PERDÃO

Mês passado fiz mais um tratamento com Cromopuntura, pra ver se alivio mais minha depressão – que tem muito a ver com preocupações, sejam elas familiares ou coisas que abrangem o povo brasileiro como um todo – ao botar o que me incomoda pra fora.

Pedi pra colocar a dose máxima, o que fez das minhas semanas de julho e agosto um inferno onde eu tenho brigado até com a minha própria sombra. Graças a Deus o blog saiu do ar nessa época e vocês não precisaram me aturar. O resultado é que agora tenho me sentido muito mais leve, e estou tomando até um floral de Minas (o “Calmin”) pra relaxar.

Durante minhas semanas de pura ira (somadas ao meu inferno zodiacal) dei de cara com um flanelinha quando tentava relaxar na Praia de Maracaípe. Se tem uma coisa que eu detesto são flanelinhas exploradores. Não os confundo com os flanelinhas que realmente trabalham, ajudando a pessoa a estacionar em locais difíceis, empurrando carros pra caber mais outros, etc. São sim os que ficam em locais movimentados, FINGEM que ajudam a estacionar, quando não é preciso, e cobram (adiantado) valores altíssimos. São verdadeiros marginais disfarçados de trabalhadores, agindo como gangsters. E, se tem uma coisa que detesto mais do que flanelinhas exploradores, são pessoas que me ameaçam… Então, ao estacionar próximo à praia, encontrei a junção das coisas que mais detesto: um flanelinha explorador e ameaçador.

Estacionei num descampado junto a outros carros, num local que contém as placas “ESTACIONAMENTO GRATUITO” espalhadas pelo local. Mas isso não impediu que um cara alto e forte me abordasse querendo me cobrar pra tomar conta. Usei a saída mais política, que foi dizer “na volta a gente combina“, mas ele insistiu, dizendo que tinha “pessoas por aí” que podiam fazer algum mal ao carro. Pronto. Acabou com meu fim de tarde. Eu, que estava com uma pesada raquete de frescobol na mão, me controlei como pude, mas não adiantou. Na volta contei tudo ao dono do bar, que me falou já ter chamado a polícia antes pra coibir esse abuso, mas os policiais preferiram dar ouvidos à conversa do flanelinha de que o segurança do bar é que estava intimidando ele!! Passei algumas horas com uma dor no peito, uma sensação de impotência diante do saber que a violência não é o caminho, e que só o que resta a nós, homens de bem, é o jus esperniandis (ou seja, espernear e só se lascar num país de terceiro mundo de um planeta de expiação!).

A dor e a revolta continuaram no dia seguinte. Não era algo por mim, mas sim pelo cidadão brasileiro ter de aguentar essas coisas calado. E não é que o destino resolveu me lembrar neste mesmo dia da lição do grande Mestre, de perdoar não sete vezes, mas setenta vezes sete?

Começou com um mail que recebi numa lista, e que por pura “coincidência” resolvi abrir (já que a lista tem dezenas de mails por dia, muitos com trechos de livros de Chico, e normalmente não os abro):

ABENÇOA

Por Emmanuel e Chico Xavier

Deixa que a bênção de Deus te ilumine o coração para que saibas abençoar. Ninguém prescinde do amor para viver.

Observa os que marcham, desdenhosos, ignorando-te a presença, habituados à convicção de que o ouro pode comprar a felicidade. Abençoa-os e passa. Ninguém conhece o rochedo em que o barco da ilusão lhes infligirá o derradeiro travo de angústia.

Vês, inquieto, os que se desmandam no poder. Abençoa-os e passa. Muitos deles simplesmente arrastam as paixões que os arrastarão para o gelo do ostracismo ou para a cinza do esquecimento.

Contemplas, espantado, os que são portadores de títulos preciosos, a te exigirem considerações e tributos especiais. Abençoa-os e passa. O tempo cobrar-lhes-á aflitivo imposto da alma pelas distinções que lhes conferiu.

Ouves, triste, os que injuriam e amaldiçoam. Abençoa-os e passa. São eles tão infelizes que ainda não podem assinalar as próprias fraquezas.

Fitas, admirado, os que fazem tábua rasa dos mais altos deveres para desfrutarem prazeres loucos, enquanto a vitalidade lhes robustece o corpo jovem. Abençoa-os e passa. Amanhã, surgirão acordados, em mais elevado nível de entendimento.

Se alguém te fere, abençoa. E se esse mesmo alguém volta a ferir-te, abençoa outra vez. Não te prevaleças da crueldade para mostrar a justiça, porque a justiça integral é de Deus e todos viverão para conhecê-la.

Se teu filho é rebelde e insensato, abençoa teu filho, porque teu filho viverá.

Se teus pais são irresponsáveis e desumanos, abençoa teus pais, porque teus pais viverão.

Se o companheiro aparece ingrato e desleal, abençoa teu companheiro, porque continuará ele vinculado à existência.

Se há quem te calunia ou persegue, abençoa os que perseguem e caluniam, porque todos eles viverão.

