EVANGELHO DE MARIA MADALENA

O apego à matéria gera uma paixão contra a natureza. É então que nasce a perturbação em todo o corpo; é por isso que eu vos digo: Estejais em harmonia… Se sois desregrados, inspirai-vos em representações de vossa verdadeira natureza. Que aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça.
Após ter dito aquilo, o Bem-aventurado saudou-os a todos dizendo:
Paz a vós – que minha Paz seja gerada e se complete em vós! Velai para que ninguém vos engane dizendo: Ei-lo aqui. Ei-lo lá. Porque é em vosso interior que está o Filho do Homem; ide a Ele: aquele que o procuram o encontram. Em marcha! Anunciai o Evangelho do Reino.

Evangelho de Maria Madalena

Em 1945, em Nag Hamadi, no alto Egito, foram encontrados, em língua copta, os evangelhos de Tomé e de Maria Madalena. De Maria Madalena, infelizmente, o texto está fragmentado. A presença de tantos textos fragmentados pode ser atribuída, além de outros fatores, aos decretos e recomendações papais solicitando o não uso desses textos pelos cristãos. É conhecido o decreto Gelasiano (referente ao Papa Gelásio – falecido em 496), contendo uma lista de 60 livros apócrifos do Segundo Testamento, os quais os cristãos deveriam evitar. E muitos livros apócrifos foram para a fogueira. Daí a importância de se encontrar um livro como o de Maria Madalena, guardado e conservado por tantos anos.

As mulheres são importantíssimas no início do cristianismo. Entre elas, destacam-se Maria Madalena, Maria (Mãe de Jesus), Tecla, Verônica. Nos evangelhos apócrifos sobre Maria (Mãe de Jesus), nós encontramos uma mulher diferente da que aparece nos evangelhos canônicos. Se em Atos dos Apóstolos ela é aquela mulher subserviente, que está junto aos apóstolos, mas que não tem liderança, nos apócrifos ela é uma mulher que discute de igual para igual com os apóstolos e que tem liderança entre eles. Tecla, da mesma forma, era a companheira de Paulo na evangelização. Ela batizava. Mas logo no início do Cristianismo a voz de Tecla foi silenciada. Tertuliano, que lutou contra o movimento de mulheres cristãs, no ano 200 E.C., escreveu o seguinte: “…Que elas se calem e que questionem, em casa, os seus maridos“.

Quem é essa mulher? A interpretação “errônea” de outros textos dos evangelhos chegou a identificá-la com Maria irmã de Marta, com a mulher que ungiu Jesus e, o que é pior, com a prostituta, interpretação que ficou mais no inconsciente coletivo. Quem não “aprendeu” que Maria Madalena era prostituta? E como seria bom “desaprender” isso. Tente! E você verá como é bonito descobrir o novo. É isso que está acontecendo com as comunidades e pessoas que já estudaram o Evangelho de Maria Madalena. Elas estão descobrindo a Maria Madalena mulher, discípula de Jesus, líder entre os primeiros cristãos. E porque não “apóstola” e mulher que Jesus tanto amou? É verdade que muitos também se escandalizam com testemunho dado pelo Evangelho de Filipe o sobre o relacionamento entre Jesus e Maria Madalena: “A companheira de Cristo é Maria Madalena. O Senhor amava Maria mais do que todos os discípulos e a beijava freqüentemente na boca. Os discípulos viram-no amando Maria e lhe disseram: “Por que a amas mais que a todos nós? O Salvador respondeu dizendo: Como é possível que eu não vos ame tanto quanto a ela?” (Filipe 63, 34-64,5). E em outra parte diz: “Eram três que acompanhavam o Senhor: sua mãe Maria, a irmã dela, e Madalena, que é chamada de sua companheira. Com efeito, era ‘Maria’ sua irmã, sua mãe e a sua esposa” (Filipe 32).

Creio que podemos compreender isso olhando a cultura e a vida de tantos outros místicos. Francisco e Clara de Assis viveram essa mesma experiência sublime de amor.

Fonte: Entrevista com o Frei Jacir de Freitas Faria sobre os apócrifos

Evangelho de Maria Madalena

INTRODUÇÃO DO EVANGELHO DE MARIA MADALENA

O Salvador disse: “Todas as espécies, todas as formações, todas as criaturas estão unidas, elas dependem umas das outras, e se separarão novamente em sua própria origem. Pois a essência da matéria somente se separará de novo em sua própria essência. Quem tem ouvidos para ouvir que ouça.”

Pedro lhe disse: “Já que nos explicaste tudo, dize-nos isso também: o que é o pecado do mundo?”

Jesus disse: “Não há pecado; sois vós que os criais, quando fazeis coisas da mesma espécie que o adultério, que é chamado ‘pecado‘. Por isso Deus Pai veio para o meio de vós, para a essência de cada espécie, para conduzi-la a sua origem.”

Em seguida disse: “Por isso adoeceis e morreis […]. Aquele que compreende minhas palavras, que as coloque-as em prática. A matéria produziu uma paixão sem igual, que se originou de algo contrário à Natureza Divina. A partir daí, todo o corpo se desequilibra. Essa é a razão por que vos digo: tende coragem, e se estiverdes desanimados, procurais força das diferentes manifestações da natureza. Quem tem ouvidos para ouvir que ouça.”

