Por Artur da Távola
Bichos polêmicos sem o querer, porque sábios, mas inquietantes, talvez por isso.
Nada é mais incômodo que o silencioso bastar-se dos gatos. O só pedir a quem amam. O só amar a quem os merece.
O homem quer o bicho espojado, submisso, cheio de súplica, temor, reverência, obediência. O gato não satisfaz as necessidades doentias do amor. Só as saudáveis.
Lembrei, então, de dizer, dos gatos, o que a observação de alguns anos me deu. Quem sabe, talvez, ocorra o milagre de iluminar um coração a eles fechado? Quem sabe, entendendo-os melhor, estabelece-se um grau de compreensão, uma possibilidade de luz e vida onde há ódio e temor? Quem sabe São Francisco de Assis não está por trás do Mago Merlin, soprando-me o artigo?
Já viu gato amestrado, de chapeuzinho ridículo, obedecendo às ordens de um pilantra que vive às custas dele? Não! Até o bondoso elefante veste saiote e dança a valsa no circo. O leal cachorro no fundo compreende as agruras do dono e faz a gentileza de ganhar a vida por ele. O leão e o tigre se amesquinham na jaula. Gato não. Ele só aceita uma relação de independência e afeto. E como não cede ao homem, mesmo quando dele dependente, é chamado de arrogante, egoísta, safado, espertalhão ou falso.
“Falso”, porque não aceita a nossa falsidade com ele e só admite afeto com troca e respeito pela individualidade. O gato não gosta de alguém porque precisa gostar para se sentir melhor. Ele gosta pelo amor que lhe é próprio, que é dele e ele o dá se quiser.
O gato devolve ao homem a exata medida da relação que dele parte. Sábio, é espelho. O gato é zen. O gato é Tao. Ele conhece o segredo da não-ação que não é inação. Nada pede a quem não o quer. Exigente com quem ama, mas só depois de muito certificar-se. Não pede amor, mas se lhe dá, então ele exige.
Sim, o gato não pede amor. Nem depende dele. Mas, quando o sente, é capaz de amar muito. Discretamente, porém sem derramar-se. O gato é um italiano educado na Inglaterra. Sente como um italiano mas se comporta como um lorde inglês.
Quem não se relaciona bem com o próprio inconsciente não transa o gato. Ele aparece, então, como ameaça, porque representa essa relação precária do homem com o (próprio) mistério. O gato não se relaciona com a aparência do homem. Ele vê além, por dentro e pelo avesso. Relaciona-se com a essência. Se o gesto de carinho é medroso ou substitui inaceitáveis (mas existentes) impulsos secretos de agressão, o gato sabe. E se defende do afago. A relação dele é com o que está oculto, guardado e nem nós queremos, sabemos ou podemos ver. Por isso, quando surge nele um ato de entrega, de subida no colo ou manifestação de afeto, é algo muito verdadeiro, que não pode ser desdenhado. É um gesto de confiança que honra quem o recebe, pois significa um julgamento.
O homem não sabe ver o gato, mas o gato sabe ver o homem. Se há desarmonia real ou latente, o gato sente. Se há solidão, ele sabe e atenua como pode (ele que enfrenta a própria solidão de maneira muito mais valente que nós). Se há pessoas agressivas em torno ou carregadas de maus fluidos, ele se afasta. Nada diz, não reclama. Afasta-se. Quem não o sabe “ler” pensa que “ele não está ali”. Presente ou ausente, ele ensina e manifesta algo. Perto ou longe, olhando ou fingindo não ver, ele está comunicando códigos que nem sempre (ou quase nunca) sabemos traduzir.
O gato vê mais e vê dentro e além de nós. Relaciona-se com fluidos, auras, fantasmas amigos e opressores. O gato é médium, bruxo, alquimista e parapsicólogo. É uma chance de meditação permanente a nosso lado, a ensinar paciência, atenção, silêncio e mistério. O gato é um monge portátil à disposição de quem o saiba perceber.
