OH, KAROL…

papa joaopaulo banner
Adeus, Karol Wojtyla

Todos sabem que não morro de amores pela Igreja Católica, mas também sei que não se pode julgar alguém sem ter andado nos sapatos dele. A Igreja é muito mais do que o Papa, assim como uma empresa ou país é muito mais do que o Presidente. Para começar a entender a pessoa de Karol Wojtyla (que viria a se tornar o Papa João Paulo II) precisamos olhar o seu passado, antes dele se tornar Papa. É um passado muito bonito, de lutas contra o nazismo, depois contra o socialismo e a repressão, sempre com a idéia de falar para os jovens, não dentro de igrejas, mas nas montanhas, como Jesus. Não só falar, mas conversar, trocar idéias, escutar! Ah, essa palavrinha, tão esquecida pelos poderosos…

A Polônia foi invadida pelos nazistas e depois pelos russos, e se viu oprimida por décadas. A Igreja, mais do que consolação, era o símbolo da resistência, da individualidade como nação. Ser da Igreja Católica era ser um revolucionário, até porque era proibido o culto religioso pelos comunistas. E Karol foi o expoente dessa “revolução” silenciosa.

Pegou uma igreja em fase de abertura, de expansão, com o Segundo Concilio do Vaticano (1962-1965) indicando uma fase de renovação, de um entendimento ecumênico e de uma abertura geral para o mundo. Por isso mesmo ele foi escolhido, um azarão que nem aparecia na lista de cotados para ser Papa. E ele, o primeiro Papa não-italiano em 400 anos, com o carisma de quem já foi ator, angariou a simpatia não só de Católicos, mas de gente do mundo todo. Um Papa jovem, atleta, que esquia, que fala a língua do país que visita, que beija o solo, que quebra o protocolo, que busca falar com as outras religiões… o que ele fez em termos de marketing para a aproximação da Igreja com o povo não tem preço.

No Brasil, enquanto todas as autoridades e Cardeais apenas podiam beijar a mão do Papa, Karol deu um abraço afetuoso em Dom Hélder Câmara, arcebispo recifense, lutador pelas causas dos desfavorecidos, perseguido pelo governo e até mesmo dentro da própria igreja. Em julho de 1980, quando esteve no Recife, o Papa o chamou de “irmão dos pobres e meu irmão”, diante da multidão. Dom Hélder gostava de mostrar a foto em que ele e o Papa, segurando o solidéu, aparecem abraçados: “Em vez de me passar um pito por eu não estar usando o solidéu, o Santo Padre tirou o seu da cabeça e o segurou numa das mãos”, contava sorridente. O que eu posso falar de um homem desses?

papa joaopaulo

É impressionante como este mesmo homem que se norteava pelos princípios cristãos mais puros seja o mesmo que fechou a Igreja Católica para o mundo através de uma política repressora, ditatorial e conservadora (medieval seria a palavra mais correta). Em todo o mundo as principais dioceses passaram a ser orientadas por conservadores. Chegou a polemizar ao apoiar grupos de extrema direita, como a Opus Dei. No Brasil, por exemplo, reprimiu a Teologia da Libertação e tirou o vigor das CEBs (Comunidades Eclesiásticas de Base). Pregou duramente o celibato, mas foi omisso em combater (e o pior, procurava encobrir!) a pedofilia entre os padres. Reativaram a idéia medieval de banir certos livros do círculo católico, como o Código Da Vinci. Proíbem o uso de métodos contraceptivos, como a camisinha e a pílula, em plena época de AIDS. Foi na contramão da Reforma, centralizando a Igreja em Roma. Como resultado, temos a queda do número de casamentos civis e religiosos, a fuga de fiéis para religiões híbridas e o afastamento da juventude e dos acadêmicos universitários, que se aproximaram do secularismo, do ateísmo pragmático ou do neopaganismo emergentes. O contrário do que o Karol de outrora queria, pregava e fazia… é por essas e muitas outras que o Papa João Paulo II pode entrar para os livros de história como o “Papa das contradições”. Mas, será mesmo que as contradições partiram do Karol?

Podemos dividir a vida do Papa em duas partes: uma, com saúde, na expansão da Igreja e dos ensinamentos de Cristo. Outra, na contração, endurecimento e enrijecimento de dogmas que NÃO foram ensinados por Cristo. Estaria mesmo João Paulo II no controle da Igreja esse tempo todo? Muitos acham que não. Joseph Ratzinger, cardeal alemão ultraconservador, seria o homem mais poderoso no Vaticano, estaria por trás da maioria das decisões do Papa nas últimas décadas, sendo ele o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (antigo Tribunal da Inquisição). Precisa dizer mais?

Ainda assim, o Papa fez coisas que nunca imaginava que a Igreja faria, no sentido de fugir do estigma de retrógrado. Opôs-se à invasão do Iraque, classificando-a de “imoral e injusta”, e quando Bush tentou usar Deus para justificar sua “guerra santa”, ele retrucou algo como “Deixe Deus fora disso”, o que me fez dar pulos de alegria e gargalhadas à custa da cara de Bush, que nunca mais usou esse artifício. Outra vitória para a espiritualidade foi a afirmação de Céu e Inferno são estados de espírito:

“O Céu não é um paraíso entre nuvens de algodão, mas um estado de espírito. Assim como o Inferno, que nem de longe é uma fornalha incandescente, mas um símbolo da condenação eterna.”

João Paulo II, em 1999

Esse pra mim vai ser o maior legado do Papa para a humanidade, pois um dos maiores dogmas (e marketing) da Igreja Católica em centenas de anos foi derrubado de cima para baixo, sem stress. Também reabilitou Galileu Galilei, Giordano Bruno e Copérnico, começou a reconhecer as teorias científicas de Darwin (que derrubam a idéia estúpida do criacionismo separado da evolução, que só existe hoje na mente dos Texanos), e aproximou-se das religiões judia e árabe no sentido de promover um só Deus.

“O diálogo com os mortos não deve ser interrompido, pois, na realidade, a vida não está limitada pelos horizontes do mundo”

João Paulo II

Só sei que a Polônia perdeu ao mesmo tempo um Chefe-de-Estado, um orgulho nacional e um líder religioso, algo como perder no mesmo dia um Senna, um Juscelino e um Chico Xavier. Foi Karol Wojtyla que libertou, de forma direta e indireta, a Polônia do jugo socialista. Algo que refletiu profundamente na queda do comunismo. Mas sabemos que nada se perde, tudo se transforma. No último sábado perguntamos a Oráculo sobre notícias do Papa João Paulo II (já haviam noticiado seu desencarne) e ela falou que ainda era muito cedo pra isso, mas que ele “subiu” como Chico Xavier (ou seja, pelo que sabemos de um livro espírita, Chico foi direto para dimensões superiores e desconhecidas por nós, logo depois do funeral, sequer se detendo no nosso plano astral).

Nos últimos anos, o Papa João Paulo II apegou-se à vida como quem se agarra a uma árvore num vendaval. Parecia preocupado em reforçar sua imagem de liderança, de que iria até o fim em sua missão. Que estaria havendo nos bastidores do Vaticano?

Referência:
Estadão: a história do Papa;
João Paulo II: Um retrocesso para a Igreja Católica

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
107 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
x-builder
x-builder
6 abril de 2005 5:09 pm

Liza, manda ai por extenso a centuria da bomba atômica por exemplo….

Tiza , impedir uma campanha em relacao ao papa foi um exagero meu, talvez nao apoiar as campanhas mundiais de combate a aids com incentivo ao uso de preservativos seria o mais ideal.

Agora , acho que vc se dispersou na sua réplica. Não estava falando do se a culpa da aids é da ciencia ou nao. Eu quis dizer que a igreja catolica deveria medir os valores (vida x dogma) qdo pronuncia ser contra o uso de contraceptivos, no caso a camisinha, para o combate a aids.

