EXPERIÊNCIA DE QUASE MORTE

“Numa parada cardíaca, monitorando o cérebro, verá que a atividade deste cessa em até 8 segundos, e se desativa. A neurociência nos mostra que não há experiência sem função cerebral. Então, quando o cérebro para, toda a experiência cessa. Se por algum motivo não cessar, podemos afirmar que a mente e o cérebro não são a mesma coisa”.

Dr. Peter Ferwick; neurologista e neuropsiquiatra

O texto deste post foi transcrito a partir de um documentário do Discovery Channel:

O Dr. Michael Sabom, cardiologista de Atlanta, Georgia, afirma que, “se fosse possível fazer uma experiência de laboratório em que se pudesse levar alguém ao limiar da morte, ou até mesmo a morte, e trazer essa pessoa de volta e perguntar do que se lembra, o caso de Pam Heynolds seria o mais próximo dessa experiência”. Pam Reynolds tinha um grande aneurisma cerebral, na base do crânio. O primeiro neurologista que ela consultou não lhe deu esperança. Já o Dr. Robert Spetzler, neurocirurgião, contrariando os prognósticos, resolveu assumir o caso.

Ele descreve a cirurgia como muito delicada, pois:

1) A temperatura corporal do paciente seria reduzida, ficando entre 10º e 15º C.
2) O coração e respiração parariam.
3) A função cerebral cessaria (em até 8 seg. após a parada cardíaca), e todo o sangue seria retirado da cabeça.

A paciente tinha de estar clinicamente morta durante toda a cirurgia, inclusive sem qualquer atividade neural ou metabólica. Antes desse “trauma”, a paciente é anestesiada, suas vistas são cobertas e dispositivos são colocados no seu ouvido para monitorar o cérebro. A paciente é completamente coberta, exceto o crânio, área de intervenção.

Hoje a Sra Reynolds afirma recordar-se da preparação antes de entrar na sala. A próxima recordação dela é de um som gutural, como uma broca (de sala de dentista) e sentir o topo da cabeça formigando. Há aqui os costumeiros relatos de “efeitos especiais”, como luzes, sensação de leveza, paz, etc.

A coisa fica interessante quando ela descreve os instrumentos, bastante incomuns e específicos, usados pela equipe cirúrgica em sua operação. Ela presumira que abririam seu crânio com “uma serra”, mas descreve, com espanto, que usaram algo similar a uma furadeira, descrevendo ainda as brocas e caixa de ferramentas onde estas estavam guardadas. A pesquisa viria a confirmar que se tratava de uma mini-serra circular (segundo o relato oficial da cirurgia), de estética similar a uma furadeira. Relata ainda que uma das médicas falou que suas artérias (a da paciente) eram muito pequenas. “Parecia que eles estavam mexendo muito embaixo (virilha). Eu lembro de pensar: o que estão fazendo? É uma cirurgia no cérebro. Eles iam retirar o sangue das artérias femorais. Não entendi isso”. Também relata a conversa entre os cirurgiões que iriam ligá-la à máquina “coração-pulmão”, dentre outras, com precisão.

O Dr. Michael confrontou o relato da Sra Reynolds com o relatório oficial da cirurgia, correspondendo perfeitamente com o que ocorreu na realidade. Detalhe: existiam instrumentos que até o Dr. Michael desconhecia, por serem por demais específicos, descritos pela paciente. Um instrumento, que ela descreveu como uma “escova elétrica”, ele achou ridículo. Pediu uma foto para ver o instrumento e, espantado, percebeu que parecia mesmo com uma escova elétrica (o médico, Dr. Michael, não o conhecia, dada a natureza nada comum do objeto).

O Dr. Spetzler não acha possível que ela tenha visto os instrumentos cirúrgicos na sala de cirurgia: “A broca, por exemplo, estava guardada. Estava tudo coberto dentro das embalagens. Só abrimos as embalagens com o paciente dormindo para manter o ambiente estéril”. Sobre o que foi ouvido, ele afirma: “Nesse estado da operação ninguém pode ver ou ouvir coisa alguma. E me parece inconcebível que ela tenha ouvido. Fora isso, havia dispositivos em seus ouvidos. Seria impossível ela ouvir”. Ele ainda conclui: “Não tenho explicação para o que aconteceu. Não sei como aconteceu, considerando o estado fisiológico dela. Mas, já vi tantas coisas que não posso explicar que não sou arrogante a ponto de dizer que não pode ter acontecido”.

Um outro caso, relatado pelo documentário One Step Beyond, também do Discovery Channel (cujo trecho pode ser visto aqui, em inglês), envolve uma mulher cega (Vicky Noratuck) que se viu, pela primeira vez, numa mesa de operação… onde ela esteve clinicamente morta (e ela estava flutuando no teto e se reconheceu pelo anel de casamento).

bandeira da espanha Ler em espanhol (por Teresa)

Saiba mais:
Netflix – Vida após a morte;
Near-death experience in survivors of cardiac arrest: a prospective study in the Netherlands;
Life after Death Documentary (Full Series) com Tom Harpur (em inglês);
Discovery Channel – Experiência Fora do Corpo ou Projeção Consciente

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
90 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Lucas
Lucas
27 março de 2023 9:38 pm