Monge, sim, refinado, silencioso, meditativo e sábio monge, a nos devolver as perguntas medrosas esperando que encontremos o caminho na sua busca, em vez de o querer preparado, já conhecido e trilhado. O gato sempre responde com uma nova questão, remetendo-nos à pesquisa permanente do real, à busca incessante, à certeza de que cada segundo contém a possibilidade de criatividade e de novas inter-relações, infinitas, entre as coisas. O gato é uma lição diária de afeto verdadeiro e fiel. Suas manifestações são íntimas e profundas. Exigem recolhimento, entrega, atenção. Desatentos não agradam os gatos. Bulhosos os irritam. Tudo o que precise de promoção ou explicação, quer afirmação. Vive do verdadeiro e não se ilude com aparências. Ninguém em toda natureza aprendeu a bastar-se (até na higiene) a si mesmo como o gato!
Lição de sono e de musculação, o gato nos ensina todas as posições de respiração ioga. Ensina a dormir com entrega total e diluição recuperante no Cosmos. Ensina a espreguiçar-se com a massagem mais completa em todos em todos os músculos, preparando-os para a ação imediata. Se os preparadores físicos aprendessem o aquecimento do gato, os jogadores reservas não levariam tanto tempo (quase 15 minutos) se aquecendo para entrar em campo.
O gato sai do sono para o máximo de ação, tensão e elasticidade num segundo. Conhece o desempenho preciso e milimétrico de cada parte do seu corpo, a qual ama e preserva como a um templo.
Lição de saúde sexual e sensualidade. Lição de envolvimento amoroso com dedicação integral de vários dias. Lição de organização familiar e de definição de espaço próprio e território pessoal. Lição de anatomia, equilíbrio, desempenho muscular. Lição de salto. Lição de silêncio. Lição de descanso. Lição de introversão. Lição de contato com o mistério, com o escuro, com a sombra. Lição de religiosidade sem ícones.
Lição de alimentação e requinte. Lição de bom gosto e senso de oportunidade. Lição de vida, enfim, a mais completa, diária, silenciosa, educada, sem cobranças, sem veemências, sem exigências.
O gato é uma chance de interiorização e sabedoria posta pelo mistério à disposição do homem.
Mas bah tri legal esse post!
Faltou colocar o outro lado.O aspecto negativo desse animal,e nao me refiro sobre o que dizem dele ser traiçoeiro,falso,bla,bla,bla.Digo sobre a nao determinaçao de que lado quer ficar,a constante desconfiança(mesmo gostando da pessoa),a fuga sem despedida em busca da liberdade(isso acontece mais em machos).Falo negativos pois,sao coisas que os gatos podiam ter SE quisesem uma relaçao de confiança.Nao pq fazem mal de alguma maneira. Concordo com boa parte das observaçoes onde se fala do carater do gato.Quanto ao tratar dele com as pessoas isso é variante.Depende de cada um(gato e pessoa). E minha opiniao é baseada no convivio com a… Read more »
E viva os gatos!
Tenho 5!
Gato é assim ms… não é nós q adotamos ele, é ele q nos adota!
Tenho dois q amo demais…
e eles sabem qdo são queridos e amados tb…
Abraços.
Os gatos são fantásticos.
Eu desconfio de quem não gosta de bichos.
Acho que não são boas pessoas.
Me tocou muito esse post pois há uns 5 cinco dias sofri muito ao perder uma gatinha. Eu a encontrei na porta do meu prédio; era filhotinha e estava quase morrendo.
Levei para casa, tentei dar leite e soro, porém como ela não melhorava fui ao veterinário. Ele queria interná-la mas eu não tinha dinheiro. Voltei para casa e meu marido e eu fizemos tudo que estava ao nosso alcance para salvá-la, contudo ela não resistiu.
Shakira, era o nome dela. Ficou pouco tempo comigo, mas nunca irei esquecê-la.
Eu adoro gatos, mas não faço a sorte de criar um. O último que tive era terrível; se o deixasse sozinho por um minuto, destruía a casa. O gato tinha o meu temperamento. O que fiz? Doei para um vizinho. Incompatibilidade de gênios.
Um dia eu tento de novo.
