O VÔO 169 DA VASP

Por Marco Antonio Petit

Uma das experiências mais extraordinárias da história da ufologia é, sem dúvida alguma, o caso do chamado vôo 169 da VASP, que aconteceu em meio a uma grande onda ufológica na madrugada do dia 8 de fevereiro de 1982, quando os passageiros e a tripulação de um Boeing 727/200 da VASP tiveram a chance de observar um OVNI por mais de uma hora, num vôo de Fortaleza para São Paulo, com escala na cidade do Rio de Janeiro. No total, aproximadamente 150 pessoas participaram da experiência. Poucos dias depois tive a oportunidade de conhecer o comandante do vôo, Gerson Maciel de Britto, o principal personagem da história.

Além dos contatos que tive com o comandante do vôo, Gerson Maciel de Britto, acabei conhecendo vários dos passageiros que, ao serem alertados pelo próprio, observaram as evoluções do OVNI. A repercussão do caso chegou ao exterior, levando vários jornais e revistas em diversos países a relatarem o fato, que passou a ser também um clássico da literatura ufológica de nosso país. Gerson Maciel de Britto acabou sendo conferencista de vários eventos que promovi na cidade do Rio de Janeiro, e mais tarde, já vários anos depois do episódio, prestou um depoimento detalhado também em vídeo para este autor, sem dúvida um dos mais importantes de meu envolvimento com a ufologia, no qual o piloto revelou – além de todos os detalhes do caso e seus desdobramentos – outras três experiências mantidas anteriormente durante outros vôos, respectivamente nos anos de 1963, 1975 e 1978.

Segundo Britto, o vôo teve início com a decolagem por volta das 2 horas da madrugada, da cidade de Fortaleza. O céu estava limpo, apresentando visibilidade total, condições que seriam mantidas durante toda a rota. Cerca de uma hora depois da decolagem, quando sobrevoavam a cidade de Petrolina, já no Estado de Pernambuco, o comandante percebe então pela primeira vez a presença de um objeto luminoso à esquerda do avião, semelhante inicialmente aos faróis de um avião. A partir daquele momento Britto passa a monitorar com atenção o OVNI, para verificar a trajetória que o objeto seguiria em relação à rota de seu avião, pensando na segurança do vôo que comandava. Neste momento o avião estava justamente sobre a região onde temos um entroncamento de aerovias, relacionado ao tráfego aéreo proveniente da Europa. Naquele momento o comandante do vôo ainda pensava na possibilidade do envolvimento de um outro avião comercial.

Com o passar dos minutos, Britto percebeu que aquela fonte luminosa mantinha a mesma distância de seu Boeing, com uma trajetória paralela, sem fator de aproximação. Não vinha em confluência a seu avião. Em seguida, percebe então já uma mutação de cor no objeto, como se ele estivesse girando em torno de si, ionizando gases de nossa atmosfera, apresentando uma coloração alternadamente avermelhada, cor de abóbora e azulada. Em seguida o comandante do vôo entra em contato com a jurisdição de tráfego aéreo de Recife para saber se existia algum tráfego especial da Força Aérea Brasileira na região, já que não havia sido informado previamente (como é normal quando do início do vôo de qualquer vôo comercial), que pudesse explicar o que ele e os demais tripulantes estavam observando. Em resposta, “Recife” comunica – através do rádio – que desconhecia qualquer vôo militar na área, e que não tinham também informações sobre qualquer outro tráfego comercial naquele momento na região.

ufo vasp plane
Representação artística do encontro

A partir da confirmação que não se tratava de um tráfego aéreo convencional o comandante Britto passa a observar ainda com mais atenção o objeto, já tratado de maneira definitiva como um OVNI (Objeto Voador não Identificado), mantendo seu avião na rota normal, já que o objeto não apresentava qualquer risco para o vôo, mantendo-se a uma distância segura, apresentando uma velocidade próxima à mantida pelo próprio Boeing, que voava a um pouco mais de 900km/h. Depois de vários minutos acompanhando o avião, o OVNI começou a apresentar deslocamentos surpreendentes. Segundo Britto, em frações de segundo o aparelho se deslocava dezenas de milhas, se posicionando bem mais à frente do avião, para depois retroceder à posição anterior, demonstrando um potencial tecnológico muito além da nossa compreensão. Estas variações de velocidade e posição ocorreram várias vezes, e foram observadas tanto visualmente como através do radar de bordo. Quando o vôo chegou à jurisdição do CINDACTA Brasília (Centro Integrado de Defesa Aeroespacial e Controle de Tráfego Aéreo), Britto entrou em contato com o mesmo, reportando todos os detalhes sobre o que estava acontecendo. Para sua surpresa, o centro de controle informou que não estava detectando nenhum eco-radar na região.