Liza
Liza
7 abril de 2005 11:29 am

Ok X! Realmente existem charlatões aos montes por aí. Não creio que é o caso de Nostradamus, mas este é o meu ponto de vista baseado nas pesquisas que fiz sobre profecias.
Um abraço! 🙂

Anônimo
Anônimo
7 abril de 2005 1:11 pm

Gente afasta de mim esse site ! “Um monge tomando contato com sua nova comunidade viu a grande maioria se alimentando de lixo. Consternado,apiedado,comovido,revoltado,indignado voltou suas lágrimas para Deus e argüiu-lhe:Não vais fazer nada , Senhor ,a favor desses miseráveis que te amam ?. Deus respondeu-lhe : Eu fiz você ! ” – “Vida humana protegida contra AIDS ou fim da libertinagem? No presente momento seria mais sensato proteger a vida humana e por enquanto deixar rolar adultério, libertinagem, seja lá o que for….” – “Infelizmente no grau de evolução em que nos encontramos o instinto primitivo fala muito alto… Read more »

tiza
tiza
7 abril de 2005 2:11 pm

Perdão Amiko ,te confundi com o Donkho,e esqueci de por seus nomes; Amiko e querido x-builder, após o que vc escreveu;mas a lei do retorno me fez esquecer de assinar…tiza (testamento comentado do Papa./ùltimo segundo ) “Em um sermão, o futuro papa declarou que os homens têm direito a mais que um trabalho e um salário mínimo.” “Há direitos mais profundos do espírito humano que não podem ser violados”, disse. “Estes direitos são a liberdade da alma humana, a liberdade da consciência humana, a liberdade da fé e a liberdade religiosa”. Durante o Vaticano II, o arcebispo Wojtyla discursou por… Read more »

Titanico
Titanico
7 abril de 2005 3:24 pm

Ó nóis qui traveiz…. Concordo com o X-Builder… não se pode esperar o sagrado da maioria das pessoas, porque elas ainda não estão em condições de pensarem por si sós. Escreveram aí pra baixo: “A Igreja não pode assinar em baixo, ela tem por missão nos remeter ao sagrado. A igreja fala de amor, nós falamos de paixão”. Entendo o contexto, mas não concordo. Até porque, amor não se ensina, vive-se. Acho que inclusive deveriam acabar com a idéia do celibato… Voltando: a maioria das pessoas não é fiel a seus parceiros… temos que esperar o melhor, mas vivemos, de… Read more »

tiza
tiza
7 abril de 2005 3:28 pm

Encontrado sinal primitivo de misericórdia …(N.Y.T.) http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/nytimes/1932001-1932500/1932259/1932259_1.xml … Que assim seja ,e se for , talvez tenham encontrado o primeiro Santo, e já sozinho ,porque ainda hoje pisamos na bola com nossos idosos… -ou seria ainda caucasiocentrismo? A gente somos racistas… -Não é desilusão com a espécie , mas e se arrancaram os dentes dele , numa tentativa de assassinato , condenando-o à fome pela falta dos mesmos ?A gente somos perigosos… -E se esse carinha, mascador de cana, o verdadeiro que descobridor da glicose quiçá sonhando já com a cachaça , pois já deprimido, desiludido com a espécie, exagerou… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
7 abril de 2005 3:55 pm

Compaixão há quase 2 milhões de anos. Em pleno século 21, temos de assistir passivamente alguém ser condenada a morrer de fome porque não pode se expressar.

tiza
tiza
7 abril de 2005 4:19 pm

Assim não leio tudo de Madalena .. =Viram né meninas más das ruas de Recife (outro Recife ,tá Acid ?);O Severino foi reclamar com o Papa (in memoriam ),sua benção muito desiludido porque vcs que negaram-lhe a maternidade, embora o povo brasileiro já o reconhecesse e aclamasse como tal..tadinho ,foi chorando se juntar à Orfandade dos Urubus Hipócritas internacionais.. -Fala Titanico ! buenas ! puxa, assumi a “mea máxima culpa” e procurei deixar claro o sentido da palavra AMOR…. “Até porque, amor não se ensina, vive-se. Acho que inclusive deveriam acabar com a idéia do celibato…Lembrem-se de outro detalhe: mesmo… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
7 abril de 2005 4:42 pm

Nossa, hoje está difícil de acompanhar! Estou com pouco tempo e qdo entro já estão com 80 posts…rs Bom, li quase tudo que escreveram aqui, mas a dúvida que sempre me bate: Se Jesus amou Maria Madalena ou não, o que importa? Qual o problema se ele tiver feito sexo com ela, ou se realmente foi celibatário? Isso muda em algo os seus ensinamentos? Pra mim, tanto faz! Pq apesar de não ser católica, sou admiradora de carteirinha de Jesus! Talvez se o víssemos como um HUMANO, seguiríamos melhor os seus ensinamentos, sentiríamos que somos capazes de amar como ele… Read more »

tiza
tiza
7 abril de 2005 5:00 pm

Poxa Radical,eu tbém tô que nem tico-tico no fubá ,vou lá ,venho cá.Deve ser muito bom esse curso.. não grila não,se não houvesse Jesus
histórico,nada de cristianismo…
Só que o espaço aéreo mineiro deve ser travado.Esses cursos só acontecemem SP,SC,RS,MT,RJ,PE,…

Anônimo
Anônimo
7 abril de 2005 11:34 pm

Boas noites… Radical… não há problema algum se o Mestre teve contato sexual ou não… só acho que pela sua envergadura e Missão amplamente significativas, não teria sido necessário esse tipo de coisa. Até porque, como está sendo discutido em outro post, o amor é bem amior do que a expressão sexual. Talvez também não tivesse tido tempo pra isso… Vale lembrar, conforme vc disse, que não importa se Ele tinha 2,0m ou 1,81m, tampouco se tinha ou não olhos claros… Ele foi o Filho do Homem e conforme já comentei em outro post, acredito em sua humanidade sim… inclusive… Read more »

Anônimo
Anônimo
8 abril de 2005 9:21 am

Alguém já parou para pensar que Jesus não teve apenas uma encarnação, que teve outras vidas como todos nós? Com as mesmas dificuldades que hoje nós temos? O orgulho, a vaidade, intolerância, desonestidade e etc? E que venceu com esforço, dedicação, orientação, muito amor “incondicional” no coração e “EVOLUIU” que é o grande objetivo de todos nós?
Jesus é nosso irmão MAIOR e tb nosso maior exemplo, de que podemos chegar onde chegou.

Tenham discernimento gente!!!

x-builder
x-builder
7 abril de 2005 10:57 am

Amiko, era exatamente isto que estava falando. Mas deve-se medir os valores. Vamos partir para o seu exemplo: digamos que o uso de camisinha seja um incentivo a libertinagem sexual , adultério. Porém, qual o valor mais importante?

Vida humana protegida contra AIDS ou fim da libertinagem? No presente momento seria mais sensato proteger a vida humana e por enquanto deixar rolar adultério, libertinagem, seja lá o que for…

Amiko
Amiko
7 abril de 2005 10:48 am

Quanto à liberação do uso da camisinha, pela igreja católica vejo da seguinte forma: Racional, lógico: é obvio que se olharmos por este lado não tem nem o que discutir. Deve sim liberar o uso da camisinha. Moral: Já por este prisma fica difícil. Não podemos negar a contradição que seria esta liberação em relação a moral, pois a união, entre um casal, tem por base o respeito, a segurança, o amor, etc. E o adultério? Não é um OVNI, ele exite…brincadeirinha. Acho que a igreja vê a liberação da camisinha da seguinte forma: Não cometam adultério… a não ser… Read more »

Liza
Liza
6 abril de 2005 5:30 pm

Centúria II. 91. “Soleil levant un grand feu on verra, Bruit & clarté vers Aquilon tendant : Dedans le rond mort & cris on orra, Par glaive, feu, faim mort les attendans” Tradução: II. 91. “Sol Levante um grande fogo se verá Brilho e claridade visto no prolongamento da Rússia Dentro do círculo morte e gritos à hora Pela clava, fogo, fome morte aos voluntariosos” No primeiro verso, a expresão Soleil levant indica a localidade, ou seja o Oriente. O segundo verso diz que a explosão deverá acontecer na extensão da Rússia e essa pode ser uma indicação da península… Read more »

tiza
tiza
6 abril de 2005 5:33 pm

Cláudio,admito que opino demaaaiis quando se fala de religião…mas o site é do Acid que é filósofo. Sabe ontem assisti a um programa no canal Brasil, um “português”, sou péssima com nomes , falando que o mito da caverna de Platão , a realidade de sombras,é um fenômeno moderníssimo,e o será cada dia mais, porque temos informações visuais em excesso. Concordo com vc ,a gente precisa mesmo saber discernir o bem e o mal ,”é preciso saber viver “. Com relação à igreja todos julgam fácil ,mas e quanto a mídia? Ás exigências do mundo moderno. Vc sabe realmente se… Read more »

x-builder
x-builder
6 abril de 2005 5:58 pm

Liza nao entendi esta parte da sua interpretação :

O segundo verso diz que a explosão deverá acontecer na extensão da Rússia e essa pode ser uma indicação da península (ou cabo) onde está localizada hoje em dia a Coréia.