3991. EQM de Mohammad Z 14/08/2015. EQM 16083. EQM não ocidental do Irã. Original em farsi, traduzido para o inglês por Amir. Um exemplo da minha revisão de vida foi quando eu era criança. Estávamos viajando de carro e paramos em algum lugar ao longo do caminho. Havia um rio não muito longe da estrada e me pediram para ir buscar um pouco de água em um balde daquele rio. Fui encher o balde, mas na volta senti que o balde era muito pesado para mim. Resolvi esvaziar um pouco da água para deixar o balde mais leve. Em vez… Read more »

Lucas
Lucas
19 janeiro de 2022 1:23 am

EQM – Vida Além

Neste canal traduzimos relatos de EQMs, Experiências de Quase Morte. Acreditamos que esses relatos podem dar pistas para descobrimos o que realmente somos e qual é a origem da consciência. Será que existe algo inacabável além das fronteiras do que conhecemos no plano físico? Será que algo em nós permanece vivo por toda a eternidade? Não temos todas as respostas, mas vamos em busca de ampliar nossa visão.

https://www.youtube.com/channel/UCOHXZqBN6WYNUiIe1KTUtJw/videos

Mcnaught
Mcnaught
14 janeiro de 2009 11:32 am

Blz Eduardo. No problem rs.

Terá essa complexbilidade afetado nossas mentes? Acredito que sim.

O fundo do mar é um mistério. O universo é um mistério e o cérebro humano é um deles. Um grande/imenso mistério.

Tb vejo o medo da morte como um freio de mão natural.

[]´s

Anônimo
Anônimo
14 janeiro de 2009 2:58 pm

Com auto-defesa ou não, o fato é que não existe medo da morte em si. Pelo menos aos seres humanos, o medo consiste em chegar no momento em que se morre e perceber que não viveu o bastante, que não viveu os amores que poderia ter vivido, que não cometeu as loucuras que poderia ter cometido. Há a auto-defesa porque esse é simplesmente um mecanismo instintivo do nosso aspecto animal. É o mecanismo que prevê que hora ou outra o cérebro e o corpo deixarão de existir. No entanto, o medo real é de chegar no fim da vida sem… Read more »

Neo Zaratustra
Neo Zaratustra
14 janeiro de 2009 2:59 pm

ah, quem escreveu o coment acima é o Neo Zaratustra.

Mcnaught
Mcnaught
14 janeiro de 2009 3:13 pm

Só para constar e não ficar repetitivo. Na dúvida, ás vezes, ler e reler. O medo da morte até existe pelo simples fato de que várias pessoas dizem:- Eu tenho medo da morte. Basta fazer uma rápida pesquisa ao seu redor. Esse medo da morte é tb o medo do desconhecido. Como citei acima. E a mente do ser humano álgumas vezes até fantasia a coisa vestida de mortalha e foice rs. Existe pessoas que não acreditam que algo continua depois da morte. Mesmo assim tem medo. Nasce e experimenta o medo. E na hora da morte se despede na… Read more »

Anônimo
Anônimo
14 janeiro de 2009 3:19 pm

Pôxa…saiu do forno hoje mesmo! Venha para a luz, Caroline! ———————————– “Vaticano aperta cerco contra pregadores de aparições” : “Católicos que afirmarem ter testemunhado “aparições” da Virgem Maria terão que se submeter a um voto de silêncio sobre o fenômeno até que ele seja devidamente investigado pelo Vaticano. (…) As supostas aparições passarão a ser examinadas por comitês de dioceses, formados por exorcistas (!), teólogos e psiquiatras(!) (…) O objetivo é atestar a saúde mental e descartar a ocorrência de delírios ou doenças de caráter histérico. (…)Serão investigadas alegações de aparições da Virgem Maria, de santos, de Jesus Cristo e… Read more »

Fausto
Fausto
14 janeiro de 2009 3:39 pm

Sim, muitas pessoas tem medo.

Mas não nascemos com medo da morte, o medo é adquirido, assim como tantos outro medos.

Anônimo
Anônimo
14 janeiro de 2009 3:59 pm

off topic

o comentário (notícia) que inseri acima, sobre o Vaticano, era pra ficar no tema “Lúcifer, Satanás e Demônios na Bíblia”

Daria pra arrumar? :p

Obrigado!

Wesley
Wesley
14 janeiro de 2009 4:27 pm

O amigo aí de cima comentou sobre o medo da morte, mas na minha opinião não é adquirido, vem do instinto básico de sobrevivência de todos os animais, inclusive nós. Hoje mesmo um simples engasgo, com alguns poucos segundos se oxigênio me fizeram lembrar que estou vivo, e que, principalmente, meu “setup” ( o inconsciente) ainda quer contiuar vivendo, apesar dos problemas da vida às vezes me fizerem pensar como seria morrer, e se isto seria melhor.

Helen
Helen
14 janeiro de 2009 4:37 pm

“Pessoas prepotentes ou com desvios de personalidade existem em todas as áreas.”
Opss…….tem toda a razão Fy.Ao dar minha opinião,esbarrei feio na arrogância.Concordo em número,gênero e grau.Existe em todas as áreas, a começar por mim mesma.
Queria destacar a postura equilibrada de humildade e acabei enfatizando o oposto.É questão do espelho……
Valeu!……….Abraços.

