FANTASMAS NO STF

fantasma stf banner

Duas categorias de pessoas são ótimas candidatas a serem fantasmas: as rancorosas (que alimentam o ódio em suas formas diversas, como o ciúme desenfreado, o rancor, a inveja, etc) e as orgulhosas (prepotentes, arrogantes, superiores, etc). O que vem a ser exatamente “fantasma” eu não sei. Procuro manter a mente bem aberta, equidistante dos dogmas e “revelações” das doutrinas esotéricas. Podem ser de fato almas de pessoas que não se deram conta de que morreram, ou impressões no éter (no tempo / espaço) de acontecimentos marcantes e que, por não existir – em essência – o espaço / tempo (fisicoquanticamente falando), interagem ainda hoje conosco. Pode ser uma brecha temporal onde vislumbramos coisas do passado, ou um acesso (por vezes compartilhado) ao inconsciente coletivo. Enfim, não cabe a mim definir, e creio que só a ciência, quando um dia se voltar para o metafísico (a física quântica é só a ponta do iceberg) é que vai fechar a questão.

Mas, como dizia, essas duas características são as que mais se “mantém vivas” – a palavra certa é alimentada – no além-túmulo. Por isso não é a toa que existem os castelos mal-assombrados, ou casas onde ocorreram crimes e que se tornam palco de misteriosos acontecimentos. Ora, a falsa “superioridade”, tão patente na Terra (por conta de títulos, posição social, prestígio, riqueza ou outros fatores) vai por água abaixo quando morremos. A morte nivela o pobre e o rico, o policial e o ladrão. Na vida pós-morte não detemos riqueza, títulos, nobreza, nada… a não ser NA CABEÇA DA PESSOA. Um deputado, por exemplo, é o que é por conta de uma ESTRUTURA montada em torno dele pelo Estado. Carro oficial, regalias, carteira diferenciada, hierarquia, funcionários à disposição, celular, babação de ovo, tudo isso vem no “pacote”, não importando se você era ladrão de banco ou estuprador antes do concurso / voto / indicação. Com a morte, esse “chão” é perdido, abruptamente. É algo que pode ser enlouquecedor, e se um louco vivo quando bota uma coisa na cabeça já apronta, imagine um louco morto?!

Às vezes tenho de conviver com tanta arrogância, tanto desprezo pela alma e trabalho humano que isso têm sido tema da maioria das sessões com minha psicóloga. Tenho uma amiga que deve passar pela mesma coisa, porque a vontade dela é de cumprimentar as pessoas com um soturno “amigo, lembra-te de que vais morrer“. Acho que devia haver, nem que fosse na faculdade, uma cadeira obrigatória de “aprendizado da morte (Tanatologia?)” para a interiorização do fato de que TODOS NÓS, sem exceção, vamos morrer.

Escrevi isso tudo como um preâmbulo pra notícia que vi no O Globo:

Funcionários relatam histórias de fantasmas no STF

BRASÍLIA – O vetusto Supremo Tribunal Federal (STF) guarda, entre os milhares de processos, segredos do outro mundo. É forte o boato de que o prédio é mal-assombrado pelos espíritos dos ex-ministros já mortos. Segundo relatos de funcionários, as entidades se manifestam nos momentos mais inusitados, de preferência à noite, na forma de sussurros e portas que batem repentinamente. Há quem jure ter visto ex-ministros mortos há muito tempo vestidos de beca, descendo as escadas do Tribunal, prontos para a sessão. No entanto, quem mais mete medo é a mulher de branco -uma espécie de guardiã da memória dos ex-ministros que já passaram desta para melhor.

Dizem que a mulher de branco é loira e sorridente. Usa um vestido branco longo e esvoaçante. Costuma aparecer na calada da noite no Salão Branco do Tribunal, ambiente contíguo ao plenário, que ostenta em uma das paredes as fotografias de todos os presidentes da história da corte. Antigamente, o local era destinado ao velório de ministros e ex-ministros. Reza a lenda que a entidade feminina acompanhava essas cerimônias e conduzia os magistrados ao plano espiritual.

