HOMOSSEXUALIDADE

Tenho um amigo que é hinduísta, e ele fala com bom humor sobre a homossexualidade, de uma forma bem metafísica:

“Já é um engano uma alma achar que é homem ou mulher. É um engano DUPLO achar que se é homem no corpo de mulher ou mulher no corpo de homem”

Eu já acho que sexualidade é como ter uma religião. Cada um tem a sua, e cada um acha que a dele é a melhor, e que a do outro é ultrapassada ou levará à perdição. Basta ver a intolerância entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte. Quem acha isso uma estupidez deveria pensar que pode estar incorrendo no mesmo erro quando discrimina (em algum nível) uma pessoa pela sua opção sexual. Jesus nos ensinou a não julgar para não ser julgado. O quão infalível você é pra aguentar um julgamento?

homossexualidade banner

Vamos fazer outra analogia. Opção sexual é como time de futebol: não vai fazer você nem melhor nem pior, apenas diferente, como um cara que bota a camisa do Palmeiras e por azar dá de cara com uma enorme torcida organizada do Corinthians. A pessoa vai sofrer gozação, agressão, ameaças, discriminação, até mesmo de gente que, no fundo, também torce pro mesmo time que ele, ou que tem na família quem torça… Infelizmente o ser humano não tem maturidade pra respeitar as escolhas das outras pessoas. Mas, pra ser justo, vamos ver o outro lado. Digamos que o cara seja Palmeiras, mas vai pra arquibancada do Corinthians e começa a agitar, levanta a bandeira e xinga os jogadores do outro time. Isso definitivamente é irritante.

Do mesmo jeito que existe a “fobia gay” – aqueles caras que saem de perto se a pessoa falar num tom mais ameno, que vivem fazendo piadinhas com o tema e apontando pra pessoas na rua que se vistam de forma diferente – existe o “catecismo gay”, aqueles que não querem ser gay sozinhos, que ficam comendo com os olhos os amigos héteros (que ele chama de “caretas”) e se parecem com os crentes fanáticos, pregando “Venham pra minha religião! Eu sou o futuro da raça humana!”

Do mesmo jeito que uma religião, a pessoa pode nascer católica, mas depois de certa idade enveredar por “outras religiões”, sabe-se lá Deus porquê… É opção DELA, faz parte do crescimento DELA, e não pode ser uma coisa generalizada (“isso é certo” ou “isso é errado”) porque não há certo ou errado na evolução, há sim ação e reação, causa e consequência. Há comprometimentos numa relação heterossexual como também na homossexual. Acho que é aí que mora todo o cerne da questão: relacionar-se com outra pessoa NÃO é brincadeira, não pode ser encarado de forma leviana. O problema não é só AIDS, é o comprometimento kármico, a troca de energias com outras pessoas. Estamos ligados invisivelmente por “fios” a parentes, amigos, inimigos, amores… “tecemos” esses fios do relacionamento todo dia, e enquanto houver intercâmbio de pensamento, enquanto houver algo que o una àquela pessoa (amor, paixão, ódio, rancor, o que seja) o fio continuará ligado, trocando energias. É possível imaginar a importância dessa trama de fios em outras vidas, embora não seja possível prever as consequências. Então o homossexual não deve ser leviano em seus relacionamentos, do MESMO MODO que um heterossexual também não deve.

Então por que fazer tanto alarde em torno do homossexualismo? Por que não deixar a escolha com cada consciência? Uma pessoa por ser homossexual não é nem mais nem menos evoluída espiritualmente. O que precisamos é de educação espiritual, saber lidar com nossos semelhantes, respeitar as pessoas com quem nos relacionamos (e a responsabilidade aumenta o quanto mais íntimo formos da outra pessoa). Aquela frase aparentemente boba de Saint Exupéry – “tu és responsável por aquilo que cativas” – resume todo esse post.

O Livro dos espíritos fala que os espíritos podem ter afinidades com algum sexo (procuram reencarnar sempre homem, ou sempre mulher), mas vai que sua missão na Terra exige que seja num determinado sexo que você não goste? Que fazer? Uma alma que se afeiçoou ao aspecto masculino durante eras desta vez precisa ser MÃE. E agora, José… Digo, Josefina? E uma alma que falhou em lidar com a energia sexual durante vidas e que pede pra retornar praticamente assexuada, para que não sucumba novamente ao apelo dos sentidos?

Sinceramente, acho que a resposta deve ser buscada no íntimo de cada um. Analisar a própria vida de uma perspectiva MAIOR que o agora, pensando no passado e no futuro, e sua missão nesse TODO. O que você veio fazer? Será que dá pra conciliar ser homosexual com sua missão? Se sim, ótimo. Quem vai julgá-lo? Mas, e se isso atrapalha de alguma forma sua missão, quem vai julgá-lo? Eu que não vou…

Sinceramente, não dá pra fazer uma cartilha dizendo “ser homossexual é ruim pra evolução por causa disso e disso” e nem dá pra fazer o contrário. Tudo, TUDO mesmo, contribui pra evolução pessoal, e é ISSO que o espiritismo busca. Lembram das palavras de Kardec? “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que faz para domar as suas más inclinações”. E quem vai dizer que uma coisa é imoral ou uma má inclinação? Somente a própria pessoa pode se julgar, o correto é ela não se agredir, não viver na culpa. Se achar que algo na sua conduta vai mal, LUTE para mudá-la. Se achar certo, PARABÉNS, e viva para isso, mas sem tentar fazer disso um dogma que deva ser seguido por todos!

