ESPIRITISMO

Quem lê meus posts sabe que sempre coloco alguma coisa da Bíblia pra “fechar” um assunto. Mas não sou um cego, um teleguiado pelo que está escrito lá. Tenho discernimento e sei que, apesar de conter mensagens inspiradíssimas, outras serviram tão somente pra manipular pessoas, em uma determinada época, além das adulterações que acontecem até hoje! O ensinamento é progressivo, de acordo com o nível mental das pessoas. É assim na escola, é assim na vida.

O velho testamento cumpriu seu papel de doutrinar um povo rude, que só obedeceria no cabresto, através do medo. Assim temos a idéia de Jeová, o terrível Deus “exclusivo” dos Judeus, que mandava matar, se arrependia do que fazia, ficava P da vida com alguns dos seus comandados, etc. Muito tempo depois, Jesus, vendo que o terreno era fértil para uma mudança de paradigmas, veio trazer um Deus justo e bondoso,acessível para todos, que está dentro de você, e também fora de você. Chamava-o de Abba, que em Aramaico, significa papai. Nada mais inocente, não? Que diferença pra aquele Deus cujo nome era impronunciável. Ainda assim não procurou quebrar com o velho testamento, e sim, complementou-o.

Quase 1.900 anos se passaram e uma nova mudança de paradigmas surgiu com a revelação da doutrina espírita. Foi mais uma complementação ao evangelho, e muitas das parábolas de Jesus ficaram claras com o novo enfoque. Mais de 100 anos se passaram desde que o espiritismo surgiu e, como tudo que é “novo”, enfrenta reações duras por parte das religiões estabelecidas. Isso também é um problema no amadurecimento de muitos espíritas, que insistem que o espiritismo é uma religião (quando de fato é uma filosofia), criam dogmas (quando a única base do espiritismo é a existência de vida após a morte), rituais (de forma sutil, sem saber da ciência que se esconde por trás de certas condutas) e ainda acham que tudo no mundo é culpa de espíritos ruins (a velha dicotomia “bem x mal”, que permeia todas as religiões) e, como se não bastasse, acham que quem está em outra religião deve se tornar espírita pra alcançar a “verdade” ou a “salvação”…

O Espiritismo é, por sua vez, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência experimental, consta das relações que são possíveis estabelecer com os Espíritos; como filosofia, inclui todas as conseqüências morais decorrentes destas relações.

Allan Kardec; codificador do espiritismo

bandeira da espanha Ler em espanhol (por Teresa)

Referência:
A História do espiritismo

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
51 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Acid
Acid
24 novembro de 2009 9:00 pm

Fanático.

Fernando
Fernando
27 novembro de 2009 12:49 pm

Realmente… é difícil ter uma conversa séria e proveitosa com espíritas. Levam tudo para o outro lado, o lado da rivalidade. Se alguém foi tendencioso aqui, foram os inúmeros médicos que eu citei; seria bom que voce fizesse uma visita a algum hospício e, pessoalmente, interrogasse os médicos a esse respeito. Taí, seria uma boa ! Em momento algum esses especialistas afirmam que só espíritas dão entrada nos manicômios, o que eles afirmam é que o espiritismo é o principal fator de loucura ou que predispõe à loucura. Em vez de ficar procurando criar rivalidades, preste atenção no que esses… Read more »

Coringa
Coringa
27 novembro de 2009 5:48 pm

Fernando > “Realmente… é difícil ter uma conversa séria e proveitosa com espíritas.” E é bastante visível que a tendenciosidade vem sim, de sua parte! O que me impressiona é a leviandade com que foi abordada a questão, denotando, no mínimo, falta de conhecimento sobre o assunto, inclusive naquilo que se refere, diretamente, ao conhecimento e posição da PSIQUIATRIA sobre o tema. O fato é que o tal Dr. Xavier De Oliveira e seus mancomunados “apóstolos”, tem sido mesmo é criticados (pela psiquiatria atual) pelo preconceito, arrogância e ignorância de suas “conclusões”. O mesmo vale para aqueles que, desconhecendo a… Read more »

