DÍZIMO

Estava eu navegando pelo Youtube nos vídeos de pastores da Igreja Unversal (pra preparação do post sobre Hitler) quando encontro um vídeo bem informativo, onde um indignado cidadão Português “responde” ao Pastor (sim, eles estão invadindo Portugal) com textos escritos no vídeo onde pedem o dízimo. O que eu não sabia (e provavelmente muito fiel não sabe) é que o dízimo não tem nada a ver com dar dinheiro para Deus (ou seus “representantes”).

Resposta ao imPostor Marcos da IURD…

Aqui vai o trecho do Deuteronômio, onde se estabelece de fato o que é o Dízimo:

Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que cada ano se recolher do campo. E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus por todos os dias. Mas se o caminho te for tão comprido que não possas levar os dízimos, por estar longe de ti o lugar que Senhor teu Deus escolher para ali por o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado; então vende-os, ata o dinheiro na tua mão e vai ao lugar que o Senhor teu Deus escolher. E aquele dinheiro darás por tudo o que desejares, por bois, por ovelhas, por vinho, por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; comerás ali perante o Senhor teu Deus, e te regozijarás, tu e a tua casa. Mas não desampararás o levita que está dentro das tuas portas, pois não tem parte nem herança contigo. Ao fim de cada terceiro ano levarás todos os dízimos da tua colheita do mesmo ano, e os depositarás dentro das tuas portas. Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), o peregrino, o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda obra que as tuas mãos fizerem.

Deu 14:22-29

Ora vejam vocês! O Dízimo é uma festança em homenagem a Deus!! Não tem anda a ver com dar dinheiro / animais pra Igreja (ou pra NINGUÉM!), nem 10% de tudo o que você ganha! A separação entre dinheiro e comida está bem clara no texto bíblico! É sim um banquete, uma celebração de alegria (e “temor” a Deus… o Velho Testamento adora isso, fazer o que?) e que ainda contém uma lição de moral: reparte um pouco do que tu tens com quem não tem parte contigo. Aliás, me pergunto se a celebração da Santa Ceia por Jesus (onde se reparte o pão e o vinho) não é baseada nessa cerimônia do dízimo…

Não sei como os Evangélicos, um povo que se orgulha de verdadeiramente estudar a Bíblia (e estudam mesmo!) caiam na interpretação desses Fariseus, a ponto de comprar CONTRATOS COM DEUS (onde já se viu?!) em que os pastores dão autenticação (!!) no contrato com o símbolo da cruz!!

Contrato de compra de terrenos no céu! Igreja unversal

Felizmente nem toda Igreja Evangélica é dizimista, pois existem aquelas que se apegam à palavra de Paulo de Tarso, em Coríntios 2:

Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra; conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça. enquanto em tudo enriqueceis para toda a liberalidade, a qual por nós reverte em ações de graças a Deus.

2Co 9:6-11
0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
78 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
jorge
jorge
14 janeiro de 2012 4:54 pm

que bençao DEUS nos dar a oportunidade de contribuir com o estabelecimento do reino de DEUS aqui, e como funciona ,as igrejas multiplican se e a palavra de boa nova e falada;agora se alguem faz mal uso disso tem um severo juizo pela frente ;ah ecomo funciona qndo a gente entrega com amor, realmente DEUS honra abraços e caminhem para DEUS pois ELE e fiel e justo e qualquer esforço realizado sera retribuido com peso de gloria nao desistao ELE esta bem perto osculo santo.

H K Merton
H K Merton
15 maio de 2007 1:46 pm

Esse é clássico:

http://www.youtube.com/watch?v=o0iQji3nhqk

😈 😈 😈 😈

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
7 maio de 2007 11:55 pm

à vontade. basta citar a fonte.

Roberto
Roberto
7 maio de 2007 11:34 pm

Matéria sensacional. Posso publica-la em meu blog?

Gustavo
Gustavo
5 maio de 2007 3:03 pm

Não critico dar dinheiro a Igreja, mas distorcer o que realmente é o dízimo. É mais um dos antigos rituais do velho testamento. Lembra dos sacrifícios de animais como em Êxodo? Então, tem também o ritual pra comida e este se chama dízimo. Jesus quando invadiu o templo e derrubou as bancas de cambistas que vendiam dentre outra coisas pombas, acabou com os rituais antigos descritos em Êxodo 29:11-77 e em Deuteronômio 14:22-29, rituais de oferenda de animais e de comida, sem mais nenhum propósito! O que Jesus pede é misericórdia, não mais sacrifícios. Claro você só aceitará que isso… Read more »

Paulinha
Paulinha
5 maio de 2007 2:38 pm

Uauuu! Concordo!!
Dinheiro também é energia e a relação que temos com o nosso dinheiro precisa ser avalida também.
Como damos e como recebemos? Então…tudo a ver com espiritualiade, não é? 🙂