Humilhado, batido, esquecido ou insultado, abençoa sempre.

Basta a vida para retificar os erros da consciência.

Inquirido, certa vez, pelo Apóstolo quanto ao comportamento que lhe cabia perante a ofensa, afirmou Jesus: — “Perdoarás não sete vezes mas setenta vezes sete“.

Com isso o Divino Mestre desejava dizer que ninguém precisa vingar-se, porque o autor de qualquer crueldade tê-la-á como fogo nas próprias mãos.

EMMANUEL; Reunião pública de 21/9/59, Questão nº 752 de “A Religião dos Espíritos”


Ao final, pensei na remota possibilidade de perdoar aquele maldito flanelinha, mas só me deu vontade de pegar novamente a raquete e continuar batendo no chão. Só que a sincronicidade martelou novamente meu cérebro quando, 1 hora depois, ao pegar o livro “O poder do agora“, fui ler o capítulo seguinte ao que eu tinha parado, e era justamente esse:

ANTES DE PENETRAR NO SEU CORPO, PERDOE

“Tive dificuldades quando tentei concentrar minha atenção no corpo interior. Senti uma certa agitação e um pouco de náusea. Não fui capaz de vivenciar o que você está ensinando.”

O que você sentiu foi uma emoção retardada, da qual provavelmente não tinha consciência antes de passar a observar seu corpo. Se não der um pouco de atenção a essa emoção, ela vai impedir que você tenha acesso ao seu corpo interior, que está em um nível mais profundo. Dar atenção não significa pensar nela. Significa, apenas, observá-la, senti-la complemente, conhecê-la e aceitá-la do jeito que é. Algumas emoções são fáceis de identificar, como a raiva, o medo e o desgosto. Outras talvez sejam mais difíceis de rotular. Elas podem se manifestar como um leve desconforto, uma aflição ou um peso, um meio-termo entre uma emoção e uma sensação física. Em qualquer dos casos, o que importa não é se você pode dar um rótulo mental a essas emoções, mas sim se você pode tornar essa sensação consciente. A atenção é a chave para a transformação, e isso também envolve aceitação. A atenção é como um raio de luz: o poder concentrado da consciência que transforma tudo nela própria.

Em um organismo que funcione perfeitamente, uma emoção tem vida curta. É como uma onda ocasional sobre a superfície do Ser. No entanto, se não estamos dentro do nosso corpo, uma emoção pode permanecer dentro de nós por dias ou semanas, ou se juntar a outras emoções de freqüência similar, ou se tornar um sofrimento, um parasita que pode viver dentro de nós durante anos, alimentar-se de nossa energia, nos deixar doentes e tornar nossa vida miserável.

Portanto, dirija sua atenção para a emoção e verifique se a sua mente está alimentando um padrão de mágoa, culpa, autopiedade ou ressentimento, que, por sua vez, está alimentando a emoção. Se esse for o caso, significa que você não perdoou. Quando se fala em perdoar, pensamos logo em perdoar alguém, mas o perdão também pode ser em relação a nós mesmos ou a uma situação do passado, presente ou futuro que a nossa mente se recusa a aceitar. Pois é, pode haver um não-perdoar até em relação ao futuro. É a recusa da mente em aceitar a incerteza, em aceitar que o futuro está além do nosso controle. Perdoar é abrir mão dos nossos ressentimentos e deixar que eles se desprendam de nós. Isso acontecerá naturalmente quando você perceber que os seus ressentimentos não têm outro objetivo, exceto o de fortalecer o falso sentido do eu interior. Perdoar é não oferecer resistência à vida, é permitir que a vida aconteça através de você. As alternativas são as dores e os sofrimentos, um fluxo de energia altamente limitado, e, em muitos casos, doenças físicas.

No momento em que você perdoar, terá retomado o poder que estava na mente. O falso eu interior construído pela mente, o ego, não consegue sobreviver sem discórdias e conflitos. A mente não consegue perdoar. Só você consegue. Você se torna presente, penetra em seu corpo, sente a paz vibrante e a serenidade que emanam do Ser. Essa é a razão pela qual Jesus disse: “Antes de entrar no templo, perdoe”.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
66 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
josi
josi
31 agosto de 2013 10:10 pm

A sincronicidade (ou Cosmos, ou Universo, ou Deus, ou Javé, ou Yaveh, ou Gandhi, ou Buda) me trouxe até aqui! E adivinha: eu estava muito precisando ler isto!
Saudações Acid!

Anônimo
Anônimo
28 agosto de 2006 2:01 pm

Jogar frescobol é uma prática feminina também 🙂

Liza Presley
Liza Presley
28 agosto de 2006 5:00 pm

Oi Acid, faz tempo que não entro na sua página e não te mando emails!
Lembra da Liza Presley? Enfim…

Gostei muito do seu texto mas gostaria de lhe indicar duas coisas que me fizeram bem e desejo ver o seu ponto de vista.

http://www.thesecret.tv/home.html
Foi a Vera Guimel que me indicou

Livro: O poder dentro de você
Autora: Louise Hay.

