Gostaria de compartilhar uma imagem que anda ocupando minhas reflexões ultimamente, já que está no desktop do meu computador.

Os detalhes são interessantíssimos, e seus contrastes suscitam vários paralelos que não vou ficar mencionando pra não dirigir suas próprias divagações.
O título é tirado da música de Belchior “Como nossos pais“.
https://www.saindodamatrix.com.br/buraco/
Desvendando os Getas O calçado para os viajantes e as classes mais baixas é chamado de waraji (sandálias de palha). Samurais geralmente calçam o zori (sandálias de tiras de palha entrelaçadas) ao invés da waraji. Tabi (meias bifurcadas) são utilizadas dentro das sandálias. GETAS, grandes tamancos de madeira, são utilizados quando o clima está ruim para manter os pés fora da lama nas estradas. Em tal situação, é comum a utilização de sombrinhas de papel ou capas de palha para evitar chuvas(…) http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/print.php?storyid=1186 Diz-se que tais tamancos eram úteis também, para fortalecer os músculos das pernas. Alguns modelos também eram… Read more »
Mortal Combat? kade a chun lee?
Oi Coringa!
Desculpe-me pela pergunta, mas com tantos comentários interessantes, fico pensando e te pergunto: – Quem É você? Filósofo, pesquisador, cientista, jornalista, escritor?
Sei que um “conhecedor”….
Abraços
Uma imagem pós-moderna, onde a desordem é fértil. Nosso tempo propõem a convivência de todos os estilos, sem hierarquia, vale-tudo, um menu variado , e não havendo regras absolutas, cada um escolhe o prato que mais agrada. Citando Jair Ferreia “ Tal como atende a vários gostos no nível material, o sistema comporta uma grande variedade de idéias e comportamentos. A sociedade se despolitiza ao se contrair em mil jogos aquisitivos(…) A participação social, assim, se orienta para pequenos objetivos, pragmáticos e/ou personalizados, embutidos nos pequenos espaços do cotidiano.(…) Um sujeito pó-moderno pode ser ao mesmo tempo programador, andrógino, zen-budista,… Read more »
Oi Maíra,
Eu sou um apenas um curioso…
pela Vida!
Abraços
:))
Algo mais que poderia ser acrescentado, para análise, ao comentário do Canalhocrata: Segundo Giddens, uma sociedade dotada de reflexividade é marcada pela redescoberta e pela dissolução da tradição, bem como pela destruição daquilo que sempre pareceu ser uma tendência estabelecida: De acordo com Giddens, o conhecimento científico vem substituindo a tradição, na busca dos indivíduos por fontes de segurança. De acordo com Giddens (1997a), nas sociedades tradicionais é a tradição, o parentesco e a localidade que limitam a identidade social dos indivíduos. Na sociedade moderna, caracterizada como uma ordem pós-tradicional, que rompe com as práticas e preceitos preestabelecidos, pode-se identificar… Read more »
Passando prá dizer Olá! E que bela captura de uma transição que não acontece, mas convive em aparente harmonia.
Beijos
É, acid. Deu pra ver que cê anda assistindo a pânico na tv. “como eu descobri?” hhhehe’! Eu tenho um irmão (OHHH) de sangue, of course, e este indivíduo assiste sempre que possível. Sendo a sala um local por onde passamos frequentemente há grande probabilidade de… pa-rããããã”! tru: é isso aí uma onomatopéia pra flatulência bucal (usando a lingua, saca?)!Falou, mestre!
Panturrilhas a parte uma colaboração:
http://www.sanghazen.com.br/mongealcio.htm
Meditação orientada Zen.
hahah….. não saio! não saio! não saio!
Esqueceram o trem!
A imagem do monge está “modernosa” demais, não concordam?
…
“Aquilo que é” serenamente caminhou do ontem para tornar o hoje ainda possível e colorido.
Fetejemos!
…
Vamos discutir o contraste…
não mais as pernas da moça
http://www.flickr.com/photos/42772099@N02/3943097668/
kkkkkk…………
e esse robozinho precisa de chip?
além do mais ele é muito zen pra dar piti…
O robô precisa de chinelo!
VELHAS SANDÁLIAS DE MADEIRA (passo 2/2) As sandálias do discípulo fizeram um barulho especial nos degraus da escada de pedra que levavam aos porões do velho convento. Era naquele local que vivia um homem muito sábio. O jovem empurrou a pesada porta de madeira, entrou e demorou um pouco para acostumar os olhos com a pouca luminosidade. Finalmente, ele localizou um ancião sentado atrás de uma enorme escrivaninha, tendo um capuz a lhe cobrir parte do rosto. De forma estranha, apesar do escuro, ele fazia anotações num grande livro, tão velho quanto ele. O discípulo se aproximou com respeito e… Read more »
Oi Coringa, Essa questão das tradições é muito interessante e questionável mesmo! Acredito que uma tradição deva ser mantida para que as raízes de uma nação tão pura e milenar como as do Oriente não caia no esquecimento através das gerações, sufocada pela globalização. Mas eu falo das tradições que beneficiam o ser humano e o mantém conectado e equilibrado à sua essencia interior, como por exemplo a delicadeza de uma cerimônia do chá, ou a simplicidade e sutileza de um haikai. Qdo eu era pequena, meu pai tentava me transmitir alguns significados desses rituais e crenças tradicionais do Japão.… Read more »
aquilo é havaiana de pau meirmão!!!! É pra impor respeito aos filhos. Se desobedecer, ele ruma na cara. E eu não paro de olhar p/ as pernas dessa garota. Parece tb q ela passou lama pelo corpo. Ta meio escuro, vê lá.
