A CEGUEIRA DO MUNDO

Esta noite resolvi meditar sobre a cegueira… o que leva uma alma a pedir para nascer cega, ou ser obrigada a nascer cega?

Como sempre, não há uma resposta direta, pois o que vai na alma de cada um é um mistério que nem em nós mesmos conseguimos decifrar, mas pude vislumbrar alguns “atalhos” para o aperfeiçoamento da alma que a cegueira pode trazer à tona. Uma delas é a ilusão da independência.

Todos os dias dependemos do trabalho dos outros para viver. Quando ligamos a luz, não lembramos do Thomas Edison e do seu esforço para nos trazer a lâmpada, muito menos dos homens que trabalham nas companhias de energia elétrica para manter a eletricidade fluindo normalmente. Quando tomamos sonolentos o ônibus às 7h da manhã, não percebemos que o motorista está acordado desde as 4h da manhã para fornecer esse serviço não só pra ele, como para o trabalhador de acordou às 5h. Esse é apenas UM exemplo dos milhares que encontramos, e pelo menos DEVERIA nos fazer perceber o quão complexa é A vida, que é muito mais do que seu umbigo ou seus familiares. Infelizmente, na maioria das vezes somos cegos para essa realidade, e em casos extremos somos insensíveis até mesmo ao que podemos ver, ouvir e tocar dentro das nossas próprias casas. Cegos à tristeza do irmão, ao choro da mãe, às dificuldades por que passam nossa empregada, pai, amigo, chefe…

E vem a cegueira, mostrar o quão delicado somos, o quão belo pode ser o mundo, quando nos prestamos a abrir os sentidos a ele. O cego, na impossibilidade de ver, desenvolve os outros sentidos que não só a audição, olfato, tato e paladar. Desenvolve a intuição e, principalmente, o coração.

Às vezes nos cegamos para o mundo, metaforicamente falando, para não termos de ver certas coisas que nos desagradam. Mas pode também acontecer de, em momentos de tensão, isso refletir no físico. Seja parcialmente, (como na amaurosis schacchistica, a cegueira enxadrística), ou totalmente, como a cegueira psicológica, causada por um Transtorno de conversão. As causas estão claramente no espírito (ou mente, como queiram), e o corpo – pacientemente – obedece. Poderíamos levar esses exemplos à metafísica para explicar a cegueira congênita, com traumas herdados de outras vidas que refletem no molde perispiritual que vai dar origem ao corpo físico, ainda no útero.

É antes de tudo emblemático que Jesus tenha vindo para curar cegos e reviver os mortos. Como ele mesmo disse:

Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos. Alguns fariseus que ali estavam com ele, ouvindo isso, perguntaram-lhe: Porventura somos nós também cegos? Respondeu-lhes Jesus: Se fosseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Nós vemos, permanece o vosso pecado.

João 9:39-41

O cego pode viver independentemente, mas precisa de um suporte especialmente criado pra ele: bengala, cachorro-guia, livros em braile, software de leitura, sinais sonoros, etc. A sociedade considera o cego um estorvo, um incômodo, porque a cegueira deles nos “mostra” o quanto as calçadas são esburacadas, o desrespeito institucionalizado para com o cidadão, os motoristas que atropelam na faixa de pedestres, a falta de estrutura para os mais velhos ou mais lentos que o “normal”, etc. Deficientes não são “estorvos” em países de primeiro mundo, e a tecnologia pra isso existe, basta querer gastar mais com o cidadão do que com os banqueiros…

Mas, e nós, que “enxergamos”, também não dependemos de um suporte especial para viver? Experimente retirar todas as mordomias às quais estamos acostumados desde que nascemos, e nos veremos perdidos! Vivemos cercados de muletas, acessórios que nos empurram a uma direção, um jeito de ser. Não somos nada diferentes de um deficiente visual, apenas a “Matrix” está mais adaptada aos que possuem os 5 sentidos. Só que, estar de posse de mais sentidos não significa possuir mais sensibilidade ou liberdade. Imagine-se por um momento completamente cego. É pavoroso! A sensação de impotência, o desespero… afinal, você nunca espera ficar cego, você não costuma treinar a audição, o tato, você provavelmente nem saberia andar em sua própria casa na escuridão total. O abandono causado por tal situação nos faz procurar ajuda, nos faz (finalmente) enxergar o semelhante.

