PAI NOSSO

Os textos bíblicos, como os Salmos e orações, já são bonitos por natureza, mas ficam ainda mais belos quando se é feita uma tradução cuidadosa, sem amarras religiosas ou limitação dogmática da interpretação. Nossa tradução da Bíblia pro português infelizmente é pobre e limitada, como já vimos aqui nos trechos do livro Analisando as traduções bíblicas, de Severino Celestino da Silva. Pois bem, esse autor, em uma palestra realizada no dia 27/06/2004, leu e comentou para nós uma tradução do Pai Nosso mais próxima do seu sentido espiritual, baseado em um texto hebraico de uma escola cristã alemã para judeus convertidos:

jesus crianca

Pai nosso dos céus.
Santo é teu nome.
Venha o Teu Reino.
Tua vontade se fará na terra, como também nos céus.
Dá-nos hoje parte do pão.
Perdoa as nossas culpas quando tivermos perdoado a culpa dos nossos devedores.
Não nos deixes entregues à provação, porque assim nos resgatas do mal.

Amém

Lindo, não? E surpreendentemente muito parecida com a versão encontrada no livro O Evangelho Aquariano, que supostamente seria uma transcrição dos Arquivos Akáshicos (registros gravados no éter, de tudo o que acontece no planeta):

“Na manhã seguinte, antes do nascer do sol, Jesus e os doze foram a uma montanha perto do mar para rezar; e Jesus ensinou aos doze discípulos como orar. Ele disse:
A oração é a comunhão íntima da alma com Deus; Por isso, quando rezardes, não vos enganeis como fazem os hipócritas que gostam de andar pelas ruas e sinagogas vertendo seu palavreado para agradar os ouvidos dos homens. E ostentam ares piedosos para conseguir admiração dos homens. Buscam o louvor dos homens e têm recompensa assegurada. Mas quando orardes, recolhei-vos no interior de vossa alma; fechai todas as portas e, no santo silêncio, orai. Não precisais dizer um monte de palavras, nem ficar repetindo frases como fazem os gentios. Dizei apenas:

Nosso Pai-Deus que estás no céu, santo é o teu nome. Venha a nós teu reino; seja feita a tua vontade assim na terra como no céu. Dá-nos o pão de que necessitamos hoje; Ajuda-nos a esquecer o que os outros nos devem para que nossas dívidas possam ser canceladas. E protege-nos das seduções do tentador, demasiado grandes para que consigamos resistir-lhes; E quando vierem, dá-nos força para superá-las.

Se quiserdes ser isentados de todas as vossas dívidas para com Deus e o homem, as dívidas que contraístes por transgredir conscientemente a lei, deveis esquecer as dívidas de todo homem; pois o que fizerdes aos outros Deus fará convosco.
E quando jejuardes, não anuncieis o fato. Quando os hipócritas jejuam, empalidecem o rosto, mostram-se recatados, assumem um ar piedoso para mostrarem aos outros que estão jejuando. O jejum é um ato da alma e, como a oração, é uma cerimónia do silêncio da alma. Deus jamais deixa uma oração ou jejum passarem despercebidos. Ele caminha no silêncio, e suas bênçãos repousam em cada esforço da alma.
Simulação é hipocrisia, e não deveis aparentar o que não sois.
Não podeis vestir-vos com trajes especiais para alardear vossa piedade, nem tampouco assumir o tom de voz que os homens consideram santo.
E quando ajudardes aos necessitados, não toqueis trombetas pelas ruas, nem na sinagoga, para apregoar vossa dádiva. Quem dá esmolas buscando o elogio dos homens, recebe dos homens sua compensação; Deus não o leva em consideração.
Quando fizerdes caridade, não deixeis que a mão direita saiba o segredo da esquerda.”


É muito diferente daquela “coisa” que as pessoas mandam por e-mail como a “tradução do original em aramaico do Pai Nosso“, feita por Neil Douglas-Klotz e retirada da Peshitta, uma bíblia do Novo e Velho Testamento usada pela igreja do Leste (Síria), escrita em Aramaico. Embora a maioria dos estudiosos em Aramaico concordem que essa bíblia é uma tradução (e adaptação) do grego, uma minoria acha que é o contrário, que o Novo Testamento deles é que é o original e mais fiel, só porque essa era a língua que ele falava. Infelizmente a desinformação prevalece, e o pior: não satisfeitos com o floreamento do texto, ainda inventaram uma versão mais “apapagaiada” da oração, acrescentando frases ridículas (do ponto de vista da humildade cristã) como “para que caminhemos como Reis e Rainhas com todas as outras criaturas“.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
67 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
TP
TP
11 janeiro de 2006 1:29 pm

Concordo plenamente contigo que todos nós viemos expurgar a alma e não o corpo. Só estava querendo te explicar (segundo minha visão)os porques dos inválidos. Coisa que a igreja não explica. Sempre a explicação mais bela simples e singela é a de cristo. Ele deixou muito claro como a justiça é feita: ” Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão… Read more »

TP
TP
10 janeiro de 2006 10:25 pm

Tiza desculpa a forçassão de barra. Queria muito saber como tu pensas a este respeito e só tentei te provocar um pouquinho 😉 . O Titanico respondeu tudo o que eu iria responder, e respondeu muito bem por sinal. Valeu Titã. Assim como os índios endeusaram os primeiros colonizadores europeus quando viram sua pele alva e sua tecnologia. Continuamos a divinizar tudo o que nos é muito superior. Que bom ouvir que estais aberta as possibilidades Tiza. Por não nos conhecermos bem, não sei como te abordar.. . Mas viu um pai que não da oportunidade igual ao seus filhos… Read more »

TP
TP
10 janeiro de 2006 12:25 pm

A justiça tiza? não me respondeu? ONDE ESTÁ A JUSTIÇA DIVINA? No tridente do malvado? Na caldeirão fumegante?

