DÊ TEMPO AO TEMPO

passarinho

Essa semana precisei ficar “fazendo hora”, aguardando um compromisso. Pensei em ir pro Shopping, pois é a primeira coisa que as pessoas pensam quando precisam “matar o tempo”. Mas eu realmente não estava a fim de fazer nada, então fiquei no estacionamento do trabalho observando os pássaros, as árvores, o pôr-do-Sol. Pude me distrair com a bronca que o passarinho (conhecido como Lavadeira) me deu por invadir seu território (o que tem de pequeno tem de brabo…), vi um satélite com seu brilho gigantesco cruzando silenciosamente o céu, observei as primeiras estrelas despontarem no firmamento… enfim, o tempo passou rapidinho apenas relaxando num estacionamento, onde, por meio apenas de uma postura de percepção, me senti como num spa no interior. Enquanto relaxava, observava as pessoas pegando seus carros e indo embora, sem se dar conta das coisas ao seu redor, e meio que me recriminei por estar quase entrando nesse ritmo caótico de achar que devemos estar sempre fazendo alguma atividade o tempo todo (afinal, eu havia pensado em fazer “algo” no curto espaço de tempo que tinha).

Daí, numa das “coincidências” que caracterizam este blog, recebo o seguinte texto:

Os domingos precisam de feriados

Rabino Nilton Bonder

Toda sexta-feira à noite começa o Shabat para a tradição judaica. Shabat é o conceito que propõe descanso ao final do ciclo semanal de produção, inspirado no descanso divino no sétimo dia da Criação.

Muito além de uma proposta trabalhista, entendemos a pausa como fundamental para a saúde de tudo o que é vivo.

A noite é pausa, o inverno é pausa, mesmo a morte é pausa. Onde não há pausa, a vida lentamente se extingue.

Para um mundo no qual funcionar 24 horas por dia parece não ser suficiente, onde o meio ambiente e a terra imploram por uma folga, onde nós mesmos não suportamos mais a falta de tempo, descansar se torna uma necessidade do planeta.

Hoje, o tempo de “pausa” é preenchido por diversão e alienação. Lazer não é feito de descanso, mas de ocupações “para não nos ocuparmos”. A própria palavra entretenimento indica o desejo de não parar. E a incapacidade de parar é uma forma de depressão. O mundo está deprimido e a indústria do entretenimento cresce nessas condições.

Nossas cidades se parecem cada vez mais com a Disneylândia. Longas filas para aproveitar experiências pouco interativas.

Fim de dia com gosto de vazio. Um divertido que não é nem bom nem ruim. Dia pronto para ser esquecido, não fossem as fotos e a memória de uma expectativa frustrada que ninguém revela para não dar o gostinho ao próximo…

Entramos no milênio num mundo que é um grande shopping. A Internet e a televisão não dormem. Não há mais insônia solitária; solitário é quem dorme. As bolsas do Ocidente e do Oriente se revezam fazendo do ganhar e perder, das informações e dos rumores, atividade incessante. A CNN inventou um tempo linear que só pode parar no fim.

Mas as paradas estão por toda a caminhada e por todo o processo. Sem acostamento, a vida parece fluir mais rápida e eficiente, mas ao custo fóbico de uma paisagem que passa. O futuro é tão rápido que se confunde com o presente.

As montanhas estão com olheiras, os rios precisam de um bom banho, as cidades de uma cochilada, o mar de umas férias, o Domingo de um feriado…

Nossos namorados querem “ficar”, trocando o “ser” pelo “estar”. Saímos da escravidão do século XIX para o leasing do século XXI um dia seremos nossos?

Quem tem tempo não é sério, quem não tem tempo é importante.

Nunca fizemos tanto e realizamos tão pouco. Nunca tantos fizeram tanto por tão poucos…

Parar não é interromper. Muitas vezes continuar é que é uma interrupção.

O dia de não trabalhar não é o dia de se distrair literalmente, ficar desatento. É um dia de atenção, de ser atencioso consigo e com sua vida.

A pergunta que as pessoas se fazem no descanso é “o que vamos fazer hoje?” já marcada pela ansiedade. E sonhamos com uma longevidade de 120 anos, quando não sabemos o que fazer numa tarde de Domingo.

Quem ganha tempo, por definição, perde. Quem mata tempo, fere-se mortalmente. É este o grande “radical livre” que envelhece nossa alegria o sonho de fazer do tempo uma mercadoria.
Em tempos de novo milênio, vamos resgatar coisas que são milenares. A pausa é que traz a surpresa e não o que vem depois. A pausa é que dá sentido à caminhada. A prática espiritual deste milênio será viver as pausas. Não haverá maior sábio do que aquele que souber quando algo terminou e quando algo vai começar.