Todo mundo tem uma história para contar sobre o fantasma. Nos corredores do Tribunal, fala-se de muitos sustos dados pela mulher holográfica. O GLOBO não encontrou ninguém para relatar, em primeira pessoa, um encontro de fato com ela. Mas é atribuída à entidade toda sorte de evento inexplicável que ocorre no STF.

Um dos mais recentes candidatos a fenômeno sobrenatural foi presenciado há duas semanas pela copeira Celma Basílio, que trabalha no Tribunal há 18 anos. Celma conta que aqueceu no forno a marmita dela e de uma colega na hora do almoço. Misteriosamente, uma das refeições caiu no chão a caminho da mesa. Celma disse que foi buscar uma vassoura e, quando chegou, tudo tinha sumido. Dois dias depois, o recipiente apareceu vazio na copa.
– Foi muito estranho. A minha colega jura que era a mulher de branco. Devia estar com fome, coitada – revela Celma.

A copeira também afirma que, vez ou outra, sente a presença de um vulto ao seu lado. Quando olha, não vê ninguém. Um garçom colega de Celma, que preferiu não dizer o nome, é resoluto ao negar qualquer tipo de medo:
– Ela só aparece à noite. Como eu trabalho de dia, nunca vi. Mas não coloca meu nome aí, não. Sei lá o que pode acontecer…

Ministros do STF conhecem a lenda e não menosprezam a presença da mulher de branco ou de seus ex-colegas enquanto trabalham. Mas garantem que não têm medo dos fantasmas.
– Como eu tenho o corpo fechado, eles (os fantasmas) não se apresentam. Eu tenho medo é dos vivos – diz Marco Aurélio Mello.
– Não tenho medo. Mas depois que vim pra cá, não duvido mais de nada – confessa Eros Grau.

O mito está vivo principalmente entre os seguranças e o pessoal da limpeza, que circulam pelo local durante a noite. A ante-sala da presidência do STF, no andar superior ao plenário, tem uma das paredes tomadas de fotografias e ilustrações em preto e branco de todos os ministros que já integraram o Tribunal. O ambiente é palco de terror. Maria Alves é funcionária da limpeza e conta que a escolha de quem vai espanar os retratos dos ex-ministros costuma dar briga entre os faxineiros. Na sexta-feira, ela não conseguiu escapar da tarefa.
– Sempre sobra pra mim. Eu tenho muita cisma de vir aqui, porque dizem que tem vultos. Ficar sozinha aqui olhando para esses homens é meio assustador. Dá calafrios – reclamou, com os olhos arregalados.
– Meu turno é sempre de dia. Não tenho coragem de trabalhar ali à noite. Aqui tem muito processo, os ministros julgam muitas coisas ruins. Fica uma carga pesada no ambiente. E tem aquelas fotos. Sei lá o que aconteceu na vida daquelas pessoas – diz, ressabiada, a segurança Kátia da Silva.

O fotógrafo Gervásio Baptista, funcionário da Casa há oito anos, conta que costuma ouvir relatos dos colegas:
– Teve um sujeito da limpeza que disse pra mim que uma daquelas fotos fez ‘psiu‘. Ele se urinou todo e saiu correndo. Eu mesmo, nunca vi nada.

Um dos casos mais impressionantes foi confidenciado por um dos Ministros do Tribunal, que preferiu não se identificar. Em setembro do ano passado, foi realizada uma sessão na antiga sede do STF, no Rio de Janeiro, em comemoração aos 178 anos da corte. Quando as fotografias foram reveladas, a imagem da presidente do Tribunal, Ellen Gracie Northfleet, teria sido estampada ao lado do vulto de uma mulher vestida de branco. O Tribunal não divulgou a suposta foto.
– As pessoas inventam muito – comenta o ex-ministro Carlos Velloso, que aposentou-se no ano passado – Nunca vi nada de mais em 16 anos de Tribunal – complementa.