O filme e o livro tem haver com fisica quantica.

De qualquer forma, depois que assistir o filme e ler o livre passa para gente o que achou.

Valeu,

Liza Presley =)

isabel
isabel
27 agosto de 2006 6:55 pm

claro aqui n há flanelinha e claro que n há assaltos assim, quando há é assunto para abertura de telejornal durante, no mínimo uma semana. Quanto ao desporto, não faço ideia do que será, mas tb n interessa, n é? É só pra machos … Quanto ao estacionamento,voltando ao flanelinha -isso aqui é um tipo de fazenda, de tecido pa fazer fatos/ternos para vocês 😛 – bom já percebi porque é k aqui n existem, é porque todas as mulheres sabem conduzir/dirigir bem… melhor até do k os homens 😛

waking onion
waking onion
28 agosto de 2006 11:36 am

E como se faz para perdoar alguém mais forte e de memória curta? Não uso carro, só bicicleta, e invariavelmente preciso demonstrar atitudes agressivas após um susto, para que, pelo menos aquele motorista, dirija com mais segurança e considere os outros ciclistas. Obviamente vivo em “pé de guerra” com taxistas e motoristas profissionais, e o perdão não é algo palpável, pois 500m à frente encotrarei outro indivíduo com a mesma atitude. Hoje mesmo, um motorista de ônibus me fechou, gesticulei e reclamei, e 500m à frente fez mais agressivamente o mesmo e dessa vez quase me expremeu contra outro carro… Read more »

Dods
Dods
27 agosto de 2006 9:21 pm

Hehe, essa do flanelinha ajudar as mulheres a estacionar sem bater foi boa! Viu? Os flanelinhas tem a sua utilidade pública 😉 Mas falando sério, tem muito flanelinha abusado por aí, nas ocasioes que vou a um casamento ou formatura, sempre vem aqueles caras cobrando R$3,00, R$5,00, teve um q chegou ao absurdo de pedir R$10,00…mas na duvida de ter o carro arranhado, acabo pagando. Ainda bem q casamento e formatura nao tem sempre. O negócio, a meu ver, é arrumar razoes pra diminuir o efeito da situação…pensar q podia ser eu q estivesse ali no lugar dele, e nao… Read more »

Déa
Déa
27 agosto de 2006 5:42 pm

Perdoar é sempre muito difícil, mas quando a genet consegue de verdade, faz muito mais bem para a gente do que para os outros. Beijos

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
27 agosto de 2006 11:58 am

Flanelinha é uma “profissão” que provavelmente só existe aqui… é alguém que se acha o dono da rua e fica “cuidando” do seu carro enquanto você está fora. O único real benefício é que ele ajuda as mulheres a estacionar sem bater nos carros estacionados!! (yeah, não resisti!) Raquete de frescobol é uma raquete pra MACHO, toda feita de madeira, bem pesada, pra jogar tênis na praia. Não sei quem foi que batizou ela assim… 😛 O assalto foi de verdade… aliás, é uma coisa mais ou menos corriqueira aqui no Brasil, especialmente no Recife. Se em portugal não tem… Read more »

isabel
isabel
27 agosto de 2006 8:41 am

raquete de frescobol? isso é o quê? 😛 tou a adorar o blog 🙂 epa mas tu vives ondes mesmo? quanto mais te leio mais percebo que eu a serenidade que me caracteriza afinal não tem nada a ver com treino espiritual ou meditação, mas com a cidade e o país… se vivesse aí n sei… será k conseguiria manter-me serena? ker vir viver paqui? 😛

isabel
isabel
27 agosto de 2006 7:05 am

flanelinha explorador??????? isso é o quê???? parece k vocs afinal aí no Brasil falam uma língua diferente do português; afinal parece k eu devia ver mais telenovelas… Bom, de qualquer modo, adorei o seu/teu ? blog, pena esta ideia machista de k garotas(tem piada esta palavra) e homens s assim tão diferentes … lol

Paulinha
Paulinha
26 agosto de 2006 9:04 pm
Anônimo
Anônimo
26 agosto de 2006 5:48 pm

Liane, eu estou melhorando olha: eu não transcrevi nenhum frase de ninguém, apenas citei Gandhi como um exemplo, de resto, tudo oque eu disse é minha opinião própia. As pessoas me ofendem tbm, e sistematicamente, pessoas que eu nem conheço. Oque eu aprendi é que não posso me deixar ser castrado pelos outros. Pode parecer contraditório, mas a melhor forma que eu descobri de fazer isso, é aturar os outros, e seguir fazendo oque eu acho certo, ou oque eu quero fazer. Mas aturar os outros não é fácil, estão sempre buscando uma forma de me atingir, mesmo assim tento… Read more »

