CAMPO DE HIGGS E O FLUIDO UNIVERSAL

“Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis”.

I Coríntios, 3:2

Toda a comunidade científica comemora a descoberta do Bóson de Higgs (a tal “partícula Deus“). E com razão: quanto mais entendimento científico, mais a humanidade avança em direção ao progresso material e, quem sabe, até mesmo ao espiritual, desvelando os mitos e linguagens de outrora, que mais confundiam que explicavam. Assim como a psicanálise trouxe uma nova luz aos Mitos, espero que a Física possa trazer luz a esse mistério que é o mundo espiritual. Antes eu achava que esse mundo não tinha interação ALGUMA com a física terrestre, que fosse de outra natureza, outra dimensão, sei lá, mas não é que o blog Textos pra Reflexão conseguiu perceber no post “O frescobol cósmico” um paralelo interessantíssimo entre o Campo de Higgs e o Fluido Universal, explicado no Livro dos Espíritos em 1857? Não quer dizer necessariamente que sejam a mesma coisa, mas está claro no texto de que tratam da MESMA relação matéria x campo:

Campo de Higgs e o Fluido Universal

Pode haver este campo de energia que permeia todo o universo. Ele foi inicialmente proposto porque ninguém entendia como as partículas subatômicas ganhavam suas respectivas massas. O campo proposto deve interagir com tais partículas e lhes conferir massa. As partículas massivas devem interagir mais diretamente com tal campo, enquanto partículas sem massa alguma provavelmente sequer interagiriam com ele.

Para compreender melhor esta ideia podemos usar uma analogia com o oceano e os nadadores. A água faz o papel do campo proposto: Um peixe barracuda, por ser esguio e pontiagudo, pouco interage com o campo e pode se deslocar facilmente por ele. A barracuda seria similar a uma partícula com pouca ou nenhuma massa; Em contraste, um sujeito obeso, amante das rosquinhas, se moverá muito lentamente pela água. Em nossa analogia, ele seria uma partícula massiva, pois interagiria bastante com a água.

Se tal campo fluido não existisse, nenhuma partícula teria massa, e veríamos apenas luz e energia por aí. Chamamos a este campo hipotético de Campo de Higgs, em homenagem a Peter Higgs, criador da teoria. O Bóson de Higgs nada mais seria do que a partícula que forma tal campo, da mesma forma que as moléculas de H2O formam a água do oceano.

Retirado e adaptado do vídeo de divulgação científica de Don Lincoln, do Fermilab

Ao elemento material é preciso juntar o Fluido Universal, que desempenha o papel de intermediário entre a luz e a matéria propriamente dita, muito densa para que a luz possa exercer alguma ação sobre ela. Embora, sob certo ponto de vista, se possa classificar o Fluido Universal como um elemento material, ele se distingue deste por propriedades especiais. Se fosse realmente matéria, não haveria razão para que a luz também não fosse. Está colocado entre a luz e a matéria; é fluido, como a matéria é matéria, e suscetível, pelas suas inúmeras combinações com esta e sob a ação da luz, de produzir a infinita variedade das coisas das quais os homens não conhecem senão uma ínfima parte.

Esse Fluido Universal, ou primitivo, ou elementar, sendo o agente de que a luz se utiliza, é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e jamais adquiriria as propriedades que a gravidade lhe dá.

trecho final da resposta à pergunta #27 de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec

Vejam também o que o cientista Marcelo Gleiser teve a dizer sobre a similaridade conceitual do Campo de Higgs com o Éter (ou quintessência, ou fluido universal) de Aristóteles, no texto “Aristóteles e Higgs: uma parábola etérea“:

Aristóteles e Peter Higgs entram num bar. Higgs, como sempre, pede o seu uísque de puro malte. Aristóteles, fiel às suas raízes, fica com um copo de vinho.