O comandante do vôo solicitou então, a seguir, sabendo que podiam existir outros aviões no mesmo setor, que os controladores do órgão indagassem se outras tripulações estavam observando o mesmo fenômeno. O CINDACTA entrou então em contato com um Jumbo da Aerolíneas Argentinas, e o comandante do avião confirmou que estava também observando o fenômeno. Em seguida a tripulação de um vôo da Transbrasil, de Brasília para o Rio de Janeiro, confirmou que estava já observando as evoluções do objeto durante muito tempo, descrevendo os deslocamentos impressionantes que o OVNI realizava. O CINDACTA continuava sem dar nenhuma instrução de alteração de rota para o vôo 169. Diante desta situação o comandante Britto continuava a manter a mesma proa, nível e velocidade, mantendo a observação constante do aparelho não-identificado.

Quando o vôo já estava nas proximidades da cidade de Belo Horizonte, aquele objeto – que mantinha desde o início uma distância razoável do Boeing – começou a se aproximar de maneira definitiva, e o CINDACTA entrou em contato finalmente com a tripulação reportando que estavam detectando um eco-radar na posição nove horas, ou seja, bem à esquerda, a uma distância de 8 milhas náuticas. O comandante Britto estranhou o comportamento do CINDACTA, pois só quando começou a se materializar uma situação de conflito de tráfego aéreo os operadores do órgão resolveram assumir que o OVNI estava realmente em suas telas. O foco luminoso cada vez ficava maior com a sua aproximação do Boeing. Segundo Britto, ele já conseguia observar uma estrutura discoidal em meio àquela intensa luminosidade, com o tamanho equivalente a dois aviões Jumbos juntos.

A partir deste momento, o comandante do vôo – já entendendo que se tratava realmente de uma nave extraterrena que, de alguma forma, estava tentando entrar em contato – deixou o seu lado mais humano surgir, mentalizando uma mensagem de boas-vindas aos tripulantes do objeto, e em seguida teve a idéia de convocar o restante da tripulação – já que até aquele momento apenas a tripulação da cabine vinha acompanhando o fenômeno – e os próprios passageiros para partilharem aqueles momentos especiais. O avião foi inundado por uma luminosidade intensa de coloração azulada, e os passageiros, de maneira tranquila e ordeira, foram se revezando nas janelas do lado esquerdo para observarem o fenômeno. Com exceção de Don Ivo Lonchaider e um outro religioso que o acompanhava, que não desejaram observar o OVNI (temendo provavelmente serem transformados em testemunhas), todos os outros passageiros tiveram a oportunidade de observar o fenômeno, que continuou a manter aquela distância de 16 milhas até o início do procedimento de descida, quando o avião já estava próximo da cidade de Barra do Piraí, no interior do estado do Rio de Janeiro.

Britto pôde observar ainda, quando já sobrevoava as serras nas proximidades do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o OVNI por trás de uma formação nevoenta que existia sobre a região. Com a chegada do avião ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, os passageiros que desceram começaram a divulgar o ocorrido, e a mesma coisa aconteceu pouco tempo depois já em São Paulo, chamando a atenção do plantão de imprensa no local. Ao terminar o histórico vôo, Britto recolheu-se às dependências da VASP, ainda no Aeroporto, com a finalidade de elaborar o relatório sobre o vôo para o departamento de operações da empresa, como é de praxe.

Em seguida foi informado por um dos diretores do departamento de que havia já uma multidão de repórteres de jornais, revistas, rádios e televisões, tentando – via o serviço de imprensa da companhia – entrevistas com o comandante do vôo, que desejavam saber todos os detalhes do encontro com o OVNI. O comandante Gerson Maciel de Britto, depois de ser liberado pela própria empresa para falar abertamente sobre o incidente, levou sete hora e meia atendendo aos jornalistas. Em poucas horas a história era apresentada para o Brasil de norte ao sul. Como costuma acontecer em casos ufológicos de repercussão, surgiram, com o passar dos dias, as mais absurdas explicações visando desqualificar a realidade da presença de uma nave extraterrestre. Nos envolvemos diretamente com a polêmica, participando de debates sobre o caso, no qual tomaram parte inclusive alguns astrônomos. Um destes, de início, defendeu a idéia de que se tratava de Vênus, mas depois de fazer o mesmo vôo, no mesmo horário, descobriu que Vênus estava abaixo do horizonte no momento em que teve início a observação do fenômeno, passando a defender a idéia, em seguida, de que se tratava de um prolongamento da aurora boreal. Isto não impediu que um professor de navegação astronômica surgisse dias depois defendendo novamente a idéia absurda de que um piloto com mais de 20 mil horas de vôo havia sido capaz de confundir o planeta Vênus com uma nave extraterrestre, que tinha duas vezes o tamanho de um avião Jumbo.

