INTERPRETANDO A BÍBLIA

“Se alguém vem a mim e não odeia a seu pai e a sua mãe, a sua mulher e a seus filhos, a seus irmãos e irmãs, mesmo a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.”

Lucas 14:26

Muita gente se choca com essa passagem, mas não procura seu real significado. Afinal, como um homem elevado como Jesus poderia dizer isso? Sim, ele disse, mas (como era de costume) não foi bem entendido. O termo odiar, nesta frase de Lucas, tem o mesmo valor da que consta na passagem de João 12:25: “Aquele que odeia sua vida, neste mundo, a conserva para a vida eterna”. É óbvio que ela não exprime o sentido literal.

Vejamos o que nos diz o Evangelho segundo o Espiritismo:

“A língua hebraica não era rica e continha muitas palavras com várias significações. Tal, por exemplo, a que no Gênese designa as fases da criação: servia, simultaneamente, para exprimir um período qualquer de tempo e também a revolução diurna. Daí, mais tarde, a sua tradução pelo termo “dia” e a crença de que o mundo foi obra de 6 x 24 horas. Tal, também, a palavra com que se designava um camelo e um cabo (de corda), uma vez que os cabos eram feitos de pêlos de camelo. Daí que a traduziram pelo termo camelo, na alegoria do buraco de uma agulha.”

Allan Kardec

O Sr. Pezzani, no mesmo livro, nos explica que “Kaï ou Miseï em Grego não quer dizer odiar, porém, amar menos. O que o verbo grego miseïn exprime, ainda melhor o expressa o verbo hebreu, de que Jesus se há de ter servido. Esse verbo não significa apenas odiar, mas, também amar menos, não amar igualmente, tanto quanto a um outro. No dialeto siríaco, do qual, dizem, Jesus usava com mais freqüência, ainda melhor acentuada é essa significação. Nesse sentido é que em Gênese 29:30 diz: “E Jacob amou também mais a Raquel do que a Lia, e Jeová, vendo que Lia era odiada…” É evidente que o verdadeiro sentido aqui é: menos amada.”

O que Jesus quis dizer foi Não se apeguem tanto às coisas sensoriais! Pais, filhos, mãe, e até mesmo sua vida, você vai perder tudo isso um dia! É essa a doutrina de Jesus, e em essência ela é a mesma doutrina que Buda pregava: o desapego.

Quanto às desavenças que surgem por conta da interpretação da Bíblia, deixo a palavra com Paulo de Tarso:

…Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.

2 Coríntios 3:5-6
0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
20 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Roberto Eluan
Roberto Eluan
15 abril de 2020 1:42 pm

Essa parte da interpretação é que dá uns nós do cacete, ainda mais porque muito nego dito entendido da “palavra” sequer as leu na língua original, muito menos a conhece. Aí temos o que temos.

Marcelo
Marcelo
23 julho de 2009 12:27 am

“”A observância dominical já é citada na Didaqué (Dominus dei) e na espístola de São Barnabé (“Guardamos o oitavo dia (domingo) com alegria, o dia em que Jesus levantou-se dos mortos”), QUAL O REFERENCIAL DELES, COM BASE EM DADOS BÍBLICOS QUE ERA NO DOMINGO??????? FALAR POR FALAR , EU DESFALO!!! “anteriores a Santo Inácio. No Novo Testamento, temos a referência de São Paulo sobre o sentido da Ceia do Senhor, que se dava incontestavelmente nos domingos: “Desse modo, quando vos reunis, já não é para comer a ceia do Senhor” (1 Cor 11,20).”” INCONTESTÁVELMENTE ??? AONDE ?? VAMOS AMPLIAR O… Read more »

Solius
Solius
23 julho de 2009 7:13 pm

Prezado Marcelo, “QUE NOSSO DEBATE SEJA PRA EDIFICAÇÃO E CORREÇÃO DE CAMINHOS, SEM PREPOTÊNCIA, PRESUNÇA E SOBERBA!” Assim seja, meu caro. 🙂 “substituiu o Shabat do sétimo dia pela adoração no domingo…” MAIS UM GRANDE ENGANO ??? vejam só:” Aprecio seu estudo, mas a tentativa é desmistificada pelas próprias escrituras: “Ora (Jesus) tendo ressuscitado de manhã, no primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena…” (Mc 16,9). Para esclarecer mais pontos de sua pesquisa, consulte: http://www.veritatis.com.br/article/3581 “QUAL O REFERENCIAL DELES, COM BASE EM DADOS BÍBLICOS QUE ERA NO DOMINGO??????? FALAR POR FALAR , EU DESFALO!!!” Não tem nada de… Read more »