TP
TP
10 janeiro de 2006 5:10 am

“Havia entre os fariseus um, chamado Nicodemos, dos mais importantes entre os judeus. Ele foi encontrar-se com Jesus à noite e lhe disse: “Rabi, bem sabemos que és um Mestre enviado por Deus, pois ninguém seria capaz de fazer os sinais que tu fazes, se Deus não estivesse com ele. Jesus respondeu: “Eu te afirmo e esta é a verdade; ninguém verá o reino de Deus se não nascer de novo”. Disse-lhe, Nicodemos: “Como pode nascer um homem já velho? Porventura poderá entrar de novo no seio de sua mãe e nascer?” Jesus respondeu: “Eu vos afirmo e esta é… Read more »

TP
TP
10 janeiro de 2006 4:48 am

Olá Tiza! Não cabe a ninguém o papel de provar a lei da reencarnação. O que podemos apenas é lembrar e fazer raciocinar a respeito desta possibilidade, nada mais. Os judeus são em essência reencarnacionistas, os essênios a ensinavam. Ela aparece na cultura helênica, na hindu, na budista. Em fim a lei da reencarnação é e era um conhecimento bastante difundido em todo mundo antigo. Engraçado que a única cultura que não aceitava esta lógica eram os politeístas Romanos. Aqueles que criaram a igreja católica romana como a conhecemos hoje, e isto é um fato INEGÁVEL a igreja romana como… Read more »

Basic14
Basic14
10 janeiro de 2006 3:58 pm

As pessoas relutam em aceitar o que é fácil de apreender.
O ser humano quase sempre recusa reconhecer seus próprios dons e direitos doados por Deus,e busca libertação ou salvação por e através de um intermediário: ele procura guias, conselheiros, líderes, sistemas, rituais. E esquece de si próprio.

Henry Miller

Samir
Samir
10 janeiro de 2006 2:36 pm

Concordo com voce, Cristo é a própria luz, mas também o Homem Real é a própria luz. Se originariamente o homem não fosse luz, ao ser iluminado por ela resultaria na extinção do mesmo; se deixo de existir dando espaço à luz é porque já sou a própria luz, em outras palavras Eu e o Pai somos um só. A cada dia o ser que não existe originariamente dá espaço ao Ser que existe desde o principio sem começo. Abração.

tiza
tiza
10 janeiro de 2006 2:22 pm

Oi Samir , eu não disse que o homem não reencarna ou que reencarna , eu simplesmente disse que não sei se isto acontece , não cheguei a nenhuma conclusão de que sim ,nem que não. Só creio e sei do terreno aonde coloquei meus pés e minha alma..Sobre o resto , penso.Isto não me preocupa.Viverei exatamente na procura do Amor como vivo hoje, mesmo não sabendo quem fui ou quem serei. A sua parte filosófica é a sua parte filosófica ,difícil pra mim, que entendo as coisas por outros caminhos.Não vejo tanta semelhança nos caminhos e métodos de Buda… Read more »

Samir
Samir
10 janeiro de 2006 1:39 pm

Acid obrigado pela atenção. Fiat Lux fique à vontade, estamos aqui para isto mesmo e a propósito já tenho a folhinha que voce perguntou. Tiza, pedi matéria sobre o concílio apenas por curiosidade mesmo e não para provar sobre reencarnação. Quando voce diz que o homem não reencarna voce esta falando sobre o homem fenomênico ou do Homem Real? Já expus aqui que o Homem Real não reencarna simplesmente porque não nasce, logo não morre, este um com o Pai. Não sou espírita mas me permita fazer um aparte aqui. Voce diz que o espiritismo nega a divindade de Jesus,… Read more »

tiza
tiza
10 janeiro de 2006 1:25 pm

Poeta, o anterior foi uma procura de te responder dentro do meu limite, cujo meu objetivo é vencer e superar sempre.Bjos.
(e na paz, vê se evolui este conceito de inferno..Acho que já nos conhecemos muito por aqui, no campo das idéias para pensarmos tão pequeno assim um do outro.)

Parla, Titã !!!!!!
Finalmente depois de um ataque “internético ” de ciúmes voltas a conversar comigo..
Valeu !!!Estou lendo livros espíritas , mas estou longe do conhecimento de vcs..

