CHICO XAVIER E A FRANÇA

CHICO XAVIER E A FRANÇA

Esta é a “Eglise Saint François Xavier“. Fica na place du Président-Mithouard, no bairro 7 de Paris. Quando a vi imediatamente lembrei do nosso Chico Xavier.

Há muito já vinha desconfiado de que Chico Xavier era reencarnação de Allan Kardec (embora médiuns, estudiosos e o próprio filho adotivo já tivessem falado isso), mas depois que comecei a ler o livro Kardec: A biografia, de Marcel Souto Maior (o mesmo maravilhoso escritor de As vidas de Chico Xavier) tive certeza. E comecei a martelar as ligações entre a França e a própria doutrina espírita, que permaneceram vivas através de Chico “Kardec” Xavier.

Primeiro o nome. O nome de uma pessoa carrega uma energia importatíssima para ancorar a vivência espiritual aqui na Terra. Não à toa muitos trocam de nome ou adotam um nome iniciático quando iniciam uma nova fase da vida. Adota-se o nome como uma homenagem a alguém que se admira, ou para ancorar as energias de uma determinada linha, ou trazer ao subconsciente uma lembrança evocativa daquele nome (enfim, as possibilidades são ilimitadas). Para certos espíritos é permitido escolher e influenciar seus pais na escolha do nome, e estou desconfiado de que a espiritualidade escolheu alguém com sobrenome “Xavier” pra trazer o nosso Chico com esse nome.

Francisco Xavier é um nome bem comum no Brasil, mas encontrá-lo nessa Igreja em Paris me fez pesquisar o santo e descobrir que a Igreja Católica Romana considera que ele tenha convertido mais pessoas ao Cristianismo do que qualquer outro missionário desde São Paulo. Embora espanhol (Basco), Francisco Xavier veio a Paris para estudar e depois tornou-se professor de Filosofia. Conheceu então Inácio de Loyola, e junto a ele e outros padres decidiram fazer um voto de pobreza na Capela Saint-Denis, no alto de Montmartre (um morro, o ponto mais alto de Paris, onde hoje fica a Basílica de Sacre Coeur). Lá eles fundaram a Companhia de Jesus, congregação religiosa destinada ao ensino, à conversão e à caridade. Foram os jesuítas da Companhia de Jesus que vieram ao Brasil para (desgraçadamente) converter nossos índios e fundar colégios do Ceará até Santa Catarina. O padre Manuel da Nóbrega, um dos primeiros a chegar, ajudou seu colega José de Anchieta na fundação da cidade de São Paulo, que cresceu em torno do Colégio Jesuíta. E foi justamente Manuel da Nóbrega uma das encarnações do mentor de Chico Xavier, Emmanuel.

Montmartre tem esse nome (Mont Martre) porque ali tinha um templo ao Deus Marte. Com o passar do tempo, o sentido mudou para Monte dos mártires, já que “Martre” em francês arcaico era “mártire“. Por isso havia ali, em 1500, uma capela para Saint-Denis, um dos mais famosos mártires da França. Acredita-se, embora sem evidências arqueológicas, que no morro de Montmartre, antes da ocupação romana, eram realizadas cerimônias druídicas, por ser o ponto mais alto da região. Ora, o criador do Espiritismo, o professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, não só morava próximo a Montmartre – mais exatamente na Rue des Martyrs (Rua dos mártires) – como adotou o pseudônimo Allan Kardec por conta da revelação de um espírito de que ele teria sido druida na época do imperador Júlio César, entre 58 e 44 anos antes de Cristo.

Apesar de ser Lyonês, o primeiro contato de Kardec com o Espiritismo – e posterior estudo e codificação – foi feito em Paris. Kardec não era médium (talvez fosse intuitivo, mas não tinha contato diretamente), e se valeu de respostas de outros médiuns para escrever a doutrina. Quando (e se) renasceu como um dos médiuns mais poderosos do mundo (Chico Xavier), teve óbvias dificuldades de adaptação a essa nova realidade. Certa vez Emmanuel precisou ir com ele em espírito visitar o local do cenário que ele queria que escrevesse, para que pudesse colocar melhor no papel os detalhes. De qualquer forma sabemos, no estudo das comunicações mediúnicas, que o cérebro do médium interfere na comunicação, como os resíduos de um cano interferem na água. Quanto menos resíduos, mais pura a água.

E por que digo isso? Porque Nosso Lar foi um livro diferente de todos os outros que Chico tinha escrito. Era um mundo sem referências visuais conhecidas a ele. Pela descrição do livro, ele parece ser mais avançado e ao mesmo tempo mantendo a elegância e simplicidade de outros tempos. Pois bem: vim encontrar o “Nosso Lar” em Paris na Cité Internationale Universitaire, fundada em 1925 (mas com a arquitetura do final de 1800). A princípio não reparei, a não ser numa sensação de leveza e de estranhamento por estar me sentindo em outro mundo. Mas imaginei que era por conta da adaptação a um novo país. Mas eis que um dia, enquanto pegava sol deitado na grama, escrevi: “Morri e estou no céu. E o melhor: aqui tem Wi-fi!”. E só então caiu a ficha: o que estava no meu subconsciente era a descrição e organização de Nosso Lar, que se parece muito com a leveza e organização da arquitetura e bom-gosto franceses.

Teria Chico trazido consigo as lembranças de impressões da vida parisiense? Ou Nosso Lar é inspirada nesse modelo?

“Todos os departamentos apareciam cultivados com esmero. A pequena distância, alteavam-se graciosos edifícios. Alinhavam-se a espaços regulares, exibindo formas diversas. Nenhum sem flores à entrada, destacando-se algumas casinhas encantadoras, cercadas por muros de hera, onde rosas diferentes desabrochavam, aqui e ali, adornando o verde de cambiantes variados. Aves de plumagens policromas cruzavam os ares e, de quando em quando, pousavam agrupadas nas torres muito alvas, a se erguerem retilíneas, lembrando lírios gigantescos, rumo ao céu.”

Chico Xavier / André Luiz; Nosso Lar
Cité Internationale Universitaire de Paris
2.5 2 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
175 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Solius
Solius
29 abril de 2014 12:42 am

Subsumer, “Não vejo necessidade de enxergar num objeto material dois princípios, ainda mais que um deles seja ativo. Um objeto é “essencialmente” apenas matéria, um princípio só.” Assim fosse, caro, seria indiferenciado, e mais: pura potência. Ou seja: não haveria nada de natureza contingente. “O que faz um objeto ser diferenciado, atualizado ou organizado é um princípio externo não material” É um princípio essencial ativo e, portanto, não material, no próprio ente. O que determina sua espécie é nele mesmo, e não fora dele. É o que ele é desde o instante em que começa a ser. “(mesmo a dinâmica… Read more »

Subsumer
Subsumer
25 abril de 2014 8:25 am

Solius,

Não, continuamos discordando:

– A matéria, seja em estado primário, seja organizada, é sempre matéria passiva. Não há outro princípio NELA.

– Não há clareza quando você diz que está em nível “principial essencial”. Estamos em nível ontológico.

– Não há necessidade lógica em dizer que uma potência atualizada seja atualizada terminantemente.

Seria muito útil se você colocasse sua tese final, para clarear o caminho até ela.

Leone
Leone
25 abril de 2014 3:43 am

Solius: Leste o capítulo, Leone? Não, certamente não. Vai lá, leia o primeiro capítulo de Juízes. Judá derrotou exércitos e conquistou territórios. Resp: Resp: Ôpa, pois não, está aqui, já estava pensando que não irias mencionar: http://www.bibliaonline.com.br/acf/jz/1 Aproveite, e me aponte o versículo onde o Jeová dos exércitos, de uma forma ou de outra, delimitou a ação de Judá. 🙂 Mas não vá me dizer que é no versículo onde ele demonstra sua impotência com as carroças pois aí eu morro de rir e vc de chorar com o que vem pela frente. ==== Solius: Judá conquistou territórios e expandiu-se.… Read more »

Solius
Solius
24 abril de 2014 11:02 pm

Subsumer, “Não entendi o motivo de você chamar uma categoria (óculos) de princípio ativo e um ente (estes óculos) de princípio passivo.” Estamos no âmbito principial no sentido essencial. Aqui só pode haver dois princípios, como temos visto: um passivo, e indeterminado (determinável), e outro ativo e determinante. Note: deste se diz determinante porque determina a espécie. O princípio material, passivo, está indiferenciado, e quando em união com o princípio ativo, diferenciador, torna-se então diferenciado, tem-se a forma de algo, tem-se algo de determinada espécie. Este algo, porém, por ser esta matéria específica, é este e não outro. Ou seja,… Read more »

Subsumer
Subsumer
24 abril de 2014 9:40 pm

Solius,

Não entendi o motivo de você chamar uma categoria (óculos) de princípio ativo e um ente (estes óculos) de princípio passivo.

Digo eu: princípio ativo é o espírito, “Anima”.

Também não há razão para chamar a matéria organizada de “determinada”, pois a matéria está sempre determinada, porém, por potência, pode ser transformada. E mais, a matéria não parece ter forma final, podendo apresentar-se em diversos estágios de organização, mas também retornando a estados primários ciclicamente. Pode “voltar ao pó”, ou melhor, ao FCU.

Serise
Serise
24 abril de 2014 6:51 pm

martius,

” E isso está bem situado nos rumos que o movimento espírita brasileiro tem tomado: trata-se de um movimento que exalta personalidades mediúnicas (quando Kardec mal nos deixa conhecer o nome dos médiuns que trabalhavam com ele, porque não se constrói liderança em mediunidade, como os antigos pajés da tribo ou as passadas pitonisas da Antigüidade), preferindo o emocionalismo à racionalidade, o igrejismo ao debate filosófico e científico.”

Essa realidade eu comprovei pessoalmente.

Solius
Solius
24 abril de 2014 6:48 pm

Então, caro Subsumer, aqui já reduzimos o materialismo a pó. Mas vamos adiante. A existência de tal princípio imaterial ativo e diferenciador, ou seja, que especifica, que determina a espécie, a complementar o outro passivo e indiferenciado, e especificável, mostra-se suficiente para compor a essência de tudo o que há. Em outras palavras, se olhamos em volta, não distinguimos mais do que o que as coisas são em espécie, o que é conferido pelo princípio ativo (um óculos, uma garrafa, um computador etc.), e sua identidade (estes óculos, esta garrafa, este computador etc.), que é, por assim dizer, a resposta… Read more »

Solius
Solius
24 abril de 2014 6:47 pm

Leone, “mas claro que não ao ponto da destruição neural acarretando o comprometimento das faculdades cognitivas o que leva a interpretações alucinadas como a do Solius” O que você chama de destruição neural é a preservação do bom uso da razão e da lógica com base em princípios como o da não contradição e no empirismo. Cada um define como quer. 😉 “isso me dá uma posição privilegiada, isenta, imparcial, holística até” “O nada inicial é tão nada que nem a lei de que nada pode sair do nada existe, então algo pode sair do nada…” Que posição privilegiada essa…… Read more »

Leone
Leone
24 abril de 2014 4:19 am

O_O

Solius, vc ainda alimenta aquele seu velho sonho de voltar pra idade média?

Tudo bem que a pedra ainda existe mas veja que eventos miracúlosos são raros.

Pense bem.

Solius
Solius
26 abril de 2014 2:37 pm

Leone, “Aproveite, e me aponte o versículo onde o Jeová dos exércitos, de uma forma ou de outra, delimitou a ação de Judá.” Ao contrário do que você fez, não estou a apontar uma citação inexistente, mas uma conclusão óbvia de citações existentes, como as do capítulo 4, onde um exército com novecentos carros de ferro é derrotado pelos que estavam acompanhados do Senhor. Que coisa, não, Leone? Quando Ele manda Judá se apossar das montanhas, sabia, por Sua Onisciência, que Judá não iria para além do vale pelas razões aqui em foco. Do mesmo modo, quando a tesoura do… Read more »

Solius
Solius
26 abril de 2014 2:38 pm

Subsumer, “Seria muito útil se você colocasse sua tese final, para clarear o caminho até ela.” Meu objetivo aqui é clarear a pergunta inicial, e nesse sentido, penso estarmos na fase definitiva. Mas ele pode ser estendido conforme o andar da carruagem. “Não, continuamos discordando” Então prolonguemo-nos um pouco mais neste ponto. “A matéria, seja em estado primário, seja organizada, é sempre matéria passiva. Não há outro princípio NELA.” Sim, não há outro princípio essencial nela, mas com ela, em adição a ela: exatamente aquele que a atualiza e com ela forma o composto essencial. “Não há clareza quando você… Read more »

Subsumer
Subsumer
26 abril de 2014 9:46 pm

Solius,

Que haja outro princípio externo que atualiza a matéria, já estávamos de acordo. Mas o “composto” não pode ser essencial, por definição.