Quando o Filho de Deus assim falou, saudou a todos dizendo: “A Paz esteja convosco. Recebei minha paz. Tomai cuidado para ninguém vos afaste do caminho, dizendo: ‘Por aqui’ ou ‘Por lá’, Pois o Filho do Homem está dentro de vós. Segui-o. Quem o procurar, o encontrará. Prossegui agora, então, pregai o Evangelho do Reino. Não estabeleçais outras regras, além das que vos mostrei, e não instituais como legislador, senão sereis cerceados por elas.” Após dizer tudo isto partiu.

Mas eles estavam profundamente tristes. E falavam: “Como vamos pregar aos gentios o Evangelho ao Reino do Filho do Homem? Se eles não o procuraram, vão poupar a nós?” Maria Madalena se levantou, cumprimentou a todos e disse a seus irmãos: “Não vos lamentais nem sofrais, nem hesiteis, pois sua graça estará inteiramente convosco e vos protegerá. Antes, louvemos sua grandeza, pois Ele nos preparou e nos fez homens”. Após Maria ter dito isso, eles entregaram seus corações a Deus e começaram a conversar sobre as palavras do Salvador.

Pedro disse a Maria: “Irmã, sabemos que o Salvador te amava mais do que qualquer outra mulher. Conta-nos as palavras do Salvador, as de que te lembras, aquelas que só tu sabes e nós nem ouvimos.”

Maria Madalena respondeu dizendo: “Esclarecerei a vós o que está oculto”. E ela começou a falar essas palavras: “Eu”, disse ela, “eu tive uma visão do Senhor e contei a Ele: ‘Mestre, apareceste-me hoje numa visão’. Ele respondeu e me disse: ‘Bem aventurada sejas, por não teres fraquejado ao me ver. Pois, onde está a mente há um tesouro’. Eu lhe disse: ‘Mestre, aquele que tem uma visão vê com a alma ou como espírito?’ Jesus respondeu e disse: ‘Não vê nem com a alma nem com o espírito, mas com a consciência, que está entre ambos – assim é que tem a visão’ […]”.

“E o desejo disse à alma: ‘Não te vi descer, mas agora te vejo subir. Por que falas mentira, já que pertences a mim?’ A alma respondeu e disse: ‘Eu te vi. Não me viste, nem me reconheceste. Usaste-me como acessório e não me reconheceste’. Depois de dizer isso, a alma foi embora, exultante de alegria.”

“De novo alcançou a terceira potência, chamada ignorância. A potência inquiriu a alma, dizendo: ‘Onde vais? Estás aprisionada à maldade. Estás aprisionada, não julgues!’ E a alma disse: ‘Por que me julgaste apesar de eu não haver julgado? Eu estava aprisionada; no entanto, não aprisionei. Não fui reconhecida que o Todo se está desfazendo, tanto as coisas terrenas quanto as celestiais’.”

“Quando a alma venceu a terceira potência, subiu e viu a quarta potência, que assumiu sete formas. A primeira forma, trevas,; a segunda , desejo; a terceira, ignorância,; a quarta, é a comoção da morte; a quinta, é o reino da carne; a sexta, é a vã sabedoria da carne; a sétima, a sabedoria irada. Essas são as sete potências da ira. Elas perguntaram à alma: ‘De onde vens, devoradoras de homens, ou onde vais, conquistadora do espaço?’ A alma respondeu dizendo: ‘O que me subjugava foi eliminado e o que me fazia voltar foi derrotado…, e meu desejo foi consumido e a ignorância morreu. Num mundo fui libertada de outro mundo; num tipo fui libertada de um tipo celestial e também dos grilhões do esquecimento, que são transitórios. Daqui em diante, alcançarei em silêncio o final do tempo propício, do reino eterno’.”

Depois de ter dito isso, Maria Madalena se calou, pois até aqui o Salvador lhe tinha falado. Mas André respondeu e disse aos irmãos: “Dizei o que tendes para dizer sobre o que ela falou. Eu, de minha parte, não acredito que o Salvador tenha dito isso. Pois esses ensinamentos carregam idéias estranhas”. Pedro respondeu e falou sobre as mesmas coisas. Ele os inquiriu sobre o Salvador: “Será que ele realmente conversou em particular com uma mulher e não abertamente conosco? Devemos mudar de opinião e ouvirmos ela? Ele a preferiu a nós?” Então Maria Madalena se lamentou e disse a Pedro: “Pedro, meu irmão, o que estás pensando? Achas que inventei tudo isso no mau coração ou que estou mentindo sobre o Salvador?”

Levi respondeu a Pedro: “Pedro, sempre fostes exaltado. Agora te vejo competindo com uma mulher como adversário. Mas, se o Salvador a fez merecedora, quem és tu para rejeitá-la? Certamente o Salvador a conhece bem. Daí a ter amado mais do que a nós. É antes, o caso de nos envergonharmos e assumirmos o homem perfeito e nos separaremos, como Ele nos mandou, e pregarmos o Evangelho, não criando nenhuma regra ou lei, além das que o Salvador nos legou.”

Depois que Levi disse essas palavras, eles começaram a sair para anunciar e pregar.

Referência:
Evangelho apócrifo de Tomé;
Evangelhos gnósticos

4.7 12 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
73 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Geninha.
Geninha.
2 julho de 2023 12:09 am

Jeremias 9.

