SHAKTIPAT E O ESPÍRITO SANTO

Shaktipat é um termo em sânscrito que significa “toque de energia“. É o modo como o guru (ou professor espiritual) confere seu poder espiritual (ou despertamento) ao discípulo / estudante. Shakti se traduz como energia e pat como toque. O “toque” não é necessariamente físico, podendo a transmissão ser feita pela palavra sagrada ou mantra, um olhar, um pensamento ou um sopro.

A autora Barbara Brennan, no livro Mãos de Luz, descrive o Shaktipat como a projeção da “aura” do guru sobre o discípulo, pela qual o discípulo adquire o mesmo estado mental do guru.

As escolas de yoga em que os gurus realizam a prática de Shaktipat são a Siddha Yoga, o Bhakti Yoga e o Maha Yoga. Mas, como já falei aqui, tal prática não fica circunscrita à Yoga, muito menos ao oriente. Vemo-la na Bíblia (Marcos 5:25-34), na tradição Sufi e até mesmo hoje, no Brasil, no “animismo” do Espiritismo e no “Espírito Santo” das Igrejas Evangélicas.

Assim que eu vi o vídeo abaixo, lembrei imediatamente do que já tinha visto em Igrejas, especialmente na técnica de se aproximar e falar(?) algo no ouvido da pessoa:

Na Índia: “Shaktipad pelo sopro”; o despertar da Kundalini (Disciple given Shaktipat through breath)

No Brasil: “Avivamento Extravagante”; transferência de virtude vinda do alto (Transferindo a Unção do Esp. Santo)

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
69 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.