Beijos a todos .

tiza
tiza
10 janeiro de 2006 12:58 pm

A Justiça é Divina , como posso eu julgar ,medir ou conhecer seus parâmetros , métodos e conceitos ? Tudo que sei é que Deus é misericórdia , Amor e Perdão ,muito superiores a tudo que já ousei sentir ou chamar por estes nomes . Muito menos acredito que posso sujeitá-la aos meus conceitos , pré-conceitos pessoais e humanos de justiça, já que nem essa sabemos fazer direito e nem mesmo conseguimos calcar nossos relacionamentos neste mundo, pelo menos nela. Tenho um filho com um problema físico, que quando de seu nascimento muito me entristeceu.O que posso te dizer hoje… Read more »

Titanico
Titanico
10 janeiro de 2006 12:51 pm

Fala Tiza!! Sobre alguns questionamentos seus, acredito poder contribuir. Divindade do Mestre… sim, ele progrediu sob as mesmas regras reencarnacionistas comum a todos. Essa é a Lei, Lei Natural que rege a vida em todos os seus pendores. Ele foi e é um Espírito como todos nós, que aprendeu com seus erros até chegar na condição de Espírito Perfeito… “A cada um segundo SUAS obras”. Acredito que ele, tendo falado pra nós, não seria excluído dessa idéia, pois “não veio destruir a Lei, mas dar-lhe cumprimento”, sendo o Filho do Homem, porque todos “podem fazer o que faço e ainda… Read more »

Mano Piper
Mano Piper
10 janeiro de 2006 12:47 pm

Acid, talvez eu faça o blog mais antes vou faze a homepage, to procurando lugar grátis pra hospeda. Prefiro site porque posso ter area de downloads,imgs,e-books etc.
Vou tenta faze por algum editor facil de mexe, to juntando material no momento e a parti de hoje vou fica nesse foco.
Quando tive pronto venho divulga aqui. :mrgreen:

tiza
tiza
10 janeiro de 2006 11:44 am

Poeta ; eu pestanejo,tu pestanejas , Titã pestaneja , nós todos aqui pestanejamos..(tudo bem TITÃ ?) Não é a “irreflexão” que me leva ao meu credo, e nem o tenho tão fechado assim , pode acreditar, acredito na Religião Revelada , portanto o que vier de revelação divina seja para quem for eu creio. Não me confundam por favor , com a Igreja Católica Instituida em toda sua histórica tragetória humana e estes absurdos como o de um rei por interessses pessoais convocar um Concílio. Tenho minha própria experiência de vida e fé , e nela não pude contar com… Read more »

Titanico
Titanico
10 janeiro de 2006 10:12 am

Bom dia a todos… Sobre a questão da mulher do Justiniano e o Concílio de Constantinopla, o autor José Reis Chaves tem outra versão… aliás, prefiro a dele… Escritor, professor de Português e Literatura, formado pela PUC-Minas, teósofo, parapsicólogo, biblista, radialista e palestrante de assuntos espirituais. É autor dos livros, entre outros: “A Reencarnação Segundo a Bíblia e a Ciência”, “Quando chega a Verdade” e “A Face Oculta das Religiões”. Assim como Severino Celestino da Silva e Sérgio Aleixo, considero o José Reis Chaves como um dos maiores estudiosos da Bíblia na atualidade. Embora sejam todos Espíritas, eles fazem um… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
10 janeiro de 2006 9:29 am

Quando Jesus disse: “Há muitas moradas na casa do meu Pai” eu sinto uma alusão a outras dimensões e outros planetas habitados, o q me sugere uma noção de reencarnação.

Será q alguém poderia me dar uma outra versão para essa frase, q não seja esta q eu conheço?

Gente, eu quero saber mesmo, não é um questionamento irônico.
Abraço a todos.

Samir, obrigada pelos seus esclarecimentos e desculpa ficar te alugando muito, mas é só questão de afinidade filosófica.(Vc já ganhou a folhinha da Seicho-no-ie deste ano?)

Fiat Lux
Fiat Lux
10 janeiro de 2006 4:15 pm

Olá Basic14,

Na boa eu discordo de vc. Justamente se fosse tão fácil de apreender, não existiriam tantos guias, conselheiros, líderes, etc. etc.

Acho muito difícil vc recusar algo q vc desconhece, afinal vc já nasceu sabendo de todos seus dons e direitos doados por Deus? Ou alguém te contou?

Nós estamos aprendendo a apreender esses dons. Assim como uma criança q está aprendendo a andar, ela tem essa capacidade mas ainda não sabe e precisa ir descobrindo as suas potencialidades e praticá-las, atingindo cada passo de acordo c/ sua idade.

Basic14
Basic14
10 janeiro de 2006 4:55 pm

“E esquece de si próprio”.

Ricardo Tonial, de Araxá, Minas
Ricardo Tonial, de Araxá, Minas
10 janeiro de 2006 9:59 pm

Pelo que eu entendi, Acho que o Basic14 disse que é muito mais importante aquilo que a gente sente e pensa por nós mesmos do que aquilo que a gente sente e pensa por “aluguel” da vivência de outras pessoas. Pelo menos eu entendi isso. Acho que é por aí, porque o que a gente é de verdade não vem de fora, vem de dentro… não é algo que se introjeta feito tabuada que faz fazer alguém ser mais saudável espiritualmente. Ao contrário: a gente só vai se descobrir e andar com as próprias pernas se permitir que sejamos o… Read more »

