SOFRIMENTO E EVOLUÇÃO

Paul McCartney afirmou, no ano passado, que Yoko Ono não tinha sido a culpada pela separação dos Beatles.

SOFRIMENTO E EVOLUÇÃO (Paul McCartney e Yoko Ono)

Muito embora eu acredite que sim, ela foi o fator principal pra isso, não é essa a questão que quero abordar aqui, e sim a reação da Yoko a esta declaração de Paul, que finalmente fez as pazes com ela: “Eu fiquei muito, muito agradecida. Quer dizer, fiquei chocada. Eu pensei ‘Agora você diz isso, após 40 anos?‘ Mas foi muito bom. Com a atmosfera que o mundo criou para nós, não foi fácil para ele dizer algo assim”. Yoko também contou que o ódio direcionado a ela após o término dos Beatles foi um fator crucial no desenvolvimento dela como artista nos anos seguintes:
Eu estou começando a entender algo interessante“, ela disse, “se todas aquelas pessoas não tivessem me assediado, o que eu estaria fazendo agora? Quem eu sou hoje é um produto de todos aqueles incidentes. Eu pensei que foi terrível, todos aqueles anos, mas, quando eu penso nisso agora, percebo que foi uma bênção”.

Sim, o que Yoko Ono intuiu é uma das chaves para a vida na Terra, um fator de Iluminação que os Mestres nos alertaram e pediram resignação. Buda nos fala que a existência é sofrimento, por melhor que você esteja (ou pense que esteja):

“A existência é dor. A dor vem do desejo. A dor desaparece quando o desejo se extingue. O desejo é eliminado quando se segue o caminho do meio.”

Buda

A psicologia nos mostra que estamos sempre desejando, em falta de algo e esse algo é a razão de nossas angústias e sofrimentos (além de ser o motor da nossa civilização capitalista ocidental).

A Filosofia, através de Arthur Schopenhauer, cunhou a frase “Viver é sofrer“, pois estamos o tempo todo desejando consciente ou inconscientemente, e a felicidade é apenas uma interrupção passageira de um processo de infelicidade. Isso até que renunciemos a esses processos (ou seja, renunciar a si mesmo) e nos tornemos dotados não mais de Vontades, mas de Conhecimento.

Jesus nos mostra que o segredo para o caminho da Iluminação é o desapego:

“Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará. De fato, que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? Ou que poderá alguém dar em troca da própria vida? Pois o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta.”

Mateus 16:24-27

O Espiritismo, especialmente no Brasil, é claro ao dizer que vivemos num mundo de provas e expiações, desenhado pra nos tornar uma pessoa melhor:

“Se todo espírito tem consigo a noção de felicidade, é sinal que ela existe e espera as almas em alguma parte. Tal como sonhada pelo homem do mundo, porém, a felicidade não pode existir, por enquanto, na face do orbe, porque, em sua generalidade, as criaturas humanas se encontram intoxicadas e não sabem contemplar a grandeza das paisagens exteriores que as cercam no planeta. Contudo, importa observar que é no globo terrestre que a criatura edifica as bases da sua ventura real, pelo trabalho e pelo sacrifício, a caminho das mais sublimes aquisições para o mundo divino de sua consciência.”

Emmanuel

“Perdoemos as pedras da vida pelo ouro de experiência e de luz que nos oferecem.
E, sobretudo, armemo-nos de coragem para o trabalho, porque é na dor do presente que corrigimos as lutas de ontem, acendendo abençoada luz para o nosso grande porvir.”

