O PERU PREGADOR

Por Francisco Cândido Xavier & Neio Lúcio; Alvorada Cristã.

Um belo peru, após conviver largo tempo na intimidade duma família que dispunha de vastos conhecimentos evangélicos, aprendeu a transmitir os ensinamentos de Jesus, esperando-lhe também as divinas promessas. Tão versado ficou nas letras sagradas que passou a propagá-las entre as outras aves.

De quando em quando, era visto a falar em sua estranha linguagem “glá-glé-gli-gló-glú”. Não era, naturalmente, compreendido pelos homens. Mas os outros perus, as galinhas, os gansos e os marrecos, bem como os patos, entendiam-no perfeitamente.

Começava o comentário das lições do Evangelho e o terreiro enchia-se logo. Até os pintinhos se aquietavam sob as asas maternas, a fim de ouvi-lo.

O peru, muito confiante, assegurava que Jesus-Cristo era o Salvador do Mundo, que viera alumiar o caminho de todos e que, por base de sua doutrina, colocara o amor das criaturas umas para com as outras, garantindo a fórmula de verdadeira felicidade na terra. Dizia que todos os seres, para viverem tranquilos e contentes, deveriam perdoar aos inimigos, desculpar os transviados e socorrê-los.

As aves passaram a venerar o Evangelho; todavia, chegado o Natal do Mestre Divino, eis que alguns homens vieram aos lagos, galinheiros, currais e, depois de se referirem excessivamente ao amor que dedicavam a Jesus, lançaram frangos, patinhos e perus, matando-os, ali mesmo, ante o assombro geral.

Houve muitos gritos e lamentações, mas os perseguidores, alegando a festa do Cristo, distribuíram pancadas e golpes à vontade.

Até mesmo a esposa do peru pregador foi também morta.

Quando o silêncio se fez no terreiro, ao cair da noite, havia em toda parte enorme tristeza e irremediável angústia de coração.

As aves aflitas rodearam o doutrinador e crivaram-no de perguntas dolorosas.

Como louvar um Senhor que aceitava tantas manifestações de sangue na festa de seu natalício? Como explicar tantas maldades por parte dos homens que se declaravam cristãos e operavam tanta matança? Não cantavam eles hinos de homenagem ao Cristo? Não se afirmavam discípulos d’Ele? Precisavam, então, de tanta morte e tanta lágrima para reverenciarem o Senhor?

O pastor alado, muito contrafeito, prometeu responder no dia seguinte. Achava-se igualmente cansado e oprimido. Na manhã imediata, ante o sol rutilante do Natal, esclareceu aos companheiros que a ordem de matar não vinha de Jesus, que preferira a morte no madeiro a ter de justiçar; que deviam todos eles continuar, por isso mesmo, amando o Senhor e servindo-o, acrescentando que lhes cabia perdoar setenta vezes sete. Explicou, por fim, que os homens degoladores estavam anunciados no versículo quinze do capítulo sete, do Apóstolo Mateus, que esclarece: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores”. Em seguida, o peru recitou o capítulo cinco do mesmo evangelista, comentando as bem-aventuranças prometidas pelo Divino Amigo aos que choram e padecem no mundo.

Verificou-se, então, imenso reconforto na comunidade atormentada e aflita, porque as aves se recordaram de que o próprio Senhor, para alcançar a Ressurreição Gloriosa, aceitara a morte de sacrifício igual à delas.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
85 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
TP
TP
11 dezembro de 2005 7:35 pm

Engraçado. O chico era carnivoro. Tem uma entrevista dele no pinga fogo que ele fala sobre a alimentação da carne. E não se mostra muito favoravel ao vegetarianismo radical. Eu mesmo fico horrorizado com a barbárie dos abatedouros.

Mas depois dessa do chico volta e meia como uma carne sem muito peso na consciencia. 😉

Felipe
Felipe
14 dezembro de 2005 9:09 am

só pra constar por aqui: sou vegetariano há um ano, e passei por uma cirurgia há pouco tempo, na qual pedia um exame de sangue… pois bem, foi o tira-teima: não tá faltando nada, nem uma deficiência no sangue, nem falta de vitamimas ou aminoácidos.

Se tem alguém que sente falta de carne, está mais pra psicológico e/ou psicossomático do que deficiência de vitaminas propriamente dita.

Renan
Renan
14 dezembro de 2005 10:56 am

“Causas de anemia megaloblástica tipo perniciosa por deficiência de vitamina B12: carência nutricional (vegetarianismo restrito); síndromes de má-absorção intestinal; gastrectomia total”;… Do livro Hemograma: Manual de Interpretação; 2003; Editora Artmed; Autor: Renato Failace. “A vitamina B12 pode levar alguns anos para apresentar-se em níveis insuficientes no organismo, se a causa for nutricional”. Do livro Métodos Diagnósticos, 2002, Editora Artmed, Autor: Jósé Luiz Soares. “Os principais sintomas da deficiência de vitamina B12 são fraqueza, cansaço, falta de ar, língua dolorida, perda de apetite e de peso, perda de olfato e paladar e perturbações psiquiátricas, entre outros sintomas. Populações de risco para… Read more »

democratus
democratus
14 dezembro de 2005 11:26 am

O vegetarismo é moda espiritualista , não tem um quinhão do pudor compassivo que diz que tem … Geralmente é sempre a mesma desculpa ,(pobres animais) … Fica aqui o meu relato, todas as pessoas vegetarianas que conheci , na verdade tinham alguma espécie de patologia. Outros , vegetarianos por pura opção , aprensentavam um quadro orgânico em deficit …e compleição quase sempre delgada …. Eu sempre digo , é preciso ter personalidade , tem muita gente que é vegetariana só por causa do ramatis …. Agora , sou contra a estupidez da caça ….matar animais por esporte é uma… Read more »

