O Vaticano está examinando a possibilidade de proibir as danças, os aplausos e as meninas no coro durante a celebração da missa, segundo informou a revista católica italiana “Jesus”. Também proíbe as missas celebradas com ministros de outros cultos, entre eles pastores protestantes, o que pode desencadear sérias polêmicas inter-religiosas.
Artigo da Folha
Viva a sisudez… Não sou fã da Igreja Católica mesmo… mas quem não deve estar gostando nada disso é um maravilhoso Padre, que conheci do mesmo modo que Oráculo, que sempre nos convocava a sorrir: “Sorriam não o sorriso dos tolos, mas o sorriso dos justos. Sorriam e vocês evitarão doenças. Sorriam e não precisarão de plástica pra ficarem jovens“. Mas ele também nos lembra que “é por espinhos, e não por fantásticos caminhos, que os homens chegará aos pés de Deus“.
Anteontem me deparei com um texto do Pastor presbiteriano Nehemias Marien. Tive oportunidade de vê-lo falar, e considero o cara um modelo de padre ideal. Guardei o texto, pelo visto para esta ocasião:
Não é pecado dançar e sambar nessa mais legítima festa cristã de descontração nesta terra de históricas tradições cristocêntricas. Pecado é não aproveitar as coisas boas da vida. Carnaval nós vemos nos momentos cúlticos da descendência abrâamica e davídica. Nos mutirões das famílias hebréias a ceifarem o trigo. Na colheita da vindima. Na travessia do Mar Vermelho. Na acolhida das Tábuas da Lei do Sinai. Na vitória do rei Davi diante da Arca da Aliança.
Imagino Jesus dançando na festa em que realizou seu primeiro milagre ao transformar a água em vinho, priorizando a alegria à religião. Foi um Carnaval a festa que celebrou a volta do filho pródigo na mais linda parábola do Mestre, embalada com dança e muita música.
Se a Igreja descesse com humildade do falso andor da sua pressuposta santidade e incluísse esse tom festivo nas suas liturgias, certamente detonariam a mesmice e o ar de velório dos seus altares.
Vale aqui a sabedoria do Eclesiastes do rei Salomão: “Anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e alegram aos teus olhos; sabe, porém, que em todas estas coisas és responsável”.
e ainda se perguntam porquê os adeptos do islamismo não param de crescer,numa era onde até o ateísmo virou pop,magia wicca e todas essas teologias e filosofias transcendentais, o papa tem que aprender a ser um pouco “pop” se não quizer perder seu ibope no mundo cristão
Esta tb é bem interessante: O povo tupi-guarani já vivia na região de Araruama (RJ) há 2.920 anos (!!) – a margem de erro é de 70 anos – aproximadamente 1.180 anos antes do que as evidências científicas indicavam até hoje. A descoberta publicada nos “Anais da Academia Brasileira de Ciências” embaralha as teorias que tentam explicar a dispersão dessa cultura indígena, que teria começado na Amazônia. http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u480384.shtml Nhanderuvuçú é considerado Deus supremo na religião primitiva dos índios brasileiros que habitavam as terras tupiniquins atualmente chamadas Brasil. Nhanderuvuçú não tem forma humana a chamada forma antropomórfica, é a energia que… Read more »
Ed : “Quanto à ‘popularidade’, lembre-se que mais de 5 bilhões de pessoas no mundo não são católicas.” Ed, meu amigo dos sofismas, você esqueceu apenas de mencionar o número de religiões existentes no mundo. Pesquise e veja que apenas UMA delas ( Católica ) abarca um sexto de toda a população do mundo. Aí a coisa muda de figura, não é mesmo? Do jeito que você colocou … é o mesmo que dizer: “Fui o segundo colocado na corrida !!” Mas esquecer de dizer que só haviam dois corredores disputando ! Não faça isso… Além disso, a Igreja católica… Read more »
CURIOSIDADES: O ENSINO (escolas e universidades) Outra marca registrada da Igreja na Idade Média, e que foi base da Civilização Ocidental. No século VI, São Cesário de Arles já expunha no Concílio de Vaison (529) a necessidade imperiosa de criar escolas no campo; e os bispos se dedicaram a isto. Da mesma forma foi a Igreja que montou para Carlos Magno (+814) a sua política escolar; e retomou a tarefa educadora no século X após o fim do seu Império. O III Concílio de Latrão (1179), em Roma, presidido pelo Papa Alexandre III (1159-1181), ordenou ao clero que abrisse escolas… Read more »
Outra curiosidade:
Quais as maiores e as mais antigas Empresas Familiares no mundo?
A pesquisa liderada por O’Hara trouxe bons frutos – a lista das 100 empresas familiares mais antigas do mundo e a lista das 250 maiores empresas familiares do mundo, disponíveis no site da Family Business Magazine http://www.familybusinessmagazine.com
Dentre as mais antigas empresas familiares no mundo, a mais nova tem 225 anos, 4 dessas pertencem a uma MESMA FAMÍLIA HÁ MAIS DE MIL ANOS e, a empresa mais antiga é a Kongo Gumi, uma construtora de templos japonesa, fundada em 578.