A que fato histórico vc esta se referindo nesta interpretação?

Desculpe minha ignorância , mas existe algum ataque com bomba atômica tão significativa quanto de hiroshima e nagasaki no japao na segunda guerra? O que não entendi foi a relacao Russia – Coreia?

tiza
tiza
6 abril de 2005 6:18 pm

ow desculpa X-builder, meu amigo ,
foi super mal…mas vc me conhece,
só quis dizer que a igreja pode admitir o erro ,até mesmo as grandes culpas sociais ,é pra
isso que ela existe ,pra nos eximir
de toda culpa misericordiosamente,
só não pode oficializar isso,
tornando-a legal, regra de conduta.
Escute a voz de sua alma.

“E EU renovarei todas as coisas”
Essa é a Boa Nova,a nova aliança.
Abraços pra vc.
Muito bunito seu end ,Acid.

Dohko de libra
Dohko de libra
6 abril de 2005 7:06 pm

Eu posso ser mal visto aqui ou receber uma saraivada de críticas pelo que vou escrever,mas teve muita coisa que foi dita aqui que discordo absolutamente. Vou começar por um dos últimos comentários feito pelo webmaster: ”A alta espiritualidade está do lado daqueles que AGEM, e não daqueles que teorizam. Ao agir, erramos, e muito, mas é MUITO mais meritório errar ao agir do que nunca ter agido (pra “não contrair karma”), pois é daí que vem o real aprendizado, das mancadas que juramos nunca mais repetir, de algo que não está registrado como letras no cérebro perecível, mas como… Read more »

Ane ouro
Ane ouro
6 abril de 2005 8:19 pm

Coloco em observação: Si houver alguem interessado procure nos GOOGLE :Quem afundou o Titanic..encontrará referencias ao cardeal j.Ratzinger….e tirem suas conclusões… Paz a todos

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
6 abril de 2005 9:34 pm

Olá, Dokho. Vc fez o certo, que é externar suas posições, não “comprar” idéias prontas sem que elas estejam amadurecidas dentro de vc. O “agir” pé uma coisa muito complexa, que não será explicada nos comentários e nem mesmo nos posts. É algo a ser vivenciado. Lao-Tse dizia que o segredo da auto-realização está no agir pelo não-agir. Ninguém pode realmente renunciar a algo que nunca teve. O segredo de Buda era estar no mundo, mas não ser possuído por ele. É errônea a idéia de um Buda em posição de lótus o dia todo, sem fazer nada. Ele era… Read more »

Dohko de libra
Dohko de libra
6 abril de 2005 11:22 pm

Bem, em nehum momento neguei que estamos vivendo juntos em um planeta, vou reproduzir a parte que eu deixo isso implícito: ‘Creio que devemos agir de acordo com os nossos limites,nos mais pequenos atos viver de acordo com a ética,fazermos a nossa parte seja economizando água, tratar com respeito as pessoas, sermos profissionais honestos e corretos(se nossos políticos fizessem isso!?),acho até que se afastando do mundo vocÊ pode estar fazendo o bem, tendo em vista que de certa forma você também se inpede de fazer o mal e isso pra mim já vale, (ou será que alguem deve ser punido… Read more »

Titanico
Titanico
6 abril de 2005 11:31 pm

Boa noite… Karma não é “pagamento”, e sim reequilíbrio de suas próprias atitudes… “Não queira abraçar o mundo, mas antes, abrace cada pessoa que estiver nele…” (Frase de um amigo muito especial!). “Não posso ouvir aquilo que dizes, pois aquilo que és troveja muito alto!” (Emerson, filósofo americano) “Se o desonesto soubesse das vantagens de ser honesto, ele seria honesto só por desonestidade.” (Jean Paul Sartre) Minha preferida… Padre Antônio Vieira no Sermão da Sexagésima, proferido na Capela Real de Lisboa em 1655… mais ou menos assim: “Existem 03 possíveis motivos para a palavra de DEUS não ser mais praticada.… Read more »

Liza
Liza
7 abril de 2005 8:45 am

Conforme solicitação sua mesmo, desde o meu primeiro comentário postei sobre profecias que “já haviam” se cumprido. Depois você pediu que falasse sobre a bomba atômica. Que eu saiba o único caso de bomba atômica na historia do mundo se refere a explosão atômica de Hiroshima. Na quadra que postei segundo o site que pesquisei se refere exatamente sobre a explosão atômica de Hiroshima. Citada também no verso 3 da quadra 81. V. 81 A ave real sobre a cidade solar (Menphis, Egito) Sete meses antes fará uma profecia sombria “Na cordilheira do Oriente jorrará um luminosidade barulhenta” Às portas… Read more »

x-builder
x-builder
7 abril de 2005 10:06 am

Blz Liza, deixa quieto…..Este é o problema que estava falando, as profecias é uma questão de crença. Mas não deixo de descartar as pessoas que conseguem ter premuniçoes e “ver” o futuro (apesar de muitos charlatões).

x-builder
x-builder
8 abril de 2005 9:28 am

De fato , Clara nao era irmã de sangue de Francisco. Ela era da filha de um nobre burguês da época. Como Francisco tb era. Ambos renunciaram a vida mundana para dedicar a uma missão espiritual maior.

Titanico
Titanico
8 abril de 2005 11:38 am

Somente agora vi que faltou assinar a mensagem abaixo… Além disso, faltou eu explicar mais dois detalhes… Não acredito na idéia de “Santos” como os católicos… por esse motivo, não tenho como falar dessa imagem das pessoas canonizadas que a Igreja tem. Quando vc Tiza, se referiu aos Santos, fiquei com a imagem dessas pessoas mais evoluídas, mas não com a idéia que vc possa ter tido quando fez o questionamento. O que seria o Santo na sua opinião? Com relação aos avatares e relacionamentos sexuais… Se eles tivessem constituído família, não teriam tempo para viverem como viveram. Eles transformaram… Read more »

tiza
tiza
8 abril de 2005 1:21 pm

Liza , e Axará que coisa heim ?Assim que melhorar podemos ir mesmo até a city de D.Beja,gosto muito de lá,mas aquele sujeito sem emoções era daqui mesmo acho que até conheço bem uns parentes dele… Trankilo, Carlinhos.Agora ficou claro.E vc tá certo; minha noção de Santo é católica apostólica popularérrima…Pessoas que se vencendo viraram o jogo e se serviram lautamente na comunhão espiritual com Jesus*(*Santo de nascença e vivencia para mim ), e viveram felizes para sempre. Amo São Geraldo ,meu protetor fiel espiritual.Mas não é uma coisa ignorante ,nem fanática ,é sério ( pelo menos pra mim,não sei… Read more »

Anônimo
Anônimo
12 junho de 2005 4:48 pm

vc naum tem mais o q fazer naum?????

mateus
mateus
23 junho de 2005 11:38 pm

O papa consiguiu o que poucos conseguir vivenciar a verdade e o amor em cristo.
agora quem não vivencia nem põe rm pratica a verdade de Deus.como os homossexuais é porque não conhece Jesus,nem o seu evangelho.

só Deus é amor o resto é dor,fracasso,vergonha e insesatez.
que ser cristão ame e ajude os pobres e a Deus.
quem dercorda não conhece Deus.