O próprio CINDACTA teve também uma atitude bem dúbia frente ao caso. De início, ao ser interpelado pelo comandante do vôo 169, negou estar detectando qualquer alvo que pudesse ser relacionado ao fenômeno que estava sendo observado. Quando o OVNI começou a se aproximar de maneira definitiva do Boeing, Britto foi alertado finalmente pelo próprio órgão de controle de tráfego aéreo, que estavam detectando, além do avião, um eco-radar nas suas proximidades. Mas, com o passar dos dias, já em meio à repercussão violenta do caso, o CINDACTA voltou atrás, não admitindo oficialmente que estavam realmente monitorando em suas telas as evoluções do OVNI. O caso do vôo 169, como passou a ser conhecido, levou muitas pessoas ainda céticas em relação à presença extraterrena a desenvolverem uma nova visão em relação ao assunto, devido à qualidade e número de testemunhas de credibilidade envolvidas. Como o próprio comandante Britto declarou em meio à polêmica, desmentir uma ou duas pessoas é fácil, mas 150 testemunhas…

Com o passar dos anos, quando o fenômeno ufológico for definitivamente reconhecido em termos mundiais, este caso será com certeza lembrado como um dos mais importantes episódios da história da ufologia brasileira e mundial. A coragem de Britto ao revelar todos os detalhes da experiência, sem se preocupar com as possíveis repercussões – fossem elas ligadas à sua vida particular ou mesmo profissional – deveria servir de exemplo para aqueles que, mesmo tendo vivenciado experiências semelhantes, continuam a se manter em silêncio. Ao contrario que alguns – de maneira irresponsável – divulgaram, ele não foi demitido, nem sofreu qualquer tipo de sanção por parte da empresa que trabalhava ou de qualquer outro órgão por ter divulgado os fatos. Pelo contrário, chegou mesmo a receber uma carta da VASP com elogios à sua conduta durante o vôo. Quando tomamos atitudes firmes e embasadas na verdade, deixamos certamente pouco espaço para aqueles que desejam manter a ignorância, para melhor continuarem manipulando a humanidade, a partir de interesses geralmente inconfessáveis. O caso VASP, sem dúvida, é um bom exemplo desta realidade.

Vídeo sobre o caso VASP

Outros casos:
Encontro de avião com OVNI em Curitiba;
A noite dos OVNIs no Brasil

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
61 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Anônimo
Anônimo
24 outubro de 2009 6:58 pm

Trechos do referido relatório (confidencial) da aeronáutica: Página 34: Do Comandante ao Sr. Comandante da Primeira Ala de Defesa Aérea Assunto: OVNI (objetos voadores não identificados) I- O Exmo Sr Ministro da Aeronáutica pela nota (…), determinou que fossem adotadas medidas no sentido de coletar e catalogar ocorrências de “objetos voadores não identificados (OVNI). No passado, as notícias sobre o assunto veiculadas pela imprensa eram registradas e analisadas pelo Estado-Maior da Aeronáutica. (…) II/2- Cabe ao Comando Aéreo Regional, o registro, a investigação e a remessa do relatório final ao Estado-Maior da Aeronáutica. III- Visando resguardar a posição do Ministério… Read more »

Anônimo
Anônimo
24 outubro de 2009 3:41 pm

Os relatórios oficiais do Caso VASP Vôo 169 e “A Noite Oficial dos UFOs no Brasil”, liberados pelo governo brasileiro e disponibilizados através do site da revista UFO.

Incluídos também nos relatórios, os diálogos dos pilotos dos aviões com a base.

Arquivo em pdf:
http://www.ufo.com.br/documentos/anos_80/CENDOC_ENVELOPE_03_1982.pdf

Clovão
Clovão
16 outubro de 2008 9:32 pm

Fiquei realmente impressionado com os relatos lidos a respeito de diversas aparições e novos fatos, que para mim não deixam dúvidas quanto a existência de irmãos cósmicos, filhos do mesmo Criador, por esse mundão de meu Deus…Tinha ouvido falar sobre o caso Vasp e a respeito da noite dos UFOS no Brasil, mas lendo o depoimento de quem esteve em contato direto com o fato, é de arrepiar..Aqui pra nós, até que alguma “Otoridade* me explique o que aconteceu nesses dois casos, com explicações convincentes, fico com a palavra do Ministro, dos comandantes da Aeronáutica, da tripulação e os 150… Read more »

givaldo
givaldo
6 setembro de 2008 4:03 am

acho a ufologia uma coisa muito seria , tanto que eu acho que ela ja deveria ter sido ofisializada

Marcos
Marcos
23 fevereiro de 2007 7:57 pm

Fantastic!

Mila
Mila
18 novembro de 2006 4:43 pm

Oi Acid…..
E a todos ….