Anônimo
Anônimo
14 janeiro de 2009 2:52 pm
Anônimo
Anônimo
14 janeiro de 2009 1:40 pm

Esta parábola sobre “a lógica do escorpião” lembrou-me de um filme antigo…POLTERGEIST…e a cena em que uma voz diz:

– Venha para a LUZ Caroline!

e créu!

http://www.youtube.com/watch?v=8hQkBLrd1rE

kiabo azul
kiabo azul
14 janeiro de 2009 11:33 am

fy
Vc tem alguma religião, segue alguma doutrina ou filosofia?

kiabo azul
kiabo azul
14 janeiro de 2009 12:05 pm

especificamente

Fausto
Fausto
14 janeiro de 2009 12:15 pm

A solução é o tão difícil e tão necessário desapego. O que é bem diferente de ignorar, indiferença, esquecer …. === Não vejo o medo da morte como um freio de mão natural, mas sim o que é natural é a (in)consciencia da vida, do que temos que terminar o que viemos fazer neste planeta. O cérebro tem diversos mecanismos de auto-defesa incosncientes que visam preservar a nossa vida. Muitas vezes estes mecanismos atuam para o bem nos salvando de perigos quando estamos inconscientes (sonambulos, bebados, drogados, etc…), mas também como tudo no mundo tem o lado negativo, quando a… Read more »

Anônimo
Anônimo
14 janeiro de 2009 12:52 pm

“…Para o espírito a proximidade espiritual é tudo – a distância material não é nada.

Compreende, ó homem – e vai para onde quiseres!
Ama – e estarás sempre perto do ente amado…

Em todo o universo…
Dentro de ti mesmo…”

(do livro: De Alma para Alma – Texto: Adeus Alma Querida)

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
14 janeiro de 2009 12:52 pm

Tem os Lemmings, também, que se matam em bando para, supostamente, controlar a população… mas talvez não seja exatamente isso. Talvez eles tenham sua própria religião apocalíptica, ou talvez sejam depressivos, nunca saberemos… ou talvez seja só uma inaptidão de Deus, que não sabe jogar esse jogo direito.

Mcnaught
Mcnaught
14 janeiro de 2009 12:59 pm

Ué… não entendi rs. “O cérebro tem diversos mecanismos de auto-defesa incosncientes que visam preservar a nossa vida.´´ O medo da morte pode ser sim um deles. Você já notou que basta ficar com medo para que sua respiração mude? Muitas vezes associamos o corpo humano a uma máquina. O medo é um mecanismo de freio, o sinal amarelo de atenção. Lembra dos desenhos antigos quando um personagem ficava amarelo de medo rs? É a reação. É a maquina em funcionamento rs. A primeira experiência da criança é o medo. A última experiência do homem é o medo. Osho: O… Read more »

Anônimo
Anônimo
14 janeiro de 2009 1:13 pm

A LÓGICA dos “escorpiões” De uma parábola africana: O Sapo e o Escorpião Certa vez, um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio. O escorpião vinha fazer um pedido: – Sapo, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo?” O sapo respondeu: -Só se eu fosse tolo! Você vai me picar, eu vou ficar paralisado e vou afundar. Disse o escorpião: -Isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos. Confiando na lógica do escorpião, o sapo concordou e levou o escorpião nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio. No… Read more »

Fausto
Fausto
14 janeiro de 2009 1:32 pm

Com medo ou sem medo a auto defesa funciona. Entao para que ter medo?

Bono
Bono
14 janeiro de 2009 1:37 pm

Acho que essa sua parábola está pela metade. Eu lembro de uma parábola parecida com essa. Era um monge ajudando um escorpião a não se afogar, mas toda hora que ele ia salvar o escorpião ele era picado pelo mesmo, aí o monge companheiro disse: Você é louco, não sabe que é da natureza do escorpião te picar?, e o outro respondeu: Eu sei, e é a minha natureza salvá-lo.

E os escorpiões não se suicidam porque eles têm imunidade ao própio veneno.

lex
lex
14 janeiro de 2009 4:56 pm

NADA LEVAMOS!!!

Medo da morte???

Que se teria para levar.

O medo é de deixarmos de existir.

Pois no fundo não temos certeza de que continuaremos de alguma forma.

O medo da morte é a certeza de que não deixara de existir o mundo sem nós…

Leamdro Màrck
Leamdro Màrck
14 janeiro de 2009 5:49 pm

Sim, eu tenho medo da morte, medo de sentir dor, de sofrer, adoecer, tenho medo de deixar coisas inacabadas (mas sempre haverá coisas inacabadas), medo de não cuidar direito ou instruir direito aqueles que dependem de mim, (mas não há nada que eu possa fazer se isso tiver de acontecer), medo de deixar de fazer as coisas “mais importantes” (embora sempre haverá coisas importantes) e meu eu quer viver muito e bem, porque é esta a minha natureza comum… Mas essa mesma natureza me faz ter esperança, tanto que às vezes tenho dúvidas sobre a dualidade da natureza, se seriam… Read more »

Anônimo
Anônimo
24 dezembro de 2018 5:18 pm

Study Suggest Buddhist Meditators Can Learn and “Perfect” Meditation-Induced Near-Death Experiences

https://www.buddhistdoor.net/news/study-suggest-buddhist-meditators-can-learn-and-perfect-meditation-induced-near-death-experiences

Anônimo
Anônimo
25 dezembro de 2017 10:49 pm

Experiência de Quase Morte

Fundação de Pesquisa

http://www.nderf.org/Portuguese/index.htm

Anônimo
Anônimo
29 outubro de 2018 10:46 pm

Review of “Evidence of the Afterlife”

http://neardth.com/evidence-of-the-afterlife.php

Anônimo
Anônimo
23 outubro de 2017 9:25 pm

Results of world’s largest Near Death Experiences study published

https://www.southampton.ac.uk/news/2014/10/07-worlds-largest-near-death-experiences-study.page

