A EVOLUÇÃO SEGUNDO O ESPIRITISMO

Baseado na apostila do Instituto de Difusão Espírita de Juiz de Fora – MG

Allan Kardec, em toda a sua obra, procurou demonstrar que o Espiritismo nada tem a ver com o maravilhoso e o sobrenatural, e não guarda relação com nenhum tipo de superstição. Assim, a teoria da evolução no espiritismo está intimamente atrelada à da ciência. Claro, é preciso reconhecer que, na codificação de Kardec, está atrelada ao que se sabia de ciência de SUA época, com todas as suas falhas e preconceitos (e daí advém as críticas de que Kardec era racista, e tal). Mas, como o próprio Kardec postulou: “Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará”. Assim, cabe aos espíritas a atualização da doutrina através de um contínuo estudo.

O diferencial aqui é que, no Espiritismo, toda a explicação da evolução do universo, planetas e seres se processa de acordo com a ciência, mas possui sua causa em uma inteligência (ou inteligências), durante todo o processo. Creio que seja análoga a Teoria do Design inteligente, que é diferente da Teoria do Criacionismo e do Pastafarianismo.

A Formação da vida na Terra

Acredita-se que a vida na Terra tenha surgido há cerca de 2 bilhões de anos, e, segundo a teoria que hoje prevalece (de Oparin e Müller), o primeiro ser vivo surgiu da combinação de elementos químicos presentes na Terra primitiva.

A fim de romper as moléculas dos gases simples da atmosfera e reorganizar as partes em moléculas orgânicas, era preciso energia, abundante na Terra jovem. Existia calor e vapor d’água. Tempestades violentas eram acompanhadas de relâmpagos que forneciam energia elétrica. O Sol bombardeava a Terra com partículas de alta energia e luz ultravioleta. Essas condições foram simuladas em laboratório, e os cientistas demonstraram que assim se produzem moléculas orgânicas. Entre elas, estão alguns aminoácidos, os importantes blocos de construção das proteínas, componentes fundamentais da matéria viva.

Em seguida, na sequência que conduziu à vida, esses compostos foram levados da atmosfera pelas chuvas e começaram a se concentrar em certas áreas do oceano. Algumas moléculas orgânicas tendem a se agarrar no oceano primitivo, esses agregados provavelmente tomaram a forma de gotas, envolvidos por fina película protetora. Denominam-se esses seres de coacervados. Essas estruturas, apesar de não serem vivas, têm propriedades osmóticas e podem se unir, formando outro coacervado mais complexo. Da evolução destes coacervados, surgem as primeiras formas de vida. Os primeiros seres vivos, segundo se acredita, eram heterótrofos (buscavam o alimento fora deles), habitante das águas, unicelular e com um único sentido: o tato.

Emmanuel, através da mediunidade de Chico Xavier, escreve no livro A Caminho da Luz que todo esse processo admirável não foi obra do acaso, resultado de forças cegas, inconsequentes, e sim, a consequência de um trabalho bem elaborado dos Espíritos superiores, responsáveis pelo destino de nosso planeta. Emmanuel nos informa que Jesus (ele mesmo) e sua falange de engenheiros, químicos e biólogos siderais estiveram presentes todo o tempo, acompanhando fase a fase o despertar da vida no planeta. Não podemos também desconsiderar a presença do princípio inteligente (que poderíamos chamar de “Deus”) que, como “campo organizador da forma”, deve ter exercido um papel preponderante no processo de gênese orgânica.

“E quando serenaram os elementos do mundo nascente, quando a luz do Sol beijava, em silêncio, a beleza melancólica dos continentes e dos mares primitivos, Jesus reuniu nas Alturas os intérpretes divinos do seu pensamento. Viu-se então, descer sobre a Terra, das amplidões dos espaços ilimitados, uma nuvem de forças cósmicas que envolveu o imenso laboratório em repouso. Daí a algum tempo, podia-se observar a existência de um elemento viscoso que cobria toda a Terra. Estavam dados os primeiros passos no caminho da vida organizada.”

Emmanuel; A Caminho da Luz

Este relato, obviamente que de forma romanceada, sugere elementos da Panspermia, teoria marginalizada pela ciência até poucos anos e que sustenta que o “detonador” da vida na Terra foram elementos provenientes do espaço (trazidos por cometas, meteoritos e nebulosas).

Nas questões 43, 44 e 45 de O Livro dos Espíritos (de 1857), a Quimiossíntese e a Teoria dos Coacervados, de Alexander Oparin (de 1936), são prenunciadas pelos Espíritos, com palavras diferentes, mas com a mesma idéia.

A Evolução Orgânica

Não mais se discute hoje a realidade do processo evolutivo. A evolução das espécies é um fato inquestionável. Através de processo múltiplos e fenômenos diversos, os primeiros seres vivos, unicelulares e simples, foram os precursores de todas as formas complexas de vida. Mas qual o mecanismo dessa evolução? Duas teorias, agindo conjuntamente, sem se excluírem, tentam explicar a evolução:

Darwinismo: lançado em 1859, por Charles Darwin (No livro A Origem das Espécies). O Darwinismo se baseia na seleção natural, ou seja, os seres mais aptos sobrevivem, enquanto os menos aptos desaparecem.

Mutacionismo: teoria que teve em Hugo de Vries seu idealizador, baseia-se no conceito de mutação (toda alteração no patrimônio genético dos seres, que se transmite às espécies descendentes). Segundo essa teoria, o aparecimento de espécies novas seria o resultado de várias mutações ocorridas nas espécies anteriores.

Como o macaco se tornou hominídeo até hoje é uma incógnita. Nunca encontramos realmente o “elo perdido”, a espécie biológica que represente esta transição. Já chegamos bem perto, mas ainda falta “algo”. Tal vácuo dá espaço até para teorias de seres alienígenas que ficaram responsável por esta transição, com alterações in vitro e por meio de reprodução controlada inter-espécies (teoria esta não de todo maluca, se formos pesquisar nas lendas dos povos antigos, como os sumérios, indígenas e asiáticos).

Mas vejamos o pensamento de Kardec, em seu tempo, numa ciência ainda fortemente influenciada pelo modelo grego em que beleza = evolução:

“Bem pode dar-se que corpos de macaco tenham servido de vestidura aos primeiros Espíritos humanos, forçosamente pouco adiantados, que viessem encarnar na Terra, sendo essa vestidura mais apropriada às suas necessidades e mais adequadas ao exercício de suas faculdades, do que o corpo de qualquer outro animal. Em vez de se fazer para o Espírito um invólucro especial, ele teria achado um já pronto. Vestiu-se então da pele do macaco, sem deixar de ser Espírito humano, como o homem não raro se reveste da pele de certos animais, sem deixar de ser homem.
Fique bem entendido que aqui unicamente se trata de uma hipótese, de modo algum posta como princípio, mas apresentada apenas para mostrar que a origem do corpo em nada prejudica o Espírito, que é o ser principal, e que a semelhança do corpo do homem com o do macaco não implica paridade entre o seu Espírito e o do macaco.
Admitida essa hipótese, pode-se dizer que, sob a influência e por efeito da atividade intelectual do seu novo habitante, o envoltório se modificou, embelezou-se nas particularidades, conservando a forma geral do conjunto. Melhorados os corpos, pela procriação, se reproduziram nas mesmas condições, como sucede com as árvores de enxerto. Deram origem a uma espécie nova, que pouco a pouco se afastou do tipo primitivo, à proporção que o Espírito progrediu. O Espírito macaco, que não foi aniquilado, continuou a procriar, para seu uso, corpos de macaco, do mesmo modo que o fruto da árvore silvestre reproduz árvores dessa espécie, e o Espírito humano procriou corpos de homem, variantes do primeiro molde em que ele se meteu. O tronco se bifurcou: produziu um ramo, que por sua vez se tornou tronco.”

Allan Kardec; A Gênese, cap. 11: Hipótese sobre a origem do corpo humano

O tempo passou, aprendemos coisas como ecosistema, beleza só não põe mesa, a natureza não dá saltos, jacarés e ornitorrincos estão muito bem, obrigado, nada se perde, tudo se transforma, etc. A questão evoluiu no espiritismo pelas mãos de Chico Xavier e Emmanuel, que nos esclarecem que muitas das transformações que se verificaram nos seres foram, anteriormente, promovidas em suas estruturas perispirituais, entre uma existência e outra (ou seja, no plano espiritual!). Os Espíritos construtores, sob a supervisão de Jesus, retocavam, em vezes sucessivas, as formas perispiríticas, e estas alterações criariam o campo magnético para as futuras mutações.

Conta ainda que os seres atuais não tinham, no princípio da vida, suas formas biológicas totalmente definidas. Experiências múltiplas, no patrimônio genético dos nossos antepassados, coordenadas por geneticistas siderais, foram modelando aquelas formas que deveriam persistir até os tempos atuais. A seleção natural se incumbiria de fazer desaparecer as formas primitivas inaptas. Ou seja, uma mistura de Mutacionismo, Design Inteligente e Darwinismo. Interessante.

Emmanuel volta a dizer:

“Extraordinárias experiências foram realizadas pelos mensageiros do invisível. As pesquisas recentes da ciência sobre o tipo de Neanderthal, reconhecendo nele uma espécie de homem bestializado e outras descobertas interessantes da Paleontologia, quanto ao homem fóssil, são um atestado dos experimentos biológicos a que procederam os prepostos de Jesus, até fixarem no primata as características aproximadas do homem futuro. Os séculos correram o seu velário de experiências penosas sobre a fronte dessa criatura de braços alongados e de pelos densos, até que um dia as hostes do invisível, operaram uma definitiva transição no corpo perispiritual pré-existente, dos homens primitivos, nas regiões siderais e em certos intervalos de suas reencarnações. Surgem os primeiros selvagens de compleição melhorada, tendendo à elegância dos tempos do porvir.”

Emmanuel

A evolução espiritual

Quanto à origem dos Espíritos, quase nada se sabe. Allan Kardec diz: “Desconhecemos a origem e o modo de criação dos Espíritos; apenas sabemos que eles são criados simples e ignorantes, isto é, sem ciência e sem conhecimento, porém perfectíveis e com igual aptidão para tudo adquirirem e tudo conhecerem. Na opinião de alguns filósofos espiritualistas, o princípio inteligente, distinto do princípio material, se individualiza e elabora, passando pelos diversos graus da animalidade. É aí que a alma se ensaia para a vida e desenvolve, pelo exercício, suas primeiras faculdades. Esse seria, por assim dizer, o período de incubação. Haveria assim filiação espiritual do animal para o homem, como há filiação corporal.”

Hoje não resta mais dúvida de que os Espíritos, em sua longa trajetória, têm percorrido os diversos reinos da natureza. O pensamento de Léon Denis, de que “a alma dorme na pedra, sonha na planta, move-se no animal e desperta no homem“, está plenamente incorporado ao corpo doutrinário do Espiritismo.

André Luiz, no livro Mecanismos da Mediunidade explica que “Temos, hoje, o Espírito por viajante do Cosmo, respirando em diversas faixas de evolução, condicionados nas suas percepções, à escala do progresso que já alcançou”. E que tal progresso, estampado no campo mental de cada alma, vai ser condicionado por duas variantes: “o tempo de evolução, ou seja, aquilo que a vida já lhe deu, e o tempo de esforço pessoal na construção do destino, ou seja, aquilo que ele próprio já deu à vida”.

terminator no fate
“Não há destino!”

No livro No mundo Maior, André Luiz completa o seu pensamento: “Não somos criações milagrosas, destinadas ao adorno de um paraíso de papelão. Somos filhos de Deus e herdeiros dos séculos, conquistando valores, de experiência em experiência, de milênio a milênio”.

Assim, no reino mineral, o princípio espiritual refletiria a sua presença nas manifestações das forças de atração e coesão com que as moléculas se ajuntam em característicos sistemas cristalográficos.
No reino vegetal, mostraria maiores aquisições pelo fenômeno de sensibilidade celular.
No reino animal, o princípio inteligente somaria novas aquisições refletidas nos instintos.
No reino hominal, todo esse cabedal de experiências estaria ampliado pelos novos lastros da conscientização, a carregar consigo, raciocínio, afetividade, responsabilidade e outras tantas condições que caracterizam esta fase.

Princípio Inteligente

Mineral – Atração
Vegetal – Sensação
Animal – Instinto
Hominal – Razão

Reino Mineral

cristais

Acredita-se que antes de unir-se ao elemento material primitivo do planeta, (o “protoplasma”, na expressão de Emmanuel), dando início a vida no orbe, o princípio inteligente encontrava-se nos cristais, completando seu estágio de individualização em longuíssimo processo de auto-fixação, ensaiando, aos poucos, os primeiros movimentos internos de organização e crescimento volumétrico.

Até hoje constitui fato pouco explicado pela ciência acadêmica, de determinadas substâncias arranjarem-se sob a forma de cristais perfeitamente arrumados segundo linhas geométricas definidas, o que não deixa de ser uma organização, ainda que não um organismo.

“O cristal é quase um ser vivente”, disse Gabriel Delanne. Naturalmente que não iremos pensar numa inteligência própria da matéria. Todavia, o cientista Jean Emille Charon declarou que “o comportamento das partículas inter-atômicas revela vida incipiente”.

Reino Vegetal e Animal

planta carnivora

Após adquirir a capacidade de aglutinar os diversos elementos da matéria em sua peregrinação pelos minerais, o princípio espiritual vai iniciar outra etapa de sua longa carreira evolutiva. Identifica-se com os vírus, logo a seguir com as bactérias rudimentares, as algas unicelulares e, sucedendo-as, com as algas pluricelulares. O princípio inteligente passa então a vivenciar as experiências nos vegetais mais complexos, melhor estruturados, onde ele vai adquirir a capacidade de reagir direta ou indiretamente a qualquer mudança exterior (irritabilidade) e depois a faculdade de sentir, captar e registrar as alterações do meio que o cerca (sensação) – conquistas do princípio espiritual em seu percurso pelo reino vegetal.

Mais tarde, assinala-se o ingresso da “energia pensante”, no reino animal. O princípio inteligente vai desdobrar-se entre os espongiários, os celenterados, os equinodermos e crustáceos, anfíbios, répteis, os peixes e as aves, até chegar aos mamíferos. Neste imenso percurso, o elemento espiritual estará enriquecendo a sua estrutura energética, aprimorando o seu psiquismo rudimentar e assimilando os valores múltiplos da organização, da reprodução, da memória, da auto-preservação, enfim, dos diversos instintos, preparando-se para a sublime conquista da razão.

