Swami Vivekananda foi um monge, iogue e filósofo hindu. Principal discípulo de Ramakrishna, Vivekananda é considerado um dos mais célebres e influentes líderes espirituais do hinduísmo moderno, sobretudo da filosofia Vedanta (onde foi pioneiro no Ocidente), e inspirador do movimento do espiritualismo universalista.
Trechos do livro O que é religião – O ideal de uma religião universal, de Swami Vivekananda (Ed. Lótus do Saber):
A alma é potencialmente divina. A finalidade da vida é manifestar essa divindade interior pelo controle da natureza, interna e externa. Faça isso por meio da ação, do culto, do domínio da mente ou da filosofia – por um, mais de um ou por todos esses meios – e seja livre. Nisso consiste a religião. Doutrinas, dogmas, rituais, livros, templos ou imagens são apenas particularidades secundárias.
Em cada religião, aparentes contradições e perplexidades assinalam diferentes estágios de evolução. O objetivo de todas as religiões é realizar Deus inerente na alma. Esta é a única religião universal.
Devo acrescentar que é bom nascer no seio de uma igreja, mas é ruim morrer nela. É bom nascer criança, mas é ruim permanecer criança. Igrejas, cerimônias e símbolos são bons para infantes. Porém, quando a criança cresce, deve ir além da igreja e de si mesma. Não podemos ser crianças para sempre. Seria como tentar vestir o mesmo casaco em pessoas de qualquer tamanho e idade. Não reprovo a existência de seitas no mundo. Quisera Deus que houvesse mais vinte milhões delas, pois quanto mais seitas existirem, maior será o campo de escolha. Minha objeção é quanto à tentativa de fazer com que uma única religião se ajuste a todos os casos. Embora as religiões sejam iguais em sua essência, apresentam necessariamente uma multiplicidade de formas causada pelas condições dissimilares que existem nos diferentes países. Devemos ter nossa própria religião pessoal – individual, no que se refere a exterioridades.
Religião é para realizar-se agora. Para tornar-se religioso, comece sem nenhuma religião, faça sua própria escalada, perceba e contemple os fatos por si mesmo. Quando proceder assim, então, e só então, terá uma religião. Antes disso, você não é melhor que os ateus, talvez seja até pior, porque o ateu é sincero. Ele se levanta e declara: “Nada sei sobre isso”, enquanto os outros também não sabem, mas vão adiante batendo no peito: “Somos pessoas muito religiosas”. Que religião eles professam, ninguém sabe; engoliram alguma história da carochinha e os sacerdotes pediram que nela acreditassem.
A realização de Deus é o único caminho, e cada um de nós terá de descobrir isso por si mesmo. Para que servem, então, esses livros, essas Bíblias do mundo? São de grande utilidade, como mapas de um país.
Minha idéia, portanto, é que todas essas religiões são diferentes forças na ordem divina, trabalhando pelo bem da humanidade. Acredito que elas não sejam contraditórias, mas suplementares. A religião universal, sonhada pelos filósofos, já está aqui.
Se fosse da vontade de um Criador sapientíssimo e misericordioso que só existisse uma religião e que as restantes acabassem, isto já teria acontecido há muito, muito tempo. Se, efetivamente, só uma dessas religiões fosse verdadeira e as outras falsas, ela hoje estaria difundida no mundo inteiro. Não é, porém, o que acontece. Nenhuma religião propagou-se sozinha por toda a parte. Todas as religiões às vezes avançam, às vezes retrocedem.
Não é possível fazer com que todos concordem com a mesma idéia; isto é um fato, e graças a Deus que seja assim. Não me oponho a nenhuma seita. Fico feliz que existam e desejo que se multipliquem cada vez mais. Por quê? Simplesmente porque, se você e eu tivéssemos de pensar exatamente os mesmos pensamentos, não haveria mais pensamentos para pensarmos. Sabemos que duas ou mais forças devem entrar em colisão a fim de produzir movimento. É o choque das idéias, a diferenciação entre elas, que desperta a reflexão… enquanto a humanidade pensar, haverá seitas. A diversidade é sinal de vida!
Só conhecemos da verdade aquele tanto que se relaciona conosco e que somos capazes de assimilar. Isso diferencia um homem de outro e provoca, também, algumas vezes, idéias contraditórias. No entanto, todos nós fazemos parte da mesma grande verdade universal.