Não lhe posso dar
O que já existe em você mesmo.
Não posso atribuir-lhe
Outro mundo de imagens
Além daquele que há em sua própria alma.
Nada lhe posso dar a não ser
A oportunidade, o impulso,
A chave.
Eu ajudarei a tornar visível
O seu próprio mundo.
É tudo.

Herman Hesse
0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
39 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Titanico
Titanico
28 novembro de 2005 9:43 pm

Boa noite… Putz, ontem (finalmente) assisti ao filme “Ray” que conta a história do Ray Charles. Fiquei pensando na mesma coisa que vc Acid. Vejo pessoas que não enxergam e são felizes, pessoas que tem deficiência e dão risada o dia inteiro. Ocorre que acabamos criando nossas barreiras para esquecermos do mundo a nossa volta. Outro dia acabou a energia aqui e não pude terminar de assistir um filme. Pensei: “vou para o computador”. Logo depois percebi que o computador não iria funcionar. Pensei em ler. Vi que não dava para ver. Foi até um exemplo que utilizei no estudo… Read more »

tuxtsllu....
tuxtsllu....
30 novembro de 2005 3:12 pm

Gostei das analogias , mas só tem um problema …..vc pode provar o amor de uma pessoa atravez da convivência , a mulher esta la ..ELA é um fato …. Se alguem vive falando de Deus e predicados e não pode provar , então isso é uma fábula ….Aonde esta Deus ?? E por que chamam de Deus ?? Qualquer coisinha inexplicavel é Deus ?? Essa é a forma de pensar dos medievais , se uma pessoa reza de punhos cerrados então ela só pode servir a lucifer …e etc .. Isso é determinismo , e sim , determinismo é… Read more »

Joey Castle
Joey Castle
30 novembro de 2005 5:02 am

Assim como existem cegos que superam a sua deficiência e o mundo e nos servem de exemplo, outros usam a deficiência para justificar o porque da sua estagnação. Se eu pudesse ver, se eu tivesse tido a oportunidade de estudar, se isso, se aquilo. Acontece que existe um punhado de pessoas que não se sabe o porque superam as suas limitações, tanto fisicas, economicas ou psicológicas e conseguem algo mais da vida, enquanto a maioria utiliza essas limitações como desculpas. Se estas pessoas que se destacam são espiritos evoluidos, eu sei lá, vai da percepção de cada um.

Joey Castle
Joey Castle
30 novembro de 2005 5:09 am

Se nossas crenças nos tornam pessoas melhores, então eu não vejo razão para deixar de te-las, entretanto, a mais linda das idéias pode ser utilizada para o maior mal possível e isso a história provou.

Daniel Matana
Daniel Matana
30 novembro de 2005 9:25 am

tuxtsllu…. acredito que o verbo deste blog seja Sentir, e não racionalizar. Uma vez li um diálogo interessante. Eram 2 homens que conversavam sobre Deus. É mais ou menos assim:

– Você vive falando sobre Deus e suas obras. Prove que Ele existe.

– Vou te responder com outra pergunta. Você ama sua mulher?

– Sim, a amo mais que tudo na minha vida.

– Então prove.

Entende? Sentir, essa é a palavra.

“A alma é essa coisa que nos pergunta se alma existe.”

Abraços.