Ale
Ale
24 junho de 2005 2:50 pm

Por que você diz que os homossexuais não põe em prática a verdade de Deus? Foda-c isso? É um preconceito, eles vivem a vida deles, amam da maneira deles e se não se reproduzem, melhor ainda, pois não aumenta a população humana, que nos tempos de hoje é algo que deveira mesmo dar uma diminuída pois o planeta não aguenta mais, talvez eles sejam até mais próximos de deus, pois seguem o amor sem distinção de sexo, e não é por tesão carnal apenas, e ajudam no controle de natalidade… ODEIO gente homofóbica… Como se já não bastasse as gangues… Read more »

filomena
filomena
13 julho de 2005 8:57 am

q horror…
meu deus
tadinho do papa
to me apavorando.

naqueca
naqueca
13 julho de 2005 8:59 am

vcs naumtem mais o q faze?
qhorror!

Gustavo
Gustavo
25 setembro de 2006 5:45 pm

O espiritismo é uma contradição. vejam o que o Kardec fala sobre a aparência dos negros, o que bem mostra o baixo nível do seu preconceito racista: “O negro pode ser belo para o negro, como um gato é belo para um gato; mas não é belo no sentido absoluto, porque os seus traços grosseiros, seus lábios espessos acusam a materialidade dos instintos; podem bem exprimir as paixões violentas, mas não saberiam se prestar às nuanças delicadas dos sentimentos e às modulações de um espírito fino. Eis porque podemos, sem fatuidade, eu creio, nos dizer mais belos do que os… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
25 setembro de 2006 6:06 pm

Eis a beleza do Espiritismo: O Espiritismo não é Kardec. Foi codificado e estruturado por ele, recebido pelos espíritos. Kardec é um humano falho, antes ou depois de morto, assim como Chico Xavier fazia questão de deixar bem claro que não era mais do que uma mula de carga, um verme, deixando instruções de caráter Espiritual. E mesmo os espíritos que escrevem são entes que animaram seres humanos e CONTINUAM HUMANOS, ou seja, não é porque lhes falta um corpo físico que agora são donos da suprema sabedoria e suprema moralidade. O Espiritismo postula que, onde houver erros, eles devem… Read more »

Gustavo
Gustavo
26 setembro de 2006 1:37 pm

Não. Ela é um ser vivo , pois se reproduz ou vc não estudou isso em biologia?
A bactéria não é parte do corpo humano , ela faz parte do corpo humano. Entre fazer parte e “ser” parte, existe uma grande diferença , se vc não entende a diferença, estude
também português.

Cris
Cris
25 maio de 2009 1:33 am

Baita saudade do João Paulo II. Embora tenho me aproximado do catolicismo somente há um ano e meio (e estou gostando do que estou conhecendo), sempre fiquei comovida com a imagem e presença desse homem, da luz e da paz que ele emanava. E isso mesmo na época do meu espiritismo radical. Qdo ele partiu fiquei muito triste, chorei bastante. Tenho certeza no fundo do coração, que ele está num lugar lindo, e está sim com o Chico Xavier, exemplo lindo de vida e amor. Quando o Papa Bento passou aqui, em 2007, estava em Sp e tive a oportunidade… Read more »

neutrino equilibrista
neutrino equilibrista
22 janeiro de 2011 4:31 pm

Acid,

Não consegui acessar o conteúdo da carta, você conseguiu?
De qualquer forma, como é sempre bom ouvir o outro lado:

“Distintos funcionários da Santa Sé e porta-vozes da Igreja na Irlanda denunciaram que a imprensa tergiversou uma carta de 1997 dirigida pelo Núncio Apostólico aos bispos desse país e descartaram que o texto promova o encobrimento dos casos de abuso sexual protagonizados por membros do clero.”

http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?tpl=&id=83870

http://www.acidigital.com/noticia.php?id=21009

July^
July^
21 abril de 2005 10:45 am

bom…minha opiniao sobre o papa eh q ele eh um homem bom, que tentou mesmo com muitos nao* das pessoas, unir.
para mim ele continua no coração.

Anônimo
Anônimo
20 abril de 2005 1:20 pm

O que são seres humanos? Um bando de hipócritas que inventam essas religiões para poderem mandar uns nos outros, conquistar poder e fama e o principal: viver cercado de ouro e ganhando dinheiro às custas dos ignorantes que os idolatram… Por que o novo Papa irá manter o conservadorismo? Porque é bem mais interessante que os massificados procurem ter filhos, para que não acabe a mão-de-obra que sustenta os poderosos e porque também é bem mais gostoso ser homossexual na surdina (o que é proibido é sempre mais gostoso) do que assumir e fazer de todos os tabus coisas comuns,… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
8 abril de 2005 1:47 pm

Enfim, ninguém era de ninguém na velha Jerusalém… (brincadeira)

Sobre Chico “dar nomes ao bois”… é uma questão só de época. No tempo de Sócrates, ele se dizia inspirado pelo daemons (espíritos). Jesus falava pelo Pai. Qualquer outra coisa que ele disesse e seria acusado politeísmo, e talvez nem tivesse apóstolos 😛

Sobre celibato, vou levar essa discussão lá pro post da Maria Madalena, que está mais no contexto.

Luis
Luis
8 abril de 2005 3:29 pm

Olha, essa coisa do poder hieráquico (ou não) na igreja católica é um verdadeiro horror. Por mais que alguém tenha muita boa vontade, muita coisa interessante para implementar, o grande pavor dos “que mandam” é sustentar, a quialquer custo, o poder, ou pseudo-poder, que ainda resta à igreja de Roma.
Eu já pude ver e ouvir atitudes de clérigos que deixariam qualquer pessoa envergonhada de fazer parte da mesma espécie que eles.
Um abraço. 😮

Luis
Luis
8 abril de 2005 3:41 pm

Galera, desculpe mas, o medo dos poderosos da igreja é PERDER os últimos resquicios de poder que ainda têm.
Bom, outra coisa, não li todos os posts, mas parece que a galera está se fixando demais na equação AMOR=RELAÇÃO SEXUAL.
Acho que AMOR é amor, com ou sem relacionamento sexual.
Quanto às canonizações, agora já acabou mas, parece que houve épocas que qualquer um que tivesse bons dotes financeiros podia virar santo depois da morte.
Por enquanto é só.
Beijo e abraço a todos. 😉

Liza
Liza
8 abril de 2005 5:18 pm

Tiza o problema não é do espaço aéreo mineiro, é questão de uma Instituição de BH ou outra cidade de Minas que adote a mesma linha do IPPB da qual o Lázaro faz parte, se interessar em trazê-lo para dar o curso. A instituição no caso teria que bancar toda a despesa com passagens de ida/volta, estadia incluindo refeição, entende? Há algum tempo atrás pedi informações no site IPPB sobre isso mesmo, pois tenho a maior vontade de participar desses cursos e palestras que eles tanto falam com o Lázaro ou Wagner B. Não sei se mudou alguma coisa depois.… Read more »

Titanico
Titanico
9 abril de 2005 12:24 am

Parla Tiza, minha amiga… O stress passou? Está menos “traumatizada”? hehe Sobre Chico, vc está certa. Se a conotação de Santo que vc dá é essa, fica mais próximo do que acredito… palavras diferentes mas o mesmo contexto… é isso que importa. Sobre a atitude dos beijos, também concordo… desculpa Acid, sei que essa parte do comentário deveria ficar no outro post, mas só para completar meu raciocínio com o da Tiza, escrevi-o aqui… Tiza, como vc acha que era a relação do Mestre com o PAI? Vc acredita na mediunidade? Aliás, vc é de Minas né? Sempre vou aí…… Read more »

tiza
tiza
9 abril de 2005 1:50 am

ufa !o elevador custou a descer…. Liza ,pelo que lí, acho que em Axará darão o maior apoio ,é só axar as pessoas certas(como dizem por aí ,quem kassa,assa)…ele já tem cara de Et mesmo, imagina isso com todos os chacras alumiando,e uma baita aura fosforescente com certeza sobreviverá …fica fácil pra todo mundo.Agora se ele vier aqui onde eu moro ,vai ter que vir voando,se projetar num hotel, e comer prana com queijo.. Brincadeira aqui tem muitos ninhos abandonados…(uau !?!viu o poder de um photoshop! é só divulgar o tipo) Gente, já sei a diferença entre cárie e acareação.Agora… Read more »

tiza
tiza
9 abril de 2005 3:50 am

Amigo Titanico,acredito em mediunidade,sintonia,
harmonia ,telepatia,sonhos premonitórios, premonições ou tempos relativos e por isso mesmo friso tanto a fé em Jesus,para que ninguém se confunda ,é como uma bússola, se você se nortea pelo excelente comportamento, é sincero e esta é a sua maior pregação ,segue que tá certíssimo.