Marcelo
Marcelo
6 janeiro de 2010 11:56 pm

“A observância dominical já é citada na Didaqué (Dominus dei) e na espístola de São Barnabé (“Guardamos o oitavo dia (domingo) com alegria, o dia em que Jesus levantou-se dos mortos”), anteriores a Santo Inácio. No Novo Testamento, temos a referência de São Paulo sobre o sentido da Ceia do Senhor, que se dava incontestavelmente nos domingos: “Desse modo, quando vos reunis, já não é para comer a ceia do Senhor” (1 Cor 11,20). ” Didaqué (Não é uma escritura sagrada, e sim instruções feitas pela interpretação das escrituras pelos homens, onde ocorreram também algumas distorções, erros de tradução das… Read more »

Solius - alguns neutrinos
Solius - alguns neutrinos
8 janeiro de 2010 10:23 pm

Olá Marcelo, seis meses depois, retomamos nosso construtivo debate. 🙂 “Didaqué (Não é uma escritura sagrada, e sim instruções feitas pela interpretação das escrituras pelos homens” Pelos apóstolos, inspirados pelo Espírito Santo. “onde ocorreram também algumas distorções, erros de tradução das escrituras, etc…)” Vejamos: “ex: Didaque cap. 11 (instruções 7 e 11)…Logo em seguida a contradição do texto e a confirmação comentário” Não há contradição alguma. Creio que você não tenha prestado a devida atenção ao restante do capítulo. Na instrução 2 temos: “mas se aquele que ensina é perverso e ensinar outra doutrina para te destruir, não lhe dê… Read more »

Marcelo
Marcelo
27 janeiro de 2010 2:01 am

PARA MELHOR ENTENDIMENTO COLOQUEI CADA TÓPICO ENTRE CHAVES { }, E EM SEGUIDA O REBATE DO COMENTÁRIO, FINALIZADO PELOS ASTERISCOS! ************************************** “Didaqué (Não é uma escritura sagrada, e sim instruções feitas pela interpretação das escrituras pelos homens” Pelos apóstolos, inspirados pelo Espírito Santo. } ????? REFRENTE A DIDAQUE: Quanto a sua autenticidade, é de senso comum que o mesmo não tenha sido escrito pelos doze apóstolos, ainda que o título do escrito faça menção aos mesmos; mas estudiosos acreditam na compilação de fontes orais tendo recebido tais ensinos que resultaram na elaboração do mesmo. Também é senso comum que tenha… Read more »

Solius - insistindo em emitir mais alguns neutrinos
Solius - insistindo em emitir mais alguns neutrinos
28 janeiro de 2010 3:02 pm

Prezado Marcelo, como vai? Em primeiro lugar eu gostaria de perguntar ao Acid se a extensão destes comentários comprometem o espaço em algum sentido. Neste caso, eu e o Marcelo, caso ele concorde, poderíamos dar seqüência a este edificante debate por e-mail, sem problemas. Prossigamos então: ********************************** “POR ISSO NÃO FAZ PARTE DA BÍBLIA! A MAIORIA DOS ESCRITOS DA DIDAQUE ESTÃO CORRETOS, MAS HÁ DISTORÇÕES.” Bom, eu apresentei a Didaqué como um documento válido, e o fato de não fazer parte da Bíblia não sugere o contrário. Quanto às supostas distorções, ainda continuo aguardando. ************************************ “ESTA INSTRUÇÃO 2 SERVE PARA… Read more »

Solius - insistindo em emitir mais alguns neutrinos
Solius - insistindo em emitir mais alguns neutrinos
28 janeiro de 2010 3:55 pm

Então minha preocupação teve razão de ser. 🙂
Queira desculpar, meu bom amigo.

Caríssimo Marcelo, caso tenha vontade prosseguir com nosso bate-papo, envie sua próxima resposta para: solius2007@yahoo.com.br

Abraços
Fiquem com Deus

Marcelo
Marcelo
22 julho de 2009 10:59 pm

“substituiu o Shabat do sétimo dia pela adoração no domingo…” MAIS UM GRANDE ENGANO ??? vejam só: EM QUE DIA MORREU JESUS? No dia 14 de Nissan, conforme determina a Lei. Levitico 23:5 No mês primeiro (Nissan), aos catorze do mês, no crepúsculo da tarde, é a Páscoa do Senhor. 1ª Corintios 5:7 Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. DE QUE FORMA? Salmos 22:1 Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas das palavras do meu bramido e… Read more »

Solius
Solius
1 julho de 2009 11:58 pm

Caro Marcelo, “Foi na realidade Inácio de Antioquia que se rebelou contra o Concílio de Jerusalém, usurpou sua autoridade…” É curioso que muitos ainda indiquem Constantino como o “fundador de um novo cristianismo”, e outros, como os espíritas, aleguem ter sido Paulo. Mas não, nenhum dos três foi de encontro à doutrina do Cristo. “segregou-se do Judaismo, declarou que a Torá havia sido abolida” Ele não declarou que a Torá tenha sido abolida, mas sim o modo judaico de lidar com ela, tendo por base as palavras de Cristo, como as que você copiou anteriormente e conforme o que você… Read more »

