TOMADA DE CONSCIÊNCIA

Vejo com alegria que estamos vivendo um momento acelerado de revolta contra a opressão, especialmente o machismo e o racismo (eu pensei em acrescentar a homofobia, mas ela teve mais destaque em outros anos).

Não são tópicos novos, há muito tempo existiam por aí através de ONGs, associações, pessoas que dedicaram sua vida à causa e, enquanto algumas conhecemos bem (Martin Luther King), milhares de outras pereceram no anonimato. Hoje todos têm voz, e conseguem apoiadores para “fazer barulho”, algo tão necessário (esse tipo de comportamento só perdura porque nos calamos diante dele durante todo esse tempo). Em ambos os casos amadureceu-se o discurso, e em vez de isolar-se num “nós contra eles” (negros x brancos, mulheres x homens) estamos sim TODOS procurando questionar a SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS, que é historicamente racista, homofóbica e machista. Mulheres são machistas sem perceber quando reproduzem o discurso machista e chamam a outra de “piranha” por qualquer motivo. Homossexuais dão munição a homofóbicos sem perceber quando reforçam os estereótipos e a caricaturização ou reproduzem discursos que “brincam” com a discriminação entre eles mesmos, tipo “bicha pão-com-ovo”. Ah, mas é brincadeira! E o Mussum também brincava com o racismo – eu mesmo me divertia! -, mas será que as piadas dos Trapalhões caberiam nos dias de hoje, com a tomada de consciência que NÓS QUEREMOS TER pra nossa sociedade?

É a vitoria do politicamente correto? Talvez. Particularmente eu acho isso um saco, mas compreendo que, se queremos mudança precisamos aguentar alguns momentos de radicalismo para, no futuro, chegarmos a um meio-termo. O caso do garoto fantasiado de macaquinho do Alladin é um exemplo disso: eu adoraria viver num mundo onde pudéssemos ser como esse casal e, ingenuamente, não associássemos pessoas negras a macacos. Mas reconheço com tristeza que não estamos nesse mundo. Então que se radicalize hoje para que no futuro não tenhamos esse preconceito passando de pai pra filho.

Mas, enquanto desfrutamos dessa tomada de consciência e damos um basta a esses “ismos”, há uma coisa que permanece a mesma: a tolerância à Corrupção.

Isso não é algo mundial, está ligado diretamente à cultura do brasileiro de ser “esperto”, de levar vantagem em tudo. Não vemos nada demais numa empreiteira fazer uma “reforminha na faixa”, na compra de um “barquinho”, numa troca de favores, e assim vamos colhendo a falta de investimentos em saúde, educação, cultura, infra-estrutura. O brasileiro é em sua maioria completamente cego pras consequências de sua tolerância, e ainda estamos na fase dos xiitas: Assim como as “feminazis”, temos os “de direita”, que são muitas vezes agressivos, intolerantes, procurando atacar os outros mais do que dialogar e trazer aliados à sua causa. Talvez devamos nos inspirar nas pessoas que lutam pela auto-consciência da mulher ao invés de um feminISMO, os que lutam pela consciência negra, ao invés do confronto com os “brancos”, e assim valorizar um Brasil que não tem a ver com PatriotISMO, e sim cidadania com decência para TODOS, comunistas com Iphone inclusos. A corrupção, assim como o racismo, têm raízes no Brasil colônia, é algo estrutural. Assim como o racismo, o silêncio, desprezo ou omissão só faz alimentar o problema. Estamos vendo as consequências desse problema claramente em nossa economia. Até quando?

PS: Assistam também esse vídeo abaixo, de um “gringo” (Mark Manson) que desabafa o porquê o Brasil não vai mudar enquanto a MENTE do brasileiro não mudar:

5 2 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
neutrinos
neutrinos
27 fevereiro de 2016 10:26 pm

“Nenhum homem, dizia eu comigo, pode aceitar semelhante ensinamento, sem ser levado a rejeitar os dogmas aos quais o mundo cristão se submete de fide.” Eis um claro exemplo do que a súcia do capiroto mais fazia na segunda metade do século XIX e na primeira do século seguinte (apesar da ampla divulgação dos avisos de La Salette): punham-se a assoprar incessantemente parvoíces na cachola de neoespiritualistas que não entendiam patavinas de Filosofia, e menos ainda de Teologia, e que então passavam em definitivo a se acreditar “superiores” aos religiosos, “pobres vítimas” das “imposições dogmáticas” “que os mantém na ignorância”,… Read more »

Urano
Urano
13 fevereiro de 2016 11:17 am

”Não vemos as coisas como elas são, mas como somos” Eis a verdade, o problema do brasileiro está na realidade em sua educação limitada, em sua cultura empobrecida, engendrada em princípios instintivo de posse e vantagem, necessidade de sobrevivência… O problema do Brasil ( leia-se de fato, humanidade, o sujeito ) não está na corrupção, não está no pseudo racismo, não está também em todos esses ”ismos”, pois tudo isso não passa de uma consequência, de uma reflexão, de uma reverberação do ”mal” real, do verdadeiro problema, a formação do homem enquanto ser social e coletivo… Nos portamos como quem… Read more »

mestre
mestre
14 fevereiro de 2016 6:08 pm

nao pode comentar pelo face ?