Leio muitos livros espíritas.Tomo passes,conheço espíritas magníficos,grandes e humildes médicos, e como só a faculdade os distingue,grandes psiquiatras. Daonde vc é? (nesse mundo mesmo tá ?)Vc é médium ?

Fábio
Fábio
9 abril de 2005 1:29 pm

A respeito de João Paulo II, seguem dois comentários bem interessantes:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult510u189.shtml
(um colunista ateu, segundo ele próprio)

http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/colunas/boff/
(Leonardo Boff, excomungado pelo papa em questão)

Titanico
Titanico
9 abril de 2005 1:35 pm

Fala Tiza, na paz? “Nesse mundo mesmo, tá?” Eu acho sim que sou desse mundo!! hehe.. já vc, acho que não!! Vc costuma dormir? Tem mensagens tuas em todas as horas do dia e da noite!!! Brincadeira… Tem uma amiga da minha irmã que acredita ser extraterrestre… não espiritualmente, mas de ter chegado aqui de outro lugar em corpo físico! Tudo bem que ela fumava alguns “cigarros” que a deixavam meio fora de órbita, mas vai saber, né? Sou de Campinas-SP, mas sempre estou em Minas descansando… não tem lugar melhor! Verde, sem poluição, sem chuva ácida (brincadeira), o silêncio…… Read more »

x-builder
x-builder
13 abril de 2005 5:36 pm

Pô concordei com 90% do que o Arnaldo Jabor disse: Eu não gostava do papa João Paulo II (Arnaldo Jabor) Escrevo enquanto vejo a morte do papa na TV. E me espanto com a imensa emoção mundial. Espanto-me também comigo mesmo: “Como eu estou sozinho!” – pensei. Percebi que tinha de saber mais sobre mim, eu, sozinho, sem fé nenhuma, no meio deste oceano de pessoas rezando no Ocidente e Oriente. Meu pai, engenheiro e militar, me passou dois ensinamentos: ele era ateu e torcia pelo América Futebol Clube. Claro que segui seus passos. Fui América até os 12 anos,… Read more »

juliana
juliana
18 abril de 2005 1:56 pm

eu gostava muito do papa…
sinto falta…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
6 abril de 2005 4:57 pm

Um adendo: ir para “cima” apos a morte não nos exime das responsabilidades dos nossos atos. Como o próprio João Paulo II falou, em (rara) concordância com os ensinamentos esotéricos de Jesus e espiritualistas, céu e inferno são estados de espírito, e não prêmios ou punições. Aliás, uma consciência dilatada pós-morte nos faz ver melhor as burradas que fizemos na Terra, e nos exorta internamente a consertá-las (ao contrário de muitos que ficam pela crosta). O Papa com certeza era algum espírito em dívida com a Igreja Católica, assim como Chico Xavier o era com o espiritismo (se ele foi… Read more »

Dunedain
Dunedain
4 abril de 2005 10:15 pm

Por que será que o Papa(Igreja Católica)ajudou a demolir o comunismo? ora, era o maior entrave para o capitalismo na época, é óbvio que a cultura ocidental sendo judaico-cristã, com o seu desejo absurdo por aquisições materiais,que já é uma questão genética podemos dizer,iria apoiar a queda do comunismo.Vide o Japão hoje o maior foco do capitalismo oriental ajudado pelos americanos após a 2ª Grande Guerra como ponto primordial para inserir o capitalismo no oriente. Que hoje em dia sumiu quase que por completo os valores samurais do antigo Japão.Que coincidemente os EUA tem a maior colônia de judeus do… Read more »

Anônimo
Anônimo
5 abril de 2005 11:33 am

Morre – de certo modo – mais uma figura folclórica. Vamos esperar o ‘nascimento’ da próxima…

Titanico
Titanico
5 abril de 2005 11:35 am

Bom dia… Realmente é difícil saber o que vai por trás daqueles palácios e riquezas sem fim. Aliás, tenho uma idéia sim: pessoas inescrupulosas, mesquinhas, arrogantes, donas da verdade, inquisidores disfarçados…. tudo isso misturado com poucos, muito poucos bons homens, que trabalham e batalham para a elevação do homem, tentando reacender um pouco da chama da espiritualidade. Apenas com essa idéia de céu e inferno colocado em seus devidos lugares, foram recuperados séculos e talvez até milênios de induzimento a erros, por parte da Igreja Romana (e não do Mestre Nazareno). Não sou católico… tenho também pouca simpatia pelo catolicismo.… Read more »

Patricia
Patricia
5 abril de 2005 12:28 pm

Na minha opinião, o papa era coerente com a instituição que ele representava. Acredito que em muitas das suas declarações ele falava em nome de algo maior, ou seja, da Igreja Católica, e não de acordo com sua posição pessoal. De qualquer forma, não dá para negar o carisma que ele tinha e o respeito que ele impunha.

Abs

tiza
tiza
5 abril de 2005 12:35 pm

Titânico,vc como espírita é um pouco inclemente.Afinal,todos devem caminhar para a convergência, para a verdade,esperamos que sem dissidentes ,sem desistentes ,sem filas por ordem de tamanho. “As ações dos seres vivos nunca são desperdiçadas, mesmo que centenas de éons transcorram antes de seus efeitos serem experienciados ” (Buda) Shri Datta,que em sua vida cometeu ações extremamente negativas, quando ficou velho ,interessou-se pelo Dharma e pediu a Buda que lhe concedesse ordenação.Discípulos clarividentes de Buda examinaram Shri Datta mas não encontraram nem uma minúscula potencialidade virtuosa.No entanto ,tais discípulos não poderiam ver as potencialidades sutis ,percebidas unicamente por seres iluminados.Ao examinar… Read more »

Iva
Iva
5 abril de 2005 12:39 pm

O equilíbrio na balança, ou a pendência para que lado for, é muito difícil de julgar por simples mortais. O que um Ser, durante a sua vivência contribuiu
para a humanidade, precisa ser analisado sob um angulo diferente … precisa se ter uma “Visão do Conjunto” que somente os Seres Espirituais possuem.
Mas como qualquer ser humano “normal” que o Papa agora no seu caminho espiritual seja banhado de “LUZ” e se for de seu merecimento que seja tb banhado do “GLÓRIA”.
Iva

Titanico
Titanico
5 abril de 2005 2:09 pm

Fala Tiza… Eu sou realmente inclemente… mas, com relação a que ponto exatamente vc estava se referindo? Passagens muito bonitas vc colocou…. mas, para quê? Não entendi o que vc quis dizer… ou melhor, entendi sim, mas não consegui fazer uma analogia com o que eu tinha escrito… Até porque, em momento algum eu falei mal do Papa… acho o esforço dele altamente louvável… Como eu não disse nada de ruim ou de errado com relação a ele, foi por causa do que eu disse da Igreja? Se foi, não sou inclemente, mas simplesmente realista. Essas instituições (e essa principalmente)… Read more »

x-builder
x-builder
5 abril de 2005 2:20 pm

A mídia está bombardeando as pessoas que o papa foi o homem que fez muita coisa em favor da humanidade. Blz, mas apesar de ele ter sido um grande defensor dos direitos humanos, o que de concreto o papa joao paulo II fez?

Eu vi ele dando um monte de palpites (ate ingenuos as vezes) contra as guerras, como foi o caso da invasao dos EUA sobre o Iraque, sobre o terrorismo, sobre qq coisa injusta que sabemos que com palpites ingenuos , ninguem escuta , ou finge que escutou.