“Então, ouvi dizer que finalmente encontraram,” diz Aristóteles, animado.
“É, demorou, mas parece que sim,” responde Higgs, todo sorridente. “Você acha que 40 anos é muito tempo? Eu esperei 23 séculos!” “Como é?”, pergunta Higgs, atônito. “Você não acha que…”
“Claro que acho!”, corta Aristóteles. “Você chama de campo, eu de éter. No final dá no mesmo, não?”
“De jeito nenhum!”, responde Higgs, furioso. “O seu éter é inventado. Eu calculei, entende? Fiz previsões concretas.”
“Vocês cientistas e suas previsões…”, diz Aristóteles. “Basta ter imaginação e um bom olho. Você não acha que o meu éter é uma excelente explicação para o que ocorre nos céus?”
“Talvez tenha sido há 2.000 anos. Mas tudo mudou após Galileu e Kepler”, diz Higgs.

Aristóteles olha para Higgs com desprezo. “Você está se referindo a esse ‘método’ de vocês, certo?”

“O método científico, para ser preciso”, responde Higgs, orgulhoso. “É a noção de que uma hipótese precisa ser validada por experimentos para que seja aceita como explicação significativa de como funciona o mundo.”
“Significativa? A minha filosofia foi muito mais significativa para mais gente e por muito mais tempo do que sua ciência e o seu método.”
“É verdade, Aristóteles, suas ideias inspiraram muita gente por muitos séculos. Mas ser significativo não significa estar correto.”
“E como você sabe o que é certo ou errado?”, rebate Aristóteles. “O que você acha que está certo hoje pode ser considerado errado amanhã.”
“Tem razão, a ciência não é infalível. Mas é o melhor método que temos para aprender como o mundo funciona”, responde Higgs.
“Nos meus tempos bastava ser convincente”, reflete Aristóteles com nostalgia. “Se tinha um bom argumento e sabia defendê-lo, dava tudo certo”, continuou.
“As pessoas acreditavam em você, mas não era fácil. A competição era intensa!” “Posso imaginar”, responde Higgs.
“Ainda é difícil. A diferença é que argumentos não são suficientes. Ideias têm que ser testadas. Por isso a descoberta do bóson de Higgs é tão importante.
“É, pode ser. Mas no fundo é só um outro éter”, provoca Aristóteles.
“Um éter bem diferente do seu”, responde Higgs. “E por quê?”, pergunta Aristóteles. “Pra começar, o campo de Higgs interage com a matéria comum. O seu éter não interage com nada.”
“Claro que não! Era perfeito e eterno”, diz Aristóteles.
“Nada é eterno”, rebate Higgs.
“Pelo seu método, a menos que você tenha um experimento que dure uma eternidade, é impossível provar isso!” afirma Aristóteles.
“Touché, você me pegou”, admite Higgs. “Não podemos saber tudo.” “Exato”, diz Aristóteles. “E é aí que fica divertido, quando a certeza acaba.”
“Parabéns pela descoberta do seu éter”, diz Aristóteles.
“Existem muitos tipos de éter”, afirma Higgs. “E muitos tipos de bósons de Higgs”, retruca Aristóteles.
“É, vamos ter que continuar a busca.” “E o que há de melhor?”, completa Aristóteles, tomando um gole.

5 3 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
58 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Subsumer
Subsumer
9 abril de 2013 8:41 am

Não existe o vácuo:

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=vacuo-nao-existe-velocidade-luz-variar&id=010130130409&ebol=sim

Eu já sabia, desde o séc XIX :

Livro dos Espíritos

Questão 36- O vácuo absoluto existe em alguma parte no Espaço universal?

R – Não, não há o vácuo. O que te parece vazio está ocupado por matéria que te escapa aos sentidos e aos instrumentos.

Anônimo
Anônimo
10 setembro de 2012 12:37 am

Guaco, benvenuto!

Waking Onion
Waking Onion
9 setembro de 2012 5:09 pm

O frenesi cega multidões, a meditação acende uma vela. A minha.

Guto
Guto
9 setembro de 2012 1:43 am

“Men, it has been well said, think in herds; it will be seen that they go mad in herds, while they only recover their senses slowly, and one by one.” -Charles Mackay

Guto
Guto
9 setembro de 2012 1:32 am

“Balela! O assim chamado Bóson não é uma partícula, porém a energia pode estar materializada na forma de partícula caso o momento das ondas eletromagnéticas sejam coincidentes.Sendo assim não existe Bóson ou partícula, mas um MOMENTO material.” -waking onion Por isso que a cada dia que passa o mapa conceitual menos dissonante (pois só para zumbis ‘tecnologia é neutra’) para mmi parece ser a do eletron não como partícula, mas como nó fruto de ondas estáticas esféricas em um meio fluídico (o espaço como ‘eter”). Um bom resumo de um dos modelos de partículas (impermanência) em um meio fluídico (espaço… Read more »

Test Pilot Yui
Test Pilot Yui
8 setembro de 2012 6:55 pm

Saudações coringa! Penso igual as considerações que você fez! Uma interpretação interessante é que pode ocorrer igual se conta no Judaísmo em que a presença divina ou espírito santo divino (seria Shekinah?) impregne de inteligência o campo em que trabalhe. A inteligência derramada é tanta que a revelação e o mistério diante do infinito tendem a se unir e o homem se torna pequeno para entender um nível tão alto. Nesse ponto há uma aproximação grande com o conceito do Tao porque nele existe um sistema inteligente em que na vida material há tanto os momentos em que se deva… Read more »

Waking Onion
Waking Onion
8 setembro de 2012 5:46 pm

Balela! O assim chamado Bóson não é uma partícula, porém a energia pode estar materializada na forma de partícula caso o momento das ondas eletromagnéticas sejam coincidentes.Sendo assim não existe Bóson ou partícula, mas um MOMENTO material.

Guto
Guto
8 setembro de 2012 11:22 am

“Today’s scientists have substituted mathematics for experiments, and they wander off through equation after equation, and eventually build a structure which has no relation to reality” -Nikola Tesla

Guto
Guto
8 setembro de 2012 11:09 am

1.Religião da Ciência. O que é? É quando a ciência se afasta de um processo simples que parte da observação e experimentação junto a teorização. Então ela (a ciência) parte para a teorização e posterior imposição dessa teorização à observação. Tudo em ciência é um mapa conceitual. Todas explicações são pequenos mapas conceituais. Com o tempo alguns mapas são descartados e outros introduzidos em seu lugar. Isso ocorre por a ciência, dizem os defensores deste processo, ser um processo evolutivo, acumulativo. Os que defendem essa visão acumulativa esquecem que na ciência as maiores ‘evoluções’ ocorrem mais em momentos disruptivos (quebra… Read more »

Coringa
Coringa
8 setembro de 2012 4:12 am

Reflexões antes de dormir…apenas reflexões….insights Sobre o comentário do Test Pilot Yui (abraço ae, cara!) “BRANAS*¹…que é um campo(!) que possui poder para criar diretamente o que quer que seja de um estranho átomo de hidrogênio que fique estável com 50 prótons até um universo com habitantes vivos.” “A luz espiritual é original de uma cópia(!)…” “a NÃO RESPOSTA também é importante para falar sobre o TAO*²” “…o espaço veio com rugosidades ou obstáculos pequenos que ainda não foram detectados (n.p: por nossos sentidos!) podendo ser flutuações(!) do que chamamos erradamente(!) de VAZIO” Outras considerações à acrescentar: Energia é ‘emprestada’… Read more »

Test Pilot Yui
Test Pilot Yui
8 setembro de 2012 1:08 am

Um dos comportamentos do campo que atravessa a existência está na pirãmide de biomassa que trata de uma classe sustentando a outra. Os mamíferos são sustentados por seres que produzem o próprio alimento que são sustentados por estruturas inorgânicas, que são sustentadas pelo espaço convencional que é sustentado por um super-espaço que atravessa e infiltra por todas as classes acima. Segundo dizem alguns indianos a luz que vemos é uma luz diferente da primordial que pode emergir diretamente a partir do super espaço (que alguns cientistas chamam de branas) que é um campo que possui poder para criar diretamente o… Read more »

