O EVANGELHO DE TOMÉ (parte 3)

Evangelho de Tomé

Continuamos com a última parte dos trechos do Evangelho Apócrifo de Tomé, comentados pelo maravilhoso filósofo Huberto Rohden em seu livro “O quinto Evangelho”. Desta vez vamos enfocar o aspecto do “Reino de Deus”, ou “Reino de meu Pai”, que Jesus disse que veio instaurar aqui na Terra. Uma leitura atenta da Bíblia já demonstra que o “Reino” é metafísico, e que sua execução não depende só da vontade de Jesus ou de Deus, mas da transformação interior da alma de cada um para que o “Reino” possa nela fazer morada. Não tem nada a ver com “aceitar Jesus” ou batizar-se. Aliás, poderíamos trocar a palavra “Reino” (um tanto em desuso, já que a monarquia acabou) por “Força” que dá no mesmo!

Eu, como a maioria das pessoas, tinha a impressão de que apreender os ensinamentos de Jesus era menos relevante do que aceitar Jesus (seja lá o que isso fosse). E eu não ia aceitar nada por imposição. Graças a milhares de anos de dogmas, acreditava, como a maioria, que Jesus era a salvação e quem o seguisse estava salvo. Só que eu não aceitava essa “salvação in a box”, e nunca realmente atentei para o fato de que Jesus em nenhum momento fala que se pode comprar ou adquirir a salvação por intermédio de alguém, seja através da religião, ou dele mesmo. Não atentei que essa imagem foi construída por Paulo de Tarso.

A mudança em mim ocorreu repentinamente, como um raio. Bastou eu botar os olhos na seguinte frase do Evangelho de Tomé:

“Jesus disse: Se vossos guias vos disserem: o Reino está no céu, então as aves vos precederão; se vos disserem que está no mar, então os peixes vos precederão. Pois bem, o Reino está dentro de vós, e também fora de vós. Se conseguirdes conhecer a vós mesmos, então sereis conhecidos e compreendereis que sois filhos do Pai vivo. Mas, se não vos conhecerdes, vivereis em pobreza, e vós mesmos sereis essa pobreza.”
(Evangelho de Tomé v. 3)

evangelho aquariano cartaz armario

O choque foi tão profundo que eu a imprimi e coloquei-a na porta do armário, pra vê-la todo dia. Era algo que estava no meu íntimo há muito tempo, mas que não tinha ainda encontrado o “fermento” pra crescer. E ali estava o detonador… Talvez isso não signifique muito pra vocês, que têm hoje acesso a tantos escritos esotéricos, mas em 1999 isso me pegou de surpresa. Eu estava tão revoltado (ou, às vezes, sedado) pela mediocridade ao meu redor que não atentava para o fato de que eu (querendo ou não) convivia com ela e (assim) fazia parte dela. Percebi que eu podia SIM me livrar dessa “pobreza” seu EU mudasse, se EU crescesse. Então adotei o lema “por uma vida menos ordinária” e passei a investir mais em mim e, como resultado direto, surgiu esse blog (como já falei antes: o aprendizado é mais pra mim do que pra vocês). Eu ganho, todos ganham, e juntos conseguiremos crescer, evoluir, mesmo estando no país dos Big Brothers.

“Jesus viu crianças de peito a mamarem. E ele disse a seus discípulos: Essas crianças de peito se parecem com aqueles que entram no Reino. Perguntaram-lhe eles: Se formos pequenos, entraremos no Reino?
Respondeu-lhes Jesus: Se reduzirdes dois a um, se fizerdes o interior como o exterior, e o exterior como o interior, se fizerdes o de cima como o de baixo, se fizerdes UM o masculino e o feminino, de maneira que o masculino não seja mais masculino e o feminino não seja mais feminino – então entrareis no Reino.”

(Evangelho de Tomé v. 22)

Huberto Rohden: O Mestre não espera que seus discípulos sejam crianças, mas que sejam como crianças. O que a criança faz por primitiva ignorância, deve o homem espiritual fazer por avançada sapiência. A criança ignorante age por vacuidade, o homem sapiente age por plenitude. Vistos por fora, a criança e o sapiente são muito parecidos, mas por motivos diametralmente opostos, pois os extremos se tocam.
O homem unilateralmente erudito é, quase sempre, um homem cheio de complexos e complexidades, artificialismo e arrevezamentos curvilíneos. Por outro lado, o homem de sabedoria onilateral, de experiência profunda e vasta, é sempre um homem simples e benévolo, um homem de atitude lhana e retilínea.
No Universo e na humanidade tudo é bipolarizado; mas no homem-ego essa bipolaridade tem caráter de contrariedade, ao passo que no homem-Eu essa bipolaridade se transforma numa harmoniosa complementaridade. De maneira que o dois, sem deixar de ser dois, aparece como um perfeitamente unificado.

“Disse Jesus: Eu vos escolherei, um entre mil, e dois entre dez mil. E eles aparecerão como um só.”
(Evangelho de Tomé v. 23)

Huberto Rohden: O homem sensorial é pluralista.
O homem mental é dualista.
O homem espiritual é unista ou monista.

Pelos sentidos o homem percebe o Universo como uma imensa diversidade sem a menor unidade.
Pela inteligência, o homem analisa o Universo como uma dualidade entre causa e efeito.
Pela razão espiritual o homem intui o Universo como uma Essência Una e Única que se manifesta em existências múltiplas.

“Disse Maria a Jesus: Com quem se parecem os teus discípulos?
Respondeu Jesus: Parecem-se com garotos que vivem num campo que não lhes pertence. Quando aparecem os donos do campo, dirão estes: Deixai-nos o nosso campo. E eles desnudam-se diante deles e lhes deixam o campo.”

(Evangelho de Tomé v. 21 – parte 1)

Rohden: Maria – a mãe de Jesus, ou alguma das outras Marias do Evangelho – quis saber com quem se pareciam os discípulos de Jesus, e o Mestre deu a maravilhosa resposta acima: O verdadeiro discípulo do Cristo se parece com alguém que vive num campo alheio, exatamente como a alma humana que não vive em sua pátria, mas num campo de imigração terrestre, onde tem de passar alguns decênios para colher experiências através do corpo material, que lhe foi emprestado por seus pais. Este mundo é de outro dono, como afirma o próprio dono quando diz: “Eu te darei todos os reinos do mundo e sua glória, porque são meus e eu os dou a quem eu quero”; e Jesus confirma as palavras do anticristo dizendo; “O dominador deste mundo, que é o poder das trevas, tem poder sobre vós”. A alma humana, que veio de outras regiões foi enviada temporariamente para o campo alheio desta terra, não por punição, mas para ulterior evolução.
Ultimamente, um grupo de cientistas atômicos da Universidade de Princeton, publicaram a sua Cosmo-visão, ou “Gnose”, em que declaram que sem uma “resistência” entre espírito e matéria não é possível a evolução do espírito, que, em forma individual se chama alma. Resistência é dificuldade, sofrimento, fator indispensável para a evolução.
Depois de certo tempo, os donos do campo Terra expulsam da sua propriedade o imigrante alma, e ela deixa o campo do mundo, sem levar nada, totalmente desnuda no seu Eu espiritual; devolve aos donos do campo até o material do seu corpo, que da terra recebera.

Se Didymos Thomas, o autor deste Evangelho, não tivesse escrito nada senão estas palavras, seria suficiente para incluí-lo entre os grandes iniciados cósmicos da humanidade.
Todo o verdadeiro discípulo do Cristo se considera um emigrante do Além e imigrante do Aquém; não se apega fanaticamente ao campo alheio do mundo material, nem o rejeita acerbamente; mas serve-se dele benevolamente para sua evolução ascensional, como um meio para colher experiências na longa jornada através das muitas estâncias que há em casa do Pai celeste. Graças a ti, Maria, que deste oportunidade a Jesus para dizer tão maravilhosas palavras a seu discípulo Tomé.

“Por isto vos digo eu: Se o dono da casa sabe quando vem o ladrão, vigia antes da sua chegada e não o deixará penetrar na casa do seu reino para lhe roubar os haveres. Vós, porém, vigiai em face do mundo; cingi os vossos quadris com força para que os ladrões não encontrem caminho até vós. E possuireis o tesouro que desejais. Sede como um homem de experiência, que conhece o tempo da colheita, e, de foice na mão, ceifará o trigo. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”
(Evangelho de Tomé v. 21 – parte 2)

Rohden: Estas palavras são a continuação da parábola precedente sobre a criança inocente em campo alheio. Os donos do campo terra são ladrões profissionais e procuram sempre roubar-vos os tesouros do reino da alma. Por isto, deveis estar sempre alerta, para que o mundo profano não penetre no santuário do vosso espírito.
Estar de quadris cingidos é estar prontos para a viagem, dispostos para partir a qualquer momento para regressar do exílio terrestre à pátria celeste, com rica colheita de experiências. Então tereis seguro o tesouro que adquiristes durante a vossa estada no campo alheio da terra.
Tende a visão da vossa maturidade, e não queirais permanecer em terra alheia quando é chegada a hora da vossa partida para regressar à querência do Além.

Morrer é tão natural como nascer e viver.

“Jesus disse: O Reino do Pai é semelhante a um homem que semeou boa semente em seu campo. De noite, porém, veio seu inimigo e semeou erva má no meio da semente boa. O senhor do campo não permitiu que se arrancasse a erva má, para evitar que, arrancando esta, também fosse arrancada a erva boa. No dia da colheita se manifestará a erva má. Então será ela arrancada e queimada.”
(Evangelho de Tomé v. 67)

Rohden: É esta a conhecida parábola do joio no meio do trigo, no Evangelho de Mateus. Advertência é sempre esta: Deus não quer que os maus sejam separados dos bons durante o período evolutivo dos dois. Os maus têm o mesmo direito de serem maus como os bons têm o direito de serem bons. As leis cósmicas não exterminam os maus por amor aos bons, mas deixam crescer os dois um ao lado do outro, até a total maturação deles.

Por que?
Porque a separação entre bons e maus não deve ser feita por interferência alheia; ela é feita por eles mesmos como conseqüência da sua evolução interna, positiva ou negativa. São os próprios bons e os próprios maus que fazem a separação definitiva; não há nenhum fator externo que intervenha; nenhum Deus externo manda os bons para o céu, nem manda os maus para o inferno; céu e inferno são o produto automático da própria evolução humana. Tanto o bem como o mal culminam no Infinito, seja no Infinito positivo do Todo, seja no Infinito negativo do Nada. Os bons se integram no Eterno Existir; os maus se desintegram no eterno Inexistir.
As leis cósmicas agem com absoluta matematicidade. É o próprio homem que, por seu livre arbítrio, se integra ou se desintegra, se realiza ou se desrealiza. Nenhum suposto Deus externo é necessário para isto, como ensinam certas teologias. O Deus interno, ou o anti-Deus interno do homem é o autor do céu ou do inferno, da vida ou da morte.

Esta parábola como se vê, não identifica a sorte final dos bons e dos maus; esta sorte final é diametralmente oposta uma à outra. O que a parábola afirma claramente é que a decisão final depende do homem e não de Deus. Aqui poderíamos repetir as palavras do poeta-filósofo inglês: “Eu sou o senhor do meu destino, eu sou o comandante da minha vida”.

