Há alguns meses fiz um trabalho pra Universidade comparando o obscuro filme Cidade das Sombras (Dark City) com The Matrix. A semelhança é assustadora. O mais intrigante é que Cidade… foi lançado 1 ano antes de Matrix, e consegue ser muito mais profundo em suas nuances psicológicas (e talvez por isso tenha sido um fracasso de bilheteria). Recomendo a qualquer fã de Matrix que dê uma olhada em Cidade das Sombras, e enquanto isso veja o resto do post pra dar uma conferida na semelhança entre os dois filmes, a referência visual de Cidade…, que é inspirado no expressionismo Alemão (Metropolis, Nosferatu, etc). Procurei material na internet e encontrei um site francês que também comparava algumas cenas dos dois filmes, então usei-o como ponto de partida e fui acrescentando várias outras cenas.
Este é um filme que estava à frente de seu tempo. Mais precisamente 1 ano à frente de seu tempo. As platéias não estavam preparadas para encarar este tema de “realidade que não é realidade” até verem The Matrix, em 1999. Pode-se dizer que Cidade das Sombras (Dark City) pega o tema de Matrix e o aprofunda 3 vezes mais.
Não sei se os irmãos Wachowski copiaram descaradamente este filme ou foi uma simples coincidência (ou ambos os diretores acessaram a mesma egrégora, talvez) mas o fato é que os filmes possuem espantosas semelhanças.
Ele não é um filme arrasa-quarteirão, com efeitos especiais fantásticos, e sim autoral. Foi escrito, dirigido e produzido por Alex Proyas, diretor egípcio que trabalhou primeiramente em O corvo e fez muito sucesso. Infelizmente, Cidade das Sombras não foi compreendido na época e, só com o lançamento do DVD é que se pôde descobrir as razões que levaram o diretor a seguir esse caminho. Ele queria SIM fazer um filme confuso, para colocar a platéia na mesma situação de John Murdock, o personagem principal, que começa o filme sem memória.
Semelhanças entre Cidade das Sombras e Matrix:
O filme começa de fato com ele saindo nu de uma banheira. O diretor explica: “Ele nasce no começo do filme. Vem ao mundo do mesmo jeito que uma criança faz”:
Neo chega do “lado de fora” da Matrix nu, e surge de dentro de uma “banheira” (os dois filmes procuram dar a idéia de útero):
O número da sala do hotel onde John (João) Murdock está hospedado no começo do filme é 614. Na bíblia, João 6:14 fala da vinda do Messias:
Em Matrix, a casa de Neo tem o número 101, e quando a porta se fecha aparece apenas o nº 01, já que NEO é o anagrama de ONE = 1 em inglês:
John recebe um telefonema misterioso de alguém que sabe quem ele é e manda-o fugir (sem dizer de quem ele deve fugir). Note que até as palavras são quase as mesmas de Matrix, no original:


Os vilões aparecem pra perseguir o herói (ou os heróis, no caso de Matrix) num enquadramento muito, mas muito parecido:
Este é o lugar onde John é preso e recebe uma injeção na testa com o seu último treinamento:
Nesta cadeira Neo é conectado na Matrix pela nuca e recebe o treinamento de artes marciais:
O herói descobre que tem o poder de manipular os objetos e faz um caderno levitar:
Quando Neo chega pra visitar Oráculo encontra crianças levitando blocos:
Nossos heróis também param projéteis disparados contra eles!!!
Ambos os filmes foram rodados na Austrália, no mesmo estúdio da Fox em Sydney. Tanto que alguns sets de Dark City foram reutilizados em The Matrix:

Claro que Cidade das Sombras teve influência de outros filmes. E declaradas:
A atmosfera do filme lembra os policiais dos anos 40, mas a influência estética é intencionalmente uma salada, com elementos do filme de Terry Gilliam Brazil e Metropolis, de Fritz Lang, além de Art Nouveau, Expressionismo Alemão e Arquitetura Gótica. Isso também foi proposital e explicado no filme pelos alienígenas:
“Nós modelamos a cidade, sintetizando memórias roubadas de eras e passados diferentes.“
A cidade parece por demais falsa, como se os prédios fossem de plástico. Mas isso foi proposital, haja visto que toda a cidade é uma criação mental dos aliens. Nada é de fato real. Segundo o desenhista de Produção Patrick Totopoulous, que já trabalhou com o diretor em O Corvo: “Eu sou um fã de Murnau. Adoro esse visual de plástico que não é completamente real. Isso lhe leva a um mundo de sonhos, que nos faz voltar à infância, quando víamos aqueles filmes antigos”.
O visual dos alienígenas é uma mistura entre os Cenobitas de Hellraiser (de Clive Baker) e o vampiro Nosferatu (de Murnau):
Por falar em filmes de terror, O Chamado (The Ring) copiou com todos os traços o cartaz francês de Cidade das Sombras:


Referência:
A Photographic Comparison of The Matrix and Dark City;
Competing film showdown – Dark City vs The Matrix
esse filme comprova que a Terra é plana, aos 01 hora e 17 minutos… rs
Estamos em 2020 e acabei de assistir Dark City. Nunca tinha visto. Incrivel se passar 22 anos sem ver esse filme e sem saber da existencia dele. Notei muitas semelhanças mesmo, tanto é que estou aqui neste site agora. Assim que o filme terminou resolvi dar um google em “dark city versus matrix”. Acabei parando aqui. Mas acho que dark city é bem, bem pertubador. Imagina estar vagando em um lugar qualquer, no vazio do espaço sem saber de onde veio e para onde vai e o que tem lá na imensidao do universo. É uma coisa muito louca, nao… Read more »
Caramba, eu vi todos esses , Maleck. Todos pesados, mas muito bons.
Por falar em iluminado, saiu uma continuação que achei digna, q se chama “Dr. Sleep”.
Mesmo tendo escrito este artigo em 2003, achei fantásticas as comparações entre os filmes.
Parabéns!
Car*ca!!! Matrix é uma cópia descarada de Cidade das Sombras!!!!