Anônimo
Anônimo
23 março de 2019 7:03 pm

1235. EQM de Kathi B 14/10/2007 EQM 3339  Então, os pensamentos vieram à minha cabeça: que tipo de forma ou forma deixaria você mais confortável?’O que você quer dizer?’ Eu pensei de volta. Alguns exigem que eu tome a forma de um velho sábio, outros uma mulher e ainda outros um animal, todas de diferentes raças, idades, tamanhos ou espécies. E se você? Eu pensei sem hesitar ‘Humano’. Com isso, a luz começou a se separar simultaneamente em incríveis raios de cor e se intensificar em uma forma mais sólida. Quando a luz alcançou o estágio em que parecia uma forma humana, uma forma bastante genérica, como um biscoito… Read more »

Anônimo
Anônimo
27 janeiro de 2014 1:04 pm

Neurocirurgião de Harvard conta experiência de vida após a morte

http://www.youtube.com/watch?v=6ekwSHibFn0

Anônimo
Anônimo
24 agosto de 2018 8:56 am
Anônimo
Anônimo
8 março de 2019 8:58 pm

2321. EQM de Stanley P 9/11/2010. EQM 4598  Uma a uma, as almas foram atraídas para o universo físico, mas parecia haver uma natureza voluntária para a participação. Esta foi uma experiência extremamente interessante desde que eu testemunhei tudo desde o começo, formação de estrelas, etc. Mas como o universo físico evoluiu e como minha alma foi puxada para o universo eu pareci focar apenas na Terra, mas a vi e a experimentei um nível micro, com conhecimento simultâneo e completo de cada pedaço de terra, especialmente de qualquer coisa viva, incluindo os menores micróbios no solo ou no oceano. Agora é difícil lembrar a… Read more »

Anônimo
Anônimo
10 março de 2018 12:41 pm
Anônimo
Anônimo
1 março de 2018 10:07 am

9 evidências de vida pós-morte

A apresentação é do médico e cientista norte-americano Jeffrey Long, um dos maiores estudiosos do mundo em EQM (Experiência Quase Morte),  em entrevista exclusiva à APN. “Creio que as evidências são razoavelmente convincentes, para qualquer pessoa razoável, de que existe vida após a morte”, garante. 

http://portodenoticias.com.br/9-evidencias-de-vida-pos-morte/

Anônimo
Anônimo
11 maio de 2009 8:09 pm

nossa e simplesmente incrivel esse post … mais eu acredito que isso
possa acontecer sim

Wesley
Wesley
18 janeiro de 2009 3:17 pm

Acid, gostaria da sua opinião, ou de outras pessoas aqui sobre uma questão. A respeito do fato de vc dormir e sua alma sair do corpo, vagando por um plano astral. Ha alguns dias eu tenho tido essa experiência, de acordar, ver meu corpo mas não conseguir mover nenhum músculo voluntariamente. Só depois de um tempo que eu consigo mover. Perguntei a uma pessoa e ela me disse que isso pode ser causado por apnéia, falta de oxigênio nos tecidos, causando um efeito letárgico. Na verdade isso faz sentido. E se isso for verdade, quebra totalmente o misticismo de uma… Read more »

Fy
Fy
14 janeiro de 2009 8:02 pm

Kiabo,

Desculpe, só vi agora!

Especificamente [?]

De jeito nenhum!

Bjs

—————-
Helen,

Eu não quis dizer isto não; vc, com certeza deve ter suas razões rsrsrsrsrsr!

Ficar indignada não é prepotência não; às vzs faz um bem danado, além de promover mudanças!

Bjs

Luiza
Luiza
15 janeiro de 2009 1:45 am

eu falo como cientista: a ciencia nao prova o que nao pode provar. O metodo cientifico necessita de alguns pre-requisitos que as experiencias metafisicas nao conseguem cumprir. A propria psicanalise por exemplo, nao eh considerada uma ciencia, e sao grandes as criticas a Jung e Freud no que se refere ao metodo cientifico -nao estou me referindo ao que eles propuseram, mas sim como coletaram suas informacoes. Em relacao a espiritualidade eh a mesma coisa. Cientistas nao tem como medir por exemplo quanto de enrgia “chi” um pessoa pode emitir ou manipular, nao hah instrumento para tal. Existe muita gente… Read more »

Solius
Solius
15 janeiro de 2009 6:51 am
billy shears
billy shears
17 janeiro de 2009 4:18 pm

A maioria das pessoas vive neste
planeta uma “experiência de quase vida”. Tão ocupadas que estão em viver. Paradoxal. É. Viver não é uma ocupação: é um sentimento. Sentir o experimento da vida e vivê-la plenamente, com todas as suas contradições e exatidões. Viver. Viver apenas. Até a morte.

kiabo azul
kiabo azul
18 janeiro de 2009 8:00 pm

cara, na minha opnião vc teve projeção astral. Se vc acha q esse negocio de apneia faz sentido é só vc perguntar pros mergulhadores profissionais ou pras pessoas q trabalham prendendo a respiração ou q fizeram isso involuntariamente se isso aconteceu c/ elas. abraços