Nao sei se alguem já botou, mas a trilha sonora é essa!
http://www.youtube.com/watch?v=6MdpaoBbK8c
Gatos so sujam o quintal e miam…Miam estrondosamente ,loucamente em orgia.e brincam com a comida,geralmente um bichinho vivo e agonizante que passa seu ultimos momentos sfrendo torturas nas garras de um predador.Vocês ja viram um gato “brincar´´ com um rato??Aquilo eh tortura…muitas vezes eles nem comem o bicho…..deixam ele morrendo todo rasgado e nem se importam.Sinceramente…gatos são exemplo a Não serem seguidos.
billy shears,
Eu também vi o Gran Torino! É excelente! Tive amigos e amigas que choraram com muitos aspectos profundos do filme – Deus, a família, o isolamanto. Mostra que se pode ser verdadeiramente sensivel e ser vincadamente masculino. Sem a confusão que muitos Viados nos querem impingir de que eles é que são sensiveis e “Génios”… que a sensibilidade é feminina e mais dessas tretas.
Grande filme! Vai ser díficil ele se exceder…
Também dizia o mesmo quando vi as Pontes de Maddison County. E veja o que aconteceu! Ele se excedeu!
Creio que a diferença de cachorros e gatos se deve ao fato de cachorros descenderem de animais que viviam em matilhas na natureza e por isso serem adaptados ao jogo de submissão e poder que os humanos também adoram.
Off topic……..
Vi com grande satisfação “Gran Torino”. Neste filme, Clint Eastwood sintetiza sua obra cinematográfica com bastante propriedade. Se no início apareceu como o justiceiro silencioso dos filmes de far west e policiais; posteriormente amadureceu como diretor e foi reconhecido pela academia de hollywood por sua rara sensibilidade, isenta da chatice do politicamente correto.
Agora, em Gran Torino, as 2 fases de Clint se misturam e se revelam nesta emocionante estória. Emoção sem pieguismo, justiça sem vingança.
Se fosse ele, pararia por aqui; grande fecho para sua carreira.
Abraços
Tenho alergia por causa do pêlo(não ligo para a reforma ortográfica) dele.
se o roteiro de “canções de amor” tivesse sido escrito por um gato, a frase final seria “ame-me de verdade, mesmo que seja por pouco tempo”*.
*texto original: “não me ame muito, mais me ame por muito tempo”.
Caramba, Amebinhaamarelinha, lindo demais seu comentário.
Eu convivo com um labrador, o Azul… Ele já tem 5 anos, grande parte deste tempo são brincadeiras, buracos no jardim, hiperatividade, louças quebradas, pé de mesa mordidos, meias destruídas, sapatos desfigurados…
Putz, foi uma bênção estarmos disfrutando de nossas vidas juntos, não poderia ser melhor.
Detalhe: só dorme depois que canto uma canção de ninar, todos os dias. É uma figuraça.
Valeu.
Não houve um único dia da minha vida de quase 50 anos em que eu não tenha tido aomenos um gato. Tenho uma foto minha engatinhando, com um gato maior do que eu debaixo do braço. Paixão… pura, simples, devotada. E isso me causa problemas, de todos os tipos. Hoje tenho, por força das circunstâncias, algumas dezenas deles. Foram recolhidos da rua, doentes; foram abandonados na minha porta com filhotinhos; foram nascendo enquanto não tive grana pra castrar as fêmeas. Tenho também problemas com o vizinho (estou de mudança por causa deles), gasto uma grana que nem poderia gastar para… Read more »
Sr. Razão
Osho já disse uma vez q pessoas gordas são pessoas q guardam mta raiva dentro de si(por isso a gordura), aliás é por isso q essas pessoas parecem tão simpaticas e sorridentes: p/ disfarçar sua condição interna. Talvez ele tenha falado isso levando em consideração a soma das ultimas vidas, mas de qualquer forma mostra q ter gordura não quer dizer q é bem alimentado. Bota um barrigudo pra ficar 1 mes sem comida q ele morre gordinho. falowww
Eu creio q por todos(animais vegetais, humanos e minerais) sermos criaturas de Deus, somos todos iguais(uns vivenciam certas caracteristicas, outros mantem de forma latente), dai os animais tem alguns comportamentos humanos e vice-versa. Outro exemplo além desse texto do gato é o dos patos q depois de brigarem, sacodem suas asas como se estivesse se livrando da energia negativa e depois passam um do lado do outro como se nunca tivessem brigado; que é o msm comportamento das crianças; só muda q as crianças ao invés de se sacudir mordem o braço.