Vejam a passagem do “bom ladrão”. Um deles nem à beira da morte resolveu abandonar o escárnio, e a dureza de coração, e blasfemava contra Jesus:

– Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também.
O outro o repreendeu, dizendo:
– Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? Nós na verdade com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino.
E o que Jesus disse?
– Em verdade te digo, ainda hoje estarás comigo no paraíso”.

Estamos todos “pendurados na cruz”, saldando nossos débitos. Enquanto uns tentam melhorar como ser humano, mesmo que seja só pra dar um último suspiro em paz com sua própria consciência, outros preferem ignorar o que são e o que fizeram e blasfemar contra os outros.

Certa vez perguntaram a Divaldo Pereira Franco, palestrante espírita, se o homossexual pode ser médium ativo no Centro Espírita ou mesmo exercer outras atividades na Casa Espírita. A resposta foi:

“Mas o homossexual é gente! O fato da sua opção sexual é problema dele. E o heterossexual que é adúltero e frequenta a sessão mediúnica? Só porque a gente não sabe que ele é adúltero? E o heterossexual que tem muitos conflitos no comportamento e na sua atividade de relacionamento profissional, ético e doméstico? Só porque é heterossexual ele não está liberado com a sua má condição de trabalhar na Casa Espírita.

A nossa tarefa não é de policiar a vida alheia. Nós devemos deixar cada qual ser conforme concebe. Ser homossexual, isto é, ter o interesse de um bom relacionamento com pessoa do mesmo sexo não quer dizer que ele esteja numa opção de prática sexual com alguém da sua mesma polaridade. Mas se ele tem a prática sexual com alguém da mesma polaridade, isto é uma questão privada de sua vida. Não somos patrulheiros da vida de ninguém. Se nós lhe fecharmos a porta, para onde ele irá? Para o bordel. Para onde ela irá? Para o cabaré, para a sala de encontros. Devemos ter consideração e garantir a todos o direito de trabalhar onde se encontrem, desde que não se tornem, na palavra de Jesus, pedra de escândalo.”

Quando errante, que prefere o Espírito: encarnar no corpo de um homem, ou no de uma mulher?
Resposta: Isso pouco lhe importa. O que o guia na escolha são as provas por que haja de passar.

Pergunta 202 do O Livro dos Espíritos
Krishnamurti: Homossexualidade
1 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
60 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Leandro
Leandro
21 abril de 2022 10:32 am

E não preciso falar o óbvio: existem mulheres e homens estéreis – implica que: não existe essa de que sexo serve somente para a reprodução fosse assim “deus” ou o que quer que seja teria feito tudo certo para todos poderem reproduzir (existem até mesmo pessoas “intersexo” – com características dos dois sexos/hermafrodita). O corpo irá desfalecer um dia – implica que: devemos buscar a salvação da alma e não do corpo; o “atingimento” do nirvana; a iluminação espiritual e não uma certa “pureza” dependente de certa prática de intercurso sexual. Definir o que é sexualidade certa e o que… Read more »

Leandro
Leandro
21 abril de 2022 10:16 am

Poderia, antes de atualizar o artigo, conversar com alguém que seja homossexual para apontar onde pode haver equívocos no texto. Porque existe um grosseiro aí que hora e outra alguém comete: chamar a homossexualidade (e não homossexualismo) de “opção”. Eu tenho pênis e nunca senti atração por nada que seja feminino; o formato do corpo, as curvas, aspectos delicados, a vagina, etc nada disso nunca me atraiu. E atração não tem a ver com escolha. Não dá para escolher o que faz seu coração acelerar e fazer você sentir aquele tesão. Se for isso mesmo que você acredita então você… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
9 junho de 2005 5:31 pm

Basta não resumir o mundo e nossa vivência aqui na Terra ao lado sexual. Ninguém é obrigado a gerar filhos pra sua evolução! Jesus foi um ótimo exemplo, Chico Xavier outro. O que fazemos de nossas vidas é questão puramente pessoal, desde que não interfira de forma agressiva e dominadora na vida dos outros. A vida é TÃO mais do que ter filhos, envelhecer… quantos e quantos não partem jovens, mas Viveram (com V maiúsculo) mais do que a soma de todos nós? Quantos não espalham o bem e o amor aos semelhantes independente da cor, sexo, raça ou credo?… Read more »

BoBstinado - o retorno
BoBstinado - o retorno
29 abril de 2005 2:50 am

Discutiu-se mais abaixo, sobre a questão da homossexualidade ser uma OPÇÃO ou uma orientação. Para mim, o homossexualismo primeiro é uma CONDIÇÃO e depois uma OPÇÃO, isto é, primeiramente vc toma consciência de sua CONDIÇÃO (ser gay, sentir atração sexual por pessoas do mesmo sexo) e depois vem a OPÇÃO, ou seja, “o que vou fazer com esta CONDIÇÃO?” (devo reprimir o que sinto? Devo soltar a franga? rs) enfim, como devo lidar com esta questão.