José Francisco de Almeida Júnior, conhecido como Seu Juca, comanda a barbearia do STF há 40 anos e concorda com Velloso. Ele afirma nunca ter visto nenhum espírito arrastando corrente pelo Tribunal:
– Isso é lenda, não tem nada a ver. Nunca vi nada e ninguém nunca viu.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
belvederius
belvederius
1 novembro de 2007 9:06 pm

Olha cara…depois que inventaram a máquina de debulhar milho..eu naum duvido de mais nada…
‘só acho que seria mais rentável..que esses fantasmas visitassem as casas e as mentes dos governantes também…

Eliton Rosa
Eliton Rosa
4 novembro de 2007 9:34 am

Nada a ver com esse esse comentàrio.Leio sempre seus artigos no STUM e como não tem email para contato resolvi aproveitar este espaco para parabeniza-lo pelos esclarecimentos numa linguagem simples e direta de assuntos que interessam e me instrui,como o ùltimo artigo;”Porque perdoar!”
Concordo com tudo que foi escrito e que è difìcil mesmo entender e cumprir essa tarefa da vida. Mas,perdoar sempre, não esquecendo o nome dos inimigos,como diz a velha màxima.
Obrigado!
ER

Bono
Bono
4 novembro de 2007 10:57 am

Uma pessoa com muito medo pode realmente escutar/ver coisas que ela mesma inventa, fantasmas nem sempre são de verdade, a mente é bastante criativa.

Rê
4 novembro de 2007 12:55 pm

ñ sou uma pessoa q tem medo e ontem, chegando em casa após ficar apenas por 2h ausente, notei q o alarme ñ estava funcionando msm tendo sido ligado por mim ao sair. eu tenho q abrir 2 portas p/ chegar ao painel e desarmar o alarme e o temporizador está programado p/ 15s. assim q fechei a porta de entrada da minha casa, ñ ouvi o bip contínuo do temporizador… olhei p/ o sensor o vi q ele piscava mto rápido, o q ñ é normal e nunca aconteceu. fiquei parada em frente a outra porta q ainda precisava… Read more »

Bono
Bono
4 novembro de 2007 1:24 pm

wow!

Clau
Clau
4 novembro de 2007 6:43 pm

cara, não tem dúvida, rola muito fantasma, alma penada nessa vida concretinha de Deus, mas o barato é ficar na sua e fechar seu corpo, sua mente, seu EU contra o que quer que venha; quem não sabe disso, ou não sabia e passou desta para a outra efetivamente fica preso à matéria e precisa de comida, ar, gente, sono, como pessoa encarnada… e lembremos que o orgulho serve como alimento possante para gente encarnada e desencarnada. Vai saber o quanto estas energias tem interferido para que o nosso querido Renan permaneça em meio ao lodaçal…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
4 novembro de 2007 8:22 pm

Rê, seu caso é muito sério. Eu recomendo uma visita ao Jucelino Nóbrega da Luz, pra agendar uma visita do mentor dele. Tomara que não sejam vários fantasmas, ou você vai ter prejuízo.
http://www.youtube.com/watch?v=J3qKg2NjJQY

Rê
4 novembro de 2007 9:08 pm

tá me tirando, Acid?

skyslogd
skyslogd
5 novembro de 2007 8:01 am

/\
||
||

aiuseHAESIUseHiuheiuheasiuesaheiasuheasiuaeshaseiuehsaiuaeshsa
^^

Bono
Bono
5 novembro de 2007 8:18 am

Rê, pelo que eu conheço o Acid ele só está aproveitando a oportunidade de denunciar mais uma vez o Juscelino, nada contra você.

Rê
5 novembro de 2007 12:05 pm

eu sei, Bono, mas é q eu tb sou um tantinho picante. o querido Acid é um gde companheiro de jornada. aliás, sabe a etimologia de ´companheiro`? é ´aquele q compartilha o pão`! lindo ,né? nem lembro onde eu li… será q foi aqui?

Zé
5 novembro de 2007 12:58 pm

Toda repartição pública tá cheia de fantasmas, ou não tá mais.

billy shears
billy shears
5 novembro de 2007 4:36 pm

Quando dormimos, ao sonhar podemos visitar outros mundos que podem ser construções abstratas de nossas mentes ou um mundo externo…mundo das idéias de Platão? mundo dos espíritos? outras dimensões? vai saber… O que me parece interessante é que ao sonharmos, travamos contato com outros seres que habitam nossos sonhos e ao se aceitar que esse mundo dos sonhos está externo à nossa mente, porque não entender que estes seres podem travar contato conosco também qdo estamos acordados e aí será que eles é que estão sonhando, ao sairem de seu mundo e entrarem no nosso a exemplo do que fazemos… Read more »

Rê
5 novembro de 2007 6:03 pm

indeed!!!

