ELETRICIDADE SEM FIO

Nikola Tesla – de quem já falei aqui e é considerado um dos maiores inventores de todos os tempos – estava desenvolvendo um dispositivo que permitia a condução e recebimento da energia eletromagnética em altas voltagens pelo ar, sem cabos ou fios, bastando pra isso uma antena emissora e outra receptora. A idéia dele era ter energia de graça para toda a humanidade. Isso, obviamente, não agradou aos magnatas do petróleo e afastou possíveis investidores.

A idéia de transmissão de eletricidade pelo ar entrou para a história como uma lenda, uma maluquice de Tesla, até que…

Eletricidade sem fio (Reportagem do Fantástico)

Transcrição da reportagem:

Eletricidade sem fio: O futuro no presente

Em uma grande evolução tecnológica, agora a eletricidade não necessitará de fios para acender nossas luzes. A novidade foi apresentada em uma feira de tecnologia em Las Vegas, nos EUA.

eletricidade sem fio

A tecnologia da eletricidade sem fio, criada por estadunidenses e israelenses, ainda é um grande segredo, pois eles ainda não revelam muitos detalhes. Haverá o perigo de tomar choques pelo ar? Não, pois não é eletricidade que é transmitida, mas outro tipo de energia. Eles explicam apenas que a eletricidade é transmitida através de indução magnética, algo próximo de um imã. Não há necessidade de fios e as placas que transmitem a energia elétrica poderão ficar sob a escrivaninha ou até embutida no balcão da cozinha.

O mais incrível é que, além de luminárias, é possível ver um liquidificador e uma batedeira de 300 watts funcionando sem fios!

A empresa que está desenvolvendo a tecnologia afirma que o material transmissor no futuro será impresso em um tipo de papel de parede, que poderá ser colocado nas mesas ou paredes para transmitir eletricidade sem fios.

Outra empresa transmite eletricidade sem fio com ondas de rádio. As ondas de alta frequência abastecem pilhas e baterias recarregáveis, como o controle remoto.

Mas há outro inventor de eletricidade sem fio que criou um aparelho que transforma a energia em um tipo de raio infravermelho (calor), que pode ser transmitido até 100m de distância e convertido novamente em energia elétrica. Até o momento a voltagem e amperagem geradas conseguem apenas acender lâmpadas, mas logo quase todos os aparelhos em nossa casa funcionarão assim.

Este tipo de tecnologia ainda está na infância, mas logo haverá uma grande corrida para o estabelecimento de um padrão para a eletricidade sem fios que dominará o mercado e, assim que entrarmos em casa, nosso celular será automaticamente carregado e não precisaremos mais nos preocupar com o emaranhado de cabos pela casa.

Atualização de junho de 2021:

Essa tecnologia do início do vídeo já chegou ao nosso dia-a-dia na forma de carregador de celular sem fio, através de uma placa de indução magnética. Para saber mais sobre essa tecnologia, deixo esse vídeo de um professor:

A Física do carregador sem fio do celular | Física do cotidiano
0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
39 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
lex
lex
9 fevereiro de 2009 4:41 pm

Isto vai dar pano pra manga…

Confesso que assisti “O Grande Truque” (The Prestige)por conta do Nikola Tesla interpretado pelo David Bowie…

Valia um filme só para ele…

x-builder
x-builder
10 fevereiro de 2009 1:44 pm

kkkkkk vi o video do fantastico e voltei atrás.

StaticX
StaticX
10 fevereiro de 2009 5:08 pm

com 100 anos de atraso acid!

Se tivesem grandes investidores pra isso a um seculo atras, acredito que meu pc hj naum teria esses fios ridiculos….

A mulecada que solta pipa que vai ficar feliz com a novidade
=P

drekiop
drekiop
10 fevereiro de 2009 5:33 pm

Realmente interessante.
Em cerca de 30 anos a grande maioria dos terráqueos estará assistindo avidamente o BBE, o Big Brother Earth, com essa maravilhosa tecnologia. Isso é que é evolução! Os seres humanos são surpreendentes, não é ?
E são mesmo belíssimas essas grades de ouro da prisão psíquica que o ser humano constrói para enclausurar a si proprio, como um bicho com um terrível e inconsciente MEDO de sí mesmo.

