FESTA DE GANESHA

Hoje comemora-se a Ganesha Shaturthi, ou Festa de Ganesha, em honra ao Deus-Elefante da tradição hindu. Já falei sobre Ganesha aqui, e ele é uma das deidades mais festejadas e respeitadas pelo povo indiano. Ganesha é tido como um organizador hábil, que remove todos os obstáculos e propicia o sucesso e sabedoria a quem o adora.

FESTA DE GANESHA

Hindus de toda Paris (e são muitos) se juntaram para percorrer o bairro 18 (no norte, dominado principalmente por eles) seguindo um cortejo de músicos, dançarinos e altares móveis, trajando suas melhores roupas de festa, num espetáculo vívido e colorido que é organizado pelo Templo Sri Manicka Vinayakar Alayam desde 1996.

FESTA DE GANESHA 1

O que mais me chamou a atenção logo de cara foram os dançarinos Kavadi. Usando um adereço pesado de madeira nos ombros, ornados com penas de pavão, eles pareciam e agiam como os Caboclos de Lança do folclore Pernambucano. Executavam uma dança que consiste em pular com um jogo de ombros e mostrar seus ornamentos, ao som de um tambor ritmado e um estalo contínuo de madeira, exatamente como sua contraparte da Zona da Mata Brasileira. E, da mesma forma, ambos os dançarinos precisam se “purificar” dias antes para esta dança sagrada, e alguns deles entram numa espécie de transe enquanto dançam. Os Kavadi são devotos do Deus Murugan (ou Kartikeya), Deus da Guerra, irmão de Ganesha. Eles caminhavam no meio do cortejo, dançando um pouco, mas quando passavam por uma esquina eles faziam uma roda e dançavam mais tempo, com um ritmo mais forte. À minha frente uma africana que assistia a eles parecia que estava recebendo espírito. Uma amiga dela a ajudava a se acalmar.

festa ganesha2

E as semelhanças da Festa de Ganesha com o carnaval de Pernambuco não terminam por aí: Há também uma batida que lembra o Maracatu de baque virado, um cortejo de estandartes e com sombrinha, um “bonecão de Olinda” (no caso a Parvati, mãe de Ganesha), um “Bumba-meu-boi” (no caso, um Elefante) e dois “vaqueiros” (príncipes). Resta saber se isso é uma simples coincidência, efeito do Inconsciente Coletivo ou influência africana na cultura hindu (ou vice-versa).

Há também toda uma ala de mulheres carregando vasos em chamas na cabeça, onde os maridos ou familiares colocavam cânfora pra queimar, tornando o ar perfumado.

festa ganesha6

Fiz um vídeo com os melhores momentos da festa (melhor visto em tela cheia):

La fête de Ganesh 2014 à Paris
festa ganesha boss
Ganesha andava pra lá e pra cá “like a Boss”, mas a gente sabe que sua mãe Parvati é quem manda nessa p0%r@ toda

Ao longo do caminho há pequenas mesas com oferendas à Ganesha. Elas têm bananas com incenso, 1 litro de óleo de cozinha (pra que?!) e cinzas perfumadas, para que as pessoas possam fazer uma marca na testa (um terceiro olho) com o dedo. Pessoas trazem pratinhos com cocos e bananas para um dos três altares móveis (tipo um Pagode), e um assistente quebra o coco, dá pra um carinha que fica dentro do altar móvel, que consagra a oferenda a uma imagem de Ganesha, pega uma flor e coloca dentro do coco partido e dá de volta à pessoa.

festa ganesha7

A casca do coco simboliza a ilusão do mundo. A carne, o karma individual. E a água, o ego humano. Ao partir o coco, oferecemos o coração à Ganesha e nos beneficiamos com sua proteção. Por isso há de vez em quando um festival de quebra de cocos no chão. Curioso, fiquei observando e logo percebi que à minha frente uma hindu estava comendo a carne do coco. Ela me ofereceu e saí comendo também. Logo depois percebi que o pessoal sai catando os cocos quebrados no chão pra comer a carne (bem, se não me trouxer sorte, pelo menos me traz mais anticorpos).

Ninguém passa fome neste festival. Há pessoas benevolentes distribuindo no percurso bebidas, pedrinhas laminadas de açúcar pras crianças e caixinhas de arroz com legumes e pimenta, muita pimenta.

festa ganesha bebidas
Havia todo tipo de bebiba (não-alcólica): rosa-choque, verde-limão e até mesmo leite de soja com legumes e pimenta!