Em sistemas cíclicos as fases perfazem um modelo circular, onde não há primeira nem última, portanto, não há fim “terminante”. Não estou dizendo que este seja o caso do universo, mas digo que não está claro se há impedimento lógico para sistemas cíclicos. Portanto, sua afirmação permanece aporética. Mas, por gentileza, prossiga o raciocínio.

Subsumer
Subsumer
28 abril de 2014 8:29 pm

Olá Ike, Ouvi outro dia um argumento sobre a ciência espírita. Diz-se que as verdades tão valiosas não podem ser espalhafatosas, porque ainda há espíritos inteligentes e maus na Terra que não devem ter acesso a elas. Por isso é preciso que sejam buscadas com esforço. Daqui a algum tempo a fenomenologia será explícita e abundante. É um argumento válido, eu acho. Mesmo a ciência materialista está se aproximando de técnicas muito poderosas que não serão “liberadas” enquanto a capacidade moral dos terráqueos não permitir. O fato de tais técnicas (principalmente a nanotecnologia) estarem muito próximas de se tornarem realidade,… Read more »

Ike
Ike
28 abril de 2014 4:43 pm

Pit-stop ligeirinho (arríba-arríba!)… “Acho que nosso país sofre de uma terrível falta de mão de obra qualificada em todos os setores!” Adorei a analogia, Serise.rssss __________ Subsumer “O que um médium qualificado com um guia evoluído faz pra divulgar? Escreve livros. Isto tem muito.” Mas é pouco. E esses livros quase nunca são escritos para comportar os parâmetros empíricos sofríveis dessa nossa 3ª dimensão. — “Ou vc quer uma deferência especial pra você ?” Mas, caro sub, qual foi o critério adotado pelos espíritos para adotar essa deferência particularizada, que acaba fazendo um monte de gente- como eu e o… Read more »

Subsumer
Subsumer
28 abril de 2014 12:32 am

Solius, Não vejo necessidade de enxergar num objeto material dois princípios, ainda mais que um deles seja ativo. Um objeto é “essencialmente” apenas matéria, um princípio só. O que faz um objeto ser diferenciado, atualizado ou organizado é um princípio externo não material (mesmo a dinâmica automática da matéria tem sua origem não material). Portanto, o fato de um objeto ser um objeto é mesmo um fato, e não um princípio. Estamos precisando, na verdade, de tornar mais preciso o termo “princípio”. Princípio é aquilo que não se reduz a outro princípio. Então, a bem da verdade, no nível mais… Read more »

Serise
Serise
27 abril de 2014 3:38 pm

Nada a ver com o que se discute aqui, mas….. eu achei bem curioso.Azar é para quem tem.

http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2014/04/jovem-morre-esmagado-por-crucifixo-que-homenageia-joao-paulo-ii.html

Solius
Solius
27 abril de 2014 2:24 pm

Um adendo em relação ao seguinte trecho: “Desceu pois Barac do monte Tabor e os dez mil combatentes com ele. E o Senhor aterrou Sisara e todas as suas carroças, e toda a sua gente, que caíram ao fio da espada (todas as aves possuem penas) logo que Barac se deixou ver; de tal sorte que Sisara, saltando da sua carroça, fugiu a pé. E Barac foi seguindo as carroças fugitivas, e o exército (salvo o kiwi)…e toda a multidão dos inimigos foi morta…” Estou aqui, com os exemplos, fornecendo uma explicação para a tradução anterior. Nesta penso que esteja… Read more »

Solius
Solius
27 abril de 2014 2:13 pm

Leone, “Conclusão obvia para um crente” Insisto e insisto: o sujeito que teima pela viabilidade de um absurdo lógico, como é o seu nada-mãe, este sim é um crente. “que está especulando sobre um ser inexistente” Insisto e insisto: o sujeito que teima em crer que ganhou uma aposta ao tentar validar a viabilidade de um absurdo lógico, como é o seu nada-mãe, este sim é um crente. “que delimitou algo que não está no texto.” E acrescento: o sujeito que não sabe interpretar um texto, ler, como se diz, nas entrelinhas, e crê que o texto é falho, este… Read more »

Leone
Leone
27 abril de 2014 5:25 am

Solius: Ao contrário do que você fez, não estou a apontar uma citação inexistente, mas uma conclusão óbvia de citações existentes, Resp: Conclusão obvia para um crente que está especulando sobre um ser inexistente que delimitou algo que não está no texto. A devida conclusão obvia é que a bíblia é um monte de fantasias misturadas com talvez, fatos históricos, fruto de mentes supersticiosas onde no caso em questão, a crença em uma divindade dá a motivação psicológica necessária para se manipular e motivar um grupo. E só. É disso que se trata. === Solius: como as do capítulo 4,… Read more »

Solius
Solius
27 abril de 2014 12:33 am

Subsumer, “Mas o “composto” não pode ser essencial, por definição.” Note: se é um composto de um princípio essencial passivo mais um princípio essencial ativo, então ele é necessariamente essencial, e a acidentalidade estará caracterizada em seus atributos. Tomemos o suposto “fluido universal” como exemplo: o princípio ativo atualiza o princípio passivo, e este composto dos dois princípios, aqui referente ao “fluido universal”, seria essencialmente o “fluido universal”, e não essencialmente outra coisa qualquer. Já seus supostos atributos (consistência, cor, extensão etc.), estes sim, são acidentais (são acidentes da essência “fluido universal”). “mas digo que não está claro se há… Read more »

Anônimo
Anônimo
24 abril de 2014 12:20 am

Leone: “…o ignorante é o primeiro candidato a levar ferro e daí vem o conflito já que ninguém gosta de levar ferro. Bom, pelo menos eu penso que não.” E que conflito! Um exemplo era o tratamento para hemorróida na idade média: O tratamento para hemorróidas era queimá-las (a hemorróida….aaiiiiiiii) com ferro quente!! Há até uma história sobre um monge que, sofrendo com suas hemorróidas enquanto trabalhava no jardim, sentou-se em uma pedra que, milagrosamente, o curou do problema (tem milagre pra tudo,né!?). A pedra existe até hoje, com a marca das hemorróidas do monge (putz :/ ), e é… Read more »

Subsumer
Subsumer
23 abril de 2014 10:28 pm

Solius, de acordo, há de ser imaterial.

Leone
Leone
23 abril de 2014 8:56 pm

Serise: valeu leone, os links são mesmo interessantes. Resp: Sim, no segundo site que indiquei tem muito, muito material desmistificando a casuística espírita e espiritismo esse, que ninguém pode negar, é campo fértil para todo tipo de picaretagem alem de ser um mercado editorial milionário. Mas não vou negar que exista algo a ser investigado. Existe sim, um percentual pequeno de eventos anômalos como no caso da casuística ufológica. Serise: Curioso é receber links assim de um Ateu. Resp: Bom, é que antes de ser ateu eu também já fui crente e conheci varias religiões, mas claro que não ao… Read more »

Martius
Martius
21 abril de 2014 8:58 pm

Solius, “Deixemos de lado âmbito científico, que é consequência, e conjecturas no âmbito espiritual, já que normalmente não é aconselhável seu emprego para resolver um problema filosófico, como você bem sabe, e situemo-nos estritamente no âmbito ontológico, em conformidade com minha mesma brevíssima explicação. Quando digo potencial, quero dizer apenas “em potência para”, do modo mais elementar. A matéria por si está em potência para vir a constituir o que quer que venha a ser materialmente. E tanto que, como sendo passiva, sua máxima redução, à qual só podemos chegar por meio de abstração, confere-lhe o status de pura potência.… Read more »

Martius
Martius
21 abril de 2014 8:49 pm

E, Serise, concordo com você: a cura do filho do Datena pode ter sido ocasionada pelo magnetismo do próprio Chico, aliada à fé que foi depositada no médium mineiro.

Martius
Martius
21 abril de 2014 8:46 pm

Serise, você citou o livro de Edgard Armond, “Os exilados de Capela” e veja só o que eu encontrei.
http://oblogdosespiritas.blogspot.com.br/2011/07/kardec-e-os-exiliados.html
Achei esse texto esclarecedor e por bem compartilhei.
Na verdade, hoje eu me pergunto qual, ou quê é o movimento espírita de hoje.

Serise
Serise
21 abril de 2014 4:49 pm

Subsumer,

Eu acredito que se o Einstein se comunicasse via mediúnica, de forma indubitável, [ o cara é um gênio, fácil de ser reconhecido pelo que produz]
Aí sim esse mundo ia mudar muito.

mas…vamos deixar pra lá, eu ainda procuro uma confirmação inequívoca de comunicação interdimensional.

Médiuns habilitados, apareçam!

Subsumer
Subsumer
21 abril de 2014 4:16 pm

consertando “Também não se pode dar o peixe, tem que ensinar a pescar”

Subsumer
Subsumer
21 abril de 2014 4:15 pm

Serise, eu acho que é porque as informações são dadas no tempo certo e na medida certa. Também se pode dar o peixe, tem que ensinar a pescar. A ciência cabe à humanidade fazer pra evoluir-se. Até na Star Trek tinha a diretriz da nao interferência. Eu diria que não poderíamos dar bombas atômicas aos colonizadores do século XVI, por exemplo. Mas a questão é complexa. De repente, há informações e nós é que não temos ainda acesso a ela, por falta de merecimento.
São meus chutes, apenas, já que não sou porta-voz da espiritualidade, então, sei lá.

Serise
Serise
21 abril de 2014 2:18 pm

Extraído de : Os Exilados de Capela “Segundo pesquisas e conclusões da ciência oficial, a Terra tem dois bilhões de anos de existência, tendo vivido um bilhão de anos em processo de ebulição e resfriamento, após o que e, somente então, surgiram os primeiros seres dotados de vida.” Tá faltando informação de qualidade no outro mundo….2 bilhões de anos? ———————- “Esta não é uma obra de erudição, ou de ciência, que se apóie em documentos ou testemunhos oficialmente aceitos e de fácil consulta. É um simples ensaio de reconstituição histórico-espiritual do mundo, realizado com auxílio da inspiração” Já avisa no… Read more »

Serise
Serise
21 abril de 2014 1:43 pm

Subsumer, Serise, O que um médium qualificado com um guia evoluído faz pra divulgar ? Escreve livros. Isto tem muito. talvez por falta de sorte, eu não consegui obter um livro que trate dos fundamentos do espiritismo de forma cientifica, e atualizada. Se conhece algum livro recente que se aprofunde no assunto trazendo mais clareza, poderia me passar o nome, e autor? Do espiritismo só me interessa o lado prático, Fé não vou discutir. Uma questão: Porque Médiuns não se comunicam com Almas realmente versadas na ciencia? os avanços seria notáveis. Tá faltando ciencia no outro mundo? Só se fala… Read more »

Solius
Solius
21 abril de 2014 10:47 pm

Caros Subsumer, Serise, Martius e demais, Sendo assim, Prossigamos. Sendo a matéria por si potência, passiva e indiferenciada, leva-nos a razão, com base na experiência (pela identificação dos objetos que nos circundam), à necessidade de um outro princípio, em ato e que seja ativo e determinante (diferenciador). Mesmo supondo a existência do fluido universal, para que seja fluido universal como tal e em ato, requer a presença de tal princípio, pois se fosse pura matéria, seria passivo, pura potência e, consequentemente, indeterminado. Todos de acordo sobre a necessidade destoutro princípio? ——————————— Shalashaska, De minha parte não há importuno algum, pelo… Read more »

Subsumer
Subsumer
22 abril de 2014 12:26 am

Solius,

Há a necessidade de outro princípio para que a matéria se diferencie, que atualize suas potências. Isso ok. “Indiferenciada” pode significar aqui passível de diversidade de potencialidades. O mesmo para o Fluido Universal, que como dito também é matéria.

Leone
Leone
22 abril de 2014 4:17 am

subsumer: Leone, vc tá atirando a esmo, nada a ver com nada, isso indica desespero. Resp: Como não? Você criticou a mente analítica autista cientificista e eu rebati criticando a mente fantasiosa maionesista dos espiritualista. Ahh, e quanta maionese…como é grande esse pote. ====== Anônimo: Leone, vc já conhece este site? Um mapa das contradições na Bíblia: http://bibviz.com/ Resp: Esse eu não conhecia. Bem organizado. Anotado. ==== Anônimo: apresenta 63.779 referências cruzadas de diferentes versículos incoerentes entre si Resp: Oras, não são tantas assim.. Tenho certeza que o Solius pode explicar todas essas incoerências de forma supimpa. ===== Anonimo: como… Read more »

Solius
Solius
23 abril de 2014 3:15 pm

Leone, “imagine…Mas quando se trata de umas carrocinhas ferrosas ele amarela. Tsc..” Eu tento imaginar é a sua cara amarela de contorcionista tentando justificar o injustificável. == “O exemplo não procede.” É óbvio que procede. “Jeová, como descrito acima, sendo um deus da guerra, vulgo senhor dos exércitos, não se limita a ajudar, mas…” O que está descrito acima é que o Senhor foi com Judá, e só. Tal como o pai do exemplo que, com mais força e coordenação, foi com o filho. “AGE diretamente no palco de eventos” Do mesmo modo que o pai desempenha diretamente sua função… Read more »

Serise & Desconfiados da Capela.
Serise & Desconfiados da Capela.
23 abril de 2014 3:12 pm

valeu leone, os links são mesmo interessantes.
Curioso é receber links assim de um Ateu.parabéns cara, sempre antenado no que rola.

Esses caras ai em baixo ainda não morreram, apesar de meio sumidos…..

http://www.youtube.com/watch?v=uvOU1-iuxso

http://www.youtube.com/watch?v=_-mgP6enqCc

abrcs.

Martius
Martius
23 abril de 2014 10:20 am

Sobre Chico ser Kardec reencarnado, ou não, eis abaixo o link para um texto muito oportuno escrito pela espírita Dora Incontri.
Achei a argumentação dela muito coerente e gostaria que dessem uma olhada em sua opinião.
Abraços.
http://www.oconsolador.com.br/42/especial.html

Leone
Leone
23 abril de 2014 5:27 am

Solius: Vejamos o que diz a Vulgata: “E o Senhor foi com Judá e este apoderou-se das montanhas; porém não pôde derrotar os que habitavam no vale, porque estes tinham muitas carroças falcadas.” Imagine-se, pois, uma criança com uma tesoura de recortar papel. == Resp: imagine um deus que pode derrubar enormes muralhas só na trombetada, abrir o marzão pro seu povo passar e parar o sol (eita!) no céu fazendo a terra parar de girar. Fantástico não? Mas quando se trata de umas carrocinhas ferrosas ele amarela. Tsc.. == Solius: O pai a acompanha, e quando ela se atrapalha,… Read more »

Solius
Solius
23 abril de 2014 12:14 am

Obs.: Por “sujeito acima”, entenda-se o autor do site, e não o anônimo, que, assim prefiro pensar, trouxe a questão aqui movido por uma dúvida sincera.

Solius
Solius
23 abril de 2014 12:08 am

Subsumer, Perfeito. Temos então que o princípio passivo e indiferenciado, o princípio material, depende de um outro princípio, ativo e diferenciador. Pois bem, para não cairmos em erro de circularidade, precisamos admitir, já que o primeiro princípio é material, que este segundo princípio seja imaterial. Seguimos de acordo? ———————- Uma das tantas razões pelas quais me converti ao catolicismo foi a falta de seriedade dessas alegações de supostas contradições bíblicas, normalmente oriundas de sujeitos imbuídos de má fé. “como versículos dizendo que Deus…não consegue vencer habitantes de um vale porque eles tinham carruagens de ferro…” Vejamos o que diz a… Read more »

Serise & Desconfiados da Capela.
Serise & Desconfiados da Capela.
22 abril de 2014 12:18 pm

martius,

“Toda teoria em contradição manifesta com o bom-senso, com uma lógica rigorosa, com os dados positivos que possuímos, por mais respeitável que seja o nome que a assine, deve ser rejeitada”.[2]

É isso aí! dispensa mais comentários.

$eri$e & O$  Caçadore$ de Doaçõe$ Milionaria$
$eri$e & O$ Caçadore$ de Doaçõe$ Milionaria$
22 abril de 2014 12:09 pm

Martius, E, Serise, concordo com você: a cura do filho do Datena pode ter sido ocasionada pelo magnetismo do próprio Chico, aliada à fé que foi depositada no médium mineiro. caro martius, uma pessoa muito magnética pode sim influenciar outra, principalmente quando a outra busca [desesperadamente] se livrar de algum mal.e no caso eu…pessoalmente acho que chico sugestionou o rapaz, dando algum gás para a vontade debilitada dele.palmas para o chico, resolveu o caso do homem, mas não é um milagre.pode ser explicado pela ciencia. isso sim é legal, poder saber de onde vem a cura de determinado mal.No caso… Read more »

Serise
Serise
21 abril de 2014 12:11 am

Subsumer,

não é isso, seria apenas tirar dúvidas sobre a própria doutrina, os livros que eu já li não tratam em detalhes mais precisos alguns temas importantes.Foram escritos a muito tempo, e precisam de uma revisão, ou atualização.
Nesse caso a que me referi teria de ser obviamente uma alma cientista.

mas voltando aos livros espíritas….alguns até famosos me deixaram meio…cabreiro.Ex; Os Exilados de Capela.
Nem vamos entrar em detalhes.

abrcs.

Leone
Leone
29 abril de 2014 6:16 am

Solius Insisto e insisto: o sujeito que teima pela viabilidade de um absurdo lógico, como é o seu nada-mãe, este sim é um crente. Resp: A diferença fundamental está aqui: Eu não creio em especulações filosóficas/religiosas; nas minhas, nas suas ou de quem quer que seja. Judeus reverenciam abaixando as cabeças, os Cristãos se ajoelham e os Muçulmanos se ajoelham com a bunda pro ar. Eu não oro e tampouco presto culto a tais coisas algo que caracteriza um legitimo crentão. Like you. === Solius: Insisto e insisto: o sujeito que teima em crer que ganhou uma aposta ao tentar… Read more »

Thales
Thales
7 junho de 2014 9:33 am

Em “Brasil, coração do mundo, pátria do Evangelho”, vemos que a cidade espiritual Nosso Lar foi fundada por portugueses por volta do século XVI e esses espíritos eram de origem judaica, por isso a cidade ter a forma da estrela de Salomão e 72 ministros.

Solius
Solius
4 maio de 2014 11:21 pm

Serise, “Mas é só o que eu busco!lamentável mente ainda não tenho fé em muito do que é criado pelo homem.” Eu também não. Mas tenho na que foi revelada por Deus. 🙂 “Nenhuma religião me convenceu ainda,e as explicações ou descrições das numerosas formas divindades já criadas não me convencem.” Então recomendo que estude a fundo as cinco vias tomistas… “eu imagino o criador de outra forma muito maior e mais ampla do que o deus de israel, esse é só deles.” …e você constatará que não há forma mais adequada que aquela do Deus de Israel, que é,… Read more »

Serise & Heróis Mitológicos.
Serise & Heróis Mitológicos.
4 maio de 2014 6:30 pm

Solius, III- Conclusão: a) do ponto de vista estritamente científico, nem eu e nem você estamos com a verdade, pois nossas hipóteses podem ser falseadas a qualquer tempo e a ciência atual não trabalha com a possibilidade de que Deus exista e a de que extraterrestres vieram brincar de deuses na Terra; b) do ponto de vista de Zecharia Sitchin você está com a razão e eu não estou com a razão. c) do ponto de vista da fé cristã, eu estou com a razão e você não está com a razão. Olhando assim, eu concordo plenamente,em algum momento alguém… Read more »

Solius
Solius
4 maio de 2014 4:10 pm

Serise, Acompanhe, caro, e depois me diga se haverá ainda algum ponto de discordância. 1- Dados científicos: Eu e você admitimos a hipótese da Epopeia de Gilgamesh e do Enuma Elish terem sido anteriores ao Genesis; mas nós também devemos admitir a hipótese de terem sido um ou outro, ou ambos, posteriores. Neste ponto, eu e você seguimos o que diz a ciência histórica e arqueológica, e sabemos que todo bom cientista deve sempre estar receptivo a uma nova descoberta que pode alterar drasticamente o, por assim dizer, paradigma vigente. Em outras palavras: o material atualmente disponível leva a crer… Read more »

Serise & Heróis Mitológicos.
Serise & Heróis Mitológicos.
4 maio de 2014 1:29 pm

cont. mesmo porque a ciência histórica vem se vendo cada vez mais obrigada a confirmar a viabilidade de suas narrativas.. não misturemos as coisas; Como registro histórico da vida do povo judeu e outros povos da região desde a origem remota, é realmente um livro impressionante, sem muitos relatos ali registrados essa parte da história desapareceria com certeza.Isso não se discute. O que eu afirmo é que algumas passagens e aspectos importantes da parte “sagrada” e não histórica, foram inspiradas em contos antigos incluídas na mitologia de outro povo muito anterior, e que não é monoteísta. Esse povo antigo tem… Read more »

Serise & Heróis Mitológicos.
Serise & Heróis Mitológicos.
4 maio de 2014 9:35 am

Graaande Solius, Não estou te acusando de nada meu caro, estamos apenas debatendo…..um plágio. To acusando quem escreveu o genesis de Plágio.[rs,rs,] As tábuas mais antigas que falam sobre o diluvio biblico, são realmente da epopéia de gilgamesh, mas…ali há sim referencias sobre o Noé/Ziuzudra. fazem parte com certeza de um grupo de lendas muito antigas caro solius e muito veneradas pelos nomades da época, certo? Então como que a ” revelação” divina de abraão utilizou-se dessas lendas ancestrais? Ainda mais lendas cheias de Annunkis e nephilins? Na fábula do jardim do Éden, Abraaõ ou seja quem for que escreveu… Read more »

Solius
Solius
4 maio de 2014 2:30 am

Quanto a Abraão, é preciso muito menos que fé para aceitar sua existência, e não vejo razão alguma para rejeitar a validade das Escrituras, mesmo porque a ciência histórica vem se vendo cada vez mais obrigada a confirmar a viabilidade de suas narrativas. E em relação ao dilúvio, não vejo como uma menção anterior a um evento verídico possa comprometer a validade de uma narrativa posterior melhor desenvolvida. Inferir isto daquilo é nitidamente incorrer em non sequitur. E isso se realmente há tal anterioridade, pois os meios de datação histórica estão muito distantes da precisão dos objetos das ciências exatas.… Read more »

Solius
Solius
4 maio de 2014 2:14 am

Caro Serise,

Leia os textos que indiquei e procure analisar com mais cuidado as minhas palavras. Estamos nos referindo à uma comparação entre o Genesis e o Enuma Elish, não? Qual a data da tábua que se encontra no museu britânico? A que forneci. Há outras tábuas datadas de cerca de 3000 anos? Sim. Mas se referem à tal escritura? Não.
Portanto veja que não é uma postura correta de sua parte me acusar de não estar defendendo a verdade.

Serise & Heróis Mitológicos.
Serise & Heróis Mitológicos.
3 maio de 2014 2:58 pm

cont. Acredita-se que Abraão teria vivido mais provavelmente entre os séculos XXI e XVIII antes de Cristo. Uma vez que não existe atualmente nenhum relato da sua vida independente das escrituras – especificamente, do Livro do Génesis -, é preciso ter fé para acreditar que ele tenha sido uma figura histórica ou um personagem exaltado por Moisés a fim de explicar a origem dos hebreus e motivar o êxodo de seu povo do Egito em direção à terra de Canaã para concretizar as promessas de Deus. Como diz o testo acima, é preciso ter fé para acreditar.isso diz tudo. http://pt.wikipedia.org/wiki/Abra%C3%A3o… Read more »

Serise & Heróis Mitológicos.
Serise & Heróis Mitológicos.
5 maio de 2014 6:07 pm

Solius, Não há como um cientificista hoje dizer definitivamente que todo o livro do Genesis é posterior aos sumérios e seus escritos. A autoria do relato da criação, por exemplo, poderia ser muito bem de um filho ou neto de Noé, e os originais teriam ficado de posse de um determinado clã com o qual, em determinado momento, Abraão, ou um outro qualquer a quem a autoria pela propagação deva ser atribuída, veio a estabelecer contato. É esta uma hipótese científica tão válida quanto a que você compartilha aqui, e você deve se ver obrigado, já que se fia na… Read more »

Serise & Heróis Mitológicos.
Serise & Heróis Mitológicos.
5 maio de 2014 6:38 pm

cont.

“The authors of ancient cosmologies were essentially compilers. Their originality was expressed in new combinations of old themes, and in new twists to old ideas.”

I believe Lambert’s observation can be applied to the Hebrews who were combining old themes and putting “new twists” to old ideas.

http://www.religioustolerance.org/com_geba.htm

Solius
Solius
5 maio de 2014 10:09 pm

Serise, “Caro Solius, o livro do genesis só passou a existir, seja escrito ou como tradição oral dos judeus, após abraão. Antes de Abraão, nada havia sobre um deus único chamado jeová.” Mais uma vez: do ponto de vista cientificista, trata-se apenas de uma hipótese, mesmo porque a própria existência de Abraão é também uma hipótese. “claro que podemos em algum momento encontrar algo que mude isso mas….enquanto não vier á tona o que temos é isso…influência babilonica no genesis.” Convido-o de novo, caro, a ler este artigo: http://logosapologetica.com/a-biblia-foi-copiada-dos-sumerios/ e também o que é nele indicado: http://www.4shared.com/office/QYwrWe9E/babylonbaghdad.html Onde você encontrará… Read more »

Serise & Heróis Mitológicos.
Serise & Heróis Mitológicos.
7 maio de 2014 12:24 pm

cont. Então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo [2,89 metros].” 1 Samuel 17.4 “E houve ainda outra guerra em Gate; onde havia um homem de grande estatura, e tinha vinte e quatro dedos, seis em cada mão, e seis em cada pé, e que também era filho do gigante.” 1 Crônicas 20.6 “Porque só Ogue, o rei de Basã, restou dos gigantes; eis que o seu leito, um leito de ferro, não está porventura em Rabá dos filhos de Amom? De nove côvados… Read more »

Solius
Solius
6 maio de 2014 11:46 pm

Serise,
Continuemos aqui, pois já nos afastamos demais do tema do post:
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2004/11/adulteracao_da.html

Anônimo
Anônimo
6 maio de 2014 11:01 pm

Digha Nikaya 27

Agañña Sutta

O Conhecimento da Gênese

http://www.acessoaoinsight.net/sutta/DN27.php

Serise & Heróis Mitológicos.
Serise & Heróis Mitológicos.
6 maio de 2014 7:18 pm

cont. para lhe dar total e definitiva razão em sua argumentação, seria necessário obter elementos, ou indícios que a fé no deus único judaico { jeová} iniciou-se nos primórdios da civilização, e divergiu para o politeísmo, abrindo duas visões distintas. As cilizações mais antigas realmente não deixaram quase nada que chegasse aos dias de hoje legível, uma lástima, mas pelo que temos e mãos não dá para saber se o noé mitologico seria realmente conhecedor de jeová. Só temos dados sobre isso após abraão. não há nenhum registro ou tradição oral conhecidos sobre jeová, antes de abraão. E os registros… Read more »

Serise & Heróis Mitológicos.
Serise & Heróis Mitológicos.
6 maio de 2014 12:20 pm

solius,

According to liberal theologians, the Babylonian account of creation was written in the 12th century BCE, centuries earlier than the Biblical account. According to conservative Christian theologians, the opposite happened: the Babylonian account was written after the Biblical account.

Agora os sumérios se tornaram mais recentes do que os Judeus só para esconder as influencias de babilonia na biblia sagrada?

Isso não é fanatismo religioso?
Solius, eu ….vou pela ciencia.

abrcs.

Serise & Heróis Mitológicos.
Serise & Heróis Mitológicos.
6 maio de 2014 10:18 am

Solius, Lembrando que a palavra Elohim em hebraico está no plural e significa Deuses e Deusas trazendo a referência lógica e clara de onde surgiram os Nefilins. Nefilim portanto é o grupo de Elohim que se rebelaram adquirindo o epíteto que corretamente significa: Os Deuses desertores. Os gigantes são o resultado de uma união entre duas espécies, seres que foram alterados geneticamente devido a compatibilidade entre as mulheres humanas e os Nefelins. Na Bíblia, podemos identificar alguns dos descendentes dos Nefelins na terra por serem antigos governantes, como aponta o livro de Números 13:33 “ Também vimos ali os Nefilins,… Read more »

Serise & Heróis Mitológicos.
Serise & Heróis Mitológicos.
6 maio de 2014 10:06 am

Solius,

Não sei ou não recordo de nenhum versículo que dê a entender que possuiriam algo para além das potências humanas.

Não faça isso comigo meu caro, por favor…..esqueceu?

” Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.”

Gênesis 6:4

vou me ater só á biblia.

Anônimo
Anônimo
5 maio de 2014 10:50 pm
Serise & Heróis Mitológicos.
Serise & Heróis Mitológicos.
3 maio de 2014 2:33 pm

Solius,

respeito a sua fé mas não pense que todos são crentes fundamentalistas como você.

As tábuas em escrita cuneiforme tem mais de tres mil anos meu caro, acorda meu amigo,está indo além da realidade para defender sua posição. me perdoe a comparação, parece até o lula defendendo os mensaleiros.

De nada adianta o que diz se a realidade mostra o contrário, mas não vamos nos aprofundar nisso, você defende sua fé, eu defendo a verdade.

abcs.

Solius
Solius
3 maio de 2014 1:58 pm

Serise, “Desculpe meu caro mas é real…” Reitero: o máximo que pode ser alegado sob a óptica cientificista é que se trata de mera hipótese. “suponho que saiba das tábuas sumérias em poder do museu Britânico…” São aproximadamente do século VII a.C., ao passo que se conjectura (e nada mais do que isso) que o livro do Genesis tenha sido escrito no século V ou VI a.C. Há estudiosos que defendem que um escrito proviria do outro, e há os que defendem que ambos procederiam de uma mesma fonte. Leia: http://logosapologetica.com/a-biblia-foi-copiada-dos-sumerios/ e http://logosapologetica.com/resposta-ateu-informa-biblia-vem-politeismo-sumeria-desafia-contraprova/ “eu sei que você sabe disso, pois… Read more »

Serise & Heróis Mitológicos.
Serise & Heróis Mitológicos.
3 maio de 2014 10:59 am

Solius,

Até o noé biblico foi pirateado dos Sumérios.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ziusudra

Abrãao tinha origem sumério/caldeu.E usou o que sabia de sua mitologia para criar outra religião.
mas…dessa vez monoteísta com um Deus totalmente novo só para eles.

Solius, eu sei que você sabe disso, pois esse ” fantasma” assombra os católicos mais eruditos até hoje.

O fantasma de Babilonia!

Solius
Solius
1 maio de 2014 1:47 am

E para não perder o foco:

Se temos, pois, dois co-princípios essenciais, um imaterial ativo que especifica, outro material passivo que individua, faz-se pertinente a seguinte pergunta: qual seria então o real papel de um suposto “fluido universal”?
Resposta: nenhum.

E eis a razão pela qual afirmo que tal ideia não passa de uma hipótese ad hoc não científica mal empregada por Kardec, que não entendia patavina de metafísica (nem ele e nem seus “espíritos”) e achava que tudo o que existia era de natureza material mais ou menos sutil.

Anônimo
Anônimo
30 abril de 2014 11:34 pm
Solius
Solius
30 abril de 2014 9:12 pm

Leone, “Por enquanto só um tira-gosto” Vamos lá. “Baderna e assassinato só na sua cachola de crentão desinformado que não lê e se põe a dar opiniões sem embasamento acadêmico e apenas baseado em crendices e achismos.” Estás, como de costume, a projetar. “…Os primeiros hereges condenados à fogueira no Ocidente medieval foram 15 clérigos e monjas surpreendidos numa intriga palaciana em Orléans em 1022” Pelo Estado, já que na época não havia tribunal eclesiástico oficial. Quer condenar o Estado? E a intriga, dizia respeito exatamente ao quê? Qual a acusação? Seu dicionário não diz, e você cria sua suposição… Read more »

Leone
Leone
30 abril de 2014 7:09 pm

Bom até aqui temos monges celibatarios vegetarianos sendo queimados em fogueiras por afrontaram a verdade de uma rica tradição literária em que alguém escreve o que diz o que alguém disse e aconteceu depois que alguém escreveu o que foi dito. (Pag.23)

http://books.scielo.org/id/pdkdq/pdf/ferraz-9788578791186-01.pdf

😀
😀

Afff…rss….
Preciso de uma pausa.
Se eu continuar lendo essas coisas aqui no serviço vou me dar mal.
Continuo em casa.

Leone
Leone
30 abril de 2014 6:51 pm

Solius: Não que eu concorde com tudo o que está aí, mas o que há é suficiente: refutado. Resp: Suficiente pra quase me queimar com o cafezinho ao ler tamanha bobagem. Vejamos a perola de conclusão do autor desse texto que você postou: “É uma rica tradição literária em que alguém escreve o que diz o que alguém disse e aconteceu depois que alguém escreveu o que foi dito.” 😀 😀 😀 “Tudo isto dentro de um forte espírito religioso, em estilos literários próprios, longe da idéia que a ficção é mentira, antes a única forma em imagem e narrativa… Read more »

Leone
Leone
30 abril de 2014 4:49 pm

Ueba, mais diversão. 🙂 Por enquanto só um tira-gosto: Solius: Os hereges que promoviam ideias que viriam a provocar baderna na sociedade, assassinatos etc. eram intimados, convidados a se retratarem, insistentemente, e se ainda assim persistissem com seus ideais subversivos eram entregues ao Estado para que este executasse a pena capital. Resp: Baderna e assassinato só na sua cachola de crentão desinformado que não lê e se põe a dar opiniões sem embasamento acadêmico e apenas baseado em crendices e achismos. Veja que, entre as primeiras 15 pessoas sentenciadas a fogueira, o foram por terem cometido os “terríveis” crimes de… Read more »

Solius
Solius
30 abril de 2014 12:45 pm

Leone, “A diferença fundamental está aqui: Eu não creio em especulações filosóficas/religiosas; nas minhas, nas suas ou de quem quer que seja. Eu não oro e tampouco presto culto a tais coisas algo que caracteriza um legitimo crentão. Like you.” Eis, sim, a diferença: eu presto culto Àquele cuja existência é provada racionalmente (algo que você nega ao mesmo tempo em que se nega a estudar para compreender perfeitamente – uma atitude comumente condenada pelos ditos céticos, ateus, cientificistas, diga-se, no mais típico “acuse-os do que você faz”), você crê, note, na viabilidade de um absurdo lógico. Eu disse crê… Read more »

Leone
Leone
1 maio de 2014 2:19 am

Solius: “Pelo Estado, já que na época não havia tribunal eclesiástico oficial”. “Igualmente pelo Estado. Quer condenar o Estado?” Resp: Estado, Estado, Estado…a culpa é do Estado. Você repete isso como um mantra capaz de absolver a sua igreja de sua responsabilidade. Como se Estado e Religião, essa duplinha dinâmica e do barulho, não passeassem de mãos dadas pela história em uma relação de alcova, amor e ódio. “Vivo cercado de sacerdotes que dizem que seu reino não é deste mundo, no entanto agarram tudo que podem”. Napoleão Bonaparte “A religião é aquilo que impede os pobres de matarem os… Read more »

Leone
Leone
1 maio de 2014 2:54 am

Solius:
E você não sabe disso por fazer questão de não consultar os autores que indico

Resp:
Não seja por isso:
HILÁRIO FRANCO JUNIOR, Professor de História Medieval da Universidade de São Paulo e que fez a revisão técnica do Dicionário da Idade Média, fez pós-doutorado com Jacques Le Goff na École des Hautes Études en Sciences Sociales.