Anônimo
Anônimo
18 abril de 2005 2:26 am

Muito obrigado.

mariel
mariel
18 janeiro de 2005 1:41 pm

Tentando aprender sempre , ao deambular pela página “saindo da Matrix”, senti curiosidade de ler sobre homossexualidade. Sou do sexo feminino, casei, tive filhos, melhor dizendo filhas, mas sempre me senti usada sexualmente, nunca considerei que a sexualidade fosse fundamental na minha relação com o meu companheiro. Cheguei a pensar que podia ser homossexual, embora nunca tivesse sentido qualquer atração por mulheres. Ao ler o artigo, compreendi finalmente porque o sexo nunca foi uma prioridade para mim. Não sendo homossexual, isto é, não gostando de me entender com pessoas do mesmo sexo, também não me entendia com pessoas de sexo… Read more »

Luis Lima
Luis Lima
17 janeiro de 2005 12:40 am

Oi, acabei de ler o artigo e, em seguida, TODOS os posts. Gostei muito de algumas coisas… nem tanto de outras!!! A verdade é que, infelizmente, fomos todos influenciados a confundir sexualidade com caráter. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!! Por exemplo, eu sou homossexual; não me acho e nunca quis ser mulher; procuro estar sempre em harmonia comigo e, consquentemente, com o próximo. E como tanta gente pelo mundo afora eu trabalho, como, bebo, tomo banho, ando de bicicleta… ou seja, cada um é normal e comum dentro de sua própria vida. Dentro de seus… Read more »

André.C.Costa
André.C.Costa
9 dezembro de 2004 2:59 am

Olha, gostei muito deste artigo. Mais quero deixar um esclarecimento sobre o que é ser homossexual. Eu sendo homem, não preciso ser mulher, ou mudar de nome, ou ter comportamentos feminos para ser gay, até porque ser homossexual é sentir atração por uma pessoa do mesmo sexo, se eu digo que sou mulher e amar um homem não estou sendo assim homossexual! Posso ser homem, se min por exemplo eu min chamo Carlos, não preciso mudar meu nome para Carla… Posso ser o Carlos que gosta do Leandro

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
24 outubro de 2004 1:05 am

Acho que o Gibran não se importaria. 😛

Claro!

Bluemoon
Bluemoon
23 outubro de 2004 10:39 pm

Hei Acid, você se incomodaria se eu publicasse este texto do Mestre Gibran no meu blog? Sei que o texto não é seu, mas como foi aqui que li, achei melhor perguntar se você se importa.
Abraços!

Radical Chic
Radical Chic
23 outubro de 2004 5:13 pm

Oi Sérgio, obrigada mais uma vez! Lembrei de algo que um amigo me disse: que qdo vc mesmo sem fazer parte da situação em si, a presencia, mesmo sem querer já foi envolvido… e deve haver um porquê nisso também. Qto a desejar o melhor (seja ele qual for, mesmo que seja o contrário aos meus desejos), é o que aplico em minha vida… e o que procuro passar aos outros, mas ninguém entende e acha que é uma forma de acomodação minha…rs Enfim, imprimi o que escreveu e vou passar para eles, é sempre bom vermos outras vivências para… Read more »

Sérgio Fonseca
Sérgio Fonseca
23 outubro de 2004 4:15 pm

Oi, Radical Foi um erro de digitação ( ajudá-lo) bem sei que es mulher já acompanho seus comentários há tempos e vc sempre fala de sua filha..oK. Qto ao que vc colocou… (… E cada um tem que aprender com suas experiências, não é mesmo? Não adianta que ninguém dê conselhos ou diga como pode acabar tudo isso… eles têm que viver para aprender.) Veja!!! nós sempre falamos do que achamos…ou pensamos e até o que acreditamos… Mas VIVÊ-LAS, Nossa!!! aí a coisa pega! Portanto falar de nossas experiências e ótimo e necessário, pois através delas muitas pessoas ( com… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
23 outubro de 2004 10:23 am

Oi Sérgio, obrigada pela resposta! Gente eu sou mulher! Tem pessoas me emeiando, achando que sou homem…rs Meu nick é por causa da personagem de Miguel Paiva, pq me identifico com ela. Mas então Sérgio, isso tudo que mencionei não está acontecendo comigo, mas com um casal muito próximo. Já faz um ano e meio que estão nessas e agora a coisa está desgringrolando de vez… Mas lendo o que vc escreveu, penso que talvez seja necessário passarem por isso, faz parte do “processo”. Talvez precisem se afastar para dar mais valor ao que viviam juntos, quem sabe… Olhando de… Read more »

Sérgio Fonseca
Sérgio Fonseca
22 outubro de 2004 7:33 pm

Olha Radical!!!Não foi fácil…….passei anos com essa sensassão…e que SENSASSÃO, NOSSA !!! o QUE ME AJUDOU foi que eu lia muito era um Buscador…e já vivia o caminho que o evangelho nós ensina…e estava num processo de auto conhecimento…mesmo assim foi barra!! Depois de alguns anos desse encontro sai de casa e fique 1 ano e pouco…sozinho. Tive que tomar remédios para depre/ vixe!!! Um dia estava viajando…tomei uns shoopinhos e naquela noite em sonho vieram dois personagens, um à pé e outro sob um cavalo….e o do cavalo me disse com uma voz terna, porém firme..( é a terceira… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
22 outubro de 2004 6:39 pm

