LÚCIFER, SATANÁS E DEMÔNIOS NA BÍBLIA

Por Severino Celestino da Silva; Analisando as Traduções Bíblicas

LÚCIFER, SATANÁS E DEMÔNIOS NA BÍBLIA

SATANÁS

Satanás é uma figura muito controvertida na Bíblia. A palavra Satã significa em hebraico acusador, opositor. Aparece, pela primeira vez no livro de Jó, sendo como um promotor celestial. A sua intimidade com Deus e o direito de entrar no “Céu”, de ir e vir livremente e dialogar com Ele, torna-o uma figura de muito destaque. Veja o livro de Jó 1:6 “Um dia em que os filhos de Deus se apresentaram diante do Senhor, veio também Satanás entre eles”.

O livro de Jó foi escrito depois do Exílio Babilônico. Sabemos que o povo judeu, tendo retornado a Israel com a permissão de Ciro, rei persa, no ano 538 a.C, assimilou muitos costumes dos persas. Isto ocorreu devido à simpatia e apoio que receberam do rei, que inclusive permitiu a construção do Segundo Templo judaico e ainda devolveu muitos de seus tesouros, que haviam sido roubados. A religião dos persas, o Zoroastrismo, influenciou sobremaneira o judaísmo. No Zoroastrismo, existe o Deus supremo Ahura-Mazda, que sofre a oposição de uma outra força poderosa, conhecida como Angra Mainyu, ou Ahriman, o espírito mau. Desde o começo da existência, esses dois espíritos antagônicos têm-se combatido mutuamente.

satan banner

O Zoroastrismo foi uma das mais antigas religiões a ensinar o triunfo final do bem sobre o mal. No fim, haverá punição para os maus, e recompensa para os bons. E foi do Zoroastrismo que os judeus aprenderam a crença em um Ahriman, um diabo pessoal, que, em hebraico, eles chamaram de SATAN – Por isso, o seu aparecimento na Bíblia só ocorre no livro de Jó e nos outros livros escritos após o exílio Babilônico, do ano 538 a.C. para cá. Nestes livros já aparece a influência do Zoroastrismo persa. Observe ainda que a tentação de Adão e Eva é feita pela serpente e não por Satanás, demonstrando assim que o escritor do Gênesis não conhecia Satanás. Os sábios judaicos, interpretando o Eclesiastes 10:11, afirmam (Pirkei de Rabi Eliezer 13) que, na verdade, a cobra que seduziu Adão e Eva era o Anjo Samael, que apareceu na terra sob a forma de serpente. Ele, que é conhecido como o “dono da língua“, usou sua língua para seduzir Adão e Eva ao pecado. O poder do mal está em sua língua, e este poder pode ser usado somente para dominar o sábio. Ele não pode prevalecer sobre um ignorante.

Uma outra observação interessante é que o livro de Samuel foi escrito antes da influência persa no ano de 622 a.C. e, no II livro de Samuel, em seu capítulo 24:1, você lê com relação ao recenseamento de Israel o seguinte: “A cólera de IAHVÉH se inflamou novamente contra Israel e excitou David contra eles, dizendo-lhe: Vai recensear Israel e Judá”.

Agora veja esta mesma passagem no I livro das Crônicas, que foi escrito no começo do ano 300 a.C, portanto, já sob a influência do Zoroastrismo persa, com o já conhecimento de Ahriman / Satanás. No capítulo 21:1 desse livro está escrito: “e levantou-se Satã contra Israel, e excitou David a fazer o recenseamento de Israel”. Portanto, o que era IAHVÉH no livro de Samuel aparece agora no livro das Crônicas como SATANÁS (Confira em sua Bíblia).

Assim, está evidenciado que Satanás não é um conceito original da Bíblia, e sim introduzido nela a partir do Zoroastrismo Persa.

Passa a existir a partir daí “uma lenda” entre o povo judeu de que Satanás é considerado como o rei dos demônios, que se rebelara contra Deus, sendo expulso do céu. Ao exilar-se do céu, levou consigo uma hoste de anjos caídos e tornou-se seu líder. A rebelião começou quando ele, Satanás, o maior dos anjos, com o dobro de asas, recusou prestar homenagem a Adão. Afirmam ainda que esteve por trás do pecado de Adão e Eva, no Jardim do Éden, mantendo relação sexual com Eva, sendo portanto pai de Caim. Ajudou Noé a embriagar-se com vinho e tentou persuadir Abraão a não obedecer a Deus no episódio do sacrifício do seu filho Isaac.

Muitas pessoas acreditam muito no poder de Satanás e até o enaltecem em suas igrejas, razão pela qual achamos que seriam fechadas muitas igrejas se os seus dirigentes deixassem de acreditar em Satanás.

Para seu maior esclarecimento, Kardec faz uma observação sobre Satanás que descrevemos a seguir: “com relação a Satanás, é evidentemente a personificação do mal sob uma forma alegórica, pois não se poderia admitir um ser mau a lutar, de potência a potência, com a Divindade e cuja única preocupação seria a de contrariar os seus desígnios. Precisando o homem de figuras e de imagens para impressionar a sua imaginação, ele pintou os seres incorpóreos sob uma forma material, com atributos lembrando suas qualidade e seus defeitos”. E conclui: “Modernamente, os anjos ou Espíritos puros são representados por uma figura radiosa, com asas brancas, símbolo da pureza; Satanás com dois chifres, garras e os atributos da animalidade, emblema das paixões inferiores. O vulgo, que toma as coisas pela letra, viu nesses emblemas um indivíduo real, como outrora vira Saturno na alegoria do Tempo”.

Precisamos compreender e acreditar na misericórdia divina e no amor de Deus por nós. Um Deus onisciente, onipresente, infinitamente justo e bom e sobretudo AMOR que jamais colocaria entre nós, suas criaturas, alguém com os atributos que o homem colocou em Satanás.

DEMÔNIOS

Para nós, Espíritas, a lógica e os espíritos superiores esclarecem que o demônio não existe. Como exemplo esclarecedor temos a questão 131 do Livro dos Espíritos: “Se houvesse demônios, eles seriam criação de Deus, e Deus seria justo e bom se tivesse criado seres devotados eternamente ao mal e infelizes? Se há demônios, eles habitam em teu mundo inferior e em outros semelhantes. São esses homens hipócritas que fazem de um Deus justo, um Deus mau e vingativo e crêem lhe serem agradáveis pelas abominações que cometem em seu nome”.

A palavra demônio não implica na idéia de Espírito mau senão na sua significação moderna, porque a palavra grega Daimon, da qual se origina, significa Deus, poder divino, gênio, inteligência, e se emprega para designar os seres incorpóreos, bons ou maus, sem distinção.

Segundo a significação vulgar, a palavra demônios significa seres essencialmente malfazejos e seriam, como todas as coisas, criação de Deus. Ora, Deus que é soberanamente justo e bom não pode ter criado seres predispostos ao mal por sua natureza e condenados por toda a eternidade. Se não são obras de Deus, seriam, pois, como Ele, de toda a eternidade, ou então haveria várias potências soberanas.

Ainda segundo Kardec, a primeira condição de toda doutrina é de ser lógica. Ora, a dos demônios, em seu sentido absoluto, peca por essa base essencial.

Compreende-se que, na crença dos povos atrasados, que não conheciam os atributos de Deus, fossem admitidas as divindades malfazejas, como também os demônios, mas é ilógico e contraditório para aqueles que fazem da bondade de Deus um atributo por excelência suporem que Ele possa ter criado seres devotados ao mal e destinados a praticá-lo perpetuamente. Isso seria negação da bondade divina. Os partidários da doutrina dos demônios se apóiam nas palavras do Cristo. Mas estarão bem certos do sentido que Ele dava à palavra demônio? Não sabemos que a forma alegórica era um dos caracteres distintivos da Sua linguagem? Tudo que o Evangelho contém deve ser tomado ao pé da letra? Não seremos nós quem contesta a autoridade dos Seus ensinamentos, pois desejamos vê-los mais no coração do que na boca dos homens. Não precisamos de outra prova além desta passagem:

Logo após esses dias de aflição, o Sol obscurecerá e a lua não derramará mais sua luz, as estrelas cairão do céu e as potências celestes serão abaladas (…) Digo-vos, em verdade, que esta geração não passará sem que todas estas coisas se tenham cumprido.

Mateus 24:29 e 35

Não temos visto a forma do texto bíblico ser contraditada pela Ciência no que se refere à Criação e ao movimento da Terra? Não pode ocorrer o mesmo com certas figuras empregadas pelo Cristo, que devia falar de acordo com os tempos e os lugares? O Cristo não poderia dizer, conscientemente, uma coisa falsa. Assim, pois, se em suas palavras há coisas que parecem chocar a razão, é porque não as compreendemos ou as interpretamos mal.