Claudia
Claudia
26 agosto de 2006 5:06 pm

O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d’água e bebesse. – “Qual é o gosto?” perguntou o Mestre – “Ruim ” disse o aprendiz. O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago. Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago, então o velho disse: – “Beba um pouco dessa água”. Enquanto a água escorria do queixo do jovem, o Mestre perguntou: – “Qual é o gosto? – “Bom!” – disse o rapaz.” –… Read more »

Claudia
Claudia
26 agosto de 2006 5:04 pm

“A paciência também é uma caridade e deveis praticar a lei de caridade ensinada pelo Cristo, enviado de Deus. A caridade que consiste na esmola dada aos pobres é a mais fácil de todas. Outra há, porém, muito mais penosa e, conseguintemente, muito mais meritória: a de perdoarmos aos que Deus colocou em nosso caminho para serem instrumentos do nosso sofrer e para nos porem à prova a paciência.” O Evangelho Segundo o Espiritismo. _ _ _ _ _ _ Nosso confrade Richard Simonetti diz que não perdoarmos é um exercício de burrice. Hoje a ciência já mostra que a… Read more »

Paulinha
Paulinha
26 agosto de 2006 3:16 pm

Sobre o número sete, que é o número que mais aparece em citações de todas as obras místicas, na magia, no ocultismo em geral, na Bíblia e em todos os livros sagrados… ele é simbolizado assim como um número doinfinito já que Tudo o que existe no universo está sujeito ao mistério sete. Então será por isso que o jesus recomendou de perdoar não sete vezes( infinitivamente), mas setenta vezes sete( perdoar até que não haja necessidade de perdoar)? 😆

Anônimo
Anônimo
28 agosto de 2006 8:25 pm

Conversando com Deus – NEALE DONALD WALSCH

Sueli
Sueli
28 agosto de 2006 9:32 pm

Hoje tomei um soco na boca do estômago ao deparar com o histórico do computador do meu marido. Ele sempre se posicionou como sendo um homem diferente, sério, dizia que não tinha olhos para outra mulher – nem mesmo as virtuais. Daí acabei de ver os sites que ele visita…e a última coisa que me fez pensar ao andarilhar pelas páginas é de que alí trafegam homens sérios e comprometidos com a família. Antes que apareçam aqui os defensores dos hormônios masculinos já vou dizendo que isso para mim não é desculpa. Lembrei deste texto e vim aqui. Perdoar meu… Read more »

Anônimo
Anônimo
28 agosto de 2006 9:49 pm

SUELI,

Você só vai entender o que os defensores dos hormônios masculinos estã tentando dizer, no dia em que você se vir na pele de um homem;

e depois, convenhamos: MUITO antes as virtuais que as reais…

Magaly
Magaly
20 junho de 2008 9:35 pm

Lí sua escrita e chego a conclusão que o PERDÃO é uma arma benéfica para todo o mal existente na humanidade. Perdoar é um dom divino. Quem tem esse dom já tem meio caminho andado, perdoar o próximo é perdoar a sí mesmo. Temos o Mestre como lição. Quer lição maior que essa? Olha, já passei dificuldades pessoais quando em uma época não consegui perdoar uma pessoa que tanto me amava. Essa pessoa , errante como todos nós somos, precisava apenas do meu perdão que por orgulho não consegui enxergar isso. Quando em um belo dia senti que o perdão… Read more »

So um alguem
So um alguem
1 setembro de 2006 12:04 am

Se nao fosse pela a pornografia minha vida sexual seria uma merda. De onde vcs(mulheres) acham q vem a criatividade sexual da gente? ou vcs preferem homens q so fazem o famigerado “papai e mamae”?

waking onion
waking onion
31 agosto de 2006 4:40 pm

Prezada Julianne,
agradeço a semântica, mas creio que uma leitura um pouco mais coesa vai te levar à mesma conclusão que cheguei. A Sueli está usando o termo como uma característica personalista. E que por sinal não a agrada diretamente, mas agrada ao marido(palavras dela).

Julianne
Julianne
31 agosto de 2006 3:28 pm

antes de escrever coisas ABSURDAS sem pensar, não custa nada verificar o significado das palavras.

PORNOGRAFIA É :
representação (por escritos, desenhos, pinturas, filmes ou fotografias) de cenas ou objectos obscenos destinados a serem apresentados a um público.

tenho certeza que este não é o caso de Sueli e o marido.

Anônimo
Anônimo
30 agosto de 2006 12:32 pm

Oi Sueli,
comecei a resposta para a Paulinha antes de ler seu novo comentário.

waking onion
waking onion
30 agosto de 2006 12:26 pm

Sim, ou pelo menos, já fazia parte de sua personalidade, e o conjunto a atraiu.
Com certeza outras características perderam o brilho e ela, agora, ressalta os defeitos antigos, porém exacerbados por novas tecnologias.
A não ser que você ache que ele aprendeu a gostar de pornografia com ela. É isso?