Gostaria de saber o que ele fez de concreto

Vovozinho
Vovozinho
5 abril de 2005 3:00 pm

Achei essa opinião muito interessante, assim como o site,
http://www.netluz.org/psicografias/lista.asp?categoria1=Novas

tiza
tiza
5 abril de 2005 3:11 pm

Poxa ,quer resolver isso lá fora ?brincadeira….But: -“Não sou católico… tenho também pouca simpatia pelo catolicismo.”; .. ow,eu sou católica hôme! (=universal) -“Portanto, mesmo que estejam ‘atados pelas mãos e pés’, acredito que fizeram um bom trabalho com as ferramentas que tinham” Isso não te lembra a morte de Jesus? Jesus tbém fez o maior dos trabalhos ,justo nessa posição. -“Ir contra métodos contraceptivos?” Daonde vemos as coisas não dá ainda pra ver direito,é uma miopia piedosa. Mas isso vai contra o processo reencarnatório,que para os espíritas é tudo no processo evolutivo. Os mares dão pé só na beradinha, depois… Read more »

tiza
tiza
5 abril de 2005 3:40 pm

Analogias anteriores pra vc Titanico; sou meio doida pra postar sem me explicar…um a zero pra vc! : -O papa procurou muita ordenação moral /= base da espiritualidade como um todo. _As palavras de Jõao Paulo ,”estão em suas mãos” /=faça delas o que quiser.Não são ordens;e se assim lhe parecem,questão de afinidade. -Nada é o que nos parece ser…”A grande ignorância de conceituar nos faz cair no oceano do samsara.Uma mente de concentração não-conceitual,está livre de concepção e é clara como o espaço “(Atisha) “ASSIM COMO OS CÉUS DISTAM DA TERRA ,MEUS PENSAMENTOS DISTAM DOS VOSSOS “(tá lá). A… Read more »

Liza
Liza
5 abril de 2005 5:19 pm

Por falar em poesia…., aproveito um postar um poema de Fernando Pessoa, que eu adoro! Creio que vem a calhar neste debate. Tudo são Maneiras de Ver (Fernando Pessoa) Onde você vê um obstáculo Alguém vê o término da viagem E o outro vê uma chance de crescer. Onde você vê um motivo pra se irritar, Alguém vê a tragédia total E o outro vê uma prova para sua paciência. Onde você vê a morte, Alguém vê o fim E o outro vê o começo de uma nova etapa. Onde você vê a fortuna, Alguém vê a riqueza material E… Read more »

Liza
Liza
5 abril de 2005 11:18 am

João Paulo II foi um ser humano surpreendente e apesar das contradições era acima de tudo um homem de Fé e um homem de Paz.

tiza
tiza
5 abril de 2005 11:04 am

“A todos peço para se debruçarem profundamente sobre o homem, que Cristo salvou no mistério do seu amor, e sobre a sua busca constante de verdade e de sentido” Encíclica Fides et Ratio, 1998 “O trabalho em prol da paz, inspirado pela caridade que não passa, produzirá os seus frutos. A paz será a última palavra da História” Mensagem do Dia Mundial da Paz, 1979 “A liberdade só é um grande dom quando dela sabemos usar conscientemente, para tudo aquilo que é o verdadeiro bem. Cristo ensina que o melhor uso da liberdade é a caridade, que se realiza no… Read more »

Amiko
Amiko
4 abril de 2005 10:16 pm

Justiça seja feita…também não morro de amores pelo papa mas, até agora, quando esse era o assunto, só tinha gente críticando.
Não sou católico e apesar de todos os “erros” ,de Joao Paulo II e de sua igreja, eu até tenho uma certa simpatia por ele.
Faríamos melhor em seu lugar?

Um abraço a todos.
Acid ótimo texto.

`FreeD0M`
`FreeD0M`
4 abril de 2005 10:22 pm

João Paulo era um ser humano como todos nós, e apesar dos dogmas e das políticas equivocadas, só visava o bem.

Todos nós temos virtudes e defeitos, méritos e deméritos, e com ele não era diferente, porém, mais uma vez, ele só visava o bem.

Esse é o grande diferencial de uma pessoa comum e de uma pessoa luminosa, é quem faz o bem, quem prega o bem.

O que vale é a intenção?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
5 abril de 2005 12:01 am

Dunedain: ele provavelmente teria o mesmo destino que o Papa João Paulo I, que tinha o hábito de tomar um cálice de conhaque antes de dormir: Quando o sepulcro do grande romano é achado, No dia seguinte um Pontífice será elegido: Escassamente ele será aprovado pelo Senado Envenenado, o sangue dele no cálice sagrado. (Nostradamus Cent III Quadra 65) http://www.cacp.org.br/jornalpapado.htm Freedom: Acho que o que vale é o que a gente faz com o que a gente dispõe. Às vezes confundimos poder com o direito de dispor, quando na verdade não temos condições morais / psíquicas / físicas de fazê-lo.… Read more »

Andréa Patrícia
Andréa Patrícia
5 abril de 2005 7:02 am

Grande homem, esse Papa! Lembro até hoje de quando o vi em Salvador, aos cinco anos de idade (se não em engano). Que emoção!

Admiro muito essa figura, foi um gigante sem dúvida, trouxe mudanças significativas. E olhe que eu nem sou católica!

Tenho certeza de que ele está bem, num estado bom. Deve estar descansando um pouco.

Que Deus o tenha!

Muita Luz!!!

Radical Chic
Radical Chic
5 abril de 2005 8:55 am

Só agora, depois de sua morte, que estou conhecendo melhor esse Papa!

Li uma frase dele na Veja desta semana, que me surpreendeu:

“O diálogo com os mortos não deve ser interrompido, pois, na realidade, a vida não está limitada pelos horizontes do mundo”. (Pregação de João Paulo II na Basílica de São Pedro, em nov/93)

Marcio
Marcio
5 abril de 2005 9:29 am

Estou surpreso com as duas coisas que o Papa disse citadas pela Radical Chic (diálogo com os mortos) e pelo Acid (céu e inferno). Eu vi seus últimos dias com uma certa tristeza… ele estava carregando nas costas a culpa dos erros da Igreja, e sofreu com muitas doenças, e foi até o fim alguém que se esforçou mais do que o normal para o cargo (o que é péssimo para a Igreja, pois o próximo papa não deve ser tão ‘produtivo’). Segundo o blog de jornalismo do IG, ( http://noblat.blig.ig.com.br/2005_04.html ) na sexta-feira (véspera do anúncio da morte) Como… Read more »

Simone_Ctba
Simone_Ctba
5 abril de 2005 9:41 am

Tenho o Papa João Paulo II como um exemplo a ser seguido, ele cumpriu sua missão até o fim. Ele entregou sua vida a Deus e muitas vezes se sacrificou pela paz no mundo e contra as injustiças. Estou triste pela sua morte, mas ele fez a sua parte e merece ser feliz.

Victor
Victor
5 abril de 2005 9:57 am

Adorei o texto (e os comentários nas fotos hehe). Assim como o Marcio, fiquei surpreso com a declaração dele sobre a conversa com os mortos. Alguém tem algum site de notícias falando disso? Tá, agora sobre a pessoa do Papa… Ninguém no mundo tem condições de ser perfeito no que faz, muito menos quando se está sujeito à dependência de Cardeais. Assim como um presidente, o Papa às vezes é obrigado a tomar atitudes que não gosta e que sabe que não é a melhor, mas acha que é o que deve ser feito. A vida não é preto no… Read more »

Amiko
Amiko
5 abril de 2005 10:02 am

Olha esta frase:

“Um papa originário de uma superpotência não serviria para a missão da Igreja.”
Do cardeal de Chicago, Francis George, 68 anos, um dos onze cardeais-eleitores americanos.

Então se ele fosse eleito papa serviria a missão de quem? hehehe

Piper
Piper
5 abril de 2005 10:07 am

Apesar de não ser católico pra mim Papa João Paulo II teve uma vida terrena louvavel, erro como qualquer outro ser humano mais acerto bastante tbm.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
7 abril de 2005 12:20 pm

Nostradamus (acho algumas interpretações meio forçadas, mas usem o discernimento)

http://hospedagem.infolink.com.br/nostradamus/ind000.htm

tiza
tiza
5 abril de 2005 8:52 pm

É por aí mesmo Liza, o negócio é não julgar….respeitar ,pois cada um é cada um.