Afirma-se que a conquista maior do princípio inteligente em sua passagem pelos animais foi o instinto.

Denomina-se instinto às formas de comportamento dos organismos que não são adquiridas durante a vida, mas herdadas. São impulsos naturais involuntários pelo qual os seres executam certos atos de forma mecânica, sem conhecer o fim ou o porquê desses atos (como o gato enterrar suas fezes e urina, ou certos pássaros fazerem seus ninhos de certa forma).

No entanto, em muitos animais, especialmente nos animais superiores (macaco, cão, gato, cavalo e o elefante), já identifica-se uma inteligência rudimentar. Além dos atos instintivos, observa-se, às vezes, atitudes que demandam certo grau de perspicácia e lucidez. Seria uma forma primitiva de inteligência relacionada apenas a coisas que importam à auto-preservação do animal.

André Luiz diz que nos animais superiores observa-se um pensamento descontínuo e fragmentário, a partir do qual vai desenvolver-se o pensamento contínuo do reino hominal.

Conquistas do Princípio Inteligente

Atração: capacidade de aglutinar os elementos da matéria;
Sensação: faculdade de reagir aos estímulos do meio;
Instinto: atitudes espontâneas, involuntárias, reflexas, características da espécie;
Razão: consciência que o indivíduo tem de si mesmo e do meio que o cerca.

Reino Hominal

sorriso lindo

Afirma André Luiz que, para alcançar a idade da razão, com o título de homem, dotado de raciocínio e discernimento, o ser automatizado em seus impulsos, no caminho para o reino angélico, despendeu nada menos que um bilhão e meio de anos.

Com a conquista da razão, aparece o raciocínio, a lucidez, o livre-arbítrio e o pensamento contínuo. Até então, o progresso tinha uma orientação centrípeta, ou seja, de fora para dentro; o ser crescia pela força das coisas, já que não tinha consciência de sua realidade, nem tampouco liberdade de escolha. Ao entrar no reino hominal, o princípio inteligente – agora sim, Espírito – está apto a dirigir a sua vida, a conquistar os seus valores pelo esforço próprio, a iniciar uma evolução de orientação centrífuga (de dentro para fora).

Mas a conquista da inteligência é apenas o primeiro passo que o Espírito vai dar em sua estadia no reino hominal. Ele deverá agora iniciar-se na valorosa luta para conquistar os valores superiores da alma: a responsabilidade, a sensibilidade, a sublimação das emoções, enfim, todos os condicionamentos que permitirão ao Espírito alçar-se à comunidade dos Seres Angélicos.

bandeira da espanha Ler em espanhol (por Teresa)

Bibliografia:
Evolução em Dois Mundos – André Luiz/Chico Xavier – Waldo Vieira
No Mundo Maior (Cap. IV) – André Luiz/Chico Xavier
Mecanismos da Mediunidade – André Luiz/Chico Xavier
A Caminho da Luz – Emmanuel/Chico Xavier
Morte Vida Renascimento – Hernani Guimarães Andrade
Impulsos Criativos da Evolução – Jorge Andréa
Evolução Anímica – Gabriel Delanne
Biologia – Helena Curtis

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
190 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Fernando
Fernando
29 setembro de 2010 10:28 pm

Caro Pers, Há santos em todas as religiões? Pode ser, mas não com a intensidade, quantidade e grau heróico com que os santos católicos amaram e defenderam a Igreja de Jesus Cristo; e através do impressionante testemunho de vida que eles nos deram e os grandes sinais e milagres ( sei que o espírita não acredita em milagres, tudo bem ) que muitos deles realizavam sempre em nome de Jesus. Os santos JAMAIS deixaram a Igreja de lado, muito pelo contrário, foram, unanimemente, humildes e respeitaram sempre a hierarquia católica, participaram dos sacramentos e respeitaram MUITO os mandamentos, mas nem… Read more »

Pers
Pers
24 setembro de 2010 5:27 am

Fernando, no espiritismo não há “revelação”, toda comunicação recebida deve necessariamente passar pelo crivo da razão, e cabe a cada um separar o que há de bom e não bom. Não há dogmas nem infalibilidade papal por aqui.

Não se tem acesso à sabedoria simplesmente por volitar. Os espíritos que morrem não se tornam sábios só por terem morrido, a evolução não dá saltos. A aquisição de sabedoria é gradual.

Fernando
Fernando
23 setembro de 2010 7:56 pm

Mal acabara de divulgar-se a URANOGRAFIA de Laplace ( teoria segundo a qual o nosso sistema planetário se originou de uma nebulosa em rotação ), que então se impunha como última palavra no assunto, e já a Sociedade Espírita de Paris, presidida por Allan Kardec, em 1862 e 1863, por meio do médium C.F.( que era o próprio Camilo Flamarion), recebia uma série de comunicações, assinadas pelo espírito de “Galileu” em pessoa e na qual se repetia – e portanto “revelava” – servilmente toda a teoria laplaciana. Ora, a cosmografia moderna, baseada nos dados mais recentes da astronomia, JÁ DEMONSTROU… Read more »

Anônimo
Anônimo
18 julho de 2010 3:55 pm

Curiosidade: O gene do esperma tem 600 milhões de anos O gene Boule, que os cientistas creem ser responsável pela produção de espermatozóides, tem se dedicado a essa atividade há 600 milhões de anos. A conclusão é de uma pesquisa científica publicada na revista PLoS Genetics. Trata-se da primeira evidência genética de que a habilidade de alguns animais, entre eles os humanos, produzirem espermatozóides é antiga. Possivelmente, o gene especializado na produção de esperma é o mais “velho” já encontrado. Uma equipe de pesquisadores liderada por Eugene Xu, professor de obstetrícia e ginecologia da Escola de Medicina Feinberg da Universidade… Read more »

Fernando
Fernando
17 novembro de 2010 5:35 pm

Alô ? Estou de volta, quase um mês depois, para dizer mais uma coisa ao Ed:

Ed, você afirmou que “os que acreditavam na existência de Jesus perseguiam e matavam impiedosamente aos partidários da posição contrária…”

Mas é incrível como você e outros por aqui só enxergam o que é contrário ao cristianismo. Você esqueceu de mencionar que o cristianismo foi perseguido durante os três primeiros séculos por aqueles que você chama de “cultos e audaciosos” e, mesmo assim sobreviveu, cresceu e existe até hoje; ao contrário das vítimas dos crentes, digamos assim.

*______*
*______*
12 maio de 2009 12:41 pm

bem um texto mt interessante .
é esta escrito de uma forma bem clara para se entender a forma da evoluçao . o mais importante e contianar a evoluir porque ainda falta aprender muitas coisas .

Fausto
Fausto
18 junho de 2008 6:09 pm

O termo Comite Central, deturpado no seu comentario (como sempre tendecioso), foi um termo que o próprio Alan Kardec utilizou em suas Obras Póstumas de Instruções ao Movimento Espirita. Em lugar de um chefe único, a direção será entregue a uma comissão central permanente, cuja organização e atribuições serão definidas de maneira a não deixar nada ao arbítrio. Essa comissão será composta de doze membros titulares, no máximo, que deverão, para esse efeito, reunir certas condições requeridas, e de um número igual de conselheiros. Completar-se-á, ela mesma, segundo as regras igualmente determinadas, à medida das vagas pela extinção ou outra… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
18 junho de 2008 3:42 pm

Parece que nem tudo no mundo espírita visa a evolução. Vejam só esse cara (parece brincadeira): JM Online, por Wellington Cardoso http://www.jmonline.com.br/?colunas,5819,%20Falando%20S%%20C3%A9rio Inacreditável. Criada em Uberlândia entidade que se proclama “dona” da doutrina espírita. Intitulada “Órgão de Comando e Chefia Mundial”, ela está registrada em Cartório de Títulos e Documentos como “órgão de comando e chefia do espiritismo”. E seu criador, Roberto Virgílio, diz que ao órgão estão submetidas da Federação Espírita Brasileira e os centros espíritas kardecistas. O mesmo Roberto Virgílio, cujo mandato à frente daquela instituição tem duração de “25 anos”, “exige” ser um dos palestrantes do 1º… Read more »

Mário Tácito
Mário Tácito
16 abril de 2008 1:26 pm

Muito bom Acid, A questão da EVOLUÇÃO vem em boa hora. Especialmente se considerarmos esta destino humano, em direção à novas e melhores oportunidades, como um renascimento de doutrinas antigas, tais como o que se lê na poética dos Vedas, no bhagavad-gita, nas descobertas recentes sobre a espiritualidade egípcia e, principalmente, na antiga e bela doutrina dos Druidas, o draiocht que se traduz por druidismo, ou Leapaidh lánlaidh, que se traduz por excelência da palavra antiga, ou ainda, o na Thribhis Mhór, o grande triskele que estabelece a roda da vida nas reencarnações (athionchollú) em direção ao progresso, à evolução… Read more »

Mário Tácito
Mário Tácito
16 abril de 2008 1:13 pm

Luz & Paz Quanto a ponderação em relação a maneira de ver de Kardec em relação aos negros, temos que considerar a visão histórica da época e o meio cultural presente naquele momento histórico. Assim, num olhar de época dirigido à Africa, não se via, dentro dos padrões da época, sinais de avanço civilizatório. Dentro da Visão da época, que considerava como progresso,as conquistas tecnológicas, a arquitetura das grandes cidades, obras literárias vastíssimas. No entanto, Kardec ensina que até mesmo as menságens dos Espíritos precisavam ser contestadas, quando mais as suas próprias opiniões, que mais uma vez afirmo, eram as… Read more »

Fernando
Fernando
24 setembro de 2010 7:17 pm

Então, meu caríssimo amigo Pers, você acaba de assinar um atestado confirmando a TOTAL INUTILIDADE DA PRÁTICA DE CONSULTAR ESPÍRITOS, E, POR CONSEGUINTE, A TOTAL INUTILIDADE DO ESPIRITISMO.
O próprio Allan Kardec afirma que “o espiritismo é a terceira revelação”; como você pode dizer então que “não há revelação, meu amigo ?
Passar pelo crivo da razão … mas da razão de quem ? Minha ? Sua ? Do Allan Kardec ? Do Chico ? Ou será que a verdade já não é mais relativa ? Existe uma razão absoluta ?

Fernando
Fernando
25 setembro de 2010 1:22 am

Pers, desculpe a minha ignorância, mas … ME TRADUZA “VOLITAR” …

Pers
Pers
28 setembro de 2010 1:37 pm

Fernando, 1 – A existência de santos NA ICAR não demonstra a santidade DA ICAR. Há santos em todas as religiões. 2 – A tradição é afirmada por aqueles que a seguem. Cada um tem a sua. O que garante qual tradição é correta, um documento, uma linhagem, ou a razão e a moral ? 3 – Como assim a ICAR viu Jesus ? Os apóstolos viram Jesus, e sua tradição, sua linhagem, é a do bem, e não da política de instituições. Não faz o mínimo sentido que Deus tenha planejado uma única religião salvadora, distante até fisicamente de… Read more »

Fernando
Fernando
27 setembro de 2010 8:43 pm

Pers: ” O termo ‘revelação’, como usado por Kardec, tem outro sentido, muito diferente do católico.” Com isso concordo, mas a intenção é parecer com o sentido católico. No Brasil, o movimento criado por Allan Kardec é mantido e divulgado pela Federação Espírita Brasileira, fundada em 1884, que o propõe sistematicamente não apenas como “A Religião”, mas também como “espiritismo cristão” ( sua revista oficial, REFORMADOR, que começou em 1883, então como “órgão evolucionista”, se apresenta agora no subtítulo como “Revista do Espiritismo Cristão”). Embora o próprio Allan Kardec jamais tenha usado esta expressão, tomada de J.B.Roustaing (1865), oferece-lhe, no… Read more »

Fernando
Fernando
27 setembro de 2010 7:06 pm

Foi apenas uma brincadeira, não se apegue a isso, Pers, por favor. Eu só queria que você descrevesse com outras palavras ( mais simples ) para o texto ficar mais leve, só isso. É por que eu vejo o espiritismo querendo emplacar uma linguagem um tanto quanto empolada ou científica para dar mais credibilidade a doutrina. Estou enganado ? Se etiver, desculpe, não está mais aqui quem escreveu. Foi mal…

Pers
Pers
27 setembro de 2010 8:52 am

Fernando,

1 – O espiritismo não se resume a consultar espíritos;
2 – O termo “revelação” como usado por Kardec tem outro sentido, muito diferente do católico.
3 – Você consulta a sua razão;
4 – Por favor, me explique a fina ironia.

Pers
Pers
27 setembro de 2010 8:26 pm

hahã, se não foi por mal, mas não foi por mal mesmo, então tá, ficamos assim.

Fernando
Fernando
26 setembro de 2010 12:39 pm

Você não percebeu a ironia da coisa, Acid …

Pers
Pers
12 outubro de 2010 7:59 am

Fellini,
“Mas como sou um otimista, tenho fé (rsss…), que um dia a Razão e os Racionais resolverão tudo.”