Talvez o gato só venha a ser mais bem quisto pela maioria das pessoas se, algum dia, ele perder o seu lado mais selvagem e se tornar mais dependente de nós. O ser humano teme o que não pode controlar. É assim em todos os tipos de relação engendrado pelo bicho homem, seja entre ele mesmo ou com outras espécies animais. O que nós gostamos de considerar como “lealdade” (seja vindo de um cachorro, de um amigo ou de um parceiro sexual) é apenas um eufemismo para submissão. Pensem bem em quantas pessoas nós seguiríamos a devotar lealdade se, de… Read more »
Se são tão tranquilos por que eles são os maiores assassinos da natureza capazes de matar mais de mil espécies diferentes?São os unicos alem dos humanos que matam sem o intuito de alimentar-se.
Os gatos, a sua vida secreta e metafísica e, claro, nós, seres humanos pouco atentos
http://cova-do-urso.blogspot.com/2011/05/os-gatos-sua-vida-secreta-e-metafisica.html
“Gatos foram adorados como Deuses no passado. E eles nunca mais esqueceram disso” (Sabedoria de Internet)
Ainda assim, prefiro cães; A vida não vale a pena sem eles.
=)
Adorei o texto. Também fico com o pé atrás com pessoas que não gostam de animais. São criaturinhas fantasticas, inteligentes e que podem trazer muitos alegrias as pessoas. A ciência a cada dia descobre o poder terapeutico da convivência com animas. Para quem chamou o gato de assassino, vale lembrar que o homem é o pior, pois mata por esporte, crueldade e inveja. Por suas características predatórias era considerado como protetor no Antigo Egito, uma civilização extremamente sábia. O gato livrava a casa dos animais peçonhentos, como baratas, ratos e qualquer praga que pudesse atacar os celeiros. Assim, a correspondencia… Read more »
Muito chato postar um comentário neste site….. quase todos disseram o que eu gostaria de falar!
Mas, que bárbaro este pensamento do saudoso Artur da Távola, sempre o admirei muito.
Com esta demostração de amor aos gatos, acredito que ele deve ser cercado deles no mundo espiritual.
Parabéns, mais uma vez Acid pela genialidade com que você escolhe os temas deste site.
Há, tb quero casar com você!!!!
Love Cats é o nome de uma boa música do The Cure rs.
I love cats too rs. Mas, essa matéria junto com o link é para aquelas pessoas que gostam de ter animais de estimação inusitados rs. Quem quiser criar um morcego de estimção fique a vontade para aprender como rs.
“Uma australiana que trabalha há 20 anos voluntariamente resgatando morcegos está cuidando de 500 filhotes na sua própria casa.´´
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u553432.shtml
Falei que gatos amam Yoga e meditação…
http://www.youtube.com/watch?v=LnVXld9ZaE0&eurl=http%3A%2F%2Fswasthya%2Emarcocarvalho%2Ecom%2Famarre%2Do%2Dgato%2Dpara%2Dmeditar%2Dmelhor%2F&feature=player_embedded
=D
Simplesmente perfeito! Vivam os gatos! Tenho 5 amigões desses em casa, porque se parecem muito comigo: detesto bicho grudento (inclusive o humano)! O único problema com os gatos, e é por isso que muita gente não gosta deles, é essa maldita mania de compará-los com os cachorros. Ninguém compara um papagaio, uma tartataruga ou um peixinho no aquário com um cachorro, porque sabe que cada animal tem as suas particularidades. Mas basta falar em gato que a lógica é esquecida, e lá vem logo um inteligente repetir a insanidade de sempre: “prefiro cachorro”… Caraca, como é difícil entender que são… Read more »
Isso sim é uma “ode ao gato”
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/04/090406_guepardosml.shtml
Magnífico Post Acid!! Aqui em casa temos 12. Eu acho que a melhor trolha sonora seroa esta: http://www.youtube.com/watch?v=w0wnRo6TTEU Stray Cat Strut Oooooooh Black and orange stray cat sittin’ on a fence Ain’t got enough dough to pay the rent I’m flat broke but I don’t care I strut right by with my tail in the air Stray cat strut I’m a ladies cat I’m a feline casanova hey man that’s that Get a shoe thrown at me from a mean old man Get my dinner from a garbage can (spoken) Meow . Yeah , don’t cross my path ! I… Read more »
Eu nunca gostei de gatos, mas este texto foi um balde de agua fria, pois realmente, percebi meu lado que quer dominar e controlar as situações e por isto adoro cachorros. Vou ver os gatos de outra forma…Jung tinha razão.