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
5 maio de 2007 12:07 am

Dinheiro e Espiritualidade “O dinheiro é uma tentação perigosa, e quem não estiver consciente desse perigo permitirá que a idéia do dinheiro e o desejo de possuí-lo ofusquem o seu céu interior. Forma-se, então, uma espécie de cortina que impede que a luz celeste penetre nele. Por isso, coloquem o dinheiro no bolso, em uma gaveta, em um cofre, coloquem-no onde quiserem, exceto na sua cabeça ou no seu coração, senão ele se tornará o seu patrão e vocês, o seu escravo. Se vocês forem o patrão, ele os obedecerá, e farão muitas coisas boas. Mas se o patrão for… Read more »

Anônimo
Anônimo
4 maio de 2007 10:18 pm

“Brasileiros doam R$ 5,1 bi por ano a igrejas, aponta FGV”
(Fonte:Agência Estado)

_____________________________
Nossa, povo rico é outra coisa, né?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
4 maio de 2007 8:15 pm

Falou, sim.

Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios, não condenaríeis os inocentes.
(Mat 12:7)

Aliás, neste trecho da bíblia ele discute com os Fariseus sobre tais costumes, inclusive o guardar o sábado.

Então Jesus entrou no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;
(Mat 21:12)

Ora, que vendedores são esses? São os que vendem animais pra sacrifício no Templo!

Gustavo
Gustavo
4 maio de 2007 7:11 pm

Talvez Deus tenha dito assim em Malaquias 3:10-
Traga todo o dizimo à casa de Deus, para que a casa tenha alimento, depois prove do alimento consagrado (“prove de mim”?), se com esse culto as janelas do céu não se abrirem, nem ocorrer benção alguma, pelo menos você comeu e bebeu fartadamente em Minha casa em minha honra?

—- ok

Sobre guardar o sábado os crentes dizem e mostra o versículo em que Jesus diz que isso é balela… Mas e sobre o dízimo? Ele não falou disso… nem dos rituais antigos… (ver http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=ArtXS.cunMuTRNJgiQkXuUntExV.?qid=20070502160354AA3CiI8 )

Anônimo
Anônimo
4 maio de 2007 5:55 pm

se é pra dar , e todos sabemos que não há nemhuma cidade no Brasil que não haja pessoas necessitadas , por que não dar direto para eles?por que a necessidade de um intermediario?

Bono
Bono
4 maio de 2007 5:09 pm

O resultado do nosso trabalho também é o alimento, agente trabalha para comer. Essa idéia de dar dinheiro para fazer show televisivo e enriquecer o pastor é uma perversão da idéia original. Mas e se fosse para dar dinheiro mesmo não era para acumular esse dinheiro e pagar o luxo do pastor, era para gastar tudo na celebração lá.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
4 maio de 2007 3:59 pm

Mas Gustavo, sem querer vc está reproduzindo a visão deturpada desses Evangelistas quando bota o dinheiro no meio. O motivo de levar a comida é PRA COMER lá na casa do Senhor. Tá lá, na bíblia. Então não é a 10% parte de sua renda, é EXPRESSAMENTE a 10% parte de sua colheita, e caso vc não tenha como levar, vende esse 10%, pega em dinheiro, compra ALIMENTO lá perto e COME.

Anônimo
Anônimo
4 maio de 2007 3:50 pm

…Dízimo com quem andas e eu te direi que és.

😆

Gustavo
Gustavo
4 maio de 2007 3:09 pm

Levando em conta que a maioria do povo vivia dos frutos de seus esforços no cultivo de alimentos, o resultado imediato do trabalho era o alimento. Hoje é o dinheiro. Então, leve o dinheiro, a dizima parta para o templo… mas naquela época era pra uma festa! Mas e o que a fazem hoje? É show com artistas, é o tal Show da Fé…. é comemoração é alegria de servir ao Senhor.

Eu não sou evangélico, nem nada. Só gosto de discutir sobre essas idéias…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
4 maio de 2007 1:28 pm

Mas ele fala em mantimentos, Gustavo. Comida, provisões. E não fala que vai guardar pra ele. Fazer prova pode ser interpretado como a comilança, assim como manda Deuteronômio.

Gustavo
Gustavo
4 maio de 2007 1:09 pm

Mas em Malaquías Cap. 3 Versículo 10 diz o seguinte:
“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.”

A idéia dos 10% vem daí. Pague o dizimo, abra suas portas no céu e seja abençoado… Se vira um comércio divino não sei.. mas esta ai..

Gwenyfar
Gwenyfar
4 maio de 2007 11:17 am

nham, nham, interessante mesmo, hein? O lance é agradecer, lembrar que tudo o que temos, o que recebemos vem Dele, é empréstimo. Creio que seja esse o sentido do texto bíblico mencionado.