Sueli
Sueli
30 agosto de 2006 12:21 pm

waking onion

Fatores diversos me atraíram ao meu marido.
O preponderante? O Intelecto.
Por que lhe afirmo isso, com toda certeza?
Porque o conhecí pela internet, troquei inumeros e maisl com ele por 65 dias e só então me encontrei com ele e em seguida nos casamos. Tive apenas 1 encontro antes de me casar com ele. Parece estranho, mas é esta a verdade. E este conhecer foi de mentes, exclusivamente. Não houve atração. Depois disso construimos nossa vida sexual, que aliás é bem saudável.

Paulinha
Paulinha
29 agosto de 2006 10:35 pm

O que atraiu sueli pro marido dela e vice-versa foi a mesma atração que ele teve para a pornografia? como assim?

waking onion
waking onion
29 agosto de 2006 8:02 pm

Sinto muito mas a hipocrisia é sua, pois se o que te incomoda é a pornografia enquanto instrumento do mal e atrativo, o que você acha que atraiu você à ele e vice-versa?
O dizível, visível ou o sensível?
Ou você só vê o que concorda?

Sueli
Sueli
29 agosto de 2006 6:29 pm

Oi Lua Nua Não peça desculpas. Se eu não quisesse opiniões não teria exposto meu caso aqui 🙂 Olha, eu entendo o que vc comenta e tambem entendo os meninos. O que não concordo, como disse, é uma fala quando se faz outra coisa. Tambem não concordo totalmente com o que diz sobre ‘festa para os olhos’. Olhar o bonito é compreensível. Eu olho o bonito, mas não busco o pornográfico. São coisas bem diferentes. Acredito nas leis de atração, Lua Nua. Quando entramos em sintonia com a pornografia estamos, simultaneamente nos ligando a este padrão e a seres desencarnados… Read more »

Lua Nua
Lua Nua
29 agosto de 2006 10:32 am

Suely Eu sou mulher, como você. Sou casada, como você. E não vi nenhuma ligação com o fato do seu marido ver fotos de mulher nua nos sites, com uma vontade explícita de te trair. Acho mesmo que olhar não é trair. Ter olhos para você não é ao pé da letra, se fosse ele teria que usar venda quando não tivesse ao seu lado. Dia desses salvaram no “favoritos” do meu micro 2 sites com uns títulos meio estranhos (a gatinha mais gostosa da net, ou coisa assim). Mostrei pra ele e falei: “Não sei se foi vc ou… Read more »

Sueli
Sueli
29 agosto de 2006 8:00 am

Olha, sem demagogia – não exijo de ninguem santidade alguma. E estar pleno com uma pessoa não é ser santo, mas inteligente. As oportunidades são quase as mesmas. Ou será que não existem fotos de homens nus pela net ou pelas ruas? Sim, elas existem. Outro dia fui abordada por um garoto de programa em pleno shopping. Era um vendedor de uma loja jovem. Fiquei intrigada com a situação, diria até lisonjeada porque ele me elogiou bastante e tal… mas nem de longe me imaginei com outra pessoa que não fosse meu marido. Porque para uma boa parcela das mulheres… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
29 agosto de 2006 12:40 am

Ainda assim, é mais interessante ele ficar nas virtuais. Pena que ele foi pouco sincero ao dizer que só tinha olhos pra vc, que era sério, e tal. Não tem um homem que eu conheça que não dê uma boa olhada pra um corpo maravilhoso de mulher, seja nas bancas de jornais (o que eu acho criminoso, já que a gente vai pra lá com a mente mais limpa possível e se depara com capas e mais capas de mulheres que só existem graças ao Photoshop) ou cada vez mais se mostrando nas ruas. Isso não quer dizer que ele… Read more »

Sueli
Sueli
28 agosto de 2006 10:37 pm

No dia em que eu me ver na pele de um homem muito provavelmente, assim como aprendi com os autores do filme “quem somos nós”, vou compreender que EU sou responsável pelos meus pensamentos e vontades e EU defino, atraves deste mecanismo mental como agirá meu corpo e meus hormînios, mesmo inconscientemente.

Conhece uma frase de Jesus que diz que ..aquele que imaginar-se em adultério já comete adultério?

Reais ou virtuais, plasmamos formas-pensamento. E isso é o mesmo que virtuais ou não. Entendeu?

Anônimo
Anônimo
26 agosto de 2006 1:01 pm

“O homem não é tão ferido pelo que acontece, e sim por sua opinião sobre o que acontece.”
(Montaigne)

nj
nj
26 agosto de 2006 12:52 pm

Perdoar é fundametal. Mas é algo muito íntimo. Muitas vezes, como Acid disse, é preciso cascar fora, sair do domínio energético maléfico que aquela pessoa exerce sobre vc… Apenas isso, se afastar, consciente de suas limitações em perdoar naquele momento. Quem sabe o tempo esclarece melhor as coisas e vc vê a coisa toda de forma mais ampla. Enquanto isso, paciência, mude suas atividades, respire fundo… No tempo certo a compreensão do porquê da mágoa vem, e com ela o perdão. Acumular mágoa faz mal para o coração e impede que o cérebro desenvolva outros caminhos neuronais. Orar funciona muito,… Read more »