Afinal, por que o Criador descansou? Talvez porque, mais difícil do que iniciar um processo do nada, seja dá-lo como concluído.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
95 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
14 fevereiro de 2009 12:34 pm

…, vc está fazendo tempestade em copo d’água desde o começo! Tanto que eu nem quero ficar aqui batendo boca, porque acho que vc está distorcendo um texto tão simples (descanso) por conta de seu ódio contra religião (especificamente a Bíblia). Nesse seu ultimo comentário isso ficou evidente, já que o tema “Deus descansou” só entra no ÚLTIMO parágrafo do texto, e ainda como metáfora, não pretendendo “provar” nada. Tire o parágrafo e a idéia do texto permanece, sem Deus nem nada. Caraaaamba, quanto stress pra nada… relaxa, dê tempo ao tempo…

Leamdro Màrck
Leamdro Màrck
15 fevereiro de 2009 3:10 pm

Olá Prezados amigos, Mais um ótimo post e “coincidentemente” lido após eu ter terminado o livro do Osho: Meditação a primeira e última Liberdade. O interessante é que eu nem ia ler este livro, pois eu já estava a ler outros dois, mas fui obrigado a interrompê-los para começar este que “apareceu” e pegou. Ele cita o contexto do que a maioria citou aqui sobre a necessidade de “observar”, experiência esta, que o Acid teve e compartilhou nos fazendo remeter a experiências pessoais que também vivemos, ontem, hoje ou amanhã. Para parafrasear o autor bem sucintamente: Estamos presos em nuvens… Read more »

Leamdro Màrck
Leamdro Màrck
15 fevereiro de 2009 3:20 pm

Oi Acid, segue os links do autor que perguntei se vc já viu alguma coisa?
Eknath Easwaran, só achei coisa em inglês, caso interesse, dê uma olhada:
http://en.wikipedia.org/wiki/Eknath_Easwaran

http://www.easwaran.org/page/191

http://www.estantevirtual.com.br/mod_perl/busca.cgi?pchave=conquista+da+mente&tipo=simples&estante=(todas+estantes)&alvo=autor+ou+titulo

Abraço

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
15 fevereiro de 2009 4:57 pm

Realmente nunca ouvi falar dele. Obrigado pelos links!

Solius
Solius
15 fevereiro de 2009 5:34 pm

‘…’, Conforme seu pedido, está então provado que você emitiu opinião com desdém sobre um tema que desconhece. Peço que medite sobre isto, não para ‘alimentar o meu ego’, para lhe colocar por baixo, ou coisa do tipo, mas para o seu próprio bem. O que você fez está virando costume, e as pessoas não estão se dando conta do quanto isto prejudica a busca pelo conhecimento, já que compromete o bom diálogo e tende a causar uma sensação de se portar alguma verdade, sem que isto necessariamente se dê. Mas prossigamos: “Satanás sempre é retratado como monstro, leia apocalipse.… Read more »

Anônimo
Anônimo
15 fevereiro de 2009 7:20 pm

… Ótimo seu comentário. Verdadeiro, simples, desvairadamente puro e incontestável. Amigão…Voce fez as perguntas fatais. auhauhauh Caro, nestas religiões Perguntar ou Raciocinar é pecado. PECADO;” em meio à crescente “redução” no número de católicos que praticam a confissão, o Vaticano publicou MAIS PECADOS!!!!!!” A melhor ou uma das melhores alternativas já inventadas. Não se pode negar. Funcionou. DOGMA não se discute! É pecado auhauhauh É: Diante de uma humanidade ignorante, precária em matéria de informação, vitimada pela escuridão mental premeditada pelas classes superiores: “mandaram” que ela acreditasse! Mas, embora a ignorância ainda exista, claro que em menor escala, o ideal… Read more »

...
...
15 fevereiro de 2009 8:45 pm

Caro amigo anônimo,

captaste bem o espírito da coisa!
Fico feliz por não ser o mentecapto ininteligível que a maioria aqui quis taxar e contente em compartilhar minhas queixas com alguém. Sim, Lilith na verdade foi uma grande mulher. Insubmissa. Conhece a mitologia?
Se quiser eu te mando, escreva-me:
delta.animal@gmail.com

Desculpe Acid, vou parar por aqui. Sei que já deve estar bravo com meus comentários. Mas não resisti.

Abraços Fraternos.

Solius

Dada a sua última exposição concluí que não merece resposta.
Desdenho mesmo.

Fui

Anônimo
Anônimo
16 fevereiro de 2009 12:05 am

Deus realmente existe? O maior problema de se entender deus (se é que alguém já fez isso) é conseguir separar os conceitos, definir o abstrato, remover os aspectos culturais, o antropocentrismo, os arquétipos, etc.
http://www.plurall.com/blogs/antropogenia/2009/02/deus-realmente-existe/

lourival
lourival
16 fevereiro de 2009 8:48 am

Que bom… parece que o Cid vem querendo retomar suas rotinas de “pausas”, a muito acompanho como mero espectador o saindo da matrix… nota-se, como em qualquer um, que o autor(cid) esteve em diversas fases, até então tava caminhando em meio a curiosidades, mas por hora vejo o velho ser cid trazendo a reflexão de volta ao seu portal. Fico contente e grato! Aproveito pra dizer, cid, que quando refletes aqui, temos então um momento de pausa! Abraço.