scuba cat
http://www.youtube.com/watch?v=t5JI4xCf7kA
Os gatos são realmente animais enigmáticos. O olhar distante e movimentos que sugerem estar vendo algo que nos foge o espectro visível me intriga. Esses bichos despertar afeto e devoção nas pessoas, assim como outros animais domésticos. Mas se julgamos poder aprender tanto adotando esses animais, quanto o faríamos ao adotar um ser humano necessitado? Quanto nos pode ensinar esse bichinho enigmático e que não se comunica objetivamente comparado à um ser humano abandonado? Enfim, não critico que as pessoas amem os animais, mas não seria mais louvável amarmos seres humanos que vivem como animais?
osnofa
Vc tirou a foto do gata que eu tenho na loja ? hahaha
Texto porreta
Roberto
Nunca tive a menor vontade de ter gatos,nunca me motivaram por qualquer motivo em ter-los, contudo uma gata deu cria a cinco pequenos gatinhos e os abrigou dentro de meu forno a lenha em minha casa de veraneio em Bertioga, litoral de SP. Por sorte os vi antes de acender o mesmo. Agora eles já não estão mais lá e vivem fazendo das suas no quintal da casa, que vou fazer? Apesar de não termos afinidades, os alimento e até admiro seu espírito felino. Não me ressentirei se forem embora, apenas os respeito, afinal são criaturas, como nós: obras de… Read more »
Lilás: é vero, realmente observei – discretamente…rs…- que duas jovens que estavam sentadas ao meu lado estavam com os olhos lacrimegados; escutei alguns comentários na saída do cinema que corroboram a sua opinião. O filme me tocou bastante também. O cara consegiu mostrar como é possível mudar de opinião de forma natural, através da humildade do personagem que no início transbordava arrogância e prepotência, o que em parte afastou a família de seu convívio. Outro personagem que destaco é o padre. Ao invés de se enervar com as críticas ranzinzas do Clint, ele refletiu sobre as palavras recebidas e tratou… Read more »
Que bobagem Jonas. Cachorros também matam sem o intuito de se alimentar. Aliás, você já viu cachorro matar gato para comer? Aliás… você já viu gato matar gente? Eu já vi cachorro matar gente, crianças inclusive.
Eu já perdi a conta de com quantos gatos eu já convivi nos últimos 15 anos. Não concordo com a parte “mística” do artigo, mas quanto ao resto é bem isso mesmo, tirando uma ou outra rasgação de seda que me parece puro exagero, uma tentativa de “humanizar” as atitudes dos gatos (como se eles precisassem disso ahah).
A frase de Baudelaire que o Jorge citou (que eu desconhecia) resume perfeitamente a ojeriza generalizada em relação aos gatos. Inveja pura!
Eu tenho um gatinho há cerca de um ano… e ele é tudo isso pra mim… entendo tudo perfeitamente… seu relaxamento extremo, sua quietude e sua atenção comigo, me chamando sempre que fico longe muito tempo e me recebendo quando chego em casa, são um combustível inestimável pra eu aguentar as intempéries da vida que por tantos anos me deu surras. Curti o estilo poético do texto. Artur era um dos raros casos de bons e inteligentes políticos.
Eita… realmente, o autor do texto peca em subestimar outros animais em vez de ater-se somente à apreciação do gato, mas o faz decentemente bem pra retificar-se. E talvez seja um equívoco mas, ao encontrar paralelos de comportamentos humanos em animais e subseqüentemente criticá-los ou saudá-los, acho que estamos expressando nossas opiniões sem a culpa embutida de julgar a um outro ser humano. Assim, condenar aos gatos como inúteis eu presumiria ser proveniente de uma mentalidade demasiadamente focada em trabalho e compensação. Uma meritocracia extremista. Eu já aprecio o esforço mínimo dos bichanos, sempre calmos demais para mover-sem um centímetro… Read more »
Como sempre o Saindo da Matrix com artigos exelentes !! Muito bom =]
realmente, muito bom esse texto, como tds q tenho visto nesse blog até agora!!!