O livro de Deus está terminado ou é uma constante e contínua revelação? É um livro maravilhoso – as revelações espirituais do mundo. A Bíblia, os Vedas, o Alcorão e todas as escrituras sagradas são apenas algumas páginas de um número sem fim que ainda resta folhear. Eu o deixaria aberto para todos. Vivemos no presente, porém estamos abertos para o futuro infinito. Acolhemos o passado, desfrutamos da luz do presente e abrimos todas as janelas do coração para o tempo que há de vir. Saudações aos profetas antigos, aos grandes seres da nossa época e aos que virão no futuro.
Agradecimentos a Maisa Intelisano
Ler em espanhol (por Teresa)
VIVEKANANDA FALOU…
Este Mundo não é Para Covardes!
Falamos de muitas coisas como papagaios, mas não as fazemos; falar e não fazer tornou-se um hábito em nós. Qual a causa disso? Fraqueza física. Essa espécie de cérebro fraco nada pode fazer. Devemos fortalece-lo. Em primeiro lugar, nossos jovens devem ser fortes. A religião virá depois.
http://viveka.zip.net/
Olá Acid, eu gostaria de pedir perdão por não poder enviar muitos artigos sobre Edgar Cayce(ele foi considerado um profeta mais importante que o famoso Nostradamus, fez mais de 14,000 previsões, muito mais do que Nostradamus, ele era capaz de responder qualquer pergunta sobre o passado, presente e futuro, ele fez previsões incriveis, sobre diversos assuntos, incluindo o fim do mundo, existencia de Atlantida, quando entrava em transe auto-induzido. eu estou enviando 1 video de 5 partes. (a parte 4) que eu achei interessante o suficiente deixar com agua na boca para ver o resto. http://br.youtube.com/watch?v=ciliNyK8PgQ&feature=related estou enviando porque gostaria… Read more »
Tem uma imagem escondida no fundo da figura do Vivekananda. Deve ser uma foto do Acid. Mas que falta de seriedade, tsc tsc tsc…
“A alma é POTENCIALMENTE divina…A finalidade da vida é manifestar essa divindade interior pelo controle da natureza, interna e externa”
Então, há o APRENDIZADO que própria VIDA nos expõe…e a cada qual em consonância com suas necessidades, capacidades ou estágio evolutivo. Há, portanto, VONTADE e FORÇA DE VONTADE implícitas no processo, no caminho, no aprendizado.
(continuação) O amor é portanto primeiro, não em absoluto, sem dúvida (pois então seria Deus), mas em relação à moral, ao dever, à Lei. É o alfa e o ômega de toda virtude. Primeiro a mãe e seu filho. Primeiro o calor dos corpos e dos corações. Primeiro a fome e o leite. Primeiro o desejo, primeiro o prazer. Primeiro a carícia que aplaca, primeiro o gesto que protege ou alimenta, primeiro a voz que tranqüiliza, primeiro esta evidência: uma mãe que amamenta; depois esta surpresa: um homem sem violência, que vela uma criança adormecida. Se o amor não fosse… Read more »
O amor não se comanda e não poderia, em consequência, ser um dever. Sua presença num ‘tratado das virtudes’ torna-se, por conseguinte, problemática? Talvez. Mas devemos dizer também que virtude e dever são duas coisas diferentes (o dever é uma coerção, a virtude, uma liberdade), ambas necessárias, claro, solidárias uma da outra, evidentemente, mas antes complementares, até mesmo simétricas, do que semelhantes ou confundidas. Isso é verdade, parece-me, para qualquer virtude: quanto mais somos generosos, por exemplo, menos a beneficência aparece como dever, isto é, como uma coerção. O dever é uma coerção (um “jugo”, diz Kant), o dever é… Read more »
Religião… Deus e tudo o que à Ele está atrelado: todos os conceitos religiosos ou anti-religiosos… é mesmo de confundir qualquer um. Principalmente os mais influenciáveis – e não somos todos influenciáveis de uma forma ou de outra? Na fase observadora em que me encontro, inclusive mais de mim do que dos outros, fico tentando me descobrir sem “pensamentos alheios” (religiosos, filosóficos, ideológicos), mas eles estão lá norteando meus passos e meus discursos… e ações. Há em mim um pouquinho de cada uma dessas “energias” para as quais já direcionei minha mente… Por isso, creio que justamente por sermos uma… Read more »
Minha não, que eu sou bem mais bonito que ele (embora as más linguas digam que não).
