VATICANO PROÍBE A ALEGRIA

O Vaticano está examinando a possibilidade de proibir as danças, os aplausos e as meninas no coro durante a celebração da missa, segundo informou a revista católica italiana “Jesus”. Também proíbe as missas celebradas com ministros de outros cultos, entre eles pastores protestantes, o que pode desencadear sérias polêmicas inter-religiosas.

Artigo da Folha

Viva a sisudez… Não sou fã da Igreja Católica mesmo… mas quem não deve estar gostando nada disso é um maravilhoso Padre, que conheci do mesmo modo que Oráculo, que sempre nos convocava a sorrir: “Sorriam não o sorriso dos tolos, mas o sorriso dos justos. Sorriam e vocês evitarão doenças. Sorriam e não precisarão de plástica pra ficarem jovens“. Mas ele também nos lembra que “é por espinhos, e não por fantásticos caminhos, que os homens chegará aos pés de Deus“.

Anteontem me deparei com um texto do Pastor presbiteriano Nehemias Marien. Tive oportunidade de vê-lo falar, e considero o cara um modelo de padre ideal. Guardei o texto, pelo visto para esta ocasião:

Não é pecado dançar e sambar nessa mais legítima festa cristã de descontração nesta terra de históricas tradições cristocêntricas. Pecado é não aproveitar as coisas boas da vida. Carnaval nós vemos nos momentos cúlticos da descendência abrâamica e davídica. Nos mutirões das famílias hebréias a ceifarem o trigo. Na colheita da vindima. Na travessia do Mar Vermelho. Na acolhida das Tábuas da Lei do Sinai. Na vitória do rei Davi diante da Arca da Aliança.

Imagino Jesus dançando na festa em que realizou seu primeiro milagre ao transformar a água em vinho, priorizando a alegria à religião. Foi um Carnaval a festa que celebrou a volta do filho pródigo na mais linda parábola do Mestre, embalada com dança e muita música.

Se a Igreja descesse com humildade do falso andor da sua pressuposta santidade e incluísse esse tom festivo nas suas liturgias, certamente detonariam a mesmice e o ar de velório dos seus altares.

Vale aqui a sabedoria do Eclesiastes do rei Salomão: “Anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e alegram aos teus olhos; sabe, porém, que em todas estas coisas és responsável”.

0 0 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
14 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.