Gostei do post, e posso dizer q hoje, as pessoas estão mas a vontade de falar sobre ufologia.

Acid, se possível vc pode falar algo sobre “taken” ou sobre “steven spielberg”.

Agradeço desde já…….

Obrigada….

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
17 novembro de 2006 1:32 pm

Não q eu saiba, LDB. Mas estou lendo o livro “os sufis”, e se tiver algo interessante a respeito, eu publico.

LDB
LDB
17 novembro de 2006 1:13 pm

em tempo….Acid, vc tem algum texto sobre os dervixes e o Giro Mevlevi ?
Parabéns pelo blog.

LDB
LDB
17 novembro de 2006 1:06 pm

essa idéia de “sarrinho” está no pensamento de quem leu ,nao na legenda.

Mano Piper
Mano Piper
17 novembro de 2006 9:40 am

Acid cuidado, vc pode ser processado pro uso indevido de img(Taken), os ET’s tem todos os copyright dessa marca.

Abraços

Olim
Olim
17 novembro de 2006 8:55 am

Descrente. O Jan Val Ellam é uma pessoa extremamente corajosa, tanto por acreditar em si mesmo, bem como em se expor com tanta convicção. Além do mais sabendo que de uma hora para outra poderia se tornar uma pessoa ridicularizada, “picareta”, etc. Nós estamos em um mundo de possibilidades, tanto podendo acontecer eventos extremos para qualquer lado da balança. Quem sabe Jan Val, ao expor as mensagens de possibilidades futuras, não criou uma massa atuante que pudesse mudar o futuro? Nesse caso ele deveria ser reconhecido como um verdadeiro herói. Não sei… Não o condene por seu “erro”. Ainda bem… Read more »

Anônimo
Anônimo
17 novembro de 2006 12:26 am

Oi, Acid, tudo blza?

Só tenho uma coisa a dizer…brrrrrr!!!!!

Tenho p-a-v-o-r de Ets!!!

Descrente
Descrente
16 novembro de 2006 10:30 pm

Putz

qdo ouço falarem de ovnis lembro do jan val ellan… acho o cara o maior picareta… “previu” uma guerra no ocidente e nem pá de ets aê no cáu… se era paras os espiritos trabalharem em prol da humanidade evitando uma guerra, pra que que o crinha “previu” e disse? que ficasse quieto… o pior que estou frustradíssimo… boing!!! pra ele!!!

Anônimo
Anônimo
24 outubro de 2009 8:37 pm

Com relação ao trecho do relatório que foi inserido acima: “II – Embora as especulações sobre os OVNI venham se estendendo à épocas tão remotas quanto a a própria existência da humanidade (!!!!!!)…” Temos 1 (dentre outros exemplos) indício histórico/literário na antiga Índia…as chamadas VIMANAS. Referências a veículos voadores são comuns nos textos antigos indianos, que, inclusive, descrevem seus usos na arte da guerra. Independentemente de serem capazes de voar na atmosfera terrestre, consta que as vimanas também viajam pelo espaço e sob a água. Descrições contidas nos Vedas e na literatura indiana recente falam de vimanas de várias formas… Read more »

Anônimo
Anônimo
26 outubro de 2009 1:58 am

Ref. relatório informando às autoridades do Ministério da Aeronáutica dos fatos ocorridos na noite do dia 19 de Maio de 1986, no que tange às informações dos Órgãos de Controle de Tráfego Aéreo e de Defesa Aérea, bem como dos pilotos interceptadores envolvidos nos acontecimentos. (Trecho extraído das ‘considerações finais’ do documento oficial): CONSIDERAÇÕES FINAIS 1- Da análise dos acontecimentos , este Comando é de parecer, de acordo com as informações dos controladores, pilotos e relatórios anteriormente elaborados pelo I Cindacta, que alguns pontos são coincidentes no que tange ao eco radar, aceleração, iluminação, velocidades e comportamento, tanto pelas detecções… Read more »

Coringa
Coringa
26 outubro de 2009 2:26 am

Então galera! Maravilha, não?

Precisa mais que isto?

Estes documento oficiais COMPROVAM o RECONHECIMENTO, por parte do GOVERNO BRASILEIRO E FORÇAS ARMADAS, da REAL EXISTÊNCIA do fenômeno ‘OVNI’!!

Creio que, a partir de agora, poderemos melhor refletir sobre esta questão, também como parte integrante de nossas vidas, quer no âmbito social, cultural e, inclusive, histórico! Afinal, ignorá-lo não é a postura mais inteligente.

Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar o Acid por sua luta em tornar este tema objeto de reflexão e análise, neste blog.

Abs à todos

Bob
Bob
13 novembro de 2015 8:50 pm

Ótima essa entrevista indicada no comentário anterior!