Cláudio
Cláudio
25 agosto de 2006 12:04 pm

Pessoas, Interessante pensar que a busca pelo equilíbrio é tão constante quanto difícil. Se entender essa de perdoar nem sempre é fácil, pode ser só metade do caminho. Como os comentários já estão tocando nesse ponto, vou fazer coro pra dizer que sempre penso qual é o limite entre perdoar e ser otário. O mundo atual é cheio de situações e pessoas que comem seu fígado se puderem. Não se deixar abalar por elas, perdoá-las e seguir no seu caminho também implica em se defender dos abusos. A mansidão não pode ser total passividade. Trazendo à memória aquela entrevista dada… Read more »

Morganashiva
Morganashiva
25 agosto de 2006 11:49 am

hummm…vou ver esse troço de Cromopuntura…

beijux!

Muita Luz!!!

Anônimo
Anônimo
4 setembro de 2006 10:13 pm

O Poder do agora foi inspirado por diversas fontes, entre elas o “Curso em Milagres”:
http://www.uncursodemilagros.com/content/view/173/232/
Assistam os vídeos, o velhinho é demais!

PEDRO
PEDRO
25 agosto de 2006 1:26 am

como posso entrar em contato com vc, o proprio, criador da pagina? n achei e-mail para contato, existe algum?
parabens pelo site!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
25 agosto de 2006 1:10 am

Sofrer as consequências…

luiza
luiza
25 agosto de 2006 12:52 am

e quando nós realmente não desejamos perdoar?

qdo resolvemos q a dor q nos foi causada, por exemplo, na infância, não é merecedora do perdão no nosso julgamento de adulto?
o q fazer, se compreendemos a limitação de quem nos causou a dor, as circuntâncias, mas não somos capazes de nos livrar das sequëlas da dor?

o q fazer?

Neide
Neide
24 agosto de 2006 10:30 pm

Valeu a espera ,esta pagina esta simplesmente bela ……o perdao a si mesmo talvez seja o mais dificil de ser .
Alimentamos constantemente padroes de magoa culpa e autopiedade .
Perdoar e perdoar_se !!
Um abraco !!!! @}‑;‑‑‑

Daniel
Daniel
24 agosto de 2006 9:18 pm

Oi caro, amigo. Tem muito tempo que costumo entrar nessa página onde sempre encontro inspiração para meus momentos de auto-análise, mas até hoje nunca havia comentado suas matérias. Hoje, especialmente, sua matéria me toca bastante, pois eu venho descobrindo que o perdão é muito importante em nossas vidas, assim como o é, também, o desenvolvimento da capacidade de não nos lastimarmos. É justa toda a ação política que vise nossa emancipação e o pleno gozo de nossa cidadania. Entretanto, essa liberdade de direito, quando buscada sua prática no dia a dia, descobre-se que em muitas situaçãoes ela coloca nossas vidas… Read more »

Paulinha
Paulinha
24 agosto de 2006 9:11 pm

Áciduladoooooooo, quanta limpeza, hem? 🙂 Adorei a idéia do viver no presente através do perdão. Eu preciso ler esse livro, acho fantástico cada vez mais que você fala nele. Algumas partes que destaquei: “Se não der um pouco de atenção a essa emoção, ela vai impedir que você tenha acesso ao seu corpo interior, que está em um nível mais profundo” Depois da observação da raiva veio a tranquilidade e a calma, o contato com seu verdadeiro ser. “Dar atenção não significa pensar nela. Significa, apenas, observá-la, senti-la complemente, conhecê-la e aceitá-la do jeito que é” É..bem.. não tão apenas… Read more »

Celso
Celso
24 agosto de 2006 7:47 pm

Off Topic:

gostaria de comentar com vocês que há um serviço novo e bem legal no Google que permite consultar livros que estejam disponíveis online:

http://books.google.com.br/

Bom proveito!

Lua Nua
Lua Nua
24 agosto de 2006 5:35 pm

Um dia recebi esse texto de um médico espírita & homeopata que há muito já tinha passado dos 90 anos: A vida ensinou-te uma lição? Procure tirar sempre proveito dessa lição. E se tua vida valer uma gota, bebe desta gota e terás bebido a vida toda. Em todas as coisas do Universo existe equilíbrio. “Não conceder nunca seria egoísmo, porem conceder sempre é desperdício”. “Não perdoar nunca seria desumano, porém, perdoar sempre é falta de amor próprio”. Não me agradeça nunca, faço a ti o que de alguma maneira farás ao teu próximo. Assim determinamos e estabelecemos uma corrente… Read more »

Ana Luca
Ana Luca
24 agosto de 2006 5:18 pm

Aliás….adorei a versão para garotas e emos…me identifiquei completamente…rsrs.. (te adicionei outro dia [tipo uns dois meses..rsrsrs]no orkut, lembra?)

Abraços!!!