Helena Maria Pereira
Helena Maria Pereira
1 julho de 2023 11:00 am

E essa vai para os Especialistas que tiraram todas as imagens e Manuscritos da Internet,onde está Maria Madalena hoje 2023,não sabe que ela viria a terra ela está sozinha ou não ou melhor você acha que Jesus Cristo viria sozinho a terra. Desvende essa charada porque o homem se acha inteligentissimo, e mais uma pergunta porque o homem gosta tanto de Fezes dos outros entendeu.

Helena Maria Pereira
Helena Maria Pereira
1 julho de 2023 10:54 am

Eu queria saber aonde está todos Manuscritos de Maria Madalena,por isso que o homem está mostrando poder na terra através do Sexo que ele mesmo inventou na terra dizendo que é Amor.

Geraldo
Geraldo
16 maio de 2022 3:00 pm

OU SEJA, AS REGRAS DO CONCILIO DE NICÉIA DO IMPERADOR CONSTANTINO E INAUGUROU A IGREJA CATOLICA, SÃO FALSAS!!!!

Anônimo
Anônimo
18 novembro de 2006 5:17 pm

O que todos deveriam saber e saber no sentido de viver, ou se esforçar o máximo para assim proceder, é a regra de ouro do nosso senhor Jesus: “fazer para o outro aquilo que gostaríamos que fizessem a nós”. Quanto as questões Históricas, Filosóficas, Científicas, Teológicas e outros tipos de conhecimento,são para aqueles que não foram vítimas ou conseguiram libertar-se de pragas como proselitismo, fanatismo, dogmatismo e outros ismos. Para o berolismo qualquer coisa que contrarie um desses ismos que a criatura encontra-se aprisionada, é entendido como artimanha do capeta. E ta gente careta, mas viva o conhecimento, a paciência,… Read more »

tatica
tatica
26 novembro de 2006 6:15 pm

nao acredito que Jesus tenha sido casado pois nao teria logica Deus mandar seu filho unico para salvacao da humanidade por ter pecado na carne e seu filho fazer o mesmo na terra depois de tudo o que Ele sofreu por nos, a nao ser que a igreja e a histori esteja totalmente errada e Jesus nao sofreu nada dquilo que esta na biblia por nos, pois ai entao poderia ser que Ele fosse casado do contrario nao tem nenhuma logica alguem sofrer tanto para salvar a humanidade e cometare o mesmo pecado dela, Jesus e puro foi concebido no… Read more »

Edson Bello
23 setembro de 2023 2:23 pm
Reply to  tatica

Como podes dizer que o sexo é pecado sendo o sexo criado por deus para o homem e todas as espécies animais? Tratar o sexo como pecado é uma heresia a Deus. Sexo é sagrado, o homem em sua ignorância e munido de desejos do ego o profanam.

Jesus veio a dar exemplo de como ser um Homem, o sexo e o relacionamento bem aventurado é um exemplo disso.

Elias
9 dezembro de 2023 8:30 am
Reply to  tatica

O pecado e o sexo no casamento? Não o pecado não é o sexo ou o casamento

tatica
tatica
26 novembro de 2006 6:18 pm

🙄

Anônimo
Anônimo
25 março de 2007 2:38 pm

Eu, sinceramente, não sei no que deva de acreditar. Várias pessoas já me disseram que por ser jovem ainda tenho muito pela frente, para poder ter uma opinião sobre isto tudo. Neste momento acredito que Jesus e Maria Madalena tinham uma relação e que até podessem ter um descendente. Mas não quero dizer que tenha sido mesmo verdade, porque cada vez estou mais confussa em relação á Igreja. É muito difícil aprender a aceitar novos ideais, depois de ser educada, praticamente desde que nasci, a acreditar naquilo que a Igreja Católica diz. Quando depois se descobre que secalhar essa não… Read more »

davi
davi
6 fevereiro de 2008 8:29 am

Q1ue descoberta preciosa nos foi revelada.Hoje compreendo que ñ podemos mais acreditar em nada.
Maria Madalena a mulher de jesus…

Anônimo
Anônimo
21 junho de 2007 11:01 pm

Eva Maria Por onde anda a Eva? Maria! Parida das entranhas do universo, talhada em prosa e verso, das mãos de Deus, divina alquimia. Por onde anda você, tão à toa, no altar da hipocrisia, embutida, pois te chamaram, um dia, pervertida, e esqueceste de ti, ó leoa. Por onde anda você em pilhéria, pela costela de Adão, submissa, obrigações, deveres e a missa, no deus lhe pague por esta miséria. Por que não gritas, “sou o paraíso”, que um dia concedeu ao Adão, o direito de ser um João, da corte ao seu fêmea, Narciso. Enfim, por onde andam,… Read more »

Titanico
Titanico
9 outubro de 2006 11:07 am
Sandra
Sandra
3 outubro de 2006 5:24 pm

Peço que procure ler a Bíblia sempre…não tirem conclusões. Peçam a Deus que os capacite para compreender em nome de Jesus. Os ensinamentos bíblicos são suficientes. Os livros canonicos foram separados por homens inpirados por Deus. Nenhuma autoridade ( política, religiosa, etc…) é instituída sem o consentimento de Deus ( Rm 13 ).

Kojiro
Kojiro
25 setembro de 2006 6:21 pm

E de fato chocante para muitos este tipo de documentario aqui exposto, e simples de entender o porque de muitos, as vezes, se recursarem a ler documentos desse tipo, afirmam que estao indo contra os ensinamentos de cristo. tal frase e fruto de um conhecimento baseado nas palavras de um pastor ou padre. o conhecimento deve decorrer da razão deve-se pregar a arte de questionar, afinal de contas o que se oculta por meio palavras a de ser descoberto por meio de questionamentos. tenho 20 anos e sei que questionar eleva o saber.

Abracadabra
Abracadabra
13 setembro de 2006 8:27 pm

Gentem, vcs já leram as visões de Maria Valtorta? Estas sim valem a pena!

Mariana Alencar
Mariana Alencar
28 maio de 2006 2:23 pm

Não podemos esquecer que não é só o POEMA NUPCIAL Cântico dos Cânticos 3,1-4a que está relacionado à madalena em sue dia 22/07, no CALENDÁRIO LIÚRGICO CATÓLICO, há mais tres leituras: 2Cor 5,14-17; Sl 62 e Jo 20,1-2.11-18. A última Jo 20… é a única que fala claramente de Madalena no dia da ressurreição. As duas outras, 2Cor 5,14-17 e Sl 62, embora nada falem sobre Madalena, se lermos atentamente e observarmos bem, há algo em comum entre elas: Em 2Cor 5,16 está escrito: 16-“Assim, doravente, não conhecemos ninquém conforme a natureza humana. E se uma vez CONHECEMOS CRISTO SEGUNDO… Read more »

Mauro
Mauro
21 maio de 2006 12:22 pm

Acho que diante de tanta informação, a maior conclusão deve ser que na verdade somos como uma pedra que é lapidada pelas milhões de informações (falsas ou não) sobre a vida desse Grande Homem, o que acho que vale lembrar é que não importa o quanto humano ou divino Ele foi mas sim que Foi o mais divino entre os homens. Acredito que Maria Madalena tenha sido importante o suficiente a ponto da igreja a tornar uma prostituta e se Jesus se apaixonou, só nos mostrou o quão sublime é o amor pois mesmo amando uma mulher soube amar o… Read more »

Paulo
Paulo
16 março de 2006 4:16 am

Seria otimo ver neste site os livros do escritor Pe.E.Cunha,publicados pela avemaria e que se encontram por todo o Brazil e a Europa!Excelente colecao!

Mario
Mario
2 março de 2006 11:28 pm

Dada a invasao das seitas em nosso pais e ao seu proselitismo por vezes desonesto,muito se recomenda de fato os livros do autor Egionor Cunha,todos publicados pela avemaria! Excelente colecao de livros que tem por objetivo levar a pessoa crescer na fe que professa e defende-la das garras dos sectarios que se utilizam da biblia por exemplo como esteio de suas doutrinas mirabolantes. O autor tem escrito extensivamente sobre a invasao e o fenomeno da expansao das seitas americanas em nosso lindo Pais. Vale a pena obter sua colecao que se encontra em todo o pais!

JULIANA DOS SANTOS
JULIANA DOS SANTOS
30 julho de 2007 4:40 pm

JESUS É SANTO ÚNICO, SOBERANO, REI DOS REIS, DIGNO DE TODA HORA E TODA GLORIA.

Olim
Olim
30 julho de 2007 5:21 pm

O engraçado de tudo isso é que Jesus em nada se vangloriou, ele simplesmente era o que era…

Nós é que o colocamos nas alturas inalcançaveis através das palavras, dos dogmas e pensamentos elocubrados.

Tamanha simplicidade transformada em distante Ser/ser.

Anônimo
Anônimo
10 novembro de 2014 6:42 pm

Um documentário muito recomendado:

 Maria Madalena e Os Cátaros [Discovery Channel HD] [dublado]:
 http://youtu.be/_mvTKeyt8w4

Anônimo
Anônimo
10 novembro de 2014 4:34 pm

Encontrado manuscrito que diz que Jesus se casou e teve filhos com Maria Madalena. “Os pesquisadores Barrie Wilson e Simacha Jacobovic, da British Library, encontraram em um manuscrito antigo alegações de que Jesus Cristo teria se casado com Maria Madalena. Feito há cerca de 1500 anos, o “Lost Gospel” foi traduzido do aramaico e revela que os dois, inclusive, teriam tido dois filhos. Dizendo que a Virgem Maria “original” seria a mulher de Jesus e não sua mãe, a afirmação desbanca um dos maiores dogmas da Igreja Católica. Por muitos anos, experts minimizaram a importância histórica da figura bíblica Maria… Read more »

Anônimo
Anônimo
16 março de 2014 2:29 pm

E o desejo disse à alma: ‘Não te vi descer, mas agora te vejo subir. Por que falas mentira, já que pertences a mim?’ A alma respondeu e disse:’Eu te vi. Não me viste, nem me reconheceste. Usaste-me como acessório e não me reconheceste.’ Depois de dizer isso, a alma foi embora, exultante de alegria. “De novo alcançou a terceira potência , chamada ignorância. A potência, inquiriu a alma dizendo: ‘Onde vais? Estás aprisionada à maldade. Estás aprisionada, não julgues!’ E a alma disse: ‘ Por que me julgaste apesar de eu não haver julgado? Eu estava aprisionada; no entanto,… Read more »

Anônimo
Anônimo
16 abril de 2013 6:31 pm
Anônimo
Anônimo
4 dezembro de 2017 6:17 pm

In The First Apocalypse of James, Jesus describes this prison to his brother. He reveals that the world is guarded by demonic figures called archons, who are blocking the path between the material world and the afterlife. “What James needs to get by them when he dies are passwords — sort of like cheat codes in a video game,” Landau said.