Lernanto
Lernanto
30 novembro de 2005 10:08 am

Oi, Tiza! Provavelmente foi alguma “Lei não reconhecida”. Esse tipo de coisa se capta meio que aleatóriamente, por intuição, sei lá. Eu só queria quebrar o clima que tava aumentando! n acho q a opinião do Tuxtsllu esteja errada, nem mal-direcionada… talvez apenas mal-compreendida, daí tentei colocar mais aleatoriedade na conversa, já q ele gosta tanto (como eu) dela. Nem tudo q a gente gosta é bom, né. heh Mas essa frase do “devemos tudo a tudo” n é minha, eu a vi na página de um ativista canadense chamado Bryan Berndt, acho. Se n for dele, deve ser do… Read more »

Anônimo
Anônimo
30 novembro de 2005 11:06 am

Ow Acid, meu objetivo não foi ser agrassivo ou criar conflito, eu realmente estava tentando fazer ele entender que ele não vai conseguir nos entender enquanto ele estiver fechado para isso, que não é uma questão de explicação… Acho que a historinha do Daniel ilustrou muito melhor o que eu quis dizer… Mas td bem… “Me mostrem que um cego é cego por que cegou na vida passada ou por que escolheu vir assim ….me mostre a razão de se pensar dessa maneira … Com certeza , vou me converter a essa verdade se ela for bem explicada ….mas a… Read more »

tiza
tiza
30 novembro de 2005 12:04 pm

Lernanto ,fiquei muito feliz por vc ter me respondido. Feliz mesmo. Quanto à sua frase ser de “..”ou de”..” tanto faz ; hoje ela é sua porque se incorporou ao seu campo de idéias , achou lugar pra se enraizar.É esta a real e maior intenção de todos que escrevem ; ser ouvido , dialogar , discutir , ter resposta; tanto o sim como o não, este é um começo de tudo que existe, tudo que é falado , escutado , escrito , sentido , percebido ,vivido.A vida não se resume a movimentos físicos e no espaço físico , ela… Read more »

Samir
Samir
30 novembro de 2005 12:35 pm

Se tudo acontece por acaso, então tudo que estamos escrevendo aqui é puro acaso, e quem entrou neste site também entrou por acaso; sendo assim os partidários do “por acaso” consigam por acaso explicar sua teoria do por acaso. Mas tem um problema sua teoria do por acaso, por acaso pode estar errada, ou voce vai confiar no acaso?

Felipe
Felipe
30 novembro de 2005 4:49 pm

O karma é só uma lei mecânica de ajuste de todos os seres rumo ao progresso. Não é bom nem mau.

Ponha a mão no fogo, que você irá gerar o karma automático de queimar-se e sentir dor, daí não mais irá brincar com fogo.

Cuspa para cima, e levará uma cuspida na cabeça. Isso tá além do bem e do mal, é apenas uma lei natural.

Extenda o mesmo raciocínio para todas as atitudes e pensamentos que você gera, a todo momento. O karma está em ação !

Lernanto
Lernanto
30 novembro de 2005 8:11 pm

“O que eu sinto, penso!” Mto bom.. e é totalmente aberto ao aleatório, ou a intuição como queira, mas o rumo da conversa mudou, né. 🙂 É claro que, por acaso, podemos estar todos errados! quem disse que não? Nós podemos provar muitas coisas, mas algumas outras não, pelo menos por hora. A existência de um Deus é totalmente irrelevante para certas pessoas ou certas culturas, não há mal nenhum nisso. Budas não são Deuses. Acreditar na completa evolução do universo através de leis cibernéticas e naturais é algo plausível, mas tb é campo para determinismos, mesmo assim. Mas, determinismo… Read more »

L.C
L.C
30 novembro de 2005 9:36 pm

Realmente karma ditado por leis de um Deus antropomórfico ( O tal de velho barbudo) eu realmente não engulo.
Mas karma-Causa e efeito-ação/reação, etc, como engrenagem que faz parte do funcionamento da Máquina(Universo-Vida)e responsável pelo seu equilíbrio ou desiquilíbrio, dependendo do gosto do freguês :), já é mais digerível.