Bezerra de Menezes

Não vou ser hipócrita e dizer que DEVEMOS viver uma vida de resignação com todas as adversidades que tivermos. Acho que o que nos impulsiona para o progresso é justamente a capacidade de contornar os problemas e melhorarmos cada vez mais nossa vida e a dos outros. Um exemplo clássico: em vez de nos resignarmos com o frio que a natureza (Deus) mandou, o Homem inventou a calefação. Não satisfeito em usar teclas no celular, o homem inventou o Iphone.
Mas reconheço que sim, com o avanço das soluções pré-fabricadas o Ser Humano perdeu contato consigo mesmo, com o crescimento interno. A calefação nos faz perder o temor / respeito / reverência pela natureza e seus ciclos, que são a base de praticamente todas as mitologias e religiões, e consequentemente perdemos o contato com uma parte importantíssima da nossa psique. Pra ilustrar isso vou colocar o trecho mais famoso do Eclesiastes, que reúne brilhantemente tudo o que falei aqui:

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
(…)
Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?
Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar.
Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.
Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida;
E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.
Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.
O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.
Vi mais debaixo do sol que no lugar do juízo havia impiedade, e no lugar da justiça havia iniqüidade.
Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra.
Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais.
Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.
Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.”

Eclesiastes 3:1-20

O que se pode tirar disso é que:
1 – A Matrix é perfeita, mesmo em suas aparentes imperfeições.
2 – A Matrix permite e quer que você goze do seu BOM trabalho e seja feliz, mas a vida na Matrix é dura e impera a injustiça e o desrespeito.
3 – A Matrix tudo vê e tudo sabe, e você vai prestar contas do que fez… Um dia.
4 – É vaidade achar que suas obras estão reescrevendo o código da Matrix. Estamos o tempo todo brincando nos domínios da Sandbox (caixinha de areia).
5 – Do código viestes e ao código retornarás.
6 – Tudo tem um propósito.

Então temos um equilíbrio muito delicado aqui que é conciliar o temor / respeito pelo sistema (que podemos chamar aqui de “Pai”, como Jesus chamava) e como podemos usá-lo pra nosso crescimento interno mas não se sentir tolhido / oprimido por esse medo (igual nas relações com o Pai, ou com o aspecto castrador da Mãe).

Podemos sim, aliás DEVEMOS hackear a Matrix, pois isso denota nosso avanço e compreensão do sistema. Só não devemos achar que somos melhores que o sistema, que sabemos mais do que seu codificador, até porque nunca saberemos se essas backdoors estão lá de propósito.

“Podemos escolher recuar em direção à segurança ou avançar em direção ao crescimento. A opção pelo crescimento tem que ser feita repetidas vezes. E o medo tem que ser superado a cada momento”.

Abraham Maslow

bandeira da espanha Ler em espanhol (por Teresa)

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
51 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Anônimo
Anônimo
20 fevereiro de 2014 12:22 pm

Amei cade o Leandro?! Estou enganada ou o mais novinho tem 190 anos?!
Na gnose é bem pior vou a segunda morte. Mas não desanimo. Vamos lá, espadas na mão. Lutemos o bom combate. Beijão Acid. Tás olhando que estou consultando tudo por estes dias. Retornando que fazia anos que não aparecia. Mando uma musiquinha nova que vi que vocês gostam. De Silvio Caldas meu grande amor. Sucesso dos anos 40 para você ver como sou novinha. http://youtu.be/w2PrdaqKsjo Risos

Serise
5 novembro de 2013 8:13 am

Ale,

legal sua volta aos coments cara, sentimos sua falta.

======================

Ainda sobre a felicidade:

existem pessoas sériamente comprometidas com a felicidade do povo……..[ts,ts,ts]

http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2013/11/04/em-nome-da-felicidade-maduro-decreta-natal-antecipado-na-venezuela.htm

Dá para acreditar nisso?

sorriam…………………

Ale Soh Ale
Ale Soh Ale
5 novembro de 2013 7:26 am

Fala Acid! Incrível post… como sempre! Eu estava relutante em voltar a comentar, mas, voltei! Rsrs Fiz amizade com um dos participantes aqui e ele me convenceu em voltar para este nosso cantinho de compartilhamento e conhecimento. Se me permite, vou colocar meu ponto de vista sobre o assunto. Enfim… A cabala realmente prega esse desapego dos desejos… na verdade, ela ensina o homem a desejar o certo para não se decepcionar com as coisas mundanas. Desejar não é seria, então, em si um fator negativo e sim o que se deseja. Veja, desejar desvencilhar-se do indesejável não é desejar… Read more »