Sempre nutri um carinho especial pelos gatos, especialmente pelo motivo q foi dito: “Sim, o gato não pede amor. Nem depende dele. Mas, quando o sente, é capaz de amar muito. Discretamente, porém sem derramar-se. O gato é um italiano educado na Inglaterra. Sente como um italiano mas se comporta como um lorde inglês” PERFEITO!!!
Sempre venho ao site e assim como todos os outros textos, esse sobre os gatos está lindo. Nasci e cresci entre vários, e eles amam porque amam e não porque querem amar. Realmente, é uma lição que serve como exemplo para nossas relações. Parabéns mais uma vez pelo texto, e obrigada por exibir tais palavras aos seus visitantes.
pra quem come churrasquim de gato… tá ai. rsrrsss
Acid! Casa comigo!
Caro Acid, leio sempre os seus artigos com o maior interesse.
Gostaria de sugerir-lhe que visse o filme MILK de Gus Van Sant. Gostava de ouvir um artigo sobre o filme, ja que a mim me tocou (n por causa da sexualidade) mas sobre as causas, o modo de ver o mundo, o despertar interno.
Cumprimentos,
JF
o pior é que depois que se acostuma com a companhia deles, nunca mais se consegue viver sem!
ps: aqui em casa tem 1 gato e 5 agregados da rua…
Perfeito! Disse tudo, tenho dois gatos, é exatamente isso =D
Gato que brincas na rua
Gato que brincas na rua
Como se fosse na cama,
Invejo a sorte que é tua
Porque nem sorte se chama.
Bom servo das leis fatais
Que regem pedras e gentes,
Tu tens instintos gerais
E sentes só o que sentes.
És feliz porque és assim,
Todo o nada que és é teu.
Eu vejo-me e estou sem mim,
Conheço-me e não sou eu.
Fernando Pessoa
Muito bom o texto. Lembrei-me do gato que eu impingi, faz un bons anos, á custa de algumas lágrimas, aos meus pais. Chamei-lhe X (XIS). Fez-se gato livre, namoradeiro e caçador. Passava os dias na rua e, quando queria, vinha dormir e comer a casa. Esteve connosco 5 anos. Depois faleceu de cancer no fígado. Nada a fazer! Foi um grande desgosto. No final da sua vida, já com um tom amarelo, lançou-me um Miar “estranho”, Percebi imediatamente que me pedia para morrer sozinho. Fiz-lhe a vontade e aprendi uma lição! Nunca mais convivemeos com outro animal de estimação. Confesso… Read more »
Que homenagem bonita que vc prestou aos gatos, animal lindo, lindo. A natureza foi bem generosa nas formas do gato. Ele é gostosinho, cheirozinho, fofinho, dengoso,… enfim tudo de bom mesmo. Eu fui mae (adotiva) de uma gata siamesa, a Mila. Muito inteligente, nós brincavamos de esconde-esconde e pega-pega, é verdade (rsrs), ela me acordava de manha porque queria atencao. Ela conversava comigo e me respondia quando eu perguntava. Uma grande companheira e amiga. Tive que viajar por 6 meses, e a deixei na casa de minha mae até eu voltar. Quando voltei, elas estavam muito afeicoadas, e pra ninguem… Read more »
Nenúfar!
Mto interessante esse artigo msm.
–
–
“A natureza é um livro aberto.”
–
–
–
Ja ouvi dizer q gato gordo na verdade absorve as energias pesadas(raiva) do ambiente e transforma em gordura. Vou perceber como os gatos se comportam na minha presença pra ver qualé meu pobrema tá ligado? Tenho um chole e me arrependo de te-lo comprado, pois acho q cachorro nenhum fica feliz enclausurado numa casa praticamente o dia todo.
Os gatos assim como os cães escolheram os homens e não o contrário.
maravilhoso…é exatamento pelos mesmo motivos que eu sempre amei os gatos.