“Disse Jesus: Felizes sois vós, os solitários e os eleitos, porque achareis o Reino. Sendo que vós saístes dele, a ele voltareis.”
(Evangelho de Tomé v. 49)

Rohden: O mundo proclama felizes os homens sociais e ruidosos. O homem ego detesta o silêncio e a solidão, porque é para ele ausência e vacuidade – ao passo que a sociedade ruidosa é, para o profano, presença e plenitude. Muitos são os chamados, poucos os escolhidos e muitos são os vocados, poucos os evocados.
As eternas leis cósmicas são essencialmente hierarquizantes, verticalizantes, servindo-se de grandes multidões para realizar uma pequenina elite. Não interessa às leis cósmicas a massa quantitativa, mas sim a elite qualitativa. A elite conduz, a massa é conduzida. A elite é alma, a massa é corpo.
Todos vieram do Reino; todos fizeram o seu egresso, poucos realizarão o seu regresso, porque poucos conscientizam o ingresso. Quem não conscientiza o seu ingresso não realiza o seu regresso ao Reino. O egresso do Reino é obra de Deus, o ingresso em si e o regresso ao Reino são obra do homem. Deus creou o homem o menos possível, para que o homem se possa crear o mais possível.
A auto-creação do homem pelo ingresso místico é a suprema razão de ser do homem aqui na terra. Esse ingresso em si só é possível graças à resistência que o espírito encontra em face da matéria e sua vitória sobre a matéria.

Onde não há resistência não há sofrimento.
Onde não há sofrimento não há evolução.
Onde não há auto-realização não há regresso ao Reino.

“Bendito o leão comido pelo homem, porque o leão se torna homem! Maldito o homem comido pelo leão, porque esse homem se torna leão!”
(Evangelho de Tomé v. 7)

Rohden: O leão simboliza o ego humano, que o apóstolo Pedro, na sua primeira epístola, identifica com o diabo. Segundo as palavras de Jesus, satanás ou diabo é o ego mental do homem, quando se opõe ao Eu espiritual.

“Jesus disse: Eu estava no meio do mundo e me revelei a ele corporalmente. Encontrei todos ébrios, e não encontrei nenhum deles sedento. E minha alma sofria dores pelos filhos dos homens, porque eles são cegos no seu coração e nada enxergam. Assim como entraram no mundo vazios, querem sair do mundo vazios. Agora estão bêbados, e só se converterão se abandonarem o seu vinho.”
(Evangelho de Tomé v. 28)

Rohden: O homem profano vive numa permanente embriaguez das coisas do ego material-mental-emocional. E por isto não tem sede das coisas espirituais do Eu. São cegos para a Verdade, porque só enxergam as ilusões.
Todo o homem entra neste mundo sem nada, mas não deve sair do mundo sem nada. A razão-de-ser da nossa encarnação terrestre é adquirirmos algo que não nos foi dado, crearmo-nos mais do que Deus nos creou. De Deus recebemos a nossa alma como carta branca; mas não lhe podemos devolver como carta branca. Se devolvermos a Deus o que de Deus recebemos, seremos iguais àquele “servo mau e preguiçoso” da parábola dos talentos, que devolveu o mesmo talento que recebera.

A nossa missão terrestre é realizarmos pelo poder creativo do livre arbítrio valores que Deus não nos deu, mas para cuja creação nos deu potencialidade creativa. O homem deve atualizar as suas potencialidades creadoras; isto é ser “servo bom e fiel e entrar no gozo do seu Senhor”. Quanto ao corpo, sim, sairemos do mundo assim como no mundo entramos, sem nada. O corpo nos foi emprestado como embalagem pêlos nossos pais e pela natureza. Devolveremos à natureza o que da natureza recebemos. Mas temos de restituir a Deus o que de Deus recebemos mais aquilo que creamos com o nosso livre arbítrio, porque o homem não é apenas uma creatura creada, como os animais, mas uma creatura creadora. Quem pode, deve; e quem pode e deve e não faz, crea débito – e todo débito gera sofrimento. O homem é uma creatura potencialmente creadora, e seu dever é fazer-se uma creatura atualmente creadora. É esta a grande Verdade insinuada pelas palavras de Jesus acima citadas.

“Disse ele: Senhor, muitos rodeiam a fonte, mas ninguém entra na fonte.”
(Evangelho de Tomé v. 74)

Rohden: Já no início da Era Cristã, lamentava o grande Orígenes, de Alexandria, que muitos falassem do Cristo e poucos se cristificam. Muitos sabem que existe uma fonte de águas vivas, poucos bebem dessa água. Este mesmo fenômeno, aliás, se repete no mundo inteiro: quase toda a Ásia conhece a sabedoria de Buda, de Krishna, de Lao-Tse: muitos admiram as “quatro verdades nobres”, a Bhagavad Gita, o Tao Te King – e poucos descem à profundeza dessas fontes de sabedoria vivenciando-a. Quase todo o ocidente, europeu e americano, se diz cristão: muitos lêem os Evangelhos, fazem sermões, conferências e escrevem poesias sobre os ensinamentos de Jesus – mas quantos orientam a sua vida pelas grandes verdades do Cristo?

É fácil andar ao redor da fonte, espelhar-se em suas águas; contemplar a sua limpidez – sem beber uma gotinha das suas águas vivas. Difícil é descer às profundezas da fonte, beber da sua vida e vitalizar com ela todos os setores da vida. No colóquio com a samaritana, disse Jesus: “Se tu conhecesses o dom de Deus e aquele que te fala, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva, e essa água se tornaria em ti uma fonte de águas vivas, jorrando para a vida eterna”.
No princípio, as águas parecem fluir de fora para dentro de nós; no fim, porém, verificamos que se formou dentro de nós mesmos uma fonte de águas vivas, que nós mesmos somos uma nascente – e então essas águas jorram de dentro para fora, beneficiando também os outros. Ninguém pode ser beneficente antes de ser benevolente. Ninguém pode fazer bem aos outros se não for bom em si mesmo. Ninguém pode fazer transbordar as suas águas, se não tiver plenitude delas. Somente a plenitude interna é que pode transbordar externamente. Somente a consciência mística pode transbordar em vivência ética.

Quem não descer à profundeza da fonte, perde o seu tempo em rodear a fonte.

“Disse Jesus: Quem conhece o universo, mas não se possui a si mesmo, esse não possui nada.”
(Evangelho de Tomé v. 67)

Rohden: O Evangelho, como se vê, é puro auto-conhecimento, que culmina em auto-realização. Todos os grandes Mestres da humanidade, do Oriente e do Ocidente, são unânimes em pôr o auto-conhecimento acima de qualquer alo-conhecimento.

As teologias antigas giram em torno do conceito “salvação”. O conceito salvação sugere uma conotação de escapismo futurista, póstumo, ao passo que o conceito auto-realização é decididamente presentista, compreendendo a vida total do homem, terrestre e celeste; o homem deve iniciar a sua verdadeira realização, o Reino de Deus. interno e externo, aqui e agora, harmonizando a sua consciência mística e sua vivência ética com a Divindade. Quem só conhece o Universo, mas ignora a si mesmo, conhece muitos nadas: mas quem se conhece a si mesmo, conhece sua alma, que é também a alma do Universo. O homem e o cosmos são concêntricos – o centro de ambos é Deus. Realizar-se é conscientizar Deus em si mesmo e conscientizar Deus no Universo. Realizar-se é Universificar-se.
O homem intelectual – escreve Einstein – descobre aquilo que é (das was ist), mas o homem espiritual realiza em si aquilo que deve ser (das was sein soll)’, aquele é um descobridor de fatos, este é um creador de valores. Valor é Realidade eterna, fatos são reflexos passageiros. Do substantivo latino factum veio o adjetivo facticium, que mais tarde deu ficticium; quer dizer que os fatos são fictícios e não reais.

Quem conhece o Universo todo conhece mil coisas fictícias, como quem se apoderou de um grande número de zeros: 000000. Mas se conhece a si mesmo possui um valor real, como o “1”. Nenhum zero se pode auto-valorizar, porque representa uma nulidade, uma vacuidade, uma ficção; mas, quando a nulidade do zero se coloca ao lado direito da Realidade “1”, deixa de ser nulidade e adquire quantidade: 1000000. Todos os zeros foram valorizados pelo valor “1”; todas essas nulidades foram desnulificadas e quantificadas pela qualidade.
O homem que crea valores metafísicos em si mesmo pelo auto-conhecimento pode desnulificar as nulidades físicas e valorizá-las.
O homem profano joga só com zeros, é milionário de zeros: 00000000.
O místico isolacionista descobriu o valor “1” e rejeitou os zeros.
O homem-cósmico depois de abandonar os zeros para realizar o “1” e depois revogou do exílio os zeros, construiu a grande síntese: 1000000.

Nesse sentido escreveu Albert Schweitzer: “O cristianismo é uma afirmação do mundo que passou pela negação do mundo”.

Referência:
O Evangelho de Tomé (Parte 1);
O Evangelho de Tomé (Parte 2);
O Evangelho de Tomé Online (Todos os versículos, numa tradução feita pelo professor e filósofo Huberto Rohden, baseada na versão francesa de Phillipe de Suarez, feita diretamente dos manuscritos em língua copta);
Gospel of Thomas Commentary (Site em inglês com diversas traduções e comentários, inclusive com o texto original copta e grego)

3.8 5 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
164 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Sandra
Sandra
8 maio de 2005 4:19 pm

Aí gente,muita luz e paz a todos e hoje gostaria de deixar algo para as mamães do pedaço(aí monaliza!!!) Muito amor…ele pode tudo….

Mano Piper
Mano Piper
8 maio de 2005 10:16 am

Oi tiza, mais ele mesmo admitiu que era farsante, poh será que de todos os espiritas aqui ninguem nunca chego a pegar uma entrevista dele em jornais, revistas ele em mesmo admitindo tal fato…Chico criava personagens, muitos reporters quando iam entrevista ele criavam um determinado falecido que nunca existiu e o chico criava toda uma historia em cima disso, já começa por ai. Talvez seu pai por está envolvido por tudo aquilo e pelas palavras de 171 do chico nesse dia acabo se emocionando por causa disso, esses médius convecem qualquer um com certa frases, “as famosas frases prontas de… Read more »

Mano Piper
Mano Piper
12 maio de 2005 10:54 am

Amigos em primeiro lugar não fiquem com raiva de mim, ok. Vcs parecem que estão ficando com raiva por expor o espiritismo como uma farsa, mais é verdade, será que vcs não percebem as inumeras falhas ? Essa religião é fantasiosa, vamos ao fatos mais antes Acid não estava me referindo ao 1° post interessado ao “Anonimo” e sim o segundo que vc não apenas o alterou como tbm acrescentou algu em negrito, se vc fica modificando meus posts nem prefiro posta mais. Bom, Acid vc se diz grande conheçedor da vida de Chico certo ? isso que irei escreve… Read more »

Ale
Ale
11 maio de 2005 5:55 pm

Aee Amiko… ehhe… Mais um pro Aleísmo, ou Alecismo, ou Alexismo, chamem como quiser… ehhehe.. É amor no coração e já era!!! uhuhuh… Já deu prá perceber que o SDM é espírita, e tem um carinho mto grande pelo Chico… Também já deu prá perceber que o Mano Piper não acredita em mediunicidade, ou pleo menos não acredita na mediunicidade do Chico, mas pelo que percebi é em geral mesmo…(me corrija se estiver errado) Cada um aqui tem sua idéia religiosa, segue certos caminhos, por inúmeras razões diferentes, cada um tem a sua cabeça… O que digo agora, é “uma… Read more »

Amiko
Amiko
11 maio de 2005 4:41 pm

É isso ai Ale, agora sou alecista ou alista ou algo assim…amém(hahah)

Não é uma questão de defender ou não o espiritismo e sim de não condenar sem motivo toda a vida do Chico. Que para Quevedo é uma farsa.

Se somos da religião x ou y ou sem religião, tudo bem de toda forma o que conta é o que temos de bom no coração…e nisso eu estou 100% com o Mano Piper.
O que não impede que eu tenha a minha.

Um abraço pra todo mundo. 🙂

Ale
Ale
11 maio de 2005 4:25 pm

Tiza, vai ver foi pq eu bati ela na cabeça depois do show… heheh… se prá o tranco botou os parafusos no lugar… ou tirou de veiz… heheheh…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
11 maio de 2005 4:21 pm

Tiza, os comentários estão abertos justamente pra não haver o favorecimento de um lado (o meu) em detrimento de outros. Você participa bastante, mas creio que muitas outras vozes estão deixando de ser ouvidas. Participem!