Anônimo
Anônimo
13 novembro de 2015 2:33 pm

Perfil & Opinião – Marco Antônio Petit

http://www.irdeb.ba.gov.br/tve/catalogo/media/view/8051

Anônimo
Anônimo
27 outubro de 2009 5:46 pm

Trilha da hora:

Anônimo
Anônimo
27 outubro de 2009 5:09 pm

BERKELEY, Calif., Sept. 29 (UPI) — U.S. scientists say they have confirmed the production of the superheavy element 114, 10 years after a Russian group first claimed to have made it. The researchers at the U.S. Department of Energy’s Lawrence Berkeley National Laboratory, led by University of California-Berkeley Professor Heino Nitsche and and Berekely Lab senior staff scientist Ken Gregorich, independently confirmed the production of the new element(…) http://www.upi.com/Science_News/2009/09/29/Scientists-confirm-superheavy-element-114/UPI-80501254234045/” Confirmada a produção do elemento super-pesado 114. “Ao verificar a produção do elemento 114, foram removidas todas as dúvidas sobre a validade das reivindicações do grupo de Dubna”, Nitsche disse. “Isto… Read more »

Solius
Solius
26 outubro de 2009 11:43 pm

Ops… “cara pálida” 😛

Solius
Solius
26 outubro de 2009 11:37 pm

papa…,

“Apesar do solius dizer que só os humanos o são”

Que “solius” disse isto, cara páilida? 🙂

Coringa
Coringa
26 outubro de 2009 9:07 pm

Considerações sobre a realidade do fenômeno UFO/OVNI – Parte IV (final :P) Essa forma de tratar a questão não é, no entanto, uma regra para toda a América Latina. Uruguai e Chile avançaram bastante na criação de políticas de investigação. O primeiro, através do Cridovni – Comisión Receptadora y Investigadora de Denuncias de Objetos Volantes No Identificados – a mais antiga organização CIVIL-MILITAR oficialmente envolvida na pesquisa ufológica, fundada há mais de 20 anos. Já no Chile, esse trabalho é feito desde 1997 pelo CEFAA – Comite de Estudios de Fenómenos Aereos Anômalos – ligado à Escola Técnica Aeronáutica .… Read more »

Coringa
Coringa
26 outubro de 2009 8:56 pm

Considerações sobre a realidade do fenômeno UFO/OVNI – Parte III O Que é Pesquisa Ufológica? “…fazemos ciência com fatos, assim como construímos uma casa com pedras, mas uma acumulação de fatos não é ciência assim como não é uma casa um monte de pedras” (Henri Poincaré, “A Ciência e a Hipótese” – 1902) As matérias sobre o tema, invariavelmente, oscilam entre o sensacionalismo, de matiz semelhante ao que habita nossos jornais, até às ditas “abordagens objetivas” realizadas pelos “estudiosos” do fenômeno, que ostentam quase sempre uma capacidade mínima, muito sutil, de análise coerente dos fatos disponíveis. A partir do período… Read more »

Coringa
Coringa
26 outubro de 2009 8:46 pm

Considerações sobre a realidade do fenômeno UFO/OVNI – Parte II Qual é a origem certa de fenômeno? Quais as suas motivações? Para tentar se aproximar destas duas questões básicas, devemos limitar-nos aos FATOS, buscando interpretar as diferentes pautas de comportamento do fenômeno. A casuística mundial catalogada apresenta um núcleo de evidências que se integram num conjunto único – o que pode ser o melhor dado para um estudo do fenômeno UFO ou simplesmente um resultado efetivo da deformação da investigação em si. Na década de 70, diversos trabalhos coincidentes foram publicados e divulgados. Esses trabalhos assinalavam que a manifestação do… Read more »

Coringa
Coringa
26 outubro de 2009 8:34 pm

Considerações sobre a realidade do fenômeno UFO/OVNI – Parte I Carl Jung, apresentou sua teoria do Inconsciente Coletivo. A humanidade possui um legado psíquico comum, determinado no inconsciente. A forma da “mandala”, o círculo luminoso mágico (semelhança clara à mais de 90% dos UFOs avistados), que todas as doutrinas religiosas assinalaram como de grande importância através de mitos, lendas e cerimônias e que constituiria o fundamento básico para explicar o fenômeno UFO, à luz do ‘inconsciente coletivo’. Esta ‘imagem inconsciente’ afloraria em momentos de especial necessidade, crise coletiva, descontrole mundial, etc, na forma de UFO’s. Jung definiria,, por isso, o… Read more »

papa nicolau, o inspetor vaginau
papa nicolau, o inspetor vaginau
26 outubro de 2009 10:24 am