E Jacques Le Goff é um autor que vc indica.

Suficiente?
Eu tomo cuidado com minhas fontes e o material que linko por aqui.

Abraço

P.S.:
Depois volto pra te refutar mais.

Solius
Solius
1 maio de 2014 12:04 pm

Prossigo aqui, Leone, a fim de reservar o presente espaço para tratarmos da cosmologia espírita, mais em conformidade com a proposta do post:
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2011/04/fundamentalismo.html

Serise & Heróis Mitológicos.
Serise & Heróis Mitológicos.
3 maio de 2014 12:10 am

Solius, ” O máximo que se pode dizer do ponto de vista histórico cientificista atual quanto a isto é que se trata de uma mera hipótese dentre outras tantas.” Desculpe meu caro mas é real, suponho que saiba das tábuas sumérias em poder do museu Britanico, e tem algumas também em Berlin. O Genesis sumério é sim mais antigo e surpreendente. Ele não da chance alguma de relação ao monoteísmo judaico-cristão pois os sumérios tinham um panteão de deuses-astronautas nada bonzinhos.Os Nephilins ou Annunakis. o surpreendente é ver parte disso na biblia cristã. O Gensesis Biblico foi originalmente escrito por… Read more »

Solius
Solius
2 maio de 2014 4:34 pm

Subsumer, “Você quis dizer que se a matéria e a forma são determinadas terminantemente, então o FCU não poderia se transformar em nada.” Não, caro, eu não disse isso em lugar algum. Quando usei o termo “terminantemente”, eu quis dizer que um determinado ente em potência só pode ser atualizado uma vez, que uma vez vindo da potência ao ato, ele jamais volta a ser pura potência, o que de modo algum impede que a matéria pela qual seja constituído vá constituir outro ente após sua corrupção. “Teria sua forma definida e pronto. Mas Solius, a matéria está sempre em… Read more »

Solius
Solius
2 maio de 2014 4:33 pm

Serise, “Realmente o Genesis foi retirado e editado das lendas Sumérias. isso aniquila totalmente a figura de jeová.” O máximo que se pode dizer do ponto de vista histórico cientificista atual quanto a isto é que se trata de uma mera hipótese dentre outras tantas. Eu, como não sigo essa linha, fico com a seguinte ideia: Noé tornou-se o guardião da Tradição primordial e a transmitiu à sua descendência, que a espalhou (o que explica as inúmeras similaridades metafísicas, míticas, e simbólicas, entre as principais tradições). Muito, evidentemente, se perdeu ou foi adulterado (sobretudo nas etapas finais de cada sociedade),… Read more »

Subsumer
Subsumer
2 maio de 2014 1:26 pm

Solius, Enfim vc se explicou. Você quis dizer que se a matéria e a forma são determinadas terminantemente, então o FCU não poderia se transformar em nada. Teria sua forma definida e pronto. Mas Solius, a matéria está sempre em transformação, veja a química. Então sua tese é furada. Pense no FCU em analogia aos átomos, como sendo uma espécie de átomo mais fundamental. Quanto à imaterialidade dos espíritos. Veja que nas perguntas 23 a 28 se assenta firmemente a imaterialidade dos espíritos, sua distinção fundamental da matéria. 23. Que é o espírito? “O princípio inteligente do Universo.” a) —… Read more »

Serise & Heróis Mitológicos.
Serise & Heróis Mitológicos.
2 maio de 2014 11:21 am

leone, Solius, ” Sem contar que muitos mitos que estão ali são plágios de outras civilizações maiores e mais antigas” . Realmente o Genesis foi retirado e editado das lendas Sumérias. isso aniquila totalmente a figura de jeová. Para a mitologia suméria, Quem estava ali falando com Adão no jardim do éden, é o deus Enlil, mais de mil anos antes de abraão, que foi o criador dessa nova mitologia quando inventou o Judaísmo. [ leiam O Genesis Revisitado- Zecharia Sitchin.] Abraão veio de babilonia, filho de um famoso construtor de idolos para o templo de Marduk.Abraão foi um seguidor… Read more »

Solius
Solius
2 maio de 2014 9:43 am

Subsumer, “Solius, que festival de non sense.” Non sense algum, caro. “‘Dois princípios’, não demonstrado.” Eu: “Sendo a matéria por si potência, passiva e indiferenciada, leva-nos a razão, com base na experiência pela captação e distinção dos objetos que nos circundam, à necessidade de um outro princípio, em ato e que seja ativo e determinante” Você: “Há a necessidade de outro princípio para que a matéria se diferencie, que atualize suas potências. Isso ok.” Portanto, demonstrado. “‘Papel do FCU:’ non sequitur, sequer vc entendeu que o fcu é uma espécie de átomo.” Diferenciado e com princípio material, que é o… Read more »

Subsumer
Subsumer
1 maio de 2014 11:13 pm

Solius, que festival de non sense.

“Dois princípios”, não demonstrado.
“Papel do FCU:” non sequitur, sequer vc entendeu que o fcu é uma espécie de átomo.
“Princípio ativo determinante imaterial”: vc nem disse o que considera como princípio ativo imaterial. Princípio. ativo. imaterial.
“Espírito como matéria sutilizada”. O espiritismo não afirma isso. Tá perdido ?

Solius
Solius
1 maio de 2014 12:24 pm

Pois bem, além de tornar obsoleta a ideia de um suposto “fluido universal”, como expliquei acima, a existência de um princípio ativo determinante imaterial também compromete noções como a de “perispírito”, a de que o espírito seria matéria sutilizada, ou “quintessenciada” etc.

O hilemorfismo demoliu o espiritismo com mais de dois milênios de antecedência.

Martius
Martius
29 abril de 2014 10:46 am

Bom dia. Eu gostaria de apresentar mais um link, que poderá esclarecer-nos ainda mais sobre o Fluido Universal.
http://licoesdosespiritos.blogspot.com.br/2010/08/fluido-universal.html

Subsumer
Subsumer
20 abril de 2014 10:53 pm

Serise,

O que um médium qualificado com um guia evoluído faz pra divulgar ? Escreve livros. Isto tem muito.

Ou vc quer uma deferência especial pra você ?

Anônimo
Anônimo
15 abril de 2014 12:01 am

Evitar todo o mal, cultivar o bem, purificar a própria mente: esse é o ensinamento do Buda. Dhp 183

Leone
Leone
13 abril de 2014 10:51 pm

Gabriel Gusmão: O ponto que quis levantar é o da situação de desconexão entre religião e ciência. Resp: Sobre esse tema, uma entrevista interessante: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/36-argumentos-para-a-existencia-de-deus-ou-contra “Os ateus têm que acabar com o pedantismo. Eles não têm que ensinar como as pessoas religiosas devem pensar” “As pessoas religiosas têm que parar de pensar que ateus são imorais e não sabem a diferença entre o bem e o mal, o certo e o errado” ======== Gabriel Gusmão: Quem vale mais para sociedade, uma madre Teresa de Calcuta ou o cientista que desenvolveu antibióticos para curar a maldita hanseníase? Se sua resposta se… Read more »

Gabriel Gusmão
Gabriel Gusmão
13 abril de 2014 9:18 pm

O ponto que quis levantar é o da situação de desconexão entre religião e ciência. No passado, tínhamos a filosofia, a qual permitia ao ser humano pensante pensar a vida de forma abstrata e tornar tais abstrações em idéias palpáveis. A religião e a ciência são o casal filosofia divorciado. Um peca pela doutrinação excessivamente abstrata, subjetiva, demagógica, enquanto o outro muitas vezes se cega, por recusar-se a pensar. O que disse a respeito de Chico é que, ao meu ver, pouco se interessou por uma visão mais objetiva das coisas. Era amor para cá, caridade para lá, fé, fé… Read more »

Serise, & As  Almas Mudas do Paraíso Celeste.
Serise, & As Almas Mudas do Paraíso Celeste.
12 abril de 2014 8:13 pm

Gabriel,

kardec não era médium.Chico era médium, daí a diferença entre eles.
Chico apenas repassava o que recebia pela mediunidade.kardec investigou o assunto e criou as bases da doutrina espírita, mas…nunca recebeu mensagens mediúnicas.
Quem criou a doutrina espírita foi kardec, sem ser médium, então ele estava com certeza, num ponto de observação mais distante que o chico, que já nasceu médium.

————-

Podia ter servido não só como exemplo no aspecto moral, mas também investido em empreitadas de conexão da ciência de volta a filosofia…

Não entendi essa parte.

Gabriel Gusmão
Gabriel Gusmão
12 abril de 2014 6:34 pm

Não vejo ligação alguma entre Chico Xavier e Allan Kardec. Isto, por um simples motivo. Allan Kardec foi um estudioso, não como Chico, um doutrinador. Não sou fã, muito menos sigo, Waldo Vieira, mas concordo que o espiritismo, principalmente no Brasil, descambou para um fanatismo doutrinário a despeito do estudo filosófico-científico. O espiritismo ao qual Karde criou as bases difere muito do atual, e muito disto, infelizmente, por culpa do Chico, um homem extremamente bom, ao qual não se pode colocar nenhum defeito no aspecto moral, mas considero-o (perdoem-me o julgamento, mas é minha opinião) de certa forma vislumbrado… Podia… Read more »

Serise, & As  Almas Mudas do Paraíso Celeste.
Serise, & As Almas Mudas do Paraíso Celeste.
12 abril de 2014 3:41 pm

Esses coments estão…..incríveis!! Leone: “Poderia dar detalhes do que exatamente se faz no paraíso…?” Neutrinos: Um dia, espero. Calma lá! [rs,rs,rs] Caro neutrino,sem querer me intrometer mas…..então vamos lá: Mesmo que vossa pessoa vá para o paraíso, acho difícil mandar algum recado, afinal eu acredito que muitos já devem ter ido[ no caso dele existir nos moldes da fé catolica] mas ninguém mandou nem lembranças. [ Minha vózinha, muito católica e boazinha imagino que tenha ido, mas não mandou notícias desde então, uma ingratidão imperdoável.] A única chance de saber o que se faz no paraíso, seria[em teoria] através de… Read more »

Jota
Jota
12 abril de 2014 12:04 am

“no espiritismo isto só se daria, e se é que se daria, após múltiplas reencarnações, quase ao infinito”. Falou bem: Quase, o que não significa nunca, e, diante da eternidade, o que seria o quase? ademais, não há a pretensão, sem qualquer meio de prova, para estabelecer quantidades e tempo para as reencarnações, afinal, não se pode padronizar o futuro de comportamentos tão diferentes. “esbarra em problemas insolúveis. ” Quais? ou será mais um mistério sobre os quais pobres mortais não podem sequer pensar sobre? “Quem vai para o inferno, vai porque quer, porque escolheu” Sai de casa e sobe… Read more »

$eri$e & O$  Caçadore$ de Doaçõe$ Milionaria$
$eri$e & O$ Caçadore$ de Doaçõe$ Milionaria$
14 abril de 2014 2:16 pm

$anto$ e beato$ caindo em desgraça, I$$o não me e$panta em nada.
Ma$ a fábrica de $santos e$tá bombando atualmente.
Muita$ novidade$ virão com certeza.

$eri$e & O$  Caçadore$ de Doaçõe$ Milionaria$
$eri$e & O$ Caçadore$ de Doaçõe$ Milionaria$
14 abril de 2014 3:41 pm

Acid, ” Ao meu ver o espiritismo abandonou conscientemente o aspecto científico de sua doutrina no Brasil.” O que vai frontalmente contra o que propunha Kardec, portanto desviou-se. Parabéns FEB conseguiu o que queria! Onde estão os médiuns? Sumiram.E os espiritos elevados calaram-se.[ talvez por vergonha em ver os resultados] procuro médiuns espíritas de verdade a décadas, e ando por tudo que é centro espírita que me aparece no caminho. Só encontro sempre a mesma receita de bolo muita caridade, muita mistificação, e…nada de médiuns capacitados. Desprezo dogmas, e principalmente tirados de uma fé e amarrados a uma outra. Quero… Read more »

$eri$e & O$  Caçadore$ de Doaçõe$ Milionaria$
$eri$e & O$ Caçadore$ de Doaçõe$ Milionaria$
14 abril de 2014 4:12 pm

Só para complementar: O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que decorrem dessas mesmas relações. Podemos defini-lo assim: O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal. (Allan Kardec, O que é o Espiritismo, Preâmbulo.) Ciencia de observação e doutrina filosofica. Kardec nada diz sobre fé religiosa! Portanto ao meu ver, desviaram-se da proposta inical de Kardec,… Read more »

Serise
Serise
14 abril de 2014 11:09 pm

cont.

“Em relação à fé, qualquer espírita sabe que a fé espírita é a fé raciocinada, não há essa fé cega que vc está apontando.”

Como não? observe bem os espíritas, eles seguem o espiritismo como religião.Pura fé. Claro que deve haver as excessões, sempre há.

Eu procuro as provas a que kardec se refere. E aí, a coisa muda de figura .
Eu quero observar a coisa pelo lado “Ciencia” dogmas e fé…para depois.

Serise
Serise
14 abril de 2014 11:02 pm

Subsumer, Acho que a excessão á regra é o centro que você frequentou, porque pelo Brasil a fora, a realidade é bem outra. Eu não vou ao centro espírita atrás de fé religiosa,ou praticar a caridade,claro que a prática da caridade é uma obrigação de qualquer ser humano decente, mas… eu quero conversar com um médium que me mostre que há sim uma outra dimensão [ espiritual]e que podemos nos comunicar. Se eu quiser saber o que jesus falou, eu leio a biblia. Eu só procuro um médium qualificado que tenha comunicação direta com algum espírito elevado.É isso que eu… Read more »

Subsumer
Subsumer
14 abril de 2014 10:30 pm

Serise, Já participei sim. E não vejo o que vc está falando. Havia reuniões de estudos, reuniões de prática mediúnica, de tratamento, reuniões públicas de palestras e passes, e trabalhos de caridade. Pode-se fazer todas essas coisas com maior ou menor qualidade, mas aí seria outro assunto. Em relação à fé, qualquer espírita sabe que a fé espírita é a fé raciocinada, não há essa fé cega que vc está apontando. É claro que há exceções, mas não podemos tomar a exceção como a regra. O espiritismo é cristão, desde o princípio, por seguir os ensinamentos de Jesus, valorizando, como… Read more »

Serise
Serise
14 abril de 2014 10:13 pm

Subsumer, De acordo com kardec, o espiritismo não era para ser uma fé religiosa, e foi isso que ele virou. Já foi num centro espirita? Se ainda não foi eu recomendo: Vá, e tire suas conclusões. Quase nada de filosofico é discutido, só se reza muito e agradece á “espiritualidade amiga”, e contam historinhas que nunca podem ser comprovadas, é questão de…fé! Isso para mim é seita religiosa, e aliás misturou-se de forma surpreendente com o cristianismo que….não admite de forma alguma a reencarnação, ou comunicação com os mortos. Como ciencia de observação que é o que kardec queria, sobrou… Read more »

Subsumer
Subsumer
14 abril de 2014 8:14 pm

Todo movimento humano tem falhas, e é valioso apontá-las.

Mas essa crítica, tão comum e até antiga (sobre o excesso de religiosidade no espiritismo brasileiro), me parece que precisa de objetividade e clareza. Alguém se dispõe a discorrer com maior objetividade e clareza sobre o que seja o excesso de religiosidade do espiritismo brasileiro ?

$eri$e & O$  Caçadore$ de Doaçõe$ Milionaria$
$eri$e & O$ Caçadore$ de Doaçõe$ Milionaria$
14 abril de 2014 5:03 pm

Martius, ” É lamentável, mas parece que alguns adeptos da Doutrina enveredaram para um Chicolatria.” Num país tão carente de valores morais e éticos, a ponto de idolatrar jogadores de futebol e desprezar professores primários,é de se esperar que pessoas como chico causem rebuliço, sendo vistos como santos. Não são santos é claro mas…comparando com o comportamento tradicional da população……parecem santos sim. lamentávelmente são muito poucos, raríssimos eu diria.Sobra o que temos por aí, a antítese do que foi o chico em sua jornada no mundo material. Não sou espírita mas para o chico eu tiro o meu chapéu. E…só… Read more »

Martius
Martius
14 abril de 2014 4:44 pm

A meu ver o Espiritismo desviou-se da proposta original, esquematizada por Kardec. O apelo religioso deveria se firmar, sem perder de vista os aspectos filosófico e científico da Doutrina. Por força da pouca instrução dos dirigentes espíritas, a Doutrina caiu num forte misticismo com direito à “santificação” dos chamados médiuns. Verifica-se isso mesmo na figuração de Chico Xavier, pessoa digna de admiração por sua bondade e ações caridosas, mas longe da Perfeição. É lamentável, mas parece que alguns adeptos da Doutrina enveredaram para um Chicolatria. Não creio que Chico seja o culpado por isso. Reputo essa falha ao movimento, que… Read more »

$eri$e & O$  Caçadore$ de Doaçõe$ Milionaria$
$eri$e & O$ Caçadore$ de Doaçõe$ Milionaria$
14 abril de 2014 4:15 pm
mais neutrinos
mais neutrinos
9 abril de 2014 11:14 pm

Leone,

“Em tese, pode-se ir para o inferno sendo enganado.”

Essencialmente não.

===========

“Opâ!, sendo hedonista, um êxtase eterno muito me interessa.”

Sendo hedonista, não lhe interessa o meio para se chegar a ele.

==========

“Poderia dar detalhes do que exatamente se faz no paraíso…?”

Um dia, espero.

Geninha
Geninha
9 abril de 2014 9:49 pm

Minha filha também está em Paris. Por acreditar que o francês é importante na literatura médica, foi aprender. Mas com apenas 17 anos, ela tem um pouco de medo e receio de conhecer a cidade. Principalmente de pegar o metrô. O que de certo modo me tranquiliza…

E na pascoa? Vcs vão na Notre Dame? Seria legal ler a respeito.

Abçs e felicidades pra vcs!

Leone
Leone
9 abril de 2014 7:58 pm

Solius:
Quem vai para o inferno, vai porque quer, porque escolheu.

Resp:
Não necessariamente.
Em tese, pode-se ir para o inferno sendo enganado.
Green Card falso por exemplo.

===========

Solius:
nos dá a oportunidade para aprendermos com nossos erros e que pouco depois desfrutamos do êxtase eterno 

Resp:
Opâ!, sendo hedonista, um êxtase eterno muito me interessa.

Como seria tal coisa?

Um Osgasmotron?

==========

Solius:
Ócio é um sentimento incompatível com o estado de alguém que se encontra no Paraíso.

Resp:
Poderia dar detalhes do que exatamente se faz no paraíso excetuando-se, obviamente, o grande Orgasmotron eterno?

mais neutrinos
mais neutrinos
4 abril de 2014 4:06 pm

Acid, “Neutrinos, eu considero uma desgraça qualquer tentativa de impor uma religião que não é a da sua cultura.” Há duas coisas a serem vistas aqui: 1- Imposição, no sentido de obrigar o outro a abdicar de sua crença, não era parte do método de pregação jesuíta. Aliás, os missionários que se embrenhavam mata adentro sem saber com que tipo de tribo iriam se deparar, se iriam regressar ou não com vida, por amor a Deus e ao próximo, que o digam. 2- Todas as religiões e doutrinas metafísicas (e excluo daqui as seitas – heréticas, neo-espiritualistas etc. – por… Read more »

Helvio
Helvio
4 abril de 2014 3:51 pm

Não vos contentei com este mundo. Lugares como estes existem muitos ao redor do mundo. Pode ser que Chico tenha trazido consigo as lembranças de impressões da vida parisiense, Ou que Nosso Lar seja inspirado nesse modelo. Sim, tudo é possível. Mas espero mesmo que Nosso Lar seja em outro “mundo”. Esta é apenas uma parte da organização da arquitetura e bom-gosto franceses, e não me surpreenda que nós brasileiros nos maravilhemos com toda essa pompa, afinal temos pouco ou quase nenhum referencial disto por aqui. Mas é mera parte do que a Matrix nos preparou para acomodarmos nesse mundo.… Read more »

Glauco
Glauco
4 abril de 2014 10:33 am

ut supra sic infra, ut intus sic extra

Lweezz
Lweezz
4 abril de 2014 9:40 am

Acho que a última pergunta tem que ser invertida:
Seria a arquitetura parisiense inspirada em Nosso Lar, ou em outra colônia do gênero?
😉

Anônimo
Anônimo
4 abril de 2014 2:15 am

“Você sabia que, em entrevista a Herculano Pires, em 1973, no programa No limiar do amanhã*, Chico Xavier revelou que milhões de espíritos de cultura francesa reencarnaram no Brasil para continuar a divulgação do espiritismo? Herculano comentava que o Brasil era a primeira grande nação do Ocidente a se tornar basicamente reencarnacionista, por influência não só do espiritismo, mas também das religiões africanas, que foram trazidas aqui pelo contingente negreiro. E acrescentava que ainda mais curioso era o fato de ter havido no Ocidente apenas uma nação reencarnacionista no passado: a França (aí incluindo-se as Gálias antigas, envolvendo a Irlanda… Read more »

Jonathan
Jonathan
4 abril de 2014 12:53 am

ótimo post, já estava com saudades de algo relacionado ao espiritismo, obrigado.

mais neutrinos
mais neutrinos
3 abril de 2014 10:53 pm

“Foram os jesuítas da Companhia de Jesus que vieram ao Brasil para (desgraçadamente) converter nossos índios e fundar colégios” Por que “desgraçadamente”? Por que seria uma “desgraça” apresentar uma religião genuína, funcional, a uma gente que cultivava (e ainda cultiva) hábitos bárbaros, como o enterro de crianças vivas, o canibalismo etc., e que mantinha então apenas fragmentos de sua doutrina original? Desgraça foi a perseguição aos jesuítas promovida pelo ocultista (tal qual Kardec) Marquês de Pombal, além das reformas educacionais subsequentes. Desde então a qualidade do ensino no país não parou de cair. ——————- E mais uma vez, o velho… Read more »

V.C.N.
V.C.N.
5 abril de 2014 2:02 am

Neutrinos:

Por que você não monta um blog?

V.C.N.
V.C.N.
5 abril de 2014 2:13 am

Olá Acid!

Gostaria de saber se possível, seu ponto de vista sobre o coração ser utilizado como símbolo dos nossos sentimentos.

Abraços.

Raul Luiz
Raul Luiz
5 abril de 2014 12:49 pm

Eu li uma entrevista com Chico Xavier na qual ele afirmava que essa era a sua primeira encarnação como homem.