Titanico
Titanico
11 maio de 2005 4:21 pm

Minha passagem agora será a última sobre esse assunto. A meu ver, não se está discutindo o certo e errado das religiões, mas fazendo ver que é fácil jogar conceitos sem sustentá-los. Não estou discutindo pelo Espiritismo, mas tão somente para que todos tenham consciência crítica e não aceitem NADA sem pesquisar ou querer saber o porquê. Por isso, entendo o que o Acid disse no sentido de que para a Doutrina dos Espíritos, nada fica vago, encontramos explicações lógicas para tudo. E para quem estuda sobre ele, sabe que é verdade. Não conheço muitas religiões, mas como estudo sobre… Read more »

tiza
tiza
11 maio de 2005 4:10 pm

Ale nem pense em rachar guitarra na sua cabecinha…ela está cada dia melhor… é por aí mesmo.. AMOR E PAZ SEMPRE repolhada.
beijos

x-builder
x-builder
12 maio de 2005 11:37 am

Piper, supondo q o Chico seja uma farsa, ele seria o farsante mais louco da história. Pq um farsante pegaria todo o dinheiro dos seus livros para empregar em 2000 intituições de caridade?

Mesmo que ele fosse um farsante, nada tiraria o mérito de seus gestos de caridade com os pobres, e os necessitados.

Amiko
Amiko
12 maio de 2005 11:58 am

Blz Mano Piper, Não dá pra levar este papo adiante, pois pra conversar sobre determinados assuntos(no caso o espiritismo) deve-se ter um mínimo de conhecimento…e não me leva a mal mas, você não demonstra o menor conhecimento ou estudo dessa doutrina, pois o que você falou pode ser facilmente rebatido por qualquer espírita, mas você não concordaria, então fica assim. Isso me lembrou uma conversa que tive com um evangélico que tentou me levar para a sua igreja e o seu principal argumento era sobre o inferno. Como eu não acredito no inferno (na visão evangélica). A conversa ficava travada… Read more »

Mano Piper
Mano Piper
12 maio de 2005 12:10 pm

x-builder Essa é a parte positiva da historia, como pessoa ele era uma pessoa extraodinária, em momento algum eu disso o contrário aqui. Só que ele usou em meios de uma doutrina cheias de mentira mais com intenções boas no final e isso justifica toda sua causa. []’s Amiko Não fique triste, tbm já perdi amigos caninos que eu curtia muito a componia, realmente deixa a gente muito triste. A respeito do que vc disse, por que vou me aprofunda em algu cheio de fantasia ? Que pegam tudo de outras religiões em incorpora dentro dessa doutrina. Sinceramente não vejo… Read more »

tiza
tiza
12 maio de 2005 12:21 pm

Amiko “Hay de se endurecer más sin perder la ternura jamás”
(+/- espanhol, Neruda)
Poxa ele era muito novinho ,de que foi que ele morreu? Era de que raça? tem umas meio dengosas… Amo cachorros de qualquer raça, choro muito por causa deles, sou maior de 34 , e acho que eles merecem tudo de bom,sabem ser
amigos,companheiros incomparáveis,
sem ofensa a raça humana…. 😀

Radical Chic
Radical Chic
12 maio de 2005 1:19 pm

Ufa, ando meio sem tempo para acompanhar… mas gostei muito das colocações do Ale. Não tiro a razão do Piper em desacreditar… mas concordo com o Ale que só podemos falar de algo tendo provado. Por muitos anos fui atéia, mas nunca gostei disso pq era algo imposto, eu queria mais, razões para continuar sendo atéia. Só que acabei sendo convidada para trabalhar em um centro espírita (mesmo sem ser espírita e sem nunca ter estudado…) e de repente me vi sentindo coisas que eu não podia negar! Eu sou médium de psicografia (que aliás, é o mais fácil de… Read more »

Titanico
Titanico
12 maio de 2005 1:45 pm

Piper… Acho que ninguém tá com raiva. Mas, todos os conceitos que aqui foram expostos de maneira lógica, vc não conseguiu rebater racionalmente. Preocupou-se apenas em afirmar que o Espiritismo é uma farsa, mentira, seguidores são fantasiosos, etc. Procure se informar mais para ter mais firmeza no que está dizendo. Não existe contradição alguma, é vc que não conhece. Um exemplo: questão do Livro dos Espíritos: 628 – Por que a verdade não esteve sempre ao alcance de todos? “É necessário que cada coisa venha a seu tempo. A verdade é como a luz: é preciso que nos habituemos a… Read more »

x-builder
x-builder
12 maio de 2005 2:33 pm

Piper, vc nao respondeu a pergunta. Diga-me: “qual seria a lógica de montar uma farsa e nao ficar com o dinheiro?” E ainda mais, por que manter uma farsa e ao mesmo tempo nao ter dinheiro para quase nada?

Queria uma resposta plausível sua.

x-builder
x-builder
12 maio de 2005 2:49 pm

Piper, sendo farsa ou nao. Os livros dele sempre me engrandeceram interiormente. Como o próprio Emmanuel disse ao Chico. “As pessoas não são obrigadas a seguir sua cartilha” .

Ale
Ale
12 maio de 2005 2:51 pm

Amiko, espero que você supere logo essa perda sem sofrer muito… é difícil perder um ente querido, principalmente quando ele é novo e acontece de maneira inesperada… Pro pessoal que gostou dos meus comentários, valewz… !!! Sobre essa discussão, queria falar que por muito tempo já pensei da mesma maneira que o Manu Piper, e ainda num acredito em Espiritismo, Reiki, Mahikari, Universal, e qualquer religião que têm ensinamentos, hierarquia, e coisas do tipo, mas não é bem uma descrença, é mais que uma não-aceitação de alguns valores e não-identificação com a religião, sei lah, quando eu entro num centro… Read more »

Ale
Ale
12 maio de 2005 2:58 pm

X Builder, essa eu respondo… Nem todos os que fazem farsas são movidos pelo dinheiro, muitos o fazem por amor, como uma mãe que mente para o filho comer algo, ou prá não sair de madrugada, ou prá não usar drogas, afinal, mente por preocupação… Se Chico Xavier era uma farsa, ele fez essa farsa para dar fé as pessoas, foi a maneira que ele encontrou de ajudar o máximo de pessoas possíveis… Mas eu penso, que se alguém passa mensagens de fé, com amor, mesmo que ele tenha tirado tudo que ele fez da cabeça, o trabalho dele foi… Read more »

tiza
tiza
11 maio de 2005 4:00 pm

“E por isso eu te faço essa queixa…”: Realmente, me perdoem , mas por aqui existe uma inegável defesa em muito, mais feérica , quando o assunto é o Espiritismo ,do que a que se se fizesse necessária a qualquer outra religião postada aqui e discutida…já vi argumentos como esses não salvarem outras por aqui talvez pelo fato de que : “Mas certas pessoas sempre procuram o “porque”, e é pra isso que se presta o espiritismo,para agir como mola propulsora de uma fé raciocinada.” Vc sem dúvida SDM é um filósofo e tanto ,sobra-lhe inteligência , versatilidade e raciocínio… Read more »

Ale
Ale
11 maio de 2005 3:21 pm

Uma coisa, essa discussão não vai a lugar nenhum, pois é baseada no mais íntimo da crença de cada um, vocês ficarem discutindo que espiritismo é farsa ou não é a mesma coisa que eu chegar prum neo-nazista e falar que o Hitler era viado, no mínimo eu tomo um murro na cara, e o cara num vai deixar de acreditar… O que quero dizer é que, ao invés de ficar procurando fatos e provar cientificamente o que existe ou não, vamos simplesmente viver nossas vidas dos nossos jeitos, tentar conhecer mais um ao outro, aprender uns com os outros… Read more »

x-builder
x-builder
11 maio de 2005 3:20 pm

Coincidência ou não, comecei ontem a ler o livro “As vidas de Chico Xavier”. É um livro que vc não consegue parar de ler. Além de muitas passagens ter me comovido muito com os gestos de humildade do Chico, entre as dificuldades que ele passou na vida.

Aretha
Aretha
8 maio de 2005 11:38 am

Estou encantada com seu blog e seu estudo, vc é realmente especial.Sempre venho no anonimato mas gostaria a partir de agora fazer parte do mundo da matrix e opinar pois adoro debates. Um grande abraço, e voltarei.

Titanico
Titanico
8 maio de 2005 2:41 pm

Fala Piper… A brincadeira que fiz sobre o boneco, foi sobre sua idéia de que Espiritismo é Vodu… como sou Espírita, logo faço Vodu! Além do que, citei alguns assuntos aqui discorridos sobre mediunidade, crianças índigo, X-Men, Comando Estelar, psiquismo, Júlio Verne, Dante Alighieri e do filme Rocky IV. O caso que vc cita sobre o Padre Quevedo, acho que assisti também. Mas não era Vodu, era uma espécie de Ocultismo, diferente do Espiritismo. Por desconhecimento, muitos confundem Ocultismo, Quimbanda, Macumba, Candomblé e Umbanda (tradicional e branca), com a Doutrina dos Espíritos. Mas, o que eles tem em comum, é… Read more »

tiza
tiza
8 maio de 2005 9:35 pm

Meu amigo Piper,já pensou que sua vizinha podia já estar com esses problemas antes de buscar ajuda no Espiritismo …é o que geralmente acontece..por que vc não conversa com ela e descobre o problema ou o lugar que ela tem ido e a aconselha..existe um mito contrário ao conselho…certamente não veio do Bem ; muitas vezes na vida a gente precisa vencer as barreiras sociais , deixar de viver essa patética vida de estarmos perto e agirmos como autômatos indiferentes…quebre as regras ,vc já foi tão sensível observando o erro ,ajude-a efetivamente,o máximo que vc pode escutar é; “Te conheço?”… Read more »

Amiko
Amiko
8 maio de 2005 11:20 pm

Oi Mano Piper, Concordo com o Acid e com o Titânico e por isso não tenho muito o que dizer, mas também nunca li nada sobre o Chico dizer que a mediunidade era tudo farsa. Caso saiba nos informe onde você leu, pois se realmente ele falou isso então acredito mais em uma interpretação errada do texto, ou por você ou pelo entrevistador. Creio que está confundindo espiritismo e generalizando com tudo o que é espiritualista. Dê uma olhadinha nas obras básicas do espiritismo, de mente aberta e sem preconceito, assim você vai notar a grande diferença que há. É… Read more »

Mano Piper
Mano Piper
9 maio de 2005 12:14 pm

Saindo da Matrix Talvez eu tenha me precipitado mesmo, mais sim o chico admitiu que era tudo uma farsa, saiu em jornais num lembro direito qual era, pois faz muito tempo, foi isso que expliquei reporter iam até ele inventavam um falecido e ele inventava toda uma historia emcima disso, depois os reporter revelava que tal falecido não existia, diante disso chico ria com a simplicidade de sempre e dizia vc me pego e dizia: “mais vc sabe por que e por quem eu faço isso né amigo ?” Isso nunca chego com muito impacto ao publico pelo simples motivo… Read more »

tiza
tiza
9 maio de 2005 1:24 pm

È Mano Piper ,assim fica muito difícil..que Deus providencie uma oportunidade de vcs conversarem , porque vc sabe que o erro dificulta a chegada da ajuda , de gente como vc ,ele é mau e quer ver a pessoa sofrer….Ela pode vir,devido a essa distância, a ficar sem seu esposo o que será muito triste mesmo.Amo essa sua preocupação com as crianças e concordo com vc ,as crianças são mais puras que a gente e são elas que trazem as novidades e as melhorias…”Vinde a mim as criancinhas porque é delas o reino dos céus.”ficar enchendo as lindas cabecinhas delas… Read more »