Boa tarde caríssimo Acid.
Acompanho com muita satisfação seu site e agradeço pelos posts tão valioso e ecléticos que nos proporciona.
Gostaria de compartilhar contigo meu blog, onde apresento na forma de textos e poesias minhas descobertas pessoais.
Acredito que podemos trazer para nossas vidas pessoais as mesmas descobertas que os herois de todos os tempos já fizeram antes de nós.
desde já expresso minha estima pelo seu trabalho.
fraterno abraço
http://transanias.blogspot.com/
Por isso mesmo ainda penso ser um contrasenso, pois, tendo por exemplo o ódio que sinto por algo ou alguém: posso controlá-lo(pela disciplina intelectual, pelas palavras dos mestres…), mas o controle não significará jamais a liberdade que o sentimento contrário, amor(?), possa implicar. Posso me controlar, mas deste modo, controlando-o, através de sentimentos, idéias, ações, leituras e tudo mais, nada será suficiente para cessá-lo definitivamente. Por que até hoje existem guerras neste planetinha vermelho? A palavra ódio deve existir em quase todsas as culturas e, também, devem existir tantas outras definições em trocentos dicionários, em trocentas línguas, dialetos… E o… Read more »
Talvez a palavra ‘controle’ tenha sido utilizada no sentido de ‘domínio da própria vontade’, das próprias emoções; autocontrole, autodomínio, equilíbrio!
…o que também nos conduz ao sentido do termo COMPREENSÃO – conter em si, em sua natureza; apreender (algo) intelectualmente, utilizando a capacidade de compreensão, de entendimento; perceber…
….que, por sua vez, exige conhecimento e/ou autoconhecimento.
Lendo com mais tranquilidade, fiquei pensando muito na palavra “controle” citada no parágrafo inicial do texto(num sei se a tradução do texto foi fiel à idéia original): “A finalidade da vida é manifestar essa divindade interior pelo CONTROLE da natureza, interna e externa”. Num seria mais profundo e coerente com o restante do próprio texto a substituição pela palavra “compreensão”? Se o antagonismo é que torna a vida essencialmente diversa, como poderia eu controlar o que me seja contrário, antagônico, diverso…? Controle exige ação, método, conhecimento, disciplina… O controle seria relacionado com a parte conhecida de nossa existência, de nossas… Read more »
“É bom nascer no seio de uma igreja, mas é ruim morrer nela. É bom nascer criança, mas é ruim permanecer criança.”
Oi, Ale. Se vc puder colocar os links pros artigos, talvez me interesse. A entrada ou feitura dos posts obedece mais ao “acaso” e ao sentimento do que a um planejamento de minha parte.
Eu prefiro quando mandam alguma coisa porque já é um ponto de partida, como foi o vídeo do manual de instruções, que recebi de um leitor, ou as frases do Vivekananda, que foram publicadas na Voadores. Valeu pelo link. Abraços.
Acid, recebeste uma mensagem minha(creio que foi em dezembro), explicando minha impossibilidade de ir tirar férias no NE?
Por sinal, elas já acabaram e os problemas foram temporariamente sanados…
Abraços…
parece mesmo Wagner Borges.
Caraca, que imagem é essa… será só ilusão?
Curiosidade:
Decisões judiciais
Em 2004, o conselho escolar de Dover, Pensilvânia, votou para exigir o ensino do design inteligente em conjunto com a evolução nas aulas de ciências.
Em 20 de dezembro de 2005, o juiz americano John Jones determinou que o distrito escolar não podia continuar com seu plano, porque ele violava a separação constitucional entre igreja e estado. O juiz Jones escreveu: “Concluímos que o design inteligente NÃO É [ciência]. Além disso, o DI não pode se desligar de seus antecedentes criacionistas e, conseqüentemente, religiosos”.
http://pessoas.hsw.uol.com.br/design-inteligente.htm
“Outro conceito falsamente atribuído ao naturalista (Darwin) é a ideia aristotélica e linear da evolução: o célebre desenho que mostra um macaco de quatro, outro semiereto na frente e, por último, o Homo sapiens. De acordo com Darwin, o homem não veio do macaco, mas de um ancestral comum a ele. E não há uma espécie menos evoluída e outra mais: todas elas emergem como ramificações de uma grande árvore da vida, esboçada nas anotações do naturalista.”