Daniel Matana
Daniel Matana
1 dezembro de 2005 9:59 am

tuxtsllu…. bom, muito bom, mas….. (sempre tem um mas) Me desculpe se entendi errado, mas vc não crê que exista algo além desta vida, certo? Partindo deste princípio e já que a idéia é ser racional, vamos lá. Vou raciocionar com algo simples, que li em algum lugar certa vez e que é no mínimo lógico. Se não há nada além desta vida, porque ser bom? De onde vem esse sentimento que as pessoas tem de não fazer o mal às outras? Daí vc pode vir com a argumentação de que o mal pra alguns é bom pra outros e… Read more »

Samir
Samir
1 dezembro de 2005 12:26 pm

Suponhamos uma pessoa que quer se dirigir de um lugar A para um lugar B; ela possui um automovel então começa procurar as chaves pela casa, para sua satisfação logo as encontra e pode sair. Esta pessoa procurou as chaves porque sabia de antemão que possuia um carro; caso contrário seria taxada de louca ao procurar chaves sem ter um automóvel. De modo analogo se a maioria das pessoas deste planeta “procuram” por Deus é porque já sabem de antemão que Ele existe ou será que bilhões de pessoas estão loucas? Quando falo de Deus não me refero a um… Read more »

L.C
L.C
1 dezembro de 2005 1:36 pm

Nota:
Quando citei o velho barbudo, não me referi ao senhor que baixou a bengala na cabeça do Zé Dirceu
http://jornalnacional.globo.com/Jornalismo/JN/0,,AA1081361-3586-385576,00.html
Mas ha controvérsias:
1-Fanáticos religiosos dizem que foi o “próprio” demonstrando sua ira divina
2-A revista Seja afirma que era o Papai Noel cobrando o Dirceu por ele ter sido um mau menino durante o ano.
3-Já o pessoal do “Saindo da Matrix” jura de pés juntos que era o Arquiteto.

tiza
tiza
1 dezembro de 2005 2:07 pm

Concordo Samir,aliás sempre. A Religião todas as teorias, seitas , terapias holísticas, literatura mística , magias, astrologia , e mesmo a própria ciência (todas com seus muitos erros e seus acertos )só evoluiram a partir das dúvidas ,das interrogações , desta certeza consciente ou inconsciente de estarmos contidos em um todo maior , e de que existe um fio que une tudo o que vemos e que não vemos,mas pressentimos parcialmente ao que É….Ninguém procura nada em vão, ou a partir do nada, pode-se reamente até casualmente encontrar tanto o positivo quanto o negativo , mas um e outro são… Read more »

Luciana
Luciana
21 janeiro de 2006 2:05 am

Oi Acid, tenho lido seus textos no site “Somos todos um” e tenho amado e me identificado com suas palavras! Esse texto de Herman Hesse diz exatamente o que estou descobrindo agora. Tudo que temos em nosso interior armazenado desde que nascemos ou até de outras vidas é o que temos de ferramenta para nos tornarmos o que quisermos. Acredito que seja só conseguirmos decidir o que vamos e usar e como? É bastante e não é simples, pelo menos não tem sido pra mim. Sinto que tenho muita informação e potencial, mas não sai de dentro de mim e… Read more »

José Carlos do Nascimento
José Carlos do Nascimento
27 fevereiro de 2006 11:02 am

Apenas gostaria de salientar que somos um espírito que temos uma alma e moramos em um corpo. A alma sedia nossa mente, nosso intelecto, nossas emoções.
Admitida essa correção, posso retransmitir essa matéria?

tiza
tiza
30 novembro de 2005 12:51 am

” Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida; existem muitos planos de causalidade, mas nada escapa à Lei”
(cabala/site Mistérios Antigos)

“Tudo que criamos vem da conexão que temos com essa vasta rede muito maior que nós, que chamamos de ‘universo’. Devemos tudo a tudo, tudo importa ”
(Lernanto )

Pensamentos parecidos , não ?

Lernanto,o que te fez mudar de rumo e opinião ?

Lernanto
Lernanto
29 novembro de 2005 10:08 pm

Aleatoriedade! Adoro ela e todos os ruídos que dela emergem. Se o mundo é aleatório, pouco importa. Se Deus não existe, ou se deixou deuses menores jogarem dados, importa menos. Já que estou aqui e não tenho nada melhor para fazer, quero entender que mundo é esse. “Explicar” que o mundo é aleatório explica tanto quanto falar de carma ou resgate cósmico. Vc tem fé na aleatoriedade? Aliste-se no nosso culto. 🙂

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
29 novembro de 2005 9:39 pm

Novamente devo intervir e dizer que a meta desse blog não é confrontar ninguém, nem impor minha forma de ver o mundo a seu ninguém. Portanto, não preciso e nem quero explicar nada “racionalmente”. Eu aceitei sua crítica numa boa, mas parece que o pessoal não digeriu direito. Talvez eles se sintam incomodados quando entra aqui alguém da “área” de percepção, quando estamos discutindo apenas intuição. Aliás, tá bem dentro do tema do post, né? Deixem os cegos aqui trocarem suas idéias numa boa, sem conflitos desnecessários 🙂

Célia
Célia
28 novembro de 2005 10:48 pm

Ola Acid, tudo bem ?
sempre leio as suas materias pelo site somos todos Um, e sempre muito interessantes esses assuntos.
Os cegos são pessoas normais, exergam pelo sentido, fato, paladar, quando nos pedem ajuda é quando ninguem os dá a devida atenção, somos nós os normais todos cegos na vida.
Um abraço

Célia

Kamala
Kamala
28 novembro de 2005 11:52 pm

Ótimo post! Já tentaram andar pela casa com os olhos fechados? Aí percebemos o quão difícil seria se perdessemos a visão de hoje para amanhã. Nào concordo com a parte que vc diz, Acid, que a Matix está mais adaptada aos que possuem os 5 sentidos, afinal fomos nós e nossos antepassados que a adaptamos assim, para pessoas que na sua maioria enxergam, escutam e possuem os sentidos plenos. Se fosse normal ser cego, se todos os habitantes do planeta fossem assim, o mundo seria diferente. Não existiria a televisão, nem luz elétrica, pq adaptaríamos a vida para a nossa… Read more »

Anônimo
Anônimo
29 novembro de 2005 12:49 am

O Acid falou da visão – cegueira, mas fiquei pensando…a perda de qualquer dos cinco sentidos traz um transtorno lascado e mal conseguimos imaginar!!!!Estamos muito ligados a este corpo físico talvez…esquecemos que somos uma alma dentro deste corpo perecível/transitório…

Lernanto
Lernanto
29 novembro de 2005 10:03 am

Os cegos costumam ser práticos quanto as questões que nós vemos como “visuais”. De quê adianta um sinal de trânsito, se os carros não param? Eles ouvem. De quê adianta facilidade de achar, se para chegar lá você precisa antes ter enxergado? Para eles basta terem idéia do que querem. Claro que eles precisam da ajuda dos que enxergam, assim como todos precisamos de ajuda. É exatamente como o Acid disse, já existiram tantos antes de nós que criaram tudo que hoje vemos como “natural” e “óbvio”. Não chamo essas coisas de “muletas”, mas de “recursos”. Tudo que criamos vem… Read more »

Storm
Storm
29 novembro de 2005 11:53 am

Engraçado o exemplo de precisarmos dos outros e citar o padeiro e o motorista do ônibus: Foi este tipo de visão que deu origem ao capitalismo, Adam Smith. Acho que a pior cegueira é daquele que teima em enxergar o mundo do jeito que lhe é conviniente.

Samir
Samir
29 novembro de 2005 12:37 pm

Concordo Storm; de fato cego é “ver” o mundo fenomênico e achar que é o Mundo da Imagem Verdadeira. Realmente precisamos retirar as vendas dos olhos e passar a enxergar o que existe de verdade. Jesus curou doentes exatamente porque jamais “viu” sua aparencia(das pessoas em geral) transitoria mas sim seu aspecto Real de Homem-Filho-de-Deus. Se uma pessoa nasce cega ou com qualquer outro problema diz-se que é para manifestar a Glória de Deus. Isto não significa que Deus tenha criado seres imperfeitos para cura-los mais tarde demonstrando Seus poderes; mas sim para que tenhamos a correta concepção de que… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
29 novembro de 2005 3:09 pm
tuxtsllu....
tuxtsllu....
29 novembro de 2005 3:21 pm