Os homens acreditaram ser os anjos entes perfeitos por toda eternidade e tomaram os Espíritos inferiores por seres perpetuamente maus. No entanto, pela palavra demônio devemos entender como sendo os Espíritos impuros que, frequentemente, não valem mais do que as entidades designadas por esse nome, e com a diferença de que seu estado é transitório. São, portanto, os Espíritos imperfeitos que murmuram contra as provas que devem suportar e que, por isso, suportam-nas por mais tempo: chegando, porém, por seu turno, a saírem desse estado quando o quiserem. Poder-se-ia aceitar então a palavra demônio com esta restrição. Nesse sentido exclusivo, poderia induzir ao erro, fazendo crer na existência de seres criados para o mal.

LÚCIFER

Do latim lux + fero = que traz luz, que dá claridade, luminoso.

O Versículo 12 do capítulo 14 de Isaías deu origem à palavra Lúcifer quando da tradução da Vulgata. Alguns teólogos citam ainda Ezequiel 37:2-11 como referentes a ele. No entanto, nos textos da Bíblia hebraica e grega, esta palavra (Lúcifer) não aparece. Vejamos uma tradução apurada do original hebraico:

“Como caíste dos céus, estrela filha da manhã. Foste atirada na terra como vencedora das nações”

Lúcifer

O texto grego, em Isaías 14:12, que originou as palavra no latim foi “ró eosfóros” (a luz matutina, astro brilhante) e “ró proi anatelon” (nascida da manhã). Veja agora o versículo no latim, onde São Jerônimo coloca a palavra Lúcifer: “quomodo cecidisti de caelo LUCIFER (astro brilhante, ou luz matutina) qui mane oriebaris corruisti in terram qui vulnerabas gentes“. Que significa “Como caíste do céu, ó estrela d’alva, filha da aurora! Como foste atirada à terra, vencedora das nações“.

Assim, fica constatado que o termo é latino e lançado por São Jerônimo, quando da tradução da Vulgata, no século III da era Cristã. Alguns tentam ligar esta passagem ao Apocalipse 8-10 como sendo aí a queda de Lúcifer, mas a história de que seria o chefe dos anjos caídos, citados na II Epístola de Pedro 2:4 e Judas 6, não tem fundamento comprovado no Antigo Testamento, como podemos observar.

O capítulo 14 de Isaías do versículo 3 ao 22 refere-se a queda e destruição do rei Nabucodonosor da Babilônia. Foram os padres e teólogos da igreja católica que lançaram o versículo 14:12 como sendo referente a queda do príncipe dos demônios Lúcifer. Uma vez mais nos deparamos com a questão das traduções, dos folclores e das crenças pessoais!

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
125 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Renan
Renan
13 dezembro de 2005 2:40 pm

“Não acredito estar criando um dogma em não aceitar algo que foi “imposto” por outras pessoas.
[…]E isso, definitivamente, não é dogma, mas definição de acordo com meu
raciocínio, sensibilidade e fé!”

TP
TP
11 dezembro de 2005 6:40 pm

A Tiza… olha que interessante. Algum tempo atrás ouvindo a rádio boa nova. Escutei uma entrevista de um jovem psiquiatra que fez uma tese de mestrado (que foi aprovada) sobre a relação da chamada “mediunidade” com a esquisofrenia. A tese dele chegou a uma conclusão muito interessante. Hoje, pelos exames que se fazem para definir a sanidade de uma pessoa, todos os médiuns são considerados esquisofrenicos. Porém os médiuns que serviram de estudo para a tese, apresentaram capacidades sociais muito superiores a dos esquisofrenicos, alias muito superiores a do cidadão médio. Então ele achou uma incongruencia terrivel. Uma pessoa que… Read more »

TP
TP
11 dezembro de 2005 6:24 pm

Oi Tiza! Comovente tua história. Entendo perfeitamente… E fico impressionado que tenhas conseguido vencer algo tão “assombroso” e tão “incompreensível” como a esquisofrenia. O único relato que assisti de alguém que vencera esse mal, foi no filme “uma mente brilhante” que por coincidencia deve passar na globo em breve. Em minha família tenho um caso gravíssimo de esquisofrenia (doença que tem sua causa até hoje completamente desconhecida pelos médicos). Tenho uma tia que vive em um hospital psiquiatrico desde os 18 anos de idade. Ela já tem quase 60 anos hoje. Seria muito interessante associar tua capacidade incrivel de se… Read more »

TP
TP
11 dezembro de 2005 5:53 am

“Quando quiserem malhar as interpretações da igreja católica malhem ,é uma instituição falha como todas. Agora malhar a Bíblia não faz sentido. Se alguém quer seguir outro caminho, escreva suas próprias diretrizes por sí mesmo e que sejam originais de preferência.” Tiza, a bíblia é um livro incrível. Depois de muitos anos de rebeldia adolescente atacando a bíblia de todos os modos. Resolvi aceita-la e lê-la. É um livro fascinante. Emocionante MUITAS VEZES. A palavra de Jesus em sua essência jamais será perdida. Pois o que fica no coração jamais se apaga. Mas infelizmente o que fica no papel…. E… Read more »

Samir
Samir
14 dezembro de 2005 1:43 pm

Uma família de tartarugas decidiu sair para um piquenique. As tartarugas, sendo naturalmente lentas, levaram sete anos para se prepararem para seu passeio. Finalmente a família de tartarugas saiu de casa para procurar um lugar apropriado. Durante o segundo ano da viagem encontraram um lugar ideal! Por aproximadamente seis meses limparam a área, desembalaram a cesta de piquenique e terminaram os arranjos. Então descobriram que tinham esquecido o sal. Um piquenique sem sal seria um desastre, todas concordaram. Após uma longa discussão, a tartaruga mais nova foi escolhida para voltar em casa e pegar o sal, pois era a mais… Read more »

tiza
tiza
14 dezembro de 2005 12:18 pm

AMADA Nana , muito obrigada por seu alento , confesso que muitas vezes por aqui encontramos mais amigos que no contato pessoal diário ,e que vc está certa ,ando um pouco “voluntáriamente” reclusa, e tenho que confessar que tenho muito medo de me machucar tanto novamente,é e está sendo muito, muito difícil voltar à mesma vida depois de muita coisa que não entendo totalmente ainda , é como uma pequena e boa morte , mas estou aguardando a melhor forma de renascer, enquanto isto gero-me generosamente ;só agora finalmente generosa comigo mesma….Vale saber antes aonde molhar os pés e se… Read more »

Nana
Nana
14 dezembro de 2005 9:41 am

Querida Tiza (se vc. me permite…) Você não passou, apesar do “peso” da sua declaração, em momento algum a impressão de clausura ou algo assim… ao contrário, você demonstra uma enorme capacidade de buscar na sua Fé a força, o equilíbrio e é essa entrega que fascinou a mim e, acredito, a muitos aqui. Beijos. Nana Partilho com vocês, este pequeno conto Zen. Havia uma moça cujo corpo era feito de sal. A despeito de sua aparência humana, ela se percebia diferente porque sua constituição não era como a de todas as pessoas. A moça saiu pela vida afora perguntando… Read more »

Tiago Poeta
Tiago Poeta
15 dezembro de 2005 1:39 pm

Eu só fico imaginando que confusão… satanás tentando Deus encarnado.
E chamam isso tententação? Uma formiga tentando um elefante é quase nada perto disso.

Phatae
Phatae
16 dezembro de 2005 4:24 pm

Muito bom o texto Acid…posso publicá-lo em meu site?

Anônimo
Anônimo
15 dezembro de 2005 1:34 am

Deus não criou seres espirituais malfazejos. Eles se tornaram rebeldes à vontade de Deus quando Este Quis criar a vida: mistura de matéria e espírito. A única maldade, como se não bastasse, de Lucifer e demônios, seus seguidores, é querer destruir a vida.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
16 dezembro de 2005 4:27 pm

Por mim, sim. Dando os devidos créditos ao Severino e ao livro…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
28 dezembro de 2005 10:50 am

O texto foi retirado do livro de Severino, “Analisando as traduções bíblicas”. Ele que pesquisou… mas, pra quebrar o galho, achei pra vc a fonte da sua primeira pergunta: A lenda é islâmica, e está no Corão.
http://www.mahmoodiyah.org.za/faq180.htm

Também encontramos a descrição de Lúcifer com 4 asas em Dante (A Divina Comédia).

