Ciência e espiritualidade devem caminhar juntas, mas não se deve misturar tudo no mesmo saco, pois são duas áreas distintas e que atendem a diferentes necessidades humanas (conhecimento e autoconhecimento). Como conciliá-las? Na nossa mente, claro! Se a física quântica é a melhor maneira de você entender o mundo, não queira que todos tenham de engolir as teorias de Bohm, Bohr e Hawkins goela abaixo, como se fossem o suprassumo da verdade, do mesmo jeito que não é nada legal empurrar teorias religiosas pra quem não se interessa por elas. A grande diferença aqui é o preconceito dos religiosos, que vendem como “dogma” o que deveria ser “teoria”. Ciência e religião são maneiras de descrever a realidade, e onde a ciência pára (no terreno da alma, das relações humanas com o TODO) a filosofia religiosa deveria ser levada mais a sério. Foi essa a proposta de Kardec pro espiritismo, mas, bem, 150 anos depois a coisa desandou um pouco… o que não invalida, por sua vez, a doutrina.
Cientistas consagrados não ignoram o conhecimento religioso e, segundo o Franco Atirador, “o próprio David Bohm foi o primeiro a notar a semelhança entre o seu modelo da Ordem Implícita e as religiões orientais. E, antes dele, foi por reconhecer a analogia entre o princípio da complementaridade e a doutrina taoísta do Yin-Yang que o Niels Bohr escolheu o símbolo do Tao pra colocar no seu brasão”. Isso sem falar em Albert Einstein…
Carl Jung era um cientista. Investigou diversos aspectos do que chamamos de “esotérico” e encontrou nele elementos que foram trazidos à luz da ciência para serem investigados, analisados, e que hoje são estudados nas universidades, para possibilitar a compreensão humana da sua própria mente. Muita gente “esquisotérica” usa Jung pra justificar suas loucuras, como se ele tivesse sido um ativista (como Lennon) e não um pesquisador.
A idéia de “unidade” dos esotéricos da Nova Era é baseada no conceito feminino da Mãe-Terra, ou Deusa-Mãe, passivo, que é oposto ao Deus varão e ativo que aprendemos a cultuar, e isso está nos estudos de Jung, onde o aspecto feminino do espiritual é mencionado, mas não hipervalorizado. O erro é pregar uma volta ao velho modelo, abandonando (e o pior, negando) tudo o que aprendemos até agora com a influência judaico-cristã. Isso é correr de um pólo ao outro, trocar uma ilusão por outra. É por isso que colocarei abaixo trechos do excelente artigo Jung e a Nova Era: Um Estudo sobre Contrastes, de David Tacey:
Embora Jung profeticamente visse que os conteúdos “femininos” e “pagãos” estivessem em ascensão na psique ocidental, nunca pregou que nos abandonássemos a estes conteúdos; pelo contrário, ele sentiu que a tarefa da individuação envolvia resistir a estas forças coletivas e desenvolver uma resposta crítica a elas. Qualquer movimento coletivo que se identifica com um processo arquetípico não vai, virtualmente por definição, entrar em acordo com o gosto junguiano, que está baseado na ética e estética da individuação. O ataque de Jung sobre o que ele chamava “identificação com a psique coletiva” é conveniente e deliberadamente ignorado por todos estes terapeutas, consultores, defensores e xamãs da Nova Era, que gostam de celebrar livremente e mesmo “adorar” os conteúdos arquetípicos novamente constelados.
A atitude da Nova Era é de mover-se com o fluir dos tempos, admitir o reino do desejo e da ânsia, encorajar o movimento pagão da sociedade, mas adicionar a este movimento uma dimensão sagrada ou espiritual. A Nova Era basicamente confere “bênção espiritual” a tendências e atitudes que já são existentes na cultura ocidental: consumismo, hedonismo, materialismo e narcisismo. A Nova Era não oferece uma crítica da sociedade, mas simplesmente mistifica as coisas que já nos preocupam. Assim, em uma sociedade ocidental encharcada de sexo e obsedada com o corpo, a Nova Era propõe “sexo sagrado” e argumenta que o corpo é “o templo da alma”. Em uma sociedade governada por desejos materiais e gratificação instantânea, a Nova Era vê riqueza como um símbolo de “opulência espiritual” (numa reversão da moralidade judeu-cristã), e considera “relaxamento profundo” como uma busca sagrada (revertendo a santificação cristã de trabalho e fadiga). A Nova Era, como a secular tendência dominante, aponta seu nariz para a autoridade da Igreja, vê o puritanismo como sombrio e embotado, e não está muito interessada em ressuscitar nosso recentemente falecido Deus-Pai. Jung estava empenhado na tarefa de restaurar o Deus Cristão à dignidade cultural e à compreensão humana. O homem da Nova Era quer a Meta (unidade com o divino) sem o Caminho (a disciplina, ética, e auto-cancelamento que tornam tal unidade possível). Ele quer jubilosa união sem o “sofrimento da cruz”, renascimento espiritual sem ter primeiro que suportar a morte espiritual. Ele está “enganchado” no sagrado, viciado em técnicas e práticas espirituais, e seu credo é: “Siga sua beatitude“, de Joseph Campbell, como se todos fôssemos anjinhos e tudo o que fizéssemos fosse abençoado (“Faça o que quiseres pois é tudo da Lei“). Uma resposta junguiana seria a de duvidar da autenticidade desta assim chamada “espiritualidade” se ela está projetada meramente para prover gratificação instantânea para o ego. Jung veria qualquer otimismo sem fronteiras como uma defesa contra a escuridão, e apoiaria o ocidente cristão em sua ênfase sobre o sofrimento inevitável. De acordo com Jung, nunca se pode escapar do sofrimento, mas deve-se abraçá-lo e aceitá-lo como parte da condição humana (não se pode fugir da sua sombra).
Jung reconheceria na Nova Era uma confusão fundamental entre o ego (self pessoal) e a alma (ou o Self no sentido junguiano mais amplo). Na verdadeira prática religiosa, é a alma que encontra remissão e libertação, pois esta é a parte imortal da pessoa. Paradoxalmente, a salvação da alma é ao mesmo tempo uma mortificação do ego, daí a formulação: “quem quer que perca sua vida por minha causa a encontrará” (Mateus 16:25). No passado, a necessária mortificação do ego foi confundida com a mortificação do corpo, da sexualidade e do feminino, e isto surgiu amplamente a partir da cisão, na psique ocidental, entre o espírito e a matéria. Mas hoje, com nosso conhecimento psicológico maior, ficamos mais próximos do mistério cristão percebendo que é o ego que precisa ser deslocado de modo que a salvação possa tomar lugar. Na Nova Era, não há verdadeira separação entre o ego e a alma transpessoal; assim, o primeiro estágio na verdadeira consciência religiosa não é adquirido; ou, em vez disso, um processo religioso é conduzido e em cada ponto desta jornada a vida espiritual é contaminada com os desejos e ânsias do ego. Neste caminho a jornada espiritual é corrompida, e degenera em uma viagem de ego (egotrip). À medida em que a alma é libertada de seus grilhões e é elevada a uma realidade maior, o ego quer viajar junto com ela, e o êxtase da libertação do espírito é um êxtase que o ego quer para si. De maneira similar, o faminto ego da Nova Era espia a grandeza e poder de Deus, e se identifica com aquele poder, vendo Deus como algum “recurso sobrenatural não-represado” que pode ser utilizado para a “expansão de potencial humano”. Esta é uma fantasia prometéica selvagem e sem limites, e a Nova Era efetivamente acredita no mais fundo de seu coração que o homem pode se tornar Deus. Jung provavelmente classificaria isto como uma espiritualidade psicótica, uma espiritualidade em que o ego tem sido grotescamente inflado a proporções divinas. O papel secundário do ego não foi compreendido e há uma profunda confusão psicológica e teológica sobre o significado da vida e o papel da humanidade em servir o divino. Intelectualmente, o homem da Nova Era desposa uma filosofia sonhadora, paradisíaca, mas atualmente e de fato ele está cheio de queixas e amargura, porque nada parece caminhar direito. A “perda do ego”, que deveria estar ocorrendo conscientemente, cai no inconsciente e, como qualquer coisa inconsciente, está projetada para fora, sobre outros e o mundo.
Muitos esotéricos se gabam de dizer que abandonaram o ego e, consequentemente, as coisas da Terra em favor de um estilo de vida mais pontuadamente relacionado com a realidade da alma. Entretanto, o ego não foi “largado”, e por definição não pode ser largado; foi meramente (con)fundido com a vida da alma. Este é o cenário psicológico para o notório problema do egotismo desenfreado, emocionalidade, cisões e competitividade que infestam os grupos, cultos, seitas, ashrams, clubes, sociedades e comunidades da Nova Era. Embora todos estes grupos trabalhem no sentido da transcendência do ego em favor da alma, são freqüentemente destruídos por um egotismo secreto, escuro e maléfico, que corrói os altos ideais e eventualmente causa o colapso da edificação toda. Os devotos declaram que são “nada” perante o divino ou sem valor diante do carismático professor, mas no pano de fundo há ferozes manobras por privilégios e lugares especiais, por poder e influência dentro do grupo. Nem pode o impulso sexual ser suprimido por uma “intensa devoção” ao etéreo e interesses paradisíacos. O que é negligenciado ou rejeitado volta para nos visitar, e usualmente volta com considerável violência, de modo tal que o ashram local da Nova Era pode acabar como um covil de iniqüidade e perversões das mais diversas (obviamente justificadas com um conteúdo “espiritual”). Jung concordaria que há uma necessidade maior por auto-conhecimento na religião ocidental, e que encontramos suficientemente demasiada “fé cega” no cristianismo com muitas pessoas adotando crenças e doutrinas sem testar estes preceitos contra a experiência. Jung tolera muito do aparato espiritual da Nova Era: sua ênfase sobre diversidade e pluralismo, sobre sabedorias pré e pós-cristãs, sobre meditação, introspecção, e experiência pessoal direta. Entretanto, a menos que a atitude correta seja adotada, o aparato e as tecnologias de auto-ajuda são mais do que inúteis: são positivamente perigosas. Seria melhor que o homem da Nova Era fechasse sua seita suburbana e voltasse para a igreja ou sinagoga para aprender as lições da humildade e da modéstia. Não pode haver transformação espiritual alguma a menos que ego e alma estejam firmemente diferenciados.
Em seu desejo de substituir o dualismo ocidental com um novo holismo, a Nova Era tomou um rumo que muitos chamariam de “junguiano”. Entretanto, Jung contrasta fortemente dois diferentes tipos ou modelos de totalidade: O primeiro é o que ele chama de totalidade pré-consciente, a totalidade do universo primordial e amorfo, indiferenciado como uma sopa, e que existiria antes da própria consciência. Nela, os pares de opostos estão fundidos (não porque foram unidos em uma totalidade maior, mas porque ainda não foram diferenciados uns dos outros). Tudo é “um” porque os “muitos” – e os conflitantes pares de opostos que constituem os muitos – ainda não foram trazidos à existência. Jung identifica esta totalidade original com o arquétipo da Grande Mãe, e estes que procuram o incestuoso “retorno à mãe” estão dispostos a idealizar esta condição primeva. Neumann desenvolveu a hipótese de Jung da “grande roda” chamando a este símbolo o Ouroboros, ou a serpente que morde o próprio rabo.