Serise
4 novembro de 2013 10:53 pm

Ola caro Ikki, a tempos que não passava por cá, “As batalhas mais terríveis, intensas, necessárias e que valem MESMO a pena lutar NÃO tem platéia!” Eu vou fazer uma placa com essas sabias palavras, e colocar na parede do meu humilde escritório. mandou bem Ikki. ================== “No final, a gente não pode criar muita expectativa sobre essa vida mesmo, principalmente com relação à conceitos de felicidade, prazer e evolução.” achei um pouco….pessimista?[rs,rs,rs] cara eu tenho ainda grandes expectativas em relação a minha evolução[ consciencia] acho até que ainda dá tempo……[rs,rs,rs] ================= Beatles ou beagles? Quem teve razão nos dois… Read more »

Ikki, filho de Ander
Ikki, filho de Ander
4 novembro de 2013 8:24 pm

O que eu posso dizer… Acredito que esse tempo na “câmara hiperbárica” só ti fez bem, Acid, lhe rendendo um belo post (e que abre muitos precedentes- muitas portas- nessa ‘matrix’). Esse texto pra mim tá falando mais uma vez do ‘mito do herói’, não!? Renúncia, dor, trabalho, esforço, caminho do meio, resignação, intuição, sacrifício… Quanto mais estudo sobre a natureza do Mal (que acho que pode ser definida EM PARTE como a tensão consciente entre desejo & dor) mais me entusiasmo com os mitos heróicos (que ultrapassam, e muito, essas idiossincrasias de Conan, Superman e UFC). As batalhas mais… Read more »

Joseval
4 novembro de 2013 11:34 am

Olá Acid!
Excelente post. Gostaria de ver um post sobre a série “Fringe”: realidades paralelas, ficção científica e seres atemporais dariam o que falar por aqui)

Luciano
4 novembro de 2013 10:25 am

O fim dos Beatles foi algo lógico e decorrente de qualquer processo de “crescimento” ou “evolução” deles como indivíduos e como grupo. Basta ouvir cada um dos discos que lançaram para notar que a cada passo davam aquele som uno já dava para distinguir os egos do Macca, do Lennon, do George Harisso e mesmo do Ringo. O álbum branco então é uma radiografia do grupo mesmo não sendo o último disco lançado… O Lennon não se contentava com o grupo e passa a impressão que sua criatividade estava tolhida dentro dos fab four. Mas dá para discordar do seu… Read more »

Thiago Barboza
2 novembro de 2013 1:17 pm

Muito bom esse vídeo aí em cima.
O principal fato para a “ruína” dos Beatles, foi a morte do Brian Epstein – isso ninguém fala – o resto são motivos de menor importância – ou desculpas.
Queria também dizer que eu AMO/ADORO esse blog, leio ele desde 2008 – eu acho – e vou continuar lendo.

Anônimo
Anônimo
1 novembro de 2013 7:40 pm

Sofrimento e Evolução:

Um exemplo…

🙂

Ira
31 outubro de 2013 4:00 pm

Ola Acid!

Minha primeira vez… por aqui só pra citar uma indagação do nosso amado Kardec:
Kardec indagou: “Por que, no mundo, tão amiúde, a influência dos maus sobrepuja a dos bons? – Por fraqueza destes. Os maus são intrigantes e audaciosos, os bons tímidos. Quando estes o quiserem, preponderarão”. (Questão nº 932 de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec)
bjs