Bela tentativa de justificar defeitos fisicos , como sempre tentando justificar alguma lógica nisso tudo .. O cego é cego por algum motivo , ele tem karma pesado , ele nasceu assim ….que diferença faz .. As desculpas arraigadas não são diferentes dos embustes literarios de milenios atras ..enfim , como foi mesmo que eu vim parar aqui ??/ AHHH lembrei , foi a calda de alguem que me trouxe pra ca, ou sera que tudo isso esta acontecendo por causa de uma maça ??? O cego é cego , o surdo é surdo , o mundo existe pelos nossos… Read more »

Bruno H.
Bruno H.
29 novembro de 2005 3:24 pm

Bom…não sei vocês…mas eu concordo com o tuxtsllu…vocês sabem..meus pais…ainda adolescentes…banco de trás…
Eu sou um acidente.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
29 novembro de 2005 4:54 pm

Pelo menos não foi uma tentativa ruim…

tiza
tiza
29 novembro de 2005 5:23 pm

“Porque não aceitam que o mundo não tem lógica , que tudo é por acaso ..”

O que vem a ser um “equívoco”, ou no que se baseia o conceito de erro,num mundo sem lógica ,que gira ao puro acaso ?

Anônimo
Anônimo
29 novembro de 2005 5:54 pm

tuxtsllu, Não sei se estou desperdiçando o meu tempo em responder, mas… Vou tentar explicar aquilo que posso, não sei quanto as demmais pessoas aqui e o que elas pensam sobre o que vou explicar. A ciência e a religião também nunca me deram razões para desacreditar no acaso. Sabe o que acontece para que desacreditemos dele? É algo que ultrapassa nossa lógica, ultrapassa nossas capacidades cognitivas, ultrapassa nossa capacidade de explicar… Não, eu não sei de onde vem, mas só reconheço um sentimento, algo que grita dentro de mim que sim, há lógica nas coisas, que sim, Deus existe… Read more »

tiza
tiza
29 novembro de 2005 6:27 pm

Anônimo, não se pode colocar nada dentro de um recipiente que já transborda de sí mesmo.

Daniel Matana
Daniel Matana
29 novembro de 2005 6:46 pm

Excelente post. Aliás, como todos os posts. Gostaria de compartilhar o que estou sentindo desde domingo. Estou vendo as pessoas como se fosse a última vez que as vejo nesta vida. É um estranho sentimento, algo que nunca senti antes. Parece que todos os minutos são os últimos. Não que eu esteja pressentindo minha morte. Mas parece que estou tendo algum tipo de sentimento (parece compaixão misturado com nostalgia) que nunca senti antes. Estou valorizando cada momento, coisa que nunca imaginei que iria sentir, é muito bom pessoal :)) Desculpe falar disto logo aqui. Sei que não tem muito a… Read more »

tuxtsllu....
tuxtsllu....
29 novembro de 2005 9:08 pm

Em todos os blogs que entro , que tratam de assuntos meio misticos , sinto a necessidade de dizer que já li essa e aquela obra , que ja estudei sobre , que ja li muitas coisas a respeito , que sim , já li kardec , bravasky ,religiões , krisnamurti e etc .. É como se eu estivesse preechendo um formulario para falar com gente muito importante…… Ou como se eu tivesse que mostrar curriculo pra postar uma resposta …qual é ??? Se consideram melhores ??? Eu e + zilhões de pessoas do mundo inteiro não vemos nada de… Read more »

L..C
L..C
29 novembro de 2005 9:52 pm

Assumo minha culpa,realmente
“percepção” da realidade é uma questão absolutamente individual, e que devemos respeitar…
Já intuição e outras formas de perceber a “realidade” já são outros quinhentos.
Obrigado pela censura.

Humilde Ignorante
Humilde Ignorante
29 novembro de 2005 9:37 pm

Explicar a fé é tarefa que depende da fé de quem escuta, sem fé é impossível entender a fé.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
27 fevereiro de 2006 1:02 pm

À vontade. Por mim tudo aqui é de domínio público, mas é sempre de bom tom citar a fonte 🙂

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.