Em contraste, Jung postulou (e defendeu) um segundo tipo de totalidade, a Totalidade Consciente, na qual os pares de opostos, separados pelo advento de uma consciência polarizada e unilateral, tornam-se novamente juntos em uma unidade relativa. Esta totalidade, ele sentiu, é o objetivo e ponto-final da realização consciente. O foco dela é de que a integridade e identidade dos opostos está mantida e respeitada. Totalidade consciente não é um caos semelhante a uma sopa, mas uma unidade claramente diferenciada na qual todas as diferenças e distinções básicas têm sido honradas, vividas e reconciliadas: “Sem a experiência dos opostos não há experiência de totalidade”, dizia Jung, que viu na Mandala oriental um “círculo mágico” no qual são preservadas a integridade das formas de vida, das estruturas geométricas e das figuras sagradas, como símbolo da totalidade diferenciada que ele tanto admirava.
A Nova Era advoga um retorno à Mãe do Mundo, e sua ânsia por unidade é a ânsia do infante pela unidade com a mãe. A Nova Era não se vê como herdeira da cultura ou da história do Ocidente, e não está interessada em “completar” esta história, mas meramente em suprimi-la. A Nova Era não afirma o passado, mas quer começar tudo de novo, construir um futuro mais brilhante, menos trágico, e está cansada do embate dos opostos que constitui tanto de nossa história. Jung argumentaria que não se pode falar de totalidade até que a escuridão ou “Sombra” da natureza humana tenha sido maduramente aceita e integrada. Eis aqui onde a Nova Era trai seu infantilismo e sua fingida “totalidade”, porque o lado escuro da natureza humana é quase sistematicamente ignorado. A Nova Era está voando da escuridão e da realidade do mal, vendo a escuridão meramente como a ausência de luz.
A era cristã promoveu uma ética de perfeição em sua ênfase sobre a figura de Jesus Cristo, mas uma era genuinamente nova ou vindoura estará, para Jung, baseada sobre uma ética da totalidade, cujo foco não será Jesus, mas o Espírito Santo: “O Espírito Santo é uma reconciliação de opostos, e daí a resposta ao sofrimento no Ente Supremo que Cristo personifica”. Uma Nova Era do Espírito, de acordo com Jung, apresentará não a segunda vinda de um Cristo humano, mas “a revelação do Espírito Santo a partir do próprio homem”. A Era Vindoura não destruirá o Cristianismo, substituindo-o com paganismo, mas transcenderá o Cristianismo histórico substituindo a imitação de Cristo pela experiência direta e vivente do Espírito Santo. O próprio Cristo insinuou (João 16:7-13) que o Espírito Santo ou Confortador viria depois dele, não apenas para derramar as línguas do Pentecostes sobre seus discípulos, mas para impregnar toda a humanidade com o “espírito da verdade”. Para Jung, portanto, uma compreensão correta da totalidade é essencial não apenas para nossa saúde psicológica pessoal, nosso bem-estar moral e ético e nosso senso humano de sentido da vida, mas é o padrão pelo qual participamos na auto-evolução do divino. É por isto que Jung insiste através de seus escritos que nós devemos manter a tensão entre os opostos e nos movermos adiante; não devemos relaxar a tensão de modo que os opostos percam sua definição e retornem ao Ouroboros primevo (a tal sopa primordial): “Sem oposição não há fluxo de energia, não há vitalidade. A falta de oposição leva a vida a uma estagnação aonde quer que tal falta alcance”. Jung não era um guru da Nova Era que pregava profundo relaxamento e a dissolução do estresse, mas pelo contrário, ele implorava aos outros para permanecerem conscientes de divisões, fortalecer isso e manter os opostos em relação dinâmica. Somente então poderá a “função transcendente”, que em metapsicologia junguiana seria o Confortador ou Paracleto, vir em nosso auxílio e tornar suportável a carga que estamos carregando.
Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, neguea si mesmo, tome a suacruz, e siga-me.
Mapas de Evidências Científicas das Práticas Integrativas Como contribuição para facilitar o acesso às evidências disponíveis, bem como à identificação de lacunas no conhecimento, a Rede MTCI Américas, o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) e BIREME/OPAS/OMS uniram esforços para sistematizar as evidências científicas em Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas – MTCI em mapas de evidências; com o objetivo de apoiar profissionais de saúde, tomadores de decisão e pesquisadores na construção de ações de saúde baseadas em evidências. Os mapas de evidências apresentam, em uma matriz de intervenções e resultados, uma visão geral e uma síntese gráfica das evidências sobre intervenções… Read more »
Jung avisou sobre o embusteiro. E Lilith está na Bíblia. Quanto mais as pessoas querem sinais para acreditar em Deus ou em suas teorias, mais coisas ruins acontecem. O sinal só é bem vindo quando há amor.
A aceitação e Entrega está na série SexLife, nos trilhos do trem quando ela tenta correr (ansiedade, sabe que algo ruim vai acontecer) e ele não permite. O encontro do Neo com a criança. Morte e renascimento.
Aquela cena estava ligada a Ghost. Outro filme para conciliar estudo é a Casa dos Espíritos.
Autor
Acid
17 julho de 2021 2:25 pm
Iniciavam-se novas formas de expressão, incluindo escrita automática e fantasias góticas, a fim de representar as realidades da experiência interior. Desta mesma leva intelectual, nasce O Livro Vermelho, não apenas com seu conteúdo psicológico, mas com um formato literário. O que se observa e o que o diferencia dos demais artistas e psicólogos desta época é que, além de um conteúdo psicológico e literário, há uma influência marcadamente religiosa. Ele [Jung] afirma que a religião e Deus só poderiam ser compreendidos se experimentados interiormente. Toda esta temática religiosa vinculada à vivência aparece nos temas de O Livro Vermelho, … (…).… Read more »
Thiago Montagnini
16 julho de 2021 10:14 pm
Simplesmente sensacional a sua ótica de percepção. Fiquei maravilhado ao ler seu texto pois muitas das coisas das quais foram escritas eu já pensava por si só e acabei consolidando mais minha nova perspectiva.
Querida Fy Essa msg apareceu quando entrei no site, durante meu diálogo de “inspiração socrática” com você. Creio que ele bem se aplica às nossas trocas de idéias: “Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, pois cada pessoa é única para nós e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha mas não se vai só, nem nos deixa só, leva um pouco de nós e deixa um pouco de si mesma. Essa é a mais bela responsabilidade de nossas vidas e a prova tremenda de que as almas não se aproximam por… Read more »
Tarkovsky
9 agosto de 2008 3:02 am
Fy, Fique em paz, bela. Agora percebi o que aconteceu. Até que foi engraçado…rsss….. E na verdade a falha foi minha pelo meu comentário que era para ser conciso, mas acabou obscuro e a troca de cineastas foi radical: “Art is born and takes hold wherever there is a timeless and insatiable longing for the spiritual.” – Andrei Tarkovsky “Andrei Tarkovsky is for me the greatest, the man who invented a new language, true to the nature of film as mirror of life, life as a dream” Ingmar Bergman Este é Tarkovsky, o cineasta que criticou Kubrick em “2001” por… Read more »
Tarkovsky
9 agosto de 2008 3:06 am
billy Shears escreveu:
OK, eu também não sou bailarino, mas isso não me impede de admirar a arte praticada pelos virtuosos, principalmente se há qualidade na música de fundo – Vangelis e Jon Anderson, o grande vocalista do YES.
Resp:
OK billy, vc não precisa justificar o balé e o colanzinho…rsss…pelo menos para mim já que mandei vídeos com um monte de negão rebolando e vestidos de cor-de-rosa. rss…..
Abs
billy shears
9 agosto de 2008 5:34 pm
Tarkovsky, Que nada, você bom gosto musical; não precisa se justificar também…rs Olhando por esse ângulo coreográfico, com direito a colanzinho e roupa cor de rosa, até que ficou engraçado. Tá parecendo aquele giro da mulher do outro post, cada um vê os clipes do KC e do Vangelis/Jon Anderson de uma perspectiva com a qual mais se identifica…música, dança ou roupa…rs Agora falando sério, fiquei instigado por conhecer a obra cinematográfica de vossa senhoria. Fui até o pai dos burros cibernéticos e vi que V.Sª é um cineasta de grande envergadura moral e estética. E andou tendo algumas divergências… Read more »
BrnLng
8 agosto de 2008 11:47 am
a diferença desses posts mais antigos pros mais novos é q esses últimos são mais fáceis para se comentar.
ó, facilidade, és uma faca d dois gumes. hahah
Tarkovsky
10 agosto de 2008 12:58 am
Billy, Hummmmnn, Tarkovsky em locadora?…é mais fácil achar político honesto em Brasília… Se vc estiver em São Paulo, na 2001 vídeo, na Av. Paulista vc poderá encontar uns pacotes: Volume 1: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=6703 Volume 2: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=6706 Volume 3: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=6711 Mas não conheço essas edições. Os filmes que tenho são da Criterion Collection que são excelentes em qualidade e o restante baixei em divx o que não me agrada muito pela redução da qualidade de imagem mas pesa a questão financeira pois adquirir todos esse filmes não sai barato. Quer o Solaris em Divx? Guardei os links e já verifiquei que ainda… Read more »
billy shears
10 agosto de 2008 9:45 pm
“Hummmmnn, Tarkovsky em locadora?…é mais fácil achar político honesto em Brasília…” Xiii..Tarkovsky, então desisto de procurá-lo…e não é só em Brasília não, a ladroagem corre solta em todos os cantos deste nosso Brasil varonil, tornando ainda atual a letra do Renato de “Que país é esse”. Aliás, ele como ninguém soube retratar a sua geração – me incluo nessa – e cada letra parece que fala diretamente conosco. Toda vez que encerro um ciclo e inicio outro, ouço “Tempo Perdido” e alimento-me da arte dele para que as vertigens do meu excesso de lucidez não me deixem tonto. Ih… lá… Read more »
billy shears
8 agosto de 2008 5:41 pm
Fy Pensei na sua feliz citação de Jung: “Sou eu próprio uma questão colocada ao mundo e devo fornecer minha resposta; caso contrário, estarei reduzido à resposta que o mundo me der”. E lembrei-me de um raciocínio de Sócrates, onde ele é questionado pelo motivo de não voltar atrás em suas opiniões para ganhar, assim, o perdão de seus julgadores. Além de recusar uma fuga oferecida por seus amigos influentes. Argumentavam seus amigos que essa era uma decisão errada que poderia pôr por terra toda a sua corrente de pensamento. Uma vez que as pessoas poderiam julgá-lo um tolo por… Read more »
Fy
8 agosto de 2008 5:29 pm
Billy,
Veja se melhorou:
– Um pequenininho com o espírito de um grande herói:
Sou eu próprio uma questão colocada ao mundo e devo fornecer minha resposta;
– Mas independente do fato do PC chinês tentar se apropriar ou não do feito desse garotinho:
caso contrário, estarei reduzido à resposta que o mundo me der”.
Bjs
Olim
8 agosto de 2008 11:53 am
China:
“…MONTE de seguidores”…heheh:
Essa foi boa…
Tem cada retardado neste mundo.
Talvez isso comprove ser o homem(?)-China(que não tem nada de chinês) ainda um projeto de Homem. Uma remota sombra de algum intelecto em vias de expressar-se dignamente.
Mas fazer o quê, né? Cada retardado com a sua doença…
Fy
8 agosto de 2008 12:19 pm
Tarkovsky Desculpas de coração. E saiba que fico muito muito feliz por me desculpar. Principalmente se vc for mesmo um russo com alma de negão! Sabe, talvez a sensação de estar perdendo alguma coisa q se quer bem; faça o ego dar algumas cambalhotas: E eu devo ter te confundido com alguma alma de cimento, ou com os furtivos e oportunistas gatos de Cheshire. I loved your sound and your choices. – Não me justificando, …mas me explicando: Umas palavrinhas de alguém q tb admiro: Às vezes o ego é o fruto da árvore do conhecimento e às vezes ele… Read more »
Fy
8 agosto de 2008 12:28 pm
Pois é: começou!