Ana Luca
Ana Luca
24 agosto de 2006 5:12 pm

Como sempre, muito bem organizado e entrelaçado o raciocínio.
Não perdoar pode ser realmente origem de doenças, como o cancêr, conhecidas como doenças psicossomáticas.
E realmente isto é muito dificil de ser práticado, principalmente pq existe essa alusão ao perdão externo…sendo que a origem geralmente do desconforto é interno. Entender as nossas limitações, reconhecer os erros, progredir….e como isto é trabalhoso!!! Como necessitamos nos motivar diariamente para o crescimento contínuo.

Parabéns Acid!!!

Cris
Cris
24 agosto de 2006 4:45 pm

Que devemos perdoar é fato…
Mas, tirnado essa parte do perdão e considerando que ninguém deve concordar em ser explorado, vc sabia que já existem campanhas contra a exploração desses maus flanelinhas? Não me recordo agora onde vi isso, assim que lembrar te aviso.

Att.

Cris

Paulinha
Paulinha
25 agosto de 2006 2:07 pm

Andréia…é uma terapia querida.

bjos!

Maria do Carmo
Maria do Carmo
25 agosto de 2006 3:07 pm

Esse valeu. Tópico fundamental, essencial, divino… MAs, voltando à terra, tem coisa pior no mundo do que tentar fazer com que as coisas funcionem? Você fica com cara de idiota, reclamando para alguém (gerente, vendedor, seja lá quem for) que faz questão de te ouvir com uma cara de “você-está-enchendo-o-meu-saco”, e quando você vira as costas e vai embora, sabe que os outros vão rir de você e dizer que você é um idiota… e tudo continua como dantes… Deus, fazei com que eu tenha capacidade de fazer papel de idiota conscientemente, e ainda assim continue reclamando daquilo que é… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
25 agosto de 2006 3:29 pm

Claudio, Há uns 30 posts atrás eu vivia esse conflito pq eu não queria me entupir de energias negativas da raiva, mas tb não queria me passar por otária. Cheguei à conclusão de que não é passividade ou conformismo deixarmos pra lá (em certas situações em que o revide cause mais estragos do que a satisfação de ter reagido), mas em outras situações, preciso ser firme e decidida contra a injustiça, desde que a atitude não se transforme em remorso posteriormente. Pelo menos para mim tem funcionado justamente isso q o texto fala, sobre trazer à consciencia os sentimentos e… Read more »

Liane
Liane
26 agosto de 2006 12:21 pm

Uma coisa chata e que acaba descambando para a decepção , acho que a definição que vcs buscam é muito categorica , muito abstrata … Não me interessa citar nomes de seus veneraveis como Gandhi, me interessa saber da vida dos meus semelhantes e dos meus proprios sentimentos de uma forma areligiosa .(se é que existe essa palavra) .. Gosto de ler os comentarios mas infelizmente o site descambou mesmo para o lado do espiritismo , vc usa isso como pretexto base pra tudo , Emanuel disse , Chico disse , Gandhi disse , Deus disse , mas ainda não… Read more »

Renato
Renato
26 agosto de 2006 11:26 am

Nos deram espelhos e vimos um mundo doente

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
26 agosto de 2006 11:19 am

O perdão incondicional é bom não para vc dar uma de bonzinho com os outros, especialmente com gente que não merece nem um “oi”, mas especialmente (eu diria exclusivamente) para VOCÊ, porque perdoando os outros (não da boca pra fora), você estará SE perdoando, dissolvendo a mágoa que se instalou como um câncer dentro de você (e que, assim como um câncer, vai lhe corroer lentamente). Claro, se a pessoa resolveu fazer as pazes com o desafeto e vivem como amigos(as), mas ainda nutrem no fundo da alma a mágoa ou desconfiança, isso vai agir como um vírus encubado que… Read more »

Bono
Bono
26 agosto de 2006 3:29 am

O perdão verdadeiro não é algo que se concede, eventualmete, a alguém ou a si mesmo, (como o senso comum diz), mas um estado de consciência.

Algo como a resistência pacífica de Mahatma Gandhi. Ele se mantinha firme em sua convicção (de perdoar sempre), assim, de forma digna, não se deixava afetar pela agressão alheia.

Ele perdoava e ninguém se aproveitava dele por causa disso, nem achava que ele era um idiota. O perdão verdadeiro é um estado de consciência, fundamentado no amor incondicional.