Eduardo Felipe
Eduardo Felipe
20 janeiro de 2009 3:44 pm

Wesley Isso acontecia comigo. Existem diversos relatos de muitas pessoas que passaram por isso, a maioria chama de “paralisia do sono”. É um estado onde vc fica totalmente paralisado, e geralmente com um sentimento de pânico. Acontecem outros sintomas, como um “zombido” forte e uma pressão em algum ponto do corpo. Acontece com você? Bom.. no meu caso logo depois desse estado é que acontece as projeções astrais, na minha opiniao, é um estado de “meia-consciencia” onde ela fica dividida entre o mundo astral e o físico. O interessante é que você conseguiu se ver fora do corpo, mas ainda… Read more »

Maruska
Maruska
22 janeiro de 2009 1:05 pm

Da BBC Brasil – 22/01/2009
“Médicos nos EUA ressucitam mulher congelada – Mulher de 25 anos, encontrada na neve, chegou ao hospital sem pulso e respiração. ”
http://noticias.br.msn.com/artigo_bbc.aspx?cp-documentid=17039934

Anônimo
Anônimo
14 janeiro de 2009 6:13 pm

Eu também!!!!!!!!!!

WR
WR
13 janeiro de 2009 6:13 am

Acompanho há uns meses o blog e resolvi comentar pela primeira vez: na minha opinião algum dia os cientistas ainda vão ter de admitir o sobrenatural como tão real quanto o natural, parecem alguns estar quase fazendo isso. Talvez estudos nesse campo mesmo ainda farão diferença na medicina. E talvez um dia parem de exagerar nos tratamentos convencionais, como ocorre com o câncer. Meio otimista, mas… possível.

Anônimo
Anônimo
13 janeiro de 2009 2:00 pm

A Universidade de Southampton, na Inglaterra, está iniciando o maior estudo já feito no mundo sobre experiências de quase-morte.

O AWARE (AWAreness during REsuscitation: consciência durante a ressuscitação) foi lançado pelo Projeto de Consciência Humana, uma colaboração internacional de cientistas e médicos que juntaram forças para estudar o cérebro humano, a consciência e a morte clínica.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL755340-5603,00-BRITANICOS+FAZEM+MAIOR+ESTUDO+DA+HISTORIA+SOBRE+PESSOAS+QUE+VOLTARAM+DA+MOR.html

TRINIT
TRINIT
13 janeiro de 2009 2:02 pm

NÃO É MEDO DA MORTE OU DO QUE CHAMAMOS DE MORTE.
É O MEDO DO DEPOIS DA MORTE QUE NOS APAVORA.
PENSAMOS EM TER, NÃO PENSAMOS EM SER, MAS QUANDO A MORTE NOS ARREBATA NADA LEVAMOS. E AI???

amebinhamarelinha
amebinhamarelinha
13 janeiro de 2009 2:36 pm

A morte… Embora o processo em sí assuste um pouco mesmo (qual tipo de morte me vitimará? Morrer será algo fisicamente doloroso?), o que penso da questão pode parecer muito simplista, mas para mim é apenas lógico… se houver apenas NADA após a morte do meu corpo, EU não estarei lá para lamentar, certo? Será a não-consciência e isso significa apenas nada. Se houver algo após a morte, provavelmente será um algo mais amplo, mais transcendente, pois deixaremos para trás os orgãos que nos permitem os sentidos comuns, passando a vivenciar o que houver no entorno de forma diferenciada. Estaremos… Read more »

Coringa
Coringa
13 janeiro de 2009 2:50 pm

O que é DESCONHECIDO, sempre provoca tensão ou medo.

====================================
Filme da hora:

Flatliners (Linha Mortal)
http://br.youtube.com/watch?v=6F8XXbVSbuc (sem legenda)

Cinco estudantes de Medicina resolvem fazer uma ousada experiência: atravessar a fronteira da morte e retornar para contar ao mundo o que acontece depois que uma pessoa morre.
Mortos, clinicamente, cada um, a sua vez, passa a vivenciar lembranças traumáticas do passado, antes de serem reanimados por seus colegas.Contudo, eles não contavam que, após atravessarem a barreira da morte, algo mais poderia regressar junto com eles.

italo
italo
13 janeiro de 2009 4:47 pm

e nenhuma palavrasobre o genocidio da Palestina..Putz

Maíra
Maíra
13 janeiro de 2009 6:10 pm

kiabo azul, baixou o nível, hein!
Acho que o sentido é outro, é a capacidade de ver o que está acontecendo no ambiente e não no interior das pessoas!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
13 janeiro de 2009 7:10 pm

O que é que eu vou falar sobre essa insensatez que já não foi falado, ítalo? Acaso minha opinião vai ajudar a parar essa estupidez? Ou alertar meus leitores para que reflitam e parem de apoiar extremistas dos dois lados?

kiabo azul
kiabo azul
13 janeiro de 2009 7:31 pm

eu baixei o nivel pra quem nao tem senso de humor, pois não xinguei ninguem. Agora os céticos tem cada idéia que eu não posso levar a sério.

Filipe
Filipe
13 janeiro de 2009 7:40 pm

A morte usa roupa preta e uma foice grande.
E ainda tem uma lista enorme cheia de nomes.

Agora falando sério, será mesmo que é possível essa onda de mente ser uma coisa e cérebro outra?! Interessante.. nunca tinha pensado sob essa perspectiva.
A primeira impressão é que tudo que pensamos é processado pelo cérebro.