Que legal que vcs resolveram assim Sérgio, conscientemente! Um casal de amigos meus está passando por isso da pior forma possível. Depois de 20 anos de casados e 2 filhas adolescentes, ele encontrou a sua alma gêmea, também casada e com outros dois filhos… mas os dois estão completamente perdidos. Ela já abriu o jogo para o marido e filhos, quer o divórcio. Ele ainda não sabe o que fazer, acha que sua missão com sua família terminou e pensa em largar tudo pela outra. No meio disso há a filhinha caçula desse casal, que tem Síndrome de Down e… Read more »

Jota Fesse
Jota Fesse
4 maio de 2005 11:19 pm

O ser humano na sua caminhada para a Perfeição já passou pelos reinos mineral, vegetal e animal. Em todos estes reinos nota-se a presença de duas forças que interagem na sua estrutura. Temos próximos de nós por exemplo as jararacas ilhôas que podem mudar de sexo , um peixe de mar que passa 6 mêses como macho e 6 mêses como fêmea e o caramujo escargot que possue os dois sexos simultâneamente embora não possa procriar só , tem necessidade de outro caramujo para se engravidarem mutuamente.O Espírito do homem já em fase adiantada de evolução possue tambem as duas… Read more »

Anônimo
Anônimo
9 junho de 2005 4:53 pm

Essa questão de homoxessualismo é um tanto complicada para minha cabeça.Pois o ser humano está aqui para evoluir, homem e mulher, para se amar e reproduzir, formar uma nova estrutura, moldar o mundo de alguma forma. Sendo assim, para termos uma familia, de forma natural e comum, precisamos de dois gametas que se encontram em corpos separados e distintos. Em nosso corpo existem orgãos especificos para cada coisa, não respiramos pelo umbigo por exemplo, nem comemos pelo ouvido, assim homem e homem e mulher é mulher, e um completa o outro, como “aliança e dedo”. Portanto fica dificil imaginar que… Read more »

Anônimo
Anônimo
18 maio de 2009 2:19 pm

bem concordo plenamte com tudo que ta escrito aqui , deus nos deu o livre arbítrio para que cada um fizesse a sua escola .as pessoas se importam muito mais com a vida dos outros e acabam esquecendo de cuidar da sua .

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
20 junho de 2008 4:03 pm

Estudo mostra área e grau de correlação entre as amídalas (áreas do cérebro envolvidas com emoções) em heterossexuais masculinos e femininos e homossexuais masculinos e femininos. “Os resultados não podem ser atribuídos a efeitos adquiridos e sugerem uma ligação com entidades neurobiológicas”. http://cienciaemdia.folha.blog.uol.com.br/arch2008-06-15_2008-06-21.html#2008_06-16_16_50_37-129493890-25 Isso é fantastico, pois tira o preconceito de que ser homossexual é questão de safadeza ou de (des)orientação sexual apenas. Caso se confirme que é uma coisa inata (se crianças já nascem pensando assim), isso poderia ser um ótimo indicativo pra nós, espiritualistas, considerarmos o efeito de encarnações passadas interferindo no molde físico, ao menos no processamento… Read more »

Ygor Oliveira de Carvalho
Ygor Oliveira de Carvalho
5 junho de 2008 9:11 pm

Sua mensagem me ajudou muito no momento de dúvidas pelo qual estou passando. Muito Obrigado!

Anônimo
Anônimo
15 fevereiro de 2008 7:05 pm

“Na antiguidade, ninguém saía dizendo por aí que fulano era gay, mesmo que fosse. Por MILHARES de anos, o amor entre iguais era tão comum que não existia nem mesmo o conceito de homossexualidade” Foi após Constantino (com o advento do cristianismo) que o sexo passou a ser encarado apenas como forma de gerar filhos e a homossexualidade virou algo ‘antinatural’. Alguns personagens históricos reconhecidamente homossexuais: -Imperador Adriano -Filósofo Sócrates -Leonardo da Vinci -Alexandre, O Grande -Rei Nicomedes (com César) -Maria Antonieta -Ricardo Coração de Leão -Oscar Wilde etc, etc, etc, etc, etc,…… O romano Suetônio escreveu em seu “As… Read more »

fernando
fernando
4 janeiro de 2008 3:40 pm

espero que os casais homosexuais sejam felizes, entendam-se… e dêem muitos frutos…muitos rebentos,,, ora esqueçemos do realismo existencial da finalidade que a natureza elaborou a distinção dos opostos??? quanto blá, blá. Afinal, quem vai pegar a”noiva” no colo e levar ao quarto nas núpcias? Quem vai ser a noiva?
Como podem buscar ao criador se estão insatisfeito com o que ele lhes concedeu?