Estes documento oficiais COMPROVAM o RECONHECIMENTO, por parte do GOVERNO BRASILEIRO E FORÇAS ARMADAS, da REAL EXISTÊNCIA do fenômeno ‘OVNI’!! Creio que, a partir de agora, poderemos melhor refletir sobre esta questão, também como parte integrante de nossas vidas, quer no âmbito social, cultural e, inclusive, histórico! Afinal, ignorá-lo não é a postura mais inteligente. ———————- .youtube.com/watch?v=iffvqAKuSuA&feature=related aqui um vídeo vindo de reportagem de televisão no vale do paraíba, feita no ano passado; e, esse ano, a esquisitice está a se repetir tb. coringa, a reflexão sobre o tema já está ai há tempos. Negar a existência de fenômenos aéreos… Read more »

Anônimo
Anônimo
26 outubro de 2009 3:06 am

É interessante dar uma olhada nesta matéria (em inglês), que informa sobre a abertura dos documentos canadenses sobre o tema. O curioso é constatar que estratégias de acobertamento, ocultação e até mentiras a serem difundidas ao público (cidadãos e contribuintes canadenses), estão tb presentes na documentação apresentada. Por outro lado, em documentos internos, chegam a demonstrar ‘preocupação’ em estabelecer ‘estratégias’ em caso de ‘aterrissagem'(?) de um ufo em território canadense!!

http://www.allnewsweb.com/page9299794.php

skyslogd
skyslogd
16 novembro de 2006 6:54 pm

Olim

Axo que é isso mesmo…
Exatamente como se descreveu, ou em 2º Ipotese, canhões de luz, como sugeriu o bob, em todo caso, nenhum fenômeno tão estranho.

BoB ©
BoB ©
16 novembro de 2006 3:55 pm

Fonte:Estadão.com.br
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/nov/16/248.htm

Mostra sobre aliens na ciência e na ficção chega a Miami.

“A exibição, original de Londres e que também já chegou a Paris, usa a ficção científica como porta de entrada para discutir a ciência da vida fora da Terra (…)”

Maria Alice
Maria Alice
14 novembro de 2006 2:42 pm

Se existe mesmo esse bando de militares espalhados pelo mundo tentando acobertar todos estes avistamentos de OVNIS, eu queria MUITO que o Jan Val Ellam estivesse certo quando disse que MILHARES de naves extraterrestres irão aparecer nos céus da Terra, para não deixar nenhuma dúvida a ninguém.

Ia ser bem louco… 😆

 BoB ©
BoB ©
16 novembro de 2006 12:51 am

Obs: Nas ‘Fontes'(links) acima mencionadas, os ‘parênteses’ estão impedindo o acesso às referidas matérias. Portanto, basta ‘copiar’ o(s) link(s,) sem incluir os ‘parênteses’ e ‘colar’no campo de endereço.

 BoB ©
BoB ©
15 novembro de 2006 10:49 pm

“Pesquisadores sugerem que a origem da vida era inevitável(!) A idéia oferece uma conseqüência previsível: todos os planetas onde há condições semelhantes às da Terra acabarão gerando os princípios da vida A origem da vida na Terra costuma ser vista como um fenômeno único e altamente improvável, requerendo uma cadeia complexa de materiais, energia disponível e muita sorte. Mas, agora, dois cientistas americanos sugerem que, na verdade, a vida é um fenômeno inevitável, como um relâmpago que surge quando há uma diferença muito grande de carga elétrica entre nuvens e solo. A vida serviria, ainda, a uma função análoga à… Read more »

skyslogd
skyslogd
14 novembro de 2006 7:05 pm

Falando em Ovnis.. Um acontecimento muito estranho, se alguem souber uma resposta… Primeiramente, alguem ai é de Curitiba-PR? Se for, to com uma baita duvida, é o seguinte: Quase Toda noite, que o céu não esteja limpo (que lembro de olhar para o ele) por volta das 20 a 21Hrs vejo um ‘feixe’ de luz circular batendo nas nuvens, numa trajetória de 180º e voltando.. Que em alguns dias, vare a madrugada esse mesmo ‘feixe’, infelizmente do meu AP, não dá para verificar de onde ele vem, se vem de baixo pra cima e vice e versa, fica exatamente, em… Read more »

BoB ©
BoB ©
14 novembro de 2006 7:09 pm

Skyslog, é um ‘canhão’ de luz, ou melhor, dois. Eles estão posicionados próximos ao shopping Muller, não sei exatamente onde.