Como pra provar que há idiotas em todas as religiões, um jovem árabe resolveu ficar gritando sozinho LA ILAHA – ILLA LLAHNão há outro deus senão ALLAH” ao lado da representação do Ganesha. Felizmente ignoraram o tapado e não houve confusão.

festa ganesha abbey road
Cada país tem o Abbey Road que merece
5 2 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
62 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
e outro neutrino
e outro neutrino
14 outubro de 2014 7:03 pm

Caríssimo anônimo sem nome, “Aqui irei concordar, mas discordando de você” E faça-o sempre sem querer querendo. Sou grato as experiências que tive com você e espero não lhe desrespeitar aqui. De coração. Digo-lhe o mesmo, e que não se preocupe com isto. Qualquer aparente desrespeito que por ventura se detecte, metamorfoseamos em diversão. “Qual a função prática do ato de contemplação e cessação, quando feito com o foco correto?Eliminar a “mente de macaco”… é necessário, primeiro, antes de qualquer coisa, eliminar essa cacofonia interna…Esses hábitos devem ser vencidos, pois hábitos…com o tempo se tornam cercas de arame farpado.” No… Read more »

outro neutrino
outro neutrino
6 outubro de 2014 12:48 am

Simão, “Seu neutrino com consciência de crentelho, saiu anônimo por mera distração. Sou Simão, muito prazer.” Seu Simão com consciência de crentalhão (porque a crendice ateísta é insuperável), troque-se, assim, “anônimo” por “Simão” no meu referido comentário. “O seu deus não é misógino? ahaha….aiaiai, doeu a minha barriga de tanto rir, a piada do ano.” Não, não é. Engraçado é ver alucinação causando dor de barriga. “Crentelhos de qualquer religião são ceguetas e desmemoriados.” Muito menos do que crentalhões ateus. “Se isso não é misoginia… Ah, claro, tudo tem de ser lido no contexto.” Não, não é misoginia, e exatamente:… Read more »

Serise & A Falseabilidade dos Pseudo-Sabios do sec XXI
Serise & A Falseabilidade dos Pseudo-Sabios do sec XXI
5 outubro de 2014 3:02 pm

cont, http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia ” Muitas vezes os debates críticos ocorrem dentro da própria psicologia, por exemplo entre os psicólogos experimentais e os psicoterapeutas. Desde há alguns anos tem aumentado a discussão a respeito do funcionamento de determinadas técnicas psicoterapêuticas e da importância de tais técnicas serem avaliadas com métodos objetivos. Algumas técnicas psicoterapêuticas são acusadas de se basearem em teorias sem fundamento empírico. Por outro lado muito tem sido investido nos últimos anos na avaliação das técnicas psicoterapêuticas e muitas pesquisas, apesar de também elas terem alguns problemas metodológicos, mostram que as psicoterapias das escolas psicológicas tradicionais (mainstream), isto é, das… Read more »

Serise & A Falseabilidade dos Pseudo-Sabios do sec XXI
Serise & A Falseabilidade dos Pseudo-Sabios do sec XXI
5 outubro de 2014 2:28 pm

“Freud sempre despertou reações apaixonadas. É um radical, que dessacraliza tudo e implanta o conflito permanente em todas as coisas.”

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1807200023.htm

Serise & A Falseabilidade dos Pseudo-Sabios do sec XXI
Serise & A Falseabilidade dos Pseudo-Sabios do sec XXI
5 outubro de 2014 1:21 pm

Neutrino,

A falseabilidade não pode ser a característica básica da verdade científica. A característica principal do científico é o “verificável por meio de experimentação”, e comprovação prática.

Se funciona………Funciona!

Ou será que estou errado?

Serise
Serise
5 outubro de 2014 11:49 am

Neutrino, Para mim, comunistas que viram a casaca são sempre muito desconfiáveis.[ vide o famigerado olavão] [ Se foi comunista, tem problemas de carater graves e…fim de papo.] E Popper é só mais um desses. Aliás quando um pensador ” comuna” muda de lado, nossa sociedade capitalista tende a festejar………..e tratá-lo como assunto sério……..mesmo sem ser. Tudo questão de politica, afinal a metade final do séc. passado foi marcada pela guerra fria e suas implicações. Não vou detonar o Popper, apenas afirmo que não nasceu ainda aquele que vai detonar Freud. [ pode até vir a acontecer mas….ainda não aconteceu]… Read more »

Simão
Simão
4 outubro de 2014 3:46 pm

Matt, muito prazer. As descobertas da neurociência sabem que tudo o que Freud disse é lixo. A psicanálise só tem força de terapia em três países: Argentina, França e Brasil, claro, um país de crentelhos que têm dificuldade de entender o que é ciência e como se faz ciência. O inconsciente? A neurociência trocou de nome, chamando as descobertas de como ele realmente funciona de “novo inconsciente” exatamente para criar um ponto de referência totalmente diferente do que Freud pensava, irrealista. Inconsciente existe, ele praticamente é dono das nossas vidas, das nossas decisões, mas não tem nada a ver com… Read more »