Nunca esqueçam: O Google é seu MELHOR amigo…

Joel
Joel
25 dezembro de 2005 12:03 pm

Mateus 13:24

webdotx
webdotx
28 dezembro de 2005 9:59 am

Eu li seu material e gostaria de algumas informaçõesd que achei lá e não consigo acha a fonte por exemplo onde vc coloca “A rebelião começou quando ele, Satanás, o maior dos anjos, com o dobro de asas, recusou prestar homenagem a Adão” onde está escrito essa lenda que vc colocou no seu material e “Afirmam ainda que esteve por trás do pecado de Adão e Eva, no Jardim do Éden, mantendo relação sexual com Eva, sendo portanto, pai de Caim”. A parte que vc coloca sobre “Ajudou Noé a embriagar-se com vinho e tentou persuadir Abraão a não obedecer… Read more »

Renan
Renan
30 dezembro de 2005 12:34 am

DE José Reis Chaves: “Lutero tirou da Bíblia 7 livros. Quem garante que essa parte da Bíblia tirada por ele não é a palavra de Deus, embora a Igreja diga que é? Os dois estão errados. A Bíblia está impregnada de anjos ou espíritos humanos evoluídos. Assim pensam muitos biblistas do Primeiro Mundo e os biblistas espíritas. Os espíritos (anjos) bíblicos, por serem evoluídos, são Espíritos Santos. E são eles que inspiravam os autores bíblicos a mandado de Deus, e até se materializavam para eles. Mas não eram infalíveis, como não o são os teólogos intérpretes da Bíblia. E o… Read more »

xavier
xavier
11 janeiro de 2006 11:46 pm

seus argumentos com relaçao ao cristianismon, nao tem base, vcs usam sincretismo textuais de forma a manobrar e condicionar os pensamentos!!! no entanto só leigo para cair em afirmaçoes sem profundidade, é muito superficial os comentarios neste site. voces estao vivendo e pregando engano nada mais do que isso. a humanidade está a procura de um evangelho que se encaixa as suas necessidades, esses ficam vulneráveis a pensamentos e informaçoes distorcidas. confesso q nunca vi em nehum debate ou publicaçao com tamanha superficialidade. JESUS É O UNICO MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS ESTÁ ESCRITO QUE TUDO FOI CRIADO POR… Read more »

Cláudio
Cláudio
14 dezembro de 2005 1:14 am

Galera, O negócio aqui está bom mesmo! Quisera eu ter um pouquinho mais de tempo terreno pra ler e reler tudo, refletir e, se possível, acrescentar algo. Acho que não posso acrescentar muito, infelizmente. Apenas queria deixar registrado que está sendo maravilhoso poder acompanhar tantas idéias fluindo… todas me ajudando a entender um pouquinho melhor de muuuuuitas coisas e assuntos! Muita Luz a todos! P.S.: Tiza… eu ia te enviar um e-mail, pois inicialmente pensei que seria mais interessante um contato mais particular do que ficar te parabenizando em público. Mas me lembrei que muitas vezes as críticas não são… Read more »

tiza
tiza
14 dezembro de 2005 12:48 am

É justo delas que ando fugindo… carteirinhas,carteiras ,carteiradas cartões de crédito …crédito, acreditar está muito difícil ,tô mais é querendo, SE DEUS QUISER ! “Eu quero uma casa no campo ( de uma praia bem tranquilaça e abandonada..) Onde eu possa compor muitos rocks rurais E tenha somente a certeza Dos amigos do peito e nada mais Eu quero uma casa no campo Onde eu possa ficar no tamanho da paz E tenha somente a certeza Dos limites do corpo e nada mais Eu quero carneiros e cabras pastando solenes No meu jardim ….(no quintal é melhor senão eles detonam… Read more »

Titanico
Titanico
13 dezembro de 2005 2:30 pm

Embora seja de se concordar com o raciocínio acima, Renan e Samir, precisa-se inseri-lo num contexto. Nos diz o dicionário Houaiss: 1- Rubrica: teologia. Ponto fundamental de uma doutrina religiosa, apresentado como certo e indiscutível, cuja verdade se espera que as pessoas aceitem sem questionar Ex.: d. da santíssima trindade 2 – Derivação: por extensão de sentido. qualquer doutrina (filosófica, política etc.) de caráter indiscutível em função de supostamente ser uma verdade aceita por todos; 3 – Derivação: por extensão de sentido. princípio estabelecido; opinião firmada; preceito, máxima; 5 – Rubrica: teologia. nas religiões, esp. entre cristãos, doutrina a que… Read more »

Renan
Renan
13 dezembro de 2005 2:32 pm

Falando em dogma, 217 a 3 foi o placar da votação realizada no Concílio de Nicéia, em 325 D. C., que determinou a divindade de Jesus. Já que entramos no assunto dogma X lógica ou dogica X lógma, o Papa Ratzinger gostaria de nos dizer algumas palavras: “O apelo à obrigação de seguir a própria consciência não pode legitimar a escolha religiosa”. A sutileza de Sua Santidade não seduziria João 23, o Papa gordinho gente-fina, que acreditava que todo ser humano tem direito de “adorar a Deus de acordo com os ditames de sua consciência”, o que nos leva a… Read more »

tiza
tiza
13 dezembro de 2005 2:39 pm

Daniel, A bem da verdade, tenho que te confessar que talvez eu considere este diagnóstico de esquizofrênica ,em alguns graus menores, um pouco prático e cômodo e até preguiçoso, para a maioria dos psiquiatras; “Psicose em que o doente perde o contato com a realidade e vive num mundo imaginário que para si próprio criou; substitui a antiga denominação de demência precoce.” Quanto a mim considero demência histórica o aceitar passivamente o comportamento humano na maioria de suas ignorâncias, compulsões, vícios e manias repetitivas e vistas como normais, até hoje. Se sou esquizofrênica ,o sou desde que nasci. Sempre as… Read more »

tiza
tiza
13 dezembro de 2005 2:46 pm

Renan , reveja o filme, com outros olhos ;mas se ainda assim, assim lhe parecer ,nada demais , é a sua opinião ,é sempre uma questão de interpretação particular , cada um traz consigo as chaves de suas algemas, sair de nossas cadeias particulares é missão e responsabilidade individual.

Tudo na PAZ ,como sempre ,Amem.

Daniel Matana
Daniel Matana
13 dezembro de 2005 2:56 pm

tiza… estou emocionado com o que acabei de ler

vejo que vc não se considera esquizofrênica, e pelo que li, concordo com vc

há tanta coisa que gostaria de te perguntar, mas talvez este não seja o lugar ideal para isso (não pelas pessoas, mas pelo objetivo do local, que é comentários relacionados ao post)

quem sabe a gente não pode trocar alguns e-mail, se não for incômodo pra vc 😉

abraços

S
S
13 dezembro de 2005 5:42 pm

Nossa tiza, acabei de ler sua autopostbiografia. Coisa linda!

Tivesses nascido em outro lugar, noutra era, ias ser uma xamã, uma pitonisa. Amando a natureza dessa maneira, vendo seu guia… Mas tem problema não. Tudo se encaixa; tudo tem seu motivo.

Titanico
Titanico
13 dezembro de 2005 3:42 pm

Samir… fica “tronquilo”!! Essa tecla SAP é a mais importante de todas… até porque, fazendo como vc faz, ou seja, somando os comentarios é que conseguiremos vencer nossos obstáculos que nos fazem tropeçar no caminho…

Renan… gostei das figuras!! rsrs

Tiza minha amiga… advogado? Ainda não, sou só um projeto! hehe
Faz alguns dias que estou pensando em vc…
Hoje sem falta me comunicarei com vc… tô com saudade das nossas conversas! Adoro ocê!

Beijos e abraços a todos…

tiza
tiza
13 dezembro de 2005 3:48 pm

Daniel , Não tenho tanta certeza se sou, ou se não sou, mas sonhei com muitas coisas antes de me mudar para lá e que só fizeram sentido depois de ocorridas , isto me ajudou muito a não desorientar. Agora ,se for para me reintegrar a um tipo de vida que abomino e que me detonou o coração, prefiro sinceramente continuar sendo, fui obrigada a voltar à psiquiatra agora que minha mãe morreu em outubro,meus irmãos temem um outro surto.Fazer o quê? Fingir de boba e encarar aquela médica tão nova , e inexperiente fingir me entender, me receitar Estelazine… Read more »

Nana
Nana
13 dezembro de 2005 3:51 pm

Quando criança achava que Deus era injusto. Como ele podia favorecer alguns e “condenar” outros à mais absoluta miséria e as mais absurdas provações. Por vezes, assistindo ao noticiário, vejo que o “mundo” continua em desequilíbrio (prefiro chamar assim) e volto a me questionar sobre isso. Até que “acidentalmente” zapeando, ouvi o seguinte diálogo: – Então Deus não é ruim, nem injusto? resposta: – Como pode um Pai desejar a seus filhos o mal? Ele coloca tudo ao nosso alcance. Talvez devêssemos erguer as mãos e pegar. Simples. Direto. Livre-Arbítrio? Talvez. Valorizamos a LUZ somente quando em contraste com a… Read more »

tiza
tiza
13 dezembro de 2005 4:17 pm

Nana , eu fico na minha, sózinha mas não presa, quando algo me interessa vou, mas perdi muito a paciência com certos compromissos só sociais..
Seu post me lembrou algo que já pus aqui ;” Um monge entrando numa cidade, onde fora enviado para doutrinar numa região paupérrima; logo vê crianças comendo lixo,
idosos muito doentes e pasmo ,
indignado mesmo com tanta miséria indaga à Deus :Senhor como permites que isto aconteça e nada fazes ? O Senhor responde-lhe :-Eu fiz você !