Anônimo
Anônimo
31 outubro de 2013 3:17 pm

Nibbana – Ajaan Thanissaro Todos sabemos o que ocorre quando um fogo se extingue. As chamas morrem e o fogo desaparece. Portanto quando pela primeira vez nos damos conta de que o objetivo da prática Budista, nibbana (nirvana), significa literalmente a extinção de um fogo, é difícil imaginar uma imagem mais mortífera para um objetivo espiritual: a completa aniquilação. Acontece que, no entanto, essa interpretação desse conceito é um erro de tradução, não tanto de palavra, mas de imagem. O que significava um fogo extinto para os Hindus na época do Buda? Tudo, menos aniquilação. De acordo com os brâmanes… Read more »

Anônimo
Anônimo
5 novembro de 2013 12:14 pm
Ikki, filho de Ander
Ikki, filho de Ander
5 novembro de 2013 12:20 pm

De uma coisa estou plenamente convencido: de que felicidade (duradoura), sanidade e evolução só existe entre aqueles que conseguem escapar da influência dos canalhas e imbecis sobre suas vidas, costumes e ideias. O sofrimento(a dor), administra-se; sai “mais barato” pra saúde espiritual, pra vida social civilizada nos desapegarmos das angústias, recalques e estigmas existenciais, e dos problemas imprevisíveis que acabamos criando- com as melhores das intenções- quando tentamos extirpá-lo de nossas vidas como um câncer. —- Fala vovô Serise, como estais por aí? E aí ale, belez!? Bom vê-lo por aqui tb. Tô matutando esse teu comentário. “”Ikki:No final, a… Read more »

Anônimo
Anônimo
5 novembro de 2013 2:07 pm

Uma Prova do Céu – Dr. Eben Alexander III “Minha experiência mostrou que a morte não é o fim da consciência e que a existência humana continua no além-túmulo. E, mais importante ainda, ela se perpetua sob o olhar de um Deus que nos ama e que se importa com cada um de nós.” Sinopse: Cético, defensor da lógica científica e neurocirurgião há mais de 25 anos, o Eben Alexander viu sua vida virar do avesso quando passou por uma experiência que ele mesmo considerava impossível. Vítima de uma meningite bacteriana grave, ficou em coma por sete dias. Enquanto os… Read more »

Anônimo
Anônimo
3 dezembro de 2013 10:19 pm

Jill Taylor: Um derrame de lucidez (parte 1/3)

“Jill Bolte Taylor teve uma oportunidade de pesquisa que poucos cientistas cerebrais desejariam: ela sofreu um grave derrame, e observa enquanto suas funções de movimento, fala e autoconsciência entram em falência, uma a uma. Uma história incrível.”

Fonte: TED/ http://bit.ly/WR2XSO

Anônimo
Anônimo
16 novembro de 2013 11:19 pm

Como se pode tirar conclusões a partir do surreal? O espiritismo é um grande embuste, que apareceu no rumo da História humana com as traquinagens das irmãs Fox. Da mesma forma é totalmente sob suspeição os “ensinamentos” do personagem mítico chamado Jesus, que teve a “honra” de sofrer para “nos salvar” de um pecado mítico, mas pirado que era, contraditoriamente inventou (sim, foi Jesus) o inferno e disse que o caldeirão quente é o nosso destino se não seguirmos ele mesmo, o cara que teria inseminado a própria mãe para nascer. Espera aí, então veio para quê? Acho curioso fazerem… Read more »

Serise.
8 novembro de 2013 1:06 pm

Acid disse:

“Podemos sim, aliás DEVEMOS hackear a Matrix, pois isso denota nosso avanço e compreensão do sistema. Só não devemos achar que somos melhores que ela, que sabemos mais do que seu codificador, até porque nunca saberemos se essas backdoors estão lá de propósito.”

Hum….não sei se entendi direito, mas….a matrix com certeza deve ter um Firewall respeitável.[rs,rs,rs]

e se a Matrix é perfeita mesmo em suas imperfeições…..

abrcs.