Mano Piper
Mano Piper
10 maio de 2005 11:06 am

Concordo com tudo que vc disse TIZA, por esse motivo repassei essa experiencia a todos, pra terem muito cuidado com esse lado negativo do espiritismo sobre as crianças, muitos aqui pregam direto que é bom mais no fundo não é bem assim, pode traze muita coisa ruim pelo que percebi. E sempre digo nenhuma religião faz ninguem ser especial e de bom de coração, a pessoa já nasce assim. Caso do Chico ele já nasceu uma pessoa boa, não foi o espiritismo que o fez assim, Deus colocou essa boldade nele desde criança, tanto que o espiritismo foi apenas um… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
10 maio de 2005 11:40 am

Basicamente porque aqui não é lugar pra lavar roupa suja. Se quiserem se digladiar troquem e-mails e se matem.
Pelo IP parece que o anônimo nunca escreveu aqui antes, então relaxa e devolve o “presente” ao remetente.
http://www.acid.blogger.com.br/2003_06_01_archive.html#2914961

Mano Piper
Mano Piper
10 maio de 2005 12:30 pm

Lava roupa suja ? putz nem falo nada o cara que me ofende e eu tenho que ficar queto, sendo que vc mesmo quando algu é atribuido a sua pessoa vc revida numa boa sem ofende ninguem, eu fiz a mesma coisa. A proposito aqui estão as provas que eu falo amigo Acid, eu nunca falo algu sem ter base em algu lugar. Leiam até o final, bem no finalzinho tem a parte dos reporters inventando os “falecidos” para chico pisgrafa-los, e olha que nem tive muito trabalho em achar algu, mais não consegui achar a um img do Jornal… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
10 maio de 2005 1:11 pm

Olá Mano. Não acredite em tudo o que lê, principalmente se vier de um inquisidor com o Padre Quemedo. A mentira corre tão solta nesse artigo, que já foi todo analisado pelos espíritas e a verdade veio à tona já há algum tempo. Eu até comentei sobre isso aqui:

http://www.acid.blogger.com.br/2003_12_01_archive.html#14890950

O que mais me chocou foi justamente o caso do reporter, que foi inventado baseado num fato que, pelo contrário, só corrobora a veracidade de Chico Xavier. Vou colocar de outra forma, para todos entenderem: o repórter não ecxiste!

tiza
tiza
10 maio de 2005 2:31 pm

É Mano Piper ,nunca tinha lido nada disso ,verdade ou não , vc tem o direito de se posicionar a favor ou contra ,afinal tem gente próxima dele na acusação e na defesa….vá saber ,né?Por mim,não posso dizer nada ,não tenho base doutrinária para tanto,sou católica
o que não é,que fique bem claro sinônimo automático de Quevedista
…as pessoas ficam por aí se detonando em nome da paz…o que É e tem que ser tem força cósmica o resto “é um comentário” nosso…

Gal
Gal
11 maio de 2005 1:04 am

Para os que já se descobriram Deuses, para os que ainda não assumiram a sua divindade, e para aqueles que investigam as possibilidades ,tem uma visita que considero bastante interessante:
http://www.shtareer.com.br/luzdafraternidade/2004/12/atomo.php
um beijim p´rôces
Gal

PS: como é isso de contribuir p´ro blog? tô nessa.

Titanico
Titanico
11 maio de 2005 11:32 am

Fala Mano Piper… Pelo que percebi, vc acabou não entendo o que eu, Acid e demais pessoas estavam tentando falar. O Acid não está defendendo o Espiritismo, está apenas expondo fatos e dedicando-se a defender fatos reais, ou seja, a verdade referente aos fatos. Vc fala tanto em provar, mas onde estão as fontes dizendo que o Espiritismo é uma farsa? Vc só achou as do Quevedo? Desculpe, mas essa defesa é pobre demais… todos sabem que ele é um charlatão, tentando derrubar tudo o que não gosta. Infelizmente (ainda), várias questões sobre a Doutrina dos Espíritos não foram provadas… Read more »

Mano Piper
Mano Piper
11 maio de 2005 9:54 am

Acid vc é um cabeça dura amigo, vc defende o espiritismo até a morte pelo que percebi. Tá vendo é assim que começa as guerras partido de religiões, as pessoas nunca aceitam a verdade mesmo que todos os fatos venham a tona, depois que acabam os argumentos cada um puxa uma faca e só pensa em aniquilar um ao outro hehe. O Padre Quevedo não é mentiroso, arrogante sim mais mentiriso não, ele não invento nada ai todas essas pessoas existem e foram entrevistadas e saiu matérias em jornais até. Eu mesmo li a 6 anos atraz uma reportagem na… Read more »

 Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
11 maio de 2005 10:54 am

Lamento pela censura, Piper, mas esse assunto do anônimo já está morto e enterrado. Esse site é uma fonte de debates e estudos, e como eu considero a parte de comentário tão importante quanto os posts, prezo pelo conteúdo, evitando qualquer discussão estéril (como, aliás, pode acabar se tornando essa do Chico, se nós enpunharmos bandeiras). Não, não me considero defensor apenas do espiritismo (se aparecesse alguém falando de “terroristas islâmicos” também defenderia o islamismo veementemente). Mas, por conhecer bem a história de Chico e estar na lista espiritismo-br, pude ver o outro lado da moeda, e não me sobra… Read more »

Amiko
Amiko
11 maio de 2005 12:10 pm

Mano Piper, em que você se apega para afirmar com tanta certeza que o Chico Xavier é uma farsa? Se a sua resposta for devido aos textos que você leu (e acreditou sem se aprofundar e verificar a veracidade dos fatos) então fica complicado, pois se você leu a carta resposta(até o fim, ela é enorme)e os argumentes não te convenceram então realmente não há muito o que conversar. Concordo com você que não é a religião x ou y que vai nos melhorar, mas… ficar divulgando fatos sem comprovação, apenas porque alguém publicou em um site ou em um… Read more »

Liza
Liza
11 maio de 2005 1:54 pm

Muitas vezes penso que existem mulheres que não nasceram para serem mães. Desculpe entrar na discussão mas não acho que tem a ver com o espiritismo a questão desta mãe agir assim com seus filhos. Acho que se ela freqüentasse qualquer outra doutrina ou religião, sei lá, ela agiria da mesma forma, entra aí o equilíbrio da pessoa, a mãe no caso, a ausência de discernimento dela para entender o que escuta nas reuniões e não filtrar aquilo que pode ser dito para os filhos, e de que maneira é dito. Qto aos médiuns… Uma tia foi curada de catarata… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 maio de 2005 3:04 pm

X, que adora uma polêmica, deve estar se divertindo bastante com isso 🙂
Mas pra mim está bom, porque chegou num ponto onde estamos discutindo apenas convicções pessoais. As cartas (tanto de um lado quanto do outro) estão na mesa, resta a cada um analisar cada naipe e fazer seu próprio jogo.

x-builder
x-builder
12 maio de 2005 9:40 pm

polêmica, eu??? imagina. Na verdade peguei o bonde andando já na metade. Vi um galera querendo vir crucificar o Pipe. Eu so vim trazer os pregos hehehehe.

Mas eu nao entendo como um cara que acredita em pessoas que vieram do futuro, em ovnis e ate em papai noel, não acredita em Chico Xavier.

tsc tsc tsc

Mano Piper
Mano Piper
13 maio de 2005 10:03 am

(Titanico escreve: Portanto, não é plágio. A Doutrina é formada por conceitos que podem abranger questões que vão desde o Cristianismo, Budismo, Judaísmo, Célticos, científicos, filosóficos, etc.) Isso que eu digo essa religião nem original consegue ser, não consegue explicar nada sozinha vai em busca das outras quando precisa responde algu que eles mesmos não compreendem. 😎 Titanico vou aceita aquilo que vc me ofereceu, vc disse que ia me ajuda a entende o conceitos dessa doutrina, até agora não vi nada que me impressionou, por que só vi balela. Então se vc ainda estiver disposto pode me envia oque… Read more »

x-builder
x-builder
18 maio de 2005 10:48 am

Mano Piper, to quase virando crente com as suas explicacoes . hahahahaha. NA verdade eu tb acho que o Espiritismo é coisa do demonio…

Este negocio do Espiritismo querer detonar as outras é o Satanás que fica soprando nos ouvidos dos dirigentes espírita, vc ta cert´ssimo.

Os espíritas tem que entender que só o sangue de Jesus salva e nada mais.

Mano Piper
Mano Piper
18 maio de 2005 10:42 am

Blz X, respeito sua opinião, bom eu expus aquilo que já li em jornais, reportagens, muitas na TV cultura debatendo focando os dois lados da moeda. Apenas oque eu sabia, como vc pode percebe não precisei sair fazendo buscas de biografia dele pra da show aqui atraves de site na rede. Unica busca que fiz foi apenas a um site onde tinha aquilo que li como confirmei. É impressionante como as pessoas demoram pra expor algu pq antes precisam se informa em sites hehe. Como não era chico que estava em jogo aqui e sim a suposta farsa do espiritismo… Read more »

x-builder
x-builder
18 maio de 2005 10:03 am

Piper, na verdade so nao vou dar mais corda para este debate pq vc nao está embasado. Vc tira uns argumentos que não existem sobre o Chico.

Por isto te chamei de Quevedo Piper.. hehehheehe… pq vc nao ta com embasamento suficiente. Foi mal ai a brincadeira.

Mano Piper
Mano Piper
18 maio de 2005 9:55 am

Por que não x-builder, leio sim, admiro Chico em muitos aspectos humanistas que consideru um exemplo de vida q todos nos deveriamos seguir.

Amigos a parte do filme tirando barato falei brincando com o Acid ok, mais realmente o filme está sendo distribuido via torrent no http://www.compartilhando.org, vcs que gostam é um prato cheio.
Como falei aquele post foi meu ultimo aperriando vcs por causa do espiritismo.
Mais foi engraçado apesar de tudo, num falei ninguem gosta quando colocam a religião dele qual for em questão. 😆

[]’s a todos.

Ale
Ale
17 maio de 2005 2:47 pm

Putz… 7.72 GB… Meu, como c consegue???? E só num mês… vish… Acho que próximo mês eu tb dou uma ajudinha… To postando aqui todo santo dia… ehhe…

Abraço ae gente….

x-builder
x-builder
17 maio de 2005 12:51 pm

O Piper, o papo tava legal, mas o estraga prazeres do Acid interrompeu o papo. Mas se por acaso vc ler o livro “As vidas de Chico Xavier”, retoma este assunto de novo para redebatermos, o q acha? Ai vc vai ter mais subsidios para descer a lenha no Chico 😀 , ou não, quem sabe… 🙂

x-builder
x-builder
17 maio de 2005 12:46 pm

Blz Piper Quevedo!!!!

