O NOVO SEMPRE VEM… (E VAI)

Gostaria de compartilhar uma imagem que anda ocupando minhas reflexões ultimamente, já que está no desktop do meu computador.

Monge budista andando em uma direção numa rua do Japão, enquanto uma mulher com bolsa Louis Vuitton e um cara com roupa e cabelo modernos andam no sentido contrário.
Foto: Thery_lg (Flickr).

Os detalhes são interessantíssimos, e seus contrastes suscitam vários paralelos que não vou ficar mencionando pra não dirigir suas próprias divagações.

O título é tirado da música de Belchior “Como nossos pais“.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
39 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Coringa
Coringa
18 setembro de 2009 6:59 pm

Desvendando os Getas O calçado para os viajantes e as classes mais baixas é chamado de waraji (sandálias de palha). Samurais geralmente calçam o zori (sandálias de tiras de palha entrelaçadas) ao invés da waraji. Tabi (meias bifurcadas) são utilizadas dentro das sandálias. GETAS, grandes tamancos de madeira, são utilizados quando o clima está ruim para manter os pés fora da lama nas estradas. Em tal situação, é comum a utilização de sombrinhas de papel ou capas de palha para evitar chuvas(…) http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/print.php?storyid=1186 Diz-se que tais tamancos eram úteis também, para fortalecer os músculos das pernas. Alguns modelos também eram… Read more »

Raiden
Raiden
19 setembro de 2009 12:32 am

Mortal Combat? kade a chun lee?

Maíra
Maíra
19 setembro de 2009 11:02 am

Oi Coringa!
Desculpe-me pela pergunta, mas com tantos comentários interessantes, fico pensando e te pergunto: – Quem É você? Filósofo, pesquisador, cientista, jornalista, escritor?
Sei que um “conhecedor”….
Abraços

Canalhocrata
Canalhocrata
19 setembro de 2009 12:57 pm

Uma imagem pós-moderna, onde a desordem é fértil. Nosso tempo propõem a convivência de todos os estilos, sem hierarquia, vale-tudo, um menu variado , e não havendo regras absolutas, cada um escolhe o prato que mais agrada. Citando Jair Ferreia “ Tal como atende a vários gostos no nível material, o sistema comporta uma grande variedade de idéias e comportamentos. A sociedade se despolitiza ao se contrair em mil jogos aquisitivos(…) A participação social, assim, se orienta para pequenos objetivos, pragmáticos e/ou personalizados, embutidos nos pequenos espaços do cotidiano.(…) Um sujeito pó-moderno pode ser ao mesmo tempo programador, andrógino, zen-budista,… Read more »

Coringa
Coringa
19 setembro de 2009 3:28 pm

Oi Maíra,

Eu sou um apenas um curioso…
pela Vida!

Abraços
:))

Coringa
Coringa
19 setembro de 2009 6:57 pm

Algo mais que poderia ser acrescentado, para análise, ao comentário do Canalhocrata: Segundo Giddens, uma sociedade dotada de reflexividade é marcada pela redescoberta e pela dissolução da tradição, bem como pela destruição daquilo que sempre pareceu ser uma tendência estabelecida: De acordo com Giddens, o conhecimento científico vem substituindo a tradição, na busca dos indivíduos por fontes de segurança. De acordo com Giddens (1997a), nas sociedades tradicionais é a tradição, o parentesco e a localidade que limitam a identidade social dos indivíduos. Na sociedade moderna, caracterizada como uma ordem pós-tradicional, que rompe com as práticas e preceitos preestabelecidos, pode-se identificar… Read more »

Verônica Tila
Verônica Tila
19 setembro de 2009 9:15 pm

Passando prá dizer Olá! E que bela captura de uma transição que não acontece, mas convive em aparente harmonia.
Beijos

UI
UI
19 setembro de 2009 9:55 pm

É, acid. Deu pra ver que cê anda assistindo a pânico na tv. “como eu descobri?” hhhehe’! Eu tenho um irmão (OHHH) de sangue, of course, e este indivíduo assiste sempre que possível. Sendo a sala um local por onde passamos frequentemente há grande probabilidade de… pa-rããããã”! tru: é isso aí uma onomatopéia pra flatulência bucal (usando a lingua, saca?)!Falou, mestre!

Lex Zen killer dreamers
Lex Zen killer dreamers
19 setembro de 2009 11:43 pm

Panturrilhas a parte uma colaboração:

http://www.sanghazen.com.br/mongealcio.htm

Meditação orientada Zen.