Também não tenho vontade ver . E imagino a tensão dos atletas.
Tarkovsky : “Vamos dançar (balézinho eu to fora…rss…)? ” OK, eu também não sou bailarino, mas isso não me impede de admirar a arte praticada pelos virtuosos, principalmente se há qualidade na música de fundo – Vangelis e Jon Anderson, o grande vocalista do YES. Mudando de assunto, andei postando links com músicas do “Tears for Fears” e resolvi dar uma conferida na tal terapia do “grito primal” do Artur Janov, que um dos vocalistas tem como referência para compor suas músicas. Fiquei sabendo que o Lennon também era apreciador desse tipo de terapia. Ela é infuenciada por seguidores da… Read more »
Fy
8 agosto de 2008 4:16 pm
Billy,
Que chama Cleber!
Q música linda: letra, tudo!
Qdo li vc ontem, me lembrei disto:
Identidade, Singularidade ou Si-Mesmo?
“Sou eu próprio uma questão colocada ao mundo e devo fornecer minha resposta;
caso contrário,
estarei reduzido à resposta que o mundo me der”. Carl Gustav Jung
Bjs
billy shears
8 agosto de 2008 4:28 pm
Tarkovsky,
Conferindo, agora, seus links; vejo que você fez uma excelente escolha; boa música. Mas acho que ela está mais para levantar o astral de quem quer curtir uma noite de “balada” ou despertar de manhã com todo gás…rs
Dentro do espírito dançante proposto, aí vai um link; para quem tem bons ouvidos e pernas também…rs:
Apesar de ser um assunto tão sério e perigoso: quase morri de rir!
Meu Deus, e não é q tem gente ( séria ) q cai nestes contos!
Outro dia assisti um filme, acho q CSI – em q uma menina morreu por acidente, em alguns destes tipos de terapia de renascimento.
Excelente, Bjs
billy shears
8 agosto de 2008 4:49 pm
Fy Belas palavras, mas creio que somos uma “pizza mezo self, mezo mundo”. O que não deixa de ser correto. Pois devemos transcender o nosso “si mesmo” para o bem comum. Ao contrário do que preceituava Nietzche, mas essa é outra estória, deixo-a para os advogados da causa do super-homem… Veja o exemplo daquele garotinho que agiu como um verdadeiro herói durante o trabalho de buscas no terremoto que aconteceu na China. Com apenas 9 anos, ele teve a iniciativa de sugerir para os seus coleguinhas cantarem, de maneira que facilitassem o trabalho da busca por sobreviventes. Deu certo. E… Read more »
Tarkovsky
10 agosto de 2008 11:36 pm
Billy, neste link estão todos os filmes do Tarkovsky e muitos outros grandes cineastas: http://www.foriegnmoviesddl.com/search/label/Andrei%20Tarkovsky E com este ato eu te liberto do jugo das locadoras. Rss… Tem muita coisa boa, garimpe e veras. “O cinema possibilita o contar histórias diferentes por mais que o tema seja o mesmo: flagrar o movimento do homem rumo à redenção. Há sempre uma alegoria por trás da história.” ( Rob Cohen ) “O cinema é o modo mais direto de entrar em competição com Deus.” ( Federico Fellini ) “O cinema deve exprimir as linhas de força da existência e se preocupar menos… Read more »
billy shears
12 agosto de 2008 12:06 am
Valeu, Tarkovsky. Excelentes, as citações.
Deixo aqui uma dica, também, para quem gosta de história. O jornal inglês The Times digitalizou 200 anos de seu acervo 1785/1985. Inclusive, o conteúdo pode ser copiado.
Ikki e os caçadores subatômicos, do âmago da placa de petri.
3 fevereiro de 2013 12:10 pm
Se a ética e a moral não podem ser definidas ou determinadas pela ciência pois pertencem ao domínio da metafísica (que se caracteriza pela falta de “bases objetivas” – aqui entendidas no sentido naturalista [naturalismo = cientificismo metodológico]), como então insistir nessa “equivalência de forças” entre ciência e espiritualidade? Sendo que uma tem acesso livre e autoridade sobre a outra? Os dogmas religiosos (vá lá, espiritualistas) podem intervir num experimento científico, moldando-o, impedindo-o, mudando sua direção sem DANIFICAR a essência do objeto da experiência (ou eu tô enganado??? Se estiver, por favor…); e o contrário, seria possível? Pelas experiências que… Read more »
Ikki e os caçadores subatômicos, do âmago da placa de petri.
3 fevereiro de 2013 10:45 am
A deusa ciência e o ‘Fator Eichmann’: §”[…]Ainda que muitos digam que reconhecem que há uma autoridade maior que a ciência, não se pode ignorar que no imaginário de toda uma civilização foi introduzida uma ideia: a de que, se vivemos uma vida mais confortável, mais segura e mais longeva, tudo isso deve-se ao progresso científico que nos ofereceu tantos dons. Assim, é quase impossível não sentir-se devedor dessa benfeitora que nos proporciona tantas benesses.” http://www.midiasemmascara.org/artigos/cultura/13823-a-deusa-ciencia.html “UM POUCO DE CIÊNCIA NOS AFASTA DE DEUS. MUITO, NOS APROXIMA” (Louis Pasteur) Esse é que é o problema, seu Pauster; esse é que… Read more »
Fy
7 setembro de 2008 4:51 pm
Coringa disse:
Sim Fy, DEUS DANÇA…E É A PRÓPRIA SINFONIA DE UM UNIVERSO VIVO! (Tem conceito mais espetacular q este? Maravilha!!)
– Coringa, assista isto: – acho q este cara teve uma idéia quase igual:
(é o 2º Vídeo): Istoirio by Luke Titley
Le britannique Luke Titley, du National Centre for Computer Animation, prestigieuse école du Royaume-Uni a créé et dirigé ce court métrage d’animation inspiré de la musique de Dominic Thomson. Une mélodie magique jaillit du piano d’un pantin orchestre. Le sound designer est David Taylor.
É, Acid, concordo com sua visão crítica, que me parece além de pertinente também construtiva. Os pilares da Filosofia, Ciência e Religião são quem sustentam a doutrina espírita, mas nós seres humanos recebemos e produzimos influências; de tal sorte que o espiritismo com todo o seu dinamismo, acaba pendendo para um lado ou para o outro, de acordo com os seus dirigentes e as aspirações daqueles que frequentam uma casa espírita. Sendo constatado o panorama traçado por você em sua crítica. De minha parte, tenho a mente sempre aberta e procuro entender o espiritismo como uma conquista do ser humano… Read more »
Vanessa Cristina de Novaes
28 agosto de 2008 5:47 pm
Amigo, Preciso lhe falar. Fico muito feliz em ver sua preocupação com o futuro da doutrina.Por isso, peço que vc amplie um pouco mais o seu olhar. Como vc mesmo descreve, viemos de uma cultura que contém alguns equívocos, nem por isso o TODO está comprometido.É natural nos apegarmos à Velhas Tendências, pois ainda há muito medo e comodismo em nós. Mas escuta, o que seria da Humanidade se os grandes Precursores se detivessem na Marcha por medo da não-aceitação?Por medo das críticas?Por medo das zombarias? O próprio Kardec enfrentou muitas resistências e nem por isso se deteve. Você está… Read more »
Saindo da Matrix
27 agosto de 2008 1:33 pm
Sim, é decepção, mesmo. A doutrina foi muito bem elaborada, tanto que teve respeito por algum tempo na europa, e ela incluía a vertente científica e a religiosa. A parte científica foi solapada mais por conta da ambição dos médiuns da época, que, ao perderem a capacidade de comunicação, não resistiam a fazer truques. A religiosa praticamente não vingou por lá, e acabou por florescer aqui, o que foi muito legal. SÓ QUE justamente aqui tem toda uma influência católica que foi altamente nociva no sentido de mistificar/santificar médiuns e espíritos, e a mensagem ficava (e ainda fica) em segundo… Read more »
Vanessa Cristina de Novaes
27 agosto de 2008 1:08 pm
Oi Acid,
Num trecho de Ciência e Espiritualidade, vc descreve que a proposta de Kardec pro Espiritismo, desandou um pouco após 150 anos. Eu senti um pontada de decepção da sua parte!Estou equivocada? Se não for abuso e nem pretencioso, gostaria de saber melhor sobre o seu ponto de vista com relação às transformações no Espiritismo.
Abraços.
amebinhamarelinha
16 agosto de 2008 3:27 pm
…
Sem pretensões eruditas (estou sem saco pra isso agora, ainda estou sob a influência da semana trabalhada junto aos meus alunos insuportáveis)
E vamos lá, no melhor espírito amebinhamarelinha taoísta:
O melhor caminho ainda é o do meio… nem tudo é razão, nem tampouco emoção: nem tudo deve ser feminino, e também não masculino; nem tudo frio, nem tudo quente.
Isso vale ao menos para esta vida, para este momento, para este planeta.
Abraços de ameba… confortáveis e macios.
….
Coringa
13 agosto de 2008 3:19 pm
Renato, Gostei do teu comentário. Isto é matéria para boa reflexão.
Valeu 🙂
abs
Renato Pinheiro
13 agosto de 2008 1:04 pm
Coringa, Olim… e o povo que esta no dharma dos estudos sobre a mente e o corpo.. A desconstrução é uma ferramenta e tanto, ajuda-nos a descascar todas as estruturas cognitivas, até o limite de nossa tolerância psíquica. Alguns não aguentam o tranco e piram (to quase nessa condição), mesmo saindo demais (borderlines) da realidade, mesmo alterando demais a consciência, o individuo que trilha esse método, pode se fazer forte de sua vontade em alcançar sua meta espiritual, ganhando das consequências do uso desta ferramenta. É assim pq muitos o conseguiram, segundo a premissa de que onde 1 vai qualquer… Read more »
Coringa
13 agosto de 2008 12:06 am
Uma análise bem interessante…de um Franco Atirador:
Garfo e Faca
“A minha premissa básica é a de que nossos esquemas cognitivos (quer sejam crenças religiosas, teorias científicas ou princípios filosóficos) não são a expressão de uma verdade objetiva, mas ferramentas que usamos para organizar nossa experiência do mundo, ou seja, a percepção que temos da realidade e nossas interações com ela…”
Como Forrest, apenas um ‘contador de histórias’…que “reduz o tumulto das últimas décadas (ou séculos) a um parque temático de realidade virtual: uma versão da Disney ou matrix, onde fatasias e verdades misturam-se e forçam-nos a buscar, pelo discernimento, aquilo que ‘sobra’ como REAL…que está e sempre esteve em nosso íntimo, em qualquer tempo.
Grande abraço Olim…cósmicos ou mundanos…mas sempre buscando, tal qual uma dança divina, formas autênticas de expressar nossa amorosa essência.
É sempre um prazer poder ‘ouví-lo’, amigo Olim!:)
Olim
12 agosto de 2008 4:58 pm
Oi, Coringa… Pensei em você quando citei o Forrest, no meu último comentário. Ainda bem que você nada disse…hehehe
Olho para alguns textos antigos e não acredito que fui eu que escrevi, embora sejam minhas idéias. —————————–
Embora tudo que fizemos “pareça” que fomos “quem” o fez… essencialmente ou intuitivamente, ao passar do tempo, ao passar dos olhos que insistem em envelhecer, nos fazem ver que na verdade aquilo viera de outro lugar! Essa percepção temporal/atemporal do Eu é uma convicção do que esse Eu pode ser em modo “blind”, melhor … SLEEP-MODE.