Seus conhecimentos profundos sobre a vida do Chico me convenceu. Estou ate comovido

O Chico é uma farsa mesmo

Mano Piper
Mano Piper
17 maio de 2005 11:46 am

x-builder Quevedo ? huahuahuahuahuahua Que papo é esse amigo nada a vê. A respeito do dinheiro de chico, parte a familia dele embolçava(escondidinhos) não muito mais um pouquinho, ea maior parte sempre foi para caridades por isso até hoje em nome de chico recebe muita doações, vc acha que ele vivia do que X ? de aposentadoria que num era te garanto hehe. (Academia Brasileira de Letras pela sua diversidade de estilos que vai desde Castro Alvez , Olavo Bilac a Augusto dos Anjos (em seu livro Parnaso além tumulo).) Acho que vc sabe X que a maioria dos críticos… Read more »

x-builder
x-builder
18 maio de 2005 10:51 am

Só o sangue de Jesus Salva!!!! PONTO

Mano Piper
Mano Piper
18 maio de 2005 11:02 am

X sem ironia amigo, deboches é o mesmo que vc não ter mais argumentos pra defende aquilo que vc acredita, deixe a religião catolica fora por favor. 😀

JAILSON SENA
JAILSON SENA
19 setembro de 2007 12:08 pm

Na minha opinião, há erro em algumas interpretações desses textos. A impressão é que se está usando o Evangelho de Tomé para valorizar alguma teoria (não sei se é a espírita). Não estão interpretando o Evangelho e sim o usando para forçar a sua doutrina que, ao que parece, são preceitos de homens. Exemplo claro: ITEM 57: Esta parábola como se vê, não identifica a sorte final dos bons e dos maus; esta sorte final é diametralmente oposta uma à outra. O que a parábola afirma claramente é que a decisão final depende do homem e não de Deus. Aqui… Read more »

Nivaldo Oliveira
Nivaldo Oliveira
22 setembro de 2020 9:23 pm
Reply to  JAILSON SENA

Deus fez td e deixou no modo automático. Amar a Deus é conselho e nao uma exigência…somos responsáveis pela as escolhas…o mau EXISTE pra dar sentido ao bem…conheca AFilosofia Ex. http://Www.ex.tv.br

sergio
sergio
17 julho de 2005 3:32 pm

olha,Cristo Jesus é muito maior do q o cristão pensa.paz seja convosco

michel melo da silva
michel melo da silva
8 julho de 2005 2:36 am

Eis aqui um que é o barro do barro, sabendo que oque é em cima é em baixo uo que esta dentro é o que esta fora. lancei-me na senda do fio da navalha, digno quero ser da quele que é perfeito, e pesar de nada ser, se não um simplório em existencia aceitei lutar contra mim e são incessante as batalhas, mas graças dou aque que guiou porquanto a ele a muito buscava e dentro de mim o encomtrei, e dele busco ser digno… Eis aqui um que é o barro do barro mas em coração Eu Sou maior.… Read more »

Liza
Liza
24 maio de 2005 5:18 pm

Jesus Cristo é a “imagem expressa” da Pessoa de Deus, o arquétipo da identidade de Deus no homem. Nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade – é a perfeição de Deus manifestada como homem. Deus o Pai através da Imagem do Filho criou a Identidade Crística, aquela porção da Divindade com a qual dotou cada um dos seus filhos e filhas, como a Luz de cada um. Jesus tornou-se esse Cristo em Pessoa aqui na Terra para que pudéssemos aprender com Ele a também incorporar o Cristo. “O Reino que ele proclamou era e é a consciência do Cristo,… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
18 maio de 2005 12:23 pm

Espero que vcs contribuam mesmo pra ajudar o blog 😐

Mano Piper
Mano Piper
18 maio de 2005 1:29 pm

Ops: religião evangelica. huahuahuahua me atrapalhei, um mero detalhe bobo.
Aposto que o X ta se rachando só por isso, falta de atenção. 😛

Mais mesmo assim vc ainda continua sem argumento. 😀

Mano Piper
Mano Piper
18 maio de 2005 11:20 am

Num tem mesmo, apelo apelo pra religião catolica. 😀

Nada contra vc amigo, mais espiritismo fala muita besteira e PONTO.
Ps: Parei num ficar debatendo algu que vcs mesmo não copreendem e só fantasiam.

x-builder
x-builder
18 maio de 2005 11:13 am

Mas nao tenho mais argumentos. Vc ta certo. 😀

Titanico
Titanico
17 maio de 2005 8:42 am

Kaslu – Kaslu – Kaslu!!!

Aumentou bastante Acid… qualquer coisa avise pra diminuirmos alguns comentários…

Builder… nunca dei descarga desse jeito que vc falou, quando era criança…

Meu mail tá aí embaixo no nome…

Abraços…

 Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
17 maio de 2005 12:06 am

Kaslu é do tempo do acid.blogger. Era a eterna “sombra” dos meus posts. É sempre bom ter gente com opiniões contrárias, pq nos fazem crescer e não ir muito para um lado. Só que a negação de um lado é o mesmo que ir demais pro outro lado!

Ah, em março o SaindodaMatrix consumiu 5.97 GB, e em abril foi 7.72 GB.

Titanico
Titanico
16 maio de 2005 2:04 pm

Fala Mano Piper… Sabe por que não te mandei ainda o mail? Por causa de textos como esse que vc escreve. Sua intenção não é aprender, implementar conceitos e idéias… simplesmente é querer rebater, querer achar o “plágio” de outras doutrinas, testar o que eu for escrever. Uma coisa que aprendi com uma comunicação Espiritual há alguns anos é: “Não tente ser o pregador do Espiritismo. Fale somente com aquele tem INTERESSE em ouvir para aprender.” Lembrei-me então da Parábola do Semeador, onde não adianta jogas as sementes em lugares pedregosos, pois não existe a boa terra para dar frutos.… Read more »

tiza
tiza
16 maio de 2005 1:40 pm

Ei ,vcs acabaram dando um “tumé” no Tomé ,ninguém vai falar das coisas dele não ? Afinal,para os espíritas quem escreve inspirado pelo Espírito(de)Santo é o quê ?Prá mim o Chicão foi santo,pois a Santidade não é obra do papa e sim missão pessoal reconhecida ou não , nas missas se fala “Dos Santos e Daqueles(falecidos em Cristo) cuja fé só Vós conhecestes…)

Acid e X-builder se desse podiam contar suas experiências pessoais ,
afinal palavra de amigo é muito válida e podia ajudar o amigo Piper…bjos

x-builder
x-builder
16 maio de 2005 11:33 am

Piper Quevedo, vamos recapitular o raciocinio da conversa. 1) Eu perguntei que tipo de farsante é o Chico xavier que não usufrui do dinheiro provindo do Espiritismo. 2) Vc me respondeu : “Se vc tivesse lido oque eu escrevi já teve sua respota faz tempo, se ele fica-se com o dinheiro é cana veiu” 3) Eu te perguntei “Que crime ele cometeria se quisesse ficar com o dinheiro de seus livros” 4) E vc me responde: a) “No caso vc se refera agora as Obras(livros) de chico, não teria problema algum contanto que ele desse a parte do leão(imposto) e… Read more »

Mano Piper
Mano Piper
16 maio de 2005 10:42 am

X Builder, vc ainda não entendeu oque eu quis dizer, não estou julgando a humildade de chico em ajudar as pessoas ok. Então vc tbm é espirita e é nisso que acredita, pelo menos em algu vc acredita pensei que vc não acreditava em nada. X vc que não especifico a pergunta direito. Vamus exclarecer as coisas direito. No caso vc se refera agora as Obras(livros) de chico, não teria problema algum contanto que ele desse a parte do leão(imposto) e o resto ele podia embolsa na boa. Analizando esse caso vem a parte nobre de Chico que todos se… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
16 maio de 2005 12:01 pm

Também não podemos rotular o Piper de Quevedo (esse nome pra mim é como um palavrão). Vamos ser sinceros: o espiritismo é AINDA questão (infelizmente) de crença. Com a física quêntica estamos nos aproximando cada vez mais da idéia de espírito e de conceitos espíritas, mas a ciência NUNCA vai admitir que espiritismo é ciência (ou seja, as descobertas terão outros nomes, outro contexto, desligado do moral, do espiritual). O Piper simplesmente não acredita, e devemos respeitar isso. Só que ele também não pode sair dizendo aberrações por falta de informação (e foi por isso que intervi em primeiro lugar).… Read more »

ZMARX
ZMARX
15 maio de 2005 9:32 am

Muito interessante essa discussão.
O rapaz, ou a moça, que responde por Pipper, quando escreve sobre religiosidade não demonstra honestidade. É incapaz de perceber a realidade, sim, nossas posições diante da espiritualidade não está pautada em verdades ou mentiras, haja vista a subjetividade do assunto.
Nossas mentes não estão aprisionadas e nossas realidade(fantasia) e fantasia(realidade)são o nosso mundo. E cada um tem o seu. Portanto, deixem o(a) Pipper navegar em seu próprio mundo, agressivo e rancoroso.
🙂

x-builder
x-builder
13 maio de 2005 12:38 pm

Piper, ja ia me esquecendo de um detalhe básico a esta sua frase:

se ele fica-se com o dinheiro é cana veiu

Que crime o Chico cometeria se ele exigisse os direitos autorais publicados em seus livros?

x-builder
x-builder
13 maio de 2005 12:06 pm

Mano Piper, eu acredito no Espiritismo por algumas experiências pessoais que tive. Mas acho um desperdício de tempo querer falar que existe reencarnação, vida após a morte e etc, se nao tem com provar. Eu apenas vivenciei alguns fenômenos, mas nao tenho como provar. Não me julgo cético,exatamente por acreditar em coisas que não posso provar. E se fosse, qual problema nisto? Eu acredito mesmo, e dou muito mais valor , nos atos de caridade daqueles que estão em nossa volta. Seja lá,das freiras que se dedicam a orfanatos, dos budistas que buscam sempre melhorar interiormente ou um Emmanuel da… Read more »

tiza
tiza
16 maio de 2005 2:36 pm

Como todas as coisas de nossa vida ir das mais simples às mais complicadas,parece-me ser a trilha certa,fiquemos sempre com o que é bonitamente compreendido por cada um pacientemente,o TODO é complexo, mas os degraus da escada estão aqui, os corrimãos também ,e no dia próprio de cada um a gente fica cara a cara com o que nos é inevitável porque nos é próprio …o importante agora é dividir , ensinar ,explicar,doar irmamente o que recebeu; ciência ,fé … cada um com todos e todos com cada um… SE TE FOI DOADO…. pelo espírito José Grosso De “Assimilação Evangélica”,… Read more »

x-builder
x-builder
16 maio de 2005 2:55 pm

Ninguém aki ta querendo catequizar o piper PONTO. E ninguem ta querendo provar que o Espiritismo é ciencia PONTO. Eu pelo menos estava discutindo com o Piper a coerência de o Chico ser farsante ou não, posso?

Titanico
Titanico
16 maio de 2005 10:07 pm

Acid e X-Builder…. vcs são loucos? rsrs Aliás, o que é Kaslu? Vcs dois tem uma relação bem louca… o Acid parece o irmão mais velho… o Builder, como não aceita os conselhos do irmão, vive fazendo suas piadas!!!! No post sobre o Hitler, vc Acid, disse que não aceitaria propaganda ao nazismo… e qual é a primeira mensagem depois da sua advertência? O Builder gritando… Hei Hitler! Viva o Nazismo!! rsrs Quantas vezes já vi o Builder falando que não voltaria mais!! Quantas vezes escreveu criticando o post do Darth Vader!! (não sei se é assim que se escreve)!… Read more »

x-builder
x-builder
16 maio de 2005 6:42 pm

Que diabo é “Kaslu”?

E por falar em repetir 3 vezes o nome…

Quem, qdo criança, já deu descarga no banheiro do colégio e repetiu o nome “MARIA ALGODÃO” 3 vezes???

😛

 Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
16 maio de 2005 6:36 pm

Ou vamos ser gêmeos siameses pra um ter de aturar o outro todo dia 😛

Eu não ligo naum. Na verdade estava até com saudades do Kaslu (por onde será que ele anda? seja como for, nunca repitam o nome dele 3 vezes!)

x-builder
x-builder
16 maio de 2005 6:01 pm

Pois é Titânico eu e o Acid temos algum karma!!!! hahahahahaha

Na próxima encarnacao vou ser webdesigner e o acid vai ficar me enchendo o saco com as gracinhas dele para ver se eu aturo. Bem que já aturo algumas dele. hehehe

Titanico
Titanico
16 maio de 2005 4:52 pm

Desculpem me intrometer nesse assunto particular mas…. Acid e X-Builder, o que vcs vivem é um verdadeiro caso de amor incompreendido, né?

Na boa, quando o Builder fala essas coisas, acho engraçado! Por isso a fama de cético e polêmico…
Ele sempre tem essas tiradas, desde que aqui frequento… rsrs

Brincadeira hein meus amigos… só pra descontrair um pouco…

Abraços procêis…

x-builder
x-builder
16 maio de 2005 4:38 pm

Enquanto estivermos desenvolvendo um raciocinio ele estará interessado (PONTO FINAL).