“You can see how this is pretty counter-cultural.”

https://www.livescience.com/61087-jesus-forbidden-gnostic-text-discovered.html

Anônimo
Anônimo
4 dezembro de 2017 3:12 pm

Papiro com ‘ensinamentos secretos’ de Jesus a seu ‘irmão’ é encontrado Esta é a cópia grega mais antiga do texto apócrifo, que já havia sido dada como perdida — Textos gnósticos como o “Primeiro Apocalipse de Tiago” foram banidos por causa de sua “compreensão diferente” da importância de Jesus — diz Brent Landau. — Eles entendem Jesus muito mais em termos de ser um revelador da sabedoria humana do que como um messias. De acordo com esses textos gnósticos, Jesus ensinou que o mundo material é realmente uma prisão criada por um ser maligno, algo muito parecido com o filme… Read more »

neutrinos aqui
neutrinos aqui
5 dezembro de 2017 8:34 pm

Para o atual “establishment” científico e midiático novordista, eis o modo de proceder quando se trata do catolicismo: não importa se o documento, se o “evangelho” encontrado seja do século do V, do VI, do XII…: só pelo fato de ser gnóstico, heterodoxo, ele terá sempre prioridade em relação aos Evangelhos, aos documentos do primeiro século. Aliás, estes sim é que devem ter sua autenticidade e integridade sempre questionadas. Para todos os demais casos, aí sim, siga-se (ou ao menos finja que o faz), como regra geral, o rigor científico, priorizando os documentos mais próximos ao evento em questão, que… Read more »

Verônica Tila
Verônica Tila
7 setembro de 2008 11:39 pm

Livros bíblicos podem ter autoria ‘falsa’, afirmam especialistas
07/09/08 – 09h01

Escritores usavam nome de antigos profetas e apóstolos para se legitimar.
Prática também era forma de continuar e atualizar obra de predecessores.

Basta dizer que o livro do profeta Isaías provavelmente foi escrito por três (ou mais) autores (o Isaías histórico, o Deutero-Isaías e o Trito-Isaías); que cerca de metade das cartas de São Paulo tenham sua origem colocada sob suspeita por estudiosos atuais; e que nenhuma das chamadas cartas de São Pedro, também no Novo Testamento, possa ser atribuída a ele com segurança.

http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL750942-9982,00-LIVROS+BIBLICOS+PODEM+TER+AUTORIA+FALSA+AFIRMAM+ESPECIALISTAS.html

Rode Madalena de Jesuz
Rode Madalena de Jesuz
6 setembro de 2008 11:28 am

Rode Madalena de Jesus (Atos 12 -12) 2006-02-11 Se Cristo amava João (João Cp 21 inteiro) porque então teve uma filha com Maria Madalena? (AtosCp12-12).Porque João e Maria Madalena eram a mesma pessoa.(Apocalipse Cp21-9)..´vem, mostrar-te-ei a esposa,a mulher do cordeiro.` (ApocalípseCp22-17,´…E o espírito e a esposa dizem:`) Preste atenção em Mateus Cp28.(Marcos Cp14-51 `E um jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu`).Você sabe quem é esse jovem? Não convém que um homem saia nu enrolado em um lençol, mas, uma mulher já seria normal. (Lucas Cp24-12). (João Cp20-1ao10)….. `, entrou também o outro discípulo que chegará… Read more »

Rode Madalena de Jesuz
Rode Madalena de Jesuz
6 setembro de 2008 11:26 am

Rode Madalena de Jesuz. Responda se puder. Com quem João teve filhos, quem é a esposa do cordeiro, porque o discípulo que era conhecido do sumo sacerdote não entregou Pedro e nem Cristo, como é que Cristo vê o discípulo que amava perto da crus se todos os discípulos estavam escondidos com medo de serem mortos também? Cristo amava João (João cp.21-20 ¶´ E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair? ´Maria Madalena… Read more »

Anônimo
Anônimo
26 abril de 2008 1:34 pm

Quem quizer saber mesmo a verdade sugiro este blog:

http://santo-graal.blogspot.com @}‑;‑‑‑

Isaura W.
Isaura W.
16 agosto de 2007 8:53 pm

Muito interessante…Mas eu queria ler tudo o que foi encontrado, para uma pesquisa que eu e minha mãe estamos fazendo. Alguém poderia me dizer onde encontrar algo mais completo?