Solius
Solius
16 fevereiro de 2009 8:53 am

‘…’, Já que ‘não mereço resposta’ lamento informar que você só encontrou alguém que repete o que você faz, mesmo depois de demonstrado quem realmente sai perdendo com tal atitude. Por outro lado, isto é algo interessante para comprovar, conforme as minhas palavras, a freqüência do fenômeno. Curioso é que você parte e deixa mais uma incoerência no ar: “Lilith na verdade foi uma grande mulher. Insubmissa.” Mas então acreditar na existência do demônio e de Adão e Eva é algo risível, mas está tudo bem em acreditar que Lilith ‘foi uma grande mulher’? 😉 Adeus, ‘…’ Anônimo, Você é… Read more »

...
...
15 fevereiro de 2009 2:12 pm

Satanás, Diabo, Demônio, Besta, Belzebu, Lúcifer, Espírito do Mal, Anjo das Trevas, Befegor, Tinhoso, Capeta, Coisa Ruim, Canhoto, Anhangá, Mafarrico, Exu, Pedro Botelho, Mofino. São todos uma coisa só. E são a representação do homem escravizado pelas paixões, ego, ódio dos instintos inferiores. Não existem enquanto UMA entidade maléfica – O Senhor dos Infernos. Mais como uma representação das piores características humanas. E é por isso que o representam como um animal, símbolo da irracionalidade e dos instintos básicos. Se você é evangélico ou católico, tenho certeza que te fizeram acreditar que o Demônio é UMA entidade específica com aparência… Read more »

...
...
15 fevereiro de 2009 1:27 pm

Solium, já que gosta do simbologismo da bíblia, interprete, e não ao pé da letra, como vocês mesmos criticam quem faz isso: 1 – Satanás sempre é retratado como monstro, leia apocalipse. 2- Quanto à serpente, não ficou nada claro, aliás, não está explícito em nenhum momento que ela foi expulsa do Éden também. Portanto continuou livre para permanecer lá, ou onde quisesse. 3-Adão e Eva certamente não poderiam ser pais da humanidade inteira, isso é inviável geneticamente. De um casal nascerem seres de todas as cores. Mesmo que eles não fossem brancos, Mas protesto com o fato de as… Read more »

Paula
Paula
15 fevereiro de 2009 6:49 am

Gosto de contemplar a natureza, os passos, as pessoas..
Contemplar-se é muito enriquecedor.

A pausa é que dá sentido à caminhada.

A pausa da cidade..hum.. é maravilhoso! *rs*

Anônimo
Anônimo
14 fevereiro de 2009 1:28 pm

Relax, pessoal!

Trilha sonora da hora:
Oração ao Tempo…c/ Bethânia
http://www.youtube.com/watch?v=O2P1khIyTX8&feature=related

🙂

Anônimo
Anônimo
14 fevereiro de 2009 1:38 pm

Mais relax… Fundamental dar tempo ao tempo, Sentir-nos jovens cá por dentro, Ter vinte anos por momentos, E positivos pensamentos. Fundamental acreditar Que ainda é possível amar, Em acender um velho amor, Ser-se livre e sonhador. Deixa que o tempo passe e fale por si, Os meses e os dias correm assim. Preenche a tua vida com paixão, E ao amor estende a mão. Fundamental viver em cada momento, Deixar as rédeas soltas ao pensamento, Colher as flores que a vida te quer dar, Porque é preciso acreditar! Fundamental olhar em frente, Mesmo imperfeitos somos gente, E porque quem cala… Read more »

Solius
Solius
14 fevereiro de 2009 3:58 pm

…, Se assim o deseja, o desdém: “Com essa histórinha de que Deus criou o mundo em 6 dias… História da carochinha pra boi dormir, né? Agora so falta Adão e Eva & CIA ilimitada…até hoje a humanidade acredita no diabo teológico. Fala sério! É muita infantilidade…Até uma criança com um razoável arquivo sideral adquirido em encarnações precedentes pode contestar essa coleção de absurdos encerrados na bíblia.” somado à ignorância acerca do conteúdo bíblico: “Vamos aos exemplos:…por que, então, Satanás possuía pés de cabra, cauda de leão, chifres de boi…não expulsou o Satanás, que lá ficou gozando as delícias do… Read more »

Gudbay
Gudbay
14 fevereiro de 2009 4:13 pm

Gostei da idéia das costas da tartaruga.

Tá cheio de gente lá fora, dá pra ver pela janela.

Álisson da Hora
Álisson da Hora
14 fevereiro de 2009 6:20 pm

“Não há mais insônia solitária; solitário é quem dorme.”

linda mensagem…para ler e passar a semana (sem descanso, talvez) refletindo…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
14 fevereiro de 2009 7:33 pm

Oi, Ro, quase esqueço do seu comentário. Sou apenas um cara legal que escreve um blog. Se bem que já fui mais legal, só que a experiência me mostrou que, quanto mais você dá, mais querem explorar, então fiquei mais chato pra isso aqui não virar zona. Isso também me fez querer compartilhar menos da minha vida. Uma pena, mas esse mundo esotérico é cheio de luta de egos, qualquer coisa que vc faça ou diga e já está tentando “impor seu ego” e pra mim é melhor que eu permaneça apenas como um nick.

Anuar
Anuar
14 fevereