PALAVRAS DE CHICO XAVIER (parte 1)

O livro que estou lendo agora é “Chico Xavier, à sombra do abacateiro“, de Carlos A. Bacelli. Gostaria de agradecer publicamente a Om Shanti, que o enviou. Aproveito para partilhar aqui o presente com meus leitores, em trechos selecionados que muito me interessaram:

De 1980 a 1985, todos os sábados, habitualmente Chico Xavier realizava um culto evangélico, à sombra de um frondoso abacateiro, em pleno coração da Natureza, em Uberaba (Minas Gerais). Bacelli e colaboradores escreveram, à mão, o que Chico dizia, intuído por Emmanuel. É uma coletânea de frases e lições preciosas ditas a ceu aberto, para um público heterogêneo, que incluía desde médicos sedentos do pão espiritual de Chico/Emmanuel, a pobres esfomeados que iam atrás do pão material (distribuído no local). Muito embora Chico (ou Emmanuel, ninguém sabe ao certo) fizesse uma ressalva: “Jesus multiplicou os pães. Nós repartimos as migalhas“.

Para os poucos (creio eu) que ainda não sabem quem foi Chico Xavier (no futuro dirão que ele foi apenas uma lenda, como alguns dizem de Buda ou mesmo Jesus), faço aqui um breve histórico, baseado na tradicional e conceituada enciclopédia eletrônica, a Desciclopédia:

Francisco Cândido Xavier (também conhecido pela alcunha de Professor X) é um renomado mutante psicógrafo e também o líder dos X-píritas. Xavier possui a faculdade de ver mortos, ouvi-los, conversar com eles via MSN, adicioná-los no Orkut e receber Torpedos MMS dos mesmos.

Chico teve uma infância difícil, por conta do medo e da incompreensão dos seus poderes, que o levaram a se afastar da sociedade e refugiar-se no movimento punk, como líder da banda Ramones. Pra sobreviver, fazia bicos como Detetive Sobrenatural, resolvendo aqui casos de espíritos que fugiam do Umbral para a Terra.

Já em 1931, Chico Xavier entrou em contato com uma entidade do Multiverso, conhecida como Emmanuel, que acabou amplificando seus poderes, tornando-o um dos mutantes mais poderosos do planeta. Guiado por Emmanuel, Xavier devotou a sua vida a ensinar os mutantes a lidar com os seus poderes, ajudando os mutantes, mortos e humanos normais a coexistirem sem medo.

Agora que já conhecemos melhor este fenômeno mediúnico, vamos aos trechos de suas palestras à sombra do abacateiro:

Sobre as reuniões espíritas

Chico principiou afirmando que “durante trezentos anos quase, os cristãos se reuniam ao ar livre. (…) O Sermão da Montanha, o documento mais importante da humanidade, não foi produzido entre quatro paredes; mas sim, ao ar livre, junto daqueles que são os herdeiros do Evangelho, que somos nós todos, através dos tempos”. Aproveitou então para se referir às reuniões de caráter elitista. Ultimamente, Chico vinha se preocupando muito com o elitismo que grassa nas fileiras espiritas, não deixando passar a oportunidade de alertar quanto ao mesmo erro em que incorreu o Cristianismo ao metamorfosear-se em Catolicismo. Ele acrescentou que as “reuniões fechadas” são também necessárias, mas carecemos ir de encontro aos mais simples “para que todos saibam, e nós também, que somos irmãos uns dos outros. (…) Quando desencarnarmos, encontraremos com a família da idéia, do coração…”

Repetindo que, na essência, somos todos irmãos, Chico advertiu-nos em nome da Espiritualidade Superior: “O cumprimento do dever estabelece a diferença; igualdade absoluta só existe na origem e na chegada. (…) Os mais fortes são chamados para ajudar os mais fracos; os que têm mais saúde podem ajudar os doentes…”
E falou que as reuniões “fora de nossas especificidades são boas e necessárias…”, pela aproximação real que promovem… pelo formalismo que é posto de lado…

“Temos o percursor do ‘céu aberto em Jesus Cristo, que ensinou nas praças públicas e deixou o Sermão da montanha em pleno ar livre, falando a milhares de pessoas de todas as condições, ensinando o amor, a misericórdia, a brandura, a paz. O Sermão da montanha representa para muitos dos estudiosos do progresso humano o maior documento da humanidade. Jesus nos ensinou, sobretudo, a despertar o nosso coração para o amor, e Allan Kardec prosseguiu nessa tarefa doando-nos O livro dos espíritos, que contém os ensinamentos do amor.”