Anônimo
Anônimo
30 setembro de 2012 7:29 pm

Lei que institui reza em escolas pode ser aprovada em Apucarana (PR)

http://br.dir.groups.yahoo.com/group/budismo_critico/message/1485

Martyn
Martyn
2 abril de 2011 9:41 pm

Oração do “Pai Nosso” original em Aramaico “Pai-Mãe, respiração da Vida, ….Fonte do som, Ação sem palavras, Criador do Cosmos! ….Faça sua Luz brilhar dentro de nós, entre nós e fora de nós para que possamos torná-la útil. … Ajude-nos a seguir nosso caminho, respirando apenas o sentimento que emana do Senhor… …Nosso EU, no mesmo passo, possa estar com o Seu, para que caminhemos como Reis e Rainhas com todas as outras criaturas. … Que o Seu e o nosso desejo, sejam um só, em toda a Luz, assim como em todas as formas, em toda existência individual, assim… Read more »

Trovador Oriental
Trovador Oriental
21 setembro de 2008 11:19 am

Oi Acid, adorei esse post. Essa tradução me deixou com lágrimas nos olhos… Só tenho uma coisinha pra dizer; e é sobre a tradução “…Venha o Teu Reino…”. Essa tradução faz todo sentido sim, quando pensamos num reino que virá para o mundo todo, mas também acho que há uma outra intepretação, e para essa a versão antiga é muiuto boa. Certa vez eu estava fazendo uma oração junto com minha Tia, e no meio do Pai Nosso ela começou a chorar. Perguntei a ela o porque e ela me respondeu: “Agora eu entendi… agora eu entendi, quando dizemos ‘venha… Read more »

H K Merton
H K Merton
10 julho de 2006 9:25 am

CÂNTICO DAS CRIATURAS Louvado sejas, meu Senhor Com todas as tuas criaturas. Especialmente o senhor irmão Sol Que clareia o dia E com sua luz nos ilumina E ele é belo e radiante, Com grande esplendor: De ti, Altíssimo, é a imagem. Louvado sejas, meu Senhor Pela irmã Lua e as Estrelas Que no céu formastes claras E preciosas e belas. Louvado sejas, meu Senhor Pelo irmão Vento. Pelo ar, nublado Ou sereno, e todo o tempo Pelo qual às tuas criaturas dás sustento. Louvado sejas, meu Senhor Pela irmã Água Que é muito útil e humilde E preciosa e… Read more »

Virginia Abreu de Paula
Virginia Abreu de Paula
26 fevereiro de 2006 11:34 pm

Olá. Estou passeando por estas páginas, lendo muito, gostando muito. Vi esta parte sobre o Pai Nosso. (Quando eu era criança a gente falava Padre Nosso. )E fiquei aqui pensando em como, mesmo sendo todos um, somos tão diferentes. Completamente diferentes nos nossos gostos. Isto porém não devia nos tornar ” inimigos”. É comum quando temos uma idéia diferente, um gosto diferente, recebemos reprovação. Por isto nem sei se devo contar aqui sobre esta minha diferença. Mas vou contar sim, porque é até de certa forma engraçada. Nunca apreciei orações prontas. Rezava o Pai Nosso por hábito, achava interessante mas… Read more »

Márcia
Márcia
23 fevereiro de 2006 4:05 pm

Com relação ao trecho “o pão nosso de cada dia”, refere-se ao pão transubstancia, o pão para o espírito, a comida que não perece”.

Australis
Australis
22 janeiro de 2006 4:04 am

ei pessoal, estou escrevendo só porque aqui tem comentários bem recentes. Vai uma dica de um site que fala de holograma, batismo cósmico, manual de usuário da alma, personalidade humana como imagem impregnada e semelhança ilustrada de Deus. Em http://www.mensageiromercurial.ubbi.com.br/introchatpsico.htm. No final da página chat3.htm TEM O QUE CHAMA DE DUAS VERSÕES “ASTROLÓGICAS” distintas do Pai Nosso. Vale a pena conferir: http://www.mensageiromercurial.ubbi.com.br/chat3.htm

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
19 janeiro de 2006 4:39 pm

Pai Nosso de Emmanuel: Nosso Pai, que estás em toda parte; Santificado seja o teu nome, no louvor de todas as criaturas; Venha a nós o teu reino de amor e sabedoria; Seja feita a tua vontade, acima dos nossos desejos; Tanto na terra, quanto nos círculos espirituais; O pão nosso do corpo da mente dá-nos hoje; Perdoa as nossas dívidas, ensinando-nos a perdoar nossos devedores com esquecimento de todo mal; Não permitas que venhamos a cair sob os golpes da tentação de nossa própria inferioridade; Livrai-nos do mal que ainda reside em nós mesmos; Porque só em ti brilha… Read more »

Janaína
Janaína
11 janeiro de 2006 5:54 pm

Acho que vc não ganhou no vídeo-game,não brincou quando criança comigo,muito menos pode ter tomado a namorada de ninguém ,se até a sua(namorada) não te aguenta,pois vc não define nunca nada,portanto o problema não é com ninguém,pode ser vc mesmo! 😆

Samir
Samir
11 janeiro de 2006 3:33 pm

Embora as pessoas pareçam estar buscando “intermediário” para seu desenvolvimento, isto também obedece à lei do semelhante atrai o semelhante, geralmente as pessoas “escolhem” uma doutrina ensinada por determinada pessoas porque já em seu íntimo carrega tais conhecimentos em estado latente, logo ninguem pode esquece de si próprio, apenas estão seguindo orientação que vem do seu próprio ser. Se aquela doutrina não estiver com os seus anseios interiores ela se afastara naturalmente e procurará outra que a satisfaça plenamente. Nenhuma pessoa tem domínio sobre outra mesmo que assim pareça. E em um sentido mais amplo esquecer de si próprio poderia… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
11 janeiro de 2006 2:08 pm