Renato
Renato
20 setembro de 2009 11:47 am

hahah….. não saio! não saio! não saio!

UI
UI
20 setembro de 2009 10:13 pm

Esqueceram o trem!

Simão
Simão
21 setembro de 2009 12:57 am

A imagem do monge está “modernosa” demais, não concordam?

Grande Lua Branca
Grande Lua Branca
21 setembro de 2009 8:18 pm

“Aquilo que é” serenamente caminhou do ontem para tornar o hoje ainda possível e colorido.

Fetejemos!

Gislaine
Gislaine
21 setembro de 2009 9:18 pm

Vamos discutir o contraste…
não mais as pernas da moça
http://www.flickr.com/photos/42772099@N02/3943097668/

kkkkkk…………

Anônimo
Anônimo
21 setembro de 2009 11:36 pm

e esse robozinho precisa de chip?
além do mais ele é muito zen pra dar piti…

UI
UI
22 setembro de 2009 10:07 pm

O robô precisa de chinelo!

Lex Zen Killer
Lex Zen Killer
5 outubro de 2009 1:46 am

Coringa
Coringa
18 setembro de 2009 4:45 pm

VELHAS SANDÁLIAS DE MADEIRA (passo 2/2) As sandálias do discípulo fizeram um barulho especial nos degraus da escada de pedra que levavam aos porões do velho convento. Era naquele local que vivia um homem muito sábio. O jovem empurrou a pesada porta de madeira, entrou e demorou um pouco para acostumar os olhos com a pouca luminosidade. Finalmente, ele localizou um ancião sentado atrás de uma enorme escrivaninha, tendo um capuz a lhe cobrir parte do rosto. De forma estranha, apesar do escuro, ele fazia anotações num grande livro, tão velho quanto ele. O discípulo se aproximou com respeito e… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
18 setembro de 2009 10:07 am

Oi Coringa, Essa questão das tradições é muito interessante e questionável mesmo! Acredito que uma tradição deva ser mantida para que as raízes de uma nação tão pura e milenar como as do Oriente não caia no esquecimento através das gerações, sufocada pela globalização. Mas eu falo das tradições que beneficiam o ser humano e o mantém conectado e equilibrado à sua essencia interior, como por exemplo a delicadeza de uma cerimônia do chá, ou a simplicidade e sutileza de um haikai. Qdo eu era pequena, meu pai tentava me transmitir alguns significados desses rituais e crenças tradicionais do Japão.… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
18 setembro de 2009 9:20 am

aquilo é havaiana de pau meirmão!!!! É pra impor respeito aos filhos. Se desobedecer, ele ruma na cara. E eu não paro de olhar p/ as pernas dessa garota. Parece tb q ela passou lama pelo corpo. Ta meio escuro, vê lá.

Joey C.
Joey C.
17 setembro de 2009 3:27 pm

Que saudades de lá!!

Rafa
Rafa
17 setembro de 2009 3:29 pm

Que isso, é o Raiden?!?!

Nid
Nid
17 setembro de 2009 3:52 pm

Acid, lembra que você tinha mostrado essa imagem nos Comentarios no posto de 2001:a odsseia no espaço? Principalmente ao responder meu comentario no seu post…
Eu quando lí sua resposta (fiquei tão tocado quanto o que escreveste) imediatamente fui no Flickr do Usuario e baixei a imagem…
Quem quer que seja (Thery_lg pode ser um Pseudomio)é um exelente Fotografo e Há tempos não via uma imagem real que me fizesse Pensar…

Nid
Nid
17 setembro de 2009 3:58 pm

Estava ouvindo uma banda nacional chamada Medulla… E notei que há uma musica que ele regravarão de Chico que tem um tanto a ver com o Post: O Velho Medulla Composição: Chico Buarque O velho sem conselhos De joelhos De partida Carrega com certeza Todo o peso De sua vida Então eu lhe pergunto pelo amor A vida inteira, diz que se guardou Do carnaval, da brincadeira Que ele não brincou Me diga agora O que é que eu digo ao povo O que é que tem de novo Pra deixar Nada Só a caminhada Longa, pra nenhum lugar Nada… Read more »

19-AZ-80
19-AZ-80
17 setembro de 2009 5:29 pm

Isto é a evolução!!! Esta imagem simboliza o estado atual da Mente Global!!!! ou ?????? 🙂 vai e volta tudo o que vc quiser. Se vc diz q é novo, então é novo. Se vc diz q é velho, então é velho. Todas as coisas q vc está neste momento a experenciar vão passar, mas voltarão subtilmente como repercursões das sensações que vc está AGORA a sentir! Vc pode acompanhar o regresso, se estiver consciente, se sua mente estiver mais madura, se vc for UM com as coisas todas que o rodeiam! Assim como na imagem q vc VAI separado… Read more »

19-AZ-80
19-AZ-80
17 setembro de 2009 5:35 pm

Gostei bastante por poder ANALISAR a imagem sob o ponto de vista da minha experiência de vida!