Tiago Poeta
Tiago Poeta
13 dezembro de 2005 5:57 pm

“Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem. (Lc 23,34 a) “Pai, porque me abandonaste?” (Mt. 23-16) “Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonastes?” (Mc 15,34) “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito.” (Lc 23,46 b) Sobre tentações e satanás… Ficava bonito dizer que existia um anjo mal que contrapunha todos os designios de deus no universo, quando a terra era o centro do universo . Nos tempos de hoje o diabo teria que ter tomado bastante Sadol para poder abarcar o universo que estamos descortinando. O dogma de que Jesus foi Deus encarnado também é muito bonito enquanto… Read more »

tiza
tiza
13 dezembro de 2005 6:30 pm

Poeta ,é só uma resposta pro Daniel ,não precisa tomar trabalho .. e quanto à questão do monge é melhor nascer sabendo..
bjos , tiza

S, vc é um cara engraçado , valeu a força , mas passo longe desta força que vc citou… Só hoje está sendo mais fácil contar mas isto já me doeu muitos anos..bjos amigos , tiza

Anônimo
Anônimo
13 dezembro de 2005 7:20 pm

Deus não criou seres espirituais malfazejos. Eles se tornaram rebeldes à vontade de Deus quando Este Quis criar a vida: mistura de matéria e espírito. A única maldade, como se não bastasse, de Lucifer e demônios, seus seguidores, é querer destruir a vida.

L.C
L.C
13 dezembro de 2005 10:08 pm

Sinceramente esse Deus “Perfeito” e antropomórfico que cria criaturas para desiquilibrar sua própria criação esta mais para conceitos Brâhmicos do que Cristãos, é por isso que estudo todos os lados e tenha uma queda tremenda pelo Budismo. Quanto ao Pastor Carlos Dias, que bom que ele está usando seu acesso aos poderes sobrenaturais para a prática do Bolso…Ops Bem, e o “Na Cama com Satã” é uma ótima idéia, seria uma forma de nos esclarecermos sobre este personagem tão lendário, bateria o Jô no Ibope com certeza. Tiza, se apreciar um certo isolamento e não gostar muito de certas atividades… Read more »

Renan
Renan
13 dezembro de 2005 1:09 pm

🙂

Cara tiza,
Matrix, pra mim, é algo como a teologia católica.

Sandro
Sandro
29 setembro de 2006 3:51 pm

Caro Renan Creio que há um equívoco na sua certeza de que a interpretação do Celestino José da Silva é mais correta por se tratar de reencarnação. Não seria por acaso ele espírita??? Sendo verdade vc também não seria espírita??? Por isso sua aceitação tão rápida desta versão. Lembre-se: Deus fez as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias e fez as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. Como pode Deus todo poderoso ser o criador de todas as coisas e não ter criado Lucifer. Como pode ter ele nascido??? do nada??? estou curioso para saber da… Read more »

Durval Eduardo
Durval Eduardo
10 setembro de 2007 2:51 pm

e disse Jesus:

Conheça-te e conheceras os Deuses e os Universsos.

faltam as entidades religiosas
que se dizem religações ao divino intender isso, sobre o conheça-te.

Elisa frans
Elisa frans
11 novembro de 2007 9:29 pm

Esta é para correção de um versículo sitado por tiago poeta. joão 7:28 e 29. Então jesus ainda ensinando do templo, clamava:Sim, voz me coneceis e sabeis de onde Eu sou; Eu não vim de mim memo, mas aquele que me enviou é verdadeiro.Vós não o conheceis,mas Eu o conheçopoque dele sou e ele me enviou. Muito prazer a todos vou deixar algumas passagens para pensarem. Claro para aqueles que leem biblia certo! Apocalipase 22:18,19 Eu advirto a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro:Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhes acrescentará as pragas que estão… Read more »

APARECIDA SILVA
APARECIDA SILVA
1 fevereiro de 2008 3:29 pm

EU FICO PREOCUPADA DEVIDO A TANTOS AMANDO O ENGANO.DEUS É AMOR ,MAS TB É FOGO CONSUMIDOR. ELE É AMOR, MAS É JUSTIÇA TB.

Jéssica
Jéssica
14 janeiro de 2009 1:07 pm

Quando Deus criou o mundo Ele deixou o livre-arbítrio pra qualquer ser, então cada um tem a opção de seguir o Bem e o Mal.! Mas em (tiago 1, 16 a 18)Diz: ((A origem do Bem )) Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. Obs: A bíblia não e só feita de capitulo ou… Read more »

Jéssica
Jéssica
14 janeiro de 2009 1:11 pm

Só uma correção não é “Bem e o Mal ” e sim ” Bem ou Mal”

descupe pelo erro .!

Fiquem com Deus.!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
14 janeiro de 2009 2:12 pm

Foi um ato falho…

Anônimo
Anônimo
9 julho de 2009 8:07 pm

a biblia fala para aceitarmos cristo como nosso unico salvador

e em exodo cap.20 verciculo 3 diz
não terás outros deuses diante de min quer dizer que ele e o unico deus e salvador

Acid
Acid
9 julho de 2009 8:14 pm

Exodo cap 20 versiculo 3 fala que JEOVÁ (ou IAVÉH) é o ÚNICO Deus e salvador. Nada de Jesus. Aliás, Jesus foi morto supostamente por esse zelo à bíblia. O Sinédrio não comprou a idéia de que ele e Deus eram a mesma coisa (ou pessoa). Aliás, isso dá o que pensar, não? Jesus ser morto por causa de pessoas bitoladas na Bíblia (no caso, o Velho Testamento), que sabem recitar as proibições (às vezes fora de contexto) porque só têm olhos de ler, mas não de compreender, e ouvidos pra categorizar e julgar, nunca pra aprender, e boca pra… Read more »

Anônimo
Anônimo
30 julho de 2009 10:18 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e mais uma vez a falta de revelação da Palavra confundi os homens

Anônimo
Anônimo
17 agosto de 2009 6:24 pm

O sr. Severino mostra-se um completo ignorante no que se refere ás Escrituras Sagradas.

Skider
Skider
19 agosto de 2009 2:44 pm

Uma pergunta talvez ingnorante; Se esse SAntanas, Diabo, Demonio ou como preferirem, nao existe, como entao sao citados em várias passagens biblias, inclusive pelo proprio cristo, e tambem em atos no qual ele expulsa esses seres do corpo dos homens e da ordem e poder ao seus discipulos pra que fazem o mesmo???

catatau
catatau
3 fevereiro de 2007 6:32 pm

só uma possível retificação: é possível q a primeira palavra ‘satã’ não esteja no Livro de Jó, mas sim no final do Livro de Reis I, bem como no início de Reis II aparece a figura de Baal-Zebul.

Gustavo Marques
Gustavo Marques
5 janeiro de 2007 9:15 am

Esta é a explicação que uma evangélica me deu (c/ ref. o site) … VI. O ÚLTIMO PECADO DE DAVI No capítulo 24 e em 1 Cronicas 21 nós temos um relato do último pecado de Davi A. A raiva de Jeová contra Israel Novamente a raiva de Jeová acendeu contra Israel (2 Sm. 24:1a) B. Satanás movendo Davi contra Israel para numerar Israel e Judá Satanás moveu Davi contra Israel para numera Israel e Judá (vv, 1b-2; 1 Cr. 21:1). Satanás moveu Davi a fazer isto com a permissão de Deus. Comentário: Até onde eu pude entender, os autores… Read more »

Sandro
Sandro
30 setembro de 2006 9:28 am

por que está no anonimato??? por que não se identifica??? Jesus não tinha bíblia debaixo do braço, porque ele era o próprio verbo. Conhecedor da palavra e das leis. É muito fácil falar de vãs filosofias, é muito fácil acreditar que vcs terão 2ª chance, lembre-se não sou eu que estou enganado, meu apoio é a palvra fiel do Deus vivo, e não deus morto. Como pode o espiritismo servir a Deus e ir de encontro a sua palavra??? Lamento meu caro não tenho sindrome de inri cristo mesmo porque é outro que precisa ouvir a verdade. Em nenhum momento… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 janeiro de 2006 12:17 am

Realmente, agora percebo que é uma das coisas mais superficiais que já li… agora que vc me mostrou o seu argumento aprofundado, pude ver o quanto. Mas não se preocupe, amanhã mesmo providenciarei a queima do livro de Severino Celestino. Obrigado por abrir meus olhos.

Ludmila, A Única.
Ludmila, A Única.
12 janeiro de 2006 1:36 am

Querido Xavier,
eu respeito profundamente sua fé.
Porém, analizada tecnicamente, a teologia católica é deprimente, estúpida e burra.
Veja: contra a luz nada se pode fazer, a não ser lamentar os maus e exaltar os bons.
Entendeu?

A ti desejo Paz Profunda, Luz, Amor e Dinheiro No Bolso.

Axé também faz bem.

Da sua irmã kósmika,

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 janeiro de 2006 2:16 am

Eu gostei particularmente do “eu respeito profundamente sua fé” e logo depois o “a teologia católica é deprimente, estúpida e burra”. Foi bem respeitoso.

ismail
ismail
25 abril de 2006 11:59 am

satanás não seignifica acusador.A tarducão para Acusador é diabo!