Felipe
Felipe
14 dezembro de 2005 11:59 am

Renan, Acredito que essa deficiência possa se desenvolver em pessoas que não consumam nada de origem animal, incluindo ovos e leite. Lacto-ovo-vegetarianos provavelmente se safam dessa 🙂 De qualquer forma, cada cabeça, uma sentença. O vegetarianismo não é necessariamente moda entre espiritualistas buscando ‘evolução’. Aliás, isso é meio bobo por sinal, na minha opinião. O consumo de carne animal nos moldes de hoje, tem impacto ambiental (devastação de florestas para pasto e poluição de rios) e impacto social (consumo de carne é elitizado / numa mesma área onde se cria gado de corte poderia se produzir muito mais grãos ou… Read more »

Renan
Renan
14 dezembro de 2005 12:17 pm

Do dicionário Aurélio:

Opinião:
” Modo de pensar; idéia sem fundamento; presunção.”

Fato:
” Coisa; acontecimento; aquilo que realmente existe.”

@}‑;‑‑‑

S
S
14 dezembro de 2005 12:20 pm

Tá, vou pegar pesado – mas sincero: As pessoas caçam animais por prazer. Porque é gostoso e as faz sentirem bem. Tem quem use peles de animais para se vestir por prazer. Por é gostoso ter status. E tem gente que come carne. Por prazer. Porque é gostoso. As três mortes são da mesma natureza, por mais que isso indigne quem pensa, à primeira vista, que não. Há o argumento saúde, que precisamos comer animais. Tá. Para a falta de vitamina B12, real e séria, aqui explicitada, há a contraparte de colesterol, hormônios intrusos, gorduras nocivas, radicais e tantos outros… Read more »

Vinicius
Vinicius
14 dezembro de 2005 1:35 pm

Bia, no livro de Oliver Sacks, “Um Antropólogo em Marte”, há o relato de autista, Ph.D. em ciência animal, professora da Colorado State University (preciso consultar o livro para lembrar o nome dela), que desenvolve equipamento para animais (especialmente gado) de fazendas, com o intuito de minorar o sofrimento do abate, que ela considera demasiado cruel

http://www.comciencia.br/resenhas/epilepsia/sacks.htm

Renan
Renan
14 dezembro de 2005 2:00 pm

S, Você foi “veemente” porque foi coerente, e a coerência é veemente porque mostra a fragilidade que pode existir nas atitudes e nas palavras tanto daqueles que comem quanto daqueles que não comem carne. Sobre coerência, é interessante perceber que a (aparente) maioria cristã nessa conversa não faz quaisquer referências a respeito do que disse Jesus sobre o assunto, em Marcos 7, 14: ” nada há fora do homem que entrando nele possa manchá-lo, porque não lhe vai ao coração mas ao ventre e daí para o esgoto. O que mancha o homem é o que sai de sua boca.”… Read more »

Bruno H.
Bruno H.
14 dezembro de 2005 2:15 pm

Quando um animal morre, o que acontece com sua…sua…’alma’? Aniamis também estão sujeitos as leias de ação e reação como nós? Eles evoluem? Continuam animais para todo o sempre?
Eles tem uma ‘alma’ individual?

MarceLo
MarceLo
13 dezembro de 2005 10:00 pm

Pela segunda vez passo por aqui. Pela segunda vez vejo Tiza, Acid, Renan e outros tantos sempre dispostos a enriquecer nosso saber cósmico. Fico feliz que agora também estão ajudando a alimentar nosso saber nutricional. Viva ! Agora verdadeiramente temos uma “vidinha” menos ordinária ! Noves fora pro robusto debate Biopsicossocial-astrólogico-punk pop-alternativo-hip-hop-hurra… dou um voto de incentivo ao altruísmo do Acid Zero, para o conteúdo deste website, desculpem o estrangeirismo gente, que realmente nos traz algum conhecimento. Mais uma vez agradeço pela rica fonte teórica disposta aqui e claro mais uma vez regurgito meu nojinho aos debates. E lembrem-se: Cada… Read more »

Titanico
Titanico
13 dezembro de 2005 6:29 pm

Só pra constar… Como a maioria desenvolve suas atividades espiritualistas (tendo vários médiuns por aqui), eu esperava que fosse falado algo sobre evitar comer carne (principalmente vermelha) nos dias de trabalho espiritual… Se não é muito bom esse tipo de alimentação nesses dias, será que também não é bom evitar nos dias normais por causa dos fluidos densos que se originam e impregnam na aura espiritual? Será que se evitássemos essa alimentação nos dias normais, não estaríamos mais aliviados para nos conectarmos com as energias mais sutis de páramos celestiais mais elevados? Fica o registro…. abraços a todos… paz, amor… Read more »