Concordo c/ vc Ricardo e c/ vc Basic14, qdo diz q não podemos nos esquecer de nós mesmos. Interpretei mal seu post e me expressei mal tb, me perdoe pela falta de sensibilidade, eu só quiz dizer q seguindo caminhos trilhados por outros mestres anteriormente (desde q se tenha coerência c/ aquilo q sentimos), nos ajuda a encontrar aquilo q buscamos dentro de nós mesmos e ainda não sabemos decifrar. Pelo menos p/ mim ajudou muito a me descobrir, e não a projetar aquilo q eu achava q estava sentindo em palavras e palavras. Eu, particularmente não consigo “seguir” nada… Read more »

Samir
Samir
11 janeiro de 2006 1:35 pm

“Nascer de novo” no texto Bíblico não se refere exclusivamente à reencarnação (apesar de eu acreditar nela) mas sim na conscientização de que o homem já é filho-de-Deus logo perfeito desde o princípio sem começo e por toda a eternidade.

tiza
tiza
11 janeiro de 2006 1:56 am

Poeta, Não tem do que te desculpares ,meu amigo..somos todos aprendizes aqui,na vida ,e tu sempre fostes muito delicado para comigo e para com todos, e com o maior carinho leio livros espíritas. O problema de meu filho é infimo,mínimo mesmo , mas o que eu quis dizer com issso é que ele cresceu magníficamente como homem capaz de enfrentar o preconceito das pessoas ditas perfeitas,que quase nunca dão folga quando alguém é diferente..Então, fico observando, quem veio aprender realmente nesta vida? Ele,eu , ou as pessoas que são temivelmente implacáveis ,não só com isto mas com os feios ,… Read more »

Anônimo
Anônimo
23 fevereiro de 2013 11:19 pm

Oração do Pai Nosso em Aramaico com Tradução

http://youtu.be/GTE_moRm8qM

Yuri
Yuri
10 janeiro de 2006 2:31 am

Olá, gostaria de dizer que acompanho e comento em seu site faz algum tempo, apenas em momentos que consdero pertinentes. Primeiro, gostaria de lhe fazer uma critica construtiva, acho que estás enveredando pelo caminho do orgulho, nada mais necessito dizer, compreendes o resto sozinho. Segundo, não gostei (este já é um comentário pessoal) da sua interpretação das pessoas e ritos que utilizam “princípios psicoativos” para obterem seus objetivos psíquicos e espirituais, claramente uma visão preconceituosa, é óbvio que existem perigos neste caminho, mas ele não significa falta de princípios nem tampouco “um atalho perigoso”, apenas é um caminho diferente, com… Read more »

tiza
tiza
10 janeiro de 2006 1:28 am

Para Samir, Sabe que te admiro muito mesmo , mas entre vc e Jesus, a respeito dELE mesmo , fico com o testemunho dEle.Vc pediu ao Acid este texto como prova de reencarnação ,mas vou advogar em favor de Jesus.. http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/religiao/o-concilio.html : Onde se lê, entre outras coisas ; ….”E assim, o Concílio realizado em Constantinopla, no ano de 553 D.C, resolveu rejeitar todo o pensamento de Orígenes de Alexandria, um dos maiores Teólogos que a Humanidade tem conhecimento.” Pergunta ;Baseado em que, se prova que este teólogo estava certo ,num contexto histórico religioso , onde todos são motivo de… Read more »

Maurício
Maurício
9 janeiro de 2006 2:19 pm

Olá pessoal: Acredito que a verdadeira oração de Jesus “cristico” tenha sido seus exemplos maravilhosos. Este Mestre nos legou a única em palavras humanas somente pela nossa necessidade infantil de materializar a fé, pois ainda não conseguimos ouvir nosso Mestre-Interior, pois é ele que nos liga a todas as manifestações de Deus (estas da Cabala que vc citou Pomegranate e muitas outras que ainda não concebemos com nossa mente limitada) Quando pequeno minha mãe me ensinou o Pai Nosso de outro modo, um pouco diferente do tradicional, mas ela me disse que as palavras na linguagem que se utilizava naquela… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
9 janeiro de 2006 1:53 pm

Samir, mas vc não concorda q o q complica o ser humano são justamente essas duas opções?: O aniquilamento do falso eu, onde a pessoa não concebe de q a “perfeição” já está dentro dela e busca do lado de fora essa Verdade Suprema (embora eu discorde de vc, pois acho q a pessoa não conseguirá chegar a Verdade Suprema enquanto ela não se conscientizar de q só poderá encontrá-la dentro de si mesma, reconhecendo suas próprias limitações – ela pode até achar q encontrou, mas não usufruirá dessa Verdade enquanto não mudar o seu padrão mental); – e ao… Read more »

Samir
Samir
9 janeiro de 2006 12:21 pm

Obrigado Fiat Lux. De fato as pessoas veêm Jesus como um ser iluminado distinto de cada um de nós. Existem a grosso modo duas formas de se chegar à Verdade Suprema; uma é menosprezando a si próprio dizendo ser uma pessoa cheia de defeitos, que não merece isto ou aquilo, apontando as próprias falhas; por exemplo: sou despresível, me zango facilmente, fui desonesto e etc. Esta é forma de aniquilar o falso eu. E há a segunda forma que consiste em conscientizar que eu sou filho-de-Deus, que sou um com Cristo/Deus e que todos também o são, logo já estamos… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
9 janeiro de 2006 11:22 am