Lourdes
Lourdes
9 novembro de 2007 8:26 pm

billy shears,

Interessante a sua colocação!

billy shears
billy shears
9 novembro de 2007 11:40 pm

Pois é, Lourdes, se nós podemos visitar o mundo das idéias durante o nosso sono, pq não os seres q habitam aquele mundo não podem visitar o nosso mundo dos sentidos durante o sono deles? É uma possibilidade… Mundo das idéias e mundo dos sentidos é só um empréstimo q peguei de Platão pra exemplificar a possível existência de dois mundos. Agora vou nanar e ver se dou uma passada pelo mundo das idéias e trocar umas palavras com o pessoal de lá. O problema é lembrar o q converso, na maioria das vezes esqueço…rs Mas acho q fica algo… Read more »

skull
skull
15 fevereiro de 2008 4:09 am

e fato que apenas pessoas de alta sugestibilidade, e mais propensas, a aceitarem tais fatos,viram os tais espiritos.

Marcelo Bueno (Pomegranate)
Marcelo Bueno (Pomegranate)
3 novembro de 2007 6:03 pm
nantilde
nantilde
3 novembro de 2007 5:17 pm

Não entendi a pergunta do Fantuga

L34ndr0
L34ndr0
1 novembro de 2007 9:41 pm

sinistro, acho q na realidade os ex ministros se apegaram ao “poder”,e nao querem mais largar… igual ao caso dos politicos q sao pegos desviando dinheiro e juram de pé junto q sao inocentes(na verdade estao apegados aa mamata).

Nessa
Nessa
1 novembro de 2007 9:46 pm

é… memento mori.

MoonChild
MoonChild
1 novembro de 2007 10:21 pm

Amigos,

Tenho uma curiosidade íntima há anos, alguém conhece algum povo, em qualquer época da humanidade, mesmo que isolado, que em seu meio não tivessem aqueles que viam, ouviam e conversavam com espíritos ?

A pergunta é sincera, se alguém souber…

Abraços

Paulo
Paulo
1 novembro de 2007 11:43 pm

Neste dia 30 de Outubro 2007, véspera de Dia das Bruxas, fomos assolados com a terrível notícia de que o grupo P.C.C. (Pão, Carnaval e Copa) assassinou a Esperança. Brasil será sede da Copa Mundial de Futebol, quer dizer, mais uma vez o dinheiro que poderia “melhorar para melhor” nossa situação será desviado para cegá-los com a diversão (lê-se “placebo”), assim como foi o PAN 2007, desperdício de 3,5 bilhões de reais de nossos impostos. Juntamente com a vergonha não só do Senado, mas também do povo brasileiro que REELEGEU O GOVERNO MAIS CORRUPTO DA HISTÓRIA DO PAÍS, creio eu… Read more »

Edney
Edney
2 novembro de 2007 9:27 am

Alguns anos atrás saiu uma notícia de um evento fantasmagórico no STF. Um dos salões foi fechado de forma inexplicável e o pessoal da limpeza ouvia muito barulho dentro, como se fosse uma festa. Alguns momentos depois, a porta voltou a ficar destrancada e lá não tinha absolutamente nada.
Mas é interessante como esses lugares, STF, hospitais, etc são propícios pra ocorrer esses eventos fantasmagoricos. Eu mesmo já presenciei isso nos plantões que fazia em um hospital.

Anônimo
Anônimo
2 novembro de 2007 9:28 am

Alguém sabe porque sempre chove em dia de Finados?

Raphael
Raphael
2 novembro de 2007 10:46 am

No Rio, por enquanto, está sol…

Eu queria saber o porquê desses espíritos manifestarem-se às pessoas, preferencialmente, de noite.