Coringa
Coringa
27 novembro de 2009 5:52 pm

(continuando) Vejam por exemplo estas variadas análises de profissionais da área de psquiatria muito mais recentes do que o tal livro de 1931. Trechos contidos em: ‘Estudos sobre religião e saúde mental realizados no Brasil: histórico e perspectivas atuais ‘ “Machado (1993) estudou, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a importância da prática e envolvimento religioso para pacientes internados em duas unidades psiquiátricas de pacientes agudos. Ela comparou 40 pacientes psiquiátricos com 40 pacientes cardíacos (grupo controle) em relação a comportamentos religiosos anteriores à internação. Verificou que os pacientes psiquiátricos buscavam mais frequentemente (45% dos casos) Igrejas pentecostais que os… Read more »

punar janma
punar janma
21 novembro de 2009 4:21 pm

Aqui tem um bom texto sobre reencarnação (em inglês)

http://en.wikipedia.org/wiki/Reincarnation

Um termo em sânscrito que reflete este conceito é : “punar janma”
Punarjanma: Hindu – Hinduism Dictionary on Punarjanma

punarjanma: (Sanskrit) “Reincarnation.” From punah, “again and again,” and janma, “taking birth.”
(By Himalayan Academy)

Acid
Acid
21 novembro de 2009 3:04 pm

Promover o diálogo, o aprendizado e a diversidade de opiniões é o que tem me motivado a continuar esse blog por 7 anos. Não creio ter sido coincidência meu “tesão” pelo blog ter desaparecido com a crescente manifestação de fanatismo e pobreza de visão, que não percebe o outro como parte da estrutura que mantém a Unidade na diversidade, e sim um coitadinho desviado, que precisa ser conduzido para a “Salvação” (seja lá o que for isso), que apenas “subsiste” (ou seja, existe realmente) em suas trincheiras. Não há diálogos possíveis com esse tipo de fanatismo, apenas réplicas, tréplicas, e… Read more »

Luiz
Luiz
21 novembro de 2009 10:29 am

Algumas perguntinhas : Se existe reencarnação, então por que a população mundial não para de crescer? Se, por exemplo, foram criados mil espíritos, é claro, é lógico, é mais do que evidente que esses mil vão reencarnar em mil corpos, certo? Ou será que o mesmo espírito pode se dividir e reencarnar em mais de um corpo ao mesmo tempo??? Mais: Quando o meu cachorrinho suja o chão eu vou lá e esfrego o focinho dele na sujeira e lhe mostro claramente o porquê daquele castigo. Já imaginou se, quatro anos depois, eu começasse a espancá-lo por aquilo que ele… Read more »

Solius - emitindo os últimos neutrinos
Solius - emitindo os últimos neutrinos
21 novembro de 2009 1:09 am

Coringa, “Meu caro, não tente distorcer ou dar interpretações levianas às minhas palavras.” Quando eu disse que você defendia dogmas, fiz uma acusação em resposta a que você me fez anteriormente de modo insinuativo, e isto não é interpretar levianamente e muito menos distorcer palavras, o que você, sim, fez ao lançar estes falsos atributos às minhas. “Eu não sou adepto de nenhum dogma! Não vejo a reencarnação como dogma!…” Você até teria conseguido me convencer sob este aspecto exclusivamente, se não tivesse defendido de modo tão afetado os dois pesquisadores. Além disto, você crê em algo e, portanto, está… Read more »

Coringa
Coringa
20 novembro de 2009 4:14 pm

Solius> “Eu defendo dogmas e você também, como por exemplo, o da reencarnação. Já parou para pensar como ficaria sua crença se você o abstraísse? ;)” Meu caro, não tente distorcer ou dar interpretações levianas às minhas palavras. Eu não sou adepto de nenhum dogma! Não vejo a reencarnação como dogma! Entendo-a como brilhante teoria e a intuo como verdade; e tb sei que para muitos, trata-se de crença. Conforme já mencionado e com vídeo indicado, este assunto também é estudado pela ciência. E quanto as minhas crenças, não me faria diferença alguma se a reencarnação fosse comprovada ou não,… Read more »