Simão
Simão
4 outubro de 2014 3:22 pm

Seu neutrino com consciência de crentelho, saiu anônimo por mera distração. Sou Simão, muito prazer. O seu deus não é misógino? ahaha….aiaiai, doeu a minha barriga de tanto rir, a piada do ano. Crentelhos de qualquer religião são ceguetas e desmemoriados. Mas acho que vale a pena lhe fazer recordar o que está na Bíblia, aquela que tem um deus que é muito parecido, “primo” cultural de outro deus misógino, um tal de “Alá”. “Se um homem se encontrar com uma moça sem compromisso de casamento e a violentar, e eles forem descobertos, ele pagará ao pai da moça cinquenta… Read more »

e mais outro neutrino
e mais outro neutrino
3 outubro de 2014 6:42 pm

Caro Serise, “Pseudociência?? prove isso cara com bons argumentos, todos estamos curiosos………” Se me permite, sob a óptica popperiana a psicanálise realmente não pode ser considerada ciência, por não ser falseável. Ocorre que há muitas outras linhas modernas da filosofia da ciência em que isto não se dá. Nenhuma, porém, nem a popperiana, deixa de apresentar graves limitações. Esses indivíduos normalmente progressistas que se aferram ao cientificismo atual não possuem solidez em sua visão de mundo (em relação ao popperianismo, é o próprio Popper quem o diz expressamente), pois abrem mão da noção de verdade, o que compromete toda a… Read more »

Maat
Maat
3 outubro de 2014 9:59 am

Olá Acid, seu blog é um espaço maravilhoso, parabéns.
Como está morando na cidade luz atualmente, eu imagino que já tenha ouvido falar ou conhecido o Ossuario de Paris.
Esse lugar e suas estranhas histórias não mereceria um post?

http://diretodeparis.com/catacumbas-de-paris-%E2%80%93-um-passeio-nos-subterraneos-da-cidade-luz/

))))))))))))))))))))))

Ao ilustrado comentarista anônimo, que detonou Freud e Jung;

Poderia por gentileza expor a sua teoria sobre o assunto?
Agora estamos curiosos para ouvir suas argumentações revolucionárias.

Que a paz esteja contigo.

Serise &  Os Anonimos Anômalos
Serise & Os Anonimos Anômalos
3 outubro de 2014 9:33 am

Caro anonimo,atente-se!! Coloque o pé na realidade, please!! Quem é você, para dizer tamanha asneira?? estudou o que e onde?? ” Regis, atente-se, coloque o pé no Século XXI, por gentileza, atualize-se. Psicanálise é pseudociência. Tudo que Freud disse é comprovadamente lixo. E Jung, também.” Você precisa de tratamento[ psiquiátrico] urgente cara, nem deveria estar livre, á solta…… [ a falta der bons hospícios e casas de tratamento de doenças mentais nesse país, é um drama.] prove através de seu `imenso`conhecimento, que o que falou tem a ver…….. Pseudociência?? prove isso cara com bons argumentos, todos estamos curiosos……… [ pseudocientistas… Read more »

outro neutrino
outro neutrino
1 outubro de 2014 8:22 pm

Caro Serise, O prazer é meu. 🙂 “formou uma imagem bem ruim de jeová, tal qual um rei antigo e totalitário….” Isto se dá justamente porque muitos não compreendem, ou não querem compreender, o emprego de linguagem que mencionei e tentam de fato antropomorfizar o que não pode ser antropomorfizado. Não se pode, por exemplo, dizer que Deus é vingativo, irado, e por isso não é bom, não é perfeito, porque manda matar pessoas que procedem mal, quando é Ele quem dá a vida, e a própria existência, e vê tudo sob a perspectiva da imortalidade, a partir da Eternidade.… Read more »

Serise
Serise
1 outubro de 2014 2:05 pm

caro neutrino,

legal tê-lo novamente nos coments.

Mas….quanto ás imagens ilustrativas….bem acho que…formou uma imagem bem ruim de jeová, tal qual um rei antigo e totalitário….
e a imagem que ficou foi bem….humana.

E cristo assumiu a forma física humana, nascendo, vivendo e morrendo como um homem.

Tudo muito dramático e …humano.

E não vamos entrar em maiores debates sobre isso,

abrcs.

Simão
Simão
6 outubro de 2014 1:38 am

O mesmo discurso de argumentos convenientes de qualquer crentelho. No caso do seu texto final, o mesmo pensamento de um muçulmano atual que quer impor que a mulher se esconda debaixo de uma coberta só com os olhos de fora, passeando nas ruas, usando a desonestidade intelectual do argumento de que a mulher moderna se “desvia” do comportamento moral que o seu Deus “quer” (leia-se na real – os homens misóginos que criaram o seu Deus). Muito inteligente seu argumento. Seu Deus adorou. Terá um lugar reservado à direita do Filho dEle, e para homenageá-lo, quando subires ao paraíso por… Read more »

outro neutrino aqui
outro neutrino aqui
6 outubro de 2014 1:59 am

Caro Serise, “quando um pensador ‘comuna’ muda de lado, nossa sociedade capitalista tende a festejar………..e tratá-lo como assunto sério……..mesmo sem ser.” Observação importantíssima. “Não vou detonar o Popper, apenas afirmo que não nasceu ainda aquele que vai detonar Freud. [pode até vir a acontecer mas….ainda não aconteceu]” Pode detoná-lo, caro, assim como a outros filósofos da ciência que vão na mesma direção. 🙂 Quanto a Freud, já nasceram alguns sujeitos que o detonaram. Um dia podemos tratar do assunto. 🙂 “Psicologia é ciencia séria, e ajudou milhões de pessoas pelo mundo a se entender melhor, resolver seus problemas, e é… Read more »