Eu tenho duas gatas 8D
Nós gatos, já nascemos pobres
Porém, já nascemos livres
Senhor, Senhora ou Senhorio
Felino, não reconhecerás
Tenho um gato que é um “bunda-mole”…
Fico muito triste quando ouço alguém de quem gosto, dizer que não gosta de gatos. E acontece sempre…
Nao tenho ódio, mas uma certa aversão a gatos.
Esta aí a explicação. boa !
Vai me ajudar a compreende-los
A Natureza é a melhor escola, mas estamos sempre a desprezá-la, ao canto da desantenção.
Pode ser gato, marreco, papagaio, macaco, lagartixta…
Podem ser as plantas, a terra, os ventos… Há tanta comunicação!
Tanto individualmente(em cada ser ou coisa), bem como um todo, a Natureza possui todas aquela infinitude de respostas aos nossos anseios, de acordo com a percepção de cada um.
Agora, justificar a Natureza à nossa forma de julgar, de ter, comparar, mensurar, possuir e etc. seria um desatino, acho, pois estaríamos nos separando dela mesma.
Dio mio… É interessantíssima a diversidade de opiniões e capacidade de polêmica q simples artigos, q podem nos tocar ou não, são capazes com quem sempre parece querer “brigar” por tudo e por nada… rs
Péssimo artigo, vc deve morar em apartamento neh? Pq se mora-se em casa saberia q os gatos são bixos nojentos q vem no seu quintal para deixar seus escrementos e sobem no seuu telhado para fazer verdadeiras orgias, gritando como um bando de drogados em uma festa com musica alta.
Acho q vc deveria rever seus conheitos sobre esses animaizinhos folgados q naum fazem nada de util em suas vidas, nem para obedecer o comando do seu dono q provem um abrigo e comida eles servem.
“Incrível a capacidade humana de querer julgar a tudo e a todos sem conhecer ou passar por determinada situação. Na realidade, passamos a vida julgando, até sem perceber, inconscientemente, tudo na defesa do ego.” Pedro… Cara do céu! Lendo o que você diz sobre gato eu me sinto um rato… Até gato pode se alimentar sem precisamente comer sua raçãozinha no potinho, ‘absorvendo energias no ar’… e eu não posso… talvez por realmente não conhecer o assunto de transformar energia em gordura, admito… mas não foi minha intensão julgar, fiz uma crítica ao texto, não a quem escreveu. Quem julgou… Read more »
Assim que cliquei no “publicar” lembrei dos insetos! daí fechei a janela mas mesmo assim o comentário foi publicado. Retificando: Sim, os canários também são assassinos!
Sr.Razão,o maior assassino desta humanidade é o próprio homem. O animal mata apenas para aplacar sua sobrevivência. O animal é instintivo, o homem mata por matar, é cruel!!!
Essas suas palavras me soam como de uma personalidade intolerante…
Canários não são assassinos. ;O ————- verdade. Por isso que os tão altruístas humanos (compaixão por todos -incluindo os não humanos- seres) têm de dar alimentos colorantes para os canários de gaiola. Falta-lhe os nutrientes que na natureza ele obtem em musgos, insetos (q creio morrerem), etc, etc. Qual o boi no pasto sendo alimentado pelos mesmos humanos, falta-lhe magnésio aos montes, o mesmo que ao humano que comeu o boi e só o boi, com arroz, feijão e batata frita, a ele tb falta magnésio no coração. e coração incompleto, na emoção e na carne, num tem compaixão por… Read more »
Canários não são assassinos.