Solius
Solius
20 novembro de 2009 1:23 pm

Alguns dos livros desta lista, eu li ou folheei, ao contrário do que me parece que colega Coringa tenha feito, e nenhum deles é conclusivo acerca do tema. Todos os casos que constatei podem perfeitamente ser explicados a partir da idéia da metempsicose. E vou mais além. O Woolger (cuja principal obra consta na lista), por exemplo, criador da TRI, a quem tive o privilégio de ser pessoalmente apresentado, respondeu mais ou menos o seguinte quando um conhecido lhe perguntou se acreditava realmente em reencarnação: “durante a semana, acredito por três dias, por três dias não, e no último eu… Read more »

Tau. candidato a Bode
Tau. candidato a Bode
20 novembro de 2009 6:24 am

🙂 ROFL

Acid
Acid
20 novembro de 2009 1:41 am

Já ouviram falar da teoria do “bode na sala”?
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070818205202AAR6kkq

É o que tá acontecendo, aqui. Espero que acordem para a técnica e voltemos a nos concentrar no que fazíamos aqui no blog antes do bode ser colocado na sala.

Luiz
Luiz
24 novembro de 2009 7:06 pm

Primeiramente, gostaria que o amigo me respondesse aos questionamentos em vez de ficar ofendendo, chamando de fanático e coisas do tipo. Estranho é esse tipo de comportamento ofensivo e sensível, cheio de milindres que, aliás, é muito comum quando um cristão questiona e a pessoa não tem o que responder. Esses chavões tipo: “…em suas trincheiras”, “não vou discutir com voce”, “esse tipo de fanatismo”, etc, etc, etc, são o escudo protetor que tais pessoas usam para não responder questionamentos. Pode-se observar essas mesmas palavras em outros blogs espíritas ou ateus… é incrível ! Voces combinam? Esses ataques vêm é… Read more »

Anônimo
Anônimo
25 novembro de 2009 7:09 pm

Tb não queria tocar neste assunto, mas até parece que só espíritas ficam loucos. Os sanatórios estão repletos de cristãos, não cristãos, etc, etc, etc. Inclusive na história passada, antes mesmo da existência do espiritismo.

Tá sendo tendencioso demais, meu caro! Acha vc que não seria possível escrever um enorme livro, mais grosso que a própria bíblia, sobre os “loucos católicos”, por exemplo?

Nem precisa mais comentários, basta bom-senso e boa-vontade para compreender.

Olim
Olim
21 maio de 2013 2:30 pm

NUNCA tinha ouvido falar deste senhor: Eurípedes Barsanulfo (que merece um post, caso o Acid concorde)… Porém, na semana passad,a uma pessoa me comentou sobre esta pessoa que viveu no final do século XIX, aqui no Brasil, nas Minas Gerais… Pela curiosidade inicial comecei a pesquisar e percebi o quâ colorida foi a vida dele. O ator Lima Duarte participou do documentário sobre a vida deste espiritualista e espírita. O que me chamou a atenção foi os inúmeros casos de cura e tantos outros de bilocação, comprovados! Que pena que saibamos pouco sobre braileiros como estes… Vejam o documentário: http://www.youtube.com/watch?v=Ywo17yPb7SI… Read more »

Anônimo
Anônimo
17 maio de 2013 8:44 am

86 — Em que momento a alma se une ao corpo?

“Ao nascimento”.

— Antes do nascimento a criança tem uma alma?

“Não”.

— Como vive então?

“Como as plantas”.

http://www.forumespirita.net/fe/reencarnacao/quando-o-espirito-se-liga-ao-corpo/

Anônimo
Anônimo
19 fevereiro de 2013 12:20 pm
Anônimo
Anônimo
15 maio de 2018 9:03 am

As Irmãs Fox e o Episódio de Hydesville

https://www.youtube.com/watch?v=skE14KTchO8

Anônimo
Anônimo
6 abril de 2010 6:03 pm

Se o próprio Jesus afirma o contrário da reencarnação, para que racionalizar ?? Racionalizar Jesus ???
É essa VAIDADE espiritual que cega os seguidores de Kardec. A Bíblia ridiculariza Kardec e por isso é tão negada.
Acordem para o evangelho de Jesus ! O espiritismo tem fala mansa e agradável aos ouvidos menos avisados e é instrumento de espíritos zombeteiros e enganadores.
Vivi mais de trinta anos sob influência do espiritismo Kardecista, aprendi algumas coisas boas, fui muito enganado também, mas a VERDADE, os ditos “mentores” não contam.

Anônimo
Anônimo
29 novembro de 2010 1:20 pm

Uma Viagem ao Sobrenatural –
Roger Morneau

http://www.youtube.com/watch?v=goxNLq82As0

Tudo o que você deveria saber sobre o Espiritismo.

billy shears
billy shears
2 janeiro de 2010 8:03 pm

Garoto escocês desde os 2 anos relata acontecimentos vividos por ele, 60 anos atrás em uma ilha, onde sua família passava as férias. Aos 6 anos, é levado ao local por sua mãe e por especialistas e se constata a descrição que ele fazia do lugar. Descobre-se o nome da família que ocupava o local no passado e era o mesmo sobrenome que ele dizia ter. Voltando a Glasgow, através de pesquisas, descobre-se uma das remanescentes da famíla Robertson que confirma a presença da família na casa. Inclusive, as fotos antigas que ela possui representam algumas descrições do menino: cachorro… Read more »

billy shears
billy shears
29 dezembro de 2009 11:00 pm

“um pequeno argumento derruba o fraco edifício espírita.”
“BUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU !!!!!!”

XIIIIIIII…..antes que o edifício seja derrubado, vou seguir este conselho:

“Se acontecer alguma coisa estranha no seu bairro

Quem você vai chamar? Os Caça-Fantasmas

Se tem algo esquisito e que não parece estar bem

Quem você vai chamar? Os Caça-Fantasmas

Eu não estou com medo de fantasmas
Eu não estou com medo de fantasmas”:

http://www.youtube.com/watch?v=ait8h3bkrT4&feature=related

rsrsrsrs

Allan Kardec
Allan Kardec
29 dezembro de 2009 9:35 am

Não há contradição alguma Billy. Muitas perguntas foram feitas por pessoas diversas, e NENHUMA foi respondida ! É sinal de que não souberam responder, e não “que não têm o que responder”. O espírita, de um modo geral, tem essa mania de querer filosofar e falar bonito; enrolam, enrolam, enrolam e terminam não dizendo nada, são extremamente vagos, nunca vão direto ao ponto e fogem dos questionamentos que lhes são feitos. E sabe por quê ? Porque a doutrina carece de conteúdo, é vazia… um pequeno argumento derruba o fraco edifício espírita. Estou arrependido de ter espalhado esta doutrina sobre… Read more »

billy shears
billy shears
17 dezembro de 2009 10:39 pm

Nani: “Meus irmãos aí na terra não responderam nada do que lhes foi perguntado porque realmente não tem o que responder.”

é…contraditório….pois se não tem o que o responder, não deveria haver o que perguntar; logo se existem perguntas, existem respostas. O problema é saber quais são as verdadeiras…hein?

E são justamente as respostas que unem ou separam os homens, apesar das perguntas serem as mesmas…

Nani
Nani
15 dezembro de 2009 3:18 pm

Toc, toc, toc… tem alguém aí ? Aqui é o espírito de Kardec. Ó, só baixei para dizer que a reencarnação realmente não existe. Puxa… foi mal. Se eu soubesse disso…

BUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU !!!!

Meus irmãos aí na terra não responderam nada do que lhes foi perguntado porque realmente não tem o que responder.
Engraçado é que ninguém pergunta porque eu e outros espíritos ainda não reencarnamos. Eu hein…

Fernando
Fernando
25 novembro de 2009 6:58 pm

Está no post : “… tenho discernimento e sei que, apesar de conter mensagens inspiradíssimas, outras serviram tão somente para manipular pessoas, em uma determinada época,…” ( referindo-se à Bíblia ) Citei este trecho só para dizer que posso falar um pouco da Bíblia que não estarei fugindo do assunto. Se estiver errado, me corrijam. Vejam que coisa interessante: Nos últimos séculos, a história antiga foi iluminada num grau acentuado pelas escavações arqueológicas. Os túmulos dos faraós do Egito, os magníficos palácios dos reis da Assíria, de Babilônia e da Pérsia, bem como as ruínas de centenas de cidades e… Read more »