Jonathan
Jonathan
16 fevereiro de 2006 6:44 pm

Não concordo com o autor, Satanás foi criado por Deus sim, como todas as coisas foram, boas e perfeitas, se ele se tornou contra Deus, e contra a humanindade, foi por sua propria vontade, e não pela vontade de Deus, assim como acontece com a própria humanidade(veja o efeito estufa por exemplo, seria culpa de Deus? ou nossa mesma, da poluição da humanidade, muitos que não poluem tambem sofrem as consequencias da poluiçã ). É muita infantilidade se basear na primícia de que todas as coisas que acontecem de ruim, é vontade de Deus, só porque não sabemos o “porque”… Read more »

dunha
dunha
28 maio de 2006 6:59 pm

O cara k escreveu isso é extremamente mau informado!!!
O livro de Jó foi terminado + ou – no ano de 1473 a.C. e naum tem nada a ver com os persas ou zoroastrizmo.
Kem kise tira a dúvida enre no site da wiki.

pt.wikipedia.org/wiki/Livro_de_J%C3%B3

Sandro
Sandro
29 setembro de 2006 4:51 pm

Autor deste: Tenho lido este site e tenho percebido que toda religião que prega aquilo que é contrário a bíblia é tida como boa. E quando falamos na palavra de Deus (A Bíblia) ela é mera “interpretação” Meu caro acho que vc escreve aquilo que lhe é conveniente escrever, tenta colocar nas mentes destas pobres pessoas que infelizmente não possuem a verdadeira luz do Espírito Santo para discernir aquilo que vem de Deus ou do inimigo. Pois aqui vai uma pequena aula de história sobre a bíblia: 1- Satanás não tinha intimidade com Deus. Quando Lúcifer foi criado, ele era… Read more »

Renan
Renan
29 setembro de 2006 4:56 pm

sandro,

eu sou um coitado, cara…
mas tu, bicho…
tu tá pior que eu

Sandro
Sandro
29 setembro de 2006 5:09 pm

A respeito de demônios não há nenhum exemplo esclarecedor no seu livro dos espíritos, pois Deus fala na sua palavra escrita no livro de Isaías 45:5,7 “Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus;(…) Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR faço todas estas coisas.” Então meu nobre, o satanás e seus demonios nada mais são que as trevas, o mal. E você?? acredita em quem??? nos livros dos espìritos??? que vc nem sabe se é o espírito bom ou mal que… Read more »

Sandro
Sandro
29 setembro de 2006 5:16 pm

Renam estou vendo que não aceita aquilo que não te agrada. Mas como vc mesmo disse és um coitado. O apóstolo Paulo nos adverte que a nossa luta não é contra o sangue e nem contra a carne, por isso meu amado te digo, só temos uma oportunidade e, ela é agora, por isso venha pra Jesus enquanto ainda é tempo. JESUS TE AMA.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
29 setembro de 2006 5:21 pm

Deus criou o homem unicamente para o adorar? Puxa, que vaidoso, esse Deus…
Renan, eu já não tenho mais salvação, estou condenado, mas sua alma ainda pode ser salva! OUÇA SANDRO. JESUS TE AMA!

Seguuura, na mão de Sandrooooo, e vaaaaii….

Sandro
Sandro
29 setembro de 2006 5:37 pm

Saindo da matrix: Vejo que é sarcastico e gosta de brincar com aquilo que é sério. Devo dizer que Noé também foi ridicularizado pelo o povo por causa do Dilúvio, O profeta Jeremias também, Daniel também e principalmente o Senhor Jesus, e quem sou eu para também não ser?? Porém a semente já foi plantada. Disse Jesus:
Bem aventurado sois vóis, quando vos injuriareis e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós

Anônimo
Anônimo
30 setembro de 2006 6:45 am

Quem injuriou você Sandro? Oh! Pobre vítima perseguida e incompreendida!

Você não é Cristo, sua Igreja, templo ou Centro sei lá não é Cristo, o seu pastor, padre, etc não é Cristo e pelo que eu estudei Jesus não usava Bíblia debaixo do braço e não pregava em templos…A piscologia deve explicar isto, se não , sugiro o sugestivo nome de:
Síndrome de Inri Cristo
http://www.inricristo.org.br/
Oh meu Pai por que me perseguem!

Skider
Skider
20 agosto de 2009 10:46 am

Nao sao seres criados para o mal, e sim seres que escolheram o mal; quando eu digo “demonios”, nao estou falando que sao bichinhos feios com chifres, ceio de fogo… Estou me referindo a seres malignos, q tem poder de agir em quem “deixar”, Esses espiritos sao fatos, e acredite, vai mt alem de um desvio de personalidade, ou um mal interno na alma do homem, ou qualquer outra coisa que ja esteja dentro de nos, e derrepente vem a tona;

tiza
tiza
9 dezembro de 2005 2:16 pm

“Uma vez mais nos deparamos com a questão das traduções, dos folclores e das crenças pessoais!”

Samir
Samir
10 dezembro de 2005 11:59 am

Se tivermos em nossas mãos uma foto de um amigo, diremos eis aqui fulano, todavia a foto não é o nosso amigo verdadeiramente, mas sim uma “representação” do mesmo, tomar a foto como sendo a própria pessoa é um erro. De outro lado se tivermos um copo com água e barro, diremos está água está suja, mas isto não é verdade, o que está sujo é o barro, pois a água continua eternamente limpa, de modo analogo o homem é essencialmente bom, o que é “ruim” é o pecado que o encobre, mas isto tambem se trata apenas de mundo… Read more »

Joel
Joel
10 dezembro de 2005 12:55 pm

hummmm, ok. se satan nao existe, quem tentou Jesus no getsemani? se a Bíblia eh um livro tao falho, porque todos os IMENSOS exercitos que se levantaram sobre a terra, e que perseguiram esse livro nao conseguiram tirar ele de circulacao? e claro que deus nao poderia ter criado seres predispostos ao mal, mas ele comcerteza criou seres com livre arbitrio. quanto a ciencia bater de frente com a biblia, nao acho. pelo contrario. todas as afirmacoes da biblia sao comprovadas pela ciencia. por exemplo a lei da biogenese e as leis da termodinamica (alias, um pilares da fisica). e… Read more »

Joel
Joel
10 dezembro de 2005 1:24 pm

genesis 3:15: da semente da mulher, nascera um que esmagara a cabeca da serpente.

vamos ler paulo.

Renan
Renan
10 dezembro de 2005 1:30 pm

“todas as afirmacoes da biblia sao comprovadas pela ciencia.”

Nada como a pluralidade de opiniões.

Samir
Samir
10 dezembro de 2005 1:38 pm

Joel, Jesus pode ter sido tentado pelo diabo como voce diz, ou em outras palavras sentiu seu ego físico se inquietar, Mas o Cristo, jamais foi tentado. Lembre-se que uma pessoa aproximou-se de Jesus e perguntou: “Bom mestre…”, onde ele replicou por que me chamas bom? unicamente bom é o Pai que me enviou. Nesta passagem está claro que Jesus fazia distinção entre o fenômeno e a Imagem Verdadeira, o jovem via apenas o Jesus carnal e limitado mas Jesus se referia ao Cristo Eterno. Quanto ás demais pressuposições referentes á Biblia é evidente que se trata de interpretação de… Read more »

L.C
L.C
10 dezembro de 2005 1:52 pm

Satanás existe sim, vejam esse IMPRESSIONANTE testemunho:
http://www.carloribas.com.br/testemunho.php

Samir
Samir
10 dezembro de 2005 2:39 pm

“As pessoas mundanas buscam as dádivas de Deus, mas o sábio busca o próprio Doador” (Yogananda).

tiza
tiza
10 dezembro de 2005 4:38 pm

SAMIR, acho seus comentários incrívelmente inteligentes, sabe passo longe de suas noções metafísicas,de seu discernimento intelectual, filosófico , de suas conjecturas ,mas embora ignorante não tenho dúvidas como vc porque não pauto o crivo da veracidade em minha lógica ; mas espero o que a supera me explicar .Para vc isto seria apenas mais um sintoma de ignorância ou submissão , mas não é , é de fé e entendimento de que tudo que sei não sei por mim , foi-me explicado. Minhas justificativas valem para todos ,porque se é aqui nos reunimos para comungar idéias , devemos ser” Sinceros… Read more »

Marc Phoenix
Marc Phoenix
10 dezembro de 2005 5:13 pm

Acid, tenho dois links de onde vc pode baixar Sandman:
http://hdvirtual.blogspot.com/
e http://pensaodogusmao.blogspot.com/
Vale MTO a pena!
Abraços!