Clara
Clara
2 março de 2006 11:16 pm

Gostaria de ver neste site,os livros do autor baiano Egionor Cunha. Ele tem escrito toda uma obra de cunho apologetico que vem sendo publicada pela Ed.Avemaria.Excelente colecao de livros pra ninguem botar defeito!

abimael borges
abimael borges
2 março de 2006 10:41 pm

Gostaria sim de compreender realmente tudo o que ha de duvidads em meu consciente. Mas dentro destas duvidas gero a minha opnião. “Maria Madalena” que ser incrivelmente admiravel; tanks MY LORD! Ela nos coloca algo em que realmente devemos acreditar “a salvação vem de dentro” isto ja poderia ser uma realidade se estes que se dizem a “igreja” não estivessem tão preocupados em olhar para o próprio umbigo tanto tempo. Mas para estes o tempo de recolher o nosso suado dinheirinho esta acabando. Destes maravilhosos manuscritos conferi que não é nessessário abandonar um ente querido para ir a “igreja” templos… Read more »

eu
eu
10 maio de 2005 7:52 am

considero que a Historia contada em o codigo Da Vinci é verdadeira, ou seja, que ele era casado com Maria Madalena

José Ap. Silva
José Ap. Silva
27 abril de 2005 4:29 pm

A poucos me interessei por livros apócrifos uma vez que descobri que Henoque fora levado por Deus durante 300 anos e descreveu tudo o que viu no universo me dando a entender que tudo fora em uma nave espacial de proporções gigantesca e que ele foi não ao céu mais sim a outro planeta…Não é de se admirar??? Ezeqiel tambem passou por isso, e só ler (Ezequiel,1)

mansueldo alves lula
mansueldo alves lula
25 fevereiro de 2021 6:55 am

A Igreja Católica matou mais gente do que se pensa durante nossa exitencia na terra em nome de Deus. Tomou bens, se apoderou literalmente de artes, vidas e tudo mais. Santificou e amaldiçoou livros sacros e homens de Deus. É uma Igreja de merda que ainda hoje se aproveita dos menos favorecidos e desconhecedores da verdade.

Humberto
Humberto
27 abril de 2005 8:29 am

Faço minha as sábias palavras de Tomé,”não tenho palavras para falar sobre tudo isso”, mas sei que existe muita coisa ainda misteriosa aos olhos humano, e aos poucos estão sendo desveladas, assim como se fosse intecional, digo isso pela experiência que já tive na vida espiritual (que foi pouca). Não falo dela, pois as pessoas não querem acreditar, ou porque, acreditar não é facil, pois mesmo Jesus assemelhou o acreditar a um grão de mostarda.

amarilis de oliveira
amarilis de oliveira
24 abril de 2005 9:25 pm

A mulher era considerada, nessa época, ser de segunda categoria,na europa e em outras sociedades; tanto que valia muito menos do que um cavalo chucro. Os “papas” não quiseram quebrar esse paradigma. Claro que para Jesus nunca existiu ser de segunda categoria na natureza, pois pregava que todos somos irmãos, sem distinção. Ah! em algumas sociedades as mulheres sequer dividiam a mesa com os maridos, principalmente se houvesse visitas.

alcinda das merces f. de s. andrade
alcinda das merces f. de s. andrade
18 abril de 2005 11:02 pm

boa noite!!!
fiquei triste em saber se tudo for verdade, por que a igraja guarda esse documentario tanto tempo e esquce que esta adulterando os ensinamentos de cristo,pois sabemos que é contra a lei divina e na verdade faz sentido “Deus” ñ iria preferir a uns e outros ñ,ele ama a todos, e Jesus nunca vai deixar de ser o modelo espiritual.]
muita paz a todos.

tiza
tiza
9 abril de 2005 1:24 pm

_Santo Agostinho,foi de suma importancia para a estruturação da Igreja Ocidental(vale ler seus livros ),ele disse certa vez ,já no caminho da santidade, se vencendo a cada dia : -“Dai-me a castidade Senhor,mas não agora !”.É que a mãe dele Santa Mônica(sogras…) queria demais que ele fosse Santo, que nem Ela ,mas ele tinha mulher e filho, e queria continuar só assim .Aos trinta anos ele se Santificou,(não pensem o que estão pensando…por favor !), esqueci o que aconteceu com a mulher dele e com o filho(não pensem mal de novo ) ,e se tornou um dos maiores defensores da… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
8 abril de 2005 4:46 pm

Agora que vi, meu outro post saiu no tópico errado…rs Eu jurava que tinha escrito aqui!

Foi isso mesmo que o Lázaro falou no curso, Acid, que havia uma LEI na época, só casados poderiam entrar no Templo. Na próxima terça ele vai explicar isso direito.

tiza
tiza
8 abril de 2005 3:36 pm

êê lasquera,SDM assim vc tá detonando a Espuminha(Mandalenha nele!,organiza o encontro dele lá no mercado S. José…)
Antes da sova,como é que vc e x-builder colocam negrito ?

Nada pessoal Taz ,mas se Jesus for casado ,vai apanhar também ,tem um monte de noiva dele por aqui…

tiza
tiza
8 abril de 2005 3:15 pm

Não considero incompatível com o Evangelho , mas assim como fazemos nele devemos nos cuidar nas interpretações.Afinal se o exemplar vigente há 2005 , não foi ainda totalmente revelado , bem interpretado ,apesar de tantas leituras e estudos ,acho que esses merecem o mesmo respeito senão instalaremos outro erro ,ainda que em nome de Deus, tanto do lado católico, como de outros. ‘”Mestre, aquele que tem uma visão vê com a alma ou como espírito?’ Jesus respondeu e disse: ‘Não vê nem com a alma nem com o espírito, mas com a consciência, que está entre ambos – assim é… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
8 abril de 2005 1:59 pm

Concordo com Tiza no aspecto prático da coisa de não se casar ou constituir família, afinal, outros grandes iluminados (assim como Jesus) demonstraram que a família terrena é algo passageiro, que o mais importante é a família espiritual. Gandhi tinha sua esposa, mas viviam como irmãos; Francisco de Assis tinha seu amor platônico; Chico Xavier preferiu o celibato, mas sem nenhuma conotação religiosa (pelas provas que ele passou, ficou claro que essa foi a coisa mais sensata a fazer); Madre Tereza… bem, nem precisa falar. Sócrates tinha esposa, e nem por isso deixou de cumprir sua missão… aliás, acho que… Read more »