Coringa
Coringa
20 novembro de 2009 1:39 am

Alguns aspectos do Hinduísmo: De todas as cinco maiores religiões do mundo em número de fiéis, o hinduísmo é a única crença com características politeístas – apesar dos fiéis acreditarem em um deus supremo. Os deuses hindus se revelam em várias formas e gêneros. Os hinduístas reconhecem e adoram vários deuses, mas eles são parte de um deus supremo. O culto, ou puja, envolve imagens ou murtis, orações ou mantras e diagramas do universo ou vantras. Objetivos e deveres: A peregrinação é um aspecto importante do hinduísmo. É uma oportunidade de ver e ser visto pela divindade. Os lugares preferidos… Read more »

Coringa
Coringa
20 novembro de 2009 12:10 am

Outras referências bibliográficas a quem interessar possa: 01 – Título: A Reencarnação como Lei Biológica Autor: Décio landoli Jr Editora: Fé Cidade: São Paulo Data: 2004 Origem: Espírita 02 – Título: Reencarnação: O mistério do Homem Autor: Edward Wriothesley Russel Editora: Arte Nova Cidade: Rio de Janeiro Data: 1972 Origem: não espírita 03 – Título: Nós som os todos imortais Autor: Patrick Drouot Editora:Nova Era Cidade: Rio de Janeiro Data: 1995 Origem: não espírita 04 – Título: Você já viveu antes Autor: Dra. Edith Fiore Editora: Nova Era Cidade: Rio de Janeiro Data: 1993 Origem: não espírita 05 – Título:… Read more »

Solius
Solius
20 novembro de 2009 12:02 am

Corrigindo: Não sei quem você pretende enrolar. 🙂

O sono apertou. Boa noite e bom fim de semana para todos!

Pedrão
Pedrão
18 novembro de 2009 1:19 am

E eu complemento:

hAHHAHAhAhAhAHHhAhahAhHAhAhAHHAHAhAHHAhAhAhHAHAhAHHAhAhAHHAh!!!!!!!!!!

Esses caras são umas piadas!

Acid
Acid
17 novembro de 2009 11:18 pm

hAHHAHAhAhAhAHHhAhahAhHAhAhAHHAHAhAHHAhAhAhHAHAhAHHAhAhAHHAh!!!!!!!!!!

Solius
Solius
17 novembro de 2009 10:52 pm

É certo que os espíritas anglo-saxões negavam a reencarnação mesmo, amigo Acid. A explicação que se dá, a meu ver, tremendamente inconsistente, é a de que eles eram racistas e não estavam preparados para assimilar tal idéia. Mas interessante é que segundo o próprio Kardec, ao receber as supostas mensagens para compor a codificação, não conseguiu chegar a um consenso, pois os “espíritos” divergiam imensamente quanto à sua validade. Por fim, foi ele mesmo quem definiu que ela seria incorporada em sua doutrina, tomando por base o “uso da razão”. Sabe-se, inclusive, que tal conhecimento lhe chegou, na verdade, por… Read more »

Acid
Acid
17 novembro de 2009 7:56 pm

Que estranho, Luiz. “Espíritas” da europa negando a reencarnação, que está na base da doutrina? Que “espíritas” são esses? Não seria “espiritualistas”?

Luiz
Luiz
17 novembro de 2009 6:49 pm

O espiritismo não veio complementar o cristianismo como pretendem os seus praticantes e o seu fundador. Não há nenhuma novidade no espiritismo, pelo contrário, a doutrina da reencarnação é anterior a Cristo. Ora, se tal doutrina é tão antiga, não se compreende tanto cuidado da parte de Jesus em abordá-la diante de pessoas que estavam tão familiarizadas com tal ensinamento. Mais uma coisa: do modo como nossos espíritas colocam, parece até que o espiritismo é a única doutrina a ensinar que existe vida após a morte!! Como se o cristianismo não ensinasse isso. Essa é toda a base do cristianismo,… Read more »

billy shears
billy shears
4 outubro de 2008 12:01 am

Hoje assisti uma palestra na casa espírita que frequento, versando sobre a visita de Kardec à Lion, onde havia uma comunidade espírita em crescimento e com a qual ele mantinha correspondência. Naquela época, mesmo sem internet…rs, Kardec correspondia-se e tratava de temas ligados ao espiritismo com pessoas que ele não conhecia pessoalmente. Ele, inclusive, fala sobre isso em algumas cartas. Falar em Kardec, uma vez assisti uma palestra em que o orador falava sobre a influência que ele julga que Spinoza teve sobre a forma de Kardec organizar a codificação da doutrina espírita em sua obra. Estou lendo, ou melhor,… Read more »