Samir
Samir
10 dezembro de 2005 5:37 pm

Tiza e demais colegas não tenho a intenção de impor minhas convicções, longe disto, apenas acredito que Deus é perfeito e que tudo que emana dEle também o é. Não quero discutir sobre estas teorias, porque respeito a crença e a opinião de cada um. Uma luz é sempre luz, não importa o seu tamanho ou capacidade. Quanto ao trecho referido por mim está aqui: “E eis que, aproximando-se dele um mancebo, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus.… Read more »

tiza
tiza
10 dezembro de 2005 6:28 pm

Samir, desculpe-me , eu sinceramente não disse “impor” , acho até que vc está num nível bem alto de espiritualidade e não acredito que pessoas assim se imponham; vc se explica e muito bem .Só não concordamos em tudo , o que é super normal.Estamos todos aqui para isto.Você é muito, inteligente mesmo.Não consigo te alcançar na maioria de seus comentários.Não é falsa modéstia , é certeza.Mas em outros pontos só queria te dizer que sobre o Amor não se pensa , Ele é quem nos eleva e capacita. Olha só o tamanho do problema das traduções bíblicas, além das… Read more »

Renan
Renan
11 dezembro de 2005 9:49 am

Sugestão de leitura a quem não tem a Bíblia como pilar fundamental de sua fé: o livro de Robin Lane Fox, Professor de História Antiga da Oxford, intitulado Bíblia: verdade e ficção, publicado no Brasil pela Companhia das Letras. O autor escreve sobre a coerência interna dos relatos bíblicos e sobre a correspondência com fatos exteriores a ele.

Renan
Renan
11 dezembro de 2005 11:54 am

Analisando as Traduções Bíblicas, de Severino Celestino da Silva, Página 53: Resposta de São Jerônimo ao Papa Dâmaso, no ano de 384, após este designar aquele para realizar uma versão “oficial” das Escrituras: “Quereis que me coloque como árbitro entre os exemplares das Escrituras que estão dispersas por todo o mundo […] Um duplo motivo me consola dessa acusação [acrescentar e/ou substituir palavras na versão “conciliatória” que deve realizar]. O primeiro é que vós, que sois o soberano pontífice, me ordenais que o faça; o segundo é que a verdade não poderia existir em coisas que divergem, mesmo quando tivessem… Read more »

Renan
Renan
10 dezembro de 2005 10:29 am

Gibran, num de seus contos, narra o encontro de um padre com um satanás moribundo, no qual viu uma face estranha, onde se misturavam a inteligência e a astúcia, a fealdade e a beleza. O padre soltou um grito terrível e bradou trêmulo: “Deus me revelou tua face infernal para alimentar meu ódio por ti. Sê maldito até o fim dos tempos!” O demônio respondeu com certa impaciência: “Não sabes o que dizes, e não calculas o mal que cometes contra ti mesmo. Eu fui e continuo a ser a causa de teu bem-estar e de tua felicidade. Não foi… Read more »

Biltís
Biltís
10 dezembro de 2005 9:38 am

Só para corrigir um erro por distração:
A verdade entretanto, é que o Mal (cuja existência se atribui à obra de Satanás) é expressão transitória e sem prejuízos DEFINITIVOS***, porque se conjuga com a bondade e a justiça de Deus, que é a eterna sabedoria, poder e amor!

*** No post eu escrevi errado… prejuízos definidos.

Um abraço. 🙂

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
9 dezembro de 2005 2:34 pm

Poisé, Tiza… não deixa de ser mais uma tradução e interpretação… mas, o que não o é? 🙂

Renan
Renan
9 dezembro de 2005 3:04 pm

Convocado pelo Império Católico para compilar, selecionar e traduzir o que viria a se chamar Bíblia, São Jerônimo teve que realizar tantos malabarismos para executar sua tarefa que registrou para a posteridade, a respeito dos textos “originais”: “Não pode existir verdade onde há tanta incongruência”. Muito mais sagrado que a Bíblia ou qualquer palavra escrita são os sentimentos vivos, muitas vezes sufocados em nome de uma religiosidade/espiritualidade que mais encarcera do que liberta. “Os documentos mentem tanto quanto os seres humanos” I. N. Tynianov “A coisa mais difícil de esconder é aquilo que não existe” E. Hoffer “As virtudes e… Read more »

Titanico
Titanico
9 dezembro de 2005 3:31 pm

Parece “mais uma versão”… ocorre que o Severino Celestino faz uma análise passo-a-passo, ou seja, vai demonstrando no livro os sentidos das palavras e os erros cometidos por outros “tradutores”.

Ele traduz como deve ser… colocando o original no livro, para não deixar dúvidas.
Após isso, e somente após, ele tira as conclusões.

Pessoalmente ele muito gente boa… engraçado e super inteligente.
Esse é um dos melhores livros que já li.
Vale ressaltar que o autor Sérgio Aleixo também faz análise sobre passagens bíblicas.

Abraços…

Biltís
Biltís
9 dezembro de 2005 3:33 pm

– Do livro “Mensagens do Astral” de Ramatís. Que podeis nos dizer sobre a existência de uma entidade espiritual eterna, denominada Lúcifer ou Satanás, ou Diabo, que, segundo afirmam as religiões dogmáticas, era um anjo-bom que foi exilado na Terra, onde até hoje promove, com poderes sobrenaturais, invencíveis, a derrocada da obra divina? Ramatís: Satanás, como entidade eterna, é uma lenda, um mito infantil, pois teria sido criado por Deus, que é o único Criador e que, como Pai, de suprema justiça e amor, não poderia gerar de sua própria essência angélica uma entidade como essa. Se Satanás fosse gerado… Read more »

Teacher
Teacher
9 dezembro de 2005 3:47 pm

Bem lembrado Biltís, a melhor citação que já li e já havia esquecido há muito. Achei ótimo voce ter postado aqui.

tiza
tiza
9 dezembro de 2005 3:55 pm

Acid ,é justo isto mesmo, caminho na inspiração , você na lógica ; faço poesias , você é capaz de escrever sobre tudo e todos; você é um livre pensador, um filósofo ;eu me considero feliz imensamente livre sem alienação dentro de minha fé (Mt 12;31,Mc 3;28ss, Lc 12, 10).Somos ambos versões ou porções (COMO TODOS ) ainda do que sempre existiu e que É para sempre, e que um dia destes nos levará para diante da verdade ,eu levada pelos versos e pela música,você levado por sua lucidez;uma coisa não nega a outra , só faz as nossas vidas… Read more »

Samir
Samir
9 dezembro de 2005 4:49 pm

Puxa vida quanta inspiração encontrei aqui!!! Parabéns a todos pelos brilhantes comentários. Fica mais fácil de entendermos se interpretarmos a palavra diabo como sendo o ego ou a ilusão dos cinco sentidos. Cristo outrora disse a Pedro afaste-se de mim satanas, aqui fica claro que Cristo estava se referindo às ideias equivocadas de Pedro e não que estivesse afirmando que ele era o próprio satanas. Só existe Deus e a perfeição que vem dEle; Deus é a fonte da Luz e nós somos a luz emanada de Deus. Se somos originariamente luz onde está a treva?

Marc Phoenix
Marc Phoenix
9 dezembro de 2005 5:15 pm

Acid, vc já leu uma HQ chamada Sandman, de Neil Gaiman? Nela, Lucifer participa como personagem secundario, mas tem papel fundamental na historia. É ficção, mas vale a pena conferir, pq Neil Gaiman coloca mto desses aspectos desse post em suas apariçoes na historia (alias, ele ganhou um HQ propria o.o)

Abraços!

x-builder
x-builder
9 dezembro de 2005 5:57 pm

Acid , este para mim e o melhor texto do ano em seu blog!!!! Fantástico!!!!!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
9 dezembro de 2005 6:32 pm

Tiza, é sempre um prazer ler seus comentários em forma de poesia (ou vice-versa)!

Marc, eu nunca li Sandman… falam tão bem que eu fico com certa vontade, mas nunca tive a oportunidade.

X, os méritos são todos de Severino. O livro é ótimo, e o autor é realmente uma simpatia (tive a oportunidade de ver uma palestra dele aqui). Acho que ele deveria estar no próximo Encontro da Nova Consciência.

Bruno H.
Bruno H.
9 dezembro de 2005 7:28 pm

Satanás não era o gato da dona Clotilde?