Coringa
Coringa
7 setembro de 2012 3:11 am

Físicos quebraram recorde de distância de teletransporte quântico: Uma equipe internacional liderada pelo físico austríaco Anton Zeilinger transmitiu com sucesso um estado quântico entre duas ilhas Canárias, localizadas a uma distância de 143 km uma da outra. A experiência foi realizada nas instalações da Agência Espacial Europeia (ESA) nas Ilhas Canárias. O teletransporte quântico ocorre quando a informação de uma partícula (como um fóton ou um elétron) chega à outra partícula, que assume características idênticas, sem que esta informação percorra o espaço que as separa. No teletransporte quântico não há ‘transporte’ de matéria. O que acontece é que depois de… Read more »

Anônimo
Anônimo
7 setembro de 2012 12:23 am

Definição de um mineiro sobre o Bóson de Higgs:

– o bóson de Higgs é aquilo que resolve as quatro questões fundamentais da cosmologia: quemcosô? doncosô? oncotô? poncovô?

😛

Luke
Luke
10 setembro de 2012 2:21 am

Alguém ouviu falar algo sobre o suposto timer/relógio iluminati que zerava dia 09/09?
Li sobre ele nesse site. Dei uma procurada e parece que não foi a primeira vez que esse relogio apareceu.
http://www.thetruthbehindthescenes.org/

Irmão de Goethe
Irmão de Goethe
10 setembro de 2012 1:04 pm

hehe, “anel comutativo” só pode ser o Guaco mesmo.

Mestre Paco
Mestre Paco
10 setembro de 2012 1:43 pm

Viram?
Não falei que não adianta trocar de Nick?
Pois é… deu nisso:

http://www.youtube.com/watch?v=IoQBGPsjpMo&feature=related

Nosso Corvo Rei pensou que iria passar incólume adotando um nome normal…tsk…tsk…

Anônimo
Anônimo
17 março de 2013 4:09 pm

Físicos confirmam que o bóson de Higgs foi descoberto
Março 14, 2013
Agora, após analisar uma infinidade de dados coletados no Grande Colisor de Hádrons (LHC), onde partículas se colidem em uma velocidade próxima a da luz em um túnel subterrâneo localizado sob a fronteira entre a França e Suíça, os físicos confirmaram que a partícula é de fato o bóson de Higgs.
http://misteriosdomundo.com/fisicos-descobriram-boson-de-higgs

Alfredo
Alfredo
15 novembro de 2012 11:44 pm

Só tem um detalhe, onde a ciência coloca os devidos nomes, conceitos e dá as devidas explicações e correlações, esoterismos e religiões chutam qualquer coisa onde pode caber qualquer coisa a qualquer momento. Pegue uma pessoa não da área de ciência para explicar o que é éter ou a tal quintessência e ela vai patinar, e por não saber vai se abraçar sempre em causas divinas, o caminho natural dos ignorantes desde os tempos do Paleolítico/Neolítico. Não ganhamos nada com essas visões, mera especulação fantasiosa ou embuste.

Anderson
Anderson
12 novembro de 2012 1:43 pm
Anônimo
Anônimo
27 setembro de 2012 5:28 pm

Estima-se que se conhece apenas 4% da matéria. A humildade fica sempre bem 🙂

Irmão de Goethe
Irmão de Goethe
27 setembro de 2012 2:24 am

Grandes Mistérios do Universo, no Discovery HD

“a matéria escura é o esqueleto do universo”

“a matéria escura é afetada levemente pela gravidade”

“a matéria escura passa pela matéria comum sem interferência, e passam umas pelas outras também sem interferência”

Pode não ser, mas parece muito o mundo astral, hein ?