Olim
Olim
4 abril de 2007 11:49 am

Ontem ao ler mais atentamente a biografia de Kardec, além de muitos aspectos interessantes, o que me causou surpresa foi o fato de ele iniciar seus estudos, após muita comparação, constatação, foi a “idade avançada” em que ele se encontrava, aos 50 anos…! Porém esse curto tempo de trabalho lhe valeu o sacrifício por toda a vida até então que tinha… Creio que morreu em 1869, aos 65 anos… Então, foram 15 anos praticamente de exaustivos e profundos trabalhos… Que exemplo!!!!! Outra coisa que me chamou foi a comunicação do espírito da Verdade, que de conteúdo profético lhe advertia do… Read more »

Olim
Olim
3 abril de 2007 2:39 pm

Tomara que não sejam os mesmos que “orientam” o Jan Val, aí seria um carma daqueles que não suportarei…hehehe

:mrgreen:

Olim
Olim
3 abril de 2007 2:14 pm

Obrigado pela dica…

Olim
Olim
3 abril de 2007 2:11 pm

Já faz algum tempo, mas nessa semana, a vontade-“induzida”?- de estudar foi fortíssima, aliando-se ao fato de ter reiniciado minhas meditações normais… Pois bem, não me recordo bem do dia, na semana passada estava assistindo concentradamente a TV e passou rapidamente na minha frente algo como um facho de luz, como se caminhando na minha frente… Senti arrepios de alto a baixo..hehehe Tentei me concentrar no ambiente daquela sala e depois só senti calor, bem-estar e uma vontade compulsiva de meditar. O tal do giro angular não foi responsável, assim creio, pois tinha minha atenção voltada para o programa da… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
3 abril de 2007 2:04 pm

Oie Olim. Hj em dia eu leio a obra de Kardec com o mesmo criticismo que leio os “romances” de Chico, ou seja, tendo sempre em mente que aquilo são orientações de gente desencarnada, através de médiuns diversos, para aquela época, para aquela mentalidade, da forma mais fácil pro povo daquela época entender. E que muita coisa pode ter sido filtrada ou retida tanto pelos espíritos como por Kardec (afinal, ele foi o compilador). Então eu recomendo, sim, as obras de André Luiz escritas por Chico, especialmente “Libertação” “Mecanismos das mediunidade” (esse não é romance, é mais técnico) e “Sexo… Read more »

Solius
Solius
18 novembro de 2009 10:48 am

Se os risos se deram pela discordância quanto às origens da visão reencarnacionista sob a ótica progressista, tentem fazer melhor e mostrar algum registro sobre seu emprego em período anterior, e aí vocês conseguem a grande proeza de refutar uma afirmação de Guénon.
Se foi pela rejeição dos “espíritos” e espíritas anglo-saxões à idéia da reencarnação, me digam, pois lhes fornecerei todas as fontes.
Simples assim. 😉

Acid
Acid
18 novembro de 2009 1:32 pm

Elementos pra provar a crença na reencarnação eu tenho aos montes. A maioria está no blog, mas não precisa ser muito perspicaz pra notar que o hinduísmo, o budismo e mesmo o judaísmo (nascedouro da doutrina de Jesus) crêem em reencarnação. Os gregos também acreditavam, e mesmo alguns dos pais da Igreja: São Clemente, de Alexandria, era adepto fervoroso da teoria da reencarnação e isso pode ser facilmente encontrado em muitos de seus escritos. Em favor da teoria reencarnacionista, São Gregório, Bispo de Nissa, afirmou que “a alma precisa purificar-se e isso não acontecendo durante a vida na Terra, deve… Read more »