Quanto a palavra “temor”, significa “respeiro profundo”, “reverência” (que é o que devemos ter em relação a Ele), mas há os que confundem tal termo pura e simplesmente com “medo” e daí você já sabe…*rs*

Já que os próprios judeus pagam...
Já que os próprios judeus pagam...
16 maio de 2007 3:11 pm

http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/maasser/home.html TRECHO: Maasser (Dízimo) A idéia de dar o dízimo não apenas existe no judaísmo, como é uma prática genuinamente judaica, conforme estabelecido na Torá, que orienta que todo judeu separe um décimo, maasser, de seus lucros para a caridade e a fonte da lei que apóia a idéia de doar até um quinto de nossa renda é o Talmud, Tratado de Ketubot 50a. ——————————————— A idéia de dar o dízimo não apenas existe no judaísmo, como é uma prática genuinamente judaica ———- Tudo o que possuímos é um empréstimo de D’us. Na realidade, tanto a colheita, como a renda… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
16 maio de 2007 4:23 pm

Primeiro: É um site judeu, para quem segue o judaísmo. Segundo: O texto é propositalmente vago pois não pode se apoiar na Torá escrita! Torá não é Talmud! O Talmud é um complemento da Torá que era passado de forma oral, pra sanar as dúvidas dos estudantes, mas NÃO É a Torá escrita. E o texto mistura os dois PROPOSITALMENTE! “A idéia de dar o dízimo não apenas existe no judaísmo, como é uma prática genuinamente judaica, conforme estabelecido na Torá, que orienta que todo judeu separe um décimo, maasser, de seus lucros para a caridade…” Onde tem isso no… Read more »

O evangélico pagador de dízimos
O evangélico pagador de dízimos
17 maio de 2007 12:30 am

Você tem tomados seus florais caro irmão? A tradição é descrita em deuteronômio ou DEVARIM se preferir. A festa do dízimo é isso. Se eles já praticavam antes de jesus o que está escrito ali e praticam até hoje, pq vc questiona? É o que eles fazem e é assim que é. Jesus veio e não “revogou” a Lei. Nunca disse pra deixar de fazer isso. Tenho um parente que tem uma pequena Igreja. Que se mantém por isso. As entregas devem ser aproveitadas da melhor forma possível e é o que acontece. Lamento se o Império Universal faz mal… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
10 setembro de 2007 4:19 pm

Vc é da Renascer? Aquela igreja dos fundadores que foram presos escondendo dólares (olha o teu dinheiro onde foi parar) na bíblia e usando o próprio filho de 11 anos como transportador pra passar pela alfândega dos EUA sem declarar? Meus pêsames a você e a Kaka.

Que Deus os abençoe e os ilumine.

Antonya
Antonya
10 setembro de 2007 3:59 pm

Eu estava lendo aqui la em cima o rapaz diz que no video que vcs passam aqui é o kaká . vc não conhece ele tão bem como eu pois somos da mesma igreja e não confunda isso é serio Kaká não é Pastor ele foi ungido Diácono e não pode fazer culto e pedir ofertas e dizimos ele sempre que esta em SP vai na sede e assisti os cultos eu frequento a sede e ele so da seu testemunho de vida na Renascer e a Carol tbm sua esposa então não confunda as pessoas isso sim é coisa… Read more »

Antonya Oliveira
Antonya Oliveira
10 setembro de 2007 3:40 pm

Olha vendo esse seu comentario vejo bem que vc so le alguns trechos adbiblía pois se ela fala da decimaparte de tudo que tens daras então vc não sabe fazer conta décima parte é 10% de tuda sua primicia leia mais e procurever que não damos dinheiro aos Pastores ou Bispos e sim para a Obra de Deus e tudo nso será acercentado pois somos Fiéis a ELE um abraço. EU sou da Renascer a mesma do Kaká

Olim
Olim
10 setembro de 2007 4:25 pm

Vixe, Antonya!!! Consegue um autógrafo do Kaká para mim? Sou fã dele, embora não tanto da igreja renascer(que só renascerá a conta bancária de seus dirigentes), que renascerá das cinzas e da ignorância do povo. Se Deus é Tudo e Todo, então para que vou dar algum dízimo para a sua obra se o próprio dízimo já é dele? Fica raro dar a alguém algo que já é dele… OU ENTÃO Ele não é bem Ele; mas ele, aquele, o pastor, a sociedade, os sedentos, mafiosos, desfrutadoes de shoppings de Miami, relógios Rolex, belíssimas mansões, carros importados, iates, bacanais…. Gosto… Read more »

NEO
NEO
10 agosto de 2007 11:33 am

Infelizmente,o povo vive sobre a égide do mito,e tem medo dos castigos de deus,os pastores e padres se aproveitam da situação e enganam seus fieis(que muitas vezes passam nescessidades,mais insistem em manter o luxo dos seus lideres!!!)è a hora de levantar “profetas”para conbater essa prática que se restringia a antiga aliança.O apostolo Paulo falou sobre coletas dada segundo a posse de cada um,ou seja ninquem é obrigado a contribuir é voluntário e outra coisa o dizimo não é nescesariamente dinheiro.porém os modernos pregadores só querem o dindin,pois é melhor,viva! a MAMON(deus da riqueza!!)em quanto estão noluxo os fieis estão no… Read more »