outros neutrinos
outros neutrinos
8 outubro de 2014 9:04 am

Melhoremos um pouco os efeitos da madrugada por aqui também.
Na segunda parte do comentário acima:
* Retire-se, na primeira resposta, a segunda preposição “de”: “preguiça de tentar refutar”
* Na segunda resposta:
– acrescente-se o “lhes” na terceira linha antes do “são extremamente…”;
– retire-se o “na vida” da última frase.
– coloque-se no singular: na segunda linha, o verbo: “estivesse”; na nona e décima linha, todo o trecho: “se realiza quando é tratada como objeto sexual, se sente muito bem”
– troque-se, na décima primeira linha, “Pensar ao”, por “Pensar no”.

Sds

Serise
Serise
13 outubro de 2014 11:18 pm

caramba, a coisa aqui tá movimentada!Eu pisquei o olho e o nível dos coments elevou-se muito. legal caro monge taoísta anônimo,a tempos não o via por aqui. Como estão as coisas aí na serra? B.S. Rajneesh em O livro dos segredos vol 1, dedica um capitulo inteiro á respiração. Respiração, uma ponte para o universo, é o nome desse capitulo, e ali tem bem explicada essa técnica [ entre outras]de focalizar a atenção no momento furtivo em que a respiração cessa. Eu já tinha até me esquecido disso,li a muitos anos atrás, acho que vou voltar á prática.[rs,rs,rs] Ainda me… Read more »

Maat
Maat
13 outubro de 2014 4:26 pm

O mundo Secreto do Inconsciente

http://super.abril.com.br/ciencia/mundo-secreto-inconsciente-741950.shtml

“….Mas a ciência já sabe como domá-lo e usar os poderes dele para várias coisas, de guardar senhas a fazer espionagem militar. Conheça as novas descobertas sobre o inconsciente – e veja como elas confirmam a principal teoria de Freud.”

anonimo sem nome
anonimo sem nome
13 outubro de 2014 4:14 pm

correção, os canais sushuma é termo tanto usado por budistas qdo hinduistas! foi maus chefia cósmica! 😀

anonimo sem nome
anonimo sem nome
13 outubro de 2014 4:10 pm

“As práticas meditativas e contemplativas, mesmo que sejam de grande importância, ainda não são imprescindíveis como as práticas da oração, dos sacramentos e da observância dos mandamentos, que são por si só suficientes para se chegar ao estado de santificação.” Aqui irie concordar, mas discordando de você, Solius. 🙂 Mas antes de continuar, espero não lhe desrespeitar, pois aprendi muito com você nesses anos, e sou grato, pois sem sua ajuda indireta, não teria avançado em minha prática via tradições orientais; nossos embates, diálogos me permitiram me observar de fora e isso abriu caminho (nesse universo de tags, como diria… Read more »

outro neutrino
outro neutrino
13 outubro de 2014 12:37 pm

Depois de refutado, Simão ficou baratinado, e se diverte com as próprias alucinações e projeções: “É legal ver a crentelhada se contadizendo e rebaixando o tamanho do deus que tanto defendem. Mas Alá está de olho…” Simão, só uma pessoa aqui, um crentalhão, se contradisse e rebaixou “o tamanho do deus” que defende: você. Demonstremos: “Inconsciente existe, ele é praticamente dono das nossas vidas, das nossas decisões, mas não tem nada a ver com o insconsciente de Freud.” Note, Simão, que se o “‘novo’ inconsciente” é praticamente dono da sua vida e das suas decisões, bem como das dos sacerdotes… Read more »

Outro Anonimo
Outro Anonimo
12 outubro de 2014 2:37 pm

Transtorno Desafiador Opositivo.[TDO]

http://o.canbler.com/topico/depressao/doencas-relacionadas-com-transtorno-desafiador-opositivo

Isso tem tratamento Simão, inclusive pela psicanalise, porém há alternativas como a medicação…….

Maat
Maat
12 outubro de 2014 2:31 am

Olá simão, só um detalhe: sou A Maat. ” A psicanálise só pode ser considerada pseudociência caso seja encarada de maneira dogmática, mas Freud nunca teve a pretensão de tornar sua teoria como a verdade última e absoluta sobre a vida mental.” ” Com a psicanálise, a humanidade sofreu seu terceiro grande golpe narcísico. O homem sempre se sentiu privilegiado em sua existência, entretanto a ciência derruba e fere seu ego, de “dono absoluto”, de maneira impiedosa. Primeiro, Galileu afirmou que não somos o centro do universo, eliminando a veracidade de inúmeras afirmações religiosas de criação. Depois, veio Darwin com… Read more »

Anônimo
Anônimo
11 outubro de 2014 6:27 pm

Ôpa cutuquei o vespeiro loby da crentalhada do fim do mundo eheheh. Não entro em sofismos sorry…

Quando o asteróide voltar para fazer o reset na biologia da terra a quem vamos recorrer?

anonimo sem nome
anonimo sem nome
11 outubro de 2014 4:08 pm
anonimo sem nome
anonimo sem nome
11 outubro de 2014 4:07 pm

“Dedicado a crentalhada do fim do mundo 😀 https://www.youtube.com/watch?v=NbuUW9i-mHs#t=330 Get a life!” os crentalhões do cientificismo também adoram dizer que as tecnologias modernas que nos trouxeram maior tempo de vida, certo? Historicamente, manipulando dados estatisticos, isso parece ser verdade. Mas, se olharmos na origem do ser humano, os povos das savanas na áfrica, koi-san e afins, viviam em ambientes extremamente agressivos a seus corpos, e viviam tanto ou mais que nós, isso há 80 mil anos. Qual o segredo? união com o meio e possibilidade de transcendência diária via sistema metafísico prático (religião que eleva, digamos). Como é demonstrado nesse… Read more »

anonimo sem nome
anonimo sem nome
11 outubro de 2014 3:43 pm

“Dedicado a crentalhada do fim do mundo 😀 https://www.youtube.com/watch?v=NbuUW9i-mHs#t=330 Get a life!” Caro anônimo também sem nome, você realmente é tão raso de cair no conto do vigário desses vídeos simplistas do Kurzgesagt? Sim, é sua crença, certo? Colonialismo é pior do que “vulture capitalism”? “democracias não lutam contra democracias”? “globalização torna as pessoas mais valiosas vivas do que mortas?” Vejamos a realidade atual. O que é pior? Morrer em uma guerra ou morrer em vida? O atual capitalismo vulture (procure pelo documentário feito pelo excelente Greg Palast, um dos últimos jornalistas investigativos em ativa no mundo). O atual capitalismo… Read more »

Anônimo
Anônimo
11 outubro de 2014 2:13 pm

Dedicado a crentalhada do fim do mundo 😀

https://www.youtube.com/watch?v=NbuUW9i-mHs#t=330

Get a life!

Simão
Simão
11 outubro de 2014 12:58 am

É legal ver a crentelhada se contadizendo e rebaixando o tamanho do deus que tanto defendem. Mas Alá está de olho em vocês, seus hereges.. ahah.. Mas enfim, o tema hoje é para o Maat. Freud também tem seu séquito de crentes defensores, Matt. Mas são só crentes, não conseguem provar nada que o que Freud disse é real. Até agora. As descobertas da neurociência das décadas recentes mostram que tudo o que Freud disse é pseudociência. E por causa disso, atualmente a psicanálise só sobrevive com força de terapia em três países: Argentina, França e Brasil (claro, aqui é… Read more »

um neutrino
um neutrino
29 setembro de 2014 10:15 pm

Caro Serise,

“está apoiado no cristianismo que tem um deus com caracteristicas bem humanas como ódio e arrependimento”

Sob a óptica católica, que é a da única e verdadeira Tradição cristã, Deus não possui características humanas, pois nos transcende em todos os aspectos possíveis. Os termos encontrados nas Escrituras onde o que você diz parece estar sugerido possuem caráter meramente ilustrativo.

Abraço

Serise
Serise
29 setembro de 2014 1:25 pm

Que eu saiba, o espiritismo não foi criado para ser religião.
kardec não quis de forma alguma criar uma nova religião e deixou isso bem claro.
Daí a diferença entre o que se le no livro dos espíritos, e os dogmas religiosos tradicionais, das religiões tradicionais.

Acho que o Espiritismo, nesse caso, não conta, caro Regis.

E o espiritismo cristão segue a linha antropomórfica pois está apoiado no cristianismo que tem um deus com caracteristicas bem humanas como ódio e arrependimento, o que se vê claramente nos relatos do diluvio universal.

abrcs.

Serise & Os Ateus Atônitos
Serise & Os Ateus Atônitos
5 setembro de 2014 3:08 pm

cont,

Zanzibar teve influencias indianas.

A Civilização Swahili
por Victor Matveiev.

As costas africanas do oceano índico são povoadas por uma civilização extremamente rica e complexa, os swahili, conjunto de grupos étnicos articulados por uma língua e uma série de elementos culturais que fundem as tradições africanas, o islã, a cultura indiana, entre outras.in História Geral da África. São Paulo; Ática, 1981 volume 4

http://afrologia.blogspot.com.br/2008/03/civilizao-swahili.html

Serise
Serise
6 setembro de 2014 7:31 pm

Acid,

Eu vou pesquisar o assunto da Umbanda, agora fiquei curioso, as influencias indianas na cultura afro são maiores do que eu imaginava.

E chegaram até o sertão do nordeste com o povo africano e o candomblé.

[ o nosso mundo é mesmo interligado, de alguma forma, tudo está ligado]

abrcs.

Serise & O Maracatu Atômico
Serise & O Maracatu Atômico
6 setembro de 2014 7:50 pm

Acid, está na wilkipédia; Visão Esotérica sobre o vocábulo Umbanda “…. Segundo a corrente esotérica que existe na Umbanda, a origem do vocábulo Umbanda estaria na raiz sânscrita AUM que, na definição de Helena Petrovna Blavatsky, em seu Glossário Teosófico, significa a sílaba sagrada; a unidade de três letras; daí a trindade em um. É uma sílaba composta pelas letras A, U e M (das quais as duas primeiras combinam-se para formar a vogal composta O). É a sílaba mística, emblema da divindade, ou seja, a Trindade na Unidade (sendo que o A representa o nome de Vishnu; U, o… Read more »

Anônimo
Anônimo
7 setembro de 2014 3:14 pm

Segundo Nei Lopes a Umbanda tem origem nos cultos bantos como o Cabula. Leia a entrevista e entenda: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2008/03/386187-autor-de-livro-critica-afastamento-da-umbanda-das-raizes-africanas.shtml Umbanda: kikongo bánda, “algo proibido, algo sagrado, consagrado”, e especialmente o kimbundu umbánda, “a arte […] de curar, […] adivinhar […] e induzir [os] espíritos humanos [os mortos] e não humanos [os gênios da água e da terra] […] [a agirem] para o bem estar ou mal humano”. Laman, Dictionary, p.15; Heli Chatelain, Folk Tales of Angola (New York: Kraus Reprint Co., 1969 [ed. original, Boston American Folklore Society / Houghton, Mifflin and Company, 1894]), p. 268, 303. Segundo o livro… Read more »

Serise & O Maracatu Atômico
Serise & O Maracatu Atômico
7 setembro de 2014 6:27 pm

” No meu entender a Umbanda é muito mais antiga e não tem origem na Índia (nem no idioma sânscrito). Tem origem no Cabula e nos idiomas kimbundu e kikongo.”

pelo que eu pude ver a respeito dos idiomas Kimbundu e kikongo, eles são relativamente recentes, e o cabula surgiu na Bahia.
Tudo isso pode ter recebido influencias asiáticas anteriores ao advento do islamismo, quando a cultura indiana chegava á Africa via Zanzibar, com o comércio.

abrcs.

Anônimo
Anônimo
7 setembro de 2014 3:22 pm

Obs.: “Umbanda: kikongo bánda (…)”
Trabalho livre, trabalho escravo: Brasil e Europa, séculos XVIII e XIX. Pág. 303.

Anônimo
Anônimo
7 setembro de 2014 7:01 pm

“Alguns investigadores têm avançado hipóteses segundo as quais os Bantu teriam vindo da Ásia, ou da região de Bahar-el-Ghazal, e que se teriam fixado nos grandes lagos. Muito para além das formulações hipotéticas é um facto comummente aceite entre os investigadores, que, provavelmente, os Bantu devem ter vindo das mesetas de Bauchi (Nigéria) e dos Camarões. Mas tudo aponta no sentido de serem originários do Noroeste da floresta equatorial (vale de Benué) e que durante milhares de anos se foram fixando em vários pontos da África.”

http://www.ovimbundu.org/categoria/hist%C3%B3ria-dos-ovimbundu/origem-dos-ovimbundu-hip%C3%B3tese-mais-pr%C3%B3xima-da-realidade

Anônimo
Anônimo
7 setembro de 2014 8:40 pm

“pelo que eu pude ver a respeito dos idiomas Kimbundu e kikongo, eles são relativamente recentes, e o cabula surgiu na Bahia” Nei Lopes aponta: “O mito de origem da umbanda, na versão que tem como protagonista o médium Zélio de Moraes, é exemplar. Ele evidencia a busca de inserção dos despossuídos da sociedade brasileira no espaço religioso.Todo mito tem um fundo de verdade, que os eruditos chamam de “mitologema”; e, na história da umbanda, esse fundo é o episódio do médium Zélio. Mas antes já havia, além dos calundus coloniais, que não tinham organização social, comunitária, os candomblés, organizados,… Read more »

Anônimo
Anônimo
7 setembro de 2014 8:11 pm

Kimbundo e kikongo tem origem no proto-bantu, subfamília níger-cordofânica, passando pelo grupo níger-congo e depois para o grupo bantuídeo e subfamília bantu.

Anônimo
Anônimo
7 setembro de 2014 7:53 pm

“Atualmente, esses métodos de datação absoluta abreviam de modo considerável as discussões no campo da paleontologia humana e da pré‑história. Na África, os hominídeos mais antigos datam de -5.300.000 anos pelo método K/Ar. Essa é a idade de um fragmento de maxilar inferior com um molar intacto de um hominídeo encontrado pelo professor Bryan Patterson, em 1971, em Lothagam no Quênia. Por outro lado, os dentes de hominídeos encontrados nas camadas villafranchianas do vale do Omo, na Etiópia meridional, pelas equipes francesas (Camille Arambourg, Yves Coppens) e americana (F. Clark-Howell) têm 2 a 4 milhões de anos. O nível do… Read more »

Serise & O Maracatu Atômico
Serise & O Maracatu Atômico
7 setembro de 2014 9:44 pm

Não conheço nenhum “Pai João de Nova Deli” nem “Tia Maria de Osogbo”.

Nem eu.

Serise & O Maracatu Atômico
Serise & O Maracatu Atômico
8 setembro de 2014 8:20 am

Demorou para cair a ficha de que está havendo uma divisão dentro da Umbanda.

Uma corrente progressista entra em desacordo com a corrente mais tradicional, e os sacrifícios de animais estão sendo abandonados.

não vou tomar partido nesse assunto, porque é questão religiosa.
estávamos apenas debatendo as possíveis influencias da ásia sobre a Africa, sem querer entrar na polemica dos modernistas da Umbanda.
Agradeço ao comentarista anônimo pela excelente explanação sobre o assunto.
Agora temos uma visão geral sobre o que está acontecendo na Umbanda, e excelentes informações sobre as suas origens.

valeu Anonimo.

abrcs.

Anônimo
Anônimo
8 setembro de 2014 1:21 pm

“Demorou para cair a ficha de que está havendo uma divisão dentro da Umbanda. Uma corrente progressista entra em desacordo com a corrente mais tradicional, e os sacrifícios de animais estão sendo abandonados. não vou tomar partido nesse assunto, porque é questão religiosa. estávamos apenas debatendo as possíveis influencias da ásia sobre a Africa, sem querer entrar na polemica dos modernistas da Umbanda. Agradeço ao comentarista anônimo pela excelente explanação sobre o assunto. Agora temos uma visão geral sobre o que está acontecendo na Umbanda, e excelentes informações sobre as suas origens. valeu Anonimo.” Todas as diferentes abordagens sobre o… Read more »

Serise & Os Ateus Atônitos
Serise & Os Ateus Atônitos
5 setembro de 2014 2:17 pm

Madagascar tem influencias indianas……..

” África Oriental, Madagascar e ilhas do Oceano Índico, áreas ligeiramente influenciadas pela música árabe e também pela música da Índia, da Indonésia e da Polinésia….”

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_da_%C3%81frica

Serise & Os Ateus Atônitos
Serise & Os Ateus Atônitos
5 setembro de 2014 2:05 pm

Realmente há uma certa influencia antiga dos indianos na cultura africana, achei isso na NET; ” Mas é a cultura do reino negro de meroe, cujas primeiras notícias historicamente conhecidas datam de 1000 AC, e terminam em 350 AC, a que mais marcadamente conservou traços de uma cultura indiana, inexistente em qualquer outra cultura africana na época………A arte de méroe tem tanto de indiana, quanto sofreu influencia egipcia.” “Foi sobretudo o império Iorubano que mais conservou o seu retalho da antiga tradição iniciática da antiga raça negra….quando por força do trafego negreiro, os Iorubanos emigraram para o Brasil, onde tiveram… Read more »

Régis
Régis
28 setembro de 2014 10:02 pm

“Os deuses mais conhecidos da nossa “ala”, todos são antropomorfizados, não tem um deus que não tenha virtudes ou vícios humanos, todos parecidos à imagem e semelhança dos homens que os criaram.” E por que motivo você generaliza que todo mundo antropomorfiza seus deuses? A não ser é claro que você leia mentes, nem todo mundo tem a ideia de um homem barbudo bondoso em uma nuvem que algumas pessoas tem, só se você estiver se referindo a uma determinada religião que várias pessoas seguem de um mesmo Deus que é antropomorfizado. Tanto é que os espíritas acreditam que eles… Read more »

Régis
Régis
28 setembro de 2014 9:46 pm

” Vamos parar de “viajar na maionese” “… Que eu saiba, incosciente coletivo (arquétipos) não é coisa de paranóia, é pura psicanálise e psicologia. Criar uma imagem de supremo poder ou de culto, seja um ídolo, objeto ou um deus supremo faz parte sim da mente humana, seja verdade ou não. Várias mitologias tem o mesmo valor e significado, com personagens de mesmo valor psicológico nas obras literárias, isso porque é inerente do ser humano. Não é nem preciso ir investigar história antiga ou psicanálise, é só ver como toda história em alguma obra tem sempre o líder, o ajudante,… Read more »

Serise
Serise
14 setembro de 2014 5:13 pm

” Os deuses mais conhecidos da nossa “ala”, todos são antropomorfizados, não tem um deus que não tenha virtudes ou vícios humanos, todos parecidos à imagem e semelhança dos homens que os criaram.”

é isso aí.

Anônimo
Anônimo
14 setembro de 2014 1:08 am

Efeito do “inconsciente coletivo” uma pinoia. Nenhuma tribo do Neolítico ou Paleolítico criou uma imagem divina a partir de um animal ou elefante sem ter conhecido um, seja presencialmente, seja por imagens rabiscadas de outros povos. Tudo em relação a mitologia e divindades é baseado no ambiente que os tribais viam. Os deuses mais conhecidos da nossa “ala”, todos são antropomorfizados, não tem um deus que não tenha virtudes ou vícios humanos, todos parecidos à imagem e semelhança dos homens que os criaram. Não tem nada mais natural do que fazer coisas iguais pegando um tambor e criando ritmos, batendo… Read more »

outro neutrino
outro neutrino
3 outubro de 2014 12:01 am

Anônimo, “Sim, todos os deuses ocidentais são antropormofizados.” Não, como eu disse anteriormente. O homem é finito e apresenta uma miríade de potências passivas; Deus é infinito e puro ato. Ora, se é puro ato, nada que implique potência passiva pode ser atribuído a Ele, o que é o caso de todas as características humanas. Logo, Deus não é antropomorfizável, senão, evidentemente, por analogia ou como a forma de um composto no caso da processão. “Os mais conhecidos são misóginos” Isto não se aplica ao Deus cristão, cuja criação mais perfeita é uma mulher, elevada por Ele mesmo acima não… Read more »

Anônimo
Anônimo
2 outubro de 2014 9:22 pm

A Trindade cristã é uma cópia escancarada da Trindade egípcia, com um requinte de misoginia a toda prova. Enquanto a Trindade egípcia tinha “pai, mãe e filho”: Osiris, Isis e Hórus, os cristãos, misóginos, acharam que uma mulher ali era demais para eles, então simplesmente implodiram a figura da mãe e colocaram uma pomba rola no lugar. Uma pomba passou a valer mais que uma mulher. Que interessante. Que falta de criatividade. Cristãos eram o suprassumo da falta de criatividade e com preguiça de pensar. Pegaram um deus existente (Jeová), deram uma “recauchutada” nEle para parecer mais moderninho (tolerante, pai… Read more »

Anônimo
Anônimo
2 outubro de 2014 9:05 pm

Regis, atente-se, coloque o pé no Século XXI, por gentileza, atualize-se. Psicanálise é pseudociência. Tudo que Freud disse é comprovadamente lixo. E Jung, também.

Sim, todos os deuses ocidentais são antropormofizados. O panteão de deuses gregos, Jeová, Deus (o Jeová remanufaturado), Alá, os deuses maias. Os mais conhecidos são misóginos e adoram um escravinho. Javé e sua versão mais “cristã”, Deus, coitados, também são infanticidades, chacinadores, psicopatas e esquizofrênicos. Um espelho de uma situação em que viviam aquelas tribos passando fome em áreas desertas. Pobre gente.

Serise & Os Ateus Atônitos
Serise & Os Ateus Atônitos
2 setembro de 2014 9:49 am

Muito legal esse post Acid, estou rindo um bocado.[ com todo o respeito a Ganesha é claro]

“Cada país tem o Abbey Road que merece”

essa é uma pérola preciosa, merece ser guardada com carinho…..

kkkkkkkkk

abrcs.

Paulinha
Paulinha
2 setembro de 2014 7:29 am

Muito legal o relato!

Queria ter ido. Gosto muito da representação do Deus Ganesha.

Você não se interessa em continuar fazendo essas coberturas religiosas e espiritualistas por Paris, não? 🙂

Felipe
Felipe
2 setembro de 2014 2:48 pm

Concidencia nao deve ser, se eh que existem coincidencias..
Vai que sao as mesmas entidades com nomes diferentes

Serise & Os Ateus Atônitos
Serise & Os Ateus Atônitos
3 setembro de 2014 11:27 am

A cultura indiana é muito antiga, não fico surpreso de ver as influencias indianas na costa leste africana.

Anônimo
Anônimo
2 setembro de 2014 8:59 pm

Momento 0:38


Lembra o ritmo tonibobé ou bolero de Xangô. Ritmo do Candomblé nação Ketu.


Onde encontrar o ritmo: http://ocandomble.wordpress.com/

Momento 3:26

Lembra o ritmo barravento (tocado de forma mais lenta chama-se quebrado). Ritmo do Candomblé nação Congo/Angola.

Barravento:
https://www.youtube.com/watch?v=-oU74bc2pms

A linha-guia (timeline) usada no barravento encontra-se ao longo da costa oeste africana na música dos iorubá,ewe etc.
Também encontrada no Zaire, Angola, Zâmbia etc.

Serise & Os Umbandistas em Debandada
Serise & Os Umbandistas em Debandada
8 setembro de 2014 1:42 pm

Anonimo,

nem se preocupe, quando tratamos de assuntos ligados a religiões e fé, devemos sim ser muito cuidadosos para não suscitar a ira dos crentes.[rs,rs,rs]

E eu não me dei conta de que havia uma séria divisão entre os Umbandistas atualmente.Quando abordei o tema das influencias orientais, entrei no debate entre os progressistas e tradicionalistas mesmo sem querer.

abrcs.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.