Rafa
Rafa
9 dezembro de 2005 10:54 pm

Eis um trecho de um texto interessante que achei e que recomendo a leitura: O adversário de Deus – O Diabo – é chamado diabolos nos Evangelhos de São Lucas e Mateus. Essa palavra grega significa acusador ou difamador; foi traduzido como diabolus.” Aí vai o link: http://thecauldronbrasil.com.br/article/articleview/328/1/21/ Vê-se que São Jerônimo era um homem a frente de seu tempo, que já provido de gírias e da boa malandragem carioca respondeu descuidado e impaciente a algum professor chato de latim quando indagado oralmente em classe: “QUI MANE oriebaris corruisti…” Bruno, sobre o gato da Bruxa do 71, era ele mesmo!… Read more »

tiza
tiza
10 dezembro de 2005 1:36 am

ACID, Só agora que te lí ,desculpe-me assim como todos aqui se fiz-me entender poeta ,ou música..(ridículo..é a correria.)) Simplesmente quis mostrar que o meu caminho de interpretação bíblica, é o do AMOR revelado por sí mesmo , sentido ,vivido ,é no que me inspiro e me inspira como aos músicos e poetas que o sabem universalizar com qualidade ,e que este caminho é de pura inspiração mesmo que em cima de reflexões e estudos de aprimoramento porque o dom é nato,e cresce na tristeza ou na alegria ,mas não se sabe exatamente como acontece o nascimento de uma obra… Read more »

tiza
tiza
11 dezembro de 2005 1:19 pm

Poeta , sei que existem todos estes problemas históricos com a Bíblia , mas vamos reconhecer ainda assim para um livro de quase 2000 anos ele foi muito pouco compreendido, mesmo com estas alterações.Então há de se convir que sendo citado como o livro mais lido no mundo , diante de tantos olhares seculares ou não ,há de se perceber certos mistérios que cercam o seu complexo segredo, e que é preciso algo mais além da decifração das letras para lê-lo. Quando o cito digo-lhe de coração , fui levada a ele não por frequentar igrejas,mas sim por motivos de… Read more »

Elaine
Elaine
11 dezembro de 2005 2:12 pm

Oi pessoal ,eu estou entrando meio de gaiata aqui,sinceramente eu acredito em Deus.Mas não um Deus mas não um rancoroso e vingativo,nem um Deus que cria o “mal”(no caso de Lucifer)) . Para mim ele nem tem uma forma física,ele é uma especie de nada e tudo ao mesmo tempo, é a unidade que gerou tudo .Deus com sua vontade infinita e o seu “amor”(que poucos de nós conhecem ,pois o verdadeiro amor não tem polaridade ) Esse Deus,força ou ser primordial nos criou e aqui estamos. Jesus ,foi um “homem” iluminado que sabia que poderíamos evoluir com o amor… Read more »

TIZA
TIZA
12 dezembro de 2005 12:06 am

Claro que quero Poeta ,mas só quando achar , não precisa ficar procurando agora …No futuro próximo pretendo visitar hospitais psiquiátricos para ver se encontro um modo de ajudar , mas tenho que estar bem fortalecida para garantir a minha própria saída.. E obrigada por suas palavras , mas foi simplesmente este relato a ùnica maneira que encontrei de me explicar e me desculpar com todos que aqui frequentam, geralmente me desprezam justo por isto , mas eu não me envergonho disto….beijos meu amigo POETA. Já escutou esta música ? Identifico-me muito com ela , em alguns trechos.. Esquadros——-Adriana Calcanhotto… Read more »

Titanico
Titanico
13 dezembro de 2005 9:31 am

Bom dia a todos… Muito bom Tiago Poeta! Principalmente esta: “(…)improdutivo o debate se Jesus era ou não Deus encarnado. É a lógica contra o Dogma”. É exatamente essa a idéia… lógica contra dogma… Vale lembrar apenas mais 03(três) idéias: O Mestre chamava DEUS de Abba… dizem que a tradução desta palavra quer dizer “Papai”. Ele veio cumprir a vontade do “Pai que está nos céus”. Outra… quando Paulo de Tarso dizia: “não sou mais eu que vivo, mas o Cristo é que vive em mim”, isso não queria dizer que Paulo e Cristo eram a mesma pessoa, mas sim… Read more »

Renan
Renan
13 dezembro de 2005 10:30 am

O livro “O Evangelho Perdido: o Livro de Q e as origens cristãs” de Burton L.Mack, professor de Novo Testamento da Faculdade de Teologia de Claremont de Los Angeles, faz uma análise dos evangelhos utilizando como critério características lingüísticas e teológicas que diferentes trechos do texto apresentam. A partir desses critérios foi possível encontrar três fases na composição do texto dos evangelhos. Dessa forma foi possível encontrar o que teria sido os registros contemporâneos e mais próximos da pessoa de Jesus, que teria sido primeiramente considerado um sábio, um professor, talvez um líder pelas pessoas que registraram o que foi… Read more »

Nana
Nana
13 dezembro de 2005 10:50 am

Olá à todos! É fascinante ler e aprender tanto com todos vocês e fiquei especialmente tocada pelo testemunho (se é que posso chamar assim) da Tiza. É admirável sua FÉ. Não sou nenhuma estudiosa. Sou apenas uma observadora e pude notar um traço comum à todos os textos e isso é profundamente animador. Existe uma forte “energia” que impulsiona todos na crença de um Ser Iluminado (Bom, onipotente, onipresente, onisciente, etc) que zela, que inspira, que os move. Todo o meu conhecimento é empírico. Procuro nortear-me pelo coração (sinto) até para não me deixar levar pelos intrucados caminhos da razão.… Read more »

Renan
Renan
13 dezembro de 2005 11:02 am

“- Sinto que dentro de mim existem dois animais. Um bom e outro ruim e eles ficam brigando o tempo todo. Diga-me Pagé: qual deles vencerá?
E muito sabiamente o Pagé respondeu:
– Aquele que você alimentar.”

Obrigado.

tiza
tiza
13 dezembro de 2005 11:33 am

Nana muito obrigada pelas palavras , realmente eu me movo na fé e é ela que vai removendo as montanhas dde meu caminho , acho que ela é até maior doque imaginava , pois embora muitas vezes me sinta uma Vascaina convicta em arquibancada do Flamengo ,num clássico eterno no Maracanã , vejo com alegria que as torcidas andam se respeitando bem mais e procurando cada vez mais conhecer as cores das bandeiras dos outros times sem pedras na mão.Vale cada lance….bjos tiza

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
13 dezembro de 2005 11:34 am

Eu gostei mesmo foi do testemunho de fé do ex-Comensal da Morte e agora pastor Carlos Ribas!! Principalmente a parte em que ele admite ter participado da morte de um jovem em um ritual satânico. Só não sei se a polícia vai achar tão interessante assim…

Renan
Renan
13 dezembro de 2005 11:52 am

O “testemunho” desse cara é um show de energia negativa. Só de abrir a página dele na internet já dá um negócio ruim.

Daniel Matana
Daniel Matana
13 dezembro de 2005 11:54 am

Olá pessoal. Eu que acompanho o blog a algum tempo e resolvi me expressar apenas a alguns posts atrás também achei um dos melhores posts do ano, haja vista a quantidade de comentários 🙂 A grande questão aqui talvez seja a indagação do que é realmente Demônio, Satanás. Muito do que foi colocado aqui reflete o que penso e acredito. Vou apenas completar com uma idéia interessante: apesar da gente ser o responsável por “resistir” ou não à uma tentação, creio que essa mesma tentação tenha muitas fontes (sociedade, dogmas, padrões), mas que basicamente deixamos ela nos influenciar devido às… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
13 dezembro de 2005 11:56 am

Legal também a parte dele conversando com Satanás na cama. Acho que ele poderia reatar as velhas amizades e fazer um talk show intitulado “Na cama com Satã”!

Nana
Nana
13 dezembro de 2005 12:02 pm

Renan, Tiza.
Eu é que agradeço.

Renan
Renan
13 dezembro de 2005 12:04 pm

Perdão. Equivoquei-me completamente. O cara é um Santo: “Deus deu um braço novo a uma irmã!! Eu estava ministrando em uma igreja, no Rio de Janeiro. Logo após a pregação da Palavra de Deus, enquanto orava por várias pessoas, percebi uma senhora, da intercessão, orando apenas com o braço esquerdo levantado, notei que o seu braço direito era mirrado, devido um acidente. Perguntei-lhe se queria que eu orasse ao que respondeu: – Pastor, o médico disse que esse braço não tem mais jeito, não posso nem movimentá-lo. Eu respondi categoricamente: – Amada, para o médico não tem mais jeito, mas… Read more »

Samir
Samir
13 dezembro de 2005 12:19 pm

Daniel Matana, obrigado. voces todos são maravilhosos, continuem sempre nesta jornada rumo à manifestação plena de nossa Imagem Verdadeira. Abraços.

tiza
tiza
13 dezembro de 2005 12:19 pm

“LORD, makes pure , but not yet “, Estou escutando esta música ,em DVD,enquanto faxino a casa , na voz de um cantor que já passou por muita coisa. Talvez ele a cante como a qualquer outra , mas se olharmos bem nos olhos normalmente tumultuados dele, veremos um relance fugidio de paz. Sabem , sinto e penso que existe um sério pré-conceito a respeito da palavra Dogma , confirmado literalmente até nos dicionários como autoritarismo . Mas a ciência também tem seus dogmas ; o que os faz respeitados ?A sua confirmação lógica. Procurem de alguma forma ler um… Read more »

Joel
Joel
12 dezembro de 2005 6:38 pm

Realmente Samir, pode não existe a denominação certa, mas existe a principal: batista (eu não sou da batista, muito menos evangélico). Se bem que como Jesus disse, a única religião e cuidar da viúvas e dos órfãos, ou seja, amar ao próximo. Mas uma religião que pratica só isso não basta. Por exemplo o Espiritismo. Em relação a caridade eu acho que não há instituição mais envolvida nisso, mas nega a divindade de Cristo. Já a Católica se diz oficial, mas tem toda uma historia de sincretismo deslavado e todos os templos tem idolos. alem de falarem mais na mae… Read more »

Anônimo
Anônimo
12 dezembro de 2005 3:47 pm

Deus não criou seres espirituais malfazejos. Eles se tornaram rebeldes à vontade de Deus quando Este Quis criar a vida: mistura de matéria e espírito. A única maldade, como se não bastasse, de Lucifer e demônios, seus seguidores, é querer destruir a vida.

