CÉREBRO (OU FALTA DELE) SURPREENDE MÉDICOS

Médicos franceses estão surpresos com a situação de um homem que leva uma vida normal apesar de ter um cérebro incrivelmente pequeno. O fato é possivelmente ocasionado pelo aparecimento de um espesso fluído em uma câmara craniana. A descoberta foi publicada na revista científica The Lancet, informou hoje o site da NewScientist.

Imagem compara um cérebro normal, à direita, com o cérebro do homem. O espaço escuro é o fluido que preenche grande parte dos ventrículos laterais.

Imagens obtidas por ressonância magnética mostraram que o tecido cerebral ocupa apenas um espaço tão fino quanto uma folha de papel. “É difícil dizer qual a exata porcentagem de redução do cérebro, mas, visualmente, é possível afirmar que há uma redução de entre 50% e 75% em relação ao tamanho normal, disse Lionel Feuillet, neurologista da Mediterranean University, localizada em Marselha, na França.

O homem, que tem 44 anos, é casado e tem dois filhos, foi ao hospital depois de sentir uma leve fraqueza na perna esquerda. Quando seu histórico foi verificado, a equipe médica descobriu que, durante a infância, ele foi submetido a um procedimento para drenar água no cérebro. Quando realizaram uma tomografia computadorizada e uma ressonância magnética, os médicos ficaram surpresos ao ver uma grande dilatação dos ventrículos laterais – usualmente pequenas câmaras que guardam o fluido que protege o cérebro.

Testes de QI realizados no homem deram 75, resultado bem inferior à média 100. No entanto, ele não foi classificado como portador de algum tipo de retardado mental. “O que eu achei fantástico foi como o cérebro consegue lidar com algo completamente incompatível com a vida”, comentou Max Muenke, médico especialista em danos cerebrais do Instituto Nacional de Pesquisas do Genoma Humano.

Fonte: Terra.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
32 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.