Juliana
Juliana
5 abril de 2005 9:31 pm

Acid, seu texto está muito lindo. Bom, como a média dos seus textos. Depois desse texto confirmei que não foi à toa que pus o Saindo da Matrix como link em meu blog. Parabéns!

Titanico
Titanico
6 abril de 2005 12:16 am

Fala Tiza… Como já disse abaixo, não entrei e nem vou entrar em discussões doutrinárias ou filosóficas sobre Catolicismo e a Doutrina dos Espíritos… Para isso, se vc quiser, podemos sim resolver isso lá fora!!! Email-me que continuaremos os pontos controversos que vc diz sobre alguns aspectos do Espiritismo, pois se eu for falar dele aqui, não vai caber… hehe Mas, para os que aqui vem, vou falar rápido sobre alguns de seus questionamentos… Quando eu disse atados pelas mãos e pés, quer dizer que eles não podem escolher muito sobre o que querem fazer, pois precisam da autorização dos… Read more »

x-builder
x-builder
6 abril de 2005 11:35 am

Liza,
como eu disse as profecias podem ser saudaveis mas sem fanatismos. Agora discordo de vc que é inegável que algumas profecias se concretizaram, pois é uma coisa tão subjetiva que nao tem como falar se ocorreu ou nao. Uma profecia pode ter uma interpretacao x hj (imposto pela midia, classe dominante…) e daqui a 2000 anos pode ter outra interpretação.

Titanico
Titanico
6 abril de 2005 11:55 am

Fala pessoas… Luiz e Piper… concordo com vcs sobre o Papa… não disse nada para analisá-lo, e muito menos para julgá-lo… aliás, não estamos “discutindo religiões”, mas simplesmente debatendo sobre fatos e personagens históricos… Amiko… concordo com vc com relação ao tempero! Aliás, vc deveria ter participado para melhorar ainda mais os pontos de vista… quanto mais participação, melhor! X-Builder… onde vc estava? Tiza.. vc sabe tão bem quanto eu que não estamos “discutindo”, mas apenas debatendo… acredito que os posts servem para isso… Já tivemos pontos de vistas diferentes num outro tema e também foi altamente produtivo. Independentemente de… Read more »

tiza
tiza
6 abril de 2005 11:56 am

Amiko, entre sem bater..(socorro!!)
Agora sua citação se esclareceu :
“Um papa originário de uma superpotência não serviria para a missão da Igreja.”
Do cardeal de Chicago, Francis George, 68 anos, um dos onze cardeais-eleitores americanos.”… Depois dessa da profecia ,mesmo quem não crê em bruxas,tá dando linha, e muitos com medo da fogueira final,alegam ter ficado surdos,ou alegam não entender niente de italiano,ou sairam pra comprar cigarros,ou alegam motivo de saúde,agora esse americano é do ramo ,né ?(brincadeira ,tá ?)
O pior é que muita coisa se encaixa,alguém recomenda algum intérprete sobre as professias ?

Dunedain
Dunedain
6 abril de 2005 12:42 pm

Com relação ao post do Freedom: “O que vale é a intenção?” Na minha opinião o inferno está transbordando de pessoas com boas intenções. A maioria das pessoas,como sempre,tem suas opiniões baseada em algum artigo de mídia:” Ah, o papa fez isso e fez aquilo” e o que deixou de fazer, por que não mostram? como sempre só mostram o lado “bom”, por que não se baseiam nos fatos naturais dos acontecimentos? Ex.: será que ele tinha noção de si mesmo? auto-conhecimento? nocão de ego? enfim CONSCIÊNCIA! se sim,então ele só olhou para si mesmo, por que a doutrina de… Read more »

Liza
Liza
6 abril de 2005 1:53 pm

Oi x-builder. É verdade que informações são manipuladas e muito, de acordo com a conveniência do sistema que a manipula a mídia, classes dominantes, o governo, a igreja e outros. Talvez seja subjetivo como disse, mas será que as interpretações que bateram com as profecias foram meras coincidências? As profecias foram preditas por pessoas de épocas completamente diferentes, daí toda esta especulação em torno delas de sua veracidade e se merecem credibilidade ou não, o que dá margens para muitas interpretações, que não são muito diferentes umas das outras. Com certeza não chegarei a 2000 anos para comprovar o que… Read more »

Nessa
Nessa
6 abril de 2005 2:43 pm

olha, Acid, esse tal de Ratzinger dizem que é dos brabos. qdo o Papa tava mal, falei com minha profa. de canto e ela q é luterana, estava triste pelo Papa. e aí comentamos sobre o conservadorismo da igreja católica. e ela me falou muitas coisas sobre esse Ratzinger…parece que ele é um dos maiores defensores de uma igreja ultra-conservadora, e de direita.

x-builder
x-builder
6 abril de 2005 3:17 pm

Tiza, eu acho que no sec XXI, e a igreja catolica tem uma enorme dívida com a humanidade. Já parou para pensar quantos brilhantes cientistas desconhecemos por terem sidos queimados na inquisição? Acho que a Igreja Católica deveria medir os valores que estão em jogo. O que vale mais, milhares de pessoas morrerem de aids por serem fieis aos ensinamentos da igreja ou meros dogmas? É uma questão de inteligencia isto, por isto acho que a igreja deveria medir por onde a vida esta sendo mais valorizada. Acho que de emburrecimento ja basta no seculo em que vivemos, ja passamos… Read more »

x-builder
x-builder
6 abril de 2005 3:04 pm

Liza, blz?

Não sei , vc tem algum exemplo de alguma profecia que tenha se concretizado(ou que as pessoas acreditam que tenha realizado)? Seria interessante discutirmos um exemplo.

tiza
tiza
6 abril de 2005 3:10 pm

Dunedain, como tbém toquei no assunto ,vou pitecar…. A história não costuma registrar sobre o que não foi feito ,embora tanto a omissão quanto a ação repercutam no futuro .Afinal ,o que vc não vai contra, vc vai a favor. Omissão tbém é pecado. Mas isso deve ser reclamado em tempo hábil ,senão fica a triste história do SE ,do que poderia ter sido ,do eu sabia….Se sabe,faça. Chorar pela responsabilidade do que não fez ,só cabe ao Papa e sua consciência (que na maioria das vezes vence o ego). Agora na hora agüentar as consequências , concordo com vc… Read more »

Liza
Liza
6 abril de 2005 4:28 pm

Blz x! Eu acredito e você não, então… chegaremos a algum lugar discutindo?
Mas posso citar Nostradamus por exemplo.
E aí embaixo segue algumas das profecias que se cumpriram ou como vc disse, acreditam que se cumpriram.

Morte do rei Henrique II da França; cent. I-35,
1ª guerra mundial; cent. V-85,
Holocausto; cent. IX-17,
Aliança Itália-Alemanha; cent.III-63,
Nazismo e a segunda guerra mundial; cent. I-61,
Bomba Atômica; cent.II-91,
Atentado ao Papa João Paulo II; cent.II-97,
Atentado ao World Trade Center; cent. V-65.
🙂

tiza
tiza
6 abril de 2005 4:42 pm

X-builder oiiiiii, sumiu heim amigo ? Sabe não concordo em atirar pedras tendo teto de vidro. O que vc guarda consigo da Idade Média, allém dessas lembranças da Igreja Católica? Poxa,secXXI, e Papa já admitiu e pediu perdão. Poxa,evoluir é pra todos…Guerras mataram e maltrataram grandes cientistas ,artistas , e o pior gente comum. Grandes epidemias também .Grandes catástrofes também .Bombas que filaram idéias de grandes gênios também. A ciência inclusive a salvadora farmacêutica portanto também.Grandes potências que podiam financiar essas pesquisas também. Grandes Chefes desses Estados então, também.Governos ditatoriais também.Assim como os capitalistas também, que matam de fome ,… Read more »

Liza
Liza
6 abril de 2005 11:22 am

Fanatismo? De alguns talvez, mas não todos com certeza. É inegável que muitas das profecias se concretizaram. Acredito que quando se fala em mudança de comportamento, seria no sentido de fazer uma auto-critica e avaliar se a nossa conduta diária, nossos atos, emoções, palavras e pensamentos são sementes de boa qualidade, porque esta é uma forma de contribuirmos para o bem da humanidade. O futuro depende unicamente do que faremos deste momento vivendo agora. Me lembra uma frase que li de um mestre que falava para seu discípulo: “O milagre está ocorrendo quando se tornam conscientes de que as escolhas… Read more »

Amiko
Amiko
6 abril de 2005 11:10 am

Também concordo com Piper, discutir religião não leva a lugar algum.
Agora fala sério, pra quem está de fora do debate (Titanico X Tiza) fica bastante interessante analisar os pontos de vista de cada um. Até mesmo pelo nível dos textos.
Não entrei no mérito por que não quis atrapalhar(mas..,morri de vontade)

Parabéns aos dois

ps.:Uma boa pitada de pimenta melhora o tempero.