Samir, fantástica sua colocação pois é exatamente assim como eu vejo a minha relação c/ Deus(a minha Imagem verdadeira). Muita gente pede “o pão ” (seja material ou em sabedoria) e nem percebem q ele sempre esteve disponível; nós é q não conseguimos ter acesso enquanto não atingimos a harmonia necessária p/ entrar nessa mesma vibração, de estar Uno c/ Ele e c/ a Lei e usufruir de toda Prosperidade q Ele oferece aos seus filhos. Na minha visão, isso coloca mais responsabilidades em nossas mãos, ‘não é o Venha a nós teu Reino, Ele já está aqui e em… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
9 janeiro de 2006 11:17 am

Mano, eu o encorajo fortemente a fazer um blog, mesmo que ninguém visite (as pessoas acabam achando pelo google). Aliás, recomendo a todos que lêem. É um ótimo exercício mental, obriga sua mente a organizar de forma coerente o fluxo de idéias, e funciona como uma meditação, porque faz vc vibrar numa certa sintonia por pelo menos o tempo em que estiver bolando o post e escrevendo-o. Além de ser uma forma democrática de expressão. Felizmente a Igreja parou com aquela mania feia de queimar as pessoas que discordem dela, então vá em frente. 🙂

Mano Piper
Mano Piper
9 janeiro de 2006 9:42 am

Acid muito bom essa réplica, de mau a pior foi um estimulo né não. Se as pessoas estivessem preparadas pra sabe quem realmente foi Jesus o mundo ia se quebra em vários pedacinhos, teriamos o caos total. Esse padre que entrou na justiça contra a Igreja ele deve ter visto algu que lhe chocou, mais infelizmente ele não consegue traze a tona toda a verdade porque ele não a sabe no fundo. Acho que muitos poucos a sabem eu só sei um pouquinho por cima, quando faze meu site voltado a ufológia entre outros temas em vez de blog(desisti achei… Read more »

tiza
tiza
9 janeiro de 2006 1:51 am

Pode ser entendido assim ; Pai nosso que É eternamete perfeito Amor, Dá-nos a graça de conhecer o Espírito de vosso AMOR ,e estabeleça-o reinante absoluto em nossos templos interiores, Para que assim, a perfeição de Sua vontade celestial seja totalmente esclarecida na terra, e possamos conquistar a paz do Amor e vivênciá-la ainda aqui, como seu filho Jesus, por todo o sempre , Que as preocupações distorcidas e lutas meramente mundanas e materiais não nos façam esquecer de que nosso verdadeiro alimento é a vossa Palavra que nos remete à Divina Providência ,que em tudo pode nos esclarecer sobre… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
9 janeiro de 2006 12:43 am

Kamala, eu entendo como “Deus, não nos deixe sem seu amparo ante as provações, porque assim nos resgatas do mal”. O próprio Jesus clamou pela “ajuda” do Pai no Getsemane: “Pai, tudo te é possível; afasta de mim este cálice; todavia não seja o que eu quero, mas o que tu queres.” E depois alerta os discípulos: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca“. Se valeu pra Jesus, que dirá de nós, cujo espírito nem pronto está?

Kamala
Kamala
8 janeiro de 2006 10:02 pm

Desculpe a ignorância, mas Acid ou Tiza, que citaram essa parte:

“..Não nos deixes entregues à provação, porque assim nos resgatas do mal.”

podem me ajudar a entender??
Se estar entregue à provação, estamos nos resgatando do mal que fizemos, então não seria: nos deixe entregues à provação? Pq estando entregue, passariam tds as provações e subiria-se uma etapa.

Podem me elucidar, por favor?
Boa semana!!

Biltís
Biltís
8 janeiro de 2006 9:23 pm

“Nossas palavras são uma forma de complacência, porque fazem sentido, e o que temos a nossa volta não faz”.
(Samuel Beckett – Dramaturgo Irlandês)

tiza
tiza
9 janeiro de 2006 12:40 am

Kamala , Deixa disto ,burrice não existe neste campo , já que todos os discípulos escolhidos por Jesus eram primeiramente ignorantes no sentido de humano de “inteligência” e posição. Foi justo por também não saber exatamente o que isto significa para outras linhas religiosas, que perguntei sobre suas interpretações deste trecho do PAI-NOSSO,ou seja ,como cada um particularmente aqui o lia, sob seu ponto de vista, sob seu credo que não o católico; pois para nós este é um pedido de ajuda gramática e literalmente reconhecível e imprescindível.. ou seja ,dobrar os joelhos, ter esta humildade de saber-se falível ainda… Read more »

tiza
tiza
8 janeiro de 2006 3:39 pm

“..Não nos deixes entregues à provação, porque assim nos resgatas do mal.” (texto hebraico de uma escola alemã para judeus) “.. e não nos deixes cair na tentação; mas livra-nos do mal.” (Mateus ) Para os não católicos o que vem a ser; -Não nos deixeis cair em “provação ou tentação “? -E “resgata-nos, ou livrai-nos do mal” ? Considerando-se esta sem dúvida a única oração que nos foi ensinada por Jesus o Cristo, nascido filho de Deus sem pecado ,previsto em IZAÍAS , que é para nós católicos o único capaz de nos livrar do mal através do Espírito… Read more »

