texto espírita);
Ressurreição de Jesus (texto católico);
Materialização completa (segundo Padre Quevedo)

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
47 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Sandra
Sandra
10 junho de 2005 10:06 pm

A vida nada mais é que o amor existencial… A razão é o amor que pondera… O estudo é o amor que analisa… A ciência é o amor que investiga… A filosofia é o amor que pensa… A religião é o amor que busca Deus… A verdade é o amor que se eterniza… O ideal é o amor que se eleva… A fé é o amor que se transcende… A esperança é o amor que sonha… A caridade é o amor que auxilia… A fraternidade é o amor que se expande… O sacrifício é o amor que se esforça… A… Read more »

Fellini
Fellini
6 junho de 2011 12:38 am

Interessante.
Mas a matéria é curta.
O que será que ela pode nos contar após ficar 20 minutos morta?

Viu Jesus? Moises? A luz no tunel?Dialogou com os seres do astral superior?

Alguem tem que entrevistar mais detalhadamente essa senhora e registar suas impressões enquanto ser não-vivente.

O pastor David Miranda ressucistou um rapaz que estava morto fazia uma hora, donde, apos reviver, segui-se o seguinte dialogo:

– Rapaz, vc viu quando vc morreu?
– Nadinha.

😀

http://www.youtube.com/watch?v=sidR7hOwdJk&feature=related

Tai
Tai
21 junho de 2005 1:49 pm

Um livro que tb me lembro que cita que em um plano mais elevado, se troca de corpo como trocamos de roupa e violetas na janela, e esse tb faz citacao sobre materializacao de objetos.

Anônimo
Anônimo
19 junho de 2005 10:45 am

Prezado Sr. S.Matrix,

Muita paz e muita luz!

O livro mais completo que conheço sobre tudo que se relacione ao nosso planeta é “O Livro de Urantia”, cuja Parte IV trata “A Vida e os Ensinamentos de Jesus”. Vale a pena conferir, caso o senhor não conheça, e divulgar no seu blog.

Baba abençoe a todos!

Ale
Ale
14 junho de 2005 5:23 pm

O difícil do amor incondicional, é que são raros os que sabem o que é amor, e muitos, acham ser incondicionais quando não o são… Ou têm um sentimento de possessão aos objetos amados, ou querem proteger tanto, que acabam tentando proteger da própria evolução, impedindo mudanças, ou tentando comandar no livre-arbítreo.

A escuridão não é a falta de luz, mas a falta de visão, a luz está ali, mas só a vê quem quer…

O ódio não é a falta de amor, mas a falta de sintonia com ele…

Dunedain
Dunedain
13 junho de 2005 10:27 pm

Sandra, falei com a relação a massa “amai ao próximo como a ti mesmo” lema da cristandade, e o que vemos por aí? falo é nada…
filantropia mascarada na misantropia.

Desculpe qualquer coisa.
Abraços

Joel Cipriano
Joel Cipriano
12 junho de 2005 11:55 am

Romanos 1:19-25

Sandra
Sandra
12 junho de 2005 11:32 am

Puxa,Dune!!Não generaliza!!Eu faço!!!!
Ou, pelo menos tento amar as pessoas incondicionalmente,tem dias que acordo e tenho vontade de sair abraçando todo mundo,é uma questão de “vibração”…o universo é mental!!!!
bjs meu querido amigo!
Muita luz!!!!

Daniela
Daniela
12 junho de 2005 12:10 pm

A mesma explicação de Ramatís está no livro “Vida de Jesus contada por êle mesmo”.Estranho isto,não?

Dunedain
Dunedain
11 junho de 2005 9:12 pm

Não concordo, mas tudo bem.

Esse tal de amor incondicional é a coisa mais bela do mundo, todo mundo diz isso, mas quem faz isso?