Só se forem os MC… porque razão, como o bom senso, cada um acha que tem o suficiente. Você vai precisar de um Papa pra dizer quem é o mais racional, e qual racionalidade é a “verdadeeeeeira”.
Tire o rock e põe o sertanejo: “só o amor constroooi…”
http://www.youtube.com/watch?v=6cuW0HtovaY

PS: Dom e Ravel é bom pra C#$%¨&

Fellini
Fellini
12 outubro de 2010 4:22 am

Caraca! Baixou um santo profético neste cético veio de guerra. Estava insone, analisando e repensando o que escrevi no meu comentário e eis que vejo na pagina principal do UOL esta matéria: http://www1.folha.uol.com.br/poder/813167-serra-reclama-de-ataques-de-dilma-a-sua-familia.shtml Na foto que linka a matéria, esta lá o careca, beijando medalinha de santo e desfilando com padre. Que canastrão ridículo. E eu já votei nesse cretino uma única vez e nunca mais depois que abandou o mandato para concorrer a outra eleição maior.Saudade do Mario Covas, que era maçom, mas ninguém é perfeito, todo mundo tem os seus defeitinhos. Até o Olavão que não é muito… Read more »

Luz & Paz
Luz & Paz
5 abril de 2008 3:53 pm

Obrigado pela sua resposta e suas citações. Mas ainda nao vi a nenhum trecho que confirme a teoria “a mesma alma que animou os seres irracionais evoluiu até o estágio humano”. No livro dos espiritos é feita a perfeita distinção entre espiritos animais e espiritos humanos. Em nenhum momento é dito que o ultimo é a evolução do primeiro (eu nao vi nada que dissesse isso). Livro dos espiritos, questao 591. Nos mundos superiores, as plantas são de natureza mais perfeita, como os outros seres? “Tudo é mais perfeito. As plantas, porém, são sempre plantas, como os animais sempre animais… Read more »

Sergio
Sergio
1 abril de 2008 3:58 pm

OLá, na Europa, o espiritismo Kardecista é UMA CIÊNCIA, e não uma religião, como concebida aqui no Brasil. Excelente texto. Abraços

Geninha
Geninha
26 fevereiro de 2008 11:29 am

“e minhas limitações de conhecimento são limitadas.”

Isso é barbaro! rsrs

Deixa eu parar, senão acabo levando outro puxão de orelha. Não é à tôa que burro tem orelhas grandes, para saber ouvir melhor! rsrsrs

Tipo, Ariadne e Teceu!

Abraços!

Geninha
Geninha
26 fevereiro de 2008 11:24 am

E deixa eu escrever “Ele” com letra maiúscula, para evitar erros de interpretação, vou vigiar mais isso e escrever Deus, pois já tratar Deus na 3° pessoa já é falta de respeito.

Não Somos Todos Um, mas UM HABITA EM TODOS!

Abs!

the Rain
the Rain
26 fevereiro de 2008 11:19 am

Marcel, o anônimo acima não sou eu, não, cara. Eu não conseguiria ser tão incoerente ao ponto de me declarar imbuído de postura científica e, ao mesmo tempo e, de antemão, proclamar que este ou aquele fenômeno é “impesquisável” (neologismo meu). Se a literatura espírita-científica, que é riquíssima e vasta, apresentar um, e somente um, caso substancial, já basta para que o fenômeno seja declarado, ao menos, “pesquisável”. Pelo que lí (cerca de 25 livros de espiritismo-científico somente em minha bibliotecazinha – de Willian Crokes à Sônia Rinaldi, de Ernesto Bozzano à Ian Stevenson) e ví e senti (em familiares… Read more »

Geninha
Geninha
26 fevereiro de 2008 11:21 am

A gente pode continuar conversando the Raim, meus conhecimentos em biologia, química e física não passam dos conhecimentos de uma pessoa que tenha estudado até o 2° colegial, visto que eu não tenho curso superior e minhas limitações de conhecimento são limitadas. Em um ponto é legal, pq não ter muito conhecimento é também não ter muitos preconceitos, é ter a mente aberta para tudo que é novo…E em outro ponto é ruim pq nem sempre sei usar a lógica humana para expressar o que eus ei, quando descubro algo novo, vejo que alguém antes de mim já tratou sobre… Read more »

the Rain
the Rain
26 fevereiro de 2008 10:48 am

Ótima síntese, Bruno H. Merece replay em slow-motion: “E “o que me diferencia dos outros animais” posso te responder sem preconceito algum: nada. Sou um animal tal qual as abelhas, os elefantes e os marrecos. Uma espécie de animal que se diferencia das demais pelo encéfalo desenvolvido, polegar opositor e postura bípede. Durante quase toda a história humana, nossa fisiologia foi estuda usando-se porcos, ratos e anfíbios. Idem para questões comportamentais. Muito das bases que revolucionaram as neurociências e psicologia veio de um estudo feito com um cachorro. Valores tidos como “superiores” como a moral e a solidariedade podem ser… Read more »

Anônimo
Anônimo
26 fevereiro de 2008 10:43 am

Marcel,
Nem tudo precisa ser provado cientificamente e, talvez, nunca seja. E isso não tira a credibilidade do fenômeno. Algumas pessoas não desenvolvem a mediunidade.
Com tantas religiões, tantos dogmas, como provar cientificamente um fenômeno mediúnico? Impossível. As pessoas sempre encontrarão uma desculpa para não aceitar o fato. Tipo o padre Quevedo faz.
Sou uma cientista, com doutorado em Biologia Molecular. Não procuro provas científicas para tais fenômenos. É esperar demais. Nem se Jesus voltasse e fizesse algo incontestável seria possível comprovar o que não é para ser comprovado, apenas sentido!

Marcel
Marcel
26 fevereiro de 2008 9:20 am

Existe um livro muito bom chamado “A pré-história da mente” onde o autor Steven Mithen cria uma teoria bem interessante sobre o surgimento da consciência simbólica nos seres humanos – que foi basicamente o que deu origem a todas as culturas e complexidades que se vê no ser humano. Entretanto, algumas pessoas sempre me perguntam por que eu me interesso por essas coisas como paranormalidade e etc. Bem, só posso dizer que se se comprovar (como muita gente séria acredita que já se comprovou) que existem de fato fenômenos paranormais, mesmo que sejam raros, então a questão da consciência e… Read more »

Anônimo
Anônimo
25 fevereiro de 2008 7:30 pm

É isso aí, Bruno H!

Coringa
Coringa
25 fevereiro de 2008 7:04 pm

…”consciência da experiência de viver”…hmmm…gostei disso!

Marcel
Marcel
26 fevereiro de 2008 11:31 am

Ops!

Desculpa aí The Rain!

Retificando e ratificando, então, concordo plenamente com suas palavras – agora sim, suas reais palavras!

E fiquei bem interessado nessas fontes que você passou! Vou pesquisar a respeito! 🙂

Um grande abraço!

Geninha
Geninha
26 fevereiro de 2008 11:37 am

Oups, digo Teseu…
Tinha um texto melhor na internet, bem resumido sobre o que Nietzsche pensanva… não estou achando, então fica esse mesmo, abaixo, Ariadne segundo Nietzsche.

Já sei, já sei! colocar tudo em um post. Nem precisa chamar atenção, já vou indo…tenho um montão de coisa pra fazer. Se quiser colocar tudo em um post fique à vontade. 😳

http://www.fe.unicamp.br/dis/transversal/rizomas/MISTERIO_DE_ARIADNE_SEGUNDO_NIETZSCHE.pdf

Abraços galera!
Tiza, saudades!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
26 fevereiro de 2008 11:44 am

Geninha, peloamordedeus, espera somente DOIS MINUTOS antes de apertar em publicar, pq aí vc pensa, repensa, altera o texto, dá uma revisada, e poupa do blog de ficar com vários comentários fragmentados, poupa meu tempo em deletar os comentários com erros, poupa as pessoas de deslocarem a tela pra cima/baixo pra comentar, poupa tempo na hora de abrir a janela de comentário… enfim… dois minutinhos…

obrigado

Geninha
Geninha
6 março de 2008 5:30 pm

” Você não sabe até que ponto não sabe o que não sabe “. Rabbi Nahman Hahahaha. Lembra aquela musiquinha que as crianças ainda cantam: “Não sabe, não sabe, vai ter que aprender… Orelha de burro, cabeça de E.T.” Musiquinha, do meu tempo. 🙂 Puxa, escrevi no caso dos “seeres humanos a ciência interfere na seleção natural”. Isto está errado! A ciência contrária a seleção natural em todos os meios. (é certo dizer assim?) quando citei só o caso dos seres humanos, estava me referindo as doenças psicossomáticas, mas ainda assim é um erro… Visto que animais também apresentam tais… Read more »

Geninha
Geninha
1 março de 2008 12:43 pm

O Arco Íris é na verdade um símbolo da aliança de Deus com Noé , após o diluvio, aliança esta, que foi renovada em Abraão(circuncisão) e continuou renovando em seus descendentes, até a última: Nova Aliança. Quando digo que Deus é ciência, estou apenas confirmando o que penso…Deus não é apenas meu Pai, meu Noivo(Jesus) e meu Consolador(Espírito Santo), para mim, também é “Conhecimento”. Acredito que se algum dia eu fosse abraçar apenas a ciência em si, com toda a convicção abraçaria a ciência cristã. Quando cito a cadeia alimentar, no sentido energético, não estou apenas falando da energia química… Read more »

the Rain
the Rain
1 março de 2008 11:44 pm

” Você não sabe até que ponto não sabe o que não sabe “.

Rabbi Nahman

Marcelo
Marcelo
27 fevereiro de 2008 10:12 am

O post é ótimo Acid, achei legal vc condicionar a codificação à ciência de sua época e a preocupação precisa de Kardec em atrelar o Espiritismo às conquistas da ciência. Tenho visto na Internet nego gastando a maior conversa por exemplo em torno do provável “racismo kardequiano”. Só esquecem que a época da Codificação o Brasil ainda vivia com a escravidão dos negros a tiracolo e não me consta que nenhum religioso abria mão de seus muitos escravos… De resto, achei muito bom o que vc relatou à respeito da evolução, lógico como lógica e racional é a vida. Parabéns… Read more »

Geninha
Geninha
26 fevereiro de 2008 5:43 pm

A seleção natural, como já disse, vai desde a corrida do espermatozóide até o predatismo, não engloba apenas a adaptação, aí vc está falando somente da evolução; não da seleção natural. E no predatismo – sim!, os mais fortes sobrevivem, mas quando isso não acontece chamamos esse processo(dentro da biologia) de casualidade(agente causal).:) Bruno, eu me enganei aqui. A adaptação é sim parte da seleção natural, e não são os mais fortes que sobrevivem, são os melhores… Mas quando o sistema não funciona como deveria, aí sim, chamamos de casualidade. Sobre ter colocado o “agente causal”, entre parênteses, não estava… Read more »

Geninha
Geninha
26 fevereiro de 2008 11:09 am

Desculpa acid, mas esta merece ser corrigida e “merece replay em slow-motio”(brincando): Antes de te responder, quero deixar bem claro pra ti, que o início da vida é um mistério tanto para ciência , que alega ser “sorte”, como para filosofia religiosa, que alega ser Deus, ambas filosofias, só te apresentam hipóteses. Então, vc não precisa tomar um tom áspero na discussão por eu optar abraçar Deus, com letra maiúscula, um Deus ÚNICO e não a ciência, que é um Dom dado por Deus. ________________________ “Geninha, Sim, pois claro, eu questiono a “sabedoria da natureza”. É muito bonito metaforicamente e… Read more »

the Rain
the Rain
26 fevereiro de 2008 11:01 am

Nada como o fundamentalismo religioso para acabar com uma boa conversa.

Marcel
Marcel
26 fevereiro de 2008 10:57 am

Olá The Rain!

Longe de mim tirar a credibilidade do fenômeno! Mas longe de mim também achar que a espiritualidade é algo que deve apenas ser sentido e não compreendido.

Abraços!

Geninha
Geninha
26 fevereiro de 2008 2:11 pm

Hhahaha..eu sei! Vou poupar uma semana. Pô, dá um desconto(?), eu estava entusiasmada*. 😀 Como estou cheia de coisa pra fazer vou me ausentar por uma semana, aí verão, como vão sentir minha falta. 😀
Enuqnato isso, vcs já perceberam “círculo” de costas para os eus – d – eus? E em maíuscula tem o “círculo” voltado para os eus – D- eus?

(*) Entusiasmada, palavra grega que significa “Ter Deus em Si”.

Abraços!

Bruno H
Bruno H
25 fevereiro de 2008 6:11 pm

Geninha, Sim, pois claro, eu questiono a “sabedoria da natureza”. É muito bonito metaforicamente e poeticamente, mas para por aí. Você falou sobre a teia alimentar, falou sobre a circulação de energia e de matéria envolvidas. É um processo bastante complexo, porém ainda não vejo a inteligência que você vê. Ou, você está afirmando que, por ser complexo, é necessariamente inteligente? Eu não menosprezaria a natureza a esse ponto… Sobre a seleção natural, nunca os mais fortes sobrevivem, e sim os mais aptos. E são termos distintos. Os menos aptos não têm muito onde se esconder, e invariavelmente sucumbem à… Read more »

Fábio
Fábio
2 outubro de 2010 11:36 am

Sou espirita hà pouco tempo. Concordo com a evolução dos seres segundo a doutrina. Porém fiquei intrigado com o livro do estudioso e tradutor de linguas mortas Zecharia Sitchin. Em seu livro o 12° planeta, de acordo com os sumérios, os deuses vindo desse planeta “Nibiru”, teriam acelerado nossa evolução. Esses deuses teriam encontrado uma raça de hominídios próximos geneticamente a eles, entretanto, ainda estado bem primitivo. Manipulando os genes de um hominídio e misturando com os deles teriam criado o home sapiens, por isso famosa frase; façamos o homem a imagem e nossa semelhança. No livro, gênese dos sumérios… Read more »

Anônimo
Anônimo
25 julho de 2012 9:19 am

como q eu pedra desencarna…

Fellini
Fellini
14 outubro de 2010 2:04 pm

Hey!
Que negócio é esse de ½ século?

Sou da safra de 67, e lembro-me perfeitamente que o sol estava em Aquário ascendendo em Áries e a lua em Gêmeos e quando fui batizado a minha revelia, fiz pipi na cara do padre que tinha o “Selo Dom José de Ortodoxia Católico”:
comment image

P.S:
Melhora essa matemática aí pois ainda não votei.

Fellini
Fellini
14 outubro de 2010 2:23 am

Fernando: “Fellini, me aguarda aí, por favor” “já estou me alongando muito e estou doido para falar com o Fellini… ah, Fellini…)” Resp: Hã? Não se apoquente por minha causa. Penso que talvez seja melhor vc destrinchar bem a questão que primeiramente vc iniciou com o Coringa analisando todos os meandros e facetas. Tem certeza que vc deixou bem claro o seu ponto de vista com o Coringa? Leve o tempo que for necessário que eu aguardo por aqui numa boa. Abraço P.S.: Caso vc pretenda refutar o texto “Jesus Cristo nunca existiu” por favor, refute-o inteiramente. Se ficar demasiado… Read more »

Coringa
Coringa
14 outubro de 2010 12:06 am

Não, Fernando! Não é minha visão que está embaçada. São teus níveis cerebrais que parecem embaralhados. É ÓBVIO que ao falar de representantes oficiais, porta-voz, etc, não estou me referindo à estes ‘fiéis’ aos quais vc faz menção. De qualquer forma, ficam esclarecidos meus questionamentos anteriores (e agradeço), i.é, você NÃO É porta-voz oficial da instituição. Sendo assim tratava-se, anteriormente, da opinião/interpretação de um ‘fiel’, não muito preparado, da igreja (utilizando-me de expressões/entendimento em seu último comentário).