Abraços
Fy
12 agosto de 2008 7:45 am
Todas as coisas são agregados de átomos que dançam e que, por meio de seus Movimentos produzem Sons. Quando o Ritmo da Dança se modifica, o Som que produzem também se modifica. Cada Átomo canta incessantemente sua canção; … e o Som, a cada momento, cria Formas Diferentes densas e sutis. Tibetan Journey Alexandra David Néel Segundo a crença hindu, todas as vidas são parte de um Processo Rítmico de Criação: Na noite de Brahman, a Natureza acha-se inerte e não pode dançar até que Shiva o determine::::::: – Ele se ergue de seu êxtase e, dançando, envia através da… Read more »
Coringa
12 agosto de 2008 4:01 am
“A experiência espiritual é uma experiência de que a mente e o corpo estão vivos numa unidade. Além disso, essa experiência da unidade transcende não só a separação entre mente e corpo, mas também a separação entre o eu e o mundo. A consciência dominante nesses momentos espirituais é um reconhecimento profundo da nossa unidade com todas as coisas, uma percepção de que pertencemos ao universo como um todo. Essa sensação de unidade com o mundo natural é plenamente confirmada pela nova concepção científica da vida. À medida que compreendemos que a física e a química básicas são as próprias… Read more »
Coringa
12 agosto de 2008 4:39 pm
Sim Fy, DEUS DANÇA…E É A PRÓPRIA SINFONIA DE UM UNIVERSO VIVO! (Tem conceito mais espetacular q este? Maravilha!!) Temas q nos inspiram a refletir…para além das fronteiras…em um futuro q podemos pressentir http://www.youtube.com/watch?v=ym-Tz6WjF9k&feature=related
China
8 agosto de 2008 11:30 am
VC bem q tentou mas naum deu para boicotar os jogos né? Acho q vc memo com esse MONTE de seguidores naum tem ainda tanto poder assiiiim !!! Né??? Mas mudando de assunto vc vio a cerimôôônia???
Anônimo
1 junho de 2019 7:29 pm
O físico brasileiro Marcelo Gleiser recebeu nesta última quarta-feira o prêmio Templeton , considerado uma “espécie de Nobel da espirituralidade “(…) A honraria já foi concedida a Madre Teresa de Calcutá (em 1973) e Dalai Lama (em 2012).
De acordo com a Fundação Templeton , ele é responsável por “uma contribuição excepcional para afirmar a dimensão espiritual da vida, seja por insights, descoberta ou trabalhos práticos”.
A um bom tempo atrás aqui podiamos encontrar coisas novas que não viamos em outros lugares e principalmente textos com uma visão mais universalista, uma visão diferente de tudo que temos por aí.
Uma hora a inspiração volta, não esquenta não… continuamos por aqui.
Fausto
6 agosto de 2008 2:48 pm
Antes liamos um texto seu e ficavamos por dias refletindo, pensando ou então eramos impulsionados a pesquisar sobre o tema. Ultimamente, vemos claramente pela enxurrada de comentarios e falta de qualidade destes que os textos recentes incitam os egos, respostas imediatas, opiniões contrárias, puxa saquismo, aquilo que vemos em qualquer outra lugar.
Acid, voce é diferente. Tomara que tua inspiração volte logo.
Bono
6 agosto de 2008 3:11 pm
Oi Acid, se me permite uma sugestão, queria ver aqui mais relatos de suas experiências e insights na sua vida, e relatos de como você interpreta as coias que acontecem ao seu redor. Tem posts antigos muitos legais nesse estilo. Um problema que pode estar ocorrendo pode ser a satisfação de já ter dito tudo, e como dizia Humberto Gessinger em suas músicas de chavões “é muito mais difícil dizer adeus quando não há nada mais a se dizer”, e “deve haver alguma coisa que ainda te emocione”. Mas sempre há mais oque dizer, mesmo ue seja a mesma coisa… Read more »
=p
6 agosto de 2008 4:39 pm
oiq risos
*
6 agosto de 2008 4:43 pm
hoje em dia é muito fácil comprar um livro de física quântica e de filosofia e sair por aí falando coisas q não entendem. a repetição de idéias é muito fácil difícil é levar para a prática e ver se isso tudo realmente é verdade, não podemos acreditar em mais nada cegamente.
Mcnaught
6 agosto de 2008 4:46 pm
As mudanças acontecem. Muitas vezes não admitimos que mudamos, que as coisas mudaram. Mas, mesmo assim, tudo muda, nada permanece o mesmo. Afinal, não temos controle sobre isso. Como diria o agente Smith: – Esse é o som da inevitabilidade. Aham, era e é inevitável. Os pensadores do período inaugural filosofia perguntam-se pela gênese do cosmos, a forma da Terra, o movimento dos astros, os ciclos meteorológicos, a origem da vida, o alcance do pensamento. Faziam perguntas que incomodam, como: eu sou quem penso que sou? Não aceitam as respostas prontas, tradicionais, e, sim, olhando em torno proferem suas conjecturas.alcance.… Read more »
Olim
6 agosto de 2008 4:48 pm
Acid, você não está só… Pode ter a certeza de que esse sentimento saudosista (daquilo que éramos antes; como éramos felizes; como éramos inocentes; como éramos puros, criativos, novos, inovadores, luminosos, inspirados…) não é só seu. Possuo alguns cadernos antigos(que de vez em quando os encontro na bagunça de meus livros) nos quais escrevia, desenhava, quase de tudo. Tipo um diário… (Sorte a sua ter um blog, de fácil acesso, bem arquivado….rs) Que depois foi-se transformando num semanário; depois num anuário e acho que agora é um esqueçário…hehe Putz, as coisas que escrevia naquela época -boa parte delas- são para… Read more »
Verônica Tila
6 agosto de 2008 5:22 pm
É por retomar o antigo que se aprende o novo, e assim nos tornamos mestres. Confúcio
Verônica Tila
6 agosto de 2008 2:33 pm
Teu guia, rs.
Saindo da Matrix
6 agosto de 2008 2:27 pm
Quem é Bruno?
Verônica Tila
6 agosto de 2008 2:19 pm
Bruno, acho que todo bom ensinamento deve ser repetido. Continue por favor.
Tarkovisky
29 agosto de 2008 6:01 am
Escolas espíritas: 1) Ortodoxos: É o kardecismo considerado tradicional, que não permite interpretações do “Pentateuco” de Allan Kardec diferente de como julgam ser o correto. Não tolera a presença de outros espiritismos, considera-os grupos espiritualistas, apenas. 2) Roustainguistas*: São orientados por João Batista Roustaing, um advogado contemporâneo de Kardec. Diferentemente dos tradicionais, ensinam que o corpo de Jesus não era real, apenas aparente. Existe forte oposição entre ambos os grupos, inclusive na literatura há obras aceitas e rejeitadas. 3) Científicos: Também chamados de Laicos. No século XIX,, foram liderados pelo professor Angeli Torteroli. Formavam uma frente de oposição aos chamados… Read more »
Saindo da Matrix
6 agosto de 2008 3:00 am
Post originalmente publicado em fevereiro de 2004, na época em que o blog era mais interessante
Olim
6 agosto de 2008 9:29 am
Acid, porque naquela época vc achava o blog mais interessante?
thahy
6 agosto de 2008 10:27 am
otimo texto…
ciencia e religiao… cada um olha somente para um lado da moeda…
imagina no dia que perceberem que uma nova imagem se forma, qdo giramos a mesma sobre o proprio eixo ^^
Tarkovsky
6 agosto de 2008 11:41 am
Este post lembrou-me de duas coisas que meu pai sempre me dizia:
– In Medio Stat Virtus (A virtude está no meio ou Os extremos geram o desequilíbrio)
– Carregue sua cruz com classe.
Andrei Punt el
6 agosto de 2008 12:11 pm
Acid, muito bom o texto. Um pouco sinuoso na argumentação – o “Jung achava, para Jung” sem a citação direta me incomoda um pouco, tentei seguir o link original mas ele não existe mais – porém a idéia central da inflação do ego nos movimentos espiritualistas é clara e correta. Já participei de alguns e enche a paciência a fogueira de vaidades que vemos nesses grupos. E achei bem interessante a idéia da reconciliação dos opostos na figura do Espírito Santo, na minha opinião, o conceito mais incompreendido da mística cristã.
Um abraço.
André
6 agosto de 2008 1:33 pm
Muito, mas muito, muito bom.
Saindo da Matrix
6 agosto de 2008 1:56 pm
Olim, naquela época eu estava trazendo coisas realmente novas à net, estava navegando por territórios pouco explorados e eu tinha algo pra dizer. De lá pra cá já falei tudo o que tinha pra falar, e parece que o que quer que me guiava já se foi. Olho para alguns textos antigos e não acredito que fui eu que escrevi, embora sejam minhas idéias.
billy shears
6 agosto de 2008 5:34 pm
Excelente abordagem para o tema. Gostei principalmente das considerações feitas por você, Acid. “Muita gente “esquisotérica” usa Jung pra justificar suas loucuras, como se ele tivesse sido um ativista (como Lennon) e não um pesquisador.” Creio que o mesmo tenha acontecido com o grande prof. Hipolite Rivail – Alan Kardec. Muitas pessoas ainda se equivocam achando que ele era algum tipo de médium sensitivo que deu vazão à sua sensibilidade mediúnica e saiu escrevendo livros em profusão. Não foi isso que aconteceu. O prof. Hipolite era um homem muito culto e um grande pesquisador. Os ensinamentos que ele legou à… Read more »
italo
6 agosto de 2008 5:46 pm
Talvez nos estejamos cansados de lutar… De tentar se entender, de tentar entender o outro. De tentar encontrar a luz. Sendo que a luz está dentro de nos. Dentro de um mundo fechado e ao mesmo tempo infinito. Eh mais facil esquecer. Eh mais comodo reprimir. Fechar ouvidos e espirito. Trancar com cadeados e chaves, nossos erros e segredos negros. Coisas feias demais pra ser ver. Melhor acreditar que somos deuses perdidos. Que ainda não encontramos nossa alma luminosa. Melhor dormir e sonhar…de olhos abertos.
Anônimo
6 agosto de 2008 5:58 pm
“Acid”, achei interessante este post e os comentarios saudosistas, pois conheci o blog ha pouco tempo e ainda nao terminei de ler tudo que quero (muita coisa nova pra mim e pelas quais sempre tive muito interesse mas pouco conteudo), entao quero parabenizar pelo que tens feito… com certeza um cara você é um iluminado e esclarecido de muitos aspectos espirituais, por isso saiba que há novas pessoas que têm acessado a este site como forma de aprendizado então não se preocupe se “falta conteudo” pois isso é o que nao falta aqui, irmão. . . não sei se você… Read more »
KATIUSCIA
7 agosto de 2008 11:21 am
tá brabo o negocio hj. nem meu nome sei escrever direito…rs
Gislaine
7 agosto de 2008 2:56 pm
Acid, Esquece o espiritismo… Vamos falar de UCEM – Um curso em Milagre! Vamos falar de Ho’oponopono! Vamos falar de física quântica! Quero saber sua opinião sobre tudo. Não deixo de entrar um dia no seu site. Quero respeitar seu momento mas vou sentir muito a sua falta. Sinto muito. Me perdoe. Sou grata.
Olim
7 agosto de 2008 4:48 pm
Acho que a ciência poderia ser comparada como um farol que ilumina a escuridão, e esta última seria a Espiritualidade.
Imaginem agora o maior farol que possa ser compreendido e construído pelo homem para enxergar toda a escuridão que nos dá insegurança, medo e receiode caminhar como segurança e certeza.