Rafa
Rafa
12 junho de 2007 12:43 pm

cara vc até acertou na interpretaçao desse versiculo, porém vc alegar que o evangelho é uma doutrina que pode ser considerada espírita é invalidar toda a bíblia! recomendo a vocÊ que leia a Bíblia TODA e pessa pra DEUS ( ou o seu chamado espírito superior) te mostrar a verdade. Jesus nao foi apenas um espírito evoluido, segundo a Biblia Ele era o própŕio Deus! e Ele quer te mostrar a verdadeira luz. nao uma luz que apenas te dá esclarecimento cintífico mas uma luz que vai te trazer paz alegria e A VERDADEIRA VIDA ETERNA: QUE É CONHECER O… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 junho de 2007 2:05 pm

Olá Rafa. Onde mesmo que eu disse que o evangelho é uma doutrina que pode ser considerada espírita? Que eu saiba o espiritismo é que é uma doutrina que é cristã, e não o contrário. Aproveitando a ocasião, onde mesmo que Jesus diz ser o próprio Deus? Não vale dizer que foi nas cartas de Paulo, pois Paulo não é Jesus. Tem um trecho que eu acho o mais lindo e emotivo da bíblia, que sintetiza o pensamento elevadíssimo de Jesus: (…)E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;… Read more »

UI
UI
14 março de 2009 7:41 pm

I belive!Ele foi um questionador!

Marcelo
Marcelo
30 junho de 2009 6:46 pm

Creio que Jesus é o messias… Creio que Deus é um só, não existe trindade, por sinal esta palavra não é nem citada nas escrituras! O “inimigo é astudo”, enganaria até mesmo os escolhidos! Jesus não aboliu os mandamentos do velho testamento, mas os aprofundou! Ex.1: AT: não adulterás (ato) NT: aquele que olhar com intenção já cometeu adultério (sentimento) EX.2: AT:Faziam-se sacrificios (holocastos) pois revestidos pelo sangue “do cordeiro” (animal) fossem cancelados o afastamento de Deus. NT: Pelo sangue de Cristo (o eterno e suficiente cordeiro) somos revestidos pela pureza de seu sangue e perdoados podendo asssim chegar a… Read more »

Solius
Solius
1 julho de 2009 12:14 am

Caro Marcelo, “Creio que Deus é um só, não existe trindade, por sinal esta palavra não é nem citada nas escrituras!” Apesar do termo não ser utilizado, há várias passagens que não deixam dúvidas. Veja, por exemplo, esta: “Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá… Read more »

Marcelo
Marcelo
30 junho de 2009 7:07 pm

Tabém acho que interpretar a Bíblia não é o termo mais adequado, pois interpretações podem ter diferentes pontos de vista, somente um está certo para cada dimensão, as quais seguem um linha de acontecimento na gama de probabilidades. A “realidade que estamos agora”, sugere que devemos compreender (o verdadeiro significado) a Bíblia e não interpretá-la…Não sei se me fiz entender! Nessa área tude se “entrelaça” literalmente!!! Paz para todos …

Marcelo
Marcelo
1 julho de 2009 6:35 am

Em parte vc está certo,…qd falo sec IV considero que foi definitivamente implementado…Muitos se enganam em pensar que Constantino foi o principal responsável pela corrupção e gentilização do Cristianismo. Apesar de Constantino ter certamente acrescentado e consolidado a apostasia ..(AFASTAMENTO).. do Cristianismo primitivo, ele não foi o primeiro. Foi na realidade Inácio de Antioquia que se rebelou contra o Concílio de Jerusalém, usurpou sua autoridade, segregou-se do Judaismo, declarou que a Torá havia sido abolida, substituiu o Shabat do sétimo dia pela adoração no domingo e fundou uma nova religião não-judaica, a qual ele chamou de “Cristianismo.” —————— Ai começou… Read more »

Marcelo
Marcelo
1 julho de 2009 6:53 am

Como humano que sou tb confesso q as vezes tenho algumas dúvidas, mas Deus só revela o que lhe apraz, nessas hora peço discernimento e revelação espiritual, par que consigamos ver as coerencias nas escrituras…Por um bom tempo acreditei na trindade, mas te digo que nesse exato momento estou procurando respostas…algumas coisas nos levam pra um lado, outras pra outro…é a guerra espiritual que esta em andamento, e nos somos em parte alvos… Na verdade estou num processo de decisão, juntando dados, ja estou com muito material…e peço a Deus revelação… Veja só a um tempo atrás tinha certeza, hj… Read more »

Anônimo
Anônimo
23 outubro de 2018 12:04 pm

Documentário: A BÍBLIA PROIBIDA – History Channel Brasil

https://www.youtube.com/playlist?list=PLOrPJ_6Lt3wDuBGO3J6ZyvKD-SbJYf7eM

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.