Fernando
Fernando
13 outubro de 2010 10:59 pm

Pers, você até agora foi o mais sensato de todos nós. Concordo com tudo o que você disse, em primeiríssimo lugar… FAZER O BEM. E é isso o que a Igreja ensina em primeiro lugar. Mas acontece que isso não é motivo para nos fazer estacionar na busca pela verdade. Jesus não foi somente o mestre da caridade, mas também da fé, e o homem não sossega enquanto não repousa na verdade. Coringa, meu amigo, não sou padre e nem tão preparado, apenas sei o mínimo que a Igreja ensina e, reafirmando o que eu disse: ele é sim, um… Read more »

Fellini
Fellini
13 outubro de 2010 5:25 am
Fernando
Fernando
19 outubro de 2010 8:40 pm

Ed: “Por tudo isso é que o Papa Pio XII, em 955 ( não seria 1955, Ed? Afinal Pio XII nem existia no ano 955),disse: ‘Para os cristãos, o problema da existência de Jesus Cristo concerne à fé, e não à história’. A Igreja Católica, durante muito tempo, mostrou uma certa ojeriza a pesquisas históricas – talvez como efeito do ataque realizado no século passado pelo chamado cristianismo liberal. A resposta a esses ataques era simplesmente dizer que a verdade dos Evangelhos é uma questão de fé, e quem quiser acreditar, que acredite. Há muito tempo que essa postura mudou… Read more »

Pers
Pers
12 outubro de 2010 8:14 am
Pers
Pers
12 outubro de 2010 8:05 am
Fernando
Fernando
15 outubro de 2010 3:59 pm

…Então tá, Coringa, que seja como você diz. Fellini, você não está em condições de me pedir para refutar nada, sabe por que? Porque você até hoje, mais de um ano depois, ainda não conseguiu refutar uma linha sequer a respeito disso: http://stdominic3order.blogspot.com/2007/01/santos-incorruptos.html http://www.catolicismo.com.br/materia/materia.cfm?idmat=78F44B7B-3048-560B-1C0E887EA3F01DB6&mes=Janeiro2006 http://reporterdecristo.com/nossa-senhora-de-fatima-o-milagre-do-sol/ http://deusvivorj.sites.uol.com.br/lanciano.htm Lembra? Então, quando você refutar tudo isso eu refuto tudo o que você quiser. Porém, posso tentar resumir alguns trololós ateus. Vamos ver: Notamos que as conclusões negativistas apresentadas pelos críticos liberais são geralmente baseadas sobre hipóteses (“Tais palavras não vêm de Jesus, mas de tal ou tal grupo cristão”); essas hipóteses, aos poucos,… Read more »

Fellini
Fellini
16 outubro de 2010 6:26 am

Fernando: Porque você até hoje, mais de um ano depois, ainda não conseguiu refutar uma linha sequer a respeito disso Resp: Bom, sou obrigado a parar meus comentários políticos, pois, parece que o comentarista Fernando, mesmo com meus sutis alertas para não fazê-lo, resolveu me desafiar para um duelo. Coloquemos então uma trilha sonora adequada, http://www.youtube.com/watch?v=ZNGe7iK1O-4&feature=fvw E aconselho a já ir comprando o seu caixão, pois sua cova já está aberta. CORPOS INCORRUPTOS: Não sei se é do seu conhecimento que os monges católicos eram peritos na arte do embalsamamento, portanto o que vc chama de “corpos incorruptos” eu chamo… Read more »

Fernando
Fernando
16 outubro de 2010 3:41 pm

Fellini, amigão, você continua bem humorado e sofismático ! Esse é o Fellini!! Não tem duelo nenhum, amigo, nem desafios; apenas a busca de mais conhecimentos, só isso. Não veja por esse lado, sofismático Fellini. Você não refutou absolutamente NADA sobre os santos incorruptos; só se limita a dizer que eles são múmias, e você sabe perfeitamente que eles possuem características únicas que os diferem completamente das múmias. Mas deixa primeiro eu dar mais umas refutadinhas a respeito de Jesus ter existido ou não, senão embola o meio de campo todo. Acabei de chegar do batente; hoje a noite ou… Read more »

ADRIANO
ADRIANO
25 novembro de 2018 5:33 pm

muito interessante o artigo. tem um modelo didáctico que apresenta o espírito como um agente da seleção natural. gostaria de saber sua opinião do texto.
https://alemdaevolucao.blogspot.com/2018/09/da-evolucao-das-especies-nossaespecie.html

Fabio
Fabio
21 outubro de 2010 11:45 am

Enfim, ninguém respondeu sobre a evolução da humanidade de acordo com os súmerios..

Ed
Ed
18 outubro de 2010 1:42 am

E temos que ficar atentos às definições: Créstos = serviceable, good Original Word: xonotóç Transliteration: chréstos Phonetic Spelling: (khrase-tos’) Short Definition= better Christ is the English term for the Greek (Khristós) meaning “the anointed one”. It is a translation of the Hebrew (Masiah), usually transliterated into English as Messiah. Messiah, Hebrew: [modern] Mashiah Tiberian =Mašîah (“anointed”), >anointed= UNGIDO Portanto, não há referências diretas à um homem chamado “Cristo” Além disso, sabemos que, desde o Século II, os judeus ortodoxos e muitos homens cultos começaram a contestar a veracidade de existência de tal ser, sob qualquer aspecto, humano ou divino. Estavam,… Read more »

Fellini
Fellini
18 outubro de 2010 12:47 am

Esqueci do link para o Tratado Sanhedrin:

http://www.come-and-hear.com/sanhedrin/sanhedrin_43.html

Fellini
Fellini
18 outubro de 2010 12:03 am

Fernando: Fellini, depois falamos sobre os santos incorruptos, Resp: Por que depois? Mal começamos a discutir esse tema e vamos parar e iniciar outro? ========================== Fernando: Nossa Senhora de Guadadlupe (que você sequer mencionou) e os sofismas, ok? Resp: Pois é! Era o meu próximo assunto depois dos zumbis, seguindo a ordem que vc sugeriu. … Quanto aos sofismas ainda não tenho certeza se vc sabe o que é, mas o embromation e o desviation parece que vc domina bem… =========================== Bom, mas vamos lá, já que vc prefere atirar pra todo lado ao mesmo tempo, vamos para a questão… Read more »

Fernando
Fernando
17 outubro de 2010 4:46 pm

Ainda que não faça referência explícita ao nome de Jesus, os rabinos identificam a pessoa em questão com Jesus. Essas referências a Jesus não são simpáticas nem a Ele e nem à sua Igreja. Esses escritos foram preservados através dos séculos pelos judeus, de maneira que os cristãos não podem ser acusados de terem adulterado o texto. O Talmud registra os milagres de Jesus; não é feita nenhuma tentativa de negá-los, mas relaciona-os como frutos de artes mágicas do Egito. Também sua crucificação é datada como tendo “ocorrido na véspera da Festa da Páscoa”, em concordância com os Evangelhos (Lc… Read more »

Fernando
Fernando
17 outubro de 2010 4:21 pm

Fellini, depois falamos sobre os santos incorruptos, Nossa Senhora de Guadadlupe (que você sequer mencionou) e os sofismas, ok? Agora, continuando: A crítica radical chegou a negar a realidade histórica de Jesus Cristo, que alguns quiseram identificar com uma figura mitológica. Verdade é que, em nossos dias, tal hipótese quase não encontra seguidores. A maneira mais comum de tentar destruir o cristianismo é tentando mostrar que Jesus Cristo não existiu. Como quer que seja, examinemos os documentos-fontes que atestam a historicidade de Jesus Cristo. Entre 110 e 120 três escritores latinos dexaram-nos o seu testemunho sobre Jesus Cristo. O mais… Read more »

Teenager
Teenager
16 outubro de 2010 8:13 pm

Eu sei! Eu sei! Eu sei!

Sofisma é o nome de uma banda de rock formada em 1994 pelo professor de filosofia e ex-frade franciscano Luciano Assumpção. O estilo passa pelo progressivo, pop, funk, blues, jazz, punk e outros gêneros típicos do rock.

YEAH!

Fellini
Fellini
16 outubro de 2010 5:47 pm

Fernando: Fellini, amigão, você continua bem humorado e sofismático ! Resp: Bem humorado, talvez. Quanto ao seu segundo elogio, aponte onde estão meus sofismas. ==================== Fernando: Esse é o Fellini!! Resp: Esse é o Fernando. É capaz de criticar o espiritismo mas acredita que múmias engordam e possuem circulação sanguínea. Ou seja, acredita em zumbis. Eis o mistério da fé. ===================== Fernando: Não tem duelo nenhum, amigo, nem desafios; apenas a busca de mais conhecimentos, só isso. Resp: Então traga todo esse conhecimento para cá. Estou em um estado entre a curiosidade e o divertimento. ========================= Fernando: Não veja por… Read more »

Fellini
Fellini
12 outubro de 2010 1:45 am

Fernando: E aí, Fellini, tá de volta é ? Legal! Resp: Oiiiêêê! Sou eu. ================================ Fernando: Vê se pergunta para os espíritos desencarnados do Renan, do Harnack ou do Voltaire por que após se debruçarem sobre os Evangelhos durante 50 anos, eles concluíram que os mesmos eram autênticos. Resp: Trololó. =============================== Fernando: Sei que você é ateu, mas não custa nada dar uma invocadinha “de leve”, não é? Resp: Dá uma evocadinha nestes textos aqui: http://ateus.net/artigos/critica/jesus-cristo-nunca-existiu/ http://blogs.forumpcs.com.br/noticias/2010/09/03/deus-nao-criou-o-universo-garante-stephen-hawking/ Viu? Até o Stephen Hawking entregou os pontos, se uniu a mim, ao Jocax e ao Nada Jocaxiano. E vc me vem com… Read more »

Fellini
Fellini
12 outubro de 2010 12:51 am

Acid: E eu achando que você que era da campanha da Dilma! Resp: Não sei por que você achou isso. Infelizmente não sou pago por candidato algum para fazer campanha e tampouco sou fanático político/ religioso-cabeça-de-pudim para criar trololós de graça. Afinal, a imprensa já é paga, e bem paga, para fazê-lo sem um mínimo de vergonha. Alias, nem gosto de comentar muito sobre política. É tudo muito tosco para o meu refinado senso estético. Mas, já que essa campanha se polarizou em questões religiosas e há 2 candidatos católicos para o segundo turno e no final das contas são… Read more »

Pedrinho
Pedrinho
10 outubro de 2010 7:48 pm

Eu não sou anta não, tá? Nem o padre soube responder. um padre em rede nacional de televisão disposto a responder as questões dos infiéis telespectadores e ao invés de sair de uma simples pergunta com uma resposta taxativa do tipo: “Pequeno gafanhoto que irá ao inferno, a bíblia é uma grande metáfora. Caim e Abel não existiram e por isso não tiveram problema para ter filhos. A cigarra também não tocava violão. O lobo não era inteligente o suficiente para se disfarçar de vovozinha. Etc. Etc. Etc.” Ao invés disso, o que ele faz? Fica sem respostas para uma… Read more »

Anônimo
Anônimo
10 outubro de 2010 7:31 pm

Pedrinho não seja burrinho. Ta na cara que Caim e Abel eram hermafroditas. Seu anta!

Pedrinho rs
Pedrinho rs
10 outubro de 2010 7:27 pm

“..indicam que descendemos de um casal humano original, homem e mulher. Por que, então, devíamos hesitar em chamar estes primeiros antepassados de ADÃO E EVA ?”

Mas então, se era um único casal original, os filhos de Adão e Eva tiveram que transar entre si? E não eram o Caim e Abel? minha nossa!!rs

Coringa
Coringa
10 outubro de 2010 6:56 pm

Ora Fernando, invenção da mídia??
Esta questão da ‘maçã’ está arraigada na cultura popular justamente por ter sido propagada pela igreja (ou igrejas). Era, inclusive, tb ensinado em escolas desta forma. Isto refletiu-se até mesmo na arte. Como exemplo, este quadro de 1550 que está no Museu do Prado, Madri. http://goo.gl/6YgA
(Adão e Eva, 1550
Óleo sobre Tela)

A palavra ‘malum’, em latim, tb significa maçã.

Substantivo
ma.lum neutro singular (plural:mala)
1. maçã
2. mal; falha; imperfeição; defeito

Fernando
Fernando
10 outubro de 2010 3:25 pm

É, meu amigo anônimo, e é por isso também que, desse jeito, levando tudo na brincadeira, você e outros por aqui vão se perdendo em vãs filosofias e se afastando cada vez mais da verdadeira doutrina dos apóstolos escolhidos por Jesus e, o que é pior, dando ouvidos à espíritos de “seres humanos” desencarnados. -ADÃO E EVA- Talvez nenhuma parte da narrativa de Gênesis tenha sido mais atacada do que a parte relacionada com a criação do primeiro homem e da primeira mulher, no jardim do Éden. O que é preciso para satisfazer alguém quanto à veracidade da narrativa a… Read more »

Anônimo
Anônimo
9 outubro de 2010 8:03 pm

É por isso que eu digo que na história de Adão e Eva, foi o Adão que comeu a Eva, e a maçã foi a sobremesa. rs

Fernando
Fernando
9 outubro de 2010 6:32 pm

É, também, através da ciência que a Igreja confirma cada vez mais a autenticidade dos textos bíblicos e consegue entendê-los cada vez melhor. Os Evangelhos são documentos de autenticidade cientificamente comprovada. Quem provou para o mundo a autenticidade dos Evangelhos foram os próprios inimigos da Igreja católica, os racionalistas dos séculos XVIII e XIX. Os seus adeptos, Renan, Harnack, Rousseau, Voltaire, etc., empreenderam, com grande ardor, o estudo crítico dos quatro Evangelhos, com a sede de destruí-los, e mostrar ao mundo que eles eram falsos, uma invenção da Igreja Católica, e que teriam sido forjados para apresentar Jesus como Deus… Read more »

Fernando
Fernando
9 outubro de 2010 5:23 pm

Fábio, eu não interpreto a Bíblia ” ao pé da letra” como vocês, espíritas, pensam. Eu as interpreto com embasamento na tradição apostólica, ou seja, dos Apóstolos. O “depósito da fé” que a Igreja recebeu diretamente dos apóstolos. Quem interpreta ao pé da letra são os nossos irmãozinhos evangélicos e os espíritas; aliás, quem pode me garantir que a interpretação dada pelos espíritas é a correta ? Nem tudo na Bíblia é para ser interpretado´”ao-pé-da-letra”, e nem tudo é metáfora ou simbolismo. Só podemos distinguir quem é quem se houver a tradição oral que berçou a palavra escrita; é por… Read more »

Fábio
Fábio
5 outubro de 2010 12:27 pm

Querido Fernando,
Fica difícil, aprofundar esse interessante assunto, se você interpreta os testos da biblia ao pê da letra. As traduções e qualquer um sabe, nunca são perfeitas, as vezes são ate propositalmente diferentes, tanto que, Zecharia Sitchin as estuda em seu idioma original com o material dos Sumérios que hà mais de 30 anos vem estudando. A meu ver, todas essas teórias inclusive a do Zecharia Sitchin só complementão a crença em um deus único. A própria igreja catolica adimitiu a possibilidade de existir vida em outros planetas. Logo, isso nos deve fazer sempre reflectir.