fernando
fernando
4 janeiro de 2008 3:40 pm

espero que os casais homosexuais sejam felizes, entendam-se… e dêem muitos frutos…muitos rebentos,,, ora esqueçemos do realismo existencial da finalidade que a natureza elaborou a distinção dos opostos??? quanto blá, blá. Afinal, quem vai pegar a”noiva” no colo e levar ao quarto nas núpcias? Quem vai ser a noiva?
Como podem buscar ao criador se estão insatisfeito com o que ele lhes concedeu?

manba
manba
26 janeiro de 2007 2:39 am

sou adoradora de cristo,sigo a metodista e me seinto bem.sou lesbica desde os 13 anos,logico que esperimentei o outro lado…nao houve satisfacao sexual.todas as minhas preces sao atendidas,geralmente em uma semana.entao eu digo nada impede ninguem de ser o que quiser ser,e amar a sua religiao.seja ela qual for.o importante e promover a paz.e dar um fim a qualquer tipo de discriminacao e homofobia.a paz do senhor para todos.

Sexualidade não é opção
Sexualidade não é opção
10 dezembro de 2006 4:51 pm

Sendo assim, como muitos aqui chegaram a afirmar, quer dizer que qualquer heterossexual pode simplesmente resolver tranformar-se em homossexual da noite para o dia né? Ah, aqueles que em determinado momento da vida resolvem seguir um relacionamento homossexual, mas que estiveram se relacionando heterossexualmente durante toda a vida? Isso não existe, se liguem galera! Essa pessoa esteve se enganando (e enganando aos outros) por toda a sua vida, pois ela SEMPRE foi homossexual. Homossexualidade não é opção, como vcs não conseguem entender isso? Por acaso vcs se sentem atraídos por pessoas do mesmo sexo também, e optam por ser heterssexual?… Read more »

Sexualidade não é opção
Sexualidade não é opção
10 dezembro de 2006 4:23 pm

O PESQUISADOR INGLÊS D.J. WEST EM SUA OBRA Psicologia e psicanálise da homossexualidade, CONSIDEROU QUE SÃO TRÊS AS INTERPRETAÇÕES não científicas VULGARMENTE MAIS GENERALIZADAS SOBRE AS CAUSAS DA HOMOSSEXUALIDADE. WEST FEZ UM PREÂMBULO ASSINALANDO COMO CARENTES DE PERSPECTIVA OS TEÓRICOS QUE TACHARAM DE ANTINATURAIS AS TENDÊNCIAS HOMOSSEXUAIS, ÀS QUAIS ATRIBUÍRAM, SEM CONSEGUIR DEMONSTRÁ-LO, CAUSAS GLANDULARES OU HEREDITÁRIAS. ESTRANHAMENTE, WEST CONTRAPÕE AOS CITADOS TEÓRICOS, COMO ALGO MAIS AVANÇADA, A VISÃO QUE A IGREJA TEM DO PROBLEMA. A IGREJA CLASSIFICOU O IMPULSO HOMOSSEXUAL SIMPLESMENTE COMO UM DOS VÁRIOS IMPULSOS “”MALIGNOS””, MAS DE ÍNDOLE NATURAL, QUE TOMAM CONTA DAS PESSOAS. A PSIQUIATRIA MODERNA,… Read more »

Anônimo
Anônimo
19 outubro de 2006 10:17 pm

http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/out/19/357.htm? 19 de outubro de 2006 – 19:31 Museu norueguês faz mostra sobre animais gays O material da mostra afirma que o homossexualismo já foi observado em 1.500 espécies SÃO PAULO – Com o título de “Contra a Natureza?”, o Museu de História Natural de Oslo mantém, desde a semana passada, uma mostra de imagens de atos homossexuais entre animais que está sendo bem-recebida, a despeito de algumas críticas iniciais. Segundo a BBC, um organizador da exposição teria ouvido que os curadores irão “queimar no inferno”. O material da mostra afirma que o homossexualismo já foi observado em 1.500 espécies,… Read more »

camila
camila
15 julho de 2006 12:00 pm

eu achei interessante a matéria…
mas tá faltando alguma coisa…
nao sei dizer o que é…

Fábio
Fábio
22 março de 2006 2:21 pm

Acid, A questão que o (nome?) coloca não é tanto a da evolução individual, mas principalmente a da Humanidade como um todo – melhor, não a evolução, mas a continuidade. Assim: se todos os seres humanos fossem homossexuais, como seriam gerados filhos para que a espécie humana continuasse existindo? A longo prazo… nós estaríamos extintos. Não estou aqui defendendo a homofobia, muito pelo contrário: acho preconceito e agressividade com homossexuais tão ridículo qto com negros ou leprosos. Eu mesmo tenho um vizinho homo e sempre convivemos (a vizinhança) bem com ele. Confesso, sempre oscilei um pouco na minha opinião a… Read more »

Sérgio Fonseca
Sérgio Fonseca
22 outubro de 2004 1:12 pm

Lembremos que nosso cérebro não é uma estrutura fixa e imóvel. Ele tem uma capacidade de se moldar a estímulos impressionante……. (talvez seja esse o ponto onde o espírito trabalha sua programação e tendências. Não é isso, Rafael!?) Mas então, como ficaria o caso de uma pessoa que foi hetero durante anos, sempre se sentiu completa com isso…. mas que de repente conhece outra pessoa do mesmo sexo que mexe com ela e a faz mudar de idéia? ( Radical..) ( acho que os encontros das almas gêmeas podem acontecer no inicio, no meio e no fim dessa encanação…e por… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
22 outubro de 2004 12:43 pm

Estamos apenas discutindo um assunto, Luiz. Seu aspecto da questão foi bem-vindo, desde que não se proponha a encerrar a questão, que é muito mais ampla. Conversando expandiremos nossa visão da sexualidade, sem relegar o assunto ao “tabu”, que só serve pra aumentar o preconceito e a ignorância. Vamos botar a luz em cima do alqueire!