S
S
13 dezembro de 2005 1:43 pm

Pois é. Ser vegetariono, talvez, não seja o melhor negócio para a saúde. Claro, gordura e hormônios animais também fazem mal, mas talvez, então, não seja um bom negócio. Agora, eu não sei vocês, mas eu não poderia matar um boi que eu quisesse comer. Nem um porco. Eu ficava sempre morrendo de pena de um peixe se esgoelando, tentando respirar fora d’água, com um ferro que tinha rasgado sua boca. Se todos nós tivéssemos que matar o que comemos, poucos comeriam seres que sofrem. Comprar embalado, congelado e sem cara de ser o animal que foi é um ato… Read more »

Renan
Renan
13 dezembro de 2005 1:53 pm

“da combinação de qualquer cereal, como arroz, com qualquer leguminosa, como feijão, também se faz uma proteína completa” Vou guardar essa pra pesquisar, porque está me parecendo mais alquimia do que química. “Estatisticamente, é entre comedores de carne que há mais doenças coronarianas e câncer. Isso porque ela está sendo produzida de modo tão pouco natural que vai entrar no organismo junto com muita gordura saturada, colesterol, hormônios, antibióticos, pesticidas”. …e, principalmente, porque estão entre essas pessoas [comedores de carne], aquelas que tem uma má/péssima alimentação, o que, portanto, NÃO possibilita que possamos concluir que uma carne de procedência adequada,… Read more »

S
S
13 dezembro de 2005 3:07 pm

Renan, não é alquimia, não. Os aminoácidos (para quem não sabe, tijolos de toda proteína) são cerca de 20. http://pt.wikipedia.org/wiki/Amino%C3%A1cido Cerca de oito são esenciais e têm que ser ingeridos pois não são sintetizados em nós. http://es.wikipedia.org/wiki/Amino%C3%A1cidos_esenciales Só que a combinação mágica brasileira Arroz+Feijão tem todos os VINTE aminoácidos protéicos! http://br.news.yahoo.com/050610/36/us8z.html (Há também a questão das vitaminas, mas pelo menos proteína não é argumento). Quero dizer de novo, porém, meu ponto de vista: pessoalmente, mesmo que isso custe uns anos de vida, saber que não se causou dor e sofrimento a quem sofre, grita, geme e foge vale cada dia… Read more »

S
S
13 dezembro de 2005 3:11 pm

E mais: sejamos sinceros com nós mesmos! Quem diz que come carne por saúde quase sempre mente. Para si mesmo e para os outros. Come-se carne pelo sabor e porque é fácil tê-la sem saber de onde veio.

Há que se ter coragem para se ver claramente…

Biltís
Biltís
13 dezembro de 2005 3:32 pm

Jesus, considerado o homem mais brilhante que o mundo já recebeu, não comia carne e segundo relatos espíritas adorava um suco de cereja com pãezinhos de mel, dentre outras espécies vegetais. Gautama Buda também não comia carne, Krishna muito menos. Bem, suas mentes eram perfeitas…O que dizer sobre isso? Aliás, porque discutir com pessoas que não concordam conosco? O próprio mestre Jesus é até hoje incompreendido por muitos… E nem por isso se deixou corromper. Assim, concluo que não preciso exigir respeito de ninguém, basta que eu me respeite. Acho mesmo que fica valendo a consciência da pessoa e a… Read more »

Renan
Renan
13 dezembro de 2005 4:11 pm

Cara Biltís, “porque discutir com pessoas que não concordam conosco?” Para conhecer outros pontos de vista, outras informações, outras experiências,etc; uma discussão respeitosa, como essa que está acontecendo, é uma oportunidade pra isso. Quanto ao pensamento de Jesus a respeito do assunto, podemos tirar nossas conclusões particulares a partir de Marcos 7, 14: ” “nada há fora do homem que entrando nele possa manchá-lo, porque não lhe vai ao coração mas ao ventre e daí para o esgoto. O que mancha o homem é o que sai de sua boca.” E assim declarava puro todo alimento”. Caro S De fato,… Read more »

S
S
13 dezembro de 2005 4:24 pm

Concordo, Renan! Faltam coisas em uma dieta vegan – pelo menos nesta brasileira que conhecemos.

Só acho que completar com carne, e não com outra via e pesquisas, é barbárie.

Renan
Renan
13 dezembro de 2005 4:38 pm

Depois dessa conversa, o peru desse Natal não vai ter mais o mesmo sabor.
Vou fazer um chester.
😉

S
S
13 dezembro de 2005 4:41 pm

😀

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
14 dezembro de 2005 2:18 pm

O que eu gosto no budismo é justamente o equilíbrio. Buda mesmo morreu de desinteria depois de ter comido carne de porco… isso aos oitenta e tantos anos… eita velho danado… lembra o meu avô, que se lambuzava todo comendo feliz uma caldeirada de peixe aos noventa e tantos…

tiza
tiza
14 dezembro de 2005 2:30 pm

Para o Renan >> sei que vc é médico , sei como funciona seu raciocínio e sua opinião estudada ou observada mas ainda não comprovada sobre as coisas , mas ainda assim sua opinião como médico se faz importante para mim como leiga …. E para todos nós >> Cabe a todos nós só confirmarmos nossa opinião e gerar novos fatos.Fatos são reais mas não são imutáveis , e é justo a coragem do questioná-los que os fazem compreensíveis ou não, decifráveis ou não,repetitivos ou não. (não literal tá…) …”Não vos admoesteis com o comer ou deixar de comer ,… Read more »

