CREMAÇÃO NO ESPIRITISMO

Darth Vader sendo cremado

Há algum tempo passou no Fantástico um trecho do documentário da BBC Viagem Fantástica sobre a biologia humana. Diz lá que quando a pessoa morre, o cérebro demora até 32 horas horas pra “apagar” seus últimos neurônios. Já as células da pele ainda se dividem por 24 horas. Será que é nisso que se baseia o costume espírita de esperar 72 horas antes de cremar o corpo?

Emmanuel, no livro O Consolador (psicografado por Chico Xavier), quando lhe perguntam se o Espírito desencarnado pode sofrer com a cremação dos elementos cadavéricos, a resposta é a seguinte: “Na cremação, faz-se mister exercer a caridade com os cadáveres, procrastinando por mais horas o ato de destruição das vísceras materiais, pois, de certo modo, existem sempre muitos ecos de sensibilidade entre o espírito desencarnado e o corpo onde se extinguiu o tonus vital, nas primeiras horas posteriores ao desenlace, em vista dos fluidos orgânicos que ainda solicitam a alma para as sensações da existência material”.

Chico Xavier, ao ser indagado no programa Pinga Fogo quanto à cremação de corpos (que seria implantada no Brasil), respondeu: “Já ouvimos Emmanuel a esse respeito, e ele diz que a cremação é legítima para todos aqueles que a desejem, desde que haja um período de, pelo menos, 72 horas de expectação para a ocorrência em qualquer forno crematório, o que poderá se verificar com o depósito de despojos humanos em ambiente frio”.

Richard Simonetti, em seu trabalho Quem tem Medo da Morte (Gráfica S. João, Bauru, SP), registra que “nos fornos crematórios de São Paulo, espera-se o prazo legal de 24 horas, inobstante o regulamento permitir que o cadáver permaneça na câmara frigorífica pelo tempo que a família desejar”, observando que os “Espíritas costumam pedir três dias”, mas “há quem peça sete”.

Diz-se que, com o desencarne, os laços que unem o corpo físico com o perispírito se desfazem lentamente, a começar pelas extremidades e terminando nos órgãos principais, cérebro e coração. Assim, o desligamento total somente ocorre com o rompimento definitivo do último cordão fluídico que ainda liga ao corpo. Afirmam ainda que se o espírito estiver ligado ao corpo não sofrerá dores, porque o cadáver não transmite sensações ao espírito, mas transmite impressões extremamente desagradáveis, além do trauma decorrente do desligamento violento.

Allan Kardec, na questão 164 de O Livro dos Espíritos, faz a seguinte indagação:
– Todos os Espíritos experimentam, num mesmo grau e pelo mesmo tempo, a perturbação que se segue à separação da alma e do corpo?
E a resposta dos amigos espirituais é a seguinte:
– Não, pois isso depende da sua elevação. Aquele que já está depurado se reconhece quase imediatamente, porque se desprendeu da matéria durante a vida corpórea, enquanto que o homem carnal, cuja consciência não é pura, conserva por muito mais tempo a impressão da matéria.

Sócrates (o filósofo) respondia com justeza aos seus amigos que lhe perguntavam como ele queria ser enterrado:

“Enterrai-me como quiserdes, se puderdes apoderar-vos de mim“.

Sócrates

O vídeo do qual eu falei no começo do post é esse:

Viagem Fantástica do Corpo Humano, o incrível processo do Nascimento ate á morte

E abaixo (como bônus) uma lição de vida, cortesia de Steve Jobs (o fundador da Apple), em um discurso de formatura em Stanford, para o qual ele foi convidado:

Steve Jobs – Discurso Stanford 2005 – Legendado PT

bandeira da espanha Ler em espanhol (por Teresa)

Referência:
Portal do Espírito – Aspectos legais e espíritas da cremação

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
22 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Nantilde
Nantilde
10 setembro de 2010 4:15 pm

Muito legal o post. O vídeo que fala sobre o envelhecimento é bastante didático, mas sem dúvida, melancólico. Mostra como a passagem do tempo é rápida. Faz-nos lembrar que na vida, às vezes não há tempo para arrependimentos.Contudo, concordo quando diz-se que é a morte que abre caminho para o novo, embora esta questão também seja complicada. Tenho certeza que há muita gente morta em vida.

Anônimo
Anônimo
13 setembro de 2010 10:05 am

Muito bom o texto. Os budistas esperam muitos dias. A sabedoria antiga vê essas coisas. O “mundo” hoje privilegia a urgência para tudo.
Namastê

Camilo Martin
Camilo Martin
13 setembro de 2010 8:41 pm

Beleza Acid 🙂 Mas ainda tem o problema de padding no navegador que estou usando 🙁 (um fork do Chromium chamado SRWare Iron, quase igual ao Chrome exceto por não enviar dados pra Google). Em outros (IE7, FF3.5, Chrome 4, Safari 4, Opera 10) acabei de olhar e está ok. Nota: para testar vários navegadores sem ter que instalá-los, recomendo o site http://spoon.net/Browsers/ (usa uma máquina virtual extremadamente avançada que permite programas gigantes como o Eclipse rodarem antes mesmo de todo o programa ser baixado). Eu limpei o cache mas ainda parece que tem um padding: 32px; em estilo.css no… Read more »

Camilo Martin
Camilo Martin
14 setembro de 2010 8:10 pm

@Acid desculpa tem razão, o problema desapareceu 🙂

Pois é, acabo de ver e parece tudo feito a base de tables né? Tsc tsc… isso costuma ser difícil de consertar, mas verá como fica fácil a manutenção com layout CSS 😀