“This species has amused itself to death”.
Roger Waters

Anonymous Gourmet
Anonymous Gourmet
10 fevereiro de 2009 5:42 pm

Tem uma coisa que pode ser possivel. Quase ninguem percebeu.

Captar energia solar por satélites artificiais, sem interferencia de atmosfera/rotação converter em outras energias e mandar pra uma estação na terra firme.

Quem mandar nisso tem toda energia eletrica do mundo….

ughi
ughi
10 fevereiro de 2009 6:39 pm

Anonymous Gourmet o problema seria mandar essa energia para o planeta…
talves com um raio laser ou outro feixe de particulas altamente carregadas SEI LÁ =D
mas não é uma má idéia não =D

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
10 fevereiro de 2009 7:07 pm

O problema com painés solares no espaço é que, quanto maiores, mais fácil serem danificados por lixo espacial, e pequenos meteoritos (basta ver o quanto de estrelas cadentes entra em nossa atmosfera todo dia… essas que vemos são pedras grandes, as pequenas nem notamos). É mais vantagem instalar painés aqui mesmo, protegidos pela atmosfera. O Sol fornece energia abundante, o problema é a performance dos painés, que só transformam 10 a 20% da energia solar em elétrica. Aliás, essa baixa eficiência é TOTALMENTE devido a falta de interesse de quem detém o dinheiro pra grandes pesquisas.

Test Pilot Yui
Test Pilot Yui
10 fevereiro de 2009 7:44 pm

Os Leds são muito interessantes. Vi um teste no site de uma empresa que estava desenvolvendo um led do tamanho de um grão de arroz que brilhava mais que um poste de rua O_O… O poste estava aceso mais parecia escuro perto do Led.

mauro
mauro
11 fevereiro de 2009 10:23 am

O ser humano, aos poucos, vai deixando de lascar pedra

mauro
mauro
11 fevereiro de 2009 10:24 am

ah, por falar em energia transmitida de outros planetas, alguem já leu o livro “Eu, robô” do Asimov(?)

Anônimo
Anônimo
11 fevereiro de 2009 1:52 pm

Não há como não vislumbrar em um único relance todos as nossas crises humanas – financeiras, espirituais e ambientais – ademais de um futuro pós-apocalíptico e tecnocrata (ou tecno-ditatorial) onde, suspeita-se, nossos descendentes simplesmente não serão chamados de humanos. Basta aludirmos ao fato de que muitas pessoas têm sofrido muito mais do que chamo de ‘derrames de futuro’ ao longo dos últimos séculos; afinal, desde quando a futurologia e a ficção científica fazem-se tão presentes em nossas vidas cotidianas senão nos últimos cinquenta anos? Não se enganem, há gente trabalhando muito duro pela inteligência artificial (mesmo que teoricamente possível) e,… Read more »

Anônimo
Anônimo
11 fevereiro de 2009 2:08 pm


Um vídeo inspirador.

drekiop
drekiop
11 fevereiro de 2009 7:16 pm

hã?????

Thiago Alcalde Santos
Thiago Alcalde Santos
11 fevereiro de 2009 8:01 pm

Ae. Aqui que eu sempre vejo posts com reportagens que sairam também no http://www.inovacaotecnologica.com.br essa notícia é bem velha, e saiu na super interessante, e cientistas brasileiros também dispõe da tecnologia para realizar essa eletricidade sem fio.
Se eu não me lembro a transmissão é feito por ondas sonoras inaudiveis, ou algum outro tipo de onda, que faz os metais ( metamaterial ) vibrarem em uníssono, podendo assim transmitir a eletricidade sem ser eletricidade.
Sei que saiu no meio do ano passado a reportagem na Super Interessante para quem estiver com mais curiosidade, pena que foi bem curta…

HERBERT MISSON
HERBERT MISSON
12 fevereiro de 2009 10:36 am

NA VERDADE O GRANDE INVENTOR DESTA IDEIA (SONORA, PULSOS DE ONDAS E PULSOS DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS) FOI O FAMOSO NIKOLA TESLA, O MAIOR INVENTOR DE TODOS OS TEMPOS EM MINHA OPINIÃO, DEVEMOS TUDO QUE POSSUIMOS A ELE.