Bia Badaud
Bia Badaud
14 dezembro de 2005 6:29 pm

sim, tiza, entendi. como te disse, é claro que os tratamentos de doenças já instaladas evoluiu, mas os princípios da prevenção das doenças, que norteiam o que seria uma dieta recomendável, estes não mudam há séculos, foi o que eu disse. porque vc citou que já ouviu que o café e´cancerígeno etc. a constatação disso não depende de avanço ou recuo da medicina; depende de uma indústria estar interessada ou não em financiar um estudo específico sobre isso. foi o que quis dizer. de muito tempo pra cá, os trabalhos científicos em medicina têm que ser vistos com reservas. uma… Read more »

x-builder
x-builder
14 dezembro de 2005 7:00 pm

Além da carne quem faz abstinência sexual para se purificar? rs

tiza
tiza
14 dezembro de 2005 7:09 pm

Sr. Buider ;Depois de toda esta defesa em massa, até o peru pegador….bjos tiza

Daniel
Daniel
14 dezembro de 2005 9:06 pm

Sou vegetariano desde que nasci e tenho boa saúde; meu hematócrito sempre foi muito bom. Não faço nenhum sacrifício, pois não gosto do gosto de animais mortos, me enoja comê-los. Tive que brigar muito por isso, pois nasci numa família carnívora e sou gaúcho. Como a minha opção foi algo inconsciente, depois disso, até para provar em casa que eu não precisava comer carne, fui estudar o assunto. Minha opção virou consciente, baseada em diversos motivos, muitos dos quais filosóficos. Vários já foram citados aqui, como o consumo de carne estar associado a doenças degenerativas, matar animais com requintes de… Read more »

Lernanto
Lernanto
16 dezembro de 2005 9:34 pm

Além de toda questão espiritual sobre comer animais (ou falsa, ilusória, o q seja) há um “problema” ecológico: cada kg de carne produzida consome água suficiente para alimentar uma família pelo tempo de vida do animal e também consome grãos suficientes na ordem de ~20/1 (20 kg de grão = 1kg de carne). É uma troca razoável apenas pelo gosto ou por todas as coisinhas essenciais? Mas, na Terra nada falta, e tampouco importa se lamentar do fato, a n ser desse fato: as pessoas não vêem as alternativas! Por isso q eu sou vegetariano: é uma boa alternativa. Não… Read more »

tiza
tiza
14 dezembro de 2005 9:37 pm

Daniel deve ser difícil sair com seus amigos aí do sul e eles só no famoso churrasquinho.. Muita sorte a sua ser opção sem sacrifício, eu já comia pouca porque sempre houve muita matança na fazenda e eu ficava enojada , mas depois que mudei pra cidade , se a carne vier bem despistada como em empadas , quibes ,risotos , ou massas, confesso que só me lembro depois que comí e gostei.!
The long and wild road..

MarceLo
MarceLo
15 dezembro de 2005 1:08 am

Nossa, que movimentado o site hoje… mais até que o próprio Orkut.

Então, gostei de uma frase sobre o budismo e ousarei “engordar” perdão pelo trocadilho…hehehe.. o debate:

O que eu gosto no bom senso é o equilíbrio…

Há uma canção do Rogério Skylab denominada: “Matador de Passarinho”

Quem houver interesse vale a pesquisa. Ah, claro que não botarei um link pq aqui todo mundo é descoladinho e rato de internet, portanto sabem bem onde buscar né… heheheh

Pra não ficar de fora da turminha:

Desculpa se ofendi, mas eu amo vocês tá…

😡

Biltís
Biltís
15 dezembro de 2005 3:12 pm

Democratus… Aceite que algumas pessoas não pensam como você.
Não compartilho da opinião de que o organismo precise de carne. Não somente por fé, ou somente por lógica, mas também porque concordo que existem complementos vitamínicos e outros alimentos ricos em proteínas muito mais saudáveis do que a carne. Sinto-me melhor, mais leve, mais tranqüila hoje que parei de comer do que na fase em que era carnívora.
Isso não vai fazer diferença para você, não é mesmo? Então seja feliz!

tiza
tiza
14 dezembro de 2005 4:52 pm

É Acid, aquela tigelinha subindo contra a correnteza depois dele se alimentar, significa muito do que vc disse e do que penso….o que é o fato normal ,real, ou proibido ?

tiza
tiza
14 dezembro de 2005 4:41 pm

BIA ,Primeiramente minhas sinceras desculpas pelo mal entendido que possa ter provocado e se há algum médico mais presente , a eles eu extendo meu pedido de perdão.Em nenhum momento te critiquei , te confirmei e elogiei , lí todos os seus comentários, mesmo sem saber que eras médica. Justamente por saber que o Renan é médico é que lhe pedi separadamente mais cautela quanto ao seu post no qual afirmava seu conceito ainda que Aureliano , sobre opinião. Médicos são ótimos ,assim como todos os outros profissionais , e acho mais , para mim são os que mais devem… Read more »

S
S
14 dezembro de 2005 3:36 pm

“O equilíbrio (de Buda), a meu ver, não passa pelo uso de carne ou não, mas no fato de não ser TÃO inflexível em suas crenças ou atitudes.”

Perfeito.

E Gandhi comeu carne. 🙂 Tentou, por um longo tempo. Depois se arrependeu e parou.