Que saudades de lá!!
Que isso, é o Raiden?!?!
Acid, lembra que você tinha mostrado essa imagem nos Comentarios no posto de 2001:a odsseia no espaço? Principalmente ao responder meu comentario no seu post…
Eu quando lí sua resposta (fiquei tão tocado quanto o que escreveste) imediatamente fui no Flickr do Usuario e baixei a imagem…
Quem quer que seja (Thery_lg pode ser um Pseudomio)é um exelente Fotografo e Há tempos não via uma imagem real que me fizesse Pensar…
Estava ouvindo uma banda nacional chamada Medulla… E notei que há uma musica que ele regravarão de Chico que tem um tanto a ver com o Post: O Velho Medulla Composição: Chico Buarque O velho sem conselhos De joelhos De partida Carrega com certeza Todo o peso De sua vida Então eu lhe pergunto pelo amor A vida inteira, diz que se guardou Do carnaval, da brincadeira Que ele não brincou Me diga agora O que é que eu digo ao povo O que é que tem de novo Pra deixar Nada Só a caminhada Longa, pra nenhum lugar Nada… Read more »
Isto é a evolução!!! Esta imagem simboliza o estado atual da Mente Global!!!! ou ?????? 🙂 vai e volta tudo o que vc quiser. Se vc diz q é novo, então é novo. Se vc diz q é velho, então é velho. Todas as coisas q vc está neste momento a experenciar vão passar, mas voltarão subtilmente como repercursões das sensações que vc está AGORA a sentir! Vc pode acompanhar o regresso, se estiver consciente, se sua mente estiver mais madura, se vc for UM com as coisas todas que o rodeiam! Assim como na imagem q vc VAI separado… Read more »
Gostei bastante por poder ANALISAR a imagem sob o ponto de vista da minha experiência de vida!
Obrigadinha (profundamente) ao ACID e a Thery_lg.
Beijos virtuais!
Como praticante de Zen e estudante relativamente dedicado eu queria comentar algo que me atingiu no âmago:
MA QUE RICA PANTURRILHA!!!
leibrei das historias do Musashi…
pra quem não conhece e gosta de Mangas, “Vagabond” conta a historia dele.
~may the force be with you
no filme documentário BARAKA tem uma cena igual a esta, pode ser até a mesma, porém no vídeo está preto e branco.
“MA QUE RICA PANTURRILHA!!!”
estava com vergonha de comentar isso, mas é o que mais me chama a atenção na foto… belas pernas as da moça 😀
Falando em foto. O que vc acha disso? Fraude? http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL1307808-6091,00-CRIATURA+ESTRANHA+ENCONTRADA+EM+LAGO+INTRIGA+MORADORES+DE+CIDADE+NO+PANAMA.html
Eu acho que o Acid divagou foi mais a respeito da panturrilha e só não quis contar =/ huaauhuhauha brincadeira 😉
É fraude não Edson, é só um bicho-preguiça que teve alguma alteração genética e nasceu sem pêlos. Se tudo que fosse estranho fosse ET aquele homem árvore, que passa pelo menos uma vez por semana do Discovery, seria de outro planeta né? Eu fico é com pena, o bicho morreu pq nasceu feio =/
Será um animal, um Et ou o que?
http://noticias.uol.com.br/tabloide/tabloideanas/2009/09/17/ult1594u1742.jhtm
E as sandálias havainas versão 1.0 do monge, então!? afff :/
Só olhando aquilo já’filosofei'(rs):
Até que ponto uma tradição deve ser mantida?
Trilha da hora ( bem antiga 😛 ) O Velho E O Novo (Taiguara) Deixa o velho em paz Com as suas histórias de um tempo bom Quanto bem lhe faz Murmurar memórias num mesmo tom A sua cantiga, revive a vida Que já se esvai Uma velha amiga, outra velha intriga E um dia a mais Vão nascendo as rugas Morrendo as fugas a as ilusões Tateando as pregas Se deixa entregue às recordações Em seu dorso farto Carrega o fardo de caracol Mas espera atento Que o céu cinzento lhe traga o sol Ele sabe o mundo O… Read more »
VELHAS SANDÁLIAS DE MADEIRA (passo 1/2) Falar sobre evolução do ser humano é tentar pensar como o ser humano pode caminhar numa direção que o leve ao desabrochar de sua própria humanidade(!). No período pré-moderno, os myokonin pertenciam normalmente às classes sociais inferiores da sociedade japonesa e geralmente tinham pouca instrução formal. Genza por exemplo, era um camponês, embora se diga que possuía um pedaço de terra. Kichibei era um mascate, e Saichi era originalmente um carpinteiro que mais tarde tornou-se um sapateiro que fazia ‘getas’, ou sandálias de madeira. Assim como o lótus floresce na lama, a “pessoa rara… Read more »
Quem é o velho????
quem é o novo????
Belíssima foto.
O contraste das cores, do moderno com o tradicional, da tecnologia com o artesanal realmente é encantador.
Abs
http://www.blogdoargonio.blogspot.com