“Jesus ensinou em barcos emprestados, ensinou em bancos públicos, nas praças em que comparecia, nos montes, nos lares de companheiros… A única propriedade de Cristo foi a cruz. Não se fala de uma casa do Cristo, de um território do Cristo, mas a Cruz do Cristo é muito recordada”.

Sobre a aflição (stress)

“À medida que a Providência Divina determina melhoras para nós, na Terra, inventamos aflições. (…) Para cultivar o solo temos o auxílio do trator, antes só possuíamos carros-de-bois. Hoje, temos veículos motorizados encurtando distâncias, mas não nos contentamos com os 80 km/h; antes, andava-se a pé. Hoje, a geladeira conserva quase tudo; antes, plantava-se canteiros…”

Fala então do conforto em que o homem vive e do seu comodismo espiritual:
“É que precisamos de contentar-nos com o que temos; estamos ricos, sem saber aproveitar a nossa felicidade. Antes, as pessoas idosas desencarnavam conosco, hoje as mandamos para os abrigos. Tínhamos um pouco de prosa durante o dia, a oração à noite. Agora inventamos dificuldades e depois vem o complexo de culpa e vamos para os psiquiatras. (…) Se estamos numa fila e uma senhora doente nos pede o lugar, precisamos cedê-lo. Recordemo-nos da prece padrão para todos os tempos que é o Pai Nosso, quando Jesus nos diz: O pão nosso de cada dia… Por que acumular tanto? Existem pessoas que possuem 35 pares de sapatos; onde é que irão arrumar 70 pés?! (…) Estamos sofrendo mais por excesso de conforto do que por excesso de desconforto. Morre muito mais gente de tanto comer e de tanto beber, do que por falta de comida. (…) A inflação existe, porque queremos o que é demais…”

E conclui:
“Esta é a opinião dos Espíritos. Perdoem-me se eu falei mal, mas se eu falei mal, falei, foi, de mim.”

Paciência

“…Apenas uma lembrança do nosso Benfeitor Emmanuel. Ele me pede para recordar um item sobre a lição da paciência que nunca me havia ocorrido antes: paciência que nasce do verdadeiro amor pregado por Jesus, a paciência com a felicidade dos outros! Felicidade de um adversário de nossas idéias; às vezes, criamos dificuldades em torno da pessoa que se sente feliz num modo diferente do nosso. Estamos falando das pessoas operosas, que servem ao Bem”.

“Então, é muitas vezes um filho que queremos que seja advogado, mas ele se sente feliz sendo lavrador… Por que, então, impor-lhe a obrigação de estudar ciência, em livros, a pretexto de ser feliz como queremos?! De outras vezes é o casamento… Por que é que procedemos dessa maneira se o nosso filho ou nossa filha estão felizes com esse tipo de união?! Doutras vezes, é um amigo que recebe uma casa… meu Deus, por que fulano ganhou a casa e não eu?!

Devemos sentir a felicidade de ter os nosso amigos felizes.
A felicidade deve reinar com todos e para todos.
A felicidade é um patrimônio que deve pertencer a todos.

Quantas vezes teremos perdido grandes oportunidades para aproveitar as lições da vida, quando nos deixamos perder pela inveja, pelo ciúme, pelo espírito de antagonismo… Todos podemos ser alegres dentro do nosso próprio lugar. Muitas vezes temos errado pela falta de paciência com a felicidade dos outros, especialmente com aqueles que estão convivendo conosco no cotidiano.

Se o nosso amigo está feliz, se o nosso irmão está feliz com determinado caminho, peçamos a Deus alegria, ainda que tenhamos pensamentos negativos a respeito da escolha deles, porque também queremos respeito para as nossas escolhas. Quantos suicídios e quantas fichas de Sanatório não existem por falta de paciência com a felicidade dos familiares?!