“A conversa entre A e B , C tá fora!!!”

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
16 maio de 2005 3:19 pm

Poder pode. Mas é como o Titanico falou: ele não está interessado. PONTO.

x-builder
x-builder
16 maio de 2005 3:15 pm

“Eu acredito porque convivi com isso, pra mim é natural, apesar de só ter visto uma única vez. Mas VER não é a única maneira de SABER. A própria ciência usa artificios matematicos pra provar algo sem ver. Não podemos VER um elétron, mas sabemos que ele EXISTE.”

Espero que vc não tenha tirado esta conclusão de algum post meu. Pq acho isto que vc falou muito obvio.

Marcel
Marcel
12 fevereiro de 2010 6:06 pm

Acid, maravilhosa a “semana do Evangelho de São Tomé”! Obrigado! Abração!

 Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
8 maio de 2005 12:01 pm

Bem-vinda, Aretha. Olá, Mano. Normalmente não preciso ficar fazendo defesa de ninguém, mas o que você falou é tão contraditório que dói. Se você dissesse que não acredita em espiritismo, eu ficava calado, mas dizer que Chico Xavier – o homem que viveu pra provar a vida após a morte – disse que tudo era uma farsa é no mínimo bizarro. Mesmo que ele (que nunca fez isso) dissesse tal coisa (repito, não disse), os fatos (de milhares de pessoas que conviveram com ele e relataram fatos que seriam inexplicáveis por meios parapsicológicos ou pseudo-científicos) falam por si só. Mesmo… Read more »

Mano Piper
Mano Piper
19 maio de 2005 10:11 am

Acid fique tranquilo, de minha parte quando eu falo eu cumpro, sua poupança vai fica bem mais gordinha. 😎 X-Builder, quando vc quiser dar detalhes dos fenomenos que vc viu e dizer em que o espiritismo se baseia para explica, vc pode posta a qualquer hora quando esse tema vier a tona novamente, e fique tranquilo esse tópico encerra o assunto pra mim não voltarei a discorda dessa religião fajuta nunca mais, só gostaria de ver suas otimas explicações e de preferencia sem plágios por favor. 😀 Por que de tudo que vc disse não falo nada, vc só fico… Read more »

Marilia
Marilia
1 maio de 2005 6:53 pm

Meu lado divino é animal. Meu lado humano é consciência. Alguém pode me explicar este insight.

Dunedain
Dunedain
30 abril de 2005 1:50 pm

Ei tiza, :*

Fique em paz!

Pri
Pri
29 abril de 2005 9:11 pm

Se puderem ler a bíblia q foi inspirada por Deus e pedirme o esclarescimento do Espírito Santo, com fè crendo q Ele é a terceira pessoa da trindade e nã uma força cósmica…Ele pode mudar o conceito nos corações de vcs, aí sim saberão o que os salvos pelo sangue de Cristo prega, sobre liberdade verdadeira!
Conhecereis a verdade e a verdade os libertará!
Um abraço

tiza
tiza
30 abril de 2005 1:39 pm

Oi Dune ,é ssim que te vejo …uma duna bem alta e linda feita assim pelo vento, e que depois de assumir tal porte pretende não deixar o vento passar….mas não tem jeito , somos areia e o vento nos leva mesmo quando julgamos nossa, a glória do movimento.Seguimos como você bem disse por estradas espirituais paralelas,e que por isso mesmo contra toda matemática sempre se encontram ,sempre se vislumbram , se avistam , sinalizam passos…por isso sempre vamos um ao outro…mesmas preocupações…mesmos motivos…artes diferentes …mesma matéria prima; pó e vento. O que me importa se Jesus teve ou não… Read more »

tiza
tiza
29 abril de 2005 4:04 pm

Ale ,é mais ou menos por aí mesmo a analogia das sementes,pra vc ver que a natureza em sua perfeição
deve ter previsto nossastendências e coperou como pode …Nascida pra ser remédio,usada pra medicar e pra
“meditar”(embora por algum mal de alma),ela se auto dosou,e a gente que “pensa” nem apertando o cerco acende a mente para o alto….bjos.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
29 abril de 2005 3:38 pm

Aí vai o balanço da “poupança Saindo da Matrix”:

Estamos com R$ 224,66 (a contribuição de R$ 6,66 foi engraçada)

comment image

Obrigado a todos que tornaram isso possível.

Ale
Ale
29 abril de 2005 2:47 pm

Droga!! apertei publicar antes da hora… Maldito mouse… Continuando… X-Builder, sobre o que tava discutindo com vc no último coment, o que quis dizer é que na realidade mental de alguns, essa frase é verdadeira, porém não pode ser verdadeira para todos, pois nem todos precisam sofrer para evoluir, acho que agora fui mais claro… E sobre o Osama, é concordo com você nisso, com certeza ele pensa que vai ser assim pelo que ele fez, mas mesmo que seja assim, vai ter algo nele que não vai deixá-lo em paz, assim que perceber o mal que fez, e mesmo… Read more »

Ale
Ale
29 abril de 2005 2:28 pm

E ae galera, firmão???

Gal, louco o que você falou, mas eu como um droguinhas nato, percebi um erro, essas viagens são típicas de ervas e não de pó… eheheh…

Anônimo
Anônimo
1 maio de 2005 7:12 pm

Marília o seu insight é estrela de sua noite,é só a isca na ponta do anzol…toda pescaria exige paciência,persistência,silêncio e muita atenção
..segura firme o que sustenta sua linha,acredita, puxa e pega o peixe..e posta,né ! porque o céu é de absolutamente de todos.. 😉

Dunedain
Dunedain
1 maio de 2005 7:21 pm

Marília:

O lado divino animal…
É a ESSÊNCIA controlada pela animalidade: EGO-ÍSMO

Digamos que há um pote, e dentro do pote há uma estrela, só que a estrela quer sair, mas está presa..a prisão do pote é o ego.
É necessário se rebelar contra o pote, re-evoluir, quebrar o pote pra poder sair…

E o lado humano consciencial, é a chave para quebrar o pote, só com consciência a ESSÊNCIA se livra da prisão para se tornar DEUS REAL…

Nós somos DEUSES, porém ainda animais…. Força de Vontade é chave!

Serenidade… I’m a Rebel with Cause!

Ale
Ale
5 maio de 2005 3:37 pm

Ae gente, blz? Que coisa louca… que pena que são poucos que entendem isso… Talvez foi perseguido por causa disso, como os poderosos não entendiam (ou por entender e se sentir ameaçado), para não darem o braço a torcer e não perderem o poder, atacaram esses evangélios, e isso por que eram o ego puro… Vimerson, ser um fã só é saudável quando se aproxima de seu ídolo e busca refletir em sí próprio as qualidades dele, e com o tempo isso se incorpora em você e você se verá no mesmo patamar de seu ídolo, porém diferente… Dexa eu… Read more »

Ale
Ale
5 maio de 2005 3:02 pm

Eita mundinho… Em pensar que tanta gente morre servindo aos interesses de brigas de famílias e empresários quando pensam que estão ajudando a um país, mas na verdade ajudam a parcela dominante que é a mesma que os explora e os deixa na condição de soldados…

Ale
Ale
4 maio de 2005 4:51 pm

Angelo, é muito bom mesmo, já li uns 3 livros desse autor…

Acabei de ter um insight:
O sentimento do Osama de não aceitar as imposições dos EUA e de ir contra eles foi até bom, mas ele tomou uma atitude mal pensada, ele agiu por vingança e raiva ao invés de política, talvez porque não tinha espaço para a alternativa política, mas mesmo assim não justifica a chacina.

Logo Osama é mais evoluído que Bush. heheheh… talvez…

Piuas
Piuas
3 maio de 2005 11:20 am

Qto a polêmica…
Podemos afirmar q evoluir é não criar resistência ao sofrimento? Como se nós substituícemos as conquistas materiais (externas) pelas intimas (internas), assim enfrentariamos apenas combatendo o EU e não o PRÓXIMO?
E qto a questão da realização.
Nada errado é tão errado e nada certo é tão certo, o OSAMA serviu pra mostrar pra humanidade q existe em nós um lado extremamente reativo ao externo.

Miranda nina
Miranda nina
2 maio de 2005 11:59 pm

Desculpem, amigos, mas vou ocupar este espaço apenas para um desabafo…
Posso ter magoado involuntariamente alguem q se tornou muito importante para mim…alguém q na verdade nem conheço.
Mas alguém q pensa como eu, sente como eu…alma gemea?
Acho muitas vezes q sim… gostaria q ele me perdoasse, me libertasse e me estendesse novamente sua afeição…mesmo q à distancia. Me perdoe..amiguinho..vc se tornou importante e seu perdão tbm.
Era brincadeira, ficou sério, não percebi o limite.

Angelo Faber
Angelo Faber
2 maio de 2005 10:05 pm

Ale
Eu Já li AMI´é fantastico

Ale
Ale
2 maio de 2005 2:35 pm

Dune, vc pensa como eu… Também penso que todos somos Deuses e talz… Só não sei explicar muito minhas idéias… Acho que ainda não as amadureci, ou talvez é porque busco outra maneira de explicar…

Alguém ae já leu Ami???

Roger
Roger
2 maio de 2005 1:16 pm

Marília, a natureza é tão sagrada e divina quanto o céu. Quando a alma se reconcilia com o lado animal, vê que este cumpre um papel e assim supera o dualismo intelectualizado que insiste em enchergar conflito na polaridade, fugindo da visão de que todos os opostos são complementares e formam o todo, ou seja, a Criação. E para chegar a esta união, dentre todos os caminhos até o Deus interno, está este que é Ser Humano, com “H” maiúsculo mesmo, pleno a cada momento com a força do divino queimando no peito. Ser Humano consigo, com o próximo (seja… Read more »

Dunedain
Dunedain
30 abril de 2005 12:55 pm

E pra ser sincero,todos os meus comentários, eu postei antes de ler o post do Acid,simplesmente postei…não falo isso para envaidecer-me, e sim só estou postando isso, pra ser só mais um auxílio para mostrar que nós somos a FORÇA!

“Os que não crêem,é porque não crêem”

ICH BIN!

Dunedain
Dunedain
30 abril de 2005 12:46 pm

E o véu de Maya nada mais é que um nome pomposo para uma barreira de frenquência que nos enjaula,feito animais como nós somos dentro desse grande zoológico planetário.

x-builder
x-builder
28 abril de 2005 3:59 am

Onde não há auto-realização não há regresso ao Reino

Esqueci de falar desta frase, olha só… a sobremesa e esqueco.

Puxa , deve ser muito legal um cara tipo osama bin laden se auto-realizando para regressar ao reino de 7 virgens esperando por ele no reino de Alá

x-builder
x-builder
28 abril de 2005 3:52 am

“Onde não há resistência não há sofrimento.
Onde não há sofrimento não há evolução.
Onde não há auto-realização não há regresso ao Reino”

Discordo desta frase totalmente.

1) Onde não há resistência não há sofrimento

Os masoquistas devem ter ficado revoltados com esta frase.

2) Onde não há sofrimento não há evolução

Agora falando sério, não acho que a evoluão se alcança sofrendo. Um exemplo disto é o Buda Shakyanimi. Ele ensinou que seguindo o caminho octuplo e principalmente medidando vc passará a perceber mais as coisas ao seu redor e crescerá sem sofrer.

Fabricio
Fabricio
28 abril de 2005 2:58 am

Depois de 2 anos acompanhando o seu blog, acho que está na hora de pelo menos te agradecer por tudo o que nos tem ensinado.

Obrigado Acid!

PS: cade o link para ajudar o blog?

