Médicos franceses estão surpresos com a situação de um homem que leva uma vida normal apesar de ter um cérebro incrivelmente pequeno. O fato é possivelmente ocasionado pelo aparecimento de um espesso fluído em uma câmara craniana. A descoberta foi publicada na revista científica The Lancet, informou hoje o site da NewScientist.

Imagens obtidas por ressonância magnética mostraram que o tecido cerebral ocupa apenas um espaço tão fino quanto uma folha de papel. “É difícil dizer qual a exata porcentagem de redução do cérebro, mas, visualmente, é possível afirmar que há uma redução de entre 50% e 75% em relação ao tamanho normal, disse Lionel Feuillet, neurologista da Mediterranean University, localizada em Marselha, na França.
O homem, que tem 44 anos, é casado e tem dois filhos, foi ao hospital depois de sentir uma leve fraqueza na perna esquerda. Quando seu histórico foi verificado, a equipe médica descobriu que, durante a infância, ele foi submetido a um procedimento para drenar água no cérebro. Quando realizaram uma tomografia computadorizada e uma ressonância magnética, os médicos ficaram surpresos ao ver uma grande dilatação dos ventrículos laterais – usualmente pequenas câmaras que guardam o fluido que protege o cérebro.
Testes de QI realizados no homem deram 75, resultado bem inferior à média 100. No entanto, ele não foi classificado como portador de algum tipo de retardado mental. “O que eu achei fantástico foi como o cérebro consegue lidar com algo completamente incompatível com a vida”, comentou Max Muenke, médico especialista em danos cerebrais do Instituto Nacional de Pesquisas do Genoma Humano.
Fonte: Terra.
Só nos comprova cada vez mais que o que nos torna “seres humanos” não é tão somente o cérebro desenvolvido.
Sinceramente, nestas horas eu gostaria de compartilhar do pensamento de Mcnaught, não acreditar em karma, propósito, etc. Se me perguntassem isso antes de eu tomar conhecimento de coisas como esse cérebro e essa menina anacéfala, eu diria com toda a segurança: abortar seria a coisa mais “humana” a ser fazer, evitando sofrimento desnecessário à mãe e à criança, sem um real aprendizado pra um espírito que só vai viver algumas horas fora do corpo… Mas puxa… 8 meses… isso não tem sido só um aprendizado pro espírito da menina, ou pra os pais dela, mas pra TODA uma coletividade!! Pra… Read more »
Estes casos geram polêmica mesmo: “”Para a advogada Débora Diniz e a médica Fátima Oliveira, o caso suscita outro tipo de debate: até quando o Estado deve usar recursos médicos e tecnológicos para manter viva uma pessoa sem chances de vida social. “Todos os recursos que estão sendo utilizados para manter este tronco cerebral funcionando são uma imoralidade diante da falta de UTIs neonatal”, diz Fátima.” http://www.crmmg.org.br/Noticias/Saude/news_item.2007-03-22.3992508711 E todas as pessoas com autismo severo e outras patologias comportamentais, psicoses, sociopatias,etc.,que nunca poderão ter uma vida social normal e gastam recursos do estado…devem abrir um precedente para a eutanásia? Põe duro… Read more »
Isto é loucura!!
ISTO É ESPARTA!!!!!
“O que eu achei fantástico foi como o cérebro consegue lidar com algo completamente incompatível com a vida” — E o que eu achei fantástica foi a cara de pau do médico de continuar acreditando que, o que a comunidade cintífica “decide” de maneira arrogante que é ou não “compatível com a vida” seja a verdade absoluta. Adoro quando a natureza prova que os médicos estão errados!!!
Patrícia:
Do jeito que você põe seu comentário, fica parecendo que o médico em questão é uma pessoa horrível e que pensa que é dona da verdade. Não é por aí. Este médico, como a maioria, teve sua formação determinada por esse tipo de pensamento, o de que a ciência é imutável e sempre verdadeira.
Não culpe o médico, culpe a maneira como a ciência vem sendo ensinada na academia.
Já que citaram o Homer… Censura na nova dublagem de “Os Simpsons” da FOX Foi ao ar no último domingo pelo canal FOX o primeiro episódio da 18ª temporada de “Os Simpsons”. No capítulo “A Esposa Aquática”, o ator e radialista Carlos Alberto assume a voz do personagem Homer Simpsons, substituindo os dubladores Waldyr Sant´Anna que dublou o personagem das temporadas 1 a 7 e 14 a 17; e Julio César que fez os personagens nas temporadas 8 a 13, que esteve presente no último sábado em São Paulo durante o Oscar da Dublagem. Outra observação que o blog fez… Read more »
QUE O HOMEM NÃO TEM CÉREBRO É FATO NOTÓRIO. AFINAL ELE PENSA COM A OUTRA CABEÇA MESMO!
(sic)
ele tirou o cerebro pra lavar e esqueceu de colocar de volta heeheheheh
Nossa… Amoraisa disse tudo ha ha ha…
abraço
Nosso Fantástico Cérebro Observem a primeira parte e vejam em seguida algo ainda mais fantástico……. De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Sohw de bloa. Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito.… Read more »
Só um pedido: Participem da campanha para o uso de células tronco embrionárias em pesquisas cintíficas.
Veja o site:
http://www.celula-tronco.com
Cientistas brasileiros descobrem número de neurônios em um cérebro
uma descoberta que pode mudar, no futuro, o tratamento de doenças associadas ao cérebro.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM968697-7823-DESCOBERTA+PODE+MUDAR+TRATAMENTO+DE+DOENCAS+ASSOCIADAS+AO+CEREBRO,00.html
Mulher surpreende médicos ao levar vida normal com cérebro danificado Há algumas semanas, ao passar por uma ressonância magnética, a jornalista catarinense Silvia Zamboni, 40, deixou o médico desconcertado: ele não podia acreditar que o cérebro que observava no monitor, com lesões seríssimas em áreas extensas, era o de uma pessoa absolutamente normal. Apesar de seu cérebro carregar as cicatrizes das lesões, hoje ela leva uma vida normal. Mora sozinha, namora, estuda, faz suas compras -só não voltou a trabalhar, ainda. “É uma prova da plasticidade cerebral, em que os neurônios que sobreviveram encontram novos caminhos para se comunicar”, diz… Read more »
Com todo o respeito mas, e… se não houver jornada evolutiva? Não são todos que acreditam. E sei lá, não parece algo firme. Essas coisas acontecem em animais, incetos, em toda a natureza. Essas falhas geneticas, essas coisas estranhas. Desculpe, é que não acredito em karma. E tb sei que o fato de não acreditar não signifique que não exista. Só estou expondo opinião. A natureza encarrega-se de sobrevivencia a qualquer custo. Ela força a barra. Se aprendemos como intervir, talvez, tenhamos que intervir.
Este tipo de acontecimento nos leva a pensar até que ponto temos o direito de pré-julgar se devemos ou não provocar o aborto de um feto com graves deficiências. Sabe-se que a natureza encarrega-se disto no caso de total impossibilidade de sobrevivência (deformações graves demais), mas no caso da menina anencéfala que completou 8 meses de vida, quando a medicina lhe dera poucas horas, quem poderia dizer “esta vida deveria ter sido descartada?” Ela vive como um vegetal, diríamos, e nada sente ou pensa, é uma vida nula; mas não seria esta experiência necessária para a jornada evolutiva desta pessoa?… Read more »
Está vivo e bem, até segunda ordem.
Seria o Homer Simpson???
É, eu também lembrei do Homer assim que vi
OBS: O cerebelo parece estar lá.
parece mesmo o homer hehehhehe
sera que a familia dele não quer abortar por ter comprometimento cerebral + qi baixo
Só nos comprova que um ser humano é capaz de sobreviver com um cerébrozinho.
Alias, está estranha demais essa reportagem, verificarei.
esse aí é o típico cabeça de vento.
nossa que piadinha medonha
“Se algo acontece muito lentamente durante algum tempo, talvez durante décadas, as diferentes partes do cérebro pegam pra si funções que deveriam ser de outras partes”
http://www.newscientist.com/article/dn12301-man-with-tiny-brain-shocks-doctors.html
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010110070514
escreveu sobre isso?!
Tenho, Eduardo. A noticia saiu publicada no jornal medico http://www.thelancet.com/
Procurem no Google e acharão a mesma em vários sites respeitáveis.
Esta notícia é demasiado estranha. Você tem a certeza que é correcta?
Pelo texto que foi publicado na Folha de São Paulo do dia 23/7, a coisa parece bem menos estranha: o que aconteceu foi que o líquido “espremeu” o cérebro do cara nas bordas, de modo que o órgão se adaptou a esta limitação.
Muito interessante, de qualquer forma.
Obrigado pela notícia em primeira mão, Acid!
esse sr de 44 anos está vivo????
meu pai comentou que parece que ele tinha morrido, isso é verdade???
Cientista diz que até 2040 faremos upload do próprio cérebro
ele acredita que uma nova era se aproxima, na qual, com modificações genéticas, o ser humano será capaz de feitos incríveis, como correr na velocidade do atleta-fenômeno americano Usain Bolt, transferir dados diretamente do cérebro para, por exemplo, a internet e até mesmo viver para sempre.
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI4019534-EI4799,00-Cientista+diz+que+ate+faremos+upload+do+proprio+cerebro.html