*_*
*_*
14 fevereiro de 2016 6:15 pm

É por aí!… Vale a leitura do áudio:
http://markmanson.net/brazil_pt

 Wilton Costa
Wilton Costa
14 fevereiro de 2016 6:21 pm

Ismos Ainda lida com a vida Morte, ferida Que veio, não vem, não vê Esses ismos aqui ali e lá Não cabem em quem sabe Não cabem em mim nem em você Flor que sobe discreta Sem querer só quer se alimentar Da pálida luz solar Onde eu sei, queria descansar Desses ismos aqui ali e lá Competindo e mentindo Sentindo que rindo Vai-se esvaindo De todos os ismos Te odeio Te amo Minto Eufemismo é o ismo que tenho pra dar Levar é pesado e me impede voar Palavras sem nexo, verbos, falar Queria poesia, pé no chão, respirar… Read more »

*_*
*_*
14 fevereiro de 2016 6:38 pm

Sérgio Moro compartilhou a publicação de Jose Marcio Castro Alves.
17 h ·

Eu estou vinculado aos fatos, às provas e à Lei. E é isso que eu vou fazer nos meus processos, seja pra absolver o inocente, seja pra condenar o culpado. E eu me disponho a ir até o final nos meus casos.

Mas esses casos envolvendo graves crimes de corrupção e figuras públicas poderosas, só podem ir adiante se contarem com o apoio da opinião pública e da sociedade civil organizada.

Juiz Sergio Moro.

…”E esse é o papel dos senhores” (:
https://pt-br.facebook.com/SFM.SERGIOMORO/

Maat.
Maat.
15 fevereiro de 2016 1:20 pm

” mas será que as piadas dos Trapalhões caberiam nos dias de hoje, com a tomada de consciência que NÓS QUEREMOS TER pra nossa sociedade?”

E pensar que nos divertíamos com isso quando ainda éramos crianças.

Anônimo
Anônimo
26 fevereiro de 2016 8:44 pm

Seção XIII (Relendo esta série de comunicações, eu admirava-me da sua beleza não só quanto à forma como quanto ao fundo, pois tinham sido escritas com a máxima rapidez, sem pensamento consciente da minha parte. Eram incólumes de defeito ou erro gramatical, sem acréscimos nem correções. Quanto à natureza do assunto, eu estava sempre ansioso. Apesar da minha simpatia para com certas opiniões expostas, eu acreditava que, em seu conjunto, elas transtornavam a fé da cristandade. Nenhum homem, dizia eu comigo, pode aceitar semelhante ensinamento, sem ser levado a rejeitar os dogmas aos quais o mundo cristão se submete de… Read more »

zbzinho
zbzinho
25 fevereiro de 2016 8:02 pm

Desculpe, pessoas, mas não se iludam: esse “10 passos para acabar com a corrupção” é mais uma medida ‘para inglês ver’. 90% do que consta ali já poderia estar perfeitamente sendo praticado pelo Ministério Público Federal, Estadual, Tribunais, Administração Pública e afins. Porém, o problema não é falta de medidas, ou falta de leis: isso nós temos de sobra. O que acontece é um problema generalizado de desinteresse, de falta de vontade de trabalhar, de profissionais mal preparados, de indiferença. Trabalho a quase 10 anos em um Tribunal de Justiça estadual, e é cada vez mais claro: o funcionalismo público… Read more »

neutrinos
neutrinos
27 fevereiro de 2016 10:47 pm

Diz o suposto estrangeiro: “O problema é a cultura. São as crenças e a mentalidade que fazem parte da fundação do país e são responsáveis pela forma com que os brasileiros escolhem viver as suas vidas e construir uma sociedade.”

Errado. O problema, como já demonstrado por grandes patriotas como o Barroso e o Eduardo Prado, é justamente a troca dessas “crenças” e da “mentalidade que fazem parte da fundação do país” pelas crenças e pela mentalidade que são responsáveis pelo que há de pior na fundação dos países americanos anglófonos, pelas revoluções sangrentas dos últimos séculos, etc.

neutrinos
neutrinos
27 fevereiro de 2016 10:59 pm

Por fim, reitero que o neoespiritualismo é um embuste, e só sobrevive por fomentar a soberba em seus adeptos, por fazer com que pensem que seu conhecimento é superior ao dos religiosos, quando, em verdade eles sequer conseguem lidar com a profundidade do conceito de ortodoxia, bem como com a existência de preceitos metafísicos básicos como o da forma substancial, diante da qual todo o seu edifício epistêmico materialista disfarçado rui.