CLAUDIA L.
CLAUDIA L.
28 abril de 2005 2:53 am

É a velha máxima: A NECESSIDADE FAZ O SAPO PULAR.
Já faz um tempinho, ainda bem, que aprendi que não tenho problemas, tenho soluções pq, cada problema cabeludo que me aparece,no final das contas, me traz uma lição, um aprendizado e uma força tão grandes que eu só consigo pensar: “Estou pronto pra outra! Pode mandar!”
Tudo colabora para nossa evolução e, compreendendo isso, nosso ponto de vista sobre o que são “problemas” muda completamente. Não estou dizendo que seja como andar de carrossel mas, cá entre nós, passear na montanha-russa tb é bem bom.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
28 abril de 2005 1:50 am

Moro em Recife, sim! No momento não há muito o que falar de meteoros e cometas, mas prometo que em 2014 (se o mundo não acabar em 2012) eu faço o maior terrorismo psicológico com o meteoro que PODE vir a se chocar com a Terra. Desta vez Gabriel vai ter uma síncope… 😉

andre dos santos calderaro
andre dos santos calderaro
27 abril de 2005 10:48 pm

acid,me diz uma coisa ,vc mora em recife?,morei ae,em boa viagem,terra boa,e acid,coloca mais materia sobre os meteoros e cometas,adorei,um grande abraço. 😀

Dunedain
Dunedain
30 abril de 2005 12:33 pm

Oi Tiza, sim dois tipos de Glórias,eis a dualidade. “pra mim que tenho Jesus como Deus Filho” como você disse. Você não é uma Deusa Filha também? Será que Jesus não teve relação sexual com uma mulher? será que ele foi igual a esses “padrecos” fingidores da castidade hipócrita? Ora observemos, tudo tem uma polaridade,tudo se cria através dessa polaridade,como as coisas se tornam vivas, através do pólo feminino e masculino, vide o exemplo da tomada: uma ativa e outra passiva,mas nenhuma melhor que a outra. O que é ser santo? ser hipócrita,fingir que é puro? não fazer sexo? não… Read more »

x-builder
x-builder
19 maio de 2005 10:17 am

Amém Piper, amém….

Dunedain
Dunedain
30 abril de 2005 12:40 pm

Um exemplo infantil:

Filho de peixe o que é?
Filho de cachorro o que é?
Filho de coelho o que é?
Filho de pássaro o que é?

Filho de humano o que é?

Logo, Filho de Deus o que é?

EU SOU DEUS, VÓS SOIS DEUSES!

Ale
Ale
28 abril de 2005 3:18 pm

“Onde não há resistência não há sofrimento. Onde não há sofrimento não há evolução. Onde não há auto-realização não há regresso ao Reino.” De certo modo essas frases estão válidas, mas depois de ler o que o x-builder escreveu, concordei com ele, isso não nega a veracidade dessas frases, mas complementa, esse é um caminho, o caminho do sofrer, mas podemos escolher entre sofrer e não sofrer, podemos escolher qualquer coisa que quisermos… Acho que as duas primeiras frases deveriam ser resumidas em apenas uma: “Onde não há resistência superada, não há evolução, podendo-se superar com ou sem sofrimento, isso… Read more »

Gal
Gal
28 abril de 2005 8:52 pm

Considerando-se que Maya seja Ilusão , eu sinto que qualquer percepção é Ilusão e me parece que o Nada é tão completo quanto tão completo é o Nada , mas enquanto eu percebo , estou gostando de perceber, e agindo p´ra que as minhas percepçoes criem Ilusões que eu perceba como felicidade . Huau !!!!!!! muito louco né? Num cheiro não viu? ( sem qualquer pré conceito ) mas Sô só assim mesmo. Mas você hem ACID, se supera sempre , e me dá uma inveja boooooaaaa!!!!!!! Cara eu fico maravilhada com a capacidade com que você cria a sintonia… Read more »

tiza
tiza
28 abril de 2005 8:32 pm

Oi Dune,pra mim que tenho Jesus como Deus Filho , isso simplesmente significa que existem dois tipos de Glória ,a conquistada entre os homens: -Assim como os americanos do Norte ( Estados Unidos)podem se orgulhar em pertencer inegávelmente a um país de grande potencial armamentista que conseguiria se dar bem em quase todos os tipos de guerras abertas ,não poderiam da mesma forma se orgulhar dos motivos que fazem seu país guerrear, ou de cooperar potencialmente para com a destruição a camada de ozônio.Se os E.U.A. abrissem mão de todo seu investimento em armas,indústrias bélicas,exército, propaganda, proteção de fronteiras ,espionagem… Read more »

Dunedain
Dunedain
28 abril de 2005 7:30 pm

Bem, Sananda disse:

“Quem não se humilhar, não será exaltado” mesma coisa funciona para as frases de tanta repercussão!

Alguém entendeu? e olha que ele é o Senhor para os cristãos,imagine nós simples projetores de sombras dizendo isso:

“Quem não descer,não sobe”

Louco, não?

🙂

x-builder
x-builder
28 abril de 2005 5:50 pm

nao acho que seja questao de ponto de vista, acho que é logica. Por exemplo a proposição axiomatica :

Onde não há sofrimento não há evolução

É uma afirmação fechada, para quem é poliana ou nao poliana , sempre se evoluira sofrendo segundo está frase.

Marcio
Marcio
28 abril de 2005 4:46 pm

Acabo de ler isso no blog de uma amiga budista: “Falando no telefone com um amigo, meu marido diz: ‘A esperança é a última que morre, mas morre também’. Engraçado, no Budismo o conceito de esperança não é dos melhores… Ela é uma forma de ilusão. Esse achar que ‘tudo vai dar certo no final’ é completamente equivocado. Mas como o budismo questiona o próprio conceito de ‘dar certo’, não se trata de um pessimismo arraigado, mas da proposta de uma leveza para se lidar com o que ‘dá certo’ e o que ‘dá errado’, ponderando que os dois são… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
28 abril de 2005 4:07 pm

Este texto também tem tudo a ver com o anterior, da parábola…

O que é BEM e o que é MAL? Será que não é tudo uma questão de ponto de vista?

Atualmente o que julgamos como pedofilia, era costume na Grécia antiga e ninguém criticava, assim como ninguém se escondia.

tiza
tiza
28 abril de 2005 3:58 pm

Gostei muito desse seu post ,e ainda não ví contradição com o s aceitos.Talvez já tenhamos evoluido para recebê-lo. -Verdade, não basta acreditar ,tem que conhecer e seguir o exemplo. 3- Perfeita esa colocação.E isso vale tbém para nossos sentidos.Ela deve residirno que écomum a todos nós,independente dos acessórios físicos com os quais somos equipados ,pois se a força fosse para ser vista ,ouvida,cheirada,tocada,conquistada por passos literais,movimentos visíveis, intelectualdemais ,ela se negaria aos deficientes das respectivas funções orgânicas. 22- A redução de dois em um, externo e interno, embaixo e em cima é a vitória do bem superior,interior e divino… Read more »

x-builder
x-builder
28 abril de 2005 3:49 pm

Ta certo Ale, mas para os atos do Osama bin Laden nao é uma especie de auto realizacao? Por exemplo tem gente que se auto-realiza sendo médico. Outras se sente auto-realizadas sendo terroristas, como o Osama. Na visao do Osama , ele está fazendo algo de útil para o mundo, inclusive deve achar que fazendo um “ato de heroísmo” estará, qdo morrer, em um paraiso lotado de virgens.

Ale
Ale
5 maio de 2005 3:39 pm

eu disse que os poderosos eram o ego puro, no comentário abaixo…
em caso de alguém não ter entendido…

tiza
tiza
5 maio de 2005 3:54 pm

“No princípio, as águas parecem fluir de fora para dentro de nós; no fim, porém, verificamos que se formou dentro de nós mesmos uma fonte de águas vivas, que nós mesmos somos uma nascente – e então essas águas jorram de dentro para fora, beneficiando também os outros. Ninguém pode ser beneficente antes de ser benevolente. Ninguém pode fazer bem aos outros se não for bom em si mesmo. Ninguém pode fazer transbordar as suas águas, se não tiver plenitude delas. Somente a plenitude interna é que pode transbordar externamente. Somente a consciência mística pode transbordar em vivência ética. Quem… Read more »

fulano
fulano
5 maio de 2005 4:00 pm

Para os espíritas ou que entendem do assunto:

Como acontece o processo de psicografia? a alma toma conta do corpo físico da pessoa que escreve, assim sem mais nem menos? a alma da pessoa que recebe o espírito, aonde fica? dois corpos ocupam o mesmo lugar… ?

Felipe
Felipe
6 maio de 2005 1:41 pm

“Unico espírita q realmente era plausivel era o Chicão, por ele ajuda muito aos pobres, ele mesmo adimitia que era tudo uma farsa. ”

Não entendi o que vc quis dizer. Vc tá falando que Chico Xavier admitia que os fenômenos mediúnicos eram uma farsa??

um comentário no mínimo infeliz, na minha opinião…
explique melhor…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
6 maio de 2005 1:35 pm

Muitas vezes achamos que o espírito entrou no corpo por causa da sacudida que o médium dá quando incorpora (como no filme Ghost). Mas é mais uma questão do choque de energias, como quando você liga uma TV com standby na tomada e ela dá um pequeno estalo ou vibração (se vc botar a mão na tela vai sentir um formigamento nessa hora). Tempo e espaço são coisas limitadas à nossa percepção, então não é preciso “entrar” no corpo para haver comunicação (embora não duvide que alguns espíritos façam questão de estar interpolado no outro corpo, por preferência). A comunicação… Read more »

Titanico
Titanico
6 maio de 2005 1:30 pm

Concordo com vc Mano Piper! O Espiritismo é igual ao Vodu…. ele é uma farsa! Fogueira aos hereges! Como sou uma criança índigo / cristal que estuda numa escola especial (do Professor Xavier, aquele dos X-Men), vou usar meus poderes de projeção astral, de psicografia, psicofonia, psicometria, vidência e de leitura subliminar, entrarei em contato com o Comando da Frota Estelar, irei capturar seu psiquismo entre as quatro estações nas 20.000 léguas submarinas que se encontra nas mãos de Virgílio e Beatriz entre o inferno, purgatório e paraíso, subirei um monte de neve da Rússia (um num pé de couve)… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
5 maio de 2005 10:10 am

Passei só pra dar uma dica: No site do IPPB, a Revista Cristã de Espiritismo disponibilizou as melhores matérias online. Vale a pena dar uma olhada, é muito interessante! Está em “Seções Especiais” (do lado esquerdo), em “Vivência”.

Mais tarde eu volto para ler o post de hoje…

Abraços!

x-builder
x-builder
5 maio de 2005 9:29 am

Muito legal esta interpretação de Rohden, mas pq diabos está escrito creatura e nao criatura ( e derivados)? 😮

tiza
tiza
5 maio de 2005 12:38 am

Vimerson,já percebeu minha precária
formatação e errinhos básicos da língua,nos dois sentidos ? Sabia que eu nem sei do que esse seu filme trata, e das legendas não tenho nem idéia ? Sabia que quando vi esse post do filme achei que estavam querendo opiniões sobre o que era “verdade” e não satisfeita postei-a…meu amigo, é só dizer sempre o que vc acha que é ou quer saber…aprendi essa coragem aqui,graças ao Sdm e Cia,
Dialogar com fineza ficou claro que vc sabe…bjos.

Vimerson
Vimerson
5 maio de 2005 12:19 am

Olá a todos!!!

Na verdade esta é uma mensagem de pedido. Quem tiver as legendas do filme “what the bleep do we know” e puder, gentilmente mandar para meu e-mail vimerson@hotmail.com eu agradeceria muito (inclusive em viagem onírica, se eu for qualificado para isso. Agradeceria muito pois no site videoloucos tem que pagar pra ter acesso a essas legendas… bem no mais um abraço pro Acid, Tiza, Radical etc… sou fã de todos vcs… queira eu um dia chegar no mesmo nível de sapiência que vcs…

abraços cordiais

ass:
Vimerson

tiza
tiza
5 maio de 2005 12:13 am

“A razão-de-ser da nossa encarnação terrestre é adquirirmos algo que não nos foi dado, crearmo-nos mais do que Deus nos creou. De Deus recebemos a nossa alma como carta branca; mas não lhe podemos devolver como carta branca. Se devolvermos a Deus o que de Deus recebemos, seremos iguais àquele “servo mau e preguiçoso” da parábola dos talentos, que devolveu o mesmo talento que recebera.”