http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/2009/02/12/ult4477u1343.jhtm
http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/2009/02/11/arvore-da-vida.jhtm
A revista tem má fama, porém ela, a revista Veja dessa semana trás Darwin na capa e uma matéria sobre ensinar nas escolas Adão e Eva e por que não ensinar a respeito de Darwin? É mais ou menos isso. Talvez eu compre para ver essa discussão que já foi para em sites e esta crescendo. Link da matéria para que quiser dar uma lida. Ta interessante: http://veja.abril.com.br/110209/reportagem-capa.shtml “Pode-se concluir que foi mais fácil para a sociedade, na época de Galileu Galilei , assimilar que a Terra não é o centro do Universo, do que aceitar que o homem não… Read more »
Joker dominando total aqui?
Que o Vive tá so serious, tá… =P
a imagem escondida no fundo da figura do Vivekananda, tá parecendo mais o Lawrence da arábia… hehehe

reparou o fundo da foto, ao lado da orelha esquerda (dele),
tem um rosto sorridente perfeito.
passa despercebido pelo consciente, mas o inconsciente capta isso.
Aletaka… obrigado por compartilhar “Edgar Cayce” conosco.
mto bom!
Embora a Existência seja essencialmente única, e isso porque, em si mesmo, o Ser é um, ela não compreende menos, por isso, a multiplicidade indefinida dos modos da manifestação, porque ela os compreende a todos igualmente pelo próprio fato de que são igualmente possíveis, implicando esta possibilidade que cada um deles deve realizar-se segundo as condições que lhe são próprias. falando desta «unicidade da Existência» (em árabe Wahdatul wujûd) segundo os dados do esoterismo Islâmico, segue-se que a Existência, em sua «unicidade» mesma, comporta uma indefinidade de graus, correspondentes a todos os modos da manifestação universal (que é, no fundo,… Read more »
Olá a todos!
Parabéns pelo site…muito interessante..encontrei várias coisas legais aqui e me surpreendeu como os comentários são inteligentes…lí vários, só não entendi o que tem a ver o Dalai Lama com a fanta uva..confesso que tomei muitas na minha adolescencia e gosto até hoje. Existe “ordem sagrada de refrigerante”? Estranho e não entendi.
Um grande abraço a todos,
Alice.
Recebi não, Olim.
muito bom.
pena que poucas pessoas no mundo vão ler isso.
Oi amigo Acid
Que lindo e profundo os pensamentos desse amigo.Calou no meu coração.
Até.
Acid eu andei lendo alguns artigos sobre Edgar Cayce, que eu achei muito interessante a historia dele.
será que seria possivel pedir um post sobre ele? acho que muitas pessoas vao gostar, pq as historias que o rodeiam da muito “pano pra manga”
é isso
abraços
e parabéns pelo post sobre Vivekananda fiquei feliz quando o vi aqui.
é interessante mesmo vermos que cada religião é uma escala da evolução, assim cada um tem sua própria religião de acordo com seu estágio, sendo, então, todas as religiões necessárias, e por isso, nenhuma melhor do que a outra 😉
Olá!!!
Te encontrei por acaso. Adorei seu blogger, por isso te linkei.
Texto interessante e questionador.
Quando tiver um tempinho, me visita e comente.
Beijinhos,
Karina.
Olá dicA…
para mim cada um é a própria religião. e isto já basta para que consciente ou não estou envolvido pelo poder supremo.
bjs no coração
É bom demais ler o óbvio, o sensanto, aquilo que aponta para uma intuição justa, verdadeira, digna, divina, amorosa…
O ruim é ler e mesmo assim continuarmos a levantar a sempre mesma bandeira de que somos os certos, os escolhidos, os donos da verdade “x” e com isso causarmos o sempre rompimento(mental?) da cadeia que nos une.
A natureza nos mostra isso com tanta simplicidade, que só nos resta nos permitirmos a observar, compreender (sem ismos, leis, dogmas, crenças…) e aplicar no nosso dia-a-dia.