Tiago Poeta
Tiago Poeta
12 dezembro de 2005 1:17 am

Oi! Em primeiro lugar tenho que me desculpar pela ignorancia… Tese de mestrado, fica dificil rsrs. O que mencionei é uma Tese de doutorado da USP. O audio da entrevista com o doutor que escreveu a tese ainda não encontrei porém a tese sim (ver o download do pdf logo abaixo): —————————- Tese de doutorado verifica problemas mentais dos Médiuns Estudo com 115 médiuns kardecistas* de São Paulo indica que a maioria possui alto nível socioeducacional, perfil que se enquadra no último censo do IBGE. Segundo a pesquisa, eles não apresentam problemas mentais Valéria Dias Na literatura científica, muitas vezes… Read more »

Renan
Renan
13 dezembro de 2005 7:31 am

Somente expus nada mais que minha opinião, igual como o Joel, a tiza, e todo mundo o fez. Acredito que eu também posso. Discussão? Não é. Mas se for? Qual é o problema? Acho que todo mundo está se respeitando. E o legal disso tudo é a pluralidade e o contraste de opiniões convivendo num mesmo lugar e de modo razoalmente tranqüilo, se nos atermos que expomos aqui coisas que nos são íntimas e caras, como nossas crenças e, principalmente, nossa capacidade de reconhecer no outro um igual, com direito de expressar sua opinião, seja ela agradável ou não às… Read more »

Tiago Poeta
Tiago Poeta
13 dezembro de 2005 8:10 am

Claro Renan, não liga. Estou brincando . Brinquei porque, minha opinião é que é completamente improdutivo o debate se Jesus era ou não Deus encarnado. É a lógica contra o Dogma. Então não acaba não existindo um debate e sim uma troca de acusações e exaltações de crenças pessoais. Eu sou adepto de uma análise lógica da bíblia. Afinal ele mesmo O chamava de PAI. Em vários livros inclusive no agora incrivelmente famoso “código da vinci” é levantada a hipótese de que ROMA divinizou jesus para dar mais enfase a sua mensagem. Afinal para eles seria apenas mais um deus…… Read more »

Tiago Poeta
Tiago Poeta
13 dezembro de 2005 2:42 am

xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiíííííííííííííí….ta.

Olha se não pararem com essa discução se jesus era ou não deus, eu vou amarrar umas bombas ao meu corpo e vou ao servidor deste site. Me farei em mil pedaços, juntamente com o site! EM NOME DE JESUS!

Tenho certeza que Jesus me colocará ao seu lado direito pelos serviços prestados.

😀

Renan
Renan
13 dezembro de 2005 12:54 am

“Se bem que como Jesus disse, a única religião e cuidar da viúvas e dos órfãos, ou seja, amar ao próximo. Mas uma religião que pratica só isso não basta.” Eu acredito que “amar ao próximo” é o principal; não é “só isso”. “por que Jesus viria se não fosse para nos livrar de do pecado e de satanas?” Jesus veio “dar a vida para a redenção de muitos”. A vida de Jesus foram suas atitudes e suas palavras; praticá-las de acordo com nossas possibilidades é o que eu acredito que possa nos “livrar dos pecados”, pois “a cada um… Read more »

Samir
Samir
12 dezembro de 2005 12:25 pm

Tiza que fé admirável voce tem. Quanto mais pessoas tiver fé em Deus, com certeza o mundo melhorará rapidamente. Não me considero melhor, nem mais evoluido e nem mais inteligente do que ninguem, apenas analizo pascientemente todas as perspectivas. Assim gostaria de ilustrar mais um exemplo aqui; é conhecido por todos nós que há diversas denominações religiosas e apenas para citar algumas, vejamos: Católica, Universal, Adventista, Renascer, Congregação Cristã, Assembleia de Deus, Anglicana… e centenas de outras mais. Evidente todas elas tem pontos em comum, entretanto se fossem exatamente iguais as suas pregaçãoes não necessitaria de se fracionar, e ostentar… Read more »

tiza
tiza
12 dezembro de 2005 1:01 pm

Samir , sou como vc , frequento várias igrejas mas para observar. Assim encontrei padres católicos vazios,embora respeitassem a comunhão e a Virgem Santa , frequento centros espíritas sempre para tomar passes,pois se eu acredito em Santos ,Santos foram homens que se santificaram e se foram ou seja para nosso mundo, já morreram, e se os Santos continuam me ajudando dos céus , por que negar a outros espíritos a santidade só porque a igrja católica não os canonizou ? Já fui a várias igrejas evangélicas ,suas pregações são tão belas quanto as do dono do peru, e mais belos… Read more »

Vimerson
Vimerson
12 dezembro de 2005 1:16 pm

Bom, Primeiro um grande abraço a todos. Segundo não sei se o que falarei aqui é redundância ou não, mas a ver pelas diferentes opiniões… bom vamos lá… Jesus Nazareno e Sidarta Gautama foram pessoas de altíssimo nível espiritual.. tanto é que cada um a seu tempo conseguiu “harmonizar-se” (como vcs são inteligentes conseguirão interpretar o que quis dizer com harmonizar)com O Cristo e com O Buda. Jesus e Sidarta foram “tentados” por satanás/demônio, isto é, o Ego (pertinente aos seres humanos) tentou “desarmonizá-los” do Cristo/Buda. Nem preciso contar o fim da história, preciso? Bem o que acredito é que,… Read more »

Vimerson
Vimerson
12 dezembro de 2005 1:18 pm

Ei Acid,

postei um texto e ele caiu numa tal de “malha fina” do sitema .. diz que o texto continha algumas palavras que poderiam soar ofensiva… por favor… com é feito este critério anti-spam e quais as palvras qu eusei que cairam na malha-fina?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 dezembro de 2005 4:04 pm

O uso de certas palavras levam o comentário a requerer minha autorização. Uma delas é “Sidarta”.

tiza
tiza
12 dezembro de 2005 4:58 pm

Vimerson , acho que estou ficando com fama de chata e mandona , todo mundo me pede desculpas..Nada a ver ,eu só sou velhinha ,mas boazinha..e sempre aprendo muito aqui. Sou eu quem peço desculpas, por não ter uma base Budista e acho mesmo que se leva uma vida para ter uma leve idéia sobre iluminação , ou não , depende do espírito que se propõe e da força de sua vontade real, sua fé.. Realmente , achava mesmo que pra ser budista tinha que saber e muito profundamente todos os lances de meditação e a tinha como pilar ,… Read more »

Samir
Samir
12 dezembro de 2005 1:23 pm

Ops Tiza não quiz ofender, se infelizmente o fiz peço-lhe minha sinceras desculpas. tenho certeza de voce é capaz disto, pois demonstrou ser uma pessoa coerente. Assim como voce e muitas outras pessoas estou buscando aprender sobre a Verdade e sem demagogia alguma digo que voces tem sido meus professores aqui. Voce pareceu um pouco zangada, mas tenho certeza de que voce não é assim. Eu não te acho inflexivel, meu comentário foi geral e não apenas direcionado a voce embora tenha citado seu nome. Não me interprete mal, gosto de voce.

tiza
tiza
12 dezembro de 2005 3:08 pm

Ô Samir , zangada eu ? De jeito nenhum , e se pensei que vc me achava assim inflexível é porque é opinião de muita gente. Tenho convicções irredutíveis a respeito do que e de QUEM me salvou a vida e a lucidez , e nestas sou mesmo irredutível ,ou melhor, convicta mesmo, mas nas idéias e na defesa DELE , mas com as pessoas não ,por isto me ofereço todos os dias aqui. Olha a RADICAL não se diz isto ou aquilo e me ajudou muitíssimo mais do que eu à ela.Desconheço alguém tão solícita.O Acid mesmo se diz… Read more »

Samir
Samir
13 dezembro de 2005 1:12 pm

O motivo pelo qual o ser humano tem vida e consciência limitada é o apego ao ego. Este apego faz com que o ser humano se considere uma espécie de ser isolado do Absoluto. Este sentimento limita e condiciona a energia vital do ser humano, ou seja, limita e condiciona sua vida. Temos que eliminar a esperteza, a malícia e a engenhosidade para recuperarmos a naturalidade. Para que a energia do Absoluto possa fluir livremente, para que nossa consciência possa ser livre para perceber, sentir e compreender, precisamos desatar os nós interiores, precisamos nos desbloquear. Como não existe nada anterior… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.