É só para o otário que viu ficar com fama de mentiroso? Já que esses lugares costumam ficar vazios nesse período. Se eles querem se manifestar que sejam par todos, para que um número grande de pessoas os vejam.

Será que têm medo de nós?

Rê
2 novembro de 2007 10:58 am

antigamente (coisa da época dos meus avós) aqui no interior de SP falava-se q era por causa da enorme quantidade de velas acesas durante o dia todo. as chamas aqueciam ainda mais o ambiente e o resultado era uma chuvinha. bonitinho, né?

como tb sempre chove em 7 de setembro, na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa, acho q é pra dar uma `limpada´ na energia…

Bruno H
Bruno H
2 novembro de 2007 12:19 pm

Raphael, a imaginação das pessoas tende a ser mais..hum… estimulada a noite.
Óbvbio, afinal o sentido que os humanos mais usam, a visão, está mais comprometida com a ausência de luz.

Mas, não é todo mundo que escuta uma porta ranger e acha que é a moça de branco.
Por isso que (sic) “eles” não aparecem para todo mundo.

Bruno H
Bruno H
2 novembro de 2007 12:22 pm

Edney,

a minha avó conta histórias semelhantes, com o mesmo padrão narrativo de porta trancada e barulho de festa, só que acontecendo no sítio onde ela morava quando criança…

Ou os fantasmas gostam de se apossar dos aposentos dos vivos para fazer comemorações, OU, é algum tipo de mito já arraigado no senso comum da população.

MoonChild
MoonChild
2 novembro de 2007 4:20 pm

Não é porque certas coisas não são vistas por todos que não existam. Quem já viu um filhote de pomba ?

Certas coisas não anulam umas as outras 🙂

Abraços

katu
katu
2 novembro de 2007 4:47 pm

acho que quando realmente o caso é veridico e é à noite é porque a pessoa tava soh e justamente o estado mental é outro o que quando estamos cercados de barulho. ouvi uma frase uma vez dizendo assim ” nao existe lugar assombrado e sim pessoas assombradas” acho que qq lugar estah cheio de espirito mas nem todo mundo vê.

Anônimo
Anônimo
2 novembro de 2007 10:15 pm

Dizem que o fantasma de moça de branco é de Coriolina Prudente Machado de Fudido, mas conhecida como a C.P.M.F(morreu por causa da falta de esperança diante da grande corrupção de nossos políticos, da família Fudimdo, em homenagem ao povo brasileiro.

Lourdes
Lourdes
2 novembro de 2007 11:41 pm

ACID, QUANDO VOCÊ DIZ: “Onde trabalho tenho de conviver com tanta arrogância…” Pense: Estar onde não deseja, trabalhar com pessoas com quem não quer estar, é fazer o trabalho de um SER DE LUZ. Pense que cada dia você tem a oportunidade de criar luz em um lugar escuro. Você é uma luz em um lugar escuro, que se pergunta por que está ali? Não se trata sempre de você. Pense neles! Você não está sendo castigado, você está recebendo uma oportunidade. Este é o trabalho que você veio fazer, e não é para sempre! Você está sendo levado a… Read more »

Henrique_
Henrique_
3 novembro de 2007 11:04 am

Eu tenho o mesmo problema no meu trabalho. Eu consigo sentir a hipocrisia, tipo, um tapinha nas costas, ou, oi td bem com vc? mas no fundo está querendo acabar contigo… Já escutei pessoas com alto cargo falando assim e tratando pessoas como objetos… As vezes, fico confuso… Daí descobri que é praticamente impossível eu subir de cargo naquele ambiente… Já tentei fazer parte do mesmo time, mas não consigo. Estou tentando ser o mais sincero possível, tem um custo isto, mas estou disposto a pagar, mesmo continuando no mesmo cargo ou mudando de emprego!!!

Abraços,
Henrique.

fantuga
fantuga
3 novembro de 2007 4:40 pm

Uma pessoa que esteja a beber Fanta e tenha um ataque de asma, poderá tornar-se num fantasma?
😯 😆

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
15 fevereiro de 2008 4:13 am

Suponho que vc conheça as pessoas, não?

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.