Abraços…
Sensacional post Acid;
Em momento muito oportuno. Eu já tinha lido sobre ele na revista Caminho Espiritual entre outras 2 revistas da mesma editora. Engraçado que sempre me identifiquei com a idéia de que as religiões se adequavam a diferentes estágios de evolução, mesmo antes de conhecê-lo. O que me fez ter mais vontade de aprofundar este conhecimento.
Acid você já leu alguma coisa do Eknath Easwaran? Acabei de descobri-lo, terminei seu livro “conquista da mente”. Me surpreendeu
Eu acompanho seus textos desde o ano passado, amo atualizar-me dos mistérios fora da matrix, e estou nesta escalada espiritual e empaquei entre o budismo, o catolicismo e o espiritismo. Isto porque descobriram que sou médium. Faço dai moku de manhã, à tarde mentalizo vibrações positivas e à noite eu rezo um pai nosso… Quase igual ao Vivekananda, porém com um único detalhe: até agora não senti nenhuma fé. Obrigada por existir. Beijinho.
Ninguem é igual a ninguem, mas todos somos uma coisa só(matéria), seres evoluídos, evoluindo. Otimo post, parabens.
Oi, Felipe. A maçonaria prefere que seus assuntos não sejam ventilados, e talvez por isso mesmo me emburrei e nunca me interessei realmente em saber sobre seus ensinamentos (embora tenha tudo na internet). Daí a completa ausência da maçonaria aqui no blog (e coisas da Rosacruz, que também são “discretas”).
ola.tenho uma sugestao de materia.bom. nunca quis saber nada sobre maçonaria ate que casualmente li sobre uma tal de arquitetura sagrada q eles possuem.nao consegui fontes confiaveis,e ja q vc possui esse site, tai se quiser manda vê : )
É a cara do Wagner Borges..rsrsrs…brincadeirinha!
Obgd acid pelo post, num conhecia…
Gostei! Me revejo nesta linha de pensamento.
liberdade e pluralidade são valores fundamentais.
“A diversidade é que gera a vida”. Exactly !
Tolerância : Sim.
Uma idéia é tão boa quanto qualquer outra ? : Não.
Argumentar, refletir, discernir, debater : Sim, isso é trabalho, necessário para evolução.
O certo para alguém é certo para todos ? : Não, depende da compreensão e evolução de cada um.
Entre Sócrates e os Sofistas, fico com Sócrates.
Acho que esse deve ser o pensamento universal… O pensamento da humanidade que todos somos um mais de uma forma diferente que faz com que a ópera da vida seja este belíssimo contraste! Ninguém igual a ninguem!!! Isso é a maravilhosa diversidade!
Excelente texto!!
Tudo muito bem, tudo muito bom.
Mas é preciso cuidado para que não se use da malandragem de travestir os próprios erros em “acertos, segundo minha própria concepção”.
Os caminhos são “individuais”, sim, mas a louvação excessiva da relatividade moral pode esconder a racionalização dos erros “individuais”.
Eu disse “pode”, não que aconteça sempre.
…desapego – ainda ontem estava eu a celebrar os benefícios que tenho obetido através da meditação, quando antes que pudesse concluir um pensamento, o velho ego vêm e me mostrar através de um velho vício o quão pequeno ainda estou diante de minhas teorias; e a crise de abstinência vai ensinando… E rangendo os dentes. “Não dá pra lutar contra as trevas, mas da pra acender a luz, como disse Osho. Pergunto se hoje eu “desapegasse” ao acordar, saberia viver sem estes condicionamentos, talvez seria como uma criança aprendendo a andar. Por isso vai como o tempo do meu aprendizado… Read more »
Já vai tarde, Paty. Pessoas preconceituosas com Fanta Uva não são bem-vindas.
… Oi a todos… É verdade: sempre é bom ver, expressa nas palavras de outras pessoas, nossos sentimentos interiores. Liberdade e diversidade, mais respeito e compaixão. Prá que mais? Muito bom o texto. Thelema: há anos que leio e estudo sozinha algumas obras de Crawley e outros fragmentos que encontro aqui e acolá, mas gostaria de receber alguma dica de um grupo, uma organização, sei lá, onde eu poderia aprofundar o que eu já sei. Lavar os pratos: eu tento fazer do modo simples e natural, mas ocasionalmente minha mente me faz lavá-los da maneira mais complicada, sem perceber que… Read more »
Entrei nesse site e li vários artigos interessantes e achei que aqui seria confiavel, mas depois que li em Budismo um artigo sobre o Dalai Lama vestido de “fanta uva” e falando de ordens sagradas desse refrigerante achei que esse site não é sério de jeito nenhum.Deixo aqui o meu protesto pelo péssimo artigo, em outra página, por esta ser mais atual, já que aquele rdículo artigo foi postado em 2005. Podem ter certeza que nesse site não navego mais.