Biltís
Biltís
14 dezembro de 2005 2:33 pm

Quem come a carne de um animal é cúmplice daquele que mata. Ambos têm a obrigação de ter essa consciência, algum dia. Ou seremos eternos homens que agem por instinto. Ou piores do que os animais carnívoros que agem por instinto, porque já temos um nível de consciência amplo. Existe proteína em vários tipos de alimentos que não a carne. Isso não é desculpa para matar. Matar é cruel, e ponto. Somos seres racionais, temos sentimentos a cultivar de forma a fazer jus ao nosso espírito. Precisamos desenvolver nosso senso de proteção à vida. Isso se chama Evolução! Quanto a… Read more »

democratus
democratus
14 dezembro de 2005 2:57 pm

Eu jamais seria alguma coisa por que outros o são . Ser vegetariano por uma simples questão de lógica , é um passo retrôgrado não para os outros , mas para a propria biologia humana . Negar fatos com crenças é demais para minha cabeça …. Não é errado consumir carne , ser vegetariano é apenas uma opção , que não vislumbra um estado de pureza espiritual e muito menos atraso ….. É simplesmente uma opção , como tantas outras …. Sou contra a panfletagem vegetarista , que diz não ao consumo de carne em nome de um mundo doente… Read more »

Bia Badaud
Bia Badaud
14 dezembro de 2005 2:59 pm

bom, tiza, se isso faz diferença, eu também sou médica. pelo que entendi, o Renan, se já é formado, está recém formado. eu terminei a faculdade (Fed Fluminense) em 1988. isso não torna minha opinião melhor ou mais correta, mas é fato que já tenho alguma experiência. também é verdade que fiz um curso, do qual tenho diploma, com duração de um ano, sobre princípios de alimentação baseados em higienismo e medicina chinesa, e costumo estudar o assunto. se você não leu, sugiro que leia um interessante artigo que linquei aqui, muito esclarecedor na minha opinião: http://sejavegetariano.vilabol.uol.com.br/naocomer.html quanto ao que… Read more »

S
S
14 dezembro de 2005 3:08 pm

Renan, seu bom senso é bom de se ler… Jesus nos ensinou (Marcos 7:14) “nada há fora do homem que entrando nele possa manchá-lo, porque não lhe vai ao coração mas ao ventre e daí para o esgoto. O que mancha o homem é o que sai de sua boca.” Perfeito. Quero chamar a atenção, porém, que o conceito de manchar é algo forte entre entre os judeus entre os quais jesus viveu; muitas coisas tornavam o homem impuro até que se purificasse: a alimentação kosher existe até hoje. Ali, o mais importante me parece ter sido ajudar os judeus… Read more »

S
S
14 dezembro de 2005 3:19 pm

Acid, sobre Buddha, o amoroso caminho do meio… Pelo que temos falado aqui, surge como o melhor caminho para um corpo sadio é (como em tudo) um meio-termo. Um pouco só de carne parece ter efeito melhor do que os extremos. Só que comer carne fere um dos mais importantes pilares do budismo: A Compaixão. Porque nos alimentarmos de algo que sente dor, se podemos comer aquilo que não sente dor? Quanto a Gautama ter morrido comendo porco, outras fontes também dizem que eram cogumelos. A imagem gorda e satisfeita de Buda não existiu durante séculos: todas as sus primeiras… Read more »

Samir
Samir
14 dezembro de 2005 3:23 pm

Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra. Quando se efetivar a reconciliação com todas as coisas do céu e da terra, tudo será teu amigo. Quando todo o Universo se tornar se tornar teu amigo, coisa alguma do Universo poderá causar-te dano.(Ensinamento da Seicho-No-Ie). A discussão aqui é se deve/pode comer carne ou não. Eu garanto que se o Homem conscientizar-se de quem ele é na essência, tanto faz comer ou deixar de comer, não precisamos de absolutamente nada especial, exterior à nós para nos fortalecer, melhorar ou piorar. O que nós somos é consequencia daquilo que… Read more »

Titanico
Titanico
14 dezembro de 2005 3:28 pm

Fala Bruno H., na paz? Na verdade, o que o animal tem é um princípio inteligente… assim como o homem tem Espírito e os vegetais têm a vitalidade. Com o aprimoramento do princípio inteligente, ele se transforma em Espírito. Isso porque, esse princípio inteligente tem inteligência limitada, podendo aprender algumas ações básicas ensinadas pelos homens. Já o Espírito tem a inteligência aperfeiçoada e consciência, ou seja, discernimento entre certo e errado, de acordo com a evolução particular de cada um. Os animais estão sujeitos as leis de ação e reação desequilibradas pelo homem. Como ele não tem consciência, sofre apenas… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
14 dezembro de 2005 3:32 pm

O equilíbrio na história (ou lenda) de Gautama é exemplar. Ele nasceu no materialismo, na luxúria, e isso não o agradou. Tentou o ascetismo, que era visto como o único caminho pra o Nirvana, e então ele tornou-se um dos melhores ascetas de seu tempo. Mas isso também não o agradou. Quando ele aceitou a comida de uma garota, abandonando o jejum, ele cometeu (à vista dos outros ascetas) um “crime” ético tão grave quanto um Gandhi ser pego comendo um churrasco de boi. O equilíbrio, a meu ver, não passa pelo uso de carne ou não, mas no fato… Read more »

AsceticGold*
AsceticGold*
16 dezembro de 2005 1:34 am

Eu não li tudo…
mas se você come a carne de um animal que morre/morreu sofrendo ou donte …não vai ser bom…
mas acho que não se deve deixar de comer carne…mas vegetais e as outras coisas do tipo tmb são boas =D

tiza
tiza
11 dezembro de 2005 2:25 am

“Saibas ler
o que o mudo amor
escreve
Que o fino amor
ouvir com os olhos
deve.”(W.S.)