Deus não dá Xerox. Cada um é um mundo por si.”

Sobre a palavra

“As palavras são uma rede de seda, através das quais nos escondemos, mas quem nos conhece nos vê”.

Trabalhar e esperar

Chico Xavier contou uma lenda hindu, em que dois irmãos desejavam conquistar a pureza, seguir a trilha dos Mahatmas:
Combinaram que, depois de vinte anos, ambos deveriam encontrar-se naquele mesmo local.
Cada qual seguiu o seu caminho.
Um se isolou do mundo, mergulhando na meditação e na prece.
O outro voltou para casa, lutando com as dificuldades naturais da família.
O tempo correu.

Vinte anos haviam se passado, quando os dois irmãos, fiéis à palavra empenhada, reuniram-se no mesmo lugar.
O primeiro, o que se havia isolado, não reconheceu o segundo, tal o estado deplorável de imundície em que se encontrava; estava sujo, rasgado, seguido por um grande séquito de necessitados…
O primeiro exibia uma túnica muito alva e refletia grande segurança.
Depois de se identificarem, foram à presença de um Anjo do Senhor, que somaria as dúvidas quanto ao aproveitamento de ambos, nas lutas da Vida.

A escolha recaiu sobre o segundo, o que havia voltado para o convívio familiar, expondo-se às tentações.
–  Mas, Anjo Bom – disse o primeiro – eu alcancei a pureza máxima, ao passo que o meu irmão traz o joelho ralado pelas sucessivas quedas… Eu consegui atravessar o Ganges sem sequer tocar os pés na água…”.

O Espírito iluminado, depois de ouvi-lo, falou, melancolicamente:
–  Ah! meu irmão, para atravessar o Ganges sem molhar os pés, bastaria que você construísse uma pinguela!”

A lição nos tocou bem fundo a alma.
Com a prece final, fomos todos dar o nosso abraço de amizade aos irmãos que nos aguardavam, na certeza de que o melhor processo de avançar será sempre trabalhar e esperar.

bandeira da espanha Ler em espanhol (por Teresa)

Veja também:
Palavras de Chico Xavier (parte 2);
Palavras de Chico Xavier (parte 3)

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
39 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Suzana Fares
Suzana Fares
2 agosto de 2019 12:28 am

Não curti as colocações postas no texto, acho que pra falar do Chico, nao precisa disso, parei de ler quando li Ramones… só falar dele como ele foi, ja seria o máximo.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
10 julho de 2007 11:47 am

Se é invenção, falta dizer quem foi o inventor dessas coisas amplamente disseminadas e imemoriais, como essa idéia de “Deus”, “espírito”, coisas assim…

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro
10 julho de 2007 12:08 pm

Acid,
Seu blog é maravilhoso! Conhecí a poucos dias, e já espalhei pelos meus contatos.Gostaria de saber mais sobre vc.Sou estudante do espiritismo há muitos anos, e gosto bastante da sua visão.
Bjs,Paula 🙂

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
10 julho de 2007 12:15 pm
Mae West
Mae West
10 julho de 2007 1:44 pm

·Ama teu próximo. Se ele for alto, moreno e bonitão, será bem mais fácil.

😀

Ui
Ui
10 julho de 2007 5:39 pm

Gostei, gostei…, só não sei se o chico gostou! Falou

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro
10 julho de 2007 7:17 pm

Acid,

Não é sua aparencia fisica que me importa…acho que para vc chegar as conclusões que vc chegou sobre a vida,religiões, deve ter percorrido um longo caminho…
Também não preciso de mais gurus,
tenho vários( Jesus, Chico Xavier,Buda,Einstein,etc).
O que eu perguntei é sobre seus estudos em geral para escrever tão bem sobre os temas… 😆

Esquenta nao
Esquenta nao
11 julho de 2007 10:20 pm

O Paula o Acid é ácido assim mesmo, e ironiza tudo ateh pq nao quer ser popstar, cultuado enfim… Ele é instrumento, o caminho estádentro de cada um:

Se ao inves de prestarmos atençao no dedo q aponta para lua, e nos focássemos diretamente nela, sendo cada vez mais intimo de sua luminosidade, com menos mediadores … teríamos menos religioes e cultos consequentemente todas as confusoes e segregaçoes disto e muito mais religiosidade e amor(baseado em OSHO)

Esse post é obiviamente brincadeira dele

FABIANA
FABIANA
11 julho de 2007 10:28 pm

Fábio N. e Raphael: Primeiramente queria compartilhar um texto com vcs: 1.- A vida é viver – Não é uma coisa, é um processo. Não existe forma de conhecer de conhecer o que é a vida, a não ser vivendo, estando vivo, fluindo, discorrendo com ela. Se buscas o significado da vida em algum dogma, numa determinada filosofia, numa teologia, fique certo de que perderás o que é a vida e seu significado. A vida não está te esperando em nenhum lugar, em nenhuma parte, está sucedendo-te. Não se encontra no futuro como uma meta a ser alcançada, está aqui… Read more »

FABIANA
FABIANA
11 julho de 2007 11:01 pm

O texto acima citado é de OSHO. Fabio sua visão de mundo é totalmente ou batante materialista: “homem não é nada mais que uma máquina que precisa de input(moralidade, religião,fé, paz, deus) para que a sua existencia nao passe de uma simples troca(fisico-quimica) que ocorre dentro do corpo e de um dos animais do planeta, que tem como intento, passar os seus genes adiante..” Parece q vc nunca amou ninguem. dai vc veria q a vida nao tem a lógica aristotélica ocidental apenas, ela é espontanea, ela é viva e corre como um rio, nao com um sentido mas milhoes… Read more »

Maykel Rodrigues Pereira
Maykel Rodrigues Pereira
23 julho de 2007 3:40 pm

RENASCIMENTO Maykel Rodrigues Pereira 12.06.2007 Naquele instante, incógnita Mudanças aconteceram Mas estamos caminhando Escutando vozes fragmentadas Olhando fotos das histórias das vidas Frases que se confundem no tempo Pedaços de memórias perdidas Que estão ao encontro, uma da outra Para formar as canções Os sonhos, as lendas Histórias da alma Correndo sem parar Na velocidade da luz Energia pura junto a nós Toda a criação se transformando Sendo recriada a cada segundo Novas cores Novas flores Imagens se formando Misturando-se, criando e recriando Novas vidas, a todo o momento O tempo não é real Sinta a energia nascendo O infinito… Read more »

Enviado de KPax
Enviado de KPax
11 agosto de 2007 9:55 pm

Chico Xavier é reportagem de capa da IstoÉ:

http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/1972/artigo58343-1.htm

Andrea
Andrea
1 março de 2008 2:49 pm

“Francisco Cândido Xavier (também conhecido pela alcunha de Professor X) é um renomado mutante psicógrafo e também o líder dos X-píritas. Xavier possue a faculdade de ver mortos, ouvi-los, conversar com eles via MSN, adicioná-los no Orkut e receber Torpedos MMS dos mesmos.”
issu eh algum tipo de piada ?!?!
se for falar de alguem cmo chico xavier plo menos se de ao trabalho de falar com seriedade !

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
1 março de 2008 3:59 pm

Não, não é piada. Vai dizer que não sabia dessas capacidades mediúnicas dele?

Maria do Carmo - a iconoclasta
Maria do Carmo - a iconoclasta
1 março de 2008 8:48 pm

Agora sim eu morri de rir…

Nando
Nando
13 novembro de 2008 10:18 am

Com suas palavras voce me libertou de uma prisao q tive formado contra mim mesmo a respeito sobre C.Xavier.Eu nao enchergava essa versao do espiritismo como algo lucido, mas oque hoje em dia é realmente lucido?!Pelo menos as palavras deste magnífico homem me fez refletir melhor na vida.

Troll
Troll
30 dezembro de 2008 4:25 pm

Chico Xavier, foi um charlatão,pupilo do racista brutal e grosseiro do Alan Kardec.Que ele tenha se arrependido dos pecados contra a Fé que ele comenteu ,antes de morrer.Que Deus tenha tido misericórdia da sua alma pervertida com a doutrina espítita, que é puro racismo.