Beijão, Fiat Lux…
Quanto tempo, hem?…rs…
Acid: enviei, faz tempo, uma mensagem para vc…, mas creio que não percebeu.
Abraços e beijos a todos!
LAVE OS PRATOS Um noviço aproximou-se de seu mestre e disse: “Por favor, ensina-me Buddhismo”. O mestre perguntou: “Você já comeu?” O noviço respondeu: “Sim”. O mestre disse: “Então, lave os pratos”. Esse diálogo é famoso. Após comer, é natural lavar os pratos e limpar o resto. Este modo natural é o modo buddhista. Quando a ajuda é necessária, vá e ajude naturalmente – sem nenhuma sensação de obrigação ou dever. Nuvens aparecem no céu de acordo com causas e condições. Elas se movem como devem se mover. A água flui de um plano superior para um inferior. O homem… Read more »
Caros,
Tenho insistido em realçar diferenças entre culturas e religiões apenas para que não se caisa no extremo de se relativizar tudo, atribuir a tudo o mesmo valor. Não, pois se existe valor, existe desvalor. Bem disse Vivekananda “diversidade é sinal de vida”.
No entanto, há uma igualdade fundamental, uma irmandade estrutural entre todos os seres: todos somos fagulha divina, somos o divino em experiência, e nesse aspecto, merecedores do amor incondicional. Cada um. Todos.
Chimera,
mas, veja, “seguir a alma” como você diz, ou “cumprir a Verdadeira Vontade” da Lei de Thelema, conforme outro participante colocou, ou “fazer a vontade de Deus”, todas essas fórmulas verbais significam a mesma coisa: agir melhor, evitar agir pior. Sempre vai haver melhor e pior. Em cima e embaixo. Grande e pequeno. Evolução implica a existência de involuídos.
Ah sim, tolerância sempre, fraternidade, compreensão… abertura de mente, mudança de idéias… mas trabalhar a mente, não estagnar na mesmice de “tudo é a mesma coisa”.
Um pensamento é apenas uma forma de entretenimento e existem coisas mais interessantes além deles.
O profano que ouve a expressão: ” Faze o que tu queres será o todo da Lei”, acredita que é realizar tudo sem responsabidade, liberdade plena de seus atos sem punição social. E é totalmente diferente. “De acordo com a doutrina telêmica a expressão da Lei Divina no Eon de Hórus é o “Faze o que tu queres será o todo da Lei”. Esta é a chamada Lei de Thelema e não deve ser interpretada como uma licença à realização de qualquer ato ou capricho e sim como uma missão divina de se encontrar sua Verdadeira Vontade, o propósito da… Read more »
Tdo mundo nasce, cresce, morre…
…come, peida e caga.
Pra quê complicar! Pra quê ter mais que o outro, querer ser melhor, ser mais bonito, ser o detentor da verdade, e como se isso não bastasse, matar e morrer para justificar essa burrice!!!
Desculpem, lapso de indignação com a humanidade!
Olim, beijos pra vc!
Pers,
Não há erros quando se segue a alma, que é a essência divina. O bom senso diz quando aquele caminho ou pensamento é coerente ou não. Basta ouvir a si mesmo.
Esse texto vem ao encontro das minhas idéias… excelente.
Vou compartilhar algo sobre Vivekananda… Vivekananda foi ver Ramakrishna e lhe disse: – Não existe Deus nenhum. Ele era um homem lógico, cético e conhecedor do pensamento filosófico ocidental. Ramakrishna, que era uma pessoa pouco instruída, iletrada, disse-lhe então: – Tudo bem, então prove! Vivekananda falou muito, deu todas as provas que tinha. Ramakrishna ouviu e depois disse: – Mas meu senso interior diz que Deus existe – e esse meu senso é a autoridade final. Tudo o que você está me dizendo é mera argumentação. O que diz o seu senso interior? Vivekananda nem tinha pensado nisso. Deu de… Read more »
“A diversidade é sinal de vida!”
Que frase!