Como ele pode ter sido a reencarnação de Alan Kardec se afirmou isso.

mais neutrinos
mais neutrinos
9 abril de 2014 12:10 pm

Jota, “Não sei de onde você tirou isso, afinal, reencarnação não é patrimônio espírita, como bem deixa claro várias partes do Livros dos Espíritos.” E nem eu disse que ela o seja. O cerne da questão aqui é o fato de os “espíritos” consultados para compor uma revelação, que seria, como falsamente se alega, o “Paráclito” predito por Cristo, não chegarem a um consenso sobre algo que de tão fundamental se tornou dogma da doutrina. “Acho que você se enganou meu caro Neutrino (lembre-se que espíritos são vários e os pontos de vista podem sim mudar.” O que só teria… Read more »

Jota
Jota
8 abril de 2014 11:41 pm

“os tais “espíritos” consultados não chegaram a um consenso (sobre algo tão fundamental!?..) “… Não sei de onde você tirou isso, afinal, reencarnação não é patrimônio espírita, como bem deixa claro várias partes do Livros dos Espíritos, da introdução às várias perguntas. Acho que você se enganou meu caro Neutrino (lembre-se que espíritos são vários e os pontos de vista podem sim mudar, afinal, morrer não é chave para virar santo e puro, dono de todo saber). Reencarnação não é tratado de metafísica para que busques encaixá-la como tal e energias existem que nós ainda não temos organização material ou… Read more »

Anônimo
Anônimo
7 abril de 2014 6:14 pm

Magic Moments of Pandit Nikhil Banerjee

http://youtu.be/H6q_9Fy063Y

moises sales
moises sales
6 abril de 2014 7:45 pm

bom, na minha primeira passagem em paris, terra do materialismo explícito, o que me chamou a atenção foi a visita que fiz ao cemitério de pére lachaise. dá uma olhada no túmulo de allan kardek…

mais neutrinos
mais neutrinos
6 abril de 2014 7:32 pm

Jonathan,

É a realidade humana imanente. Fiz menção a ela corrigindo meu comentário precedente.
Sds

Andarilho
Andarilho
6 abril de 2014 2:50 pm

Interessante essas correlações entre as arquiteturas. A meu ver, gostaria muito de me deparar com uma greco-romana ou japonesa…no “outro mundo”. XD

Jonathan
Jonathan
6 abril de 2014 1:57 pm

Neutrinos

O que é a realidade terrena ?

mais neutrinos
mais neutrinos
5 abril de 2014 9:30 pm

*não condiz com a realidade terrena.

————

V.C.N.,

Falta-me vontade. 🙂

Serise
Serise
20 abril de 2014 6:13 pm

Leone, “Tô eu, quieto no meu canto, apreciando o debate sobre os fantásticos mortos falantes…” kkkkkkkkkkkk Sobre mortos falantes, acho que nada se tem a dizer, porque eles não deram um único ‘pio’ até agora. Estão lá no canto deles[ seja onde for]. lembrei daquele ditado muito comum entre mafiosos, recheado de sabedoria, que diz “mortos não falam”. Mas o papo sobre o Fluido Universal tá muito bom. —————- Subsumer, Esse seria o momento ideal para um médium decente aparecer com alguns esclarecimentos sobre o assunto acima debatido. Seria uma contribuição notável á evolução do entendimento dessa doutrina, que precisa… Read more »

Solius
Solius
18 abril de 2014 1:41 pm

Caro Subsumer, Detenhamo-nos então um pouco mais neste segundo passo. a) -> Ok. c) “indeterminada – NÃO, a matéria… tem determinações, tem características diferenciáveis, tal qual a matéria e tudo o mais.” Perfeito, mas não é neste sentido que digo, mas em relação a tudo para o que ela está em potência. Ela está, conforme minha brevíssima e insuficiente explicação, indiferenciada em relação a tudo o que pode vir a constituir, ainda que esteja, em conformidade com a sua mais desenvolvida explicação, diferenciada como tal, ou seja, como matéria. “b) potencial – em termos. Primeiro uma análise 1 – científica,… Read more »

Subsumer
Subsumer
18 abril de 2014 3:18 am

Olá Leone, Sabe aqueles autistas que conseguem fazer inacreditáveis cálculos matemáticos de cabeça, ou memorizar uma quantidade incrível de coisas sem importância ? Pois é, de certo modo eles são gênios, mas porém entretanto todavia não têm a capacidade de aplicar, de relacionar sua capacidade com a vida em geral, de construir mais daquilo. Pois há cientistas assim, tipo “autistas da ciência”, caras que conseguem uma incrível capacidade de lidar e calcular conceitos e características da matéria, mas que não sabem relacionar esse cabedal com uma visão mais ampla da vida, da existência. Não são maioria, mas são exatamente os… Read more »

Subsumer
Subsumer
18 abril de 2014 2:25 am

Solius, Resumindo: a matéria é passiva, determinada e relativamente potencial, isto é, a potência da matéria pode se atualizar (ato/potência) a depender da vontade. A vontade sem conhecimentos não consegue atualizar a potência da matéria. A vontade sábia consegue atualizar a potência da matéria. Por isso, a matéria é potencial mas sua atualização é relativa à vontade que a dirige. Mexemos o braço porque aprendemos ao longo de milhões de anos a fazer isso, com o desenvolvimento das formas biológicas. Essa potência da matéria nós sabemos atualizar. No entanto, há diversas potências da matéria que não sabemos atualizar, que precisamos… Read more »

Subsumer
Subsumer
18 abril de 2014 2:13 am

Solius, Preciso inverter a ordem, veja, a matéria é: a) passiva – ok; c) indeterminada – NÃO, a matéria é sempre Determinada, o Indeterminado só pode ser o Absoluto. Tudo o que não seja o Absoluto é determinado, isto é, tem determinações, tem características diferenciáveis, tal qual a matéria e tudo o mais. b) potencial – em termos. Primeiro uma análise 1 – científica, e depois, 2 – espiritual. 1 – A matéria transforma-se de um estado de maior potencial energético para um estado de menor potencial energético. Deixada por si, uma pedra a certa altura cairá no chão, ou… Read more »

Serise
Serise
18 abril de 2014 12:11 am

Solius,

Eu ainda não tinha dado muita atenção á essa parte da Doutrina Espírita.
Acho que a definição que foi dada ao Fluido cósmico, como Materia Elementar Primitiva causa certa confusão.
O fluído Seria a origem da energia e consequentemente da matéria.
Elemento Primordial não ficaria melhor?

caro Solius kardec escreveu originalmente em frances, talvez lendo os orginais anteriores á tradução essa definição do fluído fique um pouco diferente?

valeu a dica.

Toad
Toad
17 abril de 2014 10:07 pm

Andarilho: ”Interessante essas correlações entre as arquiteturas. A meu ver, gostaria muito de me deparar com uma greco-romana ou japonesa…no “outro mundo”. ” – Bem melhor os exemplos de arquitetura/jardinagem que vc citou, a francesa ñ gosto, sem qualqr implicância ;d

Skywalker
Skywalker
17 abril de 2014 9:53 pm

Essa história do Chico ser reencarnação de Kardec para mim não se encaixa por um simples motivo: eles foram personalidades COMPLETAMENTE diferentes, viveram vidas COMPLETAMENTE diferentes. Kardec tinha um perfil predominantemente científico; Chico não tinha modo de agir de cientista, nem sequer era instruído (ao contrário de Kardec), agiu por meio da mediunidade, caridade e etc. Como vieram um em seguida do outro, era de se esperar alguma continuidade do anterior pro posterior, um acréscimo de atributos pessoais, por assim dizer, em relação aos já existentes. Ora, em essência, vendo suas vidas, percebe-se claramente duas pessoas BEM diferentes em essência.… Read more »

Solius
Solius
17 abril de 2014 6:15 pm
Solius
Solius
18 abril de 2014 2:24 pm

Serise, “talvez lendo os orginais anteriores á tradução essa definição do fluído fique um pouco diferente?” Creio que não, caro. Veja: “Il est un fluide éthéré qui remplit l’espace et pénètre les corps ; ce fluide, c’est l’éther ou matière cosmique primitive, génératrice du monde et des êtres. A l’éther sont inhérentes les forces qui ont présidé aux métamorphoses de la matière, les lois immuables et nécessaires qui régissent le monde.” http://www.autoresespiritasclassicos.com/allan%20kardec/Allan%20Kardec/Allan%20Kardec.htm E penso que aqui ele sintetize bem a descrição deste fundamento de sua cosmologia: “Le point de départ du fluide universel est le degré de pureté absolue, dont… Read more »

Serise
Serise
19 abril de 2014 12:02 am

Ok Solius, voltemos ao português mesmo que para não complicar.[rs,rs,]
esclarecida a minha questão,obrigado.

Shalashaska
Shalashaska
19 abril de 2014 12:08 am

Solius, como você enxerga a Trindade Divina? Seus componentes são, como pretendem alguns, individualidades santas, entidades do Criador, ou três facetas distintas de um mesmo Deus?

Desculpe-me por importuná-lo e incitar um tema distinto do post, mas este mistério me é de difícil compreensão.

Subsumer
Subsumer
20 abril de 2014 2:07 pm

Leone, vc tá atirando a esmo, nada a ver com nada, isso indica desespero.

Serise
Serise
20 abril de 2014 1:01 pm

FELIZ PÁSCOA,

Para todos do SDM, [incluindo Ácid]

http://www.youtube.com/watch?v=b8ZhN_qoI1s

Anônimo
Anônimo
19 abril de 2014 10:30 pm

Leone, vc já conhece este site?

Um mapa das contradições na Bíblia: http://bibviz.com/

“Compilado a partir de coleções de contradições dos sites Skeptic’s Annotated Bible Contradictions (SAB), Infidels e EvilBible, o BibViz apresenta 63.779 referências cruzadas de diferentes versículos incoerentes entre si, como versículos dizendo que Deus pode fazer qualquer coisa, e passagens em que ele não consegue vencer habitantes de um vale porque eles tinham carruagens de ferro…”

fonte: http://hypescience.com/bibviz-um-mapa-das-contradicoes-na-biblia/

Leone
Leone
19 abril de 2014 5:39 pm

Continuando e finalizando…

Subsumer:
Saia dessa.

Resp:comment image

======

Subsumer:
Que tal ler as considerações de Schrodinger sobre a vida ?

Resp:
estou lendo:
comment image
comment image

Solius, você é o próximo.
Sim, eu li aquilo…Go Go Boy de velhotas..

Leone
Leone
19 abril de 2014 5:35 pm

Continuando… Subsumer: Pois há cientistas assim, tipo “autistas da ciência”, caras que conseguem uma incrível capacidade de lidar e calcular conceitos e características da matéria, mas que não sabem relacionar… Resp: assim como há espiritualistas que de tão ingênuos ou coisa pior, não conseguem diferenciar um lençol e um trapo velho de um legitimo e autentico ectoplasma. ======== Subsumer: Não são maioria, mas são exatamente os que você escolhe como ídolos. Pois são ídolos de papel. Resp: Meus ídolos tem classe: Sacou o style? A mulherada pira quando coloco o cigarro no canto da boca e faço cara de intelectual… Read more »

Anônimo
Anônimo
19 abril de 2014 5:32 pm

Tô eu, quieto no meu canto, apreciando o debate sobre os fantásticos mortos falantes quando de repente… Subsumer: Olá Leone, Resp: Olá pers, ops..Subsumer. ======= Subsumer: Sabe aqueles autistas que conseguem fazer inacreditáveis cálculos matemáticos de cabeça, ou memorizar uma quantidade incrível de coisas sem importância ? Resp: Sim… ======= Subsumer: Pois é, de certo modo eles são gênios, mas porém entretanto todavia não têm a capacidade de aplicar, de relacionar sua capacidade com a vida em geral, de construir mais daquilo. Resp: Sim, devido a alguma peculiaridade do cérebro falta-lhes imaginação, criatividade, fantasia. E um pouco de imaginação, fantasia… Read more »

Subsumer
Subsumer
19 abril de 2014 6:47 am

Ok Solius, pode prosseguir se quiser

Serise
Serise
17 abril de 2014 5:56 pm

martius,

o fluido universal sofre modificações, condensando-se ou eterizando-se, dando origem aos fluidos e matérias conhecidos por nós: os gases, os líquidos, os sólidos, as energias, etc…

Eu acho que me perdi por aqui, o fluido universal é materia? que eterizando-se dá origem ás energias?

Solius
Solius
17 abril de 2014 4:13 pm

Subsumer,

“Estou pressentindo onde vc quer chegar.”

Excelente. 🙂 Demos assim apenas mais dois passos para o esclarecimento de minha pergunta.

O primeiro:
A matéria, porém, em si, é a) indeterminada, b) passiva, e c) potencial. Se tentarmos imaginar algo próximo de uma matéria pura, não vamos além de um algo a) indiferenciado e que assim b) se mantém, mas com c) potência para tudo o que conhecemos neste mundo.