Imaginem agora uns qunatos outros faróis imganináveis que possam iluminar a escuridão de outras dimensões… Imaginem, agora, tudo isso iluminado ao mesmo tempo, e agora!
Haja farol, haja uma mente privilegiada, haja ciência…
Mas a Espiritualidade tudo abarca.
Anônimo
7 agosto de 2008 6:05 pm
Tenho pensado sobre este post e considerando alguns comentários feitos por aqui, tenho o pensamento de que a ampliação da inteligência espiritual oferece a ferramenta necessária para uma maior capacidade de discernimento acerca da obra de Deus. Alguns O consideram o grande arquiteto do universo, porém, vejo-O mais, e também, como o grande relojoeiro deste grande relógio cósmico que é o universo. Não importa se o relógio é da marca espírita, católica, judia, muçulmana, etc; o importante é que o “tic tac” que ele faz te dê uma noção exata do seu tempo no universo; e que esta noção traga-lhe… Read more »
billy shears
7 agosto de 2008 6:14 pm
Andei fazendo confusão com o tal do control c, acabei apagando o que tinha digitado e tentei recuperar tudo de novo, para isso tentei até desmarcar as info digitadas e marcar de novo, como se isso resolvesse, não teve jeito…tive de escrever tudo novamente, mas acho que valeu a pena porque acabou ficando mais compreensível, pelo menos eu acho…rs
Por isso não saiu o meu nome…que não é billy shears…e aproveitando o ensejo, se é que isso importa, meu nome é Cleber.
Abraços.
billy shears
7 agosto de 2008 6:59 pm
Essa estória de nomes fez-me lembrar da letra desta música:
Espero não ter estourado minha cota de off topics…rs
Analu
7 agosto de 2008 9:14 pm
Está todo mundo certo! Cada qual com sua visão. Ótimos comentários. Acho que tudo desandou porque cada vez q tentamos melhorar o que está em volta de nós, dá um cansaço!!! É um esforço enorme o que fazemos para ter um pouco mais de discernimento e tentar disseminar um pouco de lucidez p os que estão presos a antigas idéias, dogmas, seja lá o que for… O mergulho em nós mesmos é doloroso e ninguém gosta de fazê-lo por espontânea vontade. Então a vida nos dá uma “cassetada” e nós temos q começar a rever tudo o q fizemos ou… Read more »
billy shears
8 agosto de 2008 12:57 am
Aproveitando a idéia do Tarkovsky: “Musica para Morfeus abraçar quem ainda estiver acordado”:
Que todos tenhamos um sono inspirador. E que a pílula que escolhemos ingerir, seja a correta…rs aprendendo a sair da matrix; mas quando sairmos, que outra realidade encontraremos?
Talvez, aquela que já está dentro de nós e não a vemos. Então, que tenhamos inspiração para trazê-la à tona.
Abraços soníferos
Katiusica
7 agosto de 2008 11:15 am
bem…ainda ñ terminei d ler o texto td, mas o q ficou é q p/ compreender a fé (ñ como cega, a fé pela fé sem ação…) o sujeito tem d saber o pq dele acreditar nisso ou naquilo (questionar-se. e p/ questionar-se ele precisa ter consciencia d si e ter conteudo p/ q isso aconteça). e p/ q essa compreensao funcione, é necessário caminhar lado a lado com a inteligencia emocional (religiosidade/emoção) e inteligencia racional (ciencia/razão). o caminho apontado está diretamente nas primeiras frases do texto: “Ciência e espiritualidade devem caminhar juntas, mas não se deve misturar tudo no… Read more »
Fy
7 agosto de 2008 10:49 am
É… muito triste! Muito escuro! ——————- – Minha religião consiste em humilde admiração do ESPÍRITO SUPERIOR e ILIMITADO QUE SE REVELA NOS MENORES DETALHES que podemos perceber com os nossos espíritos frágeis e duvidosos. Essa convicção profundamente emocional na presença de um poder de raciocínio superior, que se revela no incompreensível universo é a idéia que faço de Deus. – Albert Einstein Permaneço com esta. E, com a convicção de que: enquanto ESPÍRITOS FRÁGEIS E DUVIDOSOS pretensamente tentem ATROFIAR este ESPÍRITO SUPERIOR E ILIMITADO em suas SUBURBANAS PROPRIEDADES continuaremos em nossas IGNORANTES E LIMITADAS DISPUTAS INSANAS, e claro: …tão criminosas.… Read more »
Junior 4
7 agosto de 2008 10:22 am
Semelhante atrai semelhante.
Fy
6 agosto de 2008 6:42 pm
Hy Man, Meu pai foi Astrônomo e Físico-Nuclear. Um dia, disse pra minha irmã: – Filha, olha p/ o céu.(por favor!!!!) Cadê as estrelas, vc vê aonde elas se esconderam? E ela respondeu: – Credo, pai : elas estão no mesmo lugar – Vc não está vendo? Ele respondeu: – Não, …só vejo anotações e anotações! – e ela insistiu: – Pai: tira o óculos – sai deste telescópio, vem na janela: olha diretamente pra elas::: elas ainda estão lá. Ele foi um grande cientista, que não quis se tornar refém de ser apenas um grande cientista, e várias e… Read more »
Test Pilot Yui
6 agosto de 2008 6:50 pm
O raciocínio humano continua a ser desenvolvido. Procuro encarar a experiência humana como algo temporário ou um quebra-galho que deve preservar o que deve ser preservado e eliminar o que deve ser eliminado. Isso é evoluir, as funções ideais devem ser mantidas.
billy shears
6 agosto de 2008 7:02 pm
O anônimo levantou uma questão muito importante. Muitas vezes estamos tão concentrados em nossas pesquisas, que não nos damos conta do mundo ao nosso redor, das pessoas e de suas necessidades materiais e espirituais. E,também, não experenciamos a vida e o que ela tem a oferecer. A leitura é importante pois nos dá suporte para nossas atitudes frente à vida, mas não devemos nos enclausurar na busca em si. Observar e interagir com as outras pessoas também pode nos trazer felicidade. O sorriso dado, o sorriso recebido; os conselhos mútuos; as experiências de vida trocadas num diálogo profícuo. Emfim, a… Read more »
joker
7 agosto de 2008 2:12 am
não gosto desses “universalistas”
não passam de crentes disfarçados de “cientistas”. (e qual cientista não é no fundo também um crente?)
Tarkovsky
7 agosto de 2008 2:14 am
Quando instado a explicar o sentido de seus filmes, Andrei Tarkovski (1932-1986) respondia com a seguinte metáfora: “Você olha um relógio. Ele funciona, mostra as horas. Você tenta compreender como ele funciona e o desmonta. Ele não anda mais. E no entanto essa é a única maneira de compreender…” Tarkovski passou a vida montando e desmontando “relógios” na tentativa de compreender o funcionamento da vida e do espírito dos homens. E quanto mais desmontarmos, mais entendermos, mais a magia, o mistério se esgotará. É o preço a se pagar. http://www.youtube.com/watch?v=7ShUA885VjI Quanto ao novo, faz muito tempo que ele não da… Read more »
Laine
7 agosto de 2008 8:53 am
Olá Saindo da Matrix!
O que desandou???
“Foi essa a proposta de Kardec pro espiritismo, mas, bem, 150 anos depois a coisa desandou um pouco… o que não invalida, por sua vez, a doutrina”.
Saindo da Matrix
7 agosto de 2008 8:55 am
A parte científica, investigativa. A parte racional, não-dogmática e que descarta 10 verdades pra não ter que engolir uma mentira.
Fy
7 agosto de 2008 9:16 am
Oh sombrio Tarkovsky, Acredito que seja difícel a visão do mundo pós queda do Muro de Berlim. Toda esta desarticulação do socialismo e dos Muros, … Ah , Muros, …tão “protetores”, não? Qto a deficiência do NOVO; vc me fez lembrar que este mesmo critério putrefato foi utilizado em inúmeros julgamentos: Galileu, Giordano Bruno; etc sem esquecer do tão útil Jesus Cristo. Não acho q meu pai se intimidaria com relógios complicados; nem micros, nem macros: mas vc sabe disto, embora não saiba que sabe. Aliás, em matéria de excitação nada como o Rock. A meu pai e a toda… Read more »
Tarkovsky
8 agosto de 2008 1:48 am
????????????????????????????????????? Sinceramente nao entendi lhufas da reação da Fy ao meu comentário. Sombrio? Muros? Putefrato? Sol, o roqueiro desvairado? Quem é esse? Putz, adoro violão clássico e o Per-Olov Kindgren toca pra c*****. O Per-Olov já foi um rockeiro desvairado? Não sabia disso. Bom, de qualquer forma respeito sua opinião. e Sou apenas um russo com alma de negão….Vamos dançar (balézinho eu to fora…rss…)? Ainda está cedo para dormir… Shake Your Booty, baby. That’s the way I like it: http://www.youtube.com/watch?v=aGTtu3mLacE http://www.youtube.com/watch?v=vGjmDTvuNLM http://www.youtube.com/watch?v=VWf1MdHv80Q Pra quem não conhece o verdadeiro funk, duvido ficar sem mexer pelo menos um dedão do pé com… Read more »
Mapas de Evidências Científicas das Práticas Integrativas Como contribuição para facilitar o acesso às evidências disponíveis, bem como à identificação de lacunas no conhecimento, a Rede MTCI Américas, o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) e BIREME/OPAS/OMS uniram esforços para sistematizar as evidências científicas em Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas – MTCI em mapas de evidências; com o objetivo de apoiar profissionais de saúde, tomadores de decisão e pesquisadores na construção de ações de saúde baseadas em evidências. Os mapas de evidências apresentam, em uma matriz de intervenções e resultados, uma visão geral e uma síntese gráfica das evidências sobre intervenções… Read more »
Mapas de Evidência das PICS ( Práticas Integrativas )
https://www.youtube.com/watch?v=z1d_wRyX65o
Jung avisou sobre o embusteiro. E Lilith está na Bíblia. Quanto mais as pessoas querem sinais para acreditar em Deus ou em suas teorias, mais coisas ruins acontecem. O sinal só é bem vindo quando há amor.
A aceitação e Entrega está na série SexLife, nos trilhos do trem quando ela tenta correr (ansiedade, sabe que algo ruim vai acontecer) e ele não permite. O encontro do Neo com a criança. Morte e renascimento.
Aquela cena estava ligada a Ghost. Outro filme para conciliar estudo é a Casa dos Espíritos.
Iniciavam-se novas formas de expressão, incluindo escrita automática e fantasias góticas, a fim de representar as realidades da experiência interior. Desta mesma leva intelectual, nasce O Livro Vermelho, não apenas com seu conteúdo psicológico, mas com um formato literário. O que se observa e o que o diferencia dos demais artistas e psicólogos desta época é que, além de um conteúdo psicológico e literário, há uma influência marcadamente religiosa. Ele [Jung] afirma que a religião e Deus só poderiam ser compreendidos se experimentados interiormente. Toda esta temática religiosa vinculada à vivência aparece nos temas de O Livro Vermelho, … (…).… Read more »
Simplesmente sensacional a sua ótica de percepção. Fiquei maravilhado ao ler seu texto pois muitas das coisas das quais foram escritas eu já pensava por si só e acabei consolidando mais minha nova perspectiva.
Valeu, Thiago! Q bom q contribuiu com sua jornada.
Billy Shears,
http://www.youtube.com/watch?v=zDJ-015ojec
Cheers!