Relaxa e gozaaaaa ...
Relaxa e gozaaaaa ...
24 setembro de 2012 12:17 pm

Fluido universal, também conhecido como a “Porra” dos “Deuses”.
No fim … tudo acaba em gozo.

joben
joben
20 setembro de 2012 10:56 am

le bagulho ta loco.
e aqui ta parado.

Eduardo Buchs
Eduardo Buchs
19 setembro de 2012 12:38 am
Peter Parker
Peter Parker
18 setembro de 2012 10:34 pm

“Eu só vejo um cenário onde há a possibilidade de um conflito mundial: algo acontecer que una os países islâmicos contra o ocidente. Agora precisa ser algo MUITO grande, pois atualmente não há nenhuma união entre eles nem motivação pra guerra.”….

…lembra deste seu comentario Acid…foi de junho de 2011…com tudo que anda acontecendo este mês( com direito a treta até entre chineses e japoneses) será que não sai mais um post aê?/

Abraço..

Coringa
Coringa
11 setembro de 2012 4:08 pm

Olá, Test Pilot Yui

Muito interessante este último comentário!

Pessoalmente, interessam-me mais as semelhanças que as diferenças entre conceitos espirituais/religiosos (bem como mitos, lendas e aspectos histórico-culturais); principalmente quando paralelos com o conhecimento científico são possíveis.

abraço

Coringa
Coringa
11 setembro de 2012 3:51 pm

rsss…olha, Leikum, naõ sei responder; são questionamentos muito especializados sobre o tema. Tvz aqui http://bit.ly/RDSjgz vc encontre respostas.

E preparemo-nos…faltam só 256 dias para o Towel Day! Yeah!

ps: mais tarde eu me inscrevo no teu twitter, td bem?

abs

Leikun Dantas
Leikun Dantas
11 setembro de 2012 12:58 pm

Observando a última postagem do Curinga sobre Teletransporte Quântico, reparei uma coisa…

“Teoricamente, os físicos poderiam estar prontos para assumir o maior desafio até agora – teletransportar partículas no espaço, tornando possível a comunicação instantânea com outros planetas ou mesmo através da galáxia ou todo o universo.”

Alguém aí acha que estaremos finalmente com acesso de qualidade à Subeta Net, igual no Guia do Mochileiro das Galáxias? E isso nos salvará de Vogons destruírem a Terra com suas espaçonaves amarelas?

Na dúvida, peguem sua toalha e não esqueçam de colocar o Peixe Babel em sua orelha.

Cron
Cron
6 setembro de 2012 6:54 am

Obrigado Coringa por me lembrar este poema

Irmão do Goethe
Irmão do Goethe
5 setembro de 2012 5:51 am

raph, eu construi um argumento antireducionista bem bom. Se puder, veja no post “Deus Existe ?”, comentário de ago 17 2012 3:36.

Mestre Paco
Mestre Paco
5 setembro de 2012 4:31 am

Por curiosidade Dokko,
Quanto se sabe a respeito da constituição do espírito?

Dohko de Libra
Dohko de Libra
5 setembro de 2012 3:55 am

E com a descoberta do Bóson de Higgs nossa avançadíssima ciência chega à incrível marca de saber sobre…hm…5% da constituição da matéria.

raph
raph
4 setembro de 2012 7:20 pm

Oi Irmão do Goethe 🙂 Você tem toda a razão, eu ali afirmo que são somente conceitos próximos. O Campo de Higgs pode nos auxiliar a identificar o “mecanismo análogo” pelo qual o FCU “densifica” a matéria fluida, mas não é exatamente a mesma coisa que o FCU. A substituição de “luz” por “espírito” foi necessária para facilitar a compreensão, mas eu mesmo faço uma crítica a ela nos comentários do post: “Dito isso, a grande diferença entre os conceitos, e isso sou o primeiro a admitir, é que no Livro dos Espíritos há a ideia de que é o… Read more »