Fellini
Fellini
10 outubro de 2010 9:13 pm

Fernando escreveu: “É, também, através da ciência que a Igreja confirma cada vez mais a autenticidade dos textos bíblicos e consegue entendê-los cada vez melhor. Os Evangelhos são documentos de autenticidade cientificamente comprovada.” Resp: Após ler esta e outras pérolas proferidas principalmente pela tropa de choque catequista católica, proponho a criação neste espaço do Troféu Tróloló, a ser oferecido ao comentarista mais habilidoso na arte do tróloló. O premio poderia até ser dado por um dos mestres dessa arte: http://www.youtube.com/watch?v=cRiOVgSDX-o&feature=related Poderíamos até criar subcategorias, tipo: -O melhor tróloló Olaviano. -O melhor tróloló religioso. -O melhor tróloló político. -O melhor trololó… Read more »

Ana Carol
Ana Carol
10 outubro de 2010 9:56 pm

A Bíblia é bem sucinta para muitas coisas e não explica alguns detalhes. TODA A ESCRITURA conta a história dos FILHOS, daqueles descendentes de ADÃO E EVA. Muita gente acha essa história toda uma metáfora devido aos termos. Em partes isto é verdade, em outras partes não. Que Deus criou o mundo em 7 dias literais, por exemplo. No entanto, há um detalhe que não está na Biblia de forma evidente e clara que explica como vieram os outros filhos. Não seria preciso revelar este “detalhe” se as pessoas tivessem fé. Ao invés de pensarmos que somos ignorantes da Verdade,… Read more »

Anônimo
Anônimo
11 outubro de 2010 12:52 am

Puxa Ana,desse jeito que vc falou, agora ficou tudo mais complequisso, não?

Coringa
Coringa
11 outubro de 2010 8:56 pm

Mas também aparecem boas notícias que trazem ou podem significar esperança para muitos: Em 2005 os bispos católicos da Inglaterra, Gales e Escócia publicaram um documento informando aos fiéis que partes da Bíblia Sagrada não devem ser interpretadas de maneira literal, de acordo com este artigo do timesonline.co.uk. http://goo.gl/hPm9 No documento batizado de The Gift of Scripture http://goo.gl/UbQs , os bispos explicam aos 5 milhões de fiéis britânicos que não deve ser esperada total precisão nos textos bíblicos. “We should not expect to find in Scripture full scientific accuracy or complete historical precision,” they say in The Gift of Scripture.… Read more »

Coringa
Coringa
11 outubro de 2010 7:49 pm

Se o padre, no vídeo, era “despreparado” (conforme disse o Fernando) não estou certo. Assim como tb não sei se o Fernando é preparado ou padre. Afinal, em que fontes OFICIAIS ele, Fernando, baseia sua “versão” sobre a questão? Trata-se de entendimento/interpretação pessoal dele, ou do Vaticano? Se for de fonte OFICIAL, onde estão as referências? Ele é algum porta-voz OFICIAL da igreja? Alguma autoridade católica legalmente constituída? Bom, mas isso é o que menos importa no momento. O FATO é que a história de Adão, Eva e a bendita/maldita maçã foram, sim, ensinadas pela própria igreja, e seus representantes… Read more »

Pers
Pers
11 outubro de 2010 2:32 pm

Caros, Essa discussão mítica é interessante, mas o importante mesmo é : o que devemos fazer para sermos salvos ? Bem, “ser salvo” não é um termo que eu use, mas uso-o agora para equalizar a linguagem. Então, eu digo que pra ser salvo é preciso ser bom, fazer o bem, amar o próximo. Por que digo isso ? Porque é lógico, coerente. Para fazer parte de uma sociedade de bons e inteligentes (o “céu”), então devo aprender a ser bom e inteligente. Toda a “sabedoria perene” espiritualista compartilha com esse resumo. É o cerne das religiões. Inclusive Jesus, que… Read more »

Fernando
Fernando
11 outubro de 2010 11:37 am

Coringa, quem retratatou a maçã foram os artistas e não a Igreja, e mesmo que tivesse retratado, isso é o que menos importa. Se foi uma maçã, uma bananna ou uma melancia… enfim, o que importa aqui é o que escritor bíblico quis retratar. Pedrinho risadinha: “Mas então, se era um único casal original, os filhos de Adão e Eva tiveram que transar entre si? E não eram Caím e Abel? Minha nossa (Senhora)!!rs depois responde o mesmo pedrinho risadinha, como se fosse um anônimo: “Pedrinho, não seja burrinho. Tá na cara que Caím e Abel eram hermafroditas, seu anta… Read more »

Fellini
Fellini
11 outubro de 2010 8:18 am

Caramba!
Alguém da campanha da Dilma lê esse blog.

Usei a palavra “trololó” no meu comentário de ontem das 9:13 e acabo de ver nesse vídeo do you tube que ela utilizou o” trololó” no debate de ontem que eu não assisti:

http://www.youtube.com/watch?v=ENQ6Zv05j5c

Depois o Serra, no mesmo vídeo, também usou o trololó.

Muita coincidência…e de mau agouro.

Talvez o trololó seja um sinal do final dos tempos:

http://www.youtube.com/watch?v=Nn9p3UARXy0&feature=related

Coringa
Coringa
11 outubro de 2010 3:55 am

Uau! Tb acho interessante essa hipótese do Z. Sitchin. Não em todos os aspectos, mas é uma versão ousada
que se encaixa em muitos mitos do oriente e ocidente, sobre as origens da humanidade. Why not?

Ed
Ed
11 outubro de 2010 3:37 am

Esta versão da história dá o que pensar.
Sumérios, Anunnaki e Nibiru

Ed
Ed
11 outubro de 2010 3:11 am

Assim está na Bíblia “Viram os FILHOS DE DEUS que AS FILHAS DOS HOMENS ERAM FORMOSAS; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram” (Gn 6, 2) Estes eram os Anunnaki, que significa “Aqueles que desceram dos céus” na língua suméria; para os hebreus eram Nefilim, Elohim e par os egípcios antigo, Neter. Os Anunnaki aparecem no mito da criação babilônico, Enuma Elish. Na versão final ampliada, Marduque, após a criação da humanidade As civilizações hebraicas, fizeram várias citações bíblicas aos Anunnaki. E seus descendentes foram chamados de “Nefilins”, os ANJOS CAÍDOS -Aqueles que desceram dos céus para… Read more »

Fernando
Fernando
3 outubro de 2010 1:28 pm

Caro fábio, Não existem deuses, mas apenas um só Deus, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis. Jesus Veio, NA CARNE, comprovar tudo isso. Ele não apenas falou, mas comprovou com todo tipo de sinais extraordinários o que estava dizendo. Mais: Até hoje ele prova e comprova com sinais e milagres na sua verdadeira Igreja. O Nome de Jesus permanece firme há dois mil anos ( antes Dele e depois Dele ). Fábio, não se perca nesse emaranhado de mentiras. O Livro do Gênesis, na Bíblia, se refere, ali, ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, e não… Read more »

Taís
Taís
22 fevereiro de 2008 8:27 am

Olim! Cadê você? Saudade de ler seus comentários… Sempre tão sensátos, e leves… Aparece! Please!

Taís
Taís
22 fevereiro de 2008 1:06 pm

Geninha, oi! Bacana o que vc falou a respeito desse processo de melhoramento pelo qual está se submetendo para dar uma melhor educação para seus filhos. Entendo muito bem essa linguagem de mãe, pois passei (e continuo passando) por processo similar quando vieram os meus. Antes tinha uma curiosidade incontrolável por assuntos religiosos e esotéricos, o que me fez percorrer por diversas correntes em busca da “suposta verdade”, mas a vontade de usar essa curiosidade toda e o pouco conhecimento adquirido numa melhoria como ser humano e consequente evolução espiritual, só foi motivada mesmo com a chegada do meu primeiro… Read more »

tiza
tiza
21 fevereiro de 2008 8:19 pm

Geninha , Vc realmente distorce tudo o que é escrito , é impressionante.. Que instabilidade . Depois, embora sua amiga , procuro me explicar com mais firmeza …Vc acha que sou homem . Em que século vc vive , amiga ? Homem é forte ; mulherzinha é fraquinha. E olha que sou do lar …. Quanta fragilidade …..Sinceramente , estava numa boa com vc . Mas vc vive na defensiva. Como conversar com vc ? Vc fala de religiosidade , eu vou com religiosidade vc me acusa de mística simplista. Vou com a lógica ; vc me acusa de ditadora… Read more »

Fausto
Fausto
21 fevereiro de 2008 6:11 pm

Geninha, quando voce diz Deus, isto também é misticismo pois quando descrevemos algo indescritivel, algo sem nome, temos que adotar algo que nos faça entender de acordo com nossa cultura, religião ou misticismo e a palavra Deus não deixa de ser isso.
Eu poderia dizer que Deus não existe, o que existe é a grande consciencia cosmica e não estaria errado né?

Geninha
Geninha
21 fevereiro de 2008 5:44 pm

Tiza, que bom que percebeu que Deus é MAIS e o resto é misticismo, maneiras da gente se expressar e etc. Não te falei de maneira mistica, te falei da evolução das espécies… E te mostrei que o misticismo é só legal na literatura e poesia. E até legal pra se usar como autoconhecimento, não para nos ditar regras… Entendeu? Eu aposto na Inteligência Suprema, tudo tem um sentido de SER, a respiração não é apenas uma troca com a natureza, mas é um processo intracelular e etc… Todas as respostas que precisamos está em nós e na natureza que… Read more »

Geninha
Geninha
6 novembro de 2021 8:38 am
Reply to  Geninha
Geninha
Geninha
21 fevereiro de 2008 5:24 pm

“Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.” (Joh 8:58) É importante frisar que não foi o Jesus o carpinteiro(homem) quem disse isso; e sim o Jesus Filho de Deus, o homem que sabia qual era sua missão e não se perdia em por menores. Outra observação que faço, é que nas Bíblias antigas existia um diferença entre letras minúsculas que se referiam ao homem, e letras maíusculas que se Referiam a Deus, note que o “eu sou”, está em minúscula. E assim como o sinal do profeta Abraão, da sua aliança com Deus, é… Read more »

tiza
tiza
21 fevereiro de 2008 5:21 pm

Geninha , Queria SÓ saber o que significava simbólicamente ser Borboleta e tigre; e origem disto . Estava realmente curiosa a rrespeito. SÓ ISTO Gosto de brincar as vezes… Só isto mesmo amiga. Se não perco uma oportunidade de dar uma pincelada espiritual um pouco apimentada sempre …. Este é meu estilo . Esta sou eu . “Mistério SEMPRE há de pintar por aí…….até que nem tão esotérica assim ; se eu sou algo incompreensível meu Deus “É MAIS”….) Desculpe-me se pisei na bola com vc , sou assim mesmo e se sentiu-se ofendida com algo que escrevi ; foi… Read more »

Derkian
Derkian
21 fevereiro de 2008 5:19 pm

muito bom o post, Acid!
tá de parabéns!

aew minha cidade!
Juiz de Fora! lol!
rsrs

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
21 fevereiro de 2008 3:54 pm

Oi, Alan. Como já vimos em posts anteriores, Jesus É um símbolo, independente de ter existido de fato ou não, e símbolos podem ser tão ou mais reais que coisas que de fato aconteceram. Então é preciso receber essas informações espirituais com isso em mente.

Acredito que no mínimo a “energia Crística do Jesus” esteve presente, manifestada, no início da vida, pois quando questionam a idade de Jesus, ele responde:
“Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.”
(Joh 8:58)

Acho fantástica essa frase…

Lessa
Lessa
21 fevereiro de 2008 3:12 pm

Parabéns Acid!

Provavelmente não conseguiria expressar em palavras as minhas idéias a respeito da evolução, como tão bem você expressou neste post!

Muito, mas muito esclarecedor mesmo para o pessoal que está começando agora, assim como eu, a compreender o “outro lado da moeda”.