Anônimo
Anônimo
21 março de 2016 11:07 pm

Seção XIX (31 de agosto de 1873. Resposta a algumas objeções que eu acabava de repetir:) Já falamos do assunto de que vamos tratar, mas não entramos em todas as particularidades. Alegastes, e outros convosco, que o nosso ensino é vago, obscuro, impalpável, e que abala a antiga fé, sem substituí-la. Propomo-nos apresentar-vos um quadro da religião que desejamos se estabeleça entre os homens. Comecemos por Deus, o Mestre Supremo do Universo, que domina tudo em sua calma eterna, diretor e juiz da totalidade da criação. Em solene adoração nos prostramos diante de sua majestade. Não o vimos e não… Read more »

Serise
Serise
13 fevereiro de 2016 9:50 am

Olá Acid, excelente post.

não sei porque eu ainda fico chocado com a dimensão da ignorância nacional.
Em pleno carnaval, um pai não pode mais nem brincar com seu filho?
menino vestido com fantasia de macaco não pode…..mas mulatas seminuas pode.
estamos caminhando ligeiros para uma ditadura….da ESTUPIDEZ!

Enquanto isso o nosso lixo espalhado impunemente pelas ruas vai gerando crianças com graves deficiências….
e isso pode?
tanto pode que ai estão os resultados.

Anônimo
Anônimo
20 junho de 2019 4:59 pm

‘É UM SHOW DE BESTEIRAS’, DIZ GENERAL SANTOS CRUZ SOBRE GESTÃO BOLSONARO

https://epoca.globo.com/e-um-show-de-besteiras-diz-general-santos-cruz-sobre-gestao-bolsonaro-23753114

Paulo
Paulo
22 fevereiro de 2016 2:33 pm

Faça mais posts, ACID!!! Não pare!

Anônimo
Anônimo
21 fevereiro de 2016 9:00 pm

Mídia esconde dissidentes de Einstein na descoberta das ondas gravitacionais O anúncio de que pela primeira vez cientistas detectaram ondas gravitacionais que passaram pela Terra originadas de uma fusão de dois buracos negros foi recebido pela grande mídia como “revolução na astronomia”, “janela aberta para um novo Universo” e “confirmação das previsões da Relatividade Geral de Einstein”. Mas todo esse “hype” que leva a grife de Einstein (o ícone pop da genialidade) esconde uma crise na Física provocada pelos resultados de experiências com interferômetros que buscam ondas desde o século XIX: a disputa entre Éter versus Relatividade – de um… Read more »

Juliana Oliveira
Juliana Oliveira
21 fevereiro de 2016 3:06 pm

Gostaria muuito que você escrevesse um texto acerca do filme Amadeus assim como escreveu aquele texto excelente sobre o filme 2001: Uma Odisseia no Espaço 😉

Anônimo
Anônimo
20 fevereiro de 2016 8:57 pm

“E como diz o ditado “Os brasileiros sao os outros” (Humilde). Sim, tive um momento de inspiraçao e criei esta frase.
OBS: quem nao entendeu a ironia, pqp!!! ” eu ri igualo nelsin do simpson KKKKKKKKKK

Dohko de Libra
Dohko de Libra
17 fevereiro de 2016 9:09 pm

OBS: eu me enganei e coloquei o fake de outro lugar – Humilde. Mas dá na mesma.

Dohko de Libra
Dohko de Libra
17 fevereiro de 2016 8:14 pm

Eu nao sei se é impressao minha, mas sobre a carta do gringo aos brasileiros, tenho absoluta que a maioria viu o video e pensou “Concordo! Ainda bem que eu nao contribuo para isso, mas que pena que todos os brasileiros sao uns bostas. Menos eu.”
E como diz o ditado “Os brasileiros sao os outros” (Humilde). Sim, tive um momento de inspiraçao e criei esta frase.
OBS: quem nao entendeu a ironia, pqp!!!

Serise
Serise
16 fevereiro de 2016 7:35 pm

To nessa.

Anônimo
Anônimo
16 fevereiro de 2016 12:02 am

Comunistas com iphones inclusos. Voce me faz rir Acid. Entrei em conflito existencial durante os dois ultimos Anos,mas esse texto resumiu brevemente meu caminho de vida. Acid acho que eu ja li Esse texto 2 Anos atras. Nao sei voces mas passei a acreditar mais em mim e na capacidade da humanidade de o q é melhor.é bom q o preconceito seja visivel a ponto de que vejamos nossa mente do lado de fora. Taí meu pensamento sobre isso tudo

Anônimo
Anônimo
24 março de 2016 1:05 pm

Cada um é o seu próprio refúgio,
quem mais poderia ser um refúgio?
Treinando bem a si mesmo
um refúgio difícil de ser obtido é conquistado.
Dhp 160

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.