Fabiana
Fabiana
23 julho de 2007 1:45 pm

A despeito da matéria relativa ao dízimo. Dízimo significa a décima parte de algo, paga voluntariamente ou através de taxa ou imposto.Apesar de atualmente estar associada à religião, muitos reis na Antigüidade exigiam o dízimo de seus povos. Hoje, os dízimos são normalmente pagos em dinheiro, enquanto historicamente eram pagos na forma de bens, como produtos agrícolas. O Dízimo nas religiões Abraâmicas foi instituído na Lei de Moisés, estipulado para manter os sacertodes e a tribo de Levi, que mantinha o Tabernáculo e depois o Templo, já que eles não poderiam possuir herdades e territórios como as outras tribos. Também… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
23 julho de 2007 2:45 pm

Fabiana (e todos), procurem restringir seus comentários ao post em questão (não precisa escrever no mais recente) e procurar sintetizar sua idéia em UMA publicação (evitar ficar fazendo uma série de comentários em fila, espalhando um parágrafo por comentário). Quanto ao seu comentário, o dízimo, como falei no post, era uma celebração a Deus, onde se COME o dízimo. Eu procurei por alto na biblia e não achei nada que corrobore sua teoria de que o dízimo era monetário e servia pra sustentar viúvas ou manter o Tabernáculo. http://www.imjc.transvidia.com.br/dizimo.htm Sua citação de Abraão só diz que ele deu o dízimo… Read more »

bono
bono
22 maio de 2007 5:43 pm

Há algum tempo descobri que não preciso de nenhuma religão organizada para buscar Deus. Já ouviu falar de liberdade organizada? E de amor organizado? E que para amar e ser fiel a alguém precisa pagar dízimo?

Continuo não querendo a misericórdia de Deus nem de ninguém, minha relação com Deus não obedece hierarquia, nem tem intermediários gananciosos. Ele precisa de mim tanto quanto eu preciso Dele, senão porque Ele teria me criado? Para ficar esnobando a minha inferioridade?

Marta
Marta
22 maio de 2007 12:47 pm

Está a entender, não sabe quem é, mas sabe atirar pedras nos outros! Seja inteligente, pois podemos apreciar as coisas boas da vida e reflectir bem aquilo que Deus nos dá! Já parou para reflectir como Deus é grande, se Ele o deseja-se, teria concerteza, destruido este mundo, que com o passar do tempo o ser humanho, vai destruindo. Saiba que Deus o ama e deseja ajudá-lo. Deixe Deus agir na sua vida e verá que não existe ilusões, ou passes de mágica na universal, mas factos e realidades, (milagres)que acontecem diáriamente e a vida desses supostos miseráveis que anuncia… Read more »

bono
bono
22 maio de 2007 12:16 pm

Não quero a misericórdia de Deus nem de ninguém. Não sei direito nem quem eu sou, como vou entender quem é Deus e querer que ele tenha misericórdia de mim? Misericórdia é para quem vive na miséria, eu nem sei quem eu sou, como posso ter a certeza de que sou miserável? Essa certeza seria tolice!

Marta
Marta
22 maio de 2007 8:02 am

Deixem de ser parvos e aprendam a ler a biblia, se você comenta coisas que não lê ou é instruido, então aprenda, pois a sua vida deve estar um caos, seja humilde e busque a Deus em 1º lugar, porque deve estar em pleno sofrimento, pois foi nesta igreja que o senhor critica, que a minha vida mudou e deixe de ser um parasita, procure ajuda num dos nossos centros, a sua vida irá ,mudar, concerteza! Deus tenha mesericórdia de si e dos seus, pois quem luta contra homens e mulheres de Deus, não é contra eles/as que luta mas… Read more »

bono
bono
17 maio de 2007 2:54 pm

O problema não é o dízimo, mas a idéia que os pastores pregam sobre o dízimo. O povo é imaturo e busca sempre um salvador, e os pastores (“em nome de Jesus”) tiram proveito disso e fazem o dízimo parecer ter essa função (“em nome de Jesus”).

Mas isso não é um problema, todo mundo tem que passar pela fase imatura de buscar um “salvador”, que na verdade não existe.

O evangélico pagador de dízimos
O evangélico pagador de dízimos
17 maio de 2007 1:11 pm

[Cadê as piras nas Igrejas com animais fumegando cujo cheio é “agradável ao Senhor”?] Você sabe bem que Deus não quer sacrifício de inocentes, conforme Jesus disse. Ok… você mudou sua explicação. Porque o dízimo é o que é. E os judeus fazem assim. E não o que você diz no texto principal ou o que o português diz em seu vídeo. Pra desmontar o dízimo então, é melhor dizer que os evangélicos escolhem o que deve ser seguido no Velho Testamento. O que você falou é fato. Inclui tbm, q Ele nunca disse que mulheres poderiam falar e deixar… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
17 maio de 2007 1:39 am

