O CEGO E A LANTERNA

Uma parábola budista a respeito da cegueira

Quando saía da casa de um amigo tarde da noite, um homem cego recebeu deste uma lanterna. O cego disse, surpreso:

“Sou cego. De que me vale levar uma lanterna?”

“Sei disso, mas como vais caminhar no escuro, a lanterna evitará que outras pessoas esbarrem em vós,” disse o solícito amigo, acendendo a vela dentro da lanterna.

O homem partiu levantando a lanterna à sua frente. Confiante no fato de que ela evitaria acidentes com outras pessoas, ele caminhou sem medo ou relutância ao longo da estrada. Nunca ele se sentiu tão confiante, sabendo que a lanterna era um eficiente aviso de sua presença no caminho.

Entretanto, para sua completa surpresa, de repente alguém esbarra fortemente nele, que cai ao chão. Irritado com isso, o cego grita:

“Não podeis ver uma lanterna aproximando-se?! Com certeza és mais cego do que eu!!!!”

Mas o outro homem disse, confuso:

“Mas como eu poderia ter visto uma lanterna apagada nesta noite escura?!”

Todo aquele tempo o cego carregava a lanterna inutilmente, pois o vento tinha apagado a vela há muito…

“Ninguém, depois de acender uma candeia, a põe em lugar oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz. A candeia do corpo são os olhos. Quando, pois, os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, quando forem maus, o teu corpo será tenebroso. Vê, então, que a luz que há em ti não sejam trevas. Se, pois, todo o teu corpo estiver iluminado, sem ter parte alguma em trevas, será inteiramente luminoso, como quando a candeia te alumia com o seu resplendor”.

Lucas 11:33-36
5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
32 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
nj
nj
19 outubro de 2006 5:31 pm

Isso também faz sentido: Como posso saber quando a lanterna do outro está acesa se neste momento a minha estiver apagada? (Se estou cego). Isso serve como analogia também… Como posso me iluminar com sua idéia, com sua presença se não a entendo, se não vivenciei experiências similares ou suficientes; se ainda não me tornei pronta para assimilar tal significado(?) Porém se a minha compreensão estiver acesa e a idéia me fizer sentido, serei abençoado com a ajuda. Creio que caminhamos não “iluminando” ninguém, mas nos alumiando mutuamente as estradas. Porque ninguém é uma ilha impenetrável. Mas se não deixar… Read more »

Deyse
Deyse
18 outubro de 2006 4:46 pm

Krks! Acid,como você é novinho acabei de ver suas fotos…pra mim que você era mais velho…pra vc vê como a gente idealiza e julga as pessoas né? se eu te encontrasse na rua eu nunca iria imaginar…

Paulinha
Paulinha
18 outubro de 2006 4:22 pm

Puxa! O post me lembrou meus últimos dias.
Gostei bastante da frase.. quanto a ela..eu estou tentando.. estou tentando 🙂

Abri os links das suas fotos! ahahahahahahaha!!Dá certo não!!! Você é mt gatinho, coração enorme e com todo esse conteúdo do blog.. as mulheres ficariam mt ligadas em vc, e eu iria morrer de ciúmes…né? *.*
🙂

Bjos!!

Shaolin Monk
Shaolin Monk
18 outubro de 2006 3:33 pm

Nj,

Não é por esta simbologia. A advinhação por cartas não é do meu interesse. Não consulto advinhos, nem outros meios, tão somente consulto Deus. É outra coisa que estou falando, mas como o assunto do post é outro, me reservo por enquanto. Desculpe-me, sei que você entenderá. Aqui tem um link que fala um pouco a respeito.

http://www.acasadoaprendiz.com/simbologia_0001.htm

Glauco
Glauco
18 outubro de 2006 10:42 am

Vale lembrar o tipo de ensinamento de Jiddu Krishnamurti. Em síntese, quando cegos conduzem cegos, fatalmente, todos cairão em algum buraco na estrada.

Michele Lima
Michele Lima
18 outubro de 2006 11:22 am

Olá
Gostaria de saber quem é vc Acid.
Tem alguma página que eu possa saber uma pouco mais sobre você?
Achei bem interessante seus textos.
Michele Lima

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
18 outubro de 2006 12:47 pm

É, eu também estou procurando me conhecer… mas aqui no blog os únicos posts com conteúdo pessoal são os das minhas fotos:
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2004/09/minha_foto.html

http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2005/03/minha_foto_2.html

Enjoy

nj
nj
18 outubro de 2006 3:12 pm

Não querendo julgar o motivo de seu interesse nesses arquétipos Shaolin, que eu nem sei qual seja. Mas sobre cartas de baralho como sistema adivinhatório eu penso que isso é uma furada, ou uma estratégia oculta e sombria de manipulação que algum ser esquisito criou um dia. Digamos que funcione e a pessoa fica sabendo antecipadamente dos problemas que irão acontecer a ela e intercepte a energia para que não aconteça. Ela está se privando de ter uma experiência direta que poderá fazê-la crescer muito mais do que ficar consultando cartas e simbolismos, porque ela vivenciará um conflito participando de… Read more »