Liane
Liane
26 agosto de 2006 2:09 am

Engraçado esse contentamento geral de todos , eu tbm tenho problemas familiares , e que problemas …. Mas não aceito respostas faceis para eles como a maioria faz , eu não me apego a ensinamentos para por uma placa sinalizadora no meu sofrimento ou simplesmente chama-lo de expiação por que me tornei espirita ou karma porque sou Budista , ou quem sabe provação porque sou cristão de nascença .. Todo o sofrimento só me mostra pessoas que fraquejam por conta de escolhas estupidas que comprometem a vida alheia .. Até o perdão é relativo , estou farta de perdoar meu… Read more »

Cris
Cris
25 agosto de 2006 10:39 pm

H K Merton! Em diversos livros que li, (buscando ajuda para o que considero minha maior busca, a capacidade de perdoar) descobri que o perdão não tem a ver com outro, mas com a gente mesmo. A gente tem que perdoar no coração, a outra pessoa nem precisa saber que foi perdoada.. Pq quando não perdoamos continuamos amarrados nessa pessoa pela raiva, pela mágoa ou pelo ódio, somos escravos de nosso próprio rancor. Então o perdão não seria uma forma de livrar o outro de nossa ira (mesmo pq muitas vezes o outro nem sabe), mas de livrar a nós… Read more »

Karla
Karla
25 agosto de 2006 10:35 pm

off topic –
Acid, vc já assistiu esse filme:”Earthlings”/Terráqueos ?Está disponivel no google video, é imperdivel:
“Poderoso, informativo e provocador, EARTHLINGS é de longe o documentário mais compreensível já produzido na correlação entre a natureza, animais, e os interestes econômicos humanos”.

http://video.google.com/videoplay?docid=-5923245618644065423

http://isawearthlings.com/

hfggvuykg
hfggvuykg
25 agosto de 2006 9:11 pm

Há alguma subliminar em teu site!?

Anônimo
Anônimo
25 agosto de 2006 8:11 pm

Hoje apareceu esta mensagem, naquela janela de pensamentos do site:
Se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por desonestidade
(Sócrates)

Talvéz possamos dizer também:

Se o rancoroso soubesse a vantagem de se perdoar, ele perdoaria ao menos por vingança. =)

luiza
luiza
25 agosto de 2006 7:27 pm

além do auto-conhecimento, queria saber como cada um aqui busca seu Eu superior.

o que fazer para se livrar da força do ego?

práticas místicas?
psicanálise?
estudo da filosofia?
aliar-se ao tempo e amadurecer?

alguém aqui viu progressos na sua jornada, que foram além da compreensão dos eventos e realmente transcendeu/transformou/transmutou-se?
quem, de fato, conseguiu ( e como)aproximar-se do Eu superior e mantém-se neste estado de espírito a maior parte do tempo?

Shaolin Monk
Shaolin Monk
25 agosto de 2006 6:22 pm

Muitas pessoas tentam praticar o ato nobre de perdoar os outros, mas poucos se permitem perdoar a si mesmos. Na verdade você não pode perdoar, assim como não pode roubar ou matar, só pode acontecer com você ou comigo, o que a nossa consciência permite. Você tem o que lhe é de direito de consciência e sendo assim nínguem lhe pode “roubar”. O perdão também é assim, comece por não julgar a si mesmo, como disse o apóstolo Paulo: “Nem eu condeno (ou julgo) a mim mesmo”. Se olharmos sempre além das aparências não precisaremos perdoar, porque estaremos de posse… Read more »

H K Merton
H K Merton
25 agosto de 2006 5:52 pm

Antes eu achava que deveríamos perdoar, sim, mas só aqueles que nos pedem perdão, e não necessariamente os que pisam na bola com você e ainda riem da sua cara. Hoje eu penso que o perdão deve ser incondicional, mesmo. Até porque, quem se prejudica mesmo é quem guarda rancor, isso sem nenhuma dúvida. Uma coisa que aprendi com o Dr. Deepak Chopra, e que costuma me ajudar bastante: “Quando alguém fizer alguma coisa que o ofenda, lembre-se que esse alguém está fazendo o melhor que pode, do nívelevolutivo em que ele se encontra no momento”. Uma das mais belas… Read more »

Cristina
Cristina
25 agosto de 2006 5:31 pm

Olá! Conheci seu blog há algum tempo e gosto muito do que vc escreve. Passei a tomar os florais de Bach há alguns meses e vejo uma imensa mudança em mim. Há coisas de uma explicação muito complexa nessa vida e, para mim, os florais são uma delas. Apesar de não ter tanto conhecimento sobre os diversos assunto que vc aborda no seu blog, venho aprendendo muito. Obrigada por compartilhar tudo isso. Bjs!! Cris

H K Merton
H K Merton
25 agosto de 2006 4:00 pm

off topic

Celso,

Muito obrigado, não conhecia esta ferramenta, é excelente!

Cris
Cris
24 agosto de 2006 4:35 pm

Boa tarde, Acid!

Belo texto.Sempre o perdão…

É minha maior dificuldade. Já acho difícil perdoar pessoas próximas que me machucaram.
Não tinha pensado nessa necessidade de perdoar quem passa, seja um flanelinha explorador (aqui em Cuiabá existem muitos), seja alguém que bate no seu carro, seja o pessoal das operadoras de celular que nunca resolvem seu problema(TIM enganei, CLARO que não funciona e VIVO dando problema).
É um longo caminho a percorrer.
Vou comprar esse livro “O poder do Agora”.

Att.

Cris

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.