Samir
Samir
8 janeiro de 2006 8:30 am

Independentemente das versões diferentes apresentadas, a essência desta oração é a mesma. Jesus estabelece que podemos e devemos entrar em contato direto com o Pai, pois diz: “Pai nosso que estais no céu” claro que isto não significa que Deus esteja em um lugar longínquo inacessível a nós; céu é o Mundo Absoluto, lembrando-nos que os mundos fenomênicos são apenas sombra, então só existe o céu/mundo absoluto, desta forma Deus permeia todas as coisas. O santificado seja o teu Nome é a palavra/verbo que devemos glorificar a Deus, a palavra cria tudo ao nosso redor. O venha o teu reino,… Read more »

Anônimo, em 05/07/2004
Anônimo, em 05/07/2004
8 janeiro de 2006 3:09 am

Ou estou muito enganado ou o Pai Nosso foi “criado” por JC e não tem nada com os judeus. Então para o quê uma escola alemã de judeus e tal teria o texto em hebraico? Para queimar? Segue o Pai Nosso de acordo com uma bíblia em grego do 1º século traduzida por Huberto Rohden. Aqui vai a tradução da versão de Lucas: “Pai, santificado seja o teu nome; venha a nós o teu reino; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; perdoa-nos os nossos pecados, porque também nós perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos… Read more »

nayre
nayre
9 janeiro de 2006 2:48 pm

Acid, você sabia que os dois autores de Matrix, antes de escreverem o filme fizeram um curso na escola do Osho na Índia sobre a psicologia dos Budas. Foi através disso que encontraram a inspiração para escrever a história de Neo, o iluminado. As pílulas azul e rosa nada mais eram do que a MENTE e a MEDITAÇÃO. A escolha é sua. As outra pessoas que estavam com ele na nave, eram pessoas “acordadas” e não iluminadas; pois ainda brigavam com a mente. Podiam entrar e sair dela, mas ainda se confundiam um pouco. Ele já tinha plena certeza que… Read more »

Samir
Samir
9 janeiro de 2006 3:31 pm

Fiat Lux, na verdade somos concordantes e é por isto que eu opto por contemplar a Imagem Verdadeira de todas as coisas esta é a Verdade Vertical, também concordo com voce quando diz que precisamos das mensagens dos grandes mestres pois é através deste contato com os iluminados que “aceleramos” a compreensão de nossa Natureza Divina. Mas se esta natureza divina estiver muito encoberta pelas nuvens de ilusão, então nos valemos da verdade horizontal que diz que este mundo do fenomêno é manifestação da mente, por exemplo à uma mulher casada que está com problema na coluna fazemos uma alerta:… Read more »

Anônimo
Anônimo
9 janeiro de 2006 3:42 pm

o mal que está fora e dentro do homem não é atributo de Deus, nem do homem.
A salvação do homem desse mal está em Deus pois o plano dELE era o paraíso , a vida plena, e agora é o restabelecimento deste.

Kamala
Kamala
9 janeiro de 2006 11:12 pm

Vlw Acid e Tiza pelos esclarecimentos.

😉

EF
EF
9 janeiro de 2006 11:06 pm

Venha o TEU reino.
Amigos, cada um aqui desempenha seu papel, exerce sua função para o aprendizado geral.

Que as palavras proferidas nos levem à meditação e que aprendamos, humildemente, com o que dissemos.

Não há melhor ou pior. Há diferentes.

Que a harmonia seja em nós.

😉

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
9 janeiro de 2006 9:20 pm

Estais falando de você? Que tal recitar o que vc escreveu de frente pro espelho? Não sou eu que estou dizendo que “Todas as vezes que a verdade deu as caras por aqui , foi severamente punida e reprimida”. Que eu saiba, eu só apaguei seus comentários toscos, revoltados, que nem sequer tratam do assunto do tópico (como este) e que não dizem NADA, como este. Você não consegue me irritar com suas acusações pessoais, mas confesso que é chato pacas ter de ficar deletando comentários seus todo dia. Afinal, qual é a sua? Agora eu realmente fiquei curioso, qual… Read more »

Denetons
Denetons
9 janeiro de 2006 9:09 pm

Me doutrinar ?? Me ajudar ?? Todas as vezes que a verdade deu as caras por aqui , foi severamente punida e reprimida , e vc acha que esta ajudando ??? Isso é tipico de pessoas que fazem as coisas em prol de um premio , de um podium .. Vc quer seu contra-cheque agora ou depois ??? Se existe teste e aprendizado nisso , eu estou aqui para dizer que vc esta reprovado .. Vc entende o que isso significa não é mesmo ??? Vc não larga seu orgulho de lado jamais , sua vaidade esta com como o… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
9 janeiro de 2006 8:06 pm

Isso não é um desafeto. É sim um encosto! Não sai nem com reza braba! A solução é ignorar, não adianta ficar tentando “doutriná-lo” ou procurar ajudá-lo, porque é alguém que não olha pra si mesmo. Vai morrer com o dedo apontado para o outro, revoltado com o mundo. Se ele (ou ela) está na minha vida, é por um bom motivo. Continuarei deletando seus textos religiosamente, já que seu obetivo é causar confusão e discórdia. Ignorarei a pessoa, mas não o (péssimo) exemplo que ela representa, e aprenderei com isso. Samir, não tenho mais nada sobre o código da… Read more »