Iva
Iva
11 junho de 2005 6:48 pm

Uma vez li que os seres celestiais que eram responsáveis pelo corpo de Jesus, pediram ao dirigentes dos Universos e foram atendidos no sentido do corpo de Jesus não ficar deteriorando como seria normal a um terrestre, pois eles não queriam assistir esta decomposição do corpo do Ser Criador dos Universos, e foi concedido que eles ativassem o tempo em volta do corpo para que a decomposição fosse feita em milésimos de segundos, depois de feito isto, ficou então somente a vestimenta em cima da tumba, e o corpo que todos viram aparecer como o Ser Ressuscitado é o corpo… Read more »

Antonio Marques
Antonio Marques
23 junho de 2005 10:22 am

Jesus Cristo, não precisava ter ressucitado como prega o cristianismo para salvar a humanidade, o que os homens devem fazer para ser salvo, é tomarem consciencia de que são eternos pois todos somos emanação do Eterno, sendo assim, todos somos eternos, pois que a nossa essencia, é a mesma do Eetrno (Deus)o mestre Jesus como ser altamente evoluido veio nos ajudar a evoluirmos também pela tomada de consciencia de que “Eu e Pai Somos Um” E vivermos de acordo com esta realidade isto sim é a verdeira ressurreição de uma morte que é um estado de vida sem hamonia com… Read more »

Neenfa
Neenfa
24 junho de 2005 5:36 pm

Hoje foi o dia que descobri esse blog… estou encantada com tudo, nada poderia despertar-me tanta afinidade.
Minhas mais sinceras reverencias a Acid, vez que é o dono da idéia.
Confesso que (como não poderia ser diferente), a partir de hj sempre estaria por aqui.
Deus Sempre.

Guilherme
Guilherme
21 julho de 2007 7:47 pm

Os evangelhos relatam outras ressurreições, não somente a do cristo. Por que não acontece mais? Uma PESSOA é o seu fisico e seu intelecto, então quando ressuscitar tera orgãos genitais e seus hormonios? Quando morremos nossos eletrons passam a outros seres, então quando ressuscitarmos esses seres se desintegrarão? O orgão doado virá em qual corpo? A verdade não é fé. Não é porque eu acredito que isto virou verdade. Sendo assim cabe também a reencarnação. Verdade é prova. A imaginação humana é fertil. E a estória do cristo tem tudo para ser fantasia.

NEO
NEO
15 maio de 2007 11:59 am

Meu caro bel,concordo com você,ninquém morre por uma mentira mais morre por um mito;e o cristianismo é esse mito,cheio de lendas,se você conversar com pessoas mais velhas (principalment e da zona rural)elas lhe contarão estórias fantasticas de sacis,caioporas,duendes,etc.Vai falar que isso é mentira (MESMO SENDO!)poi faz parte da cultura e do imaginário de um povo.E a questão da persequição em Roma realmente houve só que o evangelho foi divulgado as escondidas tempos depois,ou seja é o que diz uma suma nazista:UMA MENTIRA REPETIDAS VÁRIA VEZES SE TORNA VERDADE.E o que é interessante no cristianismo,é a coragem dos que acreditam mesmo… Read more »

Belmonte
Belmonte
27 fevereiro de 2007 10:58 pm

Caro Neo, naquele tempo o cristianismo nem existia.s poucos discipulos estavam se borrando de medo de Roma e dos próprios judeus. Só passaram a falar de Cristo aos o verem se assim não fosse eles voltariam às sua vidinhas simples de antes. No entanto foram em frente pregando as boas novas que findou em sua grande maioria em mortes terríveis. Ninguém mrre por uma mentira.

NEO
NEO
10 janeiro de 2007 10:02 am

O cristianismo sem a idéia de “ressureição”,não seria uma potência.Tendo assim que forjar uma possivél ressureição(ME DESCUPEM OS CRISTÃOS,MAS FALAR A VERDADE É PRECISSO)Jesus teve seu corpo escondido pelos apostolos,que depois sairam espalhando a noticia que seu rabi,havia ressucitado,tudo isso consolidou o cristianismo,pois se a vedade viesse à tona o cristianismo enfraqueceria,podendo assim ficar fadado até desaparecer,mas como toda religião é constituida sob a égide do mistíco e do mítico,com o cristianismo não foi diferente,formando assim uma das maiores religiões monotéistas da história,por favor senhores abram os olhos!saiam da matrix!!!!

Ninguém
Ninguém
16 fevereiro de 2006 9:00 pm

Quase 4/5 de toda a humanidade acredita na ressureição de Jeusus como um fato. Mas, claro, estão todos errados, iludidos. Apenas uma pequeníssima e insignificante(numericamente falando) seita autodenominada espírita, que não acredita que as leis da física possam ser transgredidas ( mesmo qundo há incontáveis provas em sentido contrário ) , é capaz de nos esclarecer exatamente, em minúcias, como foi q tudo aconteceu naquele túmulo , há mais de 2000 anos. Impressionante…

Mas, será..? Deixa pra lá, vai.

DEUS nos ajude a todos.