Olim
Olim
16 novembro de 2006 9:33 am

Oi, Acid. Interessante as passagens do texto em que se observam as questões das cores emanadas pelo OVNI. Parece-me que inicialmente colocaram cores bem distintas para chamar a atenção e, deste modo, serem percebidos, do tipo “olha, estamos aqui!” e depois resolvem fazer um contato mais direto- que acho que foi o objetivo principal deles- colocando o avião sob uma intensa luz azul. Até parece que utilizavam as cores como uma sessão de cromoterapia: 1. “…uma coloração alternadamente avermelhada, cor de abóbora e azulada…” 2. “…avião foi inundado por uma luminosidade intensa de coloração azulada, e os passageiros, de maneira… Read more »

Olim
Olim
16 novembro de 2006 6:54 am

Skyslogd:

Quando estive em Curitiba observei algo parecido, mas logo depois cheguei à conclusão que era o farol do aeroporto do Campo de Bagateli(não sei se é assim que se escreve). Ele fica fazendo trajetórias horizontais e circulares. Quando tem nuvem o espetáculo é percebido desde longe.
Será que é isso?

Abraços.

BoB ©
BoB ©
14 novembro de 2006 7:20 pm

Esta nova imagem da página principal ‘Saindo da Matrix’ está espetacular. Acertou na mosca. Parabéns Acid!

Anônimo
Anônimo
14 novembro de 2006 10:40 pm

Taciana, adorei que vc lembrou de Travis…esse clipe é show mesmo!! Pessoal, não é lenda não, mas meu ex-patrão estava nesse vôo, e ele me contou exatamente a mesma coisa!!! Óbvio que fiquei passada com a história dele, que surgiu com uma brincadeira no escritório, e a bronca foi: não brinquem com algo que vcs desconhecem!!! Depois disso contou a história do vôo, o que fez com muito respeito e admiração. E posso garantir-lhes que mudou seu modo de ver a vida. Eu via coisas estranhas no interior de São Paulo quando era mais nova, mas agora…está difícil!! Beijos, Dani… Read more »

BoB ©
BoB ©
14 novembro de 2006 7:41 pm

Skyslogd, tente este link para download do filme:
http://www.painelovni.com.br/multimidia/videos_ufologicos/19maio1986.wmv

…o melhor é optar por “salvar link como”, para poder arquivá-lo

Gaya
Gaya
15 novembro de 2006 8:03 am

Aos ofendidos
Sorry!
Não tive a intenção de ofender ninguém, apenas defendo o bom humor.Acho saudável cada um defender suas idéias sem medo de ser feliz. Afinal nossos verdadeiros inimigos são os Grays.
Sem ressentimentos

William
William
15 novembro de 2006 12:47 am

Muito bom como sempre…
Só me pergunto uma coisa…

Porque do cabeçalho Taken?
Porderia me responder?

Valeu… :mrgreen:

Biluka
Biluka
14 novembro de 2006 11:27 pm

Respeito todas as opniões, ufologos e tudo mais, mas acho uma besteira essa briga tentando provar existencia de ET´s, qualquer ser humano inteligente sabe q existem, e só vai ser comprovado mesmo quando eles fizerem contato, ou alguém surgir um video bom, sem nenhuma chance de falarem q foi armação, pra provar q eles existem,fora isso, nem adianta colocar depoimento ou fotos.
E sinceramente..no caos e ignorancia q se encontra a humanidade, imagina se eles resolvem descer por aki.

BoB ©
BoB ©
14 novembro de 2006 7:03 pm

Olá Acid,
Tenho em vídeo, a reportagem do programa ‘Fantástico’ de Maio/86 onde o então Ministro da Aeronáutica -Brigadeiro Moreira Lima, juntamente com oficiais da aeronáutica, declararam PUBLICAMENTE a presença de 21 ovnis na região de São José dos Campos durante 3 horas, quando houve, inclusive, perseguição por parte dos caças da força aérea. É um documentário e tanto. Se quiser, é só instruír-me de como remetê-lo à vc (22,5MB). De qualquer forma, fica evidente e documentada a constatação, por parte da Força Aérea Brasileira, sobre o assunto.

Djinn
Djinn
14 novembro de 2006 8:56 pm

Afinal… alguem pode me ajudar a sair dessa porra de matrix!?!?!?

To cansado…
…agora mais do que nunca.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
16 novembro de 2006 1:04 pm

A cor azul no site (desde a primeira versão) é intencional, exatamente visando isso aí que vc colocou. Já nos ETs eu não sei… não sei se eles conseguem mudar a cor intencionalmente ou se é mais um resultado da interação do sistema de propulsão deles com a nossa atmosfera…

Olim
Olim
16 novembro de 2006 11:00 am

Mais sobre a cor Azul: “Sua ação terapêutica como equilibrador, é tão intensa, que é sempre aconselhável colocar uma lâmpada Azul em qualquer ambiente de espera ou em ante-salas de consultórios de psicólogos e médicos. Para os processos de inquietação infantil, insônia e ansiedades em adultos, também é aconselhável deixar uma lâmpada azul acesa no quarto de repouso, por algumas horas ou por toda a noite, quando isso for possível. Equilibra e acalma. Na parte espiritual, uma Aura de tom Azul claro, representa religiosidade e ligação com a vida do Mundo Maior. O Azul é a cor da vida de… Read more »

nj
nj
15 novembro de 2006 11:26 am

skyslogd,
essa luz aí que vc vê é feixe de luz de raio lazer. Às vezes é de algum show, de estádios de futebol também.