Estamos de pleno acordo aqui também?

Serise
Serise
17 abril de 2014 3:47 pm

Martius,

Eu não sei se tem a ver mas…estou comparando o fluido universal ao Vácuo quantico, que foi comentado aqui mesmo lá atrás em algum momento.

Já olhou por esse lado? Seria o Fluido universal uma versão do ponto de vista “espiritual” do vácuo quantico que a tudo deu origem?

[ Ah, me lembrei,é o caso dos cientistas chineses e o nada, no link postado pelo leone.]

Solius
Solius
16 abril de 2014 9:39 pm

Meus caros Subsumer, Serise e demais simpatizantes da D.E.,

“Além disso, há a filosofia espírita, que é a única, no meu entender…que é realmente racional…”

Testemos essa alegada racionalidade do materialismo espírita.

Pergunto: Que princípio(s) confere(m) ao tal “fluido universal” a sua espécie? Em outras palavras: por qual princípio ou quais princípios o tal “fluido universal” seria o tal “fluido universal” e não outra coisa, outra expressão da matéria?

Subsumer
Subsumer
16 abril de 2014 6:40 pm

Serise, Nos livros, há milhares ou milhões de relatos de pessoas probas difíceis de atribuir tão só a charlatanismo. Eu poderia sugerir centenas deles. Alguns parentes não espíritas já me relataram visões de espíritos bastante convincentes. Participei de reuniões mediúnicas onde pessoas de minha inteira confiança experienciaram vasta gama de fenômenos. E, comigo mesmo, aconteceram fenômenos de projeção (desdobramento) do corpo astral, em duas ocasiões, com elementos suficientes para convencer-me. Além disso, há a filosofia espírita, que é a única, no meu entender, que dá sentido à vida, que é realmente racional, que “fecha as pontas”. Isso, pra mim, foi… Read more »

Petiz
Petiz
16 abril de 2014 2:26 pm

“Quem vale mais para sociedade, uma madre Teresa de Calcuta ou o cientista que desenvolveu antibióticos para curar a maldita hanseníase?” Madre Teresa, como disseram, não é um dos melhores exemplos. Mas com certeza um “santo” é tanto quanto ou mais importante que o exemplo que você deu. A saúde espiritual e moral na sociedade é bastante doente, e quando alguém apresenta uma “cura” a esse mal, o mundo vira um lugar melhor. A saúde física não é importante quando a espiritual está morrendo: Poderíamos viver em um mundo onde não há doenças, males do corpo físico etc, mas isso… Read more »

Serise
Serise
16 abril de 2014 12:27 pm

Subsumer, Eu acompanho a doutrina espirita a décadas,a teoria me deixou de “queixo caído” porque se for real, muda tudo na hora! Se for real, Tudo o que aprendemos da vida vira pó. Então merece atenção especial, não é mesmo? Mas apesar de ler, ouvir, observar experiencias, comigo nunca funcionou. não estou de forma alguma “desprezando” a doutrina espirita, mas…..eu sou o tipo do sujeito que tem de ver para crer. tenho amigos espíritas, todos excelentes pessoas, nada contra quem leva o espiritismo como fé. Eu é que não procuro fé, procuro fatos, a fé vem depois de uma comprovação… Read more »

Subsumer
Subsumer
16 abril de 2014 8:45 am

Ninguém melhor que Kardec pra explicar as coisas. Por aí se vê como foi bem escolhido para a tarefa.

Serise, a convicção se forma num feixe de raciocínios, experiências, intuições. A depender da pré-disposição da pessoa, nenhum fenômeno a convenceria, pois que lhe atribuiria a alucinações ou qualquer coisa.

A melhor análise vem de considerar todos os aspectos, a filosofia, a experiência concreta, a lógica, a ética.

mais neutrinos
mais neutrinos
15 abril de 2014 9:24 pm

Serise, “Eu aprendi quando pequeno, que é proibido invocar mortos no catolicismo. Estudei em escola católica e foi o eu aprendi. Só repeti o que me ensinaram.” Ensinaram mal, caro, infelizmente. É proibido evocar, mas invocar é inclusive recomendado. Evocar é o que há no espiritismo. Invocar é pedir aos santos (mortos) que intercedam por nós. A comunicação também pode ser mantida quando o fiel é procurado por uma alma, seja santa, seja em estado infernal – ambos os casos raríssimos –, seja em estado purgatorial – caso já não tão raro. ————— “Mas…pelos resultados eu julgo a teoria, se… Read more »

rodi
rodi
15 abril de 2014 7:06 pm

2 textos interessantes sobre a espiritualidade atualmente,
Em tempo….
http://astrid-annabelle.blogspot.com.br/2014/03/em-tempo.html

Serise
Serise
15 abril de 2014 1:35 pm

neutrinos, Eu aprendi quando pequeno, que é proibido invocar mortos no catolicismo. Estudei em escola católica e foi o eu aprendi. Só repeti o que me ensinaram. ————— “Se me permite adiantar, você não chegará a lugar indo por aí. As ciências atuais investigam a matéria, e um espírito está no âmbito formal.” Eu deixei justamente entre aspas,porque a nossa ciência formal realmente não entra nesse assunto. Nisso tem razão. Mas…pelos resultados eu julgo a teoria, se eu receber uma comunicação séria, eu vou saber, como sei bem quando não é sério. Aguardo pacientemente que um médium apareça, e me… Read more »

Subsumer
Subsumer
16 abril de 2014 11:49 pm

Solius, não é apropriado testar a racionalidade do espiritismo a partir do conceito de fluido universal, já que este é aproximado. Ele existe de fato, de acordo com os relatos, mas determiná-lo em moldes científicos ainda está longe.

A racionalidade espírita de que me referia é a racionalidade da moral, da escatologia, da cosmovisão.

Hoje em dia, quem tem real interesse encontra facilmente na internet material de estudo para entender o que seja o espiritismo.

No entanto, se estiver pensando em algum problema específico, posso dar minha despretensiosa opinião se for de seu interesse.

Serise
Serise
17 abril de 2014 9:03 am

Subsumer, desculpe cara mas vou repetir o que disse: As experiencias dos outros não servem. Porque só acontece com quem é crédulo??Comigo nunca aconteceu nada de relvante nem uma única mensagem, nada.E os médiuns que me atenderam tinham fama.Tudo em vão,na minha opinião ter visões pode ser sinal de desequilibrio mental sério,ou sugestão. Na Bahia uma médium famosa tentou me sugestionar com hipnose durante uma “consulta”. Eu não dei uma porrada nela, em respeito a sua idade avançada, mas fiz tamanho escandalo que com certeza ela nem vai me esquecer tão cedo. meu sobrinho de dezesseis anos tem visões maravilhosas… Read more »

Serise
Serise
17 abril de 2014 9:16 am

cont.

Não estou jogando pedra no espiritismo, não é isso. Talvez eu esteja apenas apedrejando os falsos médiuns que povoam essa terra sem lei, chamada Brasil.
Realmente o espiritismo merece atenção maior, porém o que está sendo feito em larga escala no país hoje é sim mistificação.Li e ainda tenho livros de kardec, mas eu quero ir até mais longe, palavras escritas tornam-se verdades apenas sob comprovação.

==================

Neutrinos,

Simpatizante ou observador crítico?

Subsumer
Subsumer
17 abril de 2014 3:43 pm

Aliás, o LE diz qual é a essência da matéria, mas prossigamos.

Subsumer
Subsumer
17 abril de 2014 3:42 pm

Solius,

Penso que sim, ao dizer que o fluido universal é matéria, ele está conferindo -lhe a essência de matéria. Mas não disse qual é essa essência. Estou pressentindo onde vc quer chegar. Hehe, tô ligado.

Serise
Serise
17 abril de 2014 3:25 pm

Martius, Existe o tal do magnetismo pessoal, que é uma coisa bem séria. As vezes o sujeito emana poderoso magnetismo pessoal. Não sei explicar a fonte dessa força mas já senti o magnetismo pessoal de pessoas especiais,e é bem sério o assunto. Que também não é Reiki. Reiki seria um fluxo de energia de fonte externa. magnetismo pessoal emana do corpo vivo[ eu acho] numa terra onde a ignorancia campeia, muitos fazem bagunça e tiram vantagens mas realmente algumas pessoas especiais podem sim magnetizar alguém passando-lhe energia que pode resultar em melhora da saúde, melhora emocional etc. mas eu acredito… Read more »

Solius
Solius
17 abril de 2014 1:02 pm

Martius, Esteja à vontade, caro, e agradeço por sua explicação e pela disponibilidade. Estou, porém, em um âmbito mais elementar. Tento esclarecer logo abaixo. ———————————— Caro Subsumer, “Vc estará perguntando se o fluido universal é matéria ou espírito?” Não. Sei que se trataria de matéria, em conformidade, inclusive, com a explanação do Martius, que está de acordo com o que diz Kardec. “Que pergunta é essa ? Pode ser mais claro, beeem mais claro?” Tentarei. 🙂 Vamos por etapas. Quando Kardec diz que o tal “fluido universal” é material, ele está a conferir um princípio essencial ao tal “fluido universal”,… Read more »

Martius
Martius
17 abril de 2014 12:39 pm

Eu,

A substância do Espírito é desconhecida e Kardec não obteve da plêiade Espírito da Verdade, quando questionou sobre isso.

Leia-se: A substância do Espírito é desconhecida e Kardec não OBTEVE RESPOSTA da plêiade Espírito da Verdade, quando questionou sobre isso.

Agora sim: vou-me já!

Martius
Martius
17 abril de 2014 12:35 pm

Olá Serise, Subsumer e Solius (a turminha da letra “S”, rs) e demais participantes deste espaço do qual sou fã. Solius, “Repito, assim, a pergunta: por qual princípio ou quais princípios o tal “fluido universal” seria o tal “fluido universal” e não outra coisa?” Vou dar uma de bicão na estória e tentar respondê-lo conforme meus conhecimentos sobre a D.E. Segundo a D.E., o fluído universal, de um lado, foi criado diretamente por Deus. Ele seria a menor partícula da matéria, a qual nossa Ciência hoje não tem como definir. Agindo por meio de Leis específicas emanadas de Deus, o… Read more »

Subsumer
Subsumer
17 abril de 2014 11:56 am

Serise,

Falei de experiências de outros e minhas também. Ok, siga sua busca, mas por favor, menos nervoso, né, ninguém merece isso.

Solius,

Tá de brincadeira, pq o fluido universal é o fluido universal e não outra coisa ? Que pergunta é essa ? Pode ser mais claro, beeem mais claro ?

Vc estará perguntando se o fluido universal é matéria ou espírito ?

Tô de butuca aguardando o trick.

Solius
Solius
17 abril de 2014 11:12 am

Caro Serise, “Simpatizante ou observador crítico?” Tanto faz, desde que o observador crítico deposite alguma confiança na integridade da doutrina. 🙂 ————————— Subsumer, “determiná-lo em moldes científicos ainda está longe” Note, amigo, que não estou no âmbito científico (como se entende hoje). “A racionalidade espírita de que me referia é a racionalidade…da cosmovisão.” É aqui mesmo que se enquadra a minha proposta. “No entanto, se estiver pensando em algum problema específico, posso dar minha despretensiosa opinião se for de seu interesse.” Sim, caro, estou. 🙂 ———————— Repito, assim, a pergunta: por qual princípio ou quais princípios o tal “fluido universal”… Read more »

mais neutrinos
mais neutrinos
15 abril de 2014 11:15 am

Serise, “misturou-se de forma surpreendente com o cristianismo que….não admite de forma alguma a reencarnação, ou comunicação com os mortos.” Só para esclarecer-lhe, caro, o cristianismo admite comunicação com os mortos, embora não na frequência imaginada pelos espíritas. “Eu só procuro essa prova irrecusável…Eu procuro as provas a que kardec se refere. E aí, a coisa muda de figura. Eu quero observar a coisa pelo lado “Ciencia” dogmas e fé…para depois..” Se me permite adiantar, você não chegará a lugar indo por aí. As ciências atuais investigam a matéria, e um espírito está no âmbito formal. ———————– Leone, “As pessoas… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.