Abraços!

tiza
tiza
21 fevereiro de 2008 8:24 pm

A vida é consciência em expansão. Quanado conseguimos alcançar o silêncio em nosso ser, isso se torna tão claro, tão evidente…. A proteção especial A qualidade do que nos acontece depende da profundidade em que estamos vivendo conscientemente cada instante. Por isso, quem colabora para a evolução e não se limita aos níveis densos da existência entra numa esfera de proteção especial, passa a estar sob a jurisdição de aspectos mais vastos das leis universais. Quando essas leis são vistas apenas em seus aspectos naturais, tudo o que é levado em conta se confina aos limites da matéria e, assim,… Read more »

Anônimo
Anônimo
21 fevereiro de 2008 8:45 pm

OFF TOPIC CURSOS: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA TRANSPESSOAL RIO DE JANEIRO Hinduísmo – Yoga / Vedanta ENTRADA FRANCA Responsável: SWAMI SUNIRMALANANDA Graduado, Swami Sunirmalananda recebeu sua iniciação à vida espiritual há mais de vinte anos do Swami Bhuteshanandaji Maharaj. Ex-editor chefe da revista Prabuddha Bharata e Acharya (dirigente) do Centro de Treinamento de Noviços do Ramakrishna Math, Belur Math, Swami Sunirmalananda chegou ao Brasil em 18 de setembro de 2004, sendo atualmente colaborador no desenvolvimento do movimento Ramakrishna Vedanta em nosso país. Data: 23.02.2008 manhã (sábado) Horário: 9h às 13h Local: Centro Ramakrishna Vedanta do Rio de… Read more »

Coringa
Coringa
21 fevereiro de 2008 9:21 pm

Oba! Gostei deste texto Tiza! 🙂

Taís
Taís
22 fevereiro de 2008 8:24 am

Maha, oi! Não compreendi bem o que quis dizer a respeito da umbanda “desritualizar” o espiritismo… Minha mãe é umbandista, e nunca vi nenhuma outra religião mais cheia de rituais do que essa, e olha que conheço um bocado de religiões… Não foi uma crítica, só uma pergunta, que fique bem claro, pois de bate-bocas pessoais e discabidos, e bla-bla blas, isso aqui já tá cheio…

Maha
Maha
22 fevereiro de 2008 7:03 am

tiza, nota-se q ñ esta se falando de religião, embora Jesus seja muito enaltecido pelo espiritismo…
Espiritualidade e Ciência/Metafísica, nem todos tem ainda lucidez e capacidade de compreensão para abordar tais temas, logo o estágio por religiões é importante.
Na Umbanda (Aumbandhã) se fala muito em desritualizar o espiritismo e sobre o estudo que os espíritas devem ter ao lidar com mundo espiritual, sem contudo perder o amor e os valores espirituais mais elevados…

tiza
tiza
22 fevereiro de 2008 3:32 am

Valeu galera !!!!!!!!!!!!!!!!!! Religião é só atitude consciente diante das responsabilidades para com o Uni-verso. É simplesmente ; RE-LIGAR-SE. -SÓ ISTO – É , segundo Jesus Cristo; Filho de DEUS VIVO simplesmente esta a proposta do Evangelho. “Tudo que religares na terra será religado nos Céus ” Dentro da eterna LIBERDADE DO LIVRE ARBÍTRIO é esta a minha opção de interpretação. SÓ ISTO. Fico com a de Quem creio autor. Nada contra o Espiritismo ; ou contra qualquer outra ATITUDE QUE SE MOSTRE NA PRÁTICA DIOTURNA FAVORÁVEL AO EQUILÍBRIO UNIVERSAL. Acho que deixo pelo menos isto bem claro….Religião não se… Read more »

KlaSH
KlaSH
22 fevereiro de 2008 3:04 am

Um dos melhores posts que já vi por aqui… Excelente e essencial!

Coringa
Coringa
21 fevereiro de 2008 11:15 pm

off topic

Mulhé, conta com meu pensamento positivo e orações procê, pra mor de fica tudo nos conforme por aí, tá?

Bjs nocê, super Tiza, e vamo em frente q atrás vem gente!

tiza
tiza
21 fevereiro de 2008 10:54 pm

É bão mesmo Coringão, Um cumpadi mandô preu faz tempo, mininu bão… Sabe como é minero, se é bão nóis fala , se não tá bão , tá bão tamém…. Bjos de CHI , procê, pru Guakito , pru Allan , pru Olim. Espero estarem todos no BEM E NA PAZ DO AMOR …tiza P.S: OI PAI , OI MÃE …aí em cima bjos. Gente , num acredito até o Olim veio ……uauuuu..!!!!!!! E olha gente ;conto muito o voto de vcs aí …Só tem 4 vagas pro concurso que estou procurando começar a estudar…e então eu preciso muito continuar… Read more »

tiza
tiza
21 fevereiro de 2008 10:19 pm

Oi , Acid ! Não li; Não leio nada novo para mim ; cansada ou com pressa. Por que ? Seja claro e objetivo comigo…de homem para homem ( ) Ontem mesmo assistindo ao Jornal Nacional e na Globo…. senti em mim uma vontade estranha a mim mesma ; a de boicotar minha cidadania e nacionalidade brasileiras ;e me mudar para a Espanha…. já que a gente não consegue mudar nada por aqui … Aí pouco depois ;assistindo ao eclipse lunar total ; me veio de novo a dúvida…. Esta é uma questão geográfica ou humana ? Cultural ou espiritual… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
21 fevereiro de 2008 8:58 pm

Olá, Tiza!
Você já leu o post? O que achou?

Tashi
Tashi
21 fevereiro de 2008 10:10 pm

Faz muito sentido essa ordem da evolucao segundo o espiritismo. Segundo a Teosofia de Blavatsky, a evolucao se faz nesse mesmo sentido, e a interpretacao dessa simbologia eh chamada de “queda dos anjos”, i.e. quando a descida dos espiritos na materia, ou seja a criacao do mundo e da vida, ainda eh citado na Doutrina Secreta a segunda queda, quando se dah a individuacao da consciencia no homem. Segundo a psicologia de Jung que alias pesquisou muito os evangelhos apocrifos de Nag Hamadi, tambem podemos fazer essa mesma analogia; a criacao do mundo simbolicamente representa a queda de Sofia (sabedoria)… Read more »

Anônimo
Anônimo
21 fevereiro de 2008 2:30 pm

Notícia veiculada pelo site da globo interior estado de São Paulo http://eptv.globo.com/ Notícia lembra filme “Sinais” Ufólogo analisa marcas em canavial da região Assunto toma conta de Monte Azul Paulista, mas ninguém sabe do que se trata 20/02/2008 – 20:40 – Especialistas analisaram nesta quarta-feira (20) as marcas estranhas que estão aparecendo em canaviais do interior paulista. O ufólogo Ari Homem esteve em um canavial em Marcondezia, distrito de Monte Azul Paulista, na região de Ribeirão Preto. Imagens aéreas reforçam a polêmica. Algumas marcas são nas mesmas direções, outras em pontos isolados. O ufólogo analisou a área marcada com uma… Read more »

Alan
Alan
21 fevereiro de 2008 2:14 pm

Fui eu (Alan) q postei sobre Jesus, desculpae

ACM
ACM
20 fevereiro de 2008 6:28 pm

Pensando mais um pouco nesta ótica,o Budismo tem muito sentido uma vez que prega o respeito e a harmonia por toda forma de vida “inanimada” ou animada, neste caso a (vida)supostamente “inanimada” só não estaria ao alcance de nossos olhos ainda…

Taís
Taís
20 fevereiro de 2008 6:27 pm

Correção: contudo- leia-se: COM TUDO.

Sancho Pança
Sancho Pança
20 fevereiro de 2008 4:54 pm

Ainda não pude concluir a leitura do novo post …

Evite reclamações.
Uma Lei Soberana que governa nossos destinos.
Ligue-se ao Bem pelas suas atitudes diárias e você estará envolto nas manifestações do próprio Bem.
O mal existe porque o homem ignora seus efeitos.
O mal gera sofrimentos e embaraços; mas o Bem é comportamento e prêmio, ação e reação.
Ligue-se ao Bem e você terá por recompensa o próprio Bem

Paz e Bem no AMOR ;e muito CHI para todos

Geninha
Geninha
20 fevereiro de 2008 4:45 pm

“encarnação”, digo “reencarnação”. Já que “encarnação” é o que chamamos de mistério que “converte” muito de nós.

” E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.”
João 1:14

Abs!

Geninha
Geninha
20 fevereiro de 2008 4:38 pm

Caraca! Incluiria uma coisa ou outra química/biologia, mas tô de boca aberta! Quanta sabedoria escondida. Não sei nada de espiritismo, mas, o pouco que li aqui, sempre me deu a sensação de ser mais ciência que religião. As pessoas confundem um pouco o espiritismo- ciência com o espiritismo -“charlatanismo”. Assim como confundem quase todas as religiões, por preceitos próprios já formados. Ainda é difícil… ter a concepção da “encarnação”, por não acreditar nisso… Mas essa concepção sobre espírito e perispírito é muito interessante, ainda que difícil assimilar. Lembra quando Pasteur conseguiu provar que os microorganismos não surgem espontaneamente, como propunha… Read more »

Geninha
Geninha
13 outubro de 2021 12:28 am
Reply to  Geninha

Faz sentido terem criado o Twitter.

ACM
ACM
20 fevereiro de 2008 4:23 pm

CARAMBA!!!

POR ESTA ÓTICA A VIDA DE VERDADE TA SÓ COMEÇANDO…

Emanuelly
Emanuelly
20 fevereiro de 2008 4:13 pm

“Nessa longa estrada da vida
vou correndo enão posso parar….“

Taís
Taís
20 fevereiro de 2008 3:06 pm

Nota 10! O bom e velho Acid tá de volta, e contudo!

Roberto Vargas
Roberto Vargas
20 fevereiro de 2008 2:21 pm

Muito interessante a exposição das idéias…
A questão dos princípios é sempre espinhosa quando se tenta narrá-la, ainda mais quando nossa conformação mental moderna é muito concreta e isso dificulta nossa compreensão das origens, uma vez que, nosso ser, para compreender, requer a síntese de alguns conceitos mais místicos e que nossa mente não consegue mais abarcar. É interessante também olhar a origem e evolução das coisas sob a perspectiva das tradições esotéricas antigas muito bem “traduzida” pela teosofia e de grande valia para o estudioso espiritualista…

Anônimo
Anônimo
20 fevereiro de 2008 7:18 pm

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA FAMÍLIA KRYON
(pela 1ª vez no Brasil)

Data: 23 e 24 de fevereiro de 2008 – das 10h às 19h – com dois coffees breaks e intervalo para o almoço.
Local: Teatro Elis Regina – Av. Olavo Fontoura, 1.209 , Parque Anhembi – Santana – São Paulo – SP.
Informações: Fone: (11) 37174696
Inscrições: http://www.faroldeluz.com.br/eventokryon

O Kryon é uma canalização de um ser alienígena que participou da “construção” da raça humana. Talvez seja interessante pra quem se interessou pelo assunto do post.

Anônimo
Anônimo
20 fevereiro de 2008 7:37 pm

Os indios Bororo contam uma visita de dois deuses que desceram do céu, Bacororo e Baitagogo, ensinando-lhes muntas coisas uteis. Os Kadiwéus, Mato Grosso do Sul, relatam outro visitante celeste, o Karana. Os Caiuás contam que um ser descido do céu, Guaricana, era sagrado e curava os enfermos. Jurari é o deus indigena, descido do céu, mais cultuado nesta terra da Pindorama. Consta que Jupari era filho de Ceuci, nome que davam às estrelas Plêiades. Bep-Kororoti, das tribos Xingu, um ser que vestia o Bo (traje) e levava nas mãos Kob (arma) que viveu entre eles por varias luas e… Read more »

Thiago Alcalde
Thiago Alcalde
20 fevereiro de 2008 7:57 pm

Compêndio incrível, já lí todos os livros do André Luiz, mas confesso que devo relê-los para poder absorver esse montante de informações com melhor clareza… que incrível.
Uma coisa que eu achei interessante no post, foi o Ideal grego de Evolução, que beleza = evolução.
Eu creio que esse ideal seja em grande parte verdadeiro, pois quanto mais belo for algo, mais nos cativará.
Para um ser espiritual a feldade não faz sentido, afinal vc pode alterar o seu perispírito conforme as suas aptidões.

Anônimo
Anônimo
21 fevereiro de 2008 2:13 pm

Muito esclarecedor esse post Acid. Top hein!! Até sentí arrepio qundo lí!!

Mas será q o Jesus citado não seria uma forma simbólica de se referir a um ente superior? Eu sempre fico de pé atrás com esses dados espirituais pois não são passiveis de constação, é na base na confiança mesmo. E eu nunca sei quando alguma informação forte como essa sobre Jesus é literal ou um “simbolo”, não q os espíritos sejam de má fé mas eles podem nos querer dizer algo em simbolos tb né??

Ancião
Ancião
21 fevereiro de 2008 10:28 am

Meu Pai é Rosacruz desde que eu era uma criança e, talvez ou com certeza, por isso sempre tive acesso a vasta literatura e doutrinas as mais diversas e livre de dogmas. Desenvolvendo até sem orientação um livre pensar. mas há uns vinte anos atrás me aconteceu uma experiência, a mais palpável que tive e transformadora. Sempre levei uma vida bastante mundana e até certo ponto irresponsável. Já havia lido todos os livros do Nietzche e naquela ocasião meu livro de cabeceira era o “Assim falou Zaratrusta”. Minha esposa já estava dormindo, acendi o abajur e comecei a folheá-lo preguiçosamente.… Read more »

Verônica Tila
Verônica Tila
21 fevereiro de 2008 9:30 am

Certa vez sonhei que eu carregava nos braços dois homens, e cada um deles tinha agarrado nas suas costas, um inseto enorme (eram um escorpião e uma tarântula). Eu devia levá-los o mais rápido possível para uma espécie de hospital. Era tudo que eu sabia. O que me incentivou pra ir mais rápido, foi o fato de esta sendo perseguida por um gato cinza com rosto de gente. Que gritava muito, dizendo: “Você vai pagar caro por esse atrevimento”. Pode parece engraçado, mas na hora deu medo, e pisei fundo no acelerador. Daí, quando finalmente cheguei ao hospital, eu percebi… Read more »

Taís
Taís
21 fevereiro de 2008 8:32 am

E por falar em “deuses” da antiguidade e em relatos bíblicos, li na semana passada um relato de uma família, sobre o avistamento de um ovni no interior de SP. Parece papo de maluco? Então vejam… Segundo o relato da família, viram uma luz muito forte, que girava em torno de si mesma, permanecia parada e em seu redor, parecia se formar uma tempestade, com raios e nuvens, mas o restante do céu estava aberto e estrelado. Lembrei imediatamente das aparições do “deus” Javé, ao povo hebreu, fartamente relatadas no livro de Êxodo, da Bíblia: ” Disse Javé a Moisés:… Read more »

Coringa
Coringa
21 fevereiro de 2008 2:37 am

Cientista questiona teoria da criação da vida de Darwin: “Cientistas disseram ter encontrado evidências que indicam ser improvável que a vida teria começado “numa poça morna”, como tinha sugerido o pai da teoria da evolução, Charles Darwin.” http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/02/060213_darwinpondtp.shtml =================================== “Mais de 500 Cientistas Doutorados Proclamam Suas Dúvidas Acerca da Teoria de Darwin” http://www.discovery.org/scripts/viewDB/filesDB-download.php?command=download&id=660 =================================== A História Secreta da Raça Humana: “(…)Concluímos, no entanto, que a qualidade dessas evidências controversas não é melhor ou pior que as supostamente não controversas, usualmente citadas em favor das atuais teorias sobre a evolução humana. Mas “Arqueologia Proibida” é mais do que um bem documentado… Read more »

tiza
tiza
21 fevereiro de 2008 12:06 am

AMOR SEMPRE Amigos que se fazem diferentes? Amor para eles. Adversários que se revelam mais duros e intransigentes? Amor para eles. Espíritos infelizes, cuja presença nos comprometa a segurança Amor para eles. Criaturas de nível diverso do nosso que se convertem em portadoras de discórdia e incompreensão? Amor para eles. Mensageiros das trevas que nos testam a capacidade de elevação para a luz? Amor para eles. O amor, meus filhos, é o dissolvente de todo mal. Procuremos executar as nossas tarefas nas bases da caridade e do amor uns para com os outros, na certeza de que nesses alicerces venceremos… Read more »

Alemac
Alemac
20 fevereiro de 2008 10:24 pm

Ah… esqueci de perguntar.
O cara do reino hominal (na foto lá) seria quem? Representante primitivo do Santoas Dumont? rsrsrsrs

Alemac
Alemac
20 fevereiro de 2008 10:20 pm

Muito bom, Acid.