Irmão do Goethe
Irmão do Goethe
4 setembro de 2012 3:59 pm

Segundo entendi até agora, o campo de Higgs, ao interagir com as partículas, lhes confere massa. Mas as outras partículas sem massa não são afetadas. O fóton, por exemplo, que é a luz, não interage com o campo de Higgs. O fluido universal deveria ser um campo mais abrangente, que confere “efetividade” inclusive às partículas sem massa, ou seja, que confere energia ou massa às partículas, e nesse caso o campo de Higgs seria um aspecto, ou um caso particular, desse campo mais geral. Mas se considerarmos a energia como massa, junto com Einstein, e se o campo de Higgs… Read more »

Mestre Paco
Mestre Paco
4 setembro de 2012 1:16 pm

Não sei por que tanto confete com o Campo de Higgs. Ele é só a antessala do Nada-Mãe. Do mais simples surge o mais complexo. Mas e daí, e agora? (Entra musica incidental dramática) http://www.youtube.com/watch?v=Q89ADw-FEsw&feature=related Irmãos e irmãs, No início, tudo estava tão espremido, mas tão espremido, que não tinha tamanho nenhum. O embrião do Universo tinha dimensão zero. É o que chamam de “singularidade”. E além da singularidade a ciência não consegue enxergar. O momento em que esse ponto começou a se expandir ficou conhecido como Big Bang. Na verdade, não teve “Bang”, porque a expansão não fez barulho… Read more »

alesohale
alesohale
4 setembro de 2012 8:50 am

mtas filosofias tratam de mundos sutis e estes, por sua vez, são divididos em 3. não que sejam diferentes, locais diferentes, dimensões diferentes… não. são apenas impermeados uns pelos outros, assim como o corpo humano. a filosofia rosacruciana trata estes mundos como: mundo eterico, mundo de desejos e o do pensamento(mental). o ser humano possui corpos correspondetes para estes mundos. um corpo fisico para o mundo fisico (mais denso) quase no apice de sua especialização. possui, assim, um corpo eterico, um de desejos e um mental. cada qual menos especializado (ainda) que o outro. algumas pessoas ja tratam de especializar… Read more »

Vinícius
Vinícius
4 setembro de 2012 2:54 am

Bem lembrado.
‘Interpretado’ como um campo.
O véu de Maya.
Se fosse um véu translúcido, talvez viscoso, o que ‘passa pra cá’ estaria impregnado dessa viscosidade, se eu entendi direito.
Viajei muito? É o que dá trabalhar na madrugada: muito tempo livre pra ler e pensar besteira.

Coringa
Coringa
4 setembro de 2012 1:50 am

“…espero que a física possa trazer luz à esse mistério que é o mundo espiritual” Luz ao Mistério – o Ponto de Mutação: “… Considero a ciência e o misticismo como manifestações complementares da mente humana, de suas faculdades intelectuais e intuitivas. O físico moderno experimenta o mundo através de uma extrema especialização da mente racional; o místico, através de uma extrema especialização de sua mente intuitiva. As duas abordagens são inteiramente diferentes e envolvem muito mais que uma determinada visão de mundo físico. Entrentanto, são complementares, como aprendemos a dizer em Física. Nenhuma pode ser realmente compreendida sem a… Read more »

Anônimo
Anônimo
4 setembro de 2012 12:27 am

o bóson Higgs é visto hoje mais como um CAMPO do que como uma ‘partícula’.

Seria algo como um ‘CAMPO DE ENERGIA uniforme’

Geninha
Geninha
3 setembro de 2012 11:59 pm

Que???????