Querida Fy Essa msg apareceu quando entrei no site, durante meu diálogo de “inspiração socrática” com você. Creio que ele bem se aplica às nossas trocas de idéias: “Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, pois cada pessoa é única para nós e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha mas não se vai só, nem nos deixa só, leva um pouco de nós e deixa um pouco de si mesma. Essa é a mais bela responsabilidade de nossas vidas e a prova tremenda de que as almas não se aproximam por… Read more »
Fy, Fique em paz, bela. Agora percebi o que aconteceu. Até que foi engraçado…rsss….. E na verdade a falha foi minha pelo meu comentário que era para ser conciso, mas acabou obscuro e a troca de cineastas foi radical: “Art is born and takes hold wherever there is a timeless and insatiable longing for the spiritual.” – Andrei Tarkovsky “Andrei Tarkovsky is for me the greatest, the man who invented a new language, true to the nature of film as mirror of life, life as a dream” Ingmar Bergman Este é Tarkovsky, o cineasta que criticou Kubrick em “2001” por… Read more »
billy Shears escreveu:
OK, eu também não sou bailarino, mas isso não me impede de admirar a arte praticada pelos virtuosos, principalmente se há qualidade na música de fundo – Vangelis e Jon Anderson, o grande vocalista do YES.
Resp:
OK billy, vc não precisa justificar o balé e o colanzinho…rsss…pelo menos para mim já que mandei vídeos com um monte de negão rebolando e vestidos de cor-de-rosa. rss…..
Abs
Tarkovsky, Que nada, você bom gosto musical; não precisa se justificar também…rs Olhando por esse ângulo coreográfico, com direito a colanzinho e roupa cor de rosa, até que ficou engraçado. Tá parecendo aquele giro da mulher do outro post, cada um vê os clipes do KC e do Vangelis/Jon Anderson de uma perspectiva com a qual mais se identifica…música, dança ou roupa…rs Agora falando sério, fiquei instigado por conhecer a obra cinematográfica de vossa senhoria. Fui até o pai dos burros cibernéticos e vi que V.Sª é um cineasta de grande envergadura moral e estética. E andou tendo algumas divergências… Read more »
a diferença desses posts mais antigos pros mais novos é q esses últimos são mais fáceis para se comentar.
ó, facilidade, és uma faca d dois gumes. hahah
Billy, Hummmmnn, Tarkovsky em locadora?…é mais fácil achar político honesto em Brasília… Se vc estiver em São Paulo, na 2001 vídeo, na Av. Paulista vc poderá encontar uns pacotes: Volume 1: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=6703 Volume 2: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=6706 Volume 3: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=6711 Mas não conheço essas edições. Os filmes que tenho são da Criterion Collection que são excelentes em qualidade e o restante baixei em divx o que não me agrada muito pela redução da qualidade de imagem mas pesa a questão financeira pois adquirir todos esse filmes não sai barato. Quer o Solaris em Divx? Guardei os links e já verifiquei que ainda… Read more »
“Hummmmnn, Tarkovsky em locadora?…é mais fácil achar político honesto em Brasília…” Xiii..Tarkovsky, então desisto de procurá-lo…e não é só em Brasília não, a ladroagem corre solta em todos os cantos deste nosso Brasil varonil, tornando ainda atual a letra do Renato de “Que país é esse”. Aliás, ele como ninguém soube retratar a sua geração – me incluo nessa – e cada letra parece que fala diretamente conosco. Toda vez que encerro um ciclo e inicio outro, ouço “Tempo Perdido” e alimento-me da arte dele para que as vertigens do meu excesso de lucidez não me deixem tonto. Ih… lá… Read more »
Fy Pensei na sua feliz citação de Jung: “Sou eu próprio uma questão colocada ao mundo e devo fornecer minha resposta; caso contrário, estarei reduzido à resposta que o mundo me der”. E lembrei-me de um raciocínio de Sócrates, onde ele é questionado pelo motivo de não voltar atrás em suas opiniões para ganhar, assim, o perdão de seus julgadores. Além de recusar uma fuga oferecida por seus amigos influentes. Argumentavam seus amigos que essa era uma decisão errada que poderia pôr por terra toda a sua corrente de pensamento. Uma vez que as pessoas poderiam julgá-lo um tolo por… Read more »
Billy,
Veja se melhorou:
– Um pequenininho com o espírito de um grande herói:
Sou eu próprio uma questão colocada ao mundo e devo fornecer minha resposta;
– Mas independente do fato do PC chinês tentar se apropriar ou não do feito desse garotinho:
caso contrário, estarei reduzido à resposta que o mundo me der”.
Bjs
China:
“…MONTE de seguidores”…heheh:
Essa foi boa…
Tem cada retardado neste mundo.
Talvez isso comprove ser o homem(?)-China(que não tem nada de chinês) ainda um projeto de Homem. Uma remota sombra de algum intelecto em vias de expressar-se dignamente.
Mas fazer o quê, né? Cada retardado com a sua doença…
Tarkovsky Desculpas de coração. E saiba que fico muito muito feliz por me desculpar. Principalmente se vc for mesmo um russo com alma de negão! Sabe, talvez a sensação de estar perdendo alguma coisa q se quer bem; faça o ego dar algumas cambalhotas: E eu devo ter te confundido com alguma alma de cimento, ou com os furtivos e oportunistas gatos de Cheshire. I loved your sound and your choices. – Não me justificando, …mas me explicando: Umas palavrinhas de alguém q tb admiro: Às vezes o ego é o fruto da árvore do conhecimento e às vezes ele… Read more »
Pois é: começou!
Também não tenho vontade ver .
E imagino a tensão dos atletas.
http://ccr-online.nl/new/modules/news/article.php?storyid=13
Tarkovsky : “Vamos dançar (balézinho eu to fora…rss…)? ” OK, eu também não sou bailarino, mas isso não me impede de admirar a arte praticada pelos virtuosos, principalmente se há qualidade na música de fundo – Vangelis e Jon Anderson, o grande vocalista do YES. Mudando de assunto, andei postando links com músicas do “Tears for Fears” e resolvi dar uma conferida na tal terapia do “grito primal” do Artur Janov, que um dos vocalistas tem como referência para compor suas músicas. Fiquei sabendo que o Lennon também era apreciador desse tipo de terapia. Ela é infuenciada por seguidores da… Read more »
Billy,
Que chama Cleber!
Q música linda: letra, tudo!
Qdo li vc ontem, me lembrei disto:
Identidade, Singularidade ou Si-Mesmo?
“Sou eu próprio uma questão colocada ao mundo e devo fornecer minha resposta;
caso contrário,
estarei reduzido à resposta que o mundo me der”.
Carl Gustav Jung
Bjs
Tarkovsky,
Conferindo, agora, seus links; vejo que você fez uma excelente escolha; boa música. Mas acho que ela está mais para levantar o astral de quem quer curtir uma noite de “balada” ou despertar de manhã com todo gás…rs
Dentro do espírito dançante proposto, aí vai um link; para quem tem bons ouvidos e pernas também…rs:
http://www.youtube.com/watch?v=m2ympHQjxpM
Billy,
Daria um post e tanto.
Apesar de ser um assunto tão sério e perigoso: quase morri de rir!
Meu Deus, e não é q tem gente ( séria ) q cai nestes contos!
Outro dia assisti um filme, acho q CSI – em q uma menina morreu por acidente, em alguns destes tipos de terapia de renascimento.
Excelente,
Bjs
Fy Belas palavras, mas creio que somos uma “pizza mezo self, mezo mundo”. O que não deixa de ser correto. Pois devemos transcender o nosso “si mesmo” para o bem comum. Ao contrário do que preceituava Nietzche, mas essa é outra estória, deixo-a para os advogados da causa do super-homem… Veja o exemplo daquele garotinho que agiu como um verdadeiro herói durante o trabalho de buscas no terremoto que aconteceu na China. Com apenas 9 anos, ele teve a iniciativa de sugerir para os seus coleguinhas cantarem, de maneira que facilitassem o trabalho da busca por sobreviventes. Deu certo. E… Read more »
Billy, neste link estão todos os filmes do Tarkovsky e muitos outros grandes cineastas: http://www.foriegnmoviesddl.com/search/label/Andrei%20Tarkovsky E com este ato eu te liberto do jugo das locadoras. Rss… Tem muita coisa boa, garimpe e veras. “O cinema possibilita o contar histórias diferentes por mais que o tema seja o mesmo: flagrar o movimento do homem rumo à redenção. Há sempre uma alegoria por trás da história.” ( Rob Cohen ) “O cinema é o modo mais direto de entrar em competição com Deus.” ( Federico Fellini ) “O cinema deve exprimir as linhas de força da existência e se preocupar menos… Read more »
Valeu, Tarkovsky. Excelentes, as citações.
Deixo aqui uma dica, também, para quem gosta de história. O jornal inglês The Times digitalizou 200 anos de seu acervo 1785/1985. Inclusive, o conteúdo pode ser copiado.
Eis a notícia, onde tem o link do acervo:
http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2008/08/11/como_the_times_colocou_200_anos_de_arquivo_online-547672097.asp
A Teoria do Universo Biocêntrico: A vida cria Tempo, Espaço e o Cosmos em si mesmo
https://www.youtube.com/watch?v=fSe12AVbll0
Se a ética e a moral não podem ser definidas ou determinadas pela ciência pois pertencem ao domínio da metafísica (que se caracteriza pela falta de “bases objetivas” – aqui entendidas no sentido naturalista [naturalismo = cientificismo metodológico]), como então insistir nessa “equivalência de forças” entre ciência e espiritualidade? Sendo que uma tem acesso livre e autoridade sobre a outra? Os dogmas religiosos (vá lá, espiritualistas) podem intervir num experimento científico, moldando-o, impedindo-o, mudando sua direção sem DANIFICAR a essência do objeto da experiência (ou eu tô enganado??? Se estiver, por favor…); e o contrário, seria possível? Pelas experiências que… Read more »
A deusa ciência e o ‘Fator Eichmann’: §”[…]Ainda que muitos digam que reconhecem que há uma autoridade maior que a ciência, não se pode ignorar que no imaginário de toda uma civilização foi introduzida uma ideia: a de que, se vivemos uma vida mais confortável, mais segura e mais longeva, tudo isso deve-se ao progresso científico que nos ofereceu tantos dons. Assim, é quase impossível não sentir-se devedor dessa benfeitora que nos proporciona tantas benesses.” http://www.midiasemmascara.org/artigos/cultura/13823-a-deusa-ciencia.html “UM POUCO DE CIÊNCIA NOS AFASTA DE DEUS. MUITO, NOS APROXIMA” (Louis Pasteur) Esse é que é o problema, seu Pauster; esse é que… Read more »
Coringa disse:
Sim Fy,
DEUS DANÇA…E É A PRÓPRIA SINFONIA DE UM UNIVERSO VIVO! (Tem conceito mais espetacular q este? Maravilha!!)