;O
“Ja ouvi dizer q gato gordo na verdade absorve as energias pesadas(raiva) do ambiente e transforma em gordura.” Isso é verdade. Já conheci um exemplo e era exatamente isso que ocorria. E fica a pergunta novamente a quem falou que era “viagem”: você já teve um gato? CONVIVEU? Já viu isso? Estudou antes de julgar dentro dos seus PRÉ-CONCEITOS? (e precoceitos baseados em que, se você mal sabe do que está falando… Tem a cara de dizer que CONHECE MESMO esse assunto?) Incrível a capacidade humana de querer julgar a tudo e a todos sem conhecer ou passar por determinada… Read more »
Acima citaram “Exemplo de egoísmo”? As pessoas tendem a não saber diferenciar egoísmo de AMOR PRÓPRIO. (o que não implica em egoísmo ou falta de amor ao próximo, mas ama a si mesmo e então aos outros. Que verdade há no amor aos outros, se não se ama a si antes de todas as coisas, se não se tem um relacionamento sincero consigo?) E há aí uma grande lição, que os felinos sabem nos ensinar como nenhum outro animal. Por acaso quem escreveu isso já teve algum gato? Fica a pergunta. Ao “Sr. Razão”, se pela sua ótica gatos são… Read more »
Oi pessoal, quero compartilhar minha opinião:
Adoro animais (e a maioria dos posts do saindodamatrix), mas acho que forçou a barra.. mesmo com toda essa sabedoria, habilidades e evolução os gatos não deveriam ter uma contribuição mais vultuosa pro resto do cosmos?.. o que está ‘exposto’ é o contrário.. ele tem muito e divide pouco.. se vestirmos um gato com todas essas qualidades, ele passa sim mais um exemplo de egoísmo.. não dá pra fantasiar.. admitir que goste de gato sim, mesmo com todos seus defeitos é um ato muito mais sábio e fraterno do que tentar endeuzá-lo
“É fácil entender por que os gatos despertam sentimentos de antipatia nas pessoas. Um gato se mostra sempre bonito; sugestionando idéias de luxo, limpeza, e prazeres voluptuosos.”
– Charles Baudelaire
Belo texto. Inspirador… só perde para uma cena que vi num desses canais de bichinhos e que desde então coloquei no páreo das minhas experiências para se ter antes de morrer: era pois, um documentário sobre tigres siberianos. Imaginem, um gato de quatro metros, astuto e cheio de confiança de si, não parecendo dar a mínima para a camêra, que era aparente. Nevava. O contraste entre a criatura, de uma pelagem dourada e a neve era assombroso, refletia-se… de repente, diante da câmera e para orgasmo do repórter/explorador, a fera eleva-se com notável elegância e afia as unhas num tronco… Read more »
Realmente, o Artur da Távola conseguiu captar a alma do felino. Gato é isso, um ser independente, sutil, sensivel, doce. Faço parte de um grupo de pessoas que alimentam gatos abadonados nas ruas, por pessoas que compram esses animais e depois os jogam fora como se fossem objetos sem nenhuma utilidade. Eles são uns fofos! Há gatos de todos os tipos, os considerados de rua, como tb os de raça que, se comprados em loja, chegam a custar mais de R$ 1 mil. As pessoas esquecem que ali existe uma alma, um ser – aliás, um lindo ser. Como disse… Read more »
Sim sim.. os gatos são interessantes… mas só interessantes…
Eles também assassinam pássaros indefesos…
Tenho um amigo que cria pássaro de diversas espécies desde pequeno que ODEIA gatos e, quando criança, os matava com requintes de crueldade pois os felinos viviam comendo seus passarinhos. Vi um comentário aí em cima dizendo o seguinte:
“Ja ouvi dizer q gato gordo na verdade absorve as energias pesadas(raiva) do ambiente e transforma em gordura.”
Puta viagem!!! O bicho é um animal interessantissimo, mas é só um animal ainda.
Na verdade os gatos foram os únicos animais que SE domesticaram, por puro interesse por ratos e comida fácil 😛
Nesse documentário da National Geographic tem a história deles, rastreada desde o antigo egito com ajuda do DNA
http://rapidshare.com/users/9203IU/12
Aqui em casa sempre temos no mínimo uns 5 gatos por vez, sempre aparece um “ah, deixa ele ficar…” ou tem aquele filhotinho sapeca que não conseguimos dar.
E quando um morre ninguém segura, minha mãe, minha irmã, o “homão” do meu pai, todo mundo chora quando percebe o quanto cada um deixou um vazio, mesmo com a presença tão esparsa.
Meu pai aliás, pragmático e sério como é, adora conversar com eles. E eles respondem hein. Se não conhecesse melhor diria que são uns puxa-saco =P
Excelente artigo. Totalmente de acordo!