Obrigadinha (profundamente) ao ACID e a Thery_lg.

Beijos virtuais!

Lex Zen killer dreamers
Lex Zen killer dreamers
17 setembro de 2009 6:56 pm

Como praticante de Zen e estudante relativamente dedicado eu queria comentar algo que me atingiu no âmago:

MA QUE RICA PANTURRILHA!!!

ughi
ughi
17 setembro de 2009 7:43 pm

leibrei das historias do Musashi…

pra quem não conhece e gosta de Mangas, “Vagabond” conta a historia dele.

~may the force be with you

Igor
Igor
17 setembro de 2009 8:50 pm

no filme documentário BARAKA tem uma cena igual a esta, pode ser até a mesma, porém no vídeo está preto e branco.

adriano
adriano
17 setembro de 2009 11:15 pm

“MA QUE RICA PANTURRILHA!!!”

estava com vergonha de comentar isso, mas é o que mais me chama a atenção na foto… belas pernas as da moça 😀

Edson
Edson
17 setembro de 2009 11:22 pm

Falando em foto. O que vc acha disso? Fraude? http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL1307808-6091,00-CRIATURA+ESTRANHA+ENCONTRADA+EM+LAGO+INTRIGA+MORADORES+DE+CIDADE+NO+PANAMA.html

R.
R.
17 setembro de 2009 11:33 pm

Eu acho que o Acid divagou foi mais a respeito da panturrilha e só não quis contar =/ huaauhuhauha brincadeira 😉

É fraude não Edson, é só um bicho-preguiça que teve alguma alteração genética e nasceu sem pêlos. Se tudo que fosse estranho fosse ET aquele homem árvore, que passa pelo menos uma vez por semana do Discovery, seria de outro planeta né? Eu fico é com pena, o bicho morreu pq nasceu feio =/

Cristian
Cristian
17 setembro de 2009 11:35 pm
Coringa
Coringa
18 setembro de 2009 1:13 am

E as sandálias havainas versão 1.0 do monge, então!? afff :/

Só olhando aquilo já’filosofei'(rs):
Até que ponto uma tradição deve ser mantida?

Coringa
Coringa
18 setembro de 2009 3:42 am

Trilha da hora ( bem antiga 😛 ) O Velho E O Novo (Taiguara) Deixa o velho em paz Com as suas histórias de um tempo bom Quanto bem lhe faz Murmurar memórias num mesmo tom A sua cantiga, revive a vida Que já se esvai Uma velha amiga, outra velha intriga E um dia a mais Vão nascendo as rugas Morrendo as fugas a as ilusões Tateando as pregas Se deixa entregue às recordações Em seu dorso farto Carrega o fardo de caracol Mas espera atento Que o céu cinzento lhe traga o sol Ele sabe o mundo O… Read more »

Coringa
Coringa
18 setembro de 2009 4:36 pm

VELHAS SANDÁLIAS DE MADEIRA (passo 1/2) Falar sobre evolução do ser humano é tentar pensar como o ser humano pode caminhar numa direção que o leve ao desabrochar de sua própria humanidade(!). No período pré-moderno, os myokonin pertenciam normalmente às classes sociais inferiores da sociedade japonesa e geralmente tinham pouca instrução formal. Genza por exemplo, era um camponês, embora se diga que possuía um pedaço de terra. Kichibei era um mascate, e Saichi era originalmente um carpinteiro que mais tarde tornou-se um sapateiro que fazia ‘getas’, ou sandálias de madeira. Assim como o lótus floresce na lama, a “pessoa rara… Read more »

valerio
valerio
18 setembro de 2009 8:09 am

Quem é o velho????

quem é o novo????

Leo Lagden
Leo Lagden
17 setembro de 2009 3:02 pm

Belíssima foto.
O contraste das cores, do moderno com o tradicional, da tecnologia com o artesanal realmente é encantador.

Abs

http://www.blogdoargonio.blogspot.com

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.