Liza
Liza
20 outubro de 2004 5:52 pm

Huumm! Seria bom que alguns pais pudessem ler isso. Assim deixariam que seus filhos fizessem suas próprias escolhas, mesmo não concordando com algumas delas.
E acabariam com: Eu sei o que é melhor para meus filhos.
Ainda assim apoiando com amor e compreensão.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
20 outubro de 2004 4:50 pm

Entendo a dor de mãe que quer o melhor para seus filhos. Arrisco até dizer que sua dor não é pelo SEU preconceito com homossexualidade, mas com o preconceito dos outros que farão sua filha sofrer (acertei?). Mas você não pode viver a vida da sua filha, você não sabe nada das necessidades espirituais dela, NEM ELA MESMA sabe do passado dela, das coisas que ela veio “consertar” ou “adquirir” aqui na Terra. Já dizia o Mestre Gibran: “Seus filhos não são seus filhos. São filhos e filhas do anseio da Vida por si mesma. Eles nascem através de você,… Read more »

Anônimo
Anônimo
20 outubro de 2004 4:10 pm

Palavras…palavras….palavras… nunca serão suficientes para abrandar um coração de mãe que descobre a homossexualidade de sua filha. É muito fácil aceitar uma irmã,um primo,um amigo.A gente até acha que tudo pode ser explicado e até podemos passar a conviver com esta situação. É mais fácil ainda,ler os comentários anteriores e concordar com todas as opiniões dadas. Mas quando uma filha te coloca nesta situação…. um grande oco se forma dentro da sua alma e todo o peso que esta situação provoca, ela sua filha, tira dos ombros dela e joga para cima dos seus. E você que sempre se achou… Read more »

luciana
luciana
20 outubro de 2004 2:37 pm

Admiro os homessexuais que vivem suas vidas com dignidade, respeito e principalmente amor verdadeiro. Muitos relacionamentos assim são encontros de almas que se completam e se relacionam através dos tempos. A má conduta existe no campo sexual assim como no profissional, ético, etc; independente da tendência sexual. Acredito que o sexo, a sexualidade existe nessa escola chamada Terra como sendo uma ferramenta de aprimoramento, já que pode proporcionar prazer, encontro, troca de energia, além disso é o instrumento por onde se gera a vida. O masculino e o feminino são forças importantíssimas no equilíbrio universal, e não foram criadas para… Read more »

Ana
Ana
20 outubro de 2004 1:57 pm

Muito legal esse post acho que a frase acima é o que há “viva e deixe viver”, tbém gostaria de saber mais sobre se realmente as pessoas que vão evoluindo tem menos necessidade de fazer sexo.
by

Radical Chic
Radical Chic
20 outubro de 2004 10:23 am

Pensando no caso da minha amiga, acho que é uma questão de opção e orientação…rs Tudo junto. Creio que nascemos com as duas polaridades dentro de nós, o que conta é qual deixamos aflorar. No caso dela por exemplo…foi casada durante um bom tempo, teve dois filhos e nunca sentiu atração por mulheres. Mas de repente, aconteceu! Pq houve uma mulher que mexeu com ela e ela teve coragem suficiente para não se reprimir… Se tivesse acontecido algo semelhante com uma pessoa travada ( pela orientação dos pais, da igreja…), ela reprimiria o que estava sentindo, o que acredito eu…… Read more »

Lisa
Lisa
20 outubro de 2004 9:34 am

Conheço um caso onde fica a dúvida sobre a questão da opção ou influência?
Um garoto desde a infância convivia com um primo adolescente homossexual. Primos em 1º grau, o contato era constante. Hoje é adulto, é homossexual assumido, mora junto com o namorado. É uma pessoa ótima, um profissional excelente (dentista). A família e os amigos todos aceitam e o respeitam.
Eu acho que o principal é o respeito pelo ser humano. A opção escolhida, somente a propria pessoa compete julgar.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
20 outubro de 2004 1:16 am

O tema que Eduardo levantou é magnífico para debates! E aí, que acham? A sexualidade é opção ou nasce-se com isso? Lembrem que na grécia antiga ser bissexual era uma coisa respeitável, bem vista. O quanto o meio influencia e o quanto de opção própria está em jogo aqui? E os homossexuais árabes, onde estão? Lá a pessoa pode ser apedrejada na hora! E os Pansexuais? Nascem assim? Seria algo genético ou adquirido. Questões interessantíssimas pra se discutir tomando café no meio da madrugada…