“as Igrejas estariam erradas em fazê-lo assim como eles fazem?” Afinal, se é pra adotar o judaísmo e o Talmud, por que não dizer logo que é uma sinagoga? Por que botar Jesus no meio? Não há Jesus no judaísmo, lembra? E por que pegar só o trecho que INTERESSA do Talmud e/ou do velho testamento? Por que não aplicá-lo à risca, inclusive o Levítico todinho? Afinal, Jesus não veio mudar a Lei, mas na prática flexibilizou-a, ou não? Lembra da passagem do sábado? “O sábado foi feito para o homem”, e tal… Quantos evangélicos guardam o sábado? (Só conheço… Read more »

O evangélico pagador de dízimos
O evangélico pagador de dízimos
17 maio de 2007 12:58 am

Ó vida! Seus “pré-conceitos” são bem enraizados. Aceito na boa, mas me diga, o tal dízimo é praticado desde que foi escrito na Bíblia ou Torá que seja, o povo Judeu o faz até hoje e dessa forma. Porque as Igrejas estariam erradas em fazê-lo assim como eles fazem? Você tem algo a adicionar, que no Novo Testamento Jesus tenha dito algo diferente? Estou com a mente aberta. Ou simplesmente é raiva da Universal e de outras Igrejas que vendem uma espiritualidade tão vazia à base do dinheiro? Analise seus sentimentos, ou me diga porque não fazê-lo. (Parabéns por não… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
17 maio de 2007 12:45 am

Eu bem que imaginei que vc estivesse “legislando” em causa própria. Ou de parentes…

O evangélico pagador de dízimos
O evangélico pagador de dízimos
17 maio de 2007 12:41 am

Olha, não espera ver um comentário tão baixo quanto o seu, quem o modera? Deus? O falecido Chico?

Abraço por trás,
Caro espiritista.

Bono
Bono
4 maio de 2007 9:30 am

Acho que eu estou lendo muito osho ultimamente. =P
Mas ele é genial.

Fabricio
Fabricio
4 maio de 2007 2:50 am

ACID…
esse pastor do primeiro video, não seria o mesmo de um outro video sobre evangelicos que você colocou tempos atrás???

Eduardo do Porto
Eduardo do Porto
3 maio de 2007 8:47 am

Adoro este site…

Olim
Olim
3 maio de 2007 7:56 am

Caso de Polícia

Quinta, 3 de maio de 2007, 02h57

Renascer: bispa tem bens confiscados pela Justiça.
“O que deveria ser patrimônio da igreja virou patrimônio particular”, diz o promotor Arthur Pinto de Lemos Jr.”

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1589415-EI5030,00.html

Bruno/
Bruno/
2 maio de 2007 11:49 pm

Interessante… graças ao pastor sabemos agora que Jesus “morreu na cruz para que você pudesse ter o seu CONTRATO”, ouvindo esses dois falando de como fazer um “contrato com deus” (as freiras também não fazem isso?), não pude evitar de imaginar, se esse contrato é tão estupidamente INFÁLIVEL e vai te garantir CONQUISTAS FINANCEIRAS, por que o ramo correntista ainda não explorou esse filão? aposto que investidores da bolsa tirariam muitas vantagens deste acordo, quem sabe até, com a ajuda dos bispos é claro, privatizassem o acordo numa empresa (pensei em iGod, com o apoio da Apple), pra competir com… Read more »

DK
DK
2 maio de 2007 11:34 pm

http://www.youtube.com/watch?v=LdaAiKMQUZE

Taí um vídeo sobre a Universal e Hitler. Rende um post, não?

Bruno/
Bruno/
2 maio de 2007 11:30 pm

Isso mesmo! Temos que dar o nosso dízimo sagrado senão deus que recebe os depósitos na sua conta na suiça vaificar muito bravo com a gente pq ler a biblia consitui um contrato verbal inexorável de pagar a viagem de iate para os “homens de deus”…

(p.s: isso foi sarcasmo… 😉

Bono
Bono
2 maio de 2007 8:12 pm

Infelizmente é assim que se aprende… Depois essas pessoas descobrem que foram enganadas, que Deus não se obtêm atravéz de um pastor almofadinha, e provavelmente se tornam ateus. Daí vem mais longo período de aridez espiritual, depois elas começam uma busca individual procurando Deus dentro delas mesmas e nos outros com mais discernimento.

Allan Sanches
Allan Sanches
2 maio de 2007 8:05 pm

oi Felipe o problema foi que eu não me expressei bem, não queria me ater as definições corretas de “espiritualidade” e “religiosidade”. eu sempre ví a religiosidade como foi definida por Zinnbauer, principalmente na segunda definição que voce citou onde ele define religiosidade como um contructo mais geral abrangendo questões sociais, etc. Realmente podemos então definir isso como uma instituição tomo religiosidade por estes termos porque, na nossa linguagem comum, quando falamos em religião, nos vem o judaísmo, catolicismo….. etc, e suas cedes espalhadas por aí, quem se associa a uma ou outra, deve se adaptar a certos ensinamentos e… Read more »

Mario
Mario
2 maio de 2007 7:35 pm

líder cego + seguidor cego = Abismo

Anônimo
Anônimo
2 maio de 2007 7:31 pm

No final ele já sente maior que tudo:

“Deus TÊM que fazer o impossível e acabô!!!!”