Shaolin Monk
Shaolin Monk
18 outubro de 2006 8:14 am

Valeu Acid, sintetizou o tipo de pensamento que gosto de cultivar. Se nossos olhos forem bons, todo o nosso corpo será luminoso. Por isto é que eu insisto em ver sempre as partes positivas das pessoas, coisas e fatos, mesmo que as coisas estejam desmoronando perto de nós. Uma pessoa tentando corrigir outra é como o cego que carrega a lanterna com a vela apagada. Devemos acender sim a luz dentro de nós mesmos. Todo tipo de ofensa voltará de modo amplificado à pessoa que emitiu tais vibrações. Isso não quer dizer que eu de forma particular já tenha alcançado… Read more »

Nj
Nj
19 outubro de 2006 5:46 pm

Hoje perdi minha carteira com todos os documentos na porque meu filho e a sua dentista distraíram minha atenção para eles na hora. Estava num hospital escola de uma universidade onde circula muita gente. Quando descobri já estava em casa e fiquei com tanta raiva com a situação (já é a 5ª vez que perco doc.) que comecei a chorar. Então orei e disse a Deus que se encontrasse ía tentar parar de ser tão geniosa… Cara, e eu encontrei a carteira. 😀 Minha oração não foi um pedido, foi uma troca que fiz comigo mesma mediante um sacrifício e… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
19 outubro de 2006 6:14 pm

Na vez em que eu tomei Jesus, defini o gosto como sendo um “bombom 7 belo derretido em água tônica”

Bastante peculiar…

http://www.acid.blogger.com.br/2004_01_01_archive.html#18802749

Anônimo
Anônimo
19 outubro de 2006 7:04 pm

“”Então orei e disse a Deus que se encontrasse ía tentar parar de ser tão geniosa…
Cara, e eu encontrei a carteira.””

Estranho isso….quer dizer que Deus te ajuda a achar uma carteira…mais num é capaz de ajudar na miseria q se passa na Africa…..ou ao nosso redor mesmo…….
😕

nj
nj
20 outubro de 2006 5:50 pm

Pois é anônimo. Mas quem poderá explicar os desígnios de Deus(?) Existem coisas que por mais que você tente justificar permanece um mistério. Crianças passando fome e tal… Isto é muito triste. Quantas misérias outras jazem ocultas por aí… O mundo é assim, todos nós sabemos. Quantas nações interesseiras exploram outras nações mais humildes e as fazem de escravas e quase ninguém quer ver essa realidade ou ajudar os que estão sendo prejudicados. Eu ter achado a carteira pode ter sido um acaso, mas em outras ocasiões creio que muitas coincidências em minha vida não foram obra do acaso. Poia… Read more »

Greyhawk
Greyhawk
21 outubro de 2006 8:21 pm

Uhh Guaraná Jesus é bom… mas prefiro Cajuina.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
21 outubro de 2006 11:06 pm

Hoje tomei guaraná Jesus vencido em um mês!! Não é que é mais gostoso do que ele na validade?! Um verdadeiro sonho cor-de-rosa!! Vocês deviam experimentar (fiquei com um pouco de tontura, mas passou em 1 hora).

BoB ©
BoB ©
18 outubro de 2006 5:00 pm

Gostei mesmo foi do efeito do brilho da ‘prataria’ nas fotos….rsrs

Anjo da PAZ
Anjo da PAZ
18 outubro de 2006 6:40 pm

Caros Irmãos. Que a PAZ do SENHOR esteja com todos. Apesar da mensagem do texto ter um bom ideal. Porque não olhar o fato de que o cego tentou iluminar o caminho para os outros, mesmo que com auxílio da luz de um amigo, enquanto que o homem que o derrubou sequer carregava uma luz, por isso é importante cada um ter a sua luz interna, pois se não tiver poderá derrubar alguém no caminho. Assim, o cego, com suas limitações tentou o seu melhor (carregou a luz até onde pode), o amigo do cego tentou seu melhor (forneceu uma… Read more »

Maria do Carmo
Maria do Carmo
19 outubro de 2006 5:13 pm

Não. cola Jesus tem um gosto diferente, nada a ver com o gosto de nenhum outro refrigerante. Eu demorei anos pra descobrir o que era, mas um carioca que tomou pela primeira vez cuspiu e disse “-isso tem gosto de canela!!”
E realmente, desculpe acabar com a surpresa, mas ele é cor-de-rosa e tem um gosto de canela. É legal, e só agora estou começando a gostar de verdade. É um sabor bastante peculiar.