Elielson
Elielson
13 janeiro de 2009 1:52 pm

Os vícios vão além da vida. A virtude vai além da vida. É confotante saber que não estaremos mortos-vivos. É desconfortante saber que assim poderemos pensar estar vivos. Conseguimos com alguma dificuldade desenredar a mente no onirico, contando porém com o corpo.(particula de direcionamento orgânico) Se no outro lado o efeito temporal ainda corre, é uma chance de desenredar nossos espectros dos conceitos aos quais fomos submetidos enquanto vivos. Porém se a faculdade cerebral residua-se na essência, as formas finais de uma existência podem junto com os outros espectros não mais conseguirem a libertação da forma. Por enquanto é melhor… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
13 janeiro de 2009 12:09 pm

Quer dizer então que se o médico peidar na cara do paciente em coma, este vai ver a cor, a textura, a expessura e o comprimento do coco no furico do medico. Pois como se diz: “O peido é o aviso do trem q o coco já vem.”

Eduardo
Eduardo
13 janeiro de 2009 7:14 am

Advirto q sou leigo e q esta é a minha interpretação para o caso… Já vi na internet, se não me engano no hypescience, q é possível converter imagem em som e vice-versa… e tb cheiro em imagem… pois bem… e se nós humanos tivéssemos esse “sentido” despertado em algum momento específico, como por exemplo em coma?… de fato, qnd estamos privados de certos sentidos, como a visão, somos forçados a aguçar a nossa audição… lembram-se dakele garoto q escuta como um sonar pra se desviar dos obstáculos? Talvez, qnd um paciente está em coma, seus sentidos auditivo e olfativo… Read more »

Matt
Matt
13 janeiro de 2009 9:01 am

Eduardo, sua colocação é muito interessante e pertinente. Mas para isso que vc falou acontecer numa experiência de quase morte o cérebro deveria estar funcionando num limiar tal que permitiria conexões sinápticas realizarem esse processo de “conversão” de sons em imagens. Mas num estado de coma profundo isso seria improvável. Todavia sua observação foi muito interessante e é algo para ser considerado e estudado.

WR
WR
13 janeiro de 2009 9:30 am

A colocação de Eduardo me lembrou o fato de que eu já sonhei com sons que ocorriam ao meu redor, criando pra eles explicações curiosas como a que, ao ouvir música pela TV, sonhava que estava com um aparelho de música perto de mim tocando, e por alguma razão não consegui desligá-lo até acordar e perceber que o som não era do sonho, era externo.
Já sobre pessoas cegas lendo com outros órgãos até.

fremen
fremen
13 janeiro de 2009 11:08 am

Isso é real
Tive um caso semelhante na família.

Anônimo
Anônimo
13 janeiro de 2009 11:16 am

HA MAIS COISAS ENTRE O CÉU E A TERRA DO QUE SUPÕE NOSSA VÃ FILOSOFIA – HAMLET
(WILLIAN SHAKESPEARE)

fremen
fremen
13 janeiro de 2009 11:20 am

Ele sabe mais do que diz na entrevista…

Schumacher sentiu o coração parar

O heptacampeão mundial de Fórmula 1, Michael Schumacher, disse, em entrevista à televisão alemã, que sentiu o seu coração parar quando sofreu o acidente no Grande Prémio de Inglaterra, em 1999

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1071086

Lesath
Lesath
13 janeiro de 2009 11:29 am

Por que tanto medo da morte?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
13 janeiro de 2009 11:41 am

Por que tanto medo de não se debruçar sobre e analisar o que chamamos de “morte”?

Fausto
Fausto
13 janeiro de 2009 11:48 am

Amit Goswami diz que a morte é o maior evento na vida de um ser humano, casamento, filhos, trabalho, tudo é desprezievel perante a grandeza da transformação da morte.
Sendo o evento mais importante de nossas vidas devemos nos preparar sempre para a morte, como vamos morrer, o que vamos fazer quando ela chegar.

álisson da hora
álisson da hora
13 janeiro de 2009 8:17 pm

Concordo com Trinit…no além estamos mais nus, aqueles que sabem(verdadeiramente)mais do que nós, podem ver nossos pensamentos mais íntimos, nossos crimes, nossos preconceitos…isso nos apavora, a nudez absoluta…

Fy
Fy
13 janeiro de 2009 8:23 pm

Ítalo,

Vou pegar carona no Acid:

Insensatez
Estupidez
Extremistas.

Again…

kiabo azul
kiabo azul
13 janeiro de 2009 8:34 pm

italo é como diz buda, qdo foi questionado por uma pessoa se ele não se incomodava c/ as guerras e os problemas do mundo sendo q ele(buda) estava sentado meditando numa arvore e c/ um leve sorriso. Buda disse: qdo um paciente esta doente, o medico precisa se deitar na cama e sentir a mesma dor do paciente p/ cura-lo? Por acaso o medico precisa gritar de dor e se contaminar c/ a doença p/ curar o paciente? Quanto mais saude e integridade fisica-mental um medico tiver, mais capacidade de curar ele vai ter e é exatamente isso que eu… Read more »

Fy
Fy
14 janeiro de 2009 7:37 am

Eu tenho uma forma de pensar diferente sobre os médicos ou qq cientista. Talvez seja a forma como entendo o “ divino”; – não posso compreendê-lo se estiver sujeito a algum dogma ou aparente mistério; [“aparente” pq corre o risco de ser desvendado]. Não acredito q Deus, da forma como o tenho dependa da minha ignorância. Ao contrário: qto mais mistérios desvendados, qto mais a Ciência avança; mais me admiro e mais magnífico ele se torna. A atitude da Ciência neste sentido não pode e não deve ser limitada por nenhum tipo de fronteiras. O medico, assim como qq outro… Read more »

