ANÁLISE DO CD ELVIS 2ND TO NONE

Comentários sobre a remasterização das músicas e comparação com a de outros álbuns.

elvis 2nd none banner

Ao contrário do 30 #1 hits, dessa vez há quase uma totalidade de remasterizações excelentes. Vale a pena adquirir o CD.

elvis sun thumb01 – That’s all right Mama – Uma das poucas decepções. No CD The Sun Sessions está com uma qualidade melhor…

02 – I forgot to remember to forget – Trabalho maravilhoso, digno de menção! Mas em 2010 saiu a coletânea Elvis 75 The Anniversary Collection com uma remasterização melhor.

03 – Blue suede shoes – Voz dentro de uma caixa, sons dos instrumentos abafados. Prefiro a do CD The Essential Collection.

04 – I want you, I need you, I love you – Deixaram a voz um pouco mais grave, e mais alta que a música (novamente), só que neste caso funcionou melhor que a original.

05 – Love me – Praticamente idêntica a do CD The 50 Greatest Love Songs, com a diferença de que este está um pouquinho só mais agudo.

06 – Mean woman blues – Perfeito

07 – Loving you – Ainda tem muito ruído de fundo, mas é a melhor versão até agora.

08 – Treat me nice – Perfeito

09 – Wear my ring around your neck – Por incrível que pareça a versão do CD Artist of the Century é MUITO melhor.

10 – King creole – Estranho, mas no CD Elvis 2000 (Best Of The King) a voz de Elvis está mais nítida e poderosa.

11 – Trouble – Perfeito

12 – I got stung – Perfeito

13 – I need your love tonight – Maravilhoso!

14 – A mess of blues – Perfeito

15 – I feel so bad – Perfeito

16 – Little sister – Perfeito pra época do lançamento, mas em 2007 saiu o The Essential Elvis Presley com uma versão melhor.

17 – Rock a-hula baby – Bom, mas em 2010 saiu uma versão melhor com The Complete Elvis Presley Masters.

18 – Bossa nova baby – Perfeito

19 – Viva las Vegas – As outras versões são tão ruins que essa ganhou… poderia ser melhor. A separação do som espacialmente não funcionou… criou um vácuo no centro, onde fica só a voz de Elvis. Estranho.

20 – If I can dream – Mais uma que sofre do “mal 2nd to none“: voz acima dos instrumentos. E como este master não possui uma voz muito clara (por ter sido gravado ao vivo) o som fica meio chapado, sem o “punch” nem da voz nem da orquestra (o wah wah que acompanha Elvis e é praticamente a assinatura da música fica quase oculto nesta versão!). Felizmente saiu em 2008 o The Complete ’68 Comeback Special com uma excelente remasterização dessa música.

elvis romantico thumb21 – Memories – Perfeito

22 – Don’t cry daddy – Remasterização da voz perfeita, mas novamente não souberam manter o balanço voz/instrumentos, que no original estavam no mesmo nível, agora estão sobrepostos pela voz de Elvis (o baixo praticamente sumiu!). Estranho que eu esteja reclamando disso, já que a voz de Elvis é linda, mas descaracteriza a música do jeito que Elvis a queria gravada, já que ele também era produtor e dizia que queria a voz dele misturada (blended) com a música (e particularmente eu prefiro assim). A versão do The Essential Elvis Presley corrige isso e está perfeita.

23 – Kentucky rain – Novamente o mal se manifesta… se você gosta do coral de fundo e dos metais poderosos, fique com o original. Ah! E nesta versao retiraram o enorme eco que tinha na voz de Elvis (não sei como o fizeram, mas foi um feito tecnológico e tanto, que seria melhor apreciado por mim se eu não gostasse tanto do efeito que o eco dá na voz dele…)

24 – You don’t have to say you love me – O acompanhamento do piano está mais audível, o que torna a melodia mais bonita ainda. Mas a voz dele no CD The 50 Greatest Love Songs está mais encorpada. No final das contas eu prefiro a versão da coletânea Love, Elvis.

25 – An american trilogy – Hino pessoal definitivo de Elvis Presley. Esta música retratava de forma magistral todos os valores significativos da vida do cantor. Esta canção na verdade é a reunião de três tradicionais músicas: “Dixie”, “The Battle Hymm of Republic” e “All My Trials”. O conteúdo de suas letras louvam o sentimento confederado do Sul dos EUA durante a guerra civil e o aspecto religioso de sua cultura. Neste remaster eles realçaram os agudos, deixando a voz de Elvis um pouco mais clara, mas ao custo de perder aquela entonação grave característica dos anos 70, e um imenso chiado no fundo. Eu tenho uma versão muito melhor, sem os chiados, mas não sei de qual CD é.

26 – Always on my mind – Boa remasterização da voz, mas péssima separação dos instrumentos. Ainda prefiro a do álbum The 50 Greatest Love Songs. Tem também uma outra versão que é musicalmente diferente, do álbum The Collection [RCA], que tem mais arranjos.

27 – Promised land – Essa versão praticamente destruiu os metais e a guitarra em favor da voz de Elvis. Ouçam a versão do The Ultimate Collection e aumentem o volume. Rock n’rooooll!!!!

28 – Moody blue – Voz mais fina = ruído de fundo. Melhor a versão do CD The 50 greatest hits.

Veja também:
Análise do CD Elvis 30 #1 hits

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
monica
monica
30 novembro de 2007 11:44 am

Descobri que Elvis existe a pouco tempo e estou apaixonada, so penso em Elvis, so escuto Elvis, to ficando doida! Escreva mais sobre ele. Parabens pelo blog!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
30 novembro de 2007 12:14 pm

Olá, Monica! Bem vinda ao mundo dos Elvismaníacos. Você vai passar um bom tempo da sua vida ouvindo Elvis, já que ele tem mais de 700 musicas espalhadas por aí, sem falar nas versões diferentes uma das outras. Comece a caçada na internet!

Blogue da Magui
Blogue da Magui
1 dezembro de 2007 3:48 pm

Se Elvis estivesse vivo morria de raiva.Ele tinha horror que mexessem na música dele e só autorizava publicar o que aprovava. Crime, falta de respeito.Um cara que nem viveu na época do elvis mexer no que ele fez.É intocável.Agora estão fazendo foto shopping até das fotos.Crime, crime , crime.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
1 dezembro de 2007 8:24 pm

Existe um pequeno problema com os grandes mitos da música: Eles MORRREM e não podem continuar supervisionando suas gravações, enquanto suas músicas permanecem atuais e com público ansioso por ouvi-las nos seus equipamentos de som de ultima geração. E a tecnologia evolui (nem sempre pra melhor, como é o caso do MP3, que piorou a qualidade do som em nome da portabilidade). O fato é que existem tecnologias pra retirar chiados, estalos, defeitos de projeto do estúdio (que afetam a qualidade do som) e defeitos de captação mesmo. O que fizeram com os Beatles no CD foi considerado crime pelos… Read more »

PEDRO
PEDRO
5 julho de 2009 8:38 pm

Quanto a essa questão da remasterização,eu acho que utilizar os recursos tecnológicos para tirar o chiado e os estalos é um direito dos fãs,mas eu acho que utiliza-los para alterar a voz ou o tom do artista é um crima e uma violação do trabalho do artista.
ABRAÇO!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.