Rita
Rita
7 fevereiro de 2006 2:05 pm

Ok, concordo q o mais importante é o que Ele ensinou e fez. Sei que existe uma celeuma muito grande sobre a ressureição… Eu particulamente tenho fé na ressureição de Cristo. Depois de ler o artigo acima, sobre a ressureição e a citação sobre materialização de espiritos e etc, minha unica duvida (que também não mudara minha crença) é: o que foi feito do corpo de Cristo. O corpo de carne e osso mortal.???
Acaso os outros casos citados para ilustração houve uma transformação do corpo fisico em corpo glorioso?

samir
samir
29 setembro de 2005 1:46 pm

Tema interessante sobre a ressureição de Jesus. Acho que faltou aqui analizarmos a parte simbolica de toda esta narrativa. Na verdade Cristo jamais foi crucificado. A historia de Jesus é a nossa própria historia. O jesus carnal que morreu crucificado representa a eliminação da idéia de pecado da humanidade (uma vez que o pecado não existe originariamente, pois Deus não o criou)a ressurreição de Cristo é a manifestação da nossa Imagem Verdadeira (que é uma com o Absoluto). O interessante é que Jesus veio para eliminar esta idéia erronea de pecado mas infelizmente ainda nos dias de hoje as pessoas… Read more »

Titanico
Titanico
2 julho de 2005 11:56 pm

Fala Incógnito…

Vc acertou sobre o livro… é essa mesma a visão.
Mas, por tudo o que já tentei entender sobre os discípulos, acho-os com boa vontade, mas muito “lerdos” no pensar até a morte do Mestre.
Portanto, não acho crível que eles tivessem pensado “tão longe” para proteger o que quer que fosse.
Eles estavam tão atordoados e em tão grande estado de choque, que só pensavam em se esconder.

Mas, sempre haverá a dúvida…

Além disso, a visão do Ramatís é meio estranha em algumas passagens.

Abraços…

Incógnito
Incógnito
2 julho de 2005 5:27 pm

Se não me falha a memória ( e por favor, se estiver incorreto me corrijam), no livro “O Sublime Peregrino” de Ramatis, ele diz que Jesus foi transportado à noite, da tumba de onde se encontrava para o jasigo da família de José de Arimatéia, pois os dissípulos temiam que a tumba podia ser violada e o corpo ser arrastado peals ruas e podteriormente abandonado aos abutres, como acontecia geralmente com os crucificados da época. O mais interessante é que, segundo um amigo meu, o mesmo que me emprestou o tal livro, em uma edição da revista Superinteressante trazia um… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
13 junho de 2005 1:51 pm

Fantástico, Tacitus. E o livro dos espíritos endossa:
Questão 94: “Passando de um mundo para outro, o Espírito troca seu envoltório, como mudais de roupa.”

Questão 187: “O Espírito se reveste da matéria própria de cada mundo.”

Tacitus
Tacitus
13 junho de 2005 10:10 am

Acid Aqui vai mais alguns dados acerca do corpo espiritual de Jesus: No cap. VI da obra De Carne Christi, Tertuliano assim se manifesta: “Os anjos tem um corpoque lhes é próprio e que se pode transfigurar em carne humana, eles podem por certo tempo, tornar-se perceptíveis aos homens e com eles comunicar visivelmente.” Da mesma forma, no Zohar, a ntiga compilação da sabedoria rabínico-judaica: “Quando os mensageiros do Santo, bendito seja!, descem para esse baixo mundo, são revestidos de um corpo que os assemelha aos seres daqui, pois deve-se sempre estar de acordo com o lugar aonde se está”… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
10 junho de 2005 1:19 pm

Puxa, Tácitus, que legal esses textos! Eu não sei quase nada sobre os primeiros estudiosos cristãos, mas sabia que eles eram bem mais abertos a essas questões espirituais. Foi nos últimos séculos que a Igreja Católica ficou mais exclusivista com seus fenômenos. Não têm a menor vontade de procurar trazer luz ao “mistério” da fé.