Kamala
Kamala
20 outubro de 2004 12:12 am

Acid, gostaria que vc escrevesse mais sobre sexo.Muitas pessoas acreditam que o caminho da evolução é não precisarmos mais fazer sexo, como se o mesmo fosse coisa de pessoas “atrasadas” espiritualmente. Acho que o que vale é o bom senso e o equilibrio junto com a responsabilidade. Ainda temos uma energia sexual presente e o sexo é tbm troca de energias. No livro do André Luiz, tem uma parte que diz que espíritos mais evoluídos, usam a energia que sai de um casal que faz sexo para ajuda terapeutica. Não quero me estender, fale mais sobre o assunto. Paz e… Read more »

Maira
Maira
19 outubro de 2004 11:16 pm

Eu gostei mto deste post. Só quero resaltar uma coisinha.
Homossexual não é questão de escolha e sim de ser assim, pois se fosse escolha ninguém iria travar o caminho mais torduoso e sofrido.
Mais a maior sabedoria humana é aprender a lidar com as diferenças.
Parabéns pelo post.

Eduardo
Eduardo
19 outubro de 2004 10:40 pm

Concordo com tudo que foi dito, mas quero fazer uma pequena correção … ser hetero ou homo não é uma OPÇÃO e sim uma ORIENTAÇÃO sexual. Ninguém “opta” em ser uma coisa ou a outra.
A nossa orientação sexual (ou seja, em que time vamos jogar)já nasce adormecida conosco para só entrar em ação na época certa.
Um heterosexual não decide ser hetero porque passou uma noite em claro pensando em qual time jogaria … A mesma coisa vale para os homossexuais. Sendo assim, todos nós temos uma “orientação” sexual, e não uma “opção”.

aneouro
aneouro
19 outubro de 2004 8:10 pm

Sempre leio essa sua página, porque tenho aprendido muito com vc. Gosto muito da frase”viva e deixe os outros viverem” Si cada um cuidasse de sua vida teriamos um mundo melhor. Abraço..

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
20 outubro de 2004 1:25 am

Kamala, vc parece que tá adivinhando: o próximo post será “Sexo e obsessão”, e está praticamente pronto. Mas vc não tá se alongando não! Continua aí, que talvez sejam as informações que faltem pra eu direcionar melhor o post, já que a chata da voz da minha consciência (o grilo falante) ainda não deu o OK pra publicá-lo…

Radical, valeu mais uma vez pela correção. 🙂

Liza
Liza
21 outubro de 2004 4:32 pm

Quem pode afirmar com certeza?
Há controvérsias.

Recentemente li um texto no Stum muito interessante que mostra uma outra hipótese – uma escolha espiritual.

Se quiserem conferir: http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=662

Anay Montenegro
Anay Montenegro
21 outubro de 2004 4:44 pm

Adoro seu site!!! Adoro seus posts e esse mais recente então: MARAVILHOSO!! Há muito tempo venho meditando a respeito de homossexualidade e homossexuais. Sempre acreditei q a homossexualidade era uma coisa errada, apesar de que os homossexuais, já q escolheram isso, precisam ser respeitados e, se possível, orientados para encontrar o caminho “certo”, ou pelo menos, aprender a conviver com esse “peso”. Na verdade nunca achei q essas idéias estivessem corretas, mas, enfim…. não conseguia formular uma melhor (tb ainda não tinha buscado uma bibliografia sobre isso). De todo jeito sempre achei tb q, antes um homossexual q pratica a… Read more »

Luís Henrique
Luís Henrique
22 outubro de 2004 12:08 pm

Não tenho a menor pretensão de cobrir, com apenas um comentário num blog, todos os aspectos possíveis sobre uma questão tão complexa e ainda tão desconhecida. Existem estudiosos por todo o planeta, nas mais variadas áreas, que se debruçam (ops!) sobre o assunto e ainda não chegaram a um consenso.
Talvez não seja possível determinar a causa ou causas.
Só apresentei um outro ponto de vista, certo?
Aliás, pq isso é um “problema”? E se ser homossexual for algo absolutamente natural, só distorcido por nosso pseudo-conhecimento e por questões religiosas?

Liza
Liza
22 outubro de 2004 11:12 am

Desculpe. Falhou.
É autógrafo.
😉

Andréa Patrícia
Andréa Patrícia
22 outubro de 2004 9:45 am

Eu penso que as pessoas nascem homo ou hetero, mas que também há aqueles que resolvem experimentar e se aventuram, ou seja, optam. Mas é um assunto bem complexo e muito interessante de ser discutido. bjs. Muita Luz!!!

Liza
Liza
22 outubro de 2004 9:12 am

Huummm!
Gostei de ver Rafael.
Fique sua fã.
Me dá um autografo?
😉

Rafael Reinehr
Rafael Reinehr
21 outubro de 2004 9:46 pm

Em Medicina, poderíamos classificar o homossexualismo como uma questão de etiologia (causa) “multifatorial”. É impossível usar a lógica cartesiana e tentar determinar 1, 2 ou 3 causas para definir se alguém será hetero, homo, metero depois homo, homo e depois hetero, bi, tri, xeno, ou qualquer das combinações possíveis e com suas indas e vindas. Está demonstrado que variáveis biológicas influenciam, está demonstrado que a educação e o ambiente influenciam e, porque não, podemos dizer que o TEMPO influencia. Lembremos que nosso cérebro não é uma estrutura fixa e imóvel. Ele tem uma capacidade de se moldar a estímulos impressionante.… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
21 outubro de 2004 6:05 pm