Janaina Rios
Janaina Rios
9 janeiro de 2006 7:38 pm

Acid,
Parece que vc. tem algum desafeto por aqui…

Janaína,

Por favor…. Estamos aqui em busca do crescimento espiritual, como todos os erros e acertos de cada um. Como disse um discípulo do Grande Mestre, em algum lugar na Bílbia: “suportai-vos uns aos outros…”
Ninguém é perfeito, quem o for que “…atire a promeira pedra…”

Janaína
Janaína
9 janeiro de 2006 6:54 pm

Acid,tres perguntas:
Vc age de acordo como prega?
Vc perdoa quem te magoa?
Vc pede perdão quando magoa alguém?
Então qual a finalidade dessa balela toda?Se vc é tão ácido com as pessoas,intolerante,nem amor diz sentir,se não sente não sabe o que é… 😕 no mínimo é incoerente!!!!Aproveite a oração do Pai-Nosso e tire dela o proveito necessário.

Samir
Samir
9 janeiro de 2006 6:12 pm

Fiat, vou citar aqui um ensinamento do Dr. Masaharu Taniguchi(Iniciador da Seicho-No-Ie): “Quando se pensa que o sentimento negativo existe, torna-se difícil afastá-lo. Porém, como na Imagem Verdadeira do homem não existe sentimento negativo, é possível afastá-lo.” Desta forma se pensarmos que o ego existe verdadeiramente teremos que sucumbir diante desta “força”. Uma pessoa anonima citou que a reencarnação não faz parte do plano original de Deus e de fato ele está certo, pois o homem verdadeiro, nunca nasceu e não pode morrer, logo não pode reencarnar, sendo assim tudo que podeis perceber através dos cinco sentidos não é a… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
9 janeiro de 2006 5:50 pm

Samir, concordo c/ vc em gênero, numero e grau. O grande problema está em conseguirmos “separar” o Ego do Eu Real, é muito confuso vc estar doente e se conscientizar de q não é você q está e tentar transmutar essa situação. Aquela coisa q o Krishnamurti fala do Observador e do Observado. Vc acredita q só o fato de trabalharmos verbal/mentalmente essa idéia do EU SOU O PODER DO EU SOU (um ex.), somos capazes de uma auto-cura e caso negativo, até onde vc acredita q o Carma acumulado limita a reversão de todas as nossas doenças? Vc acredita… Read more »

Samir
Samir
9 janeiro de 2006 5:27 pm

Acid por acaso voce tem alguma matéria sobre o por que que a igreja deixou de pregar a reencarnação depois do concilio de constantinopla? Outra coisa você tem algo atualizado sobre o código da Bíblia? se possível gostaria de ver matérias sobre isto. Obrigado.

Anônimo
Anônimo
9 janeiro de 2006 5:07 pm

a reencarnação não faz parte do plano original de Deus, o paraíso, portanto não faz sentido agora pois não torna a matéria humana imortal.

Samir
Samir
9 janeiro de 2006 4:32 pm

Fiat Lux, embora seja possível transcender o carma e todos os aspectos fenomênicos, não conseguimos esta façanha em parte é exatamente como voce disse. Até a manifestação da Imagem Verdadeira depende do carma acumulado em encarnações anteriores que inibe a manifestação do Eu Real e também porque assimilamos a Verdade apenas de forma superficial não atingindo ainda as camadas mais profundas do ser. Se uma pessoa está doente por ter acumulado maus carmas não quer dizer que seja algo peremptorio, pois ao se conscientizar a Verdade ela descobrirá que o que estava doente não era ela mesma. Por outro lado… Read more »

tiza
tiza
9 janeiro de 2006 4:21 pm

Maurício ,obrigada pelos elogios , nem passo perto , mas no que quiser estou sempre por aqui meu amigo, aliás comento até demais.

Fiat Lux
Fiat Lux
9 janeiro de 2006 3:51 pm

Samir,
Mas vc acha q seria possível a pessoa fugir dessa Verdade horizontal, c/ toda a carga q ela recebe desde seu nascimento, s/ contar c/ as influências de seus registros espirituais de outras encarnações?

Será q Jesus, qdo nos deixou essas mensagens, sabia q seríamos capazes de praticá-las, ou entendia q era só um caminho q Ele estaria nos apontando p/ atingirmos a Verdade Suprema, não importando qto tempo demorasse, desde q fosse realizado de coração, s/ a hipocrisia de fariseus?

Pomegranate, em 05/07/2004
Pomegranate, em 05/07/2004
8 janeiro de 2006 3:08 am

Pegando rapidamente 3 pontos: em hebraico, “céu” é sempre plural (shamaim), porque se refere a diferentes camadas dos Mundos Superiores. O Nome é o Tetragrama. Para que não se pronuncie este Nome, usa-se a expressão HaShem, que significa “O Nome”. O Reino é Malchut, o Mundo Físico, o receptor da Luz do Mundo Infinito. Não sei quanto ao “parte do pão”, mas o “pão nosso de cada dia” deve fazer referência (estou supondo) ao maná que caía dos céus durante a travessia do deserto, vinha na medida exata para cada pessoa e apodrecia se alguém tentasse estocar para mais tarde.… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.