Serise.
8 novembro de 2013 12:55 pm

“Então temos um equilíbrio muito delicado aqui que é conciliar o temor/respeito pelo sistema (que podemos chamar aqui de “Pai”, como Jesus chamava) e como podemos usá-lo pra nosso crescimento interno mas não se sentir tolhido/oprimido por esse medo (igual nas relações com o Pai, ou com o aspecto castrador da Mãe).”

Acid, essa parte foi…Heavy.
Abriu espaço para muita conversa, e muito raciocínio….
cara eu to viajando a dias nesse ponto…….Seus posts tem o dom de me tirar do comum e abrir novas frentes de observação de nossa…..(I)realidade.

abrcs.

Dan!
Dan!
7 novembro de 2013 11:26 am

“(…)Estamos o tempo todo brincando nos domínios da Sandbox(…)”

Muito bom!

Ale Soh Ale
Ale Soh Ale
6 novembro de 2013 6:00 am

Acid,

tentarei voltar a ser mais presente!

abraço!

Ale Soh Ale
Ale Soh Ale
6 novembro de 2013 5:55 am

Ikki!

Em ordem amigo e vc?!

Eu estive pensando nisso nos ultimos 18 anos… e ainda não consegui sair desse ciclo.

Abraço!

Maíra
Maíra
5 novembro de 2013 11:40 pm

Adorei!
O meu muito obrigada pelo belo post!

Alexander
Alexander
5 novembro de 2013 8:18 pm

Ahh a felicidade…
comment image

Anônimo
Anônimo
31 outubro de 2013 10:17 am

Nossa, quanta coisa boa junta! o texto excelente e ainda a história de Mara. Valeu ter ficado resfriada para vasculhar a internet na busca de sabedoria. Obrigada a todos aí!

Serise
31 outubro de 2013 10:11 am

Thiago, Só quem viveu essa época pode avaliar com mais cautela a dissolução da banda.[ papos furados de midia….já sabemos o que esperar…] Yoko foi a gota dágua, com certeza. não foi ela quem mudou a cabeça do lennon, mas…..ela ajudou muito. O resto fica por conta do amadurecimento individual de cada musico, pressão do ” show bizz”, excesso de drogas psicodélicas.[era moda na época] E cá para nós, como artista Yoko é……..ridícula…….mas nem pode ser considerada a única responsável pelo fim da banda. lennon e suas idéias politico/sociais destoavam demais do resto dos Beatles que se esforçavam para manter… Read more »

Thiago Barboza
30 outubro de 2013 11:12 pm

Po, gosto muito do blog. Mas dizer que a Yoko foi fator principal pela separação dos Beatles é opinião de quem não sabe nada – ou quase nada – sobre eles.

Kauã Elias
28 outubro de 2013 11:36 am

Acid, leio seu blog desde 2008 ou até antes. Lembro-me que li sobre Lineage II na época, juntamente com várias outras coisas fascinantes. Acho que nunca postei um comentário hahah. Só queria te dizer obrigado. Por tudo.
Abração,
Kauã.

Toad
Toad
28 outubro de 2013 2:55 am

Pow, vc fez o ”Saindo da Matrix” e agora(mesmo com a ressalva no penúltimo parágrafo), disse q é melhor se conformar com ela >) Mas a mensagem foi boa. Eclesiastes é o melhor encarte da bíblia depois do Ezequiel 😉

Anônimo
Anônimo
27 outubro de 2013 6:15 pm

If Siddhārtha Gautama or simply the Buddha (563 BCE to 483 BCE) and Friedrich Wilhelm Nietzsche (15 October 1844 to 25 August 1900) had been introduced. By Bertrand Arthur William Russell, (18 May 1872 to 2 February 1970): “The question is: If Buddha and Nietzsche were confronted, could either produce any argument that ought to appeal to the impartial listener? I am not thinking of political arguments. We can imagine them appearing before the Almighty, as in the first chapter of the Book of Job, and offering advice as to the sort of world He should create. What could either… Read more »

Samuel Otemi
27 outubro de 2013 11:41 am

Quando o ser se eleva em valor sobre o outro, Salomão já sabia que é tudo vaidade do pó vai para o pó.
Achei massa a frase do “código para o código.