Maria do Carmo
Maria do Carmo
19 outubro de 2006 5:14 pm

ah, mas não tem nada a ver com “canela com açucar”, embora seja doce.

Íris
Íris
19 outubro de 2006 4:26 pm

Desculpa pelo off topic…

Mas o guaraná Jesus tem gosto de quê? É que aqui no Espírito Santo andam fazendo uma propaganda dele…

Íris
Íris
19 outubro de 2006 4:29 pm

p.s: não me falem que tem sabor de tubaína, porque para mim dá no mesmo… 😀

Anônimo
Anônimo
19 outubro de 2006 3:04 pm

ÔÔhhh gentem… É claro que este não é o Acid.
Esses caras são muuuito feios.
O Acid é liiiindo meninas…
Se vissem uma foto dele realmente veriam a beleza que ele passa só pelo olhar….
Aproveitando o post que diz exatamente da luz nos olhos que reflete a beleza interior.
Byyyeee.
p.s: Não é brincadeira tá? É serio. E quem escreve aqui é alguém que muito de vez em quando da uma passadinha para matar a saudade… já foi a época de fazer comentários. Hoje foi uma exceção.
Abraço Acid.
😉

Maria do Carmo
Maria do Carmo
19 outubro de 2006 2:17 pm

Pra ninguém ficar pensando bobagem, o Guaraná Jesus tem esse nome porque o inventor chamava-se Eli de Jesus Gomes, ou algo assim, e infelizmente vendeu a fórmula para a Coca-Cola que agora o fabrica. Mudou o gosto, ficou mais doce, mas a Coca cola não consegue tirá-lo do mercado de jeito nenhum, porque é o refrigerante mais consumido aqui no Maranhão, pra desgosto da CocaCola. E antigamente, chamava-se “Cola Jesus”, nome pelo qual ainda é conhecido. O “sonho cor-de-rosa das crianças” não precisa de propaganda, é patrimônio cultural local e todo mundo que nasce aqui adora. Mas quem é de… Read more »

Anônimo
Anônimo
19 outubro de 2006 11:17 am

No DF, na Feira dos Importados acha-se o guaraná jesus..

Shaolin Monk
Shaolin Monk
19 outubro de 2006 12:10 pm

Íris,

É isso mesmo quanto às cartas é a analogia do Dr. Joseph Murphy que acho interessante. Parabéns pelo seu comentário.

Bono,

Muito bom seu comentário, parabéns. Aliás parabéns a todos.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
18 outubro de 2006 7:20 pm

É verdade, Deyse… idealizamos e criamos coisas demais… Isso serve pra nos lembrar que não devemos deixar que criações mentais nossas ou de outrem preencham o vácuo da realidade que não pode (ainda) ser experienciada e vivida por nós mesmos…

Isis: Apenas no Maranhão, infelizmente.

Bono
Bono
18 outubro de 2006 7:09 pm

Ou seja, verifique sempre se sua lanterna ainda está acesa. Hehehe.

Não se deve confiar na iluminação exterior, ou de outra pessoa, para iluminar nosso caminho. É preciso acender nossa própia lanterna rinterior, porque a luz dos outros não vai mudar nossa condição de ver tudo escuro.

Além disso, se nossa própia lanterna está apagada (estamos cegos), não há como conferir se a lanterna que alguém nos deu também está.

Bruno H.
Bruno H.
18 outubro de 2006 7:13 pm

Hahahahahahahahaha…

(desculpem a ‘pequenez’ do conteúdo do meu comentário mas… ah, esse Acid é um comédia)

Anjo da PAZ
Anjo da PAZ
18 outubro de 2006 6:42 pm

Quanto as aparências… devemos lembrar que ela sim nos enganam. Pois se olhassemos para um simples carpinteiro, há dois mil anos, com certeza nos enganariamos sobre ELE.

betinha
betinha
18 outubro de 2006 5:54 pm

ai essas fotos, hahahahaha
q loko isso de precisar saber quem é……..fez bem de colocar essa foto…………bjs

Íris
Íris
18 outubro de 2006 6:21 pm

Shaolin, se não me engano você está se referindo às cartas segundo à analogia de Joseph Murphy.

Quanto ao post, além de traduzir a visão budista também acrescenta um pensamento importante: o amigo solícito tentou “ajudar” o outro, mas de nada adiantou. Pior do que estar nas trevas é carregar a luz alheia ou seguir conselhos sem discernimento.

p.s: Acid, é verdade que o guaraná Jesus só está sendo comercializado no Maranhão? (Você caiu no meu conceito, hein? Que fotos… rsrs).

Abs

@}‑;‑‑‑

Paulinha
Paulinha
22 outubro de 2006 10:44 am

Jesus tem gosto de babaloo rosa..

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.