Sem problemas com os ETs.
Eles estão por aí pra quem pode ver.
Mas que há gente querendo fazer gracinha pra enganar trouxa, ah isso há.

Anônimo
Anônimo
14 novembro de 2006 10:00 am

Para a gauchada descontente: “Susto: Policiais dão de cara com um OVNI na estrada de Quarai. Por dois dias seguidos, na mesma região, no interior do município, pessoas avistaram um OVNI. Três policiais civis, um deles de Uruguaiana mas lotado em Alegrete, levaram um grande susto na madrugada de segunda para terça-feira quando deram de cara com um Objeto Voador Não Identificado. O investigador Bernabé, reconhecido dentro e fora da polícia como um homem pacato, preferiria até que seu nome não fosse citado, mas observa que ele e seus dois colegas viram no meio do campo uma nave. “O que… Read more »

Anônimo
Anônimo
14 novembro de 2006 9:40 am

Seria muito legal se o Dom Ivo Locheider e o outro religioso tivessem a coragem moral de testemunhar o fato. Vai ver que não estava escrito na “palavra de Deus” tal permissão. Para umas coisas é permitido enxergar, para outras só resta desprezar.

Uma boa matéria para quem não conhece George Admski:

http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/suenaga_chocadeirasadamski.htm

edu
edu
15 novembro de 2006 3:27 pm

Rapaz, muito bom teu site. Li a home toda, além dos arquivos.

Como não achei seu e-mail, perguntarei por aqui mesmo: tem interesse em uma parceria?

Abraço.

 BoB ©
BoB ©
15 novembro de 2006 7:39 pm

Da BBC Brasil: Em julho de 2001, uma misteriosa chuva vermelha atingiu uma grande área do sul da Índia. Moradores acreditavam que a chuva era um anúncio do fim do mundo, mas a explicação oficial foi de que a chuva havia sido causada pela poeira do deserto que foi soprada da península Arábica. Mas Godfrey Louis, um cientista na região, ficou convencido de que havia algo mais incomum acontecendo. Louis descobriu que presentes na chuva estavam minúsculas células biológicas, mas, pelo fato de estas células aparentemente não apresentarem DNA, o componente essencial de toda a vida na Terra, o cientista… Read more »

Rod (Porto Alegre)
Rod (Porto Alegre)
14 novembro de 2006 1:07 pm

A gauchada agradece a lembrança.

😯

belvederius
belvederius
14 novembro de 2006 12:46 pm

Béimmmm…Eles estão chegando MESMO….

Paulinha
Paulinha
14 novembro de 2006 7:02 pm

Gostei do link do youtube. Gosto dessa musica e o clipe é muito interessante, imaginem isso acontecer mesmo? Com direito a adbução e tudo.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
14 novembro de 2006 6:38 pm

Valeu, Marcos II.

Bruno, eu não acredito em marcianos, mas por via das dúvidas, eu ando com um CD do Tom Jones dentro do carro…

Taciana
Taciana
14 novembro de 2006 6:37 pm

Falando em ovnis, alguem aqui ja assistiu o videoclip Side do Travis?
Eu simplesmente AMO essa musica e não fazia ideia q o clip tinha a ver com ovnis!! Muito legal, pra quem n conhece a musica ou o video vale a pena baixar !!A letra me tocou fundo…

http://www.youtube.com/watch?v=W8q9TJnHpkE

Bruno H.
Bruno H.
14 novembro de 2006 5:43 pm

Vocês não entenderam!

O Acid está querendo disfarçar, mas ele está com medo mesmo é que os ETs se zanguem… afinal, todos sabemos que os verdinhos de Marte são deveras temperamentais…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
14 novembro de 2006 12:25 pm

Algo muito interessante que me passou desapercebido nas últimas semanas: Vocês notaram o quão reduzido é o número de controladores de vôo? Uma profissão essencial para o funcionamento do tráfego aéreo, que influi na economia, na vida de milhares de pessoas, na indústria, na soberania nacional, enfim… e o governo treina um seleto grupo de pessoas, que trabalham hora extra há anos (quando não é recomendado nem seguro fazê-lo) por falta de mais pessoas qualificadas!! E todos são mantidos sob a estrita disciplina militar!!! Ora, de acordo com o relato do post e o do link abaixo, vemos em ambos… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.