Leamdro Màrck
Leamdro Màrck
14 janeiro de 2009 7:48 am

“Sei que tudo isso é muito pessoal, mas talvez estes apontamentos sirvam para comentários e observações de mais alguém.” Muito bom seu comentário amebinha, também penso que a morte seja uma libertação, se for o nada sem consciência, estaremos sim livres da dor, e do apego, mas se for algo continuo, Estaremos talvez numa outra etapa… Acho que minha opinião hoje esteja um pouco afetada pelos acontecimentos dos últimos meses, então será extremamente pessoal. Tive algumas perdas bem significativas no ano passado, embora elas sejam naturais e sem novidades nesta altura da vida, ambas me tocaram em especial por suas… Read more »

Seeker
Seeker
14 janeiro de 2009 8:03 am

Eu acredito no conceito de “mônada quântica” levantado pelo dr. Goswani. Uma hipótese a ser avaliada sobre o caso relatado no post seria a do desprendimento da “mônada quântica” do paciente que teria acessado um plano sutil e entrado em contato com o horizonte de eventos que estavam relacionados àquela realidade. Como se essa tal “mônada” estivesse, cética, quanto à real necessidade de se desprender da estrutura física a qual estivesse relacionada até então e ainda estivesse colhendo experiências dentro daquela realidade. Penso também que dentro do horizonte de eventos possíveis para a experiência do paciente e médicos envolvidos, em… Read more »

Leamdro Màrck
Leamdro Màrck
14 janeiro de 2009 11:08 am

Isto é tão vivo e tão claro q me faz ter a certeza de q …é mesmo…, uma outra etapa . “Mas penso, como será pra cada um?” De fato perdas são doidas até para o mais esclarecido, sela lá o que for ser esclarecido, pode-se não se rebelar, se conformar, aceitar e até ficar feliz pela libertação do ente que se foi. Mas a saudade, as lembranças, e o aprendizado fica(que bom). O importante é lidar com isso por questões que estamos cansados de saber, não fazer da tristeza um estado constante, deixar o “morto” em paz, não adoecer… Read more »

Seeker
Seeker
14 janeiro de 2009 8:17 am

Eu me lembro quando criança, devia ter uns seis anos, em um Domingo qualquer na casa de meus avós, estava folheando uma National Geographic quando me deparei com a foto de um esqueleto semi-enterrado. Dava para ver suas mãos junto ao crânio em uma posição natural, como se estivesse dormindo mesmo. Nas mãos ainda estavam os anéis junto aos ossos e a composição da cena me fez chorar no colo do meu pai a tarde inteira. Eu lembro de repetir para ele que eu não queria morrer, soluçando… eu havia compreendido que a experiência depois da morte era muito diferente… Read more »

Eduardo
Eduardo
14 janeiro de 2009 11:19 am

Mcnaught, só uma resalva: nós não somos os únicos a cometer suicidio… há relatos de golfinhos deprimidos tentarem a todo custo encalhar em praias para tirar a própria vida… Lembrando q os golfinhos têm uma mente quase tão complexa qnt a de nós humanos… Terá essa complexbilidade afetado nossas mentes? Sabe-se q o cérebro de um suicida é diferente de uma pessoa normal… não vou citar quais áreas do cérebro são afetadas pq não kero cometer enganos… mas, há áreas específicas do cérebro de um suicida q agem diferente… Talvez, devido a essa complexibilidade cerebral, nossas mentes são afetadas por… Read more »

Fy
Fy
14 janeiro de 2009 9:37 am

Leamdro, Antes de mais nada, parabéns e obrigado pelo coment. “…mas se for algo continuo, Estaremos talvez numa outra etapa…” Amebinha Tb perdi pessoas queridas q considero admiráveis. Sei q é mto difícel este encontro desavisado [sempre] com a morte, e por mais q agente fale e se transcenda em busca de uma explicação, a dor é forrrte! Eu perdi meu pai na adolescência; q já é uma fase complicada pra todo mundo; e q eu acho mais ainda para as meninas. E, com tanta complicação entre pais e filhos, eu tive o privilégio de ter um pai mto bacana.… Read more »

Fausto
Fausto
14 janeiro de 2009 9:50 am

Muitas pessoas não se recuperam da perda de entes queridos.

Que bom seria se fossemos educados desde cedo a encarar a morte como os hindus.

Mcnaught
Mcnaught
14 janeiro de 2009 9:52 am

Para não estragar citando o nome do filme, vou citar apenas o que acontece. Conforme os estudos feitos no cérebro, o que realmente nos impede de cometer suícidio, se matar, tem haver com hormonios e/ou substancias fabricadas no próprio cérebro. Não sei explicar ao certo, só sei que no filme explica. Lembrando que os americanos adoram fazer filmes baseados em acontecimentos verídicos. E no que anda acontecendo na ciência. Como por exemplo um filme atual: Awake – a vida por um fio. Filme baseado em fatos / estudos reais sobre casos onde a anestesia geral não “pega´´ e o paciente… Read more »