Anônimo
Anônimo
30 dezembro de 2008 4:51 pm

Racismo? Escravidão? Jesus algum dia disse que os não cristãos deveriam ser escravos? Que Portugal e Espanha tinham o direito de invadir e saquear outras terras? É bem como voce disse, são imitadores de Jesus Cristo, imitação é isso que dá, ninguém pensa, ninguém vivencia, fica só imitando e repetindo, achando justificativa para qualquer atrocidade. A Dum Diversas é uma bula papal publicada em 18 de junho de 1452 pelo Papa Nicolau V. Através desta Bula, dirigida ao rei Afonso V de Portugal, o pontífice afirma: “(…) nós lhe concedemos, por estes presentes documentos, com nossa Autoridade Apostólica, plena e… Read more »

josé da silva sauro
josé da silva sauro
10 julho de 2007 11:38 am

esse negócio de espírito é verdade mesmo? eu acho que é invenção…

Raphael
Raphael
9 julho de 2007 5:05 pm

Obrigado “Evanda”, tentarei ler.

Antonio Luiz
Antonio Luiz
9 julho de 2007 8:58 am

A nossa identidade é baseada em nossa memória. e nas leis que nos aplicamos ou pelas quais somos guiados, por tantoé fácil falar que viemos até aqui e vamos ate determinado lugar que somos o que temos e temos o que somos, mas o tempo é relativo, porque não ver as encarnações posteriores, se sairmos desta dimensão e pudermos modificar a próxima obiviamente sem corpo e consciência material veremos que o que estamos e o que somos varia enormemente, e enfim somos um pedaço fisico e temporal de um ser maior e a paz resido o quando mais próximos deste… Read more »

Anônimo
Anônimo
7 julho de 2007 3:17 am

Querido Chico, que muito fez pelo nosso Brasil…

…saudades

Titanico
Titanico
7 julho de 2007 8:42 am

Lindas passagens… impossível é não ver beleza nessa “simplicidade”…

Mudando… certa vez um repórter estava conversando com o Joey Ramone, onde foi-lhe mostrada a foto do Chico… Joey disse que acreditava ter um irmão “cósmico” ou “espiritual” (não lembro ao certo), dada a semelhança em alguns aspectos entre ambos.

Na mesma entrevista o Joey perguntou quais eram as novidades musicais, sendo respondido algo como “Killer Big Tits”, ou seja, Mamonas Assassinas!

Vale pela curiosidade…

Djinn
Djinn
7 julho de 2007 1:25 pm

Nossa eu tenho pensado muito em algo parecido esses dias.

De alguns anos pra cá tenho buscado conhecimento espiritual, mas ainda em nada cresci. Fiquei mais depressivo e o que me fazia continuar já não me anima.

Acho que é hora de começar a viver.

rsrs… mesmo concluindo isso, sei que não vai bastar, vou continuar o mesmo, o que será necessario para eu finalmente me tocar que a vida é agora?

Fábio N.
Fábio N.
7 julho de 2007 2:38 pm

A lenda hindu contada por Chico Xavier é muito intrigante.. de um lado, temos aquele que se direcionou para o interior e não vê a vida como má e boa, porém, sabe que tudo é um movimento do intelecto(buddhi). Já o outro, como encontra-se entre a turbulência da consciência e a busca interior teria mais virtude nesta empreitada rumo a pureza por desafiar as turbulências? No meu ponto de vista, ambos procuram por algo criado pelo intelecto. sendo assim, estes nunca tornar-se-ão puros. Fugindo do contexto do tópico, gostaria de saber o ponto de vista de vocês sobre como teríamos… Read more »

Raphael
Raphael
7 julho de 2007 3:24 pm

“Fabio N.”, interessante você ter perguntado isso. Engraçado que quase todas as vezes que eu quero refinar-me espiritualmente, me dedicando a ir em centros e tal, com minha curiosidade borbulhando, e procurando melhorar meu caráter, e pincipalmente, minhas atitudes. Parece que eu me ferro mais na vida. Tanto materialmente, quanto psicologicamente (fico mais sucetível à depressão, parece que jogam um saco de pedras de culpa e minhas costas, “Toma essa dívida “kármica” enorme, o pecador!). Já li uma frase, ditado,(acho que foi até nesse “blog”) que era mais ou menos assim: quanto mais o aluno avança na escola, mais difícil… Read more »