Vinícius
Vinícius
3 setembro de 2012 11:20 pm

Meu Deus, nunca gostei de ser um dos primeiros na chamada oral… Nem deveria, mas tenho que comentar, mesmo estando no trabalho. Juro que tinha tido a percepção dessa interrelação entre os dois conceitos, ao ler o trecho da resposta no Livro dos Espíritos, a uns anos. Quero dizer, antes da confirmação da existência do bóson de Higgs, sobre o qual já havia lido, a intuição dessa passagem do imaterial para o material já havia surgido nessa minha cabeça nerd. Nunca me apeguei a essa divisão entre ciência e religião, pra mim uma complementa a outra. Claro que por ‘religião’… Read more »

Mestre Paco
Mestre Paco
5 setembro de 2012 6:24 am

Irmão de Goethe:
raph, eu construi um argumento antireducionista bem bom.

Resp:
Tão bom que não quis apostar…
Entendo.Motivos religiosos, talvez…

Irmão de Goethe
Irmão de Goethe
5 setembro de 2012 7:35 am

Mestre Phraco, aquela parola embromática que vc mantinha com o Solius não me interessa.

Se tiver argumento, apresente-o com clareza.

Dohko de Libra
Dohko de Libra
5 setembro de 2012 8:22 am

Paco, o mesmo que a ciência sabe a respeito do unicórnio voador cor-de-rosa míope e o bule em torno de saturno, ou o monstro de espaguete.

Mestre Paco
Mestre Paco
5 setembro de 2012 5:01 pm

alesohale:
Claro que sim. Amigos.

Resp:
Mas que excelente.
Então está tudo certo.

======
alesohale:
Não trato dos meus conhecimento por serem simplorios.

Resp:
Bobagem,
É na simplicidade que reside toda a sofisticação.

=======

alesohale:
assim como falou o Grande Hierofante e maior iniciador.

Resp:
Mande minhas recomendações e salamaleques ao Grande Hierofante então.

Abraço

Agradeço ao Coringa pela trilha e ao poema do Pessoa.

Agora vou me retirar aos meus aposentos.

Já comentei por demais e vou abrir espaço para que os comentários sobre os fluidos possam fluir de forma fluídica.

alesohale
alesohale
5 setembro de 2012 4:41 pm

Coringa,

Fernando Pessoa merece grande atenção. teve grande interesse pela maçonaria e pela filosofia rosacruz. apesar de ter-se afundado no misticismo “Crowleyano”, merece total respeito.

ale

alesohale
alesohale
5 setembro de 2012 4:23 pm

Mestre paco,

Claro que sim. Amigos.

Não trato dos meus conhecimento por serem simplorios.

não se ofenda. se o fez, desculpe-me por faze-lo sentir-se tal como.

qd falei da soja me referi ao trabalho com a colheita (estudo) e não como alimento (conhecimento). assim como falou o Grande Hierofante e maior iniciador.

ale

Mestre Paco
Mestre Paco
5 setembro de 2012 4:14 pm

Mestre Paco, Não tenho que concordar com sua verdade, Resp: Mas é obvio que não e nunca pediria tal coisa. Foi você que levantou algumas questões e eu respondi. ============= Alesohale: , não apenas da soja que vive o homem. Resp: Soja? Não seria pão? Já mudaram a briba de novo? ============= Alesohale: perdoe-me mas nada tenho que lhe valha a pena saber. Resp: OK, apesar de achar que voce esta se substimando ou sendo modesto pois não quero crer que alguém aparentemente bacana como você está insinuando que não quer atirar perolas aos porcos ou ao porco aqui, o… Read more »

alesohale
alesohale
5 setembro de 2012 3:18 pm

Mestre Paco,

Não tenho que concordar com sua verdade, pois, não apenas da soja que vive o homem.

perdoe-me mas nada tenho que lhe valha a pena saber.

ale

Mestre Paco
Mestre Paco
5 setembro de 2012 3:05 pm

alesohale: não me imoporto com dedos apontados, contanto que sejam para apontar onde devo chegar. Resp: Caminante, son tus huellas el camino, y nada más; caminante, no hay camino, se hace camino al andar. Al andar se hace camino, y al volver la vista atrás se ve la senda que nunca se ha de volver a pisar. Caminante, no hay camino, sino estelas en la mar. Caminhante, são teus rastos o caminho, e nada mais; caminhante, não há caminho, faz-se caminho ao andar. Ao andar faz-se o caminho, e ao olhar-se para trás vê-se a senda que jamais se há-de… Read more »

Titanico
Titanico
5 setembro de 2012 2:53 pm

No sábado, 1.o de setembro, participei de um seminário da AME-ABC e um professor de física apresentou algo relacionado a isso.