Quanto a Nostradamus(muito interessante):
Acid, que tal nos passar o que você e seu tio aprenderam.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
6 abril de 2005 1:41 am

O militante turco Mehmet Ali Agca, quem em 1981 tentou matar o papa, disse em entrevista ao jornal La Repubblica que, sem o apoio de certos padres e cardeais, ele não teria conseguido atirar no papa duas vezes. “O demônio também está atrás dos muros do Vaticano” disse Agca. “O Vaticano é responsável pelo ataque ao Papa”. Agca atirou no pontífice na praça de São Pedro em 13 de maio de 1981, ferindo-o gravemente no estômago. Sua motivação para o ataque nunca foi revelada, embore existam teorias de que foi à mando do KGB. Da conversa privada que teve com… Read more »

tiza
tiza
6 abril de 2005 1:50 am

Parla Titanico,e aí na paz ? A gente vai acabar tendo que pagar por esse site todinho…amigo!!!!!!Somos muito diferentes na maneira de pensar e entender as coisas .Essa entidade independente chamada igreja não existe, ela só se reveste de moralidade/imoralidade por atitudes de seus membros. Não existem escolas,igrejas,diretorias, comitês, sociedades,instituições- fantasmas concretos- e com livre arbítrio.Elas serão sempre o resultado do uso que se farão delas, ou o desuso.Todos os erros tiveram raizes nas cabeças e corações de seus titulares.O Papa faz parte da Igreja ,e é top de linha.Se ele não fala por sí ,caso não fale pelo Espírito… Read more »

tiza
tiza
6 abril de 2005 3:01 am

Profecias…Será??????
Enquanto isso lá em Roma,No pique esconde dos cardeais….:
-Papável ,eeeeuuuuu? Imagina,comi doce e carne na quaresma…Não mereço.
(Quem será que me que me indicou ? ah xente…)

(não sei postar o link)
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/us_urgente/1930001-1930500/1930256/1930256_1.xml

É só não pintar cagaços e jogarem a culpa no Santo Espirito Santo.Agora sim , tá explicada a grande preferência por um sul-americano,africano
ou de qualquer outro país do terceiro mundo, vão fechar todas as saídas e proibir contatos….
brincadeira viu gente!!!!!!!!!

Alguém sabe,com certa margem de certeza , que créditos dar a Nostradamus ?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
6 abril de 2005 3:32 am

Eu e meu tio nos divertíamos lendo as profecias de Nostradamus e tentando descobrir alguma com antecipação (ninguém até hoje acertou). Nostradamus já acertou um BOCADO de coisas, basta pesquisar no google. Só por causa daquele “1999 , rei do terror” ele foi colocado em completo descrédito porque todo mundo interpretou como um planeta ou guerreiro que apareceria nesse ano. Mas, afinal, será que em 1999 não surgiu algo que só dará as caras no futuro? Não podemos culpar Nostradamus por nossas inerpretações. Mas essa do papa já tínhamos lido interpretações seguras e bate com o que está no artigo.… Read more »

Piper
Piper
6 abril de 2005 8:50 am

Um conselho a todos não discutam sobre religião, isso nunca tem fim e ninguem nunca sai na razão. A historia nos demonstra isso a séculos. Eu por exp não sou católico não sou espirita na verdade eu não sigo nenhuma doutrina já formada que a maioria das pessoas sempre lhe dizem “escolha a minha ela é a melhor”. Até hoje as pessoas não entenderam a verdadeira palavra de Jesus e Buda que tinham algum em comum e que cito aqui por todos os conheçerem, mais existiram muitos outros e ainda existem “os famosos desconheçidos q tbm encontraram a paz interior”.… Read more »

Liza
Liza
6 abril de 2005 9:18 am

Li em um artigo no Stum que a autora se referia ainda a outros profetas além de Nostradamus. Fala ainda sobre outros, mas achei interessante citar estes por causa da previsão sobre a igreja católica. “…Há também as lendárias profecias do Mago Merlim, que ninguém sabe ao certo onde viveu, se na Escócia ou Inglaterra, se no século V ou VI. … Graças aos seus dons proféticos, teria se tornado protetor do também lendário Rei Arthur. Profecias que já se cumpriram: A descoberta da América, a Revolução Francesa, a morte de Mussolini. Profecias não cumpridas: Inversão do eixo terrestre, grande… Read more »

Tata
Tata
6 abril de 2005 9:20 am

Essa foto de Karol Wojtyla mostra bem quem ele apoiava…

tiza
tiza
6 abril de 2005 10:06 am

Poxa,fiquei quase a noite toda lendo as profecias e algumas interpretações.No site que li,o posicionamento é bem histórico, acredito em outros poderes paralelos,concordo com o Acid,
muitas coisas podem se ocultar de alguma forma ou serem diferentes da imaginada.
Piper ,vc tá certo .

Criança esperança, até que enfim fiz seu depósito ontem num caixa rápido daqui,confere se chegou.

x-builder
x-builder
6 abril de 2005 10:10 am

Muitas das profecias que acontecem, são nossas interpretação se adaptando à alguma coisa que alguem disse. Eu fico meio pasmo qdo alguém muda o modo de vida, comportamento em função destas profecias. Esta de 2012 entao, fiquei de cara com um grupo de pessoas loucas para acontecerem logo a desgraça , outras desesperadas.

Profecias podem ser até saudaveis, mas sem fanatismos!!!

Luiz
Luiz
6 abril de 2005 10:15 am

De que servem as discussões, as controvérsias? As citações, as críticas? O fato puro e simples é que o Papa, independentemente de religiões, instituições e opiniões, foi um grande ser humano, digno representante desta tão absurda raça e, como somos todos um e estamos todos, sem exceção, no mesmo barco, ele merece todo o nosso aplauso – tal como se viu na praça da basílica do Vaticano, ao anúncio oficial do falecimento.

Dulce
Dulce
6 abril de 2005 10:29 am

Halina Berlim – “Era o amor da minha vida.” É assim que Halina Kwiatkowska (83), amiga de Karol Wojtyla, lembra hoje do papa João Paulo II, com o qual a jovem fazia teatro. Com a notícia de que o pontífice estava moribundo a senhora Kwiatkowska começou a passar mal e se internou em um sanatório próximo de Varsóvia. “Me desculpe, não me sinto muito bem”, disse ao convidado do jornal de Berlim B.Z. que a entrevistou. “O senhor deve entender. Eu e o papa nos conhecíamos há 71 anos.” A senhora conta que quando os dois eram jovens em Wadowice,… Read more »

Cláudio
Cláudio
6 abril de 2005 4:43 pm

Será que eu deveria ficar quietinho no meu canto? Ai, ai… O fato é que a Igreja Católica influencia o mundo sim. Em nosso Congresso, muitos dos assuntos discutidos estão sob influência positiva ou negativa da CNBB e todo o poder de influências dos católicos (normalmente sob pressão em parlamentares que temem assumir alguma posição que desagrade a Igreja e seja mal vista pelo eleitorado católico). O próprio Procurador-Geral da República é um católico fervoroso – o que repercute em seus posicionamentos (como no caso da permissão ou não do aborto de fetos sem cérebros que foi discutido a pouco… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.