Pensando desse jeito , tendo um contrato que é até autenticado, se Deus não fizer o que ele quer, ele chama um advogado e abre um processo……
Falta discernimento….., além disso, crer nisto é cômodo. Sendo o homem na maioria preguiçosa no campo espiritual, isso torna tudo mais fácil….vc paga o dízimo e espera o paraíso e, tudo que acontece de ruim tem resposta pronta: Foi o Diabo!!!!

Felipe
Felipe
2 maio de 2007 7:16 pm

Espera um pouco Allan, quero elaborar sobre um detalhe do seu comentário: espiritualidade tem a ver com religião sim e ambos os conceitos se superpõe em dado trecho. Segundo Zinnbauer et al. espiritualidade e religiosidade não eram tratadas separadamente até aproximadamente as décadas de 40 e 50 quando houve uma “queda nas instituições religiosas tradicionais e um aumento em formas de expressão de fé individualizadas”. Pesquisadores de psicologia da religião e espiritualidade debatem a definição dos dois termos – religiosidade e espiritualidade – e ainda não há um consenso. Sua frase manifesta uma das tendências em definir os termos de… Read more »

Allan Sanches
Allan Sanches
2 maio de 2007 6:23 pm

eu não costumo discutir religião, pois cada um ta onde se coloca, mas é inacreditavel ver a quantidade de pessoas que caem nessas coisas… quando que o mundo vai acordar para o fato de que espiritualidade não tem nada a ver com religião, ficam usando “a palavra” da bíblia pra justificar e guiar tudo, mas na verdade a bíblia não caiu do céu escrita por Deus, é uma obra humana, nada no que se diz respeito a “palavra de Deus” deve ser levado ao pé da letra pq Deus nunca apareceu aqui ditando regras… Jesus foi um cara genial que… Read more »

Bruno H
Bruno H
2 maio de 2007 5:49 pm

Bastante esclarecedor!

Olim
Olim
2 maio de 2007 5:00 pm

É a nossa cultura de gado incrustada em nossas mentes, pois sempre necessitamos de um boi líder, um guia, um líder, uma tábua externa para a remissão de nossos pecados e para alcançar a salvação, logicamente através de salvadores. O Estado sempre vai criar novos mecanismo para aparar as arestas, mas outras abrirão. É como cavar um buraco aqui para tampar outro que está próximo. Enquanto houver o Estado existirão aproveitadores do próprio sistema para terem vantagens em relação ao próximo. Creio que este aprendizado esteja no discernimento e esse só será mais claro à medida em que nos compreendamos… Read more »

Derkian
Derkian
2 maio de 2007 4:46 pm

É isso ae! Enquanto as pessoas não começarem a refletir o que acontece ao redor delas, serão cada vez mais enganadas. Porque se deixam enganar! É mais fácil dar o dinheiro á igreja do que servir realmente a Deus.

Roberto Vargas
Roberto Vargas
2 maio de 2007 4:43 pm

Mandou bem Olim, isso é exploração da credulidade pública, é uma verdadeira expropriação o que se faz lá…É hora de se pensar até onde essa de “Estado laico” vai parar!!! Os caras são políticos também e tentam se infiltrar no poder e têm dinheiro bastante pra isso, que vem dos pobres coitados…O estado devia era instituir altos impostos sobre esses canalhas, mas isso é vedado pela constituição, o que é triste!!!Essa igreja universal pode ser bastante perigosa pro futuro, pois o partido de hitler chegou ao poder por voto popular!!! Mas isso talvez seja exageração de minha parte!!!Rsrsrs

Marcio
Marcio
2 maio de 2007 4:37 pm

É o Kaká, no vídeo de cima? Ele é da igreja Renascer.

billy shears
billy shears
2 maio de 2007 4:17 pm

VAI DAAAR CEEERTO…VAI DAAAR CEEERTO..rs. Pensamento positivo é isso aí, o resto é conversa fiada.

Olim
Olim
3 maio de 2007 9:13 am

Como construimos um mundo onde os valores mais fortes são os que podem ser quantificados em dinheiro, posse e domínios, a História nos mostra que as guerras, a fome, a miséria, as crenças e religiões são os maiores fundamentos para que se circule o dinheiro. E nessa necessidade dos esfomeados, descrentes e miseráveis de restabelecer a condição anterior de equilíbrio financeiro, segurança, “paz”, remissão de pecados, barriga cheia, uma vez que essas “necessidades básicas” são as premissas de se viver bem, surgem camufladamente, na surdina, os que tentam se aproveitar da situação para acumularem aquelas potenciais riquezas. Sem esquecer de… Read more »

Olim
Olim
3 maio de 2007 11:29 am

A Torre de Sônia, a multimilionária Babel-gospel. Será que vai dar em Pizza a la Religiosa com tempero de Me-Engana-Que-Gosto (erva daninha que se prolifera em ambientes carente de discernimento)? Deus é Fiel, mas também deve ser Justo! Torre de TV da Renascer é bloqueada pela Justiça. “São Paulo – A 1 ª Vara Criminal de São Paulo determinou o bloqueio da torre de TV que pertence à Igreja Renascer. Construída na esquina da Rua da Consolação com a Avenida Paulista, a torre é a maior do gênero no País e transmite a programação da Rede Gospel. Com o bloqueio,… Read more »