Embora o evento tenha sido com base no livro “Mecanismos da Mediunidade”, a abordagem com relação aos campos, ondas e afins, foi feito um paralelo de que há muitas semelhanças entre o Boson de Biggs e o Fluindo Cósmico Universal.

Abraços

alesohale
alesohale
5 setembro de 2012 2:34 pm

raph

Mto pretensa a intenção destes em afirmar a inexistência desta “vontade”. Pois se assim for, o que os leva a buscar provas de algo senão a vontade, mesmo que ínfima em relação a verdadeira vontade.

Sem a vontade e a imaginação (diferente de desejo e alucinação) não haveria a busca continua pelo aprimoramento e desenvolvimento.

Que seja! O que estes doutores da matéria começam a descobrir é um inicio… e árdua é esta jornada, pois, se a senda do adepto já é tortuosa, imagine a do materialista!

ale

alesohale
alesohale
5 setembro de 2012 1:37 pm

abstenho-me de citações e estas são declaradas a bel prazer.

não me imoporto com dedos apontados, contanto que sejam para apontar onde devo chegar.

parabens pela iniciativa caro Mestre Paco. suas palavras devem valer ouro em par com sua kabala, alias, gostaria de saber mais sobre a raiz dela.

uma citação de um autor para que eu posso estudar e quem sabe acompanhar seu raciocinio?

em poças d’agua não se afunda, mas, se pega doenças.

ale

raph
raph
5 setembro de 2012 1:20 pm

@Irmão do Goethe: Pois é, foi exatamente para evitar lidar com “o problema da vontade” que os materialistas eliminativos decidiram-se por não acreditar que existam mentes, ou subjetividade. Hoje conseguimos identificar ações motoras até meio segundo antes de elas serem percebidas conscientemente pelas pessoas que as iniciaram, mas isso não quer dizer que a decisão seja determinada apenas pelo cérebro “enquanto máquina”, e tampouco explica decisões bem mais complexas, não motoras. Em suma, nós observamos a luz a passar pelos fios de eletricidade da cidade neuronal, mas ainda não fazemos ideia de onde fica “a usina da vontade”. Segundo os… Read more »

Mestre Paco
Mestre Paco
5 setembro de 2012 1:02 pm

alesohale: Deus! Resp: 😀 ========= alesohale: Ha comentários que leio que prefiro crer que são alegorias fora da minha humilde compreensão. Resp: Se os meus comentários se encontram entre eles, na verdade são herméticos e subliminares necessitando da chave Kabalistica para sua total compreensão. ========= alesohale: amigos, sou novo aqui. conheci o site por indicação de um amigo Resp: Welcome. Seu amigo tem bom gosto. ========= alesohale: preciso saber o que se passa aqui. Resp: De maneira geral, Metafisica hardcore, Holismo Rock and roll, espiritualidade Jazzística e Pops teorias da conspiração alem claro, da clássica filosofia. Infelizmente nosso maestro medieval… Read more »

alesohale
alesohale
5 setembro de 2012 9:46 am

Deus!

Ha comentarios que leio que prefiro crer que são alegorias fora da minha humilde compreensão.

amigos, sou novo aqui. conheci o site por indicação de um amigo. preciso saber o que se passa aqui.

vcs costumam se reuniar? conhecem uns aos outros?

desculpem perguntar, mas, ha comentarios aqui que parecem banhados em acido lisergico. parecem brincadeira.

ale

Anônimo
Anônimo
3 setembro de 2012 10:29 pm

que silêncio sepulcral, meninos…
aplicados! ainda estudando antes de começarem as altercações.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.