Coringa
Coringa
18 novembro de 2009 4:32 pm

Um ótimo filme….recomendo! MANIKA, A REENCARNAÇÃO DE UMA ADOLESCENTE (MANIKA, UNE VIE PLUS TARD) França, 1989. Direção e roteiro de François Villiers. Com Julian Sands, Stéphane Audran, Ayesha Dharker e Suresh Uberoi. Labrador Filmes, colorido, 1h40, Alvorada Vídeo. Para quem acredita em reencarnação este filme talvez não apresente grande impacto, mas para quem não acredita o caso Manika leva a profundas reflexões. O filme, embora romanceado, é o relato real do caso Shanti Devi, que nasceu na Índia em novembro de 1926 e que a partir dos 4 anos de idade começou a recordar com riqueza de detalhes de sua… Read more »

Solius
Solius
20 novembro de 2009 12:00 am

Groff, Weil e outras (algumas até boas) referências jogadas ao vento. Há uma gritante incompatibilidade numérica entre as apresentadas no texto e as que você trouxe acima. Não sei a quem você pretende enrolar.

Solius
Solius
19 novembro de 2009 11:47 pm

Não sei, Coringa, porque você toma as dores dos dois em vez de se ater as idéias em discussão, mesmo após eu me portar de modo cordial com a sua intenção de contribuir. Só mostra que você apelou para o argumento de autoridade e se deu mal, pois segundo seu raciocínio, um título de doutor em matemática forneceria a devida competência para se tratar de genética, o que é uma tremenda bobagem. Esta sua mania de levar para o lado pessoal só deve lhe atrapalhar e petrificar as suas crenças. Lamento sinceramente. Está demonstrado através de declarações dos próprios personagens… Read more »

Coringa
Coringa
19 novembro de 2009 11:39 pm

Em relação ao meu ‘comentário’ das 8:13pm Referências Bibliográficas: *Andrade, Hernani Guimarães,- Morte, Renascimento, Evolução, Ed. Pensamento, São Paulo, 1987. * Andrade, Hernani Guimarães. – Reencarnação no Brasil, Editora O Clarim, Matão, 1990. * Fadiman & Frager,- Teorias da Personalidade, Editora Harbra, São Paulo, 1986. * Grof, Stanislav, Além do Cérebro, MGraw-Hill; São Paulo, 1986. * Tendam, Hans, Panorama Sobre a Reencarnação, volumes I e II, Summus Editorial, São Paulo, 1994. * Pincherle e colaboradores, Terapia de Vida Passada, Summus Editorial, São Paulo, 1991. * Reale, G. & Antiseri, D., História da Filosofia, vol. I e II. Editora Paulus, São… Read more »

Coringa
Coringa
19 novembro de 2009 11:16 pm

Bem, se não for um phd a ser considerado, vai ser quem…VOCÊ ou o sósia Fernando? rs “No mais, afirmar que a reencarnação é amplamente conhecida em doutrinas profundas como o Budismo e o Hinduísmo, é elogiá-las sem o devido conhecimento de causa, conforme o que já foi exposto”. Aproveito texto trazido pelo Solius, como exemplo e contribuição bastante válida, para lançar uma crítica ao nível dos NÃO PHD’s que, não sendo formados e ainda desinformados, estão palpitando de modo inconsequente hoje em dia nos mais variados campos do conhecimento…além dos blogs, é claro! No mais, caro Solius, DISPENSO teus… Read more »

Solius
Solius
19 novembro de 2009 10:38 pm

Em uma rápida pesquisa, descubro nos respectivos currículos que ambos adquiriram o título em destaque na década de sessenta, mas em Psicologia. Ou seja, são dois psicólogos emitindo palpites sobre a historicidade e composição de doutrinas religiosas e metafísicas. Fica explicada a razão da superficialidade e falseabilidade das informações transmitidas, mas evidentemente não justificadas.