Como disseram ai em cima, isso tudo serve pra nos mostrar que estamos no começo de uma looonga caminhada evolutiva, muitas coisas pra aprender ainda e a jornada continua….. isso serve ainda para fortalecer de vez que a importância da reencarnação como um todo… o caminho é longo e uma vida só não dá…. mas sim muitas, muitas mesmo.

Abraços.

billy shears
billy shears
20 fevereiro de 2008 9:46 pm

Excelente post. O Espiritismo é baseado no tripé: Religião, Filosofia e Ciência. Creio ser por este motivo que esta doutrina me atrai.

Quando as questões são desenvolvidas com didatismo, torna-se mais claro ver a luz fora da caverna, mesmo estando acorrentados.

Conseguir a libertação destas correntes é a missão maior do indivíduo. Para isso, é preciso ter a sabedoria de utilizar com discernimento o conhecimento aprendido. Sempre permitindo-se não saber mais e mais, para aprender mais e mais.

Abraços.

nadia
nadia
20 fevereiro de 2008 3:32 pm

as duvidas do passado foram “agora” resolvidas.Obrigada

Alan
Alan
22 fevereiro de 2008 8:47 am

É isso q eu tinha imaginado Acid. Por mais q a postura dos espiritos nos livros espiritas seja a de uma explicação completamente racional, as vezes eles podem fazer isso simplesmente para nos ajudar a compreeder melhor, pois o nosso mundo ocidental é extremamente racional e a propria codificação espírita é mtuito racional, foi a forma q encontraram de se fazer entender né, se eles falassem da subjetividade do mundo espiritual talvez a quantidade de pessoas cativadas fosse bem menor. O q eu acho legal do espiritismo é justamente esse lado acolhedor perante a mentalidade lógica, através do espiritismo podemos… Read more »

Geninha
Geninha
25 fevereiro de 2008 10:57 am

Quer dizer problemas na tireóide. tireóide todos temos. 🙂 Outra coisa que quero dizer é que o sensação de tontura e os enjôos que sentimos às vzs sem nenhuma explicação aparente se dá em situações estressantes que fazem com que aumentemos o ritmo respiratório e a eliminação excessiva de dióxido de carbono com o ar expirado. Isso acontece pq o sangue deve ter uma certa quantidade de CO2 para manter o euílibrio bioquímico e o das células, incluindo as células cerebrais. Para controlar é só reduzir o ritmo respiratório, não eliminando assim tanto CO2, produzindo a adaptação. 🙂 Por isso,… Read more »

observador
observador
24 fevereiro de 2008 10:49 am

Nem a ciência nem a religião tem as respostas para os questionamentos humanos. Apenas a união destas – e podemos usar no lugar de religião, espiritualidade – pode obter respostas, e mesmo assim estas não serão definitivas. O problema aqui é que há uma grande resistência, que é exercida principalmente pelos cientistas, em unir as duas visões. Há, obviamente, exceções, e poucos conseguem se liberar da “matrix” de seus conceitos arraigados. A “novidade” do espiritismo é o empenho na busca da construção desta ponte, o que não é prática de todos os espíritas. Infelizmente, pois muitos se acomodam nas “verdades”,… Read more »

the Rain
the Rain
24 fevereiro de 2008 9:29 am

Esse debate seria bem mais interessante e produtivo se primeiro fosse possível definir o que é Religião e o que Ciência. Mas como isso levaria ao esclarecimento de que são coisas distintas, opostas e complementares, a discussão acabaria. Ciência e Religião tem uma coisa em comum: a crença. Uma crê em fatos e raciocínios. Outra crê em qualquer coisa. Uma é instrumento de descobertas. Outra é projeção da ignorância. Uma questiona sua autoridade permanentemente. Outra afirma sua autoridade permanentemente. Uma deseja sua atenção. Outra deseja sua alma. Uma quer o seu dinheiro. A outra também. Tem um ditado que diz:… Read more »

observador
observador
24 fevereiro de 2008 8:46 am

E a consciência do ser humano, de onde vem?
Esta é a maior pergunta de todas as que o ser humano faz há milênios.
Os corpos podem ter evoluído de primatas, ou podem ter sido modificados através da base genética de primatas mas, e a capacidade de compreender, de refletir, de prever, de projetar, de falar e outras tantas capacidades nem todas construtivas, de onde vem?

Renato
Renato
23 fevereiro de 2008 9:57 pm

Existem duas famílias de chimpanzés: Pan troglodytes e Pan Paniscus. Compartilhamos de 98% a 99,4% de nosso DNA com eles. O chimpanzé consegue reconhecer a própria imagem no espelho e são capazes de aprender certos tipos de linguagens, como a dos sinais. Devido à destruição do seu hábitat e à caça ilegal pelo mercado de carnes e animais, estima-se que restam apenas 150 mil chimpanzés onde um século atrás haviam aproximadamente 2 milhões. Esses animais possuem culturas diferentes dependendo da região em que vivem e são capazes de ensiná-las de uma geração para outra. Entre tais ensinamentos estão, por exemplo:… Read more »

Renato
Renato
23 fevereiro de 2008 9:43 pm

A Ordem Primatas está dividida em duas sub-ordens: Strepsirrhini e Haplosrrhini. Os strepsirríneos apresentam nariz ligado ao lábio superior, o que limita a gama de expressões faciais. Além disso apresentam útero em forma de Y e presença de múltiplos pares de mamilos, sendo que a zona cerebral que controla o olfato é maior. São geralmente de hábitos noturnos, tendo os lêmures como exemplo. Os Hplorrhini apresentam uma membrana ao redor das narinas, o que não limita a gama de expressões faciais. Apresentam uma visão que distingue cores, sendo quase que totalmente diurnos. Em geral, parem somente uma cria, investindo um… Read more »

Coringa
Coringa
23 fevereiro de 2008 5:20 pm

É, tem razão. São nossas diferentes concepções sobre o assunto, que nos ‘orientam’ para diferentes análises.

Tínhamos medo do trovão e, por falta de conhecimento, demos à ‘ele’ um caráter ‘divino’ que persistiu por um longo tempo. Hoje, ‘desvendamos’ este mito…outros tantos, ainda faltam desvendar.

Bruno H
Bruno H
23 fevereiro de 2008 5:05 pm

Coringa,

Temos então concepções diferentes sobre o assunto.
Usando uma frase que o próprio Acid usou no seu post sobre mitos, nós temos o mesmo cérebro do homem das cavernas de 30mil anos atrás.
Temos ainda a mesma admiração e medo perante a vida e a morte.
Por isso os mitos persistem.

E é lindo isto.

Bruno H
Bruno H
23 fevereiro de 2008 5:01 pm

Bom Bono, nesse nível de discução que você colocou, fica difícil de argumentar qualquer coisa sem cair em veborragia inútil nessa situação e para esta discução, porque temos concepções diferentes de religião.
Para mim se trata apenas de um mecanismo psicológico.

Mas que, nem por isso, perde seu valor.

Coringa
Coringa
23 fevereiro de 2008 4:43 pm

Eu não vejo os ‘mitos’ como simples estórias com alguma utilidade psicológica e/ou cultural. Parto do princípio que, por trás dos mitos, existe algum tipo de CONHECIMENTO REAL, ‘palpável’ e útil para a humanidade. Estas coisas, não passariam pela prova do tempo se tivessem apenas um caráter ‘cosmético’, e não houvesse algo de real importância, fundamental em sua concepção, para justificar sua permanência e valor, no tempo.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
24 fevereiro de 2008 11:20 am

The Rain: Sem religião, talvez vivêssemos num estado de selvageria pura, tipo Mad Max, o que não permitiria o aparecimento/desenvolvimento do computador. Analisando a história das religiões, elas servem como agregadores sociais, impondo regras num tempo onde a regra era a Lei do mais forte ou adaptado.

Observador: Segundo a visão do espiritismo, tal consciência é fruto do desenvolvimento nos campos mineral, vegetal e animal. Foi a teoria que me pareceu mais lógica até agora, já que podemos ver indícios de consciência em plantas e linguagens complexas e interação social em animais “irracionais”.

the Rain
the Rain
24 fevereiro de 2008 12:15 pm

“Analisando a história das religiões, elas servem como agregadores sociais…”. Ah! Então é por isso que foram e são raras as brigas, disputas, ódios, guerras e as piores e mais ridículas atitudes contra o alheio em nome da religião em que se crê. “…impondo regras num tempo onde a regra era a Lei do mais forte ou adaptado”. Ufa!! Ainda bem que esse tempo já passou… “Sem religião, talvez vivêssemos num estado de selvageria pura, tipo Mad Max, o que não permitiria o aparecimento/desenvolvimento do computador.” A religião existe porque é uma expressão desesperada de nossa busca por respostas. Quando… Read more »

observador
observador
24 fevereiro de 2008 12:59 pm

Acid É perfeitamente possível que, havendo o desenvolvimento das sensações e do instinto, pudéssemos observar o surgimento de algo novo, no caso a percepção mais aguçada,o conhecimento, a cognição. Mas não te parece que há uma grande distância entre a característica humana e a dos seres pré-conscientes? Há, para mim, um abismo. Alguns autores (cito Daniel Quinn, de Ismael, Além da Civilização e outros recomendáveis), falam do surgimento da consciência e da linguagem como necessidade para sobrevivência pela caça. A necessidade de comunicar-se, prever e planejar teria, ao longo de milênios, gerado a consciência humana. Mas, e os inúmeros outros… Read more »

Geninha
Geninha
25 fevereiro de 2008 10:41 am

costumo brincar com as pessoas que tem tireóide que nem eu:

“Tira o ID de Cristo que vc Sara.” 🙂

Cristo é sempre o sofredor. 🙁

Agora, deixa eu voltar pors meus estudos sobre a ocitocina. 🙂

Abs!

Geninha
Geninha
25 fevereiro de 2008 10:31 am

Por eu ter problemas na tireóide,a menina já nasceu com problemas hormonais, mas com o passar do tempo foi regularizando, nunca desnvolveu nem hiper, nem hipo. ***************** “Sinceramente não entendo como o sistema da cadeia alimentar possa ser designado como inteligente. É relativamente eficiente. Mas, inteligente… poderia explicar melhor?” Bruno, Se é eficiente é inteligente! Ou vc questiona a sabedoria da natureza? Sim, vou tentar te explicar de forma resumida: A cadeia alimentar não é apenas matéria, antes de tudo, é uma cadeia energética aonde envolve todos os indivíduos dentro de um ecossistema: cadeia, rede, TEIA *. Não vou abordar… Read more »

Geninha
Geninha
25 fevereiro de 2008 10:18 am

Oi Taís, os filhos sempre nos impulsionam a melhorar como pessoas mesmo. Nós traz o verdadeiro sentido de responsabilidade. Antigamente, antes de ser mãe eu costumava dizer que “preferiria ir para o inferno, antes a fazer da vida de um filho meu um inferno” e por pensar assim, cheguei até a fazer um aborto aos 19anos, pois não tinha condições psicológica e materiais para ter um filho. Com o arrependimento, passei a pensar diferente – “Quero conhecer o caminho do céu para ensinar o mesmo caminho para os meus filhos” – engravidei novamente de propósito, meu marido e eu passamos… Read more »

Coringa
Coringa
25 fevereiro de 2008 1:49 am

Uma curiosidade sobre os mitos, religiões, ciência e cientistas: =================================== “Imagens divulgadas pela Biblioteca Nacional de Israel mostram três manuscritos atribuídos a Isaac Newton que além da física e a alquimia, estudou profecias apocalípticas escritas na Antigüidade…” “Os documentos, expõem o lado religioso pouco conhecido de um dos maiores cientistas da história. Isaac Newton, que morreu há 280 anos, é conhecido por seus trabalhos fundamentais da física moderna, astronomia e matemática.” “Mas além de descobridor da lei da gravidade, ele também era um teólogo e alquimista fervoroso, sua fascinação em descobrir as leis secretas de Deus o levou a escrever… Read more »

Renato
Renato
24 fevereiro de 2008 8:53 pm

É verdade Observador. A grande maioria dos microrganismos que podem ser observados sob um microscópio não pode ser cultivada em um meio de cultura convencional e permanece não caracterizada. Micróbios alienígenas também podem existir em habitats extremos da Terra. A verdade é que a ciência ainda não conseguiu desvendar como a vida surgiu no planeta.

observador
observador
24 fevereiro de 2008 8:37 pm

Renato
O DNA e o RNA só podem surgir a partir de ácidos nucleicos, que dificilmente teriam se formado na Terra primitiva, onde os compostos químicos necessários p/ a sua formação eram raríssimos.
A teoria da Panspermia talvez seja mais adequada para explicar a vida neste planeta, já que várias vezes já foi constatada a existência de elementos e compostos químicos precursores de moléculas organizadas e complexas em cometas e asteróides. Quem sabe precursores dos ácidos nucleicos e até mesmo os próprios não tem origem em corpos celestes errantes?