Piuas
Piuas
7 abril de 2005 6:13 pm

A gente ta 2 mil anos atrasados com relação a estas palavras. Qdo mais leio mais me sinto ignorante.
A leitura da bíblia como a de qualquer outro livro deve passar pelo crivo da razão só ai pra se captar a esscência. Vamos deixar os interesses de lado e assimilar o conhecimento.

x-builder
x-builder
7 abril de 2005 3:03 pm

Procure saber sobre o Concílio de Niceia onde Constantino instituiu a Trindade, a escolha dos canôninicos …

http://geocities.yahoo.com.br/luizahpbr/Frases-Nticker/nic.html

existem várias outras referencias.
Existem diversas referencias a este concilio.

Victor Hugo
Victor Hugo
7 abril de 2005 2:16 pm

Descupa a minha ignorância, mas desconheço quais foram os iteresses politicos, se você puder explicar… Apesar de ter certeza que eles existiram e sempre vai existir, o homem é político por natureza. Descordo de você quando diz que os canônicos foram eleitos puramente por interesses políticos. A igreja católica por ser Una, necessita estar em comunhão com os católicos, e essa comunhão se faz também através dos Concílios. Muitas coisas na igreja não sou capaz de compreender, mas aceito na esperança de um dia ser capaz de entender. “Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. (I Te. 5:… Read more »

Sil
Sil
7 abril de 2005 11:13 am

Acid

Por favor veja este post no orkut:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=99381&tid=10173141

x-builder
x-builder
7 abril de 2005 10:09 am

Não acho que os apocrifos devam servir de complemento aos canônicos, pois todos os evangelhos tem o mesmo peso. Os canônicos quando eleitos pelo concílio de Niceia tinha puramente interesses políticos, nada mais.

salvo
salvo
25 maio de 2005 12:27 pm

Acho sobre esse e todos os apocrifos. A Biblia (ACF) existe a muito tempo, nem vou comentar o quanto, e se voce realmente quiser ter um encontro genuino com DEUS deve considera-la como revelaçao DELE a nos. Quanto a estes textos serem legitimos nao e merito meu julgar isso. Apenas quero alertar que o diabo ao longo da historia do homem vem plantando mentiras e disfarçando-as como verdades divinas.

Visitem o site abaixo leiam com temor de Deus no coraçao e tirem suas conclusoes.
http://www.espada.eti.br/salvacao.asp
Que Deus os abençoe

Ubirajara Chagas
Ubirajara Chagas
1 junho de 2005 12:26 am

Gostaria de saber algo mais sobre os descendente de Gandhi

tiza
tiza
13 janeiro de 2006 3:59 pm

Mariana ,releia, eu não pedi explicações à vc ,só dei a minha versão de interpretação,e confesso que nunca tinha visto tal associação, ou versão dos Cânticos dos Cânticos..Mas se assim o vê , continue,é muito correto seguir nosso coração eternamente aprendiz.Felicidades, tiza

Mariana Alencar
Mariana Alencar
13 janeiro de 2006 2:28 pm

Querida Tiza, não sei se você sabe, mas este POEMA NUPCIAL Cântico dos Cânticos 3,1-4a, não foi escolhido por mim, mas pelos TEÓLOGOS CATÓLICOS, e está relacionado à Maria Madalena em seu dia, 22 de julho, no CALENDÁRIO LITURGICO CATÓLICO, se você tem algo contra, é a eles que deve pedir explicações e não a mim, ok?

Mariana Alencar
Mariana Alencar
2 dezembro de 2005 3:24 pm

Analisando os versículos do Poema Nupcial Ct 3,1-4a: 1-“Em meu LEITO, durante a noite, busquei o amor de minha vida: procurei-o e não o encontrei.” _SOMENTE UMA ESPOSA BUSCARIA O ESPOSO EM SEU LEITO (LEITO=CAMA), DURANTE A NOITE. 2-“Vou LEVANTAR-ME e percorrer a cidade, procurando pelas ruas e praças, o amor de minha vida: procurei-o e não o encontrei.” _A ESPOSA NÃO ENCONTRANDO O ESPOSO EM SEU LEITO (CAMA), RESOLVEU LEVANTAR-SE E PROCURAR PELA CIDADE. 3-“Encontraram-me os GUARDAS que faziam a ronda pela cidade: ‘Vistes porventura o amor de minha vida?'” _OS GUARDAS REPRESENTAM OS SOLDADOS ROMANOS QUE LEVARAM JESUS… Read more »

tiza
tiza
2 dezembro de 2005 5:54 pm

Mariana ,concordo que é uma lindíssima poesia, intencionalente romântica, mas acho, e é claro que posso estar super errada na interpretação , que o Cântico dos Cânticos não tem nada a ver com Madalena , ele fala poética e metafóricamente da Igreja e seu verdadeiro esposo; Jesus.Temos que ler o poema inteiro, e ele tem que ser coerente em todos os seus versos com a sua idéia que defendemos , do princípio ao fim . “És um jardim fechado,uma nascente fechada ,uma fonte selada” (virgem = incorrupta =desconhecida ainda.) Jesus sempre comparou a noiva(em toda a Bíblia vemos isto, mesmo… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 agosto de 2005 12:31 pm

OLá Max. Ao contrário do que vc disse, esse é o evangelho que mais trata da natureza espiritual, dentre todos… basta lê-lo.

