TZADIK: AMOR JUSTO

“No judaísmo existe uma estreita conexão entre amor e justiça. Os dois estão reunidos no conceito de Tzadik, sem correspondência em outra língua. É um amor justo e uma justiça amorosa. Por que o justo não pode ser justo sem ser amoroso? Porque para ser justo ele precisa compreender a pessoa humana, e para compreendê-la ele precisa amá-la. Afinal, com frieza e à distância não se consegue compreender nem a criança nem o adulto. Não existe justiça sem amor, mas também a recíproca é verdadeira: não existe amor sem justiça. Isto coloca por terra aquela miragem do amor à primeira vista e o romantismo propagado pelo cinema; este se torna apenas, segundo esta ótica, um prazer momentâneo pelo encontro com o outro, um prazer egocêntrico. O verdadeiro amor começa de fato quando começamos a pensar no outro, no momento em que sentimos responsabilidade pelo outro, no momento em que nós nos empenhamos em possibilitar ao outro ser tudo aquilo que ele pode ser. E todos nós somos menos do que podemos ser, mas gostaríamos de ser tudo o que podemos. Mas, para poder ajudar nisso, aquele que ama tem de julgar, analisar e criticar, e claramente encarar os defeitos da pessoa amada. Então, o ideal é um amor com justiça. Daí esta palavra.”

Mística Judaica; Walter Rehfeld

Por extensão, a pessoa chamada de Tzadik significa um homem justo (Em hebraico, o feminino de tzadik é tzidkanit). Na tradição judaica, um tzadik é aquele que conquista a sua má inclinação, tendo domínio absoluto sobre seus desejos e sentimentos negativos, como o orgulho, a vaidade, a raiva e a inveja. O tzadik é humilde e pratica a justiça, a bondade e a caridade. Exemplos de tzadikim são os três patriarcas do povo judeu: Avraham, Isaac e Jacob.

Aprendi isso esta semana. Há um mês, no curso de Chai Tikun, foi pedido aos alunos que tirassem uma carta das 22 que compõem as letras sagradas do alfabeto hebraico, que estavam em círculo, viradas de cabeça para baixo. Qual delas veio para mim? Tzadik.

Referência:
Youtube – Definição de Tsadik completo e de Beinoni (intermediário);
Youtube – A interminável letra Tsadik;
Tzadikim Nistarim (os Vingadores dos judeus)

0 0 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.