– Coringa, assista isto: – acho q este cara teve uma idéia quase igual:
(é o 2º Vídeo): Istoirio by Luke Titley
Le britannique Luke Titley, du National Centre for Computer Animation, prestigieuse école du Royaume-Uni a créé et dirigé ce court métrage d’animation inspiré de la musique de Dominic Thomson. Une mélodie magique jaillit du piano d’un pantin orchestre. Le sound designer est David Taylor.
http://animationsworld.blogspot.com/2007_08_04_archive.html
Bjs
É, Acid, concordo com sua visão crítica, que me parece além de pertinente também construtiva. Os pilares da Filosofia, Ciência e Religião são quem sustentam a doutrina espírita, mas nós seres humanos recebemos e produzimos influências; de tal sorte que o espiritismo com todo o seu dinamismo, acaba pendendo para um lado ou para o outro, de acordo com os seus dirigentes e as aspirações daqueles que frequentam uma casa espírita. Sendo constatado o panorama traçado por você em sua crítica. De minha parte, tenho a mente sempre aberta e procuro entender o espiritismo como uma conquista do ser humano… Read more »
Amigo, Preciso lhe falar. Fico muito feliz em ver sua preocupação com o futuro da doutrina.Por isso, peço que vc amplie um pouco mais o seu olhar. Como vc mesmo descreve, viemos de uma cultura que contém alguns equívocos, nem por isso o TODO está comprometido.É natural nos apegarmos à Velhas Tendências, pois ainda há muito medo e comodismo em nós. Mas escuta, o que seria da Humanidade se os grandes Precursores se detivessem na Marcha por medo da não-aceitação?Por medo das críticas?Por medo das zombarias? O próprio Kardec enfrentou muitas resistências e nem por isso se deteve. Você está… Read more »
Sim, é decepção, mesmo. A doutrina foi muito bem elaborada, tanto que teve respeito por algum tempo na europa, e ela incluía a vertente científica e a religiosa. A parte científica foi solapada mais por conta da ambição dos médiuns da época, que, ao perderem a capacidade de comunicação, não resistiam a fazer truques. A religiosa praticamente não vingou por lá, e acabou por florescer aqui, o que foi muito legal. SÓ QUE justamente aqui tem toda uma influência católica que foi altamente nociva no sentido de mistificar/santificar médiuns e espíritos, e a mensagem ficava (e ainda fica) em segundo… Read more »
Oi Acid,
Num trecho de Ciência e Espiritualidade, vc descreve que a proposta de Kardec pro Espiritismo, desandou um pouco após 150 anos. Eu senti um pontada de decepção da sua parte!Estou equivocada? Se não for abuso e nem pretencioso, gostaria de saber melhor sobre o seu ponto de vista com relação às transformações no Espiritismo.
Abraços.
…
Sem pretensões eruditas (estou sem saco pra isso agora, ainda estou sob a influência da semana trabalhada junto aos meus alunos insuportáveis)
E vamos lá, no melhor espírito amebinhamarelinha taoísta:
O melhor caminho ainda é o do meio… nem tudo é razão, nem tampouco emoção: nem tudo deve ser feminino, e também não masculino; nem tudo frio, nem tudo quente.
Isso vale ao menos para esta vida, para este momento, para este planeta.
Abraços de ameba… confortáveis e macios.
….
Renato,
Gostei do teu comentário.
Isto é matéria para boa reflexão.
Valeu 🙂
abs
Coringa, Olim… e o povo que esta no dharma dos estudos sobre a mente e o corpo.. A desconstrução é uma ferramenta e tanto, ajuda-nos a descascar todas as estruturas cognitivas, até o limite de nossa tolerância psíquica. Alguns não aguentam o tranco e piram (to quase nessa condição), mesmo saindo demais (borderlines) da realidade, mesmo alterando demais a consciência, o individuo que trilha esse método, pode se fazer forte de sua vontade em alcançar sua meta espiritual, ganhando das consequências do uso desta ferramenta. É assim pq muitos o conseguiram, segundo a premissa de que onde 1 vai qualquer… Read more »
Uma análise bem interessante…de um Franco Atirador:
Garfo e Faca
“A minha premissa básica é a de que nossos esquemas cognitivos (quer sejam crenças religiosas, teorias científicas ou princípios filosóficos) não são a expressão de uma verdade objetiva, mas ferramentas que usamos para organizar nossa experiência do mundo, ou seja, a percepção que temos da realidade e nossas interações com ela…”
continua em
http://malprg.blogs.com/francoatirador/2007/09/garfo-e-faca.html#more
Como Forrest, apenas um ‘contador de histórias’…que “reduz o tumulto das últimas décadas (ou séculos) a um parque temático de realidade virtual: uma versão da Disney ou matrix, onde fatasias e verdades misturam-se e forçam-nos a buscar, pelo discernimento, aquilo que ‘sobra’ como REAL…que está e sempre esteve em nosso íntimo, em qualquer tempo.
Grande abraço Olim…cósmicos ou mundanos…mas sempre buscando, tal qual uma dança divina, formas autênticas de expressar nossa amorosa essência.
É sempre um prazer poder ‘ouví-lo’, amigo Olim!:)
Oi, Coringa…
Pensei em você quando citei o Forrest, no meu último comentário. Ainda bem que você nada disse…hehehe
Ou ainda vai dizer?..rs..
Superabraços intergaláticos cósmicos fritjofcaprianos…
Acidulante
Olho para alguns textos antigos e não acredito que fui eu que escrevi, embora sejam minhas idéias.
—————————–
Embora tudo que fizemos “pareça” que fomos “quem” o fez… essencialmente ou intuitivamente, ao passar do tempo, ao passar dos olhos que insistem em envelhecer, nos fazem ver que na verdade aquilo viera de outro lugar! Essa percepção temporal/atemporal do Eu é uma convicção do que esse Eu pode ser em modo “blind”, melhor … SLEEP-MODE.
Abraços
Todas as coisas são agregados de átomos que dançam e que, por meio de seus Movimentos produzem Sons. Quando o Ritmo da Dança se modifica, o Som que produzem também se modifica. Cada Átomo canta incessantemente sua canção; … e o Som, a cada momento, cria Formas Diferentes densas e sutis. Tibetan Journey Alexandra David Néel Segundo a crença hindu, todas as vidas são parte de um Processo Rítmico de Criação: Na noite de Brahman, a Natureza acha-se inerte e não pode dançar até que Shiva o determine::::::: – Ele se ergue de seu êxtase e, dançando, envia através da… Read more »
“A experiência espiritual é uma experiência de que a mente e o corpo estão vivos numa unidade. Além disso, essa experiência da unidade transcende não só a separação entre mente e corpo, mas também a separação entre o eu e o mundo. A consciência dominante nesses momentos espirituais é um reconhecimento profundo da nossa unidade com todas as coisas, uma percepção de que pertencemos ao universo como um todo. Essa sensação de unidade com o mundo natural é plenamente confirmada pela nova concepção científica da vida. À medida que compreendemos que a física e a química básicas são as próprias… Read more »
Sim Fy,
DEUS DANÇA…E É A PRÓPRIA SINFONIA DE UM UNIVERSO VIVO! (Tem conceito mais espetacular q este? Maravilha!!)
Temas q nos inspiram a refletir…para além das fronteiras…em um futuro q podemos pressentir
http://www.youtube.com/watch?v=ym-Tz6WjF9k&feature=related
VC bem q tentou mas naum deu para boicotar os jogos né?
Acho q vc memo com esse MONTE de seguidores naum tem ainda tanto poder assiiiim !!! Né???
Mas mudando de assunto vc vio a cerimôôônia???
O físico brasileiro Marcelo Gleiser recebeu nesta última quarta-feira o prêmio Templeton , considerado uma “espécie de Nobel da espirituralidade “(…) A honraria já foi concedida a Madre Teresa de Calcutá (em 1973) e Dalai Lama (em 2012).
De acordo com a Fundação Templeton , ele é responsável por “uma contribuição excepcional para afirmar a dimensão espiritual da vida, seja por insights, descoberta ou trabalhos práticos”.
http://tinyurl.com/y4rdtosc
Concordo contigo Acid,
A um bom tempo atrás aqui podiamos encontrar coisas novas que não viamos em outros lugares e principalmente textos com uma visão mais universalista, uma visão diferente de tudo que temos por aí.
Uma hora a inspiração volta, não esquenta não… continuamos por aqui.
Antes liamos um texto seu e ficavamos por dias refletindo, pensando ou então eramos impulsionados a pesquisar sobre o tema.
Ultimamente, vemos claramente pela enxurrada de comentarios e falta de qualidade destes que os textos recentes incitam os egos, respostas imediatas, opiniões contrárias, puxa saquismo, aquilo que vemos em qualquer outra lugar.
Acid, voce é diferente. Tomara que tua inspiração volte logo.
Oi Acid, se me permite uma sugestão, queria ver aqui mais relatos de suas experiências e insights na sua vida, e relatos de como você interpreta as coias que acontecem ao seu redor. Tem posts antigos muitos legais nesse estilo. Um problema que pode estar ocorrendo pode ser a satisfação de já ter dito tudo, e como dizia Humberto Gessinger em suas músicas de chavões “é muito mais difícil dizer adeus quando não há nada mais a se dizer”, e “deve haver alguma coisa que ainda te emocione”. Mas sempre há mais oque dizer, mesmo ue seja a mesma coisa… Read more »
oiq risos
hoje em dia é muito fácil comprar um livro de física quântica e de filosofia e sair por aí falando coisas q não entendem. a repetição de idéias é muito fácil difícil é levar para a prática e ver se isso tudo realmente é verdade, não podemos acreditar em mais nada cegamente.
As mudanças acontecem. Muitas vezes não admitimos que mudamos, que as coisas mudaram. Mas, mesmo assim, tudo muda, nada permanece o mesmo. Afinal, não temos controle sobre isso. Como diria o agente Smith: – Esse é o som da inevitabilidade. Aham, era e é inevitável. Os pensadores do período inaugural filosofia perguntam-se pela gênese do cosmos, a forma da Terra, o movimento dos astros, os ciclos meteorológicos, a origem da vida, o alcance do pensamento. Faziam perguntas que incomodam, como: eu sou quem penso que sou? Não aceitam as respostas prontas, tradicionais, e, sim, olhando em torno proferem suas conjecturas.alcance.… Read more »
Acid, você não está só… Pode ter a certeza de que esse sentimento saudosista (daquilo que éramos antes; como éramos felizes; como éramos inocentes; como éramos puros, criativos, novos, inovadores, luminosos, inspirados…) não é só seu. Possuo alguns cadernos antigos(que de vez em quando os encontro na bagunça de meus livros) nos quais escrevia, desenhava, quase de tudo. Tipo um diário… (Sorte a sua ter um blog, de fácil acesso, bem arquivado….rs) Que depois foi-se transformando num semanário; depois num anuário e acho que agora é um esqueçário…hehe Putz, as coisas que escrevia naquela época -boa parte delas- são para… Read more »
É por retomar o antigo que se aprende o novo, e assim nos tornamos mestres.
Confúcio
Teu guia, rs.
Quem é Bruno?
Bruno, acho que todo bom ensinamento deve ser repetido.
Continue por favor.
Escolas espíritas: 1) Ortodoxos: É o kardecismo considerado tradicional, que não permite interpretações do “Pentateuco” de Allan Kardec diferente de como julgam ser o correto. Não tolera a presença de outros espiritismos, considera-os grupos espiritualistas, apenas. 2) Roustainguistas*: São orientados por João Batista Roustaing, um advogado contemporâneo de Kardec. Diferentemente dos tradicionais, ensinam que o corpo de Jesus não era real, apenas aparente. Existe forte oposição entre ambos os grupos, inclusive na literatura há obras aceitas e rejeitadas. 3) Científicos: Também chamados de Laicos. No século XIX,, foram liderados pelo professor Angeli Torteroli. Formavam uma frente de oposição aos chamados… Read more »
Post originalmente publicado em fevereiro de 2004, na época em que o blog era mais interessante
Acid, porque naquela época vc achava o blog mais interessante?
otimo texto…
ciencia e religiao… cada um olha somente para um lado da moeda…
imagina no dia que perceberem que uma nova imagem se forma, qdo giramos a mesma sobre o proprio eixo ^^
Este post lembrou-me de duas coisas que meu pai sempre me dizia:
– In Medio Stat Virtus (A virtude está no meio ou Os extremos geram o desequilíbrio)
– Carregue sua cruz com classe.