Marcio
Marcio
10 junho de 2005 12:52 pm

Eu não estou muito preocupado com a forma como ocorreu a ‘ressurreição’ e as prováveis aparições aos discípulos. Mas eu acredito nos ‘fatos’ narrados por JJ Benítez na Operação Cavalo de Tróia, inclusive as dezenas de aparições aos discípulos e povo da região…
O importante em Jesus é a mensagem e o exemplo, não os detalhes…

Tacitus
Tacitus
10 junho de 2005 12:05 pm

Calma Acid, dê um tempo para respirarmos e pesquisarmos. Somos simples mortais!… …e, aproveitando o momento, devo reconhecer: não conhecia essa belíssima passagem de Paulo utilizada no final de sua mensagem como chave de ouro. No entanto, João de Tessalônica afirmava que, “os anjos, os arcanjos e também as almas são, na verdade, espirituais, mas não são privadas de corpos. São dotadas de um corpo tênue, aéreo, igneo.” Da mesma forma, Hilário de Poitiers, ou São Hilário para os amigos Católicos, afirmava, ipses literis: “Não há coisa alguma na Natureza e na Criação, seja no céu, seja na terra, seja… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
10 junho de 2005 12:38 am

Bem-vindo, paz. TODOS são bem-vindos a comentar, acrescentar, ajudar. Aqui não é um clubinho de egos, estamos formando algo multifacetado que vai nos ajudar a VER melhor o mundo, e todos vocês são parte disso.

Tiza: eu acho, sim 😛 Mas respeito quem não acha @}‑;‑‑‑

Dunedain
Dunedain
9 junho de 2005 11:58 pm

Sempre as mesmas especulações sobre essa entidade de merda…

🙂

Anônimo
Anônimo
9 junho de 2005 11:43 pm

Concordo Amiko, foi Santa OBEDIÊNCIA ,e quem obedece a Deus se liberta dos homens.

Anônimo
Anônimo
9 junho de 2005 11:10 pm

“por que raios Jesus deu essa demonstração de poder, subvertendo as leis conhecidas da natureza de forma tão radical?” – Tenho uma opinião sobre isso. Acho que ele deu demonstração de poder sim, mas do poder do ‘Pai”. Deixando-se imolar, Jesus deu à humanidade o maior exemplo possível de alguém que cumpre o ‘seja feita a Vossa vontade’. Se era aquela a vontade do Pai, que se cumprisse. Ele demonstrou com este gesto, o de entregar-se aos algozes, demonstrou completa e total confiança no Pai, e o fez acintosamente, de modo a mostrar à humanidade. Porque confiava e sabia que… Read more »

pazamorevida
pazamorevida
9 junho de 2005 10:21 pm

Bao noite à todos,é a primeira vez que comento nesse espaço mas, há muito venho acompanhando todos os posts.
Admiro a clareza de idéias aqui transmitidas, a forma pela qual os assuntos são tradados…enfim adoro navegar por aqui pois sempre aprendo algo novo!
Parabéns à todos !
Espero fazer parte dessa “família”
Desejo, do fundo do meu coração, paz,amor e vida…sempre!

tiza
tiza
9 junho de 2005 9:12 pm

Se Jesus não tivesse ressuscitado não seria o Cristo ,sem Cristo como existiria o Cristianismo !?!?
Isso lhe parece um detalhe banal ?

Titanico
Titanico
10 junho de 2005 2:50 pm

Fala Márcio… A “Operação Cavalo de Tróia” deixa a gente com várias pulgas atrás da orelha! Bem real os relatos… Faaaaaaaaala Builder! Não concordo com algumas visões do Ramatís… ele tenta trazer uma visão muito oriental para a Doutrina. Acredito que “deram” um fim sim no corpo do Mestre, só que um pouco da visão utilizada na “Operação Cavalo de Tróia”. Os discípulos, como meio “lentos” que eram, não iriam se preocupar de tentar levar o corpo para outro lugar. Até porque, temos que levar sim um fato histórico em consideração: o Sudário!!! A imagem que lá está (mesmo que… Read more »

Tacitus
Tacitus
10 junho de 2005 4:07 pm

Ave Acid

Tu demonstras conhecimento amplo em muitas questões.

Quanto a mim, engatinho, apenas…

Nosso amigo Titanico possui um conhecimento histórico mais aprimorado…

Mas estou me esforçando em pesquisar coisas interessantes.

No mais,vc está de parabens. Vc e todos que aqui manifestam suas idéias!

Força,Honra e Paz, irmão do combate!

Ave, Titanicus,frates meum…

Ave, Amikus et Acid, frates nostrum!

Que a paz esteja em nós!