Roberto Vargas
Roberto Vargas
3 maio de 2007 1:44 pm

Acho que o que o Allan quis dizer é que verdade é diferente de religião, por estar acima delas.
Não podemos confundir verdade com religião, pois as religiões, bem como seus livros sagrados são bases de verdade adaptados sempre à cultura dos povos onde a verdade vêm se manifestar…O maior erro dos “crentes”, ou antes, da reforma, foi substituir o dogma da “infalibilidade papal” pelo dogma da “infalibilidade da bíblia”…E isso acaba engessando a evolução da verdade no mundo!!!

Bruno H
Bruno H
4 maio de 2007 1:07 am

Fala Bono,

Você tem um pézinho no Rajneesh, né não?

Bono
Bono
4 maio de 2007 12:03 am

As religiões e a sociedade precisam que voce não descubra oque é o amor, senão voce não vai mais precisar competir e lutar por causa do ego, as religiões simplesmente desapareceriam, e a sociedade se tornaria comunidade.

Bono
Bono
3 maio de 2007 11:54 pm

Toda religião e toda doutrina que lhe dá algo para que voce acredite é sua inimiga. A vida espiritual não se nutre com comida congelada. Todos esses conceitos de religiosidade, caráter e moralidade só podem ser corretos se nascem do interior da consciência individual de cada um, do contrário são prisões. Religiosidade, caráter e moralidade é algo que deve nascer dentro de cada individualidade, não há como se ensinar essas coisas. Se uma religião quer lhe ensinar como viver ela está apenas querendo lhe controlar. A única coisa que voce precisa é ser voce mesmo e estar consciente doque se… Read more »

Anônimo
Anônimo
3 maio de 2007 11:24 pm

Pensando na verdade como infinita, obviamente ela é dinâmica….e ,buscando o infinito, sendo finito, estamos a uma distância sempre infinita da mesma.Levando isso em conta, sendo a maioria de nossos instrumentos(religiões , pensamentos , idéias…), finitos ,estes só podem nos fazer imaginar a verdade…. contudo, acredito eu, que um instrumento, se é que pode ser chamado assim ,pode nos levar ao infinito , nossa consciência , esta que a maioria acha que já possui e desta forma age com descaso…

Olim
Olim
3 maio de 2007 10:44 pm

Num sei, não… Religião ser explicação da verdade? Não seria melhor a religião ser um caminho dentre tantos outros em direção a uma verdade cada vez mais dinâmica?

Esse conceito da verdade ser estática me deixa meio zonzo, é que nem aquela história de um universo de possibilidades e todas podem ser opções verdadeiras(?), desde que que optemos…

Desculpa, Roberto, mas continuo sem entender as entrelinhas, por favor, se possível, tente me explicar, caso queira…

Abraços…

billy shears
billy shears
3 maio de 2007 9:57 pm

Roberto Vargas:

Vc está correto em seu raciocínio, permita-me acrescentar mais uma coisa.

Creio que a religião é uma explicação da verdade. A verdade por excelência transcende a compreensão humana. Os grandes filósofos e teólogos tentam achá-la, como cegos que tateiam objetos logrando compreender suas formas.

Mario
Mario
3 maio de 2007 6:26 pm

a verdade é qualquer coisa sem causa e , no entanto, é a causa de tudo …é o que é ,o que sempre foi e sempre será…

A salvação é uma escada que sai do coração do homem rumo ao coração de Deus…
Possui três degraus: crença é o primeiro, e isto, talvez, é o que o homem pensa ser a verdade.
Fé é o segundo; e isto é o que o homem sabe ser a verdade.
Realização é o último, e este é o próprio homem, a verdade.

Trechos de :O Evangelho Aquariano de Jesus, o Cristo

H K Merton
H K Merton
3 maio de 2007 6:07 pm

A igreja universal do reino do dinheiro seria cômica se não fosse triste…

Roberto Vargas
Roberto Vargas
3 maio de 2007 6:00 pm

Rsrsrsr Olim, não tenho a pretensão de ficar aki discursando, fiz um comentário tentando esclarecer algo e não fui compreendido…Mas acho que com um pouco mais de perseverança saberá ler nas entrelinhas…Ah e uma dica:As coisas podem parecer contraditórias a princípio, contudo, a evolução das idéias é dialética, vale dizer, é da contradição que nasce a síntese…E quanto ao “ponto final” é dos efeitos que remontam-se às causas, é pela indução que concebemos (filosoficamente)a “realidade última”, pois “o pequeno é como o grande” e “o interior é como o exterior das coisas”…

Olim
Olim
3 maio de 2007 4:01 pm

Não sei, Bono.