Acid, muito bom o texto. Um pouco sinuoso na argumentação – o “Jung achava, para Jung” sem a citação direta me incomoda um pouco, tentei seguir o link original mas ele não existe mais – porém a idéia central da inflação do ego nos movimentos espiritualistas é clara e correta. Já participei de alguns e enche a paciência a fogueira de vaidades que vemos nesses grupos. E achei bem interessante a idéia da reconciliação dos opostos na figura do Espírito Santo, na minha opinião, o conceito mais incompreendido da mística cristã.
Um abraço.
Muito, mas muito, muito bom.
Olim, naquela época eu estava trazendo coisas realmente novas à net, estava navegando por territórios pouco explorados e eu tinha algo pra dizer. De lá pra cá já falei tudo o que tinha pra falar, e parece que o que quer que me guiava já se foi. Olho para alguns textos antigos e não acredito que fui eu que escrevi, embora sejam minhas idéias.
Excelente abordagem para o tema. Gostei principalmente das considerações feitas por você, Acid. “Muita gente “esquisotérica” usa Jung pra justificar suas loucuras, como se ele tivesse sido um ativista (como Lennon) e não um pesquisador.” Creio que o mesmo tenha acontecido com o grande prof. Hipolite Rivail – Alan Kardec. Muitas pessoas ainda se equivocam achando que ele era algum tipo de médium sensitivo que deu vazão à sua sensibilidade mediúnica e saiu escrevendo livros em profusão. Não foi isso que aconteceu. O prof. Hipolite era um homem muito culto e um grande pesquisador. Os ensinamentos que ele legou à… Read more »
Talvez nos estejamos cansados de lutar…
De tentar se entender,
de tentar entender o outro.
De tentar encontrar a luz.
Sendo que a luz está dentro de nos.
Dentro de um mundo fechado e ao mesmo tempo infinito.
Eh mais facil esquecer.
Eh mais comodo reprimir.
Fechar ouvidos e espirito.
Trancar com cadeados e chaves,
nossos erros e segredos negros.
Coisas feias demais pra ser ver.
Melhor acreditar que somos deuses perdidos.
Que ainda não encontramos nossa alma luminosa.
Melhor dormir e sonhar…de olhos abertos.
“Acid”, achei interessante este post e os comentarios saudosistas, pois conheci o blog ha pouco tempo e ainda nao terminei de ler tudo que quero (muita coisa nova pra mim e pelas quais sempre tive muito interesse mas pouco conteudo), entao quero parabenizar pelo que tens feito… com certeza um cara você é um iluminado e esclarecido de muitos aspectos espirituais, por isso saiba que há novas pessoas que têm acessado a este site como forma de aprendizado então não se preocupe se “falta conteudo” pois isso é o que nao falta aqui, irmão. . . não sei se você… Read more »
tá brabo o negocio hj. nem meu nome sei escrever direito…rs
Acid,
Esquece o espiritismo…
Vamos falar de UCEM – Um curso em Milagre!
Vamos falar de Ho’oponopono!
Vamos falar de física quântica!
Quero saber sua opinião sobre tudo.
Não deixo de entrar um dia no seu site.
Quero respeitar seu momento mas vou sentir muito a sua falta.
Sinto muito. Me perdoe. Sou grata.
Acho que a ciência poderia ser comparada como um farol que ilumina a escuridão, e esta última seria a Espiritualidade.
Imaginem agora o maior farol que possa ser compreendido e construído pelo homem para enxergar toda a escuridão que nos dá insegurança, medo e receiode caminhar como segurança e certeza.
Imaginem agora uns qunatos outros faróis imganináveis que possam iluminar a escuridão de outras dimensões… Imaginem, agora, tudo isso iluminado ao mesmo tempo, e agora!
Haja farol, haja uma mente privilegiada, haja ciência…
Mas a Espiritualidade tudo abarca.
Tenho pensado sobre este post e considerando alguns comentários feitos por aqui, tenho o pensamento de que a ampliação da inteligência espiritual oferece a ferramenta necessária para uma maior capacidade de discernimento acerca da obra de Deus. Alguns O consideram o grande arquiteto do universo, porém, vejo-O mais, e também, como o grande relojoeiro deste grande relógio cósmico que é o universo. Não importa se o relógio é da marca espírita, católica, judia, muçulmana, etc; o importante é que o “tic tac” que ele faz te dê uma noção exata do seu tempo no universo; e que esta noção traga-lhe… Read more »
Andei fazendo confusão com o tal do control c, acabei apagando o que tinha digitado e tentei recuperar tudo de novo, para isso tentei até desmarcar as info digitadas e marcar de novo, como se isso resolvesse, não teve jeito…tive de escrever tudo novamente, mas acho que valeu a pena porque acabou ficando mais compreensível, pelo menos eu acho…rs
Por isso não saiu o meu nome…que não é billy shears…e aproveitando o ensejo, se é que isso importa, meu nome é Cleber.
Abraços.
Essa estória de nomes fez-me lembrar da letra desta música:
http://www.youtube.com/watch?v=dHLjYBsl2zA
Abraços beatlemaniacos.
Espero não ter estourado minha cota de off topics…rs
Está todo mundo certo! Cada qual com sua visão. Ótimos comentários. Acho que tudo desandou porque cada vez q tentamos melhorar o que está em volta de nós, dá um cansaço!!! É um esforço enorme o que fazemos para ter um pouco mais de discernimento e tentar disseminar um pouco de lucidez p os que estão presos a antigas idéias, dogmas, seja lá o que for… O mergulho em nós mesmos é doloroso e ninguém gosta de fazê-lo por espontânea vontade. Então a vida nos dá uma “cassetada” e nós temos q começar a rever tudo o q fizemos ou… Read more »
Aproveitando a idéia do Tarkovsky:
“Musica para Morfeus abraçar quem ainda estiver acordado”:
http://www.youtube.com/watch?v=XtZH8CIISyw
Que todos tenhamos um sono inspirador. E que a pílula que escolhemos ingerir, seja a correta…rs aprendendo a sair da matrix; mas quando sairmos, que outra realidade encontraremos?
Talvez, aquela que já está dentro de nós e não a vemos. Então, que tenhamos inspiração para trazê-la à tona.
Abraços soníferos
bem…ainda ñ terminei d ler o texto td, mas o q ficou é q p/ compreender a fé (ñ como cega, a fé pela fé sem ação…) o sujeito tem d saber o pq dele acreditar nisso ou naquilo (questionar-se. e p/ questionar-se ele precisa ter consciencia d si e ter conteudo p/ q isso aconteça). e p/ q essa compreensao funcione, é necessário caminhar lado a lado com a inteligencia emocional (religiosidade/emoção) e inteligencia racional (ciencia/razão). o caminho apontado está diretamente nas primeiras frases do texto: “Ciência e espiritualidade devem caminhar juntas, mas não se deve misturar tudo no… Read more »
É… muito triste! Muito escuro! ——————- – Minha religião consiste em humilde admiração do ESPÍRITO SUPERIOR e ILIMITADO QUE SE REVELA NOS MENORES DETALHES que podemos perceber com os nossos espíritos frágeis e duvidosos. Essa convicção profundamente emocional na presença de um poder de raciocínio superior, que se revela no incompreensível universo é a idéia que faço de Deus. – Albert Einstein Permaneço com esta. E, com a convicção de que: enquanto ESPÍRITOS FRÁGEIS E DUVIDOSOS pretensamente tentem ATROFIAR este ESPÍRITO SUPERIOR E ILIMITADO em suas SUBURBANAS PROPRIEDADES continuaremos em nossas IGNORANTES E LIMITADAS DISPUTAS INSANAS, e claro: …tão criminosas.… Read more »
Semelhante atrai semelhante.
Hy Man, Meu pai foi Astrônomo e Físico-Nuclear. Um dia, disse pra minha irmã: – Filha, olha p/ o céu.(por favor!!!!) Cadê as estrelas, vc vê aonde elas se esconderam? E ela respondeu: – Credo, pai : elas estão no mesmo lugar – Vc não está vendo? Ele respondeu: – Não, …só vejo anotações e anotações! – e ela insistiu: – Pai: tira o óculos – sai deste telescópio, vem na janela: olha diretamente pra elas::: elas ainda estão lá. Ele foi um grande cientista, que não quis se tornar refém de ser apenas um grande cientista, e várias e… Read more »
O raciocínio humano continua a ser desenvolvido. Procuro encarar a experiência humana como algo temporário ou um quebra-galho que deve preservar o que deve ser preservado e eliminar o que deve ser eliminado. Isso é evoluir, as funções ideais devem ser mantidas.
O anônimo levantou uma questão muito importante. Muitas vezes estamos tão concentrados em nossas pesquisas, que não nos damos conta do mundo ao nosso redor, das pessoas e de suas necessidades materiais e espirituais. E,também, não experenciamos a vida e o que ela tem a oferecer. A leitura é importante pois nos dá suporte para nossas atitudes frente à vida, mas não devemos nos enclausurar na busca em si. Observar e interagir com as outras pessoas também pode nos trazer felicidade. O sorriso dado, o sorriso recebido; os conselhos mútuos; as experiências de vida trocadas num diálogo profícuo. Emfim, a… Read more »
não gosto desses “universalistas”
não passam de crentes disfarçados de “cientistas”. (e qual cientista não é no fundo também um crente?)
Quando instado a explicar o sentido de seus filmes, Andrei Tarkovski (1932-1986) respondia com a seguinte metáfora: “Você olha um relógio. Ele funciona, mostra as horas. Você tenta compreender como ele funciona e o desmonta. Ele não anda mais. E no entanto essa é a única maneira de compreender…” Tarkovski passou a vida montando e desmontando “relógios” na tentativa de compreender o funcionamento da vida e do espírito dos homens. E quanto mais desmontarmos, mais entendermos, mais a magia, o mistério se esgotará. É o preço a se pagar. http://www.youtube.com/watch?v=7ShUA885VjI Quanto ao novo, faz muito tempo que ele não da… Read more »
Olá Saindo da Matrix!
O que desandou???
“Foi essa a proposta de Kardec pro espiritismo, mas, bem, 150 anos depois a coisa desandou um pouco… o que não invalida, por sua vez, a doutrina”.
A parte científica, investigativa. A parte racional, não-dogmática e que descarta 10 verdades pra não ter que engolir uma mentira.
Oh sombrio Tarkovsky, Acredito que seja difícel a visão do mundo pós queda do Muro de Berlim. Toda esta desarticulação do socialismo e dos Muros, … Ah , Muros, …tão “protetores”, não? Qto a deficiência do NOVO; vc me fez lembrar que este mesmo critério putrefato foi utilizado em inúmeros julgamentos: Galileu, Giordano Bruno; etc sem esquecer do tão útil Jesus Cristo. Não acho q meu pai se intimidaria com relógios complicados; nem micros, nem macros: mas vc sabe disto, embora não saiba que sabe. Aliás, em matéria de excitação nada como o Rock. A meu pai e a toda… Read more »
????????????????????????????????????? Sinceramente nao entendi lhufas da reação da Fy ao meu comentário. Sombrio? Muros? Putefrato? Sol, o roqueiro desvairado? Quem é esse? Putz, adoro violão clássico e o Per-Olov Kindgren toca pra c*****. O Per-Olov já foi um rockeiro desvairado? Não sabia disso. Bom, de qualquer forma respeito sua opinião. e Sou apenas um russo com alma de negão….Vamos dançar (balézinho eu to fora…rss…)? Ainda está cedo para dormir… Shake Your Booty, baby. That’s the way I like it: http://www.youtube.com/watch?v=aGTtu3mLacE http://www.youtube.com/watch?v=vGjmDTvuNLM http://www.youtube.com/watch?v=VWf1MdHv80Q Pra quem não conhece o verdadeiro funk, duvido ficar sem mexer pelo menos um dedão do pé com… Read more »