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 dezembro de 2005 1:04 am

Nessa fábula eu acho interessante como o homem é cruel e maligno mas faz o que faz com amor no coração. Não amor pelos animais, mas amor pela simbologia da data, amor pela socialização, pela festa, pela fartura de comer bem… não houve amadurecimento para que o homem voltasse seus olhos para seus pequenos irmãos (eu sou um que gosta de hamburguer!), mas isso não os torna demoníacos (a não ser para os perus). Poderíamos extender o mesmo raciocínio para com os seres (encarnados ou desencarnados) que se comprazem em nos machucar, prejudicar, se opor a nós. Quem vê “de… Read more »

tiza
tiza
12 dezembro de 2005 2:36 am

É Acid concordo , mas mesmo aqui embaixo há de se ver que o Sermão ,por sí só não dá LUZ de AMOR aos olhos do coração ,nem de quem o profere , nem tão pouco de quem o escuta.É preciso muito silêncio e observação, além dos sentidos, para o verdadeiro refinamento espiritual DAS ATITUDES.

L.C
L.C
12 dezembro de 2005 6:25 am

Bem ou mal não são fatores externos a nós,na atual fase de evolução ou involução sei lá… Temos o Cristo interno e o Satanás interno também, foi isso que eu quiz dizer, veneramos o cachorro mas destrinchamos o Peru.

Biltís
Biltís
12 dezembro de 2005 8:57 am

Alguns criticam o canibalismo das religiões primitivas mas se alimentam dos irmãos menores… Os bois, os porcos, as aves. Qual é a diferença?

Renan
Renan
12 dezembro de 2005 9:20 am

Bovinos e suínos são bem mais gostosos do que carne humana; portanto, comê-los é uma evolução do paladar.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 dezembro de 2005 9:30 am

Outra coisa que podemos depreender do texto é que não existe essa aparente injustiça para com os perus. Muito embora nem o peru pregador tenha sido poupado do sofrimento, o que acontece é uma INFELIZ conseqüência natural do estágio evolutivo em que se encontram. Não, Deus não vai salvar o peru pregador no próximo natal só porque ele acredita na bíblia… Tudo o que as aves podem fazer é resignar-se e trabalhar a própria evolução espiritual, perdoando seus algozes e podendo, com isso, livrar-se das amarras deste planeta de causas e efeitos físicos. Ora, mas não foi exatamente isso que… Read more »

Biltís
Biltís
12 dezembro de 2005 10:18 am

Renan, estou convencida de que vc já provou um pernilzinho humano para ter tanta certeza disso! rs

Biltís
Biltís
12 dezembro de 2005 10:22 am

Bem, a lei da ação e reação que diga para cada um sobre seus atos. Cada qual colherá exatamente o resultado de suas ações e realmente não me cabe julgar ninguém. Só o tempo dirá…

Lernanto
Lernanto
11 dezembro de 2005 11:13 pm

O Satanás aqui não é o homem em si, mas o desejo/poder do homem, acredito. Ou talvez não, já que está se personificando um animal “que foi criado para nos servir”, daí o Satanás seria, sei lá, “não acreditar na abundância da Terra que nos foi confiada”. No final, continuo achando uma história interessante. Mas acho q só pq sou vegetariano… Mas o pior é o “medo de sentir medo” que podemos sentir a partir desse tipo de história. Para vencermos na fé temos que perder vidas? Há sempre um preço a pagar, né… Enfim, acredito que não precisemos mais… Read more »

L.C
L.C
11 dezembro de 2005 10:30 pm

Projeção e sombra, Freud e Jung…

L.C
L.C
11 dezembro de 2005 10:14 pm

Satanás é o próprio “Homen” off curse.

S
S
11 dezembro de 2005 12:44 pm

Se quiserem dizer: quem do povo que frequenta aqui não come o Pregador, ops, é vegetariano?

Bruno H.
Bruno H.
11 dezembro de 2005 1:33 pm

Eu estou tentando não comer mais esse tipo de pregador… aos poucos, sem stress.

Daniel
Daniel
11 dezembro de 2005 4:46 pm

Sou vegetariano desde que nasci.

Titanico
Titanico
11 dezembro de 2005 5:38 pm

Parei com carne vermelha há uns 08(oito) anos…
O maior problema é que ainda sou um daqueles que mataram as aves do texto: ainda me alimento da parte “branca” do frango, embora nem peixe eu coma mais…

Tenho fé que ainda vou parar!!

Abraços…

Renan
Renan
11 dezembro de 2005 8:43 pm

Em algum lugar dos Evangelhos recordo ter lido:
“o que realmente prejudica o ser humano não é o que entra na sua boca, mas aquilo que dela sai”.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
11 dezembro de 2005 9:38 pm

Na verdade o texto não é uma ode ao vegetarianismo, e sim uma complementação do post anterior. Quem é o “Satanás” da historinha?