Sempre um bom texto por aqui!

Rodi
Rodi
27 outubro de 2013 9:28 am

Seus textos são excelentes sempre, Acid.
É um prazer passar aqui pelo site, junto com um misto de conhecimento e reflexão.

Só no gargarejo,
Abs

http://www.youtube.com/watch?v=6sIbc_fc8K8

Serise.
26 outubro de 2013 11:54 pm

Acid,

Seu blog é um espaço incrível,e fico aguardando sempre seus posts,[os coments então são um universo a parte,rs,rs,rs]
mas……
dessa vez você arrasou.
cara, eu estou com a cabeça dando voltas.[rs,rs,rs]
Parabens, é um prazer imenso poder ler algo assim.

A psicologia nos mostra que estamos sempre desejando, em falta de algo e esse algo é a razão de nossas angústias e sofrimentos (além de ser o motor da nossa civilização capitalista ocidental).

abrcs.

Olho do furacão
Olho do furacão
26 outubro de 2013 9:13 pm

Nem li o texto ainda, mas fiquei tão feliz que precisei vir antes pra escrever que adoro seu blog, cara!

Serise,& Os Exploradores de Backdoors.
28 outubro de 2013 12:01 pm

Acid, ” Minha visão de mundo vai aí pelo meio, pegando um pouco de cada coisa e sabendo que o que funciona bem com um não vai necessariamente funcionar com outro.” Esse é um ponto fundamental! realmente há diferenças sutis entre as pessoas que precisam ser respeitadas, e acontece em diversos setores da vida. Por exemplo: Eu sou apaixonado por frutos do mar;camarôes, mariscos lagosta, eu devoro sem cerimonias.[rs,rs,rs] minha filha mais nova é alergica a isso tudo!! nada do mar faz bem a ela! vê só como cada um reage diferente!! Acho que adquiri, ou nasci com….. “alergia” a… Read more »

Serise,& Os Exploradores de Backdoors.
28 outubro de 2013 12:12 pm

Continuando, ” Acho q o espiritismo dá muita ênfase à resignação e isso passa muito uma mensagem de estagnação, ou evolução simplesmente através da dor.” Exatamente, e os católicos também avançaram nesse sentido. Fica a pergunta: Que Deus é esse que fabrica almas tão defeituosas? Eu me esforço um bocado para ser melhor, mas…..não é fácil evoluir!! Me parece estranho que tanta coisa feita por um Deus onipotente deu ” errado” , ou se “rebelou” contra ele, [ incluindo Lucifer e nós mesmos] Falta alguma coisa a ser dita sobre isso…..tá faltando uma peça desse quebra cabeças.[ na minha opinião… Read more »

Ananda
Ananda
28 outubro de 2013 12:18 pm

Ilusões: “Um dia, o Buda estava em uma caverna, onde estava fresco. Ananda, seu assistente, estava praticando meditação caminhando perto da caverna, tentando interceptar as muitas pessoas que sempre vinham visitar o Buda, de forma que ele não recebesse convidados o dia todo. Neste dia, enquanto Ananda estava praticando, viu alguém se aproximando. Quando a pessoa chegou perto, Ananda reconheceu Mara. Mara tentou o Buda na noite antes dele se tornar iluminado. Mara disse ao Buda que ele poderia se tornar um homem de grande poder – um político, um rei, um presidente, um ministro ou um bem sucedido homem… Read more »

Hermano
30 outubro de 2013 2:33 pm

Esperando post sobre o Gravidade! = ]

serise
30 outubro de 2013 2:20 pm

Ainda sobre a matrix;
Ela só pode ser observada através dos nossos cinco sentidos.sem eles ela desaparece para nós.[ pelo menos foi o que eu entendi sobre ela]

mas….os nossos cinco sentidos não são a única forma de relacionamento com o universo.[segundo os espiritualistas]
Apenas aqui no planeta terra eles funcionam e são úteis no dia a dia.

ora então a matrix seria apenas o que nós podemos observar do universo ao nosso redor com nossos cinco sentidos.
resumindo:
Ela seria apenas a nossa visão particular do universo?
O efeito do universo sobre nossos cinco sentidos?

fica a questão…..