Tacitus
Tacitus
10 junho de 2005 4:11 pm

segue uma errata:

pretendia dizer:

Que a paz esteja conosco!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 junho de 2005 10:51 pm

Os textos sobre mudanças dos pólos estão onde eles deveriam estar, no post sobre mudanças climáticas (Ainda me dei ao trabalho de buscar no google a página que ele colou pra colar apenas o link). Acessando a página de últimos comentários a pessoa fica a par de tudo o que está rolando no blog. Que tal o pessoal focar nos assuntos relacionados? Eu perco um tempão tendo de deletar comentários que só fazem aumentar o tamanho da página, dificultando a abertura de quem possui modem, consumindo mais banda, engordando o banco de dados SQL, poluindo a página, fazendo o leitor… Read more »

Anônimo
Anônimo
12 junho de 2005 7:03 pm

Basicamente, porque ele é o Allmighty MODERADOR!

Tacitus
Tacitus
13 junho de 2005 2:51 pm

Ave, Acid, Imperator Sapientiam Gostei de vê-lo citar o Livro dos Espíritos! Eu não fiz referência a ele pois, quando acessei pela primeira vez o Saindo da Matrix, li um comentário em que vc era criticado por fazer tais citações. Por isso me empenhei em descobrir fragmentos antigos em que os conceitos ali abordados se demonstram na história da humanidade. Por que os considero aceitáveis pela razão e pelo sentimento também… Como contribuição, aqui vão fragmentos do Srimad-Bragavad-Gita que atestam muito bem a questão do conhecimento em matéria espiritual: “O Bem-aventurado Senhor Krisna disse: “Um homem deve se elevar com… Read more »

Joel Cipriano
Joel Cipriano
12 junho de 2005 12:17 pm

Acid, onde estão os outros comentários? Excluiu pq?

Kendy
Kendy
11 junho de 2005 3:20 am

Só complementando, porque não saiu o caractere…

“…perceberemos que este pode ser regido pelo Amor Incondicional e daí passa a fazer sentido o lance de “Não há [aspecto negativo]. Há [aspecto positivo]”.

Kendy
Kendy
11 junho de 2005 3:17 am

Dunedain,
Acredito no seguinte:
Não há ódio. Há falta de amor;
Não há escuridão. Há falta de Luz; (com “L” maisculo mesmo)
Não há…

Isso parece ir contra o Yin/Yang oriental. Mas se formos analisar pelo aspecto mais completo, o Tao (me corrijam se estiver errado), perceberemos que este pode ser regido pelo Amor Incondicional e daí passa a fazer sentido o lance de “Não há <>. Há <>”.

Luz!
Paz!

Dunedain
Dunedain
11 junho de 2005 12:24 am

E finalmente, o amor que julgamos ser a antítese do ódio, nada mais é que o próprio ódio que viveu felizmente!

O ódio é necessário!
O amor é OPÇÃO!

S
S
10 junho de 2005 10:17 pm

Ramatís fala exatamente que, sendo o objetivo provar a “vitória sobre a morte”, o que Jesus fazia era mesmo materializar-se. (Vide O Sublime Peregrino).

Titanico
Titanico
10 junho de 2005 4:23 pm

Ave irmão Tácitus!

“Nosso amigo Titânico possui um conhecimento histórico mais aprimorado…”(sic)
Isso é uma brincadeira?
Perto de seus conhecimentos e sua cultura, sou apenas um Aprendiz, lapidando a pedra bruta da minha ignorância.
Quem dera eu tivesse metade de seus conhecimentos!

Com referência ao Acid, tu estás certo. Ele “demonstra conhecimento amplo em muitas questões”.

De qualquer forma, antigo Cavaleiro, mesmo sabendo que apenas aprendo contigo:
“Ego sum frater tuus, noli metuere. [Vulgata, Ester 15.12].
Sou teu irmão; não temas. “

Força sempre!

x-builder
x-builder
10 junho de 2005 7:52 am

Eu não acredito que Jesus tenha ressuscitado. Eu sou mais pendente a explicacao de Ramatis (Sublime Peregrino) de que o corpo de jesus foi enterrado em um esquife de prata. (Qdo tiver tempo transcreverei a explicacao do livro). Eventualmente nestes 3 dias seguintes após a crucificação de Jesus, poderia sim ter ocorrido manifestacoes de materializacao por ectoplasmia. Como acho que muitos milagres (não todos) de Jesus surgiram de boatos (tb explicado por Ramatis), nada mais natural falar que Jesus ressuscitou dos mortos. O que tb reforcaria esta ressurreiçao, seria uma profecia de que o messias levantaria a igreja em 3… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.