Anônimo
Anônimo
11 dezembro de 2005 9:41 pm

repito aqui um comentário que fiz, alhures: “nem é só o fato de o animal morrer, mas a vida miserável que levam, atualmente, os animais que serão destinados ao ‘abate’. são tratados como produtos, não como seres vivos. são desrespeitados, e sofrem demais nas suas pobres vidinhas. eu vou te dizer, acho carne uma coisa saborosa (vermelha, mesmo). mas a cada dia que passa, estou mais broxa pra comer, porque lembro dos nitratos cancerígenos que são colocados na carne pra ela não ficar cinza (como qualquer cadáver normal ficaria), mas principalmente, lembro do sofrimento que o ser humano arvorou-se ao… Read more »

Bia Badaud
Bia Badaud
11 dezembro de 2005 9:42 pm

o comentário antes desse, anônimo, é meu, desculpe.
apaguei os arquivos temporários, e esqueci de fazer o cabeçalho aqui.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 dezembro de 2005 10:59 am

Bem… eu já vejo a lei de causa e efeito de forma diferente da de ação e reação, porque a primeira nem sempre promove o equilíbrio. Ex: Causa: homens carnívoros. Efeito: Animais inocentes abatidos em números cada vez maiores. O karma dos animais seria apenas o de estar em evolução neste planeta de terceira… são os ossos do ofício. Olhando por esse prisma, cada vez mais vejo paralelo com a missão de Jesus, afinal, ele era comparado simbolicamente com o cordeiro, sem pecado e imolado em consequência da ignorância religiosa do mundo…

Renan
Renan
12 dezembro de 2005 11:32 am

Por mais que a gente converse, parece que sempre voltamos à inexorável “necessidade” de evolução em direção ao sei lá o que (no bom sentido); ou seja, parece que tudo que acontece no mundo “faz parte”…
Juntamente com o último semestre de faculdade, esse sentimento/entendimento enseja uma paz bem legalzinha.

A respeito dos perus, tenho uma dúvida: Contrairiam Karma ao se alimentarem dos simpáticos e indefesos corozinhos e minhoquinhas? Afinal, esses também são predominantemente compostos de cadeias de aminoácidos complexas, que estruturam as proteínas, tal qual aquele hamburguer suculento apreciado pelo Acid 0.

Bruno H.
Bruno H.
12 dezembro de 2005 7:46 pm

Torturar? Nem sempre…
Tem umas vacas aí que são vacinadas, recebem água, banho, e pasmem, alimentação diária!!! Alguns dariam a vida por isso 😛

S
S
12 dezembro de 2005 7:57 pm

No Levítico há também a obrigação de se apedrejar os homossexuais e punir os que usam roupas de tecidos diferentes.

Joey Castle
Joey Castle
13 dezembro de 2005 10:11 am

Não vejo mal nenhum em comer uma carninha, alias, existem certas proteinas que o corpo humano não consegue sintetizar que só são obtidas através da alimentação com carne. Por certo existe algum ônus envolvido no trato com esses animais, doença da vaca louca e a febre aviária estão ai para provar. Mas se existe onus no consumo de carne, certamente existe também o onus na alimentação com vegetais devido aos agrotóxicos utilizados, manipulação genética e outros. Convenhamos, nem todo mundo tem dindim no bolso para escolher e comprar “produtos orgânicos”.

Bia Badaud
Bia Badaud
13 dezembro de 2005 10:51 am

Joey, eu não gosto de polêmica, de bate boca onde cada um repete o que já tinha dito, sem um escutar o outro. Ainda mais na casa de um amigo que merece todo o respeito. Só queria reiterar o que disse, a bem da clareza: Sinceramente, não vejo mal algum em uma pessoa comer carne. Mas vejo muito mal em torturar animais, e não só no momento da morte, mas por toda uma vida! Acontece que tenho certeza de que a inteligência humana seria capaz de bolar um jeito de manter os animais pra abate, sem torturá-los tanto. Acho muito… Read more »

Renan
Renan
13 dezembro de 2005 11:48 am

Da Folha de São Paulo: “A literatura médica mostra que a dieta ideal inclui o consumo moderado de carne”, diz o gastrocirurgião Dan Waitzberg, da Faculdade de Medicina da USP e presidente do Ganep (Grupo de Apoio de Nutrição Enteral e Parenteral). “O homem é onívoro, ou seja, come de tudo, e a carne é a melhor fonte de proteína e de ferro”, afirma Silvia Cozzolino, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. O consumo de carne é defendido até por especialistas da chamada medicina alternativa. Para o médico Mauro Perini, especializado em medicina chinesa pela Unifesp, “as carnes… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
13 dezembro de 2005 12:00 pm

Só pra acrescentar ao debate: Vivo cercado de pessoas vegetarianas (algumas mais radicais, outras menos) e elas são muito saudáveis. Pele bonita, cabelos brilhosos, praticam atividades físicas, etc.

Samir
Samir
13 dezembro de 2005 12:24 pm

Se o ser vivo precisasse comer carne para ficar forte, o boi não viveria só de capim (e seria tão forte) hehehe.

Renan
Renan
13 dezembro de 2005 12:31 pm

Pois é, Acid. Eu tive uma namorada que desenvolveu anemia megaloblástica e problemas endocrinológicos justamente a partir da ausência de carne na alimentação.
E depois de cinco anos de atendimento ambulatorial e hospitalar como estudante, foi possível perceber na prática o que a reportagem da Folha de São Paulo descreveu, principalmente em relação a crianças, adolescentes e gestantes com ausência de proteínas de origem animal em suas alimentações.
Que bom que há (muitas?) pessoas que não apresentam consequências ruins por causa dessa ausência alimentar.