Eduardo
Eduardo
14 janeiro de 2009 7:33 am

Kiabo azul… enfim concordamos em alguma coisa, citando seu último post… kkkkkkkk

Eduardo
Eduardo
14 janeiro de 2009 7:30 am

Pegando carona no assunto da amebinhamarelinha…
Não há comprovação científica para o caso… porém, acho mais provável q consigamos, por via da hipnose, relembrar coisas eskecidas do nosso passado (não antepassado, se é q isso exite). Acho essa uma condição mais realista…
Há casos em q a pessoa chegou a lembrar de qnd estava no útero… Mais uma vez… kem sabe essa pessoa não ouviu ou sentiu algo no ambiente q o fizesse imaginar isso?…
Enfim, coisas da nossa mente complexa… acho tudo isso um mero “erro da matrix”… kkkkkkk

kiabo azul
kiabo azul
13 janeiro de 2009 8:38 pm

O cara é phoda né? rsrs “O mundo não é um problema mas o seu relacionamento c/ o proximo é um problema e esse problema multiplicado por milhões forma o problema do mundo.” Desconhecido





PS: Sou meio cara de pau por citar isso pois acabei de ironizar os céticos:( que puxa…

Fy
Fy
13 janeiro de 2009 8:51 pm

Um pouquinho de nosense pra lembrar que pior que morrer de morte de verdade, é morrer em vida: Passados Mal Mortos Um louco perguntou-me, na rua, se podíamos matar os passados em agonia. “Sabe, como aqueles doentes que vão à Suíça morrer, porque deixaram de ouvir as horas. Há uns tempos, encheram as veias de um amigo com o sangue de uma mulher que ele amava. Quando recuperou, queria matar esse passado, mas ele corria-lhe nas veias, entende? Um dia, encontraram-no morto, na porta daquela capela abandonada, que tem um relógio sem ponteiros. Sabe? Abriu os pulsos para remover aquele… Read more »

Coringa
Coringa
13 janeiro de 2009 9:34 pm

Sincera reflexão sobre a morte:

“Não que eu esteja com medo de morrer. Apenas não queria estar lá
quando isso acontecesse.”
(Woody Allen)

rs

Alemac
Alemac
13 janeiro de 2009 11:24 pm

Como sempre.. muito bom.
Me chamou a atenção a última parte, sobre a cega. Sempre tive curiosidade sobre as pessoas que nascem cegas e suas experiências espirituais…. mas quase não encontramos relatos sobre isso.

Fellini
Fellini
14 janeiro de 2009 2:00 am

Oh morte, tu que és tão forte,
Que matas o gato, o rato e o homem.
Vista-se com a tua mais bela roupa quando vieres me buscar
Que meu corpo seja cremado e que minhas cinzas alimentem a erva
E que a erva alimente outro homem como eu
Porque eu continuarei neste homem,
Nos meus filhos, na palavra rude
Que eu disse para alguém que não gostava
E até no uísque que eu não terminei de beber aquela noite…

http://www.youtube.com/watch?v=XDPh7duYiqM

P.S.Pô! tão querendo descobrir o segredo da morte, é? Ela vai ficar puta e morrer de raiva.

Helen
Helen
14 janeiro de 2009 12:14 am

Casos parecidos com esse tem sido cada vez mais divulgados nos últimos tempos.Isso é sempre interessante,pois nos motiva a pesquizar e ampliar as possibilidades do conhecer e do saber. Quanto a postura do Dr.Spetzler,só posso aplaudir: Bravo Dr.Spetzler!!!!!Em uma classe(médica)onde a arrogância e a prepontência nos oferece a todo momento exemplos de “deuses”,donos absolutos da verdade e do saber a desfilar egos inflados e negando evidências óbvias,o senhor se detaca como uma das honrosas exceções, quando tem a coragem de declarar: “Não tenho explicação para o que aconteceu.Mas já vi tantas coisas que não posso explicar, que não sou arrogante… Read more »

João Celidonio
João Celidonio
14 janeiro de 2009 12:14 am

Morte? q q é isso?
não lembro da ultima vez que eu morri não, portanto não deve ser nada disso que todo mundo pensa!

amebinhamarelinha
amebinhamarelinha
14 janeiro de 2009 4:35 am

Derivando um pouquinho do assunto (mas ainda razoavelmente dentro do foco): Seria interessante nos lembrarmos de que, além das experiências de quase morte (com vasta literatura publicada sobre o assunto) há também a questão da regressão às vidas passadas. Estes experimentos,na maioria dos casos, também citam este interlúdio entre as ditas vida e morte, quando o paciente vai descrevendo a questão da luz, das sensações, dos encontros telepáticos ou presenciais. EU SEI que há muita picaretagem e oportunismo na área, mas há trabalhos mais sérios que podem ser bem interessantes de se ler, como os do Brian Weiss. Abraços de… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
14 janeiro de 2009 7:07 am

se não tivessemos medo da morte, o primeiro problema na nossa vida seria o suficiente p/ nos matarmos. Taí um lado positivo do medo.

Fy
Fy
14 janeiro de 2009 10:24 am

Fausto,

O tempo , a vivência, a compreensão (byAmebinha) das coisas faz com q agente supere muiiiiita coisa. Até pq a vida é viva e, cheia de coisas maravilhosas ou q podem ser transformadas.

Mas não há como recuperar uma perda. É preciso aprender a conviver com isto ou, melhor, sem isto.

Mas o q eu quis dizer é q acredito q de alguma forma [neste caso, através das emoções]; as mentes, ou espíritos ou almas, como quiser; se conectam.

E pq não? Se o mesmo acontece (dealgumaforma) com nosso corpo e nossa mente?

Bjs

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.