Mas ainda acho, com todo respeito pelo quê disse, que quem ainda nào possui o discernimento e assim faz as coisas acreditando nos outros, espontaneamente, com amo a si mesmo, à sua segurança, a sua saúde, entregando-se, doando-se sem restrições, por mais enganado que seja pelo demais… essa pessoa age com amor, apesar de avaliarmos como algo certo ou errado.

Olim
Olim
3 maio de 2007 3:55 pm

Roberto Vargas: Então sou, e pelo jeito sempre serei, um infeliz, pois não entendi patavinas daquelas palavras…Estou sem as chaves de todas as coisas, devo me suicidar ou contratar um chaveiro, como no Matrix?(brincadeirinha, viu?) Não é querendo ser do contra, mas achei muito forte e contraditório o quê acaba de dizer. “Aquele Brahman absoluto e incognoscível que de tempos em tempos se deixa entrever pela humanidade.”: não consigo compreender algo absoluto e incognoscível e ao mesmo tempo descrevê-lo sem descrevê-lo, parece um jogo de palavras de politicos, falar sem nada dizer…ehehe “é aquele ponto final”: ainda não compreendo, como… Read more »

Bono
Bono
3 maio de 2007 3:39 pm

Oi Olim, oque eu quero dizer é que o maior problema dos dizimistas é oque eles estão buscando, e não quem está lhes enganando. E o maior equívoco do pastor também é oque ele está buscando e não quem ele está enganando. Porque eu acho que uma visão errada é pior que uma ação errada, pois se voce está cego a chance de pegar o caminho errado é muito grande, mas se voce enxerga pelo menos sabe aonde vai e pode corrigir o rumo. Mas é claro que o pastor é o pior de todos, pois enganar é pior que… Read more »

Roberto Vargas
Roberto Vargas
3 maio de 2007 3:16 pm

A verdade a que me refiro é aquele “Brahman” absoluto e incognoscível que de tempos em tempos se deixa entrever pela humanidade; é aquele ponto final para o qual orbitamos na evolução-retorno,porque evolução, em esoterismo, quer dizer retorno ao “status quo ante” estático do qual “caímos”. É pois aquela realidade última de que falam os profetas e místicos de todos os tempos, que chegam a conhecer essa realidade na experiência íntima como dito por Hermes Trismegisto:”A verdade não se dá, ou nós a encontramos por nós mesmos ou nunca a encontramos”.Essa realidade última, que pode ser entendida como o mundo… Read more »

Olim
Olim
3 maio de 2007 3:12 pm

Bono:

Acho que a inocência dos dizimistas são suficientes. Parecem como as crianças, fazem por ingenuidade, com fé, sem perceber as armadilhas.

Talvez essa inocência seja melhor escrita como ignorância…

Mas os aproveitadores da ignorância e da ingenuidade de outros, esses são mais que conscientes do que fazem, são premeditados em seus crimes.

Bono
Bono
3 maio de 2007 2:56 pm

Voltando aos vídeos… Eu não tenho pena desse pessoal que fica dando esse tipo de dízimo e comprando esses contratos. Para mim eles são tão materialistas e gananciosos quanto o pastor, a diferença é que só o pastor está conseguindo atingir seu objetivo de ganhar mais grana. Numa perspectiva mais ampla tanto o pastor quanto os dizimistas estão sendo ingênuos.

Olim
Olim
3 maio de 2007 2:29 pm

Já a Verdade e Religião, acho que a primeira é um fim a que nos propomos atingir naturalmente, seja através das Ciências, dos conhecimentos, dos erros e dos acertos, da prática Religiosa, da Espiritualidade… Todos nós desejamos, sonhamos, pedimos, brigamos, matamos, trabalhamos, lutamos, vivemos…para atingir a uma Verdade, do tipo: quem somos nós, que fazemos aqui neste orbe, qual o sentido da vida, existem vidas após à morte, quem roubou meu queijo, quem sujou meu tapete, que farei nesta vida… O pior, ou o melhor para outros, é que talvez a Verdade esteja em profunda mudança, de que ela não… Read more »

Olim
Olim
3 maio de 2007 2:11 pm

Acho que todos já perceberam o termo politicalha, que quer dizer uma maneira distorcida de se fazer a Política, uma variante depreciada do termo Política. A mesma involução da palavra Religão é a religião, com “r” minúsculo. Hoje temos normalmente como significado como sendo a prática e crença de segmentos tidos como religiões. Acho também que o termo Religião, em sua essência, é o mesmo que o da Espiritualidade. Embora a Espiritualidade esteja mais relacionada com o Ser( do tipo “Conhece-te a ti mesmo”) e a Religião à ação do ser, a meu ver. É como se fosse vc ter… Read more »

Olim
Olim
2 maio de 2007 4:31 pm

E esse contrato do Dízimo, tácito, parece ter um só pólo, que é obviamente a instituição usurpadora do patrimônio alheio, utilizando-se de interpretações deturpadas do Amor e do Trabalho Amoroso de cada um.

Isso para mim, o dízimo torpe, enganador, com vantagem só para uma parte, é caso de polícia.

Toda propaganda contra essas pessoas inescrupulosas é pouca.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.