Renan
Renan
12 dezembro de 2005 7:43 pm

Pessoalmente prefiro mal-passada e com algumas alcaparras.
“…holocausto é oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.”
Gosto é gosto.

Bia Badaud
Bia Badaud
12 dezembro de 2005 7:36 pm

na época em que foi escrito o Levítico, os animais não eram torturados como são hoje, antes de serem mortos.
volto a dizer, tenho a impressão de que matar um animal p/ saciar a fome não faz mal algum ao espírito.
mas torturar, deformar, neurotizar e humilhar milhares de uma vez, tenho certeza absoluta de que é conduta abominável, sob qualquer ponto de vista.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 dezembro de 2005 7:27 pm

Realmente, até Deus é fissurado num churrasco de boi, ovelha e aves: “…holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.”(Lev 1:17)

S
S
12 dezembro de 2005 11:43 am

Renan, karma vem sempre de acordo com o tamanho da consciência do ser. Quem faz o que já sabe ser errado ou questionável tem muito mais karma do que quem não tem um fiapo de consciência dos fatos. Se Gandhi desse o tiro em seu assassino e não o contrário, a conta seria muito, muito, muito maior. Devemos nos comportar como sabemos, e não como imaginamos que será lá para frente nem como sabíamos ser lá atrás. E ficar atentos à mente, filosófica e treinada por eras, que arranja desculpas intermináveis e argumentativas para justificar comportamentos que não são mais… Read more »

Renan
Renan
12 dezembro de 2005 12:07 pm

Valeu, S.
Concordo contigo.
Merece repeteco:

“karma vem sempre de acordo com o tamanho da consciência do ser.”

“Devemos nos comportar como sabemos, e não como imaginamos que será lá para frente nem como sabíamos ser lá atrás. E ficar atentos à mente, filosófica e treinada por eras, que arranja desculpas intermináveis e argumentativas para justificar comportamentos que não são mais pertinentes à pessoa nova que a cada dia nos tornamos.”

Bia Badaud
Bia Badaud
12 dezembro de 2005 8:17 pm

Bruno, antes de fazer piada, procure informar-se sobre os bois mantidos em cubículos pros músculos ficarem flácidos (i.e. ‘carne macia’), sobre os hormônios que recebem pra ganharem peso, sobre os filhotes mortos pra proporcionarem o tal baby beef às pessoas, sobre as aves mantidas com lâmpadas acesas dia e noite, pra botarem mais ovos, a vida inteira em gaiolas apertadas onde não conseguem abrir as asas. procure um dia ver como são mortas as aves, ainda vivas, em água fervente, e como os cadáveres dos bois são injetados com nitratos (cancerígenos) pros seus cad´veres não ficarem cinzentos como qualquer cadáver… Read more »

S
S
12 dezembro de 2005 8:28 pm

Os que têm coragem deveriam baixar o vídeo “A Carne é Fraca”. Só serve para os que querem saber a verdade…

Dante
Dante
13 dezembro de 2005 4:03 am

É por textos como esse que o Saindo da Matrix é o que é: maravilhoso. Nota 10. Parabéns por todos os textos. Se possível, acessem o meu blog.

tiza
tiza
12 dezembro de 2005 12:32 pm

Tem muita coisa aqui ; – O “mestre” do peru não o reconheceu como discípulo persuadido por sua superioridade humana,um peru entender sobre Cristo ?(alegóricamente falando ) ; – Falavam sobre as mesmas coisas e não houve a menor percepção ou compreensão da hierarquia para com seu rebanho , sim porque muitos riscam com giz os limites do reino bem adinte de seus tronos e alí se encastelam como narcisos diante do espelho. -Na hora da provação (fome), ou de fazer bonito (banquete) quem não coloca o de seu semelhante na reta ? – Ainda que cruel , o “corpo”… Read more »

Terumichi
Terumichi
12 dezembro de 2005 3:25 pm

Deus é Oniciente e Onisapiente? aquele que sabe tudo, conhece tudo e compreende tudo, inclusive antes que aconteça? aquele que conhece o passado presente e o futuro? Se voce disser que não, então, Ele não é Oni… Se voce disser que sim, então terá de admitir que Ele sabia de antemão que criaria um Anjo que pelo livre arbitrio se rebelaria contra Ele. Então pergunto pra que Ele criou tal Anjo, seria pra se divertir às custas dos homens que Ele criaria pra ser enganados pelo referido Anjo (Transfigurado em serpente)? Se Ele é Oniciente Ele já sabia que tudo… Read more »

Joel
Joel
12 dezembro de 2005 6:45 pm

A quem interessar possa, no livro de Levítico, Deus nos fala os tipos de animais que podemos comer comer.

Bia Badaud
Bia Badaud
13 dezembro de 2005 1:27 pm

até porque, se uma pessoa se entope de vegetais não orgânicos, pode se dar igualmente mal, como o cara que leu que tomates evitariam a ocorrência de câncer de próstata, e teve depois que tratar-se de intoxicação por mercúrio (episódio relatado pelo Prof Helion Povoa em um e seus livros, se for o caso pego a referência, não tenho agora). Renan, eu não sou especialista, mas, veja o que diz uma: “da combinação de qualquer cereal, como arroz, com qualquer leguminosa, como feijão, também se faz uma proteína completa, a um custo muito menor para o organismo e para a… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.