Solius
Solius
19 novembro de 2009 10:26 pm

“Posteriormente, Plotino e Orígenes, o Cristão, também a divulgariam. São Clemente de Alexandria (posteriormente caçado pela Igreja Católica) também a considerava uma doutrina de profundo sentido…ela teve lugar no pensamento ocidental e como parte da doutrina cristã até o Conselho de Constantinopla de 533 DC, quando, por motivos políticos, foi formalmente repudiada pelo clero” Selecionei estes trechos do texto trazido pelo Coringa, como contribuição bastante válida, para lançar uma crítica ao nível de Phds que estão sendo formados e palpitando de modo inconsequente hoje em dia no campo das Ciências Humanas. São Clemente, como já vimos, rechaçava tal idéia, e… Read more »

Coringa
Coringa
19 novembro de 2009 9:20 pm

Dica de livro: “Vida depois da Vida” (Live Before Life) Dr. Ian Stevenson Curiosidade: O professor Dr. Ian Stevenson é considerado a maior autoridade mundial no estudo da reencarnação com método científico (faleceu em fevereiro de 2007). Graduado em medicina, professor de psiquiatria e diretor da Divisão de Estudos da Personalidade (atualmente, Divisão de Estudos da Percepção) da Universidade de Virgínia, ele dedicou mais de 40 anos à pesquisa da reencarnação e escreveu mais de 200 artigos e livros fundamentais sobre o tema. Com a aposentadoria de Stevenson, em 2002, a cadeira Carlson de psiquiatria da Universidade de Virgínia foi… Read more »

Coringa
Coringa
19 novembro de 2009 8:13 pm

A Ideia da Reencarnação Através dos Tempos (James Fadiman, Phd e Robert Frager, Phd) É plenamente conhecido que a ideia de reencarnação faz parte da cultura dos povos orientais, particularmente aos que adotam religiões e filosofias profundas como o Budismo e a Hinduísmo, geralmente vistas como ‘exóticas’. Menos reconhecido, porém é o fato de que esta ideia também está presente na herança intelectual do ocidente. Os gregos, por exemplo, a reconheciam como uma hipótese válida, e os órficos, que representavam a casta do sistema religioso mais avançado dos gregos (Reale & Antiseri, volume 1, 1993; Reale, volume I, 1994), expunham… Read more »

Fernando
Fernando
19 novembro de 2009 6:31 pm

A Federação Espírita Brasileira, tutora do Kardecismo, lança hoje as mesmas obras de ontem, tendo se tornado apenas mais intransigente com relação à umbanda. É, como diria Roger Bastide, um exemplo típico de religião em conserva. Entrementes, na França, donde nos veio o Kardecismo no século passado, houve mudanças essenciais, com um desfecho inesperado: Em 1976 a Revue Spirite, fundada por Allan Kardec em 1858, mudou o título para “Renaitre 2000. E a “Union Spirite Française” passou a ser “Union des Sociétés francophones pour l’investigation psychique et l’étude de la survivance” (USFIPES). Como se vê, a própria palavra “espírita” foi… Read more »

Solius
Solius
18 novembro de 2009 11:59 pm

Acid, “Elementos pra provar a crença na reencarnação eu tenho aos montes. A maioria está no blog, mas não precisa ser muito perspicaz pra notar que o hinduísmo, o budismo e mesmo o judaísmo” Veja, estamos tratando da reencarnação sob a ótica progressista. Quanto à idéia do renascimento do espírito em um corpo nestas tradições, até onde sei, quando historicamente identificada, foi em meio ao populacho ou por entre pensadores isolados, quando estes confundiam o conteúdo dos verdadeiros ensinamentos, que em verdade se referiam à metempsicose (transmissão de elementos psíquicos, ou alguns dos “agregados”, etc.) e à transmigração das almas… Read more »

Coringa
Coringa
18 novembro de 2009 11:25 pm

Reencarnação: Histórias de Vidas Passadas (Discovery Channel) PARTE 1

Olim
Olim
3 abril de 2007 1:51 pm

Acid… Nessas últimas semanas dei-me por vencido em relação aos estudos aprofundados da Doutrina Espírita… Digo isso porque sinto de certa maneira conduzido, como a água do rio na sua correnteza, ao estudo do Espiritismo. Antes tinha a negação de estudar pelo fato de sentir que o estudo iria me dogmatizar a ponto de não ser original, ser cópia, etc. Mas nessa semana juntei, com um ânimo surpreendente, todos os livros mais conhecidos de Kardec e comecei a lê-los. Gostaria de saber se, além dos livros de Kardec, vc poderia me indicar outros que complementem ou aprofundem a Doutrina? Mas… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.