Renato
Renato
24 fevereiro de 2008 7:36 pm

As teorias científicas sobre a origem da vida em grande parte se dividem em dois campos rivais: replicador primordial e metabolismo primordial. Ambos os modelos devem começar com moléculas formadas por processos químicos não-biológicos. No modelo replicador primordial, alguns destes compostos químicos se unem em uma cadeia formando por acaso uma molécula – talvez algum tipo de RNA – capaz de se auto-reproduzir. A molécula faz muitas cópias de si mesma, algumas vezes formando versões mutantes que também são capazes de se replicar. Os replicadores mutantes que estão mais bem adaptados às condições suplantam versões anteriores. No final, este processo… Read more »

Renato
Renato
24 fevereiro de 2008 4:15 pm

Observador, primeiramente os hominídeos só puderam desenvolver a tal da conciência ou, melhor dizendo, o pensamento cognitivo, em razão do tamanho do seu cérebro. Essa foi a condição fisiológica. A linguagem não foi desenvolvidas para caçar mas sim para fugir dos predadores, já que os nossos antepassados desceram das árvores e começaram a caminhar sobre duas pernas. A presença do polegar opositor na mão permitiu a possibilidade de manipulação de ferramentas utilizadas muito provavelmente na captura de cupins ou então para quebrar frutas e sementes. A conciência foi surgindo da necessidade de se viver em grupo para se proteger dos… Read more »

Who
Who
23 fevereiro de 2008 12:40 pm

“Jesus visitava duas irmãs Marta e Maria. Enquanto Marta estava agitada, preocupadíssima em arrumar a casa e preparar iguarias, Maria permanecia sentada aos pés do Mestre, extasiada com seus ensinamentos, alimentando o coração com seus eflúvios divinos. Foi então que Ele disse: – Maria, Maria… Marta escolheu a melhor parte!”. Porque então nos preocuparmos com questões e conflitos entre psicologia e ciência, se as duas são transitórias pois dizem respeito exclusivamente ao ego? Interpretações, fundamentações, teses e teorias nascem da mente-ego e portanto pertencem ao mundo das formas, da impermanência. É por isso que elas mudam ao longo da história… Read more »

Bruno H
Bruno H
23 fevereiro de 2008 10:44 am

Pois é Bono, por isso que eu torço o nariz para a “evolução segundo o espiritismo”. Ou segundo o Asthar Sheran, ou segundo a bíblia.

Por mais que o intuito do Acid não tenha sido uma explicação do mundo natural ao pé da letra… mas, é bom pegar no pé! Jung explica : )

Coringa
Coringa
22 fevereiro de 2008 5:09 pm

Bruno H, Não existem ‘evidências científicas’ que alguma inteligência, seja lá de qual tipo seja, tenha participado da origem da vida ou da evolução, PORÉM, ‘indícios históricos’, existem SIM! Os ‘Vedas’ indianos são um bom exemplo, bem como as ‘tábuas Sumérias’ (tem um texto bem interessante sobre ‘Os Nefilins’ neste link: http://osnefilins.tripod.com/ ) Tal teoria – das origens extraterrenas da humanidade – é também conhecida como ‘Teoria dos Astronautas Antigos’ (ver link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_dos_astronautas_antigos A própria mitologia tb ‘evoca’ interpretações neste sentido – p.ex. o Mito de Prometeu. Há quem diga até que, entre os cientistas do projeto Genoma (professor Sam… Read more »

Taís
Taís
22 fevereiro de 2008 12:38 pm

Maha, entendi agora. Muito obrigada. Acredito que serão mudanças para melhor essas…

Geninha
Geninha
22 fevereiro de 2008 11:20 am

Eu sei. Tem aquele texto que circula na net, aonde só a primeira letra e a última é certa e a explicação do pq ainda assim conseguimos ler. Mas no caso, a colocação correta da negativa fez diferença no contéudo. Sobre os comentários, ele está travando e mal estou conseguindo escrever, quem dirá apertar o “ver”.

Sobre a ansiedade tô me controlando, tomando conta do que me pertece, calma que eu chego lá. 🙂

Abs!

Abs!

Geninha
Geninha
22 fevereiro de 2008 10:29 am

Fausto, eu não sei se consigo pensar assim. Eu não acredito em um Deus que não exista fora de mim, fora de vc, fora das coisas que me cercam! Se eu posso me pegar, me tocar, sentir a água correndo pelos meus pés, o vento tocando a minha face, o cheiro de um flor, e o todo o ciclo de vida, matéria e energia… Então Deus pra mim não é místico, é real! Eu existo, vc existe o resto são possibilidades! As pessoas tem a mania de dizer que Deus é algo místico por não ter um calculo que prove… Read more »

Bruno H
Bruno H
22 fevereiro de 2008 10:20 am

Não existe nenhuma evidência de que alguma inteligência, seja lá de qual tipo seja, tenha participado da origem da vida ou da evolução.

*************************************

Ainda estou esperando chegar o dia de encontrar a ”receita de nega maluca segundo o espiritismo” : )

Geninha
Geninha
22 fevereiro de 2008 11:09 am

Bruno H, vc não acha o sistema de cadeia alimentar inteligente? Não te parece íncrível que a ciência não consiga explicar como se formou a vida, mas consiga explicar a evolução dela? Vc já estudou embriologia? Já percebeu a semelhança nos embriões de animais de classes diferentes quando nas etapas inicias do seu desenvolvimento?! As diferenças só diminuem a medida que o embrião se desenvolve e assume suas características. Os cientistas dizem que a vida na Terra foi um golpe de sorte. E a filosofia religiosa diz que foi Deus. E tanto a ciência como a religião só nos apresentam… Read more »

Geninha
Geninha
13 outubro de 2021 12:27 am
Reply to  Geninha

É!

Geninha
Geninha
6 novembro de 2021 8:42 am
Reply to  Geninha
Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
22 fevereiro de 2008 10:40 am

tem um botão chamado “ver”, ao lado de publicar, que serve pra ler o comentário ANTES de publicar, e fazer possíveis correções (as quais eu não faço a menor questão, já que é possvel entnder o sntido de um texto memo comendo várias letrs).

Maha
Maha
22 fevereiro de 2008 10:18 am

Tais, sim, desritualizar, mas esse interesse é por parte de “lá”, pelos espiritos ligados a essa linha, cansados dos preconceitos dos espiritas. E também tem interesse em desafricanizar a Aumbandhã.

Fora os canticos para abrir o “portal” para a colonia espiritual de Aruanda, ñ é necessário mais nenhum ritual.

Mcnaught
Mcnaught
22 fevereiro de 2008 9:07 am

Haha… tiza ta dando uma “piradinha´´ rs. Esse “pirar´´ um pouco, é muito saudável. Depois a gente sente a tranqüilidade com mais gosto rs. É como depois da tempestade vir a bonança. Eu queria tanto ver o eclipse… mas, o tempo aqui em SP ta fechado. Chuvas e mais chuvas. E suicídios também. Um rapaz dirigiu 4 Km na contra mão até colidir com um caminhão. Essa semana o metrô esteve com problemas pq esta tendo um suicídio por dia. Como fica a evolução espiritual numa situação dessas? Eu não sei a resposta. E parece que existem várias. “É melhor… Read more »

munhoz
munhoz
22 fevereiro de 2008 6:06 pm

“A maioria das estrelas jovens nas vizinhanças do nosso Sistema Solar pode conter planetas rochosos, que potencialmente poderiam ter condições de abrigar a vida. A descoberta foi feita a partir da análise dos dados do Telescópio Espacial Spitzer.Os cientistas afirmam ser razoável considerar, a partir dos novos dados, que os planetas rochosos devem estar presentes em um número intermediário entre as previsões otimista e pessimista, ou seja, ao redor de 40% das estrelas”(fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/imagem.php?artigo=podem-existir-quase-tantos-planetas-quanto-estrelas-no-ceu&id=010805080218, ou seja só na via lactea cerca de meio milhão de planetas com características para abrigar vida “na forma como a conhecemos”, ah! tudo bem isso… Read more »

Bono
Bono
23 fevereiro de 2008 3:29 pm

Bruno H, mas religião não é psicologia. Tudo oque não pode ser explicado nem com o avanço científico e da psicologia, o mistério, é disso que trata a religião. Buda dizia que não apenas as formas, as sensações e as percepções são impermanentes e causa do sofrimento, mas também a consciência é impermanente e o desejo e o apego a ela trazem sofrimento. Quando você tira a forma, as sensações, as percepções e a consciência oque sobra? Acho que é disso que trata a religião, e a ciência não pode falar absolutamente nada, na verdade nada pode ser dito sobre… Read more »

Who
Who
22 fevereiro de 2008 9:38 pm

Evolução só existe do ponto de vista material,no universo tridimensional, onde também residem o ego, a lei de ação e reação, a separatividade, o passado, o presente e o futuro… Na esfera do espírito somos perfeição absoluta… Nesta dimensão não existe separatividade, tempo, esfera, reencarnação, evolução, nem tampouco conhecimento a ser adquirido… Em última instância, evoluir é tomar consciência acerca da sua própria perfeição… Alguns dizem que a reencarnação é um fator evolucionista, pois o espítiro adquire conhecimentos e experiências, o que o leva a progredir… Em verdade, quem reencarna é o ego… Quem tem a sensação de progresso por… Read more »

Bruno H
Bruno H
23 fevereiro de 2008 10:39 am

Coringa,

Para mim são sejam formas bastante distintas de explicar o mundo.
Até tenho para mim que a ciência PODE funcionar como um mito moderno, como dizem. Preenchendo na estrutura psicológica humana o “vazio” que a falta de mitos da sociedade ocidental moderna possui.

Mas, são coisas distintas, ciência e mitos. Não vejo semelhanças tão claras.
Ambas servindo para cumprir papéis bem determinados. A primeira para explicar o mundo natural, suas leis, seu funcionamento. O segundo, para moldar a estrutura psicológica do ser humano.

Bruno H
Bruno H
23 fevereiro de 2008 10:26 am

Acid,

Aqueles seus posts sobre mitos foram, para mim, os melhores que publicou aqui.
Creio que mitos são importantes para a constituição psicológica (modo de pensar e sentir o mundo e a si mesmo) do indivíduo. Não para explicar o mundo natural.

Bono
Bono
23 fevereiro de 2008 9:41 am

Publicar o texto na empolgação sem reler dá nisso, um monte de erros de digitação, me desculpem.

Bono
Bono
23 fevereiro de 2008 9:24 am

Depende também de como se pretende entender o mundo natural, se entender a natureza for só estudar a constituição orgânica das células, as reações químicas e as equações matemáticas que estão nos livros, então os mitos não servem muito mesmo. Por mais paradoxal que talvez possa parecer acho que os mitos tratam a natureza de forma menos abstrata que as equações da física ou a biologia. Um olhar “científico” para uma árvore por exemplo vai dar um nome para ela, classificá-la, cortá-la para analizar as camadas por onde passam a seiva, verificar a constituição química da seiva, analizar as reações… Read more »

Alan
Alan
23 fevereiro de 2008 8:41 am

O Kekule sonhou com a estrutura do atomo de benzeno!! Impressionante.

Quando a razão nao dá conta do recado, as vezes “Papai do Céu” conta uma histórinha pra nós em sonhos pra ajudar o nosso trabalho

Coringa
Coringa
23 fevereiro de 2008 3:36 am

Bruno H, Eu disse anteriormente que os mitos podem servir como INDÍCIOS e não EVIDÊNCIAS. Sumerios, egípcios, acádicos, hebreus, chineses, indianos e gregos entre outros, consideravam as FORÇAS NATURAIS entidades “sobrenaturais” e poderosas que chamavam de divindades ou deuses. O homem sempre utilizou a mitologia para explicar muitas coisas que observa. Diversas civilizações desenvolveram muitas mitologias diferentes para explicar o movimento da Terra, do Sol, da Lua e das estrelas, bem como a própria origem do universo e da humanidade. Ciência é uma outra maneira de explicar o mundo a nossa volta. A ciência envolve experiências que podem ser demonstradas… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
22 fevereiro de 2008 11:04 pm

Creio que Campbell, Kekulé e Jung discordariam de vc, Bruno 🙂

Bruno H
Bruno H
22 fevereiro de 2008 10:41 pm

Coringa,

Mitos não servem como evidência para entender o mundo natural.
Podem servir como poesia, como religião, como exemplos de conduta ética, e mesmo dando pistas de como o povo que criou o mito vivia e no que acreditava.

Mas não são as idéias de que Noé colocou os animaizinhos na arca, ou de que Zeus aprisionou o Titã seu pai, ou ainda de que os hindus ensinavam através de histórias de guerras de homens macacos que irão nos dar pistas sobre a lei da gravidade ou a teoria da evolução.

Bruno H
Bruno H
22 fevereiro de 2008 10:23 pm

Olá Geninha, Sinceramente não entendo como o sistema da cadeia alimentar possa ser designado como inteligente. É relativamente eficiente. Mas, inteligente… poderia explicar melhor? > O surgimento da vida foi um evento possivelmente único que aconteceu há alguns bilhões de anos atrás em nível molecular/celular. Eu compreendo que seja difícil estudar coisas nessa escala de tamanho e de tempo. Mas, nós, digo a ciência, chegaremos lá um dia. Já a evolução é um evento que acontece ao longo do tempo, não numa data definida. Está acontecendo agora. Posto, é fácil elaborar pequenos testes (como a resistência de bactérias a certos… Read more »

Titanico
Titanico
22 fevereiro de 2008 9:06 am

Allan Kardec: o Codificador.
Leon Lenis: o continuador na questão filosófica.
Gabriel Delanne: o continuador na questão científica.

Com Chico complementando em tudo (através da mediunidade e exemplos pessoais) o Espiritismo, alguns ainda duvidam que ele seja a continuação de Kardec.

Um era o intelecto. O outro é a moral, através de atitudes e mediunidade.

Um codifica. O outro exemplifica.
O Espiritismo é intelecto e moral.

Bacana a compilação. Emmanuel e André Luis trazem muita informação.

Abraço Acid.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.