Max Roberth
Max Roberth
12 agosto de 2005 12:01 pm

Desculpem o meu pouco conhecimento a respeito do assunto porém,ai vai minha opnião.Contextualizando a época em que ocorre e o significado do cristianismo como sendo Jesus um ser divino e portanto puro, não é de se estranhar que escritos como o de Madalena tenham sido renegados no Concílio de Nicéia pois trata claramente da natureza terrena “mortal” de Cristo.Digo isso uma vez que creio em cristo e em seus ensinamentos e não na Igreja que a meu ver foi corrompida com o passar dos séculos.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
1 agosto de 2005 11:51 am

Errado. O unicos que foram testemunha ocular foram Mateus e João. O Ev. de Mateus serviu de modelo para o de Marcos e Lucas (que, pelo visto, sequer conheceram Jesus pessoalmente), por isso a semelhança. Já o de João é bem diferente, realista, possuindo até pequenas contradições com os outros. O Evangelho de Maria tem um caráter místico muito parecido com o de Tomé, ou seja, são duas fontes contra duas fontes. Mas, peraí: não é “contra”, afinal, como João falou: “E ainda muitas outras coisas há que Jesus fez; as quais, se fossem escritas uma por uma, creio que… Read more »

reinaldo
reinaldo
1 agosto de 2005 11:10 am

Os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João possuem uma afinidade, que demonstram que os quatros realmente viveram o que escreveram. São testemunhas oculares. Já o evangelho de Maria distoa completamente desses evangelhos. São quatro testemunhas contra uma testemunhas fico com a maioria.

Magaly Duboc
Magaly Duboc
7 setembro de 2005 5:29 pm

Protesto contra o fato, das igrejas considerarem os Evangélhos escritos por Apóstolos de Jesus, de “não inspirados por Deus”.
Será que Jesus não tinha competência para escolher os seus Apóstolos? Creio que se Ele os escolheu para esta missão, sabia oque estava fazendo.
Quem teria neste mundo, mais autoridadade que Ele para decidir isso?
SERÁ QUE “INSPIRADA POR DEUS” FOI A INQUIZIÇAO, QUE PRENDIA, TORTURAVA, E QUEIMAVA AS PESSOAS VIVAS NA FOQUEIRA?

reinaldo
reinaldo
27 julho de 2005 3:45 pm

muito interessante saber que existe um evangelho de Maria, mas devemos ter cautela em aceitá-lo como algo verdadeiro, sem primeiro ter indícios de que é autêntico. Algumas frases do evangelho de Maria não possuem correspondencia com os ensinos de Jesus Cristo. A Bíblia toda possui uma certa lógica que deve ser seguida por estes livros apócrifos, o que não acontece com o evangelho de Maria, o que ela escreveu foge em muito do que Jesus ensinou e deixou escrito nos demais evangelhos.

Luiz Carlos
Luiz Carlos
19 julho de 2005 2:17 pm

Amigos, há uma nova PROVA de que Jesus foi realmente casado com Madalena, e está na própria Bíblia católica, em Leituras litúrgicas, calendário romano, próprio dos Santos, dia 22 de julho, Está escrito: MARIA MADALENA = CÂNTICO DOS CÂNTICOS…… Esse Cântico (antigo testamento) é uma coleção de poemas destinados às SOLENIDADES NUPCIAIS (NUPCIAS=CASAMENTO). Quem quizer saber mais acesse: inforum.insite.com.br/24197

kaRoL_heTfieLd
kaRoL_heTfieLd
8 julho de 2005 5:28 pm

”CEGANTE IGNORÂNCIA NOS ILUDE. Ó MISERÁVEIS MORTAIS, ABRI OS OLHOS!”

Leonardo Da Vinci

Kally Van Dellyng
Kally Van Dellyng
3 julho de 2005 5:52 pm

Sempre acreditei que Jesus realmente havia de fato amado uma mulher.Mas a Igreja fez questao de esconder e retirar todos os fatos que levassem Jesus a uma condicao mais “humana”.

Leon
Leon
19 junho de 2005 6:22 am

A igreja deveria reconhecer o erro ao invés de continuar tentar encobri-lo.
Talvez seja este o caminho da salvação da Igreja Romana.
Esta mais do que na hora dela se manifestar mais espiritualmente do que politicamente.
Salve a Dualidade,
Salve o sagrado feminino,
Que assim seja e que assim se faça !!!

Miguel Quissola
Miguel Quissola
10 junho de 2005 8:48 am

Gostária de saber mais sobre os Evangelhos de Maria Madalena e Tomé.

Victor Hugo
Victor Hugo
7 abril de 2005 9:11 am

Muitos dos dogmas da igreja tem base nos livros apócrifos como: assunção de Maria, a imaculada conceição de Maria entre outros.

Concordo com a posição do Frei Jacir de Freitas, quando diz que os evangelhos apócrifos deve ter um estilo literário diferente dos evangelhos canôniocos, os apócrifos devem servir como um complemento aos canônicos e aumentar as informações em relação aos ensinamentos de Cristo e sua vida humana.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.