Lucas Vitório
Lucas Vitório
16 setembro de 2010 4:04 pm

Excelente post!
Nota 10

F.N.
F.N.
22 setembro de 2010 9:34 pm

Sou da opinião que diz a respeito de que nada conhecemos afinal, que não podemos tomar contato pelos nossos sentidos, ou pela lógica básica. Queremos criar fortalezas, mundos, universos, com regras, e acabamos esquecendo o hoje. O nada existencial é tão doloroso para a maioria, que nos obriga a ficar conjecturando milháres de coisas que não sabemos se é ou não real, se existe ou não. Não provaremos enquanto vivos. Então porque não discutimos coisas mais importantes para o hoje, que são: como amar mais e de forma mais intensa nossos “irmãos”, como ajudar o mendigo da esquina, logistica para… Read more »

Coringa
Coringa
23 setembro de 2010 2:06 am

É isso aí, F.N! 🙂

Stand By Me – Playing For Change (legendado)

“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”. “O sonho é ver as formas invisíveis da distância imprecisa e, com sensíveis movimentos da esperança e da vontade, buscar na linha fria do horizonte os beijos merecidos da Verdade”(!).

(Fernando Pessoa)

Ike, do âmago do vulcão
Ike, do âmago do vulcão
24 setembro de 2010 12:29 pm

F.N,

“[…]mas ficar séculos e séculos tentando provar algo que está fora da nossa capacidade, é perda de tempo.”

Como vc tomou “contato” (Já que não podemos perceber “pelos nossos sentidos, ou pela lógica básica”, e “percebeu” o “equívoco” da perda de tempo?!

“[…]Por isso prefiro manter neutralidade, e continuar fazendo o que Deus, se é que existe, realmente deseja que façamos.”

Como saber o que Deus quer, já que “não podemos tomar contato pelos nossos sentidos, ou pela lógica básica”?!

Como vc conseguiu tomar “contato” e perceber essas coisas?!

Roberto Vasconcelos
Roberto Vasconcelos
20 janeiro de 2011 6:46 pm

Que discurso foda esse do Steve Jobs. E, de fato, a morte é a melhor coisa que pode acontecer conosco. Ainda bem que morremos.

Anônimo
Anônimo
12 setembro de 2010 8:11 pm

Fantástico investiga código secreto de Chico Xavier

O programa deste domingo traz ainda depoimentos emocionantes de pessoas que encontraram conforto nas mensagens dele.

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1618054-15605,00-FANTASTICO+INVESTIGA+CODIGO+SECRETO+DE+CHICO+XAVIER.html

Overlord
Overlord
10 setembro de 2010 4:35 pm

tem muita coisa que hoje em dia e “novidade’ mas que os antigos já conheciam a muito tempo

Coringa
Coringa
11 setembro de 2010 4:24 am

Na ‘Mensagem dos Patrocinadores’ aqui, do SDM, constava: Vós sois as folhas e os ramos de uma mesma árvore, as gotas de um mesmo mar, as estrelas de um mesmo céu (Fé Bahai) Por isso, precisamos refletir e considerar questões como esta… On the turning Away (Pink Floyd Tribute – Live 2006) On The Turning Away (tradução) Pink Floyd Ao Virar as Costas Ao virar as costas Aos pálidos e oprimidos E as palavras que dizem Que não iremos entender Não aceite o que acontece é só um caso do sofrimento alheio ou você perceberá que está se juntando Ao… Read more »

Alemac
Alemac
11 setembro de 2010 6:10 am

Como sempre, ótimo post, Acid. Lembro do Chico citar esse assunto no pinga-fogo, como você disse no post. Será que há problema em eu transcrfeve-lo no meu blog sobre Espiritismo, Acid? Claro que com os devidos créditos a você e ao SDM.

Abraço.

Camilo Martin
Camilo Martin
11 setembro de 2010 8:58 am

Nossa, estou surpreso com um Steve Jobs que não sabia que existia.

Camilo Martin
Camilo Martin
11 setembro de 2010 9:01 am

Numa nota à parte, Acid, acho que a página de comentários tem alguns problemas de layout (como o avatar que fica com muito padding e uma linha cinza em volta. E o botão de “Publicar”, em vez de pedir pro usuário só clicar uma vez, dá pra desabilitar por Javascript quando clicar…

Alfa
Alfa
11 setembro de 2010 2:09 pm

o espiritismo e uma das doutrinas que eu mais admiro

El Garnizé
El Garnizé
11 setembro de 2010 8:04 pm

Interessante. No budismo tibetano também é feita a recomendação que não se deve pertubar o corpo por 3 dias.

“Once the consciousness has left the body (which, as mentioned earlier, can take up to three days) it doesn’t matter how the body is disposed of or handled (including the carrying out of a post-mortem examination) because in effect it has just become an empty shell.

However, if the body is disposed of before the consciousness has left, this will obviously be very disturbing for the person who is going through the final stages of psychological dissolution.”

http://www.buddhanet.net/deathtib.htm

Nagzoks
Nagzoks
12 setembro de 2010 12:24 am

Gostei da foto do Darth Vader!

Camilo Martin
Camilo Martin
12 setembro de 2010 1:25 am

Acabei de pensar num possível significado pra metáfora de “renaçer após 3 dias” (Jesus Cristo (Israel), Attis (Frígia), Horus (Egito), Mithra (Pérsia)…)

João
João
11 março de 2011 10:25 pm

Ver esse vídeo do Jobs me ajudou a criar a coragem a mudar de curso na faculdade que eu temia na época que não desse dinheiro, ainda não dá, mas adoro oque eu faço agora.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.