Curiosidade: Qual é a universidade mais antiga do mundo? Esse é um tema que ainda gera muita controvérsia entre os estudiosos. Na concepção moderna, a universidade surgiu na Idade Média e na Europa, o que classifica a Universidade de Bolonha, na Itália, fundada em 1088, como a mais antiga do mundo. Mas, ampliando a visão de mundo e considerando a cultura oriental, a Universidade Al-Azhar, no Cairo, ganha o título. Ela foi criada em 998 a pedido do vizir Yaqub para que o califa Aziz ministrasse instrução e alimentação a 36 estudantes da mesquita. Focada na Teologia e visando resolver… Read more »
Fernando: “Quanto a instituições, meu amiguinho Ed, gostaria que você citasse uma única, apenas umazinha só ! Você citou uma religião e não uma instituição.” Mas vc atribuiu à uma religião, o caráter institucional!! O que eu fiz foi intencional, pois vc disse: “Não existe, na terra, INSTITUIÇÃO mais antiga e mais popular do que a IGREJA ! Bem, eu poderia citar a FAMÍLIA como uma instituição mais antiga que a igreja católica! Alem destas, existem instituições políticas, religiosas, jurídicas, etc, tão ou mais antigas que a igreja católica. A questão é: Como VOCÊ define o termo INSTITUIÇÃO? Seria cada… Read more »
Fernando: “Ed, estou me referindo a todos nós, eu, você, “católicos” ou não.
Ora, tal “desprezo” e “diretrizes” estão, a princípio, “vinculados” aos que dela fazem parte! Quem não é católico ou segue outra religião (ou nenhuma), não teria porque ter “desprezo” ou preocupação com as “diretrizes” do catolicismo, pelo simples fato de não seguirem tal religião e/ou diretrizes, ou seja, fizeram outra escolha que para elas é a melhor, não é mesmo? 😉
Ed, estou me referindo a todos nós, eu, você, “católicos” ou não.
Quanto a instituições, meu amiguinho Ed, gostaria que você citasse uma única, apenas umazinha só ! Você citou uma religião e não uma instituição.
Fernando: “Não existe, na terra, instituição mais antiga e mais popular do que a Igreja !!Vão se aprofundar!”
Mas é claro que existem, não só instituições como religiões (o hinduísmo, p ex.) mais antigas que a igreja católica!!
Quanto a “popularidade”, lembre-se que mais de 5 BILHÕES de pessoas no mundo NÃO SÃO católicas.
Fernando -“O desprezo de muitos pela Igreja e suas diretrizes está fazendo com que o homem viva egoisticamente”
Só para tirar uma dúvida que rolou: Vc está dirigindo-se e referindo-se aos próprios católicos, não?
O texto aí em cima é meu, esqueci de colocar meu nome. Mas… continuando : Quanto ao crescimento dos muçulmanos, foi bom você tocar no assunto. Sabe porque que isso ocorre ? Porque o mundo ocidental está envelhecendo, ou seja, os anticoncepcionais, os abortos; as famílias ocidentais estão tendo poucos filhos ( quando não têm nenhum !)O desprezo de muitos pela Igreja e suas diretrizes está fazendo com que o homem viva egoisticamente. Na Itália, por exemplo, O governo está pedindo “pelo amor de Deus” para as famílias terem mais filhos ( o fenômeno está ocorrendo também em outros países,… Read more »
Decididamente : As acusações contra a Igreja se contradizem a todo instante: uns a acusam de querer ser popular para conquistar mais fiéis e, com isso, angariar mais e mais dinheiro; outros, no entanto, dizem ( como nosso amigo aí em cima ), que “o Papa tem que aprender a ser um pouco pop se não quiser perder seu ibope no mundo cristão”. A Igreja já perdeu um país inteiro, no passado ( a Inglaterra ), porque o papa da época não quis conceder o divórcio ao rei Henrique VIII, e este então separou-se da Igreja ( os anglicanos ).… Read more »
Psiu ! Ed ? Você está aí ? Grande Ed !! Continuando… No plano superior havia as escolas monásticas e as escolas das catedrais e as capitulares, correspondentes ao ensino secundário. No século XII havia só na França 70 abadias com escolas. Todos os grandes bispos também quiseram ter escolas; na França, no século XII, havia mais de 50 escolas episcopais. Dos sete aos vinte anos as crianças e os jovens eram recebidos nessas escolas sem distinção de classes. As disciplinas dividiam-se em “trivium” (gramática, dialética e retórica) e “quadrivium” (aritmética, geometria, astronomia e música). Mas um grande pedagogo da… Read more »