Horus
Horus
15 fevereiro de 2009 12:26 am

Tesla era mesmo genial. Pra quem não conhece, recomendo a série de artigos de Benito Piropo no FórumPCS:

http://www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=247434

Pra quem conhece o mercado, essa coisa de transmitir energia pelo ar não vai ser comercializada enquanto não arrumarem um jeito de medir o consumo.

Felipe
Felipe
20 fevereiro de 2009 11:09 pm

Só eu fiquei preocupado com essa constante exposição a campos de energia gerados artificialmente? Não quero ser reacionário, mas ao menos um novo tipo de marcapasso tem que ser inventado.

gardenal
gardenal
22 fevereiro de 2009 8:58 pm

a proposta de Telsa, que assustou seus patrocinadores na época, era levar energia de graça para todos através da ionosfera, uma forma de distribuição que alcançaria mais de 90% de aproveitamento. Acredito que se realmente fizessem isso, hoje seria muito diferente, mas é um passo muito grande. Poderíamos ter carros elétricos abastecidos automaticamente por uma frequência específica, enquanto cada casa pudesse ter seu próprio sistema de distribuição elétrica sem fio, o que ajudaria muito com o problema de tomadas, dentre outras coisas. cada casa poderia obter através de uma frequencia específica energia de uma outra fonte maior. E o melhor,… Read more »

x-builder
x-builder
10 fevereiro de 2009 1:39 pm

Não acho que este tipo de pesquisa nos trará energia elétrica de graça. Acredito que as grandes empresas fornecedoras de eletricidade serão as “provedoras” desta energia não divulgada. Teremos que pagar mensalidade do mesmo modo. Acho difícil isto vingar sem um retorno financeiro.

Anônimo
Anônimo
10 fevereiro de 2009 12:59 pm

O Professor Colin Humphreys e a sua equipa da Universidade de Cambridge, desenharam um novo LED que duram 60 anos e que são três vezes mais eficientes que as atuais lâmpadas econômicas.

Estas novas luzes são mais brilhantes e mais eficientes do que os modelos tradicionais. Estes LEDs são três vezes mais eficientes que as lâmpadas fluorescentes, e 12 vezes mais eficientes do que as tradicionais lâmpadas incandescentes. Por outro lado, e ao contrário de outras lâmpadas “verdes”, os novos LEDs não contêm mercúrio, um metal extremamente tóxico para humano.

http://exameinformatica.clix.pt/noticias/hardware/1001641.html

Anônimo
Anônimo
10 fevereiro de 2009 12:46 pm

pq o Nobel é acionista da ExxonMobil, ora essa!

:p

lex
lex
9 fevereiro de 2009 4:43 pm

Ps: I am the first one…………………..

Nikola Tesla
Nikola Tesla
9 fevereiro de 2009 6:12 pm

este é o nome…

fremen
fremen
9 fevereiro de 2009 6:25 pm

Ora ai está um passo mt interessante rumo á eficiência natural.

Afinal, porque é que as TV’s têm de estar presas na parede?

Maria
Maria
9 fevereiro de 2009 6:44 pm

Ao ler o post, lembrei de comentário do post anterior, que fala do avanço da civilização Atlante… transcrevo: “Ao longo de 30 anos, por meio de uma série de palestras privadas, Edgar Cayce descreveu a civilização da Atlântida, um continente que submergiu no Oceano Atlântico. A fonte de energia para a tecnologia atlante descrita por Cayce eram os “cristais de fogo” que acumulavam o calor da atmosfera. Essa energia armazenada era em seguida distribuída através da malha da Terra para o benefício do público, o que incluía o fornecimento de energia a submarinos e aeronaves.” http://frankherles.wordpress.com/2007/12/14/batalha-pelos-registros-atlantes-sob-a-esfinge/ Imagine-se isso! Fantástico mesmo,… Read more »

Alexandre SilverFox
Alexandre SilverFox
9 fevereiro de 2009 7:25 pm

hehe, no problem Maria!

pensei no mesmo q vc quando li o post do Acid…

abçs

Tesla
Tesla
9 fevereiro de 2009 8:39 pm

Eu criei uma comunidade no orkut faz uns meses, chamada “Nikola Tesla é o cara” mas só tem eu nela …… =/

E o pior é que eu sou realmente fã dele, nao e só uma tentativa de criar uma comu engraçada

Olim
Olim
9 fevereiro de 2009 8:44 pm

Se com fio os gatos aqui são absurdos, imagina agora sem fio.

..hehe…:)

Anônimo
Anônimo
9 fevereiro de 2009 9:58 pm

queria saber quantos aqui são republicafederativenses?

Porque se americanos dos “Estados Unidos da América”, os brasileiros da “República Federativa do Brasil” então agora devem ser chamados de republicafederativenses…

Anônimo
Anônimo
9 fevereiro de 2009 10:00 pm

-Porque se americanos dos “Estados Unidos da América”, são chamados de estadunidenses,…

tmz
tmz
10 fevereiro de 2009 5:39 am

Curioso, quando abri a pagina falando do Tesla, a “Mensagem dos patrocinadores” (que muito aprecio), era justamente do Edison (Não sou…), que detonou Tesla!!! Caramba!!!! QQisso?

Felipe
Felipe
10 fevereiro de 2009 6:16 am

Bem interessante. As vezes fico pensando como será nossa vida daqui 20 anos… muita tecnologia :).

ughi
ughi
10 fevereiro de 2009 8:04 am

Felipe… 20 anos???
imagino que daqui a 8~10 anos ja nós ja nos sentiremos “velhos” com relação a essa explosão tecnologica.
Eu tenho 18 anos e ja me sinto meio perdido com alguns novos aparelhos. Acho que um tema que é bastante discutido mas meio subestimado é a internet, da pra ver a diferença que ela faz com gerações ( meu irmão é 2 anos mais novo e é completamente afetado por uma “vida” social pela internet ) fico preucupado com o que pode acontecer com as crianças de hoje.
Abraços pra todos =p

Pelo direito de ser americano
Pelo direito de ser americano
10 fevereiro de 2009 8:27 am

On November 1st in 1501, a ship captained by Amerigo Vespucci put into an enormous bay.
Amerigo named the bay “Bahia de Todos os Santos”.
Americo also gave his own name to the entire continent via the use of a latinized form of it by mapmaker Martin Walseemüller in 1507.

“America” at first applied only to the continent of South America.”

Sinapse
Sinapse
10 fevereiro de 2009 9:39 am

Gosto bastante do avanço tecnológico.
Mas me preocupa o que essa diversidade de ondas energéticas invisíveis poderiam fazer com os seres vivos. Acredito que poderemos ser afetados de alguma forma.

Fiat Lux
Fiat Lux
10 fevereiro de 2009 11:30 am

Conversando com um amigo que é instrutor de mergulho em Fernando de Noronha, percebi que de nada adianta tantas pesquisas e novas descobertas, se no final das contas, quem ususfrui dos benefícios são a minoria rica do planeta. Lá na ilha, foi viabilizado um projeto para a utilização de energia eólica, muito mais econômica e ecologicamente correta. Acontece que até hoje, os geradores que a mantém, são abastecidas com diesel, que por sua vez é fornecido pelo unico posto de combustível no local, que não por acaso, um dos proprietários é um político conhecido de Pernambuco. É uma máfia atrás… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
10 fevereiro de 2009 11:38 am

Claro que adianta, Fiat. o problema é que quem pesquisa, inventa, não é o mesmo que distribui, que fabrica. Os avanços científicos é que são subutilizados, e a maior prova disso é o carro elétrico, que não é usado por conta do cartel de petróleo!

J
J
10 fevereiro de 2009 12:07 pm

“É uma máfia atrás da outra.”

simplificando é isso mesmo, há alguns anos atrás eu vi no Fantastico uma reportagem sobre um cara q havia inventado um carro movido a ar, isso mesmo, ar! o cara enchia o tanque dele com ar e saia dirigindo por aí, isso faz quase uns 10 anos atrás, agora me digam porq cargas d’petroleo, esse homem não recebeu um premio nobel?

Dorflex
Dorflex
22 fevereiro de 2009 9:44 pm

Tesla, Love Song

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.