Fábio N.
Fábio N.
7 julho de 2007 5:48 pm

Raphael, Captasse muito bem o sentido das minhas perguntas. (Seria estar jogando o Jogo do mais forte? Ou, una-se ao mais forte, já que não pode derrotá-lo?). Será que viver é isso; ou só isso? Acredito que seja só isso! pois não consigo compreender o motivo da nossa existência e o porquê deste ser superior(ou o que for) para nos ter criado.. Somos subordinados aos sentidos, genes, ao inconsciente e padrões socias e morais.. e ainda assim, acreditamos que com uma sensação física ou mental(ou ambas), exista algo além disso.. não seria uma ferramenta do cérebro para tornar a sua… Read more »

Phoenix
Phoenix
7 julho de 2007 7:30 pm

E conclui:
“Esta é a opinião dos Espíritos.”
Que nojo… eu quero distância desses chamados “Espíritos de Luz” da “espiritualidade superior”… Superiores uma ova!

Fernando
Fernando
7 julho de 2007 7:33 pm

“O Sermão da montanha representa para muitos dos estudiosos do progresso humano o maior documento da humanidade.”

PROGRESSO?

Fernando
Fernando
7 julho de 2007 7:51 pm

Wake up, GOD IS DEAD.

Não tem nenhum deus interessado no seu bem-estar. Não tem nenhum deus bom e misericordioso que lhe dá oportunidades de encarnar e com isso “aprender” e “evoluir” (argh..) Não existe nenhuma moral divina pra você seguir achando que está no ‘caminho certo’. Não tem nenhuma “justiça” divina que lhe coloque dívidas kármicas.

Claro que você pode acreditar nisso tudo e querer entrar no social clube dos bem-aventurados, dos espíritos de luz, dos ‘bons’… Baita Egão hein?

sofos
sofos
7 julho de 2007 9:18 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkk… muito bom, muito bom, e não é que o Chico Xavier é a cara do Joey, o famoso separados no nascimento.

Gustavo
Gustavo
7 julho de 2007 10:58 pm

Depois do Dalai Lama, do Papa Star Trek agora é o X-ico! hehehe

Falta falar de algum muçulmano, que tal? OOOOoooowww! Furo mais embaixo =P

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
7 julho de 2007 11:14 pm

Quer me ver morto, Gustavo? 😛

bono
bono
8 julho de 2007 9:10 am

O lema que estou seguindo agora é: se voce estiver fazendo esforço em excesso, ou não estiver fazendo esforço nenhum, está no caminho errado. E citando Osho (denovo): “Deus não existe voce tem que criá-lo” “Voce é quem cria seu própio paraíso ou inferno” E uma pequena historinha que ele contou: “Um homem pecador morreu e foi ser julgado por Deus. Deus disse: — Vejo aqui que o senhor cometeu todos os pecados possíveis durante o tempo em que esteve na terra, sinto muito muito mas vou ter que mandá-lo para o inferno. O homem respondeu: — Não pode me… Read more »

Evanda
Evanda
8 julho de 2007 3:40 pm

Raphael e a quem mais interessar,

Nesse link é possivel baixar livros do Neale Donald Walsch, acho que os livros Conversando com Deus I, II e III seriam interessantes para você. Li o primeiro volume e gostei bastante, estou no segundo ^^.

http://www.4shared.com/network/search.jsp?searchmode=2&searchName=neale

YUYU Hakusho
YUYU Hakusho
8 julho de 2007 8:07 pm

Arigato Gozaimasu!

Paulinha
Paulinha
8 julho de 2007 11:22 pm

Cada frase nessas reuniões..nossa. 🙂
Tinha que ser um mutante, né? 🙄
Beijo.

vib
vib
9 julho de 2007 1:35 pm

💡 wabi sabi

Sidharta Jesus Ghandi da Silva
Sidharta Jesus Ghandi da Silva
27 fevereiro de 2010 4:42 pm

Chico Xavier era Emo powWW!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.