Para mim essa parte é contraditória
na forma escrita e no sentido em que está colocada.

tiza
tiza
6 maio de 2005 2:55 pm

Já que citaram dicionário…
*PERSONAGEM*:
a)pessoa ilustre, importante notável
b)(psicol.)O homem, definido por seu papel social
c)figura dramática
D)pessoa que figura em narração, poema ou acontecimentos

*IMAGINÁRIO*:
a)Que só existe na imaginação
2)Que não é real
c)Ilusório
D)Fictício ,fantástico
e)Santeiro

Sinceramente,em qual dessas opções das duas definições Jesus se enquadra para você SDM ,quando faz alusão à Ele como personagem tal qual Papai Noel ?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
6 maio de 2005 3:23 pm

Eu acrescentaria REAL, pois vejo Jesus (e Papai Noel) nos três aspectos, que não são excludentes. Tudo indica que Jesus existiu. Esse seria o Jesus REAL, histórico, factual. O que vemos na Bíblia hoje é o PERSONAGEM Jesus, ou seja, como ele foi retratado, compreendido, escutado (já que Jesus não escreveu nada de próprio punho). Mas, o que está mais arraigado ao inconsciente coletivo é o Jesus IMAGINÁRIO, eternamente pregado na cruz ou com cara triste, retratado por Michelangelo, Leonardo da Vinci, Donatello, Rafael e Splinter (entre outros). Agregamos a esse Jesus “imaginário” nossos valores mais transcedentais, assim como os… Read more »

Anônimo
Anônimo
7 maio de 2005 10:17 am

The Time Traveler Convention
May 7, 2005, 10:00pm EDT (08 May 2005 02:00:00 UTC)
(events start at 8:00pm)
East Campus Courtyard, MIT
3 Ames St. Cambridge, MA 02142
42:21:36.025°N, 71:05:16.332°W
(42.360007,-071.087870 in decimal degrees) 😛

http://web.mit.edu/adorai/timetraveler/

Lenneth
Lenneth
7 maio de 2005 2:42 am

Há pouco tempo andei refletindo sobre a amplitude da passagem sobre os talentos ( e olha que não abro a bíblia a anos, mas algo veio em minha mente sobre isso ) Sobre como nós usamos os nossos “talentos”, que aqui está relacionado aos dons criativos, à aplicação do conhecimento. Muitas vezes deixamos guardados os recursos para evuluirmos, tanto em um plano mais amplo de nossa consciência, como em nossas vidas diárias. O senhor havia dado a cada um “talento” mas o que tinha menos o guardou, por medo de perder.(ou medo de tentar ) Muitas vezes não somos assim?… Read more »

Titanico
Titanico
7 maio de 2005 12:54 am

Fala Fulano….

Deixe seu mail ou escreva pra mim que terei o maior prazer em tratar dessas questões….

Abraço…

tiza
tiza
6 maio de 2005 7:30 pm

Valeu SDM…

fulano
fulano
6 maio de 2005 5:28 pm

valew pessoal que contribuiu pra responder minha pergunta…

titanico, se vc tiver inspirado em se aprofundar no assunto como você mesmo sugeriu, pode me mandar e-mail, q lerei com prazer, mas só se vc tiver inspirado… 😉

Ale
Ale
6 maio de 2005 4:11 pm

Ae gente, blz??? Que legal saber que eu tava certu… Se pá tenho que entrar na escola do professor Xavier eheheh… Prá ganhar na megasena ia ser difícil eu ia ter que saber exatamente a posição de cada bolinha e da força do vento aplicado prá misturá-las e sorteá-las, ae é possível prever quais vão sair heheheh… Queria falar algo estranho que sempre aconteceu comigo e agora estou analisando de forma diferente e acho que espíritos me influenciam na vida… Pensando sobre esses negócios de médiunicidade e talz, e da interferência áurea, praticamente sempre minha mente não se comporta como… Read more »

Titanico
Titanico
6 maio de 2005 3:36 pm

Acid, o que vc falou sobre o médium “pegar” o psiquismo do Espírito e escrever como se estivesse incorporando aquele Espírito, é verdade.
Principalmente aqueles que tem “fixação” por receber uma mensagem do André Luis, por exemplo.

Mas, já vi manifestação do Chico e posso garantir (pelo que senti e ouvi), que era ele mesmo. Mas, sempre haverá a dúvida para aqueles que não participaram.

Abraços…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
6 maio de 2005 3:27 pm

Como sabemos que em metafísica a linha entre real e ilusório é quase inexistente, dou valor a ambos, mas sem querer definir onde começa um e onde termina outro.

tiza
tiza
4 maio de 2005 10:29 pm

Estranho, isso não é nem um pouco estranho…por que será que esse Evangelho foi tão perseguido ?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
4 maio de 2005 7:19 pm

Osaminha é a ovelha negra da família, que por sinal é muito amiga da familia Bush. Basta ver o documentario Farenheit 11/9. Ele foi afastado da sua familia porque era idealista e não compactuava com a submissão do mundo árabe aos interesses dos EUA (ou seja, não era muito diplomata) mas foi nele que a CIA confiou (e armou) pra expulsar os russos do Afeganistão em 79. E quanto aos atentados, não superestimem os poderes de Osama: se souberem inglês leiam isso na íntegra

http://www.pentagonstrike.co.uk/pentagon_bp.htm#Main

Algum dia ainda traduzo isso… alguém aí falou Pearl Harbor?

Radical Chic
Radical Chic
5 maio de 2005 7:09 pm

Num tem nada a ver mesmo, fulano…rs

E é isso aí mesmo que vc falou, Ale! Postamos na mesma hora 😛

x-builder
x-builder
5 maio de 2005 6:36 pm

“Crear” tb é tão adulto ne hellen?

x-builder
x-builder
5 maio de 2005 6:09 pm

hellen, nao achei a palavra crear no dicionario. 😛

fulano
fulano
5 maio de 2005 5:35 pm

nada a ver o filme ghost, então… na hora q o patrick swayze (sei lá o nome..) toma posse da whoopi goldberg…

fulano
fulano
5 maio de 2005 5:34 pm

nada a ver o filme ghost, então, na hora q o patrick swayze (sei lá o nome..) toma posse da whoopi goldberg…

Ale
Ale
5 maio de 2005 4:56 pm

Alguém pode falar se eu acertei na minha idéia??? A telepatia por acaso é como citei no meu primeiro achismo???

Ale
Ale
5 maio de 2005 4:54 pm

Não entendo nada, nunca li nada, mas imagino que o espírito se comunica com o médium ou por pensamentos que aparecem na cabeça do médium que o próprio identifica como não sendo dele, ou alguma força que age sobre ele o controlando e sua consciência fica num estado de observação perante o que o espírito faz com o corpo ou partes dele… Mas não sei se isso é o certo, como já disse, nunca li sobre isso, e nunca nem vi isso acontecendo, é puro achismo baseado no que penso sobre almas, espíritos e como tudo funciona…

Radical Chic
Radical Chic
5 maio de 2005 4:54 pm

Não fulano… nenhum espírito “baixa” em ninguém… Como diz o Wagner, não existe download mediúnico…rs

O que acontece é um acoplamento de auras. Dessa forma o espírito pode “ditar” telepaticamente a mensagem para o médium. O espírito comunicante não fica dentro do corpo do médium, só bem próximo.

Sandra
Sandra
5 maio de 2005 9:06 pm

Aí Andréa Patrícia,conforme for te ajudo na “empreitada” de oferecer hospedagem pra galera!he,he..
O problema é que vão ter que conviver com três pitbullzinhos!!!(meus filhotes).Topam????me coloco à disposição…sem “mixaria”…
😆 vai ser divertido… 😉 Beijos nos corações de todos!!!Muita luz!!!!

tiza
tiza
5 maio de 2005 9:59 pm

Uai Sandra..tano tudo vacinadinho..(brincadeira!),mas um dia quem sabe
a gente sobe na Van do Ale? bjos

x-builder
x-builder
4 maio de 2005 5:47 pm

Alê , vc sabia que o Pai do Osama e o Bush pai foram amigos de tomar cerveja em barzinho? Eles eram socios de uma empresa de petrolio chamada Arbusto.

Titanico
Titanico
6 maio de 2005 1:08 pm

Bom dia… Acho que vc ta certo x-Builder…. o dicionário é o pai dos inteligentes. Temos que procurar nele quando temos dúvida… O que ocorre é que o Huberto tem umas idéias bem legais e, para deixar claro o que ele está falando, acontece essa distinção. Ele dá essa explicação no livro “O Sermão da Montanha”. Se vc quiser, passo no scanner a explicação e te mando, muito embora algumas pessoas já terem descrito a diferença e acho que é a mesma que tenho no meu livro. Fulano… Muito embora a idéia do Ale seja bem bacana (beleza Ale?), onde… Read more »

tiza
tiza
6 maio de 2005 1:02 pm

Ô Mano Piper ,oi! tô te estranhando..o Chicão não era picareta não…Um dia minha mãe que é médium mas tem receios de desenvolver, foi nele para uma consulta…meu pai que tinha ido só levar, ficou descrente num canto só aguardando..O Chico enviou uma mensagem para ele e ele ficou muitíssimo emocionado ……vá saber ! Fulano, oi! não sei quanto aos espíritas acho que é assim mesmo ,mas pelo pouco que sei de minha parte quando digo Espírito Santo é uma situação semelhante,a gente fica consciente,aliás muito consciente, parece que pensa com uma lucidez indizível e as dúvidas específicas ou não,se… Read more »

x-builder
x-builder
6 maio de 2005 11:40 am

esta do “crear” foi a coisa mais meiga que ja vi no ano.

x-builder
x-builder
6 maio de 2005 11:40 am

esta do “crear” foi a coisa mais meiga que ja vi no ano.

Mano Piper
Mano Piper
6 maio de 2005 10:12 am

Comparo o espiritismo ao Vudu.
Q nas sabias palavras do Pica Pau fica: Vudu é coisa pra jacu. 😀

Unico espírita q realmente era plausivel era o Chicão, por ele ajuda muito aos pobres, ele mesmo adimitia que era tudo uma farsa.

Radical Chic
Radical Chic
6 maio de 2005 10:00 am

Pois é… e a maioria desses termos não constam no dicionário, pq fazem parte de ensinamentos “eSotéricos” (grafado com S significa “fechado”, “oculto”), enquanto os termos do dicionário são “eXotéricos” (divulgados, abertos). Se a pessoa não é “iniciada”, como explicar a transição da essência para a existência sem confundí-la? Todos nós aqui, de uma forma ou de outra já fomos “iniciados”… mas a maioria da população não é assim.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
5 maio de 2005 10:50 pm

Acertou em cheio, Ale. Vc devia jogar na Megasena 😛 Quanto ao crear, é por aí, também. Rohden usa bastante por questão de praticidade, já que ele, em várias de suas explicações, procura diferenciar a criação material da criação (creação) metafísica. “A substituição da tradicional palavra latina crear pelo neologismo moderno criar é aceitável em nível de cultura primária, porque favorece a alfabetização e dispensa esforço mental – mas não é aceitável em nível de cultura superior, porque deturpa o pensamento. Crear é a manifestação da Essência em forma de existência – criar é a transição de uma existência pra… Read more »

fulano
fulano
7 maio de 2005 4:00 pm

eu o coloquei no campo de “email”… mas acho q não foi possível a sua visualização…
se bem q vc sabe qual é o meu email.. 😛

wild_turtle00@yahoo.com.br

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.