Toad
Toad
30 outubro de 2013 4:40 am

”…pelo[pouco] que entendi no budismo, os desejos são a “âncora” que prendem o sujeito á matrix.”

Pode ser q ñ tanto os desejos, mas saber quando eles valem e tudo q está em jogo.

Abs. Serise 🙂

Damian Schelling
29 outubro de 2013 3:46 pm

Realmente um excelente texto!
Não conhecia essa passagem belíssima da Bíblia.

E de fato, aquele que sabe lidar e trabalhar com o sofrimento, sempre saíra uma pessoa mais forte e de certa forma evoluída no final. Basta você encontrar internamente os seus processos, a sua maneira de trabalhar essa confusão de sentimentos.

Yeshua
Yeshua
29 outubro de 2013 11:38 am

Dois mil e quinhentos anos atrás, aninhado em um vale fértil entre a Índia e o Nepal, nasceu uma criança que se tornaria o Buda. As histórias contam que antes do seu nascimento, sua mãe, a rainha de um pequeno reino indiano, teve um sonho. Um lindo elefante branco oferece à rainha uma flor de lótus e depois entra em um lado de seu corpo. Quando os sábios foram chamados para interpretar o sonho, eles predisseram que a rainha iria dar à luz um filho, destinado a se tornar um governante ou um homem santo. Um dia… eles disseram, ele… Read more »

serise
29 outubro de 2013 10:11 am

ei, o coment anonimo acima é meu.

Anônimo
Anônimo
29 outubro de 2013 10:10 am

Toad,

pelo[pouco] que entendi no budismo, os desejos são a “âncora” que prendem o sujeito á matrix.
buda se livrou dos desejos, uniu-se ao todo e…se foi embora.[ livre da matrix]

se eu estiver errado me corrija, mas…parece que vencer os desejos é parte fundamental para quem quer se livrar dela…..[ livrar-se das influencias dela]

abrcs.

Martius
29 outubro de 2013 9:55 am

Acid disse: “Acho q o espiritismo dá muita ênfase à resignação e isso passa muito uma mensagem de estagnação, ou evolução simplesmente através da dor.” Eu concordo, Acid. A resignação é muito exaltada no espiritismo, de modo que vemos muitos dos nós, seus adeptos, vivendo de forma conformista, aparentando até um certo desânimo para se vencer os obstáculos. Felizmente, essa interpretação vem sendo substituída lá aos poucos, quase timidamente, por uma visão mais corajosa e otimista da forma como podemos encarar as dificuldades do mundo, onde, além da resignação, a coragem para vencermos os obstáculos e o otimismo têm sido… Read more »

Toad
Toad
29 outubro de 2013 5:43 am

”Lutar inutilmente” seria algo tipo irritação, descontrole, etc… Vc sugere conhecer a matrix e tentar se libertar, mas sem usar coisas(sobretudo ruins) q fazem parte dela: Ansiedade por ex… Se é q entendi 🙂

As religiões em geral(Budismo é menos mal), nm parecem ensinar como é a matrix, muito menos sair dela, parecem mais fazer matrix pior ainda dentro da q já existe >) E ñ só religião.

Serise,& Os Exploradores de Backdoors.
28 outubro de 2013 12:44 pm

Ananda,

” Mara não é de forma nenhuma agradável, mas se você sabe como transformar Mara, Mara se tornará o Buda. E se você não souber como tomar conta do Buda, ele se tornará Mara.”

isso foi bem legal,

abrcs.

Anônimo
Anônimo
26 outubro de 2013 6:40 pm

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.