Nossa, vcs estão dando um nó na minha cabeça…rs Esse artigo que a Liza indicou é muito doido! Como pode o espírito trocar de corpo com o outro na hora do nascimento? Eu não sabia dessa… precisarei estudar muito para entender isso. Outra coisa, no final ele acaba casando de novo com uma mulher… O que significa isso? Ele não era uma mulher em corpo masculino? Como foi casar com outra mulher? Essa teoria da exposição a mais ou menos hormônios também é muito estranha… Eu por exemplo, em meu corpo eu sempre tive muito mais hormônios masculinos do que… Read more »

Renatinho
Renatinho
21 outubro de 2004 5:49 pm

Considerando o ponto levantado por Radical, talvez uma pessoa tenha definido ter um determinado sexo (antes de “entrar na matrix”) e, devido a circunstâncias adversas, ela tenha uma exposição maior aos hormonios do sexo oposto – o que levaria o feto a ter formação sexual diferente da escolhida pela pessoa. Com o tempo, a pessoa “lembra” sua escolha inicial e passa a ter atividades homosexuais. Hum… até que parece uma explicação razoavel. Mas se nada ocorre por acaso… por que ocorreria essa exposição maior aos hormonios do sexo oposto ao escolhido? Ou será que o homosexualismo não passa de um… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
21 outubro de 2004 4:08 pm

Os hormônios podem explicar o caso da polaridade da pessoa, se ela é Yin ou Yang. Criação também pode explicar certos casos.. mas não explica o caso que Radical falou, e que são muitos! A quantidade de gente que tem todo o perfil (até mesmo hormonal e de pensamento) de hetero e depois muda é enorme.

Radical Chic
Radical Chic
21 outubro de 2004 3:49 pm

Mas então, como ficaria o caso de uma pessoa que foi hetero durante anos, sempre se sentiu completa com isso…. mas que de repente conhece outra pessoa do mesmo sexo que mexe com ela e a faz mudar de idéia?

E levando-se em conta de que essa pessoa nunca manifestou nenhum desejo ou trejeito homossexual até então.

Luís Henrique
Luís Henrique
21 outubro de 2004 2:39 pm

Existem estudos que afirmam que a diferença de sexos, tanto física quanto mental, psicológica ou espiritual – chamam como quiser – tem fundamento bioquímico. Seria determinada pela exposição do feto em formação no útero materno aos hormônios masculinos e femininos. Pesquisadores ingleses conseguiram diferenciar que, quando mais expostas a hormônios masculinos, crianças mesmo do sexo feminino, fisicamente falando, tinham comportamento mais masculino – eram mais cinéticas, adotavam brincadeiras mais associadas aos meninos (correr, lutar, jogar bola). Ao memso tempo, crianças do sexo físico masculino tendiam a serem mais quietas, mais “centradas” e preferiam brincadeiras mais tranquilas quando mais expostos a… Read more »

Renatinho
Renatinho
21 outubro de 2004 11:12 am

Se vc escolheu um sexo, que motivo o levaria a ter outra preferência aqui? Karma? Alem do mais, como atingir a harmonia – Yin Yang?

Bia Campello
Bia Campello
20 outubro de 2004 6:28 pm

Não acho que a sexualidade de alguém seja uma opção. Trabalhando com educação e convivendo com crianças e adolescentes acompanho traços de comportamento que prenunciam uma possível homossexualidade já muito cedo. Não afirmo, porém que seja uma coisa orgânica. Independente da razão, o respeito tem que prevalecer por todas as partes. E isso é o mais difícil de se conseguir: aceitar o outro como ele é sem qe seja necessário que justifiquemos aquilo que nos choca nele com um: “temos que aceitar a opção dele, cada um é livre para escolher seu caminho” ou um “coitadinho, ele nasceu assim”… Essa… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
20 outubro de 2004 6:18 pm

Se fosse o caso da minha filha, maior de idade, independente e dona do seu nariz, eu lhe daria o maior apoio. Pq tudo o que uma mãe quer é ver o filho feliz, não importa com quem. A sociedade pode cobrar… mas se a família apoiar, tudo fica mais fácil. E qdo a pessoa é bem resolvida e encara a sociedade, as pessoas ficam até constrangidas de comentar algo. No meio musical tem muito disso, conheço várias pessoas que vivem juntas há tempo ( tanto homens qto mulheres) e posso dizer que a postura deles impõe respeito. Pq não… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
19 outubro de 2004 6:35 pm

Tudo isso é tão óbvio, mas infelizmente as pessoas se esquecem do respeito mútuo acima de tudo. Há um tempinho, uma amiga recém-separada do marido (com quem foi casada por 15 anos), contou que estava namorando outra mulher. Fiquei surpresa… mas só. Nada mudou entre nós. Mas um outro conhecidO veio me perguntar se eu não me sentia estranha de ter amizade com ela. Qual a diferença entre ter amizade com ELE, ou com ela? rs… Só pq gosta de mulher pode querer ficar comigo? Eu gosto de homem mas não desejo todos que vejo pela frente! E o preconceito… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.