PLANO MENTAL E INCONSCIENTE COLETIVO

O Inconsciente Coletivo, como explicado por Carl Jung no seu livro O eu e o inconsciente, são “padrões genéticos comuns a toda a humanidade”, que de alguma forma ficam impregnados em nossos cérebros, acumulando a experiência psíquica de milhões de anos de evolução humana. Mesmo Jung sendo enfático ao dizer que o Inconsciente Coletivo não é nenhum tipo de conceito místico, é difícil negar a semelhança com nossos estudos metafísicos, como a idéia do TAO, ou do que a projeciologia chama de Plano Mental, superior ao Plano Astral.

Por isso acho ridículo quando pessoas acham que TODOS os espíritos podem ser explicados como produtos do subconsciente dos vivos. Ora, essa possibilidade existe, e é conhecida pelo meio espírita como Animismo. Mas existem casos exemplares, como o de Chico Xavier, que mostram por A+B que são outras personalidades que estão sendo acessadas através da mediunidade. Então poderíamos achar que isso é um acesso ao Inconsciente Coletivo, algo que até Jung já experimentou. Mas vejam: se o médium chegou ao ponto de ter acesso à memória da humanidade, surfar e buscar informações livremente no inconsciente, o que o faz buscar UMA no meio de bilhões de personalidades disponíveis? A tendência num “surf” pelo inconsciente é se fundir ao TODO, e não criar uma nova barreira consciencial.

O que chamamos de “espíritos” ainda são consciências, assim como nós, limitadas a um EU, e elas interagem com o inconsciente quase da mesma forma que nós (não é porque a pessoa morre que se individua e vira Self). Mas ainda tem muita coisa acima do plano que chamamos de Astral! Os habitantes de lá se projetam também, se souberem como! Temos esse relato no livro de André Luiz e Chico Xavier, Nosso Lar, onde André vai visitar a mãe em outro plano físico vibracionalmente superior ao dele, um lugar ainda mais sutil do que seu corpo astral poderia entrar. Mas, mesmo nesse patamar ele ainda usava um “corpo”, ou seja, não era o Plano Mental, onde a idéia de “minha matéria” se extingue. Imagine quantos e quantos níveis devem existir para se atingir o Plano Mental…

Quanto mais superior, menos forma, menos separação, menos idéia de EU. Só que muita gente não está preparada pra isso (eu incluso), e enquanto a missão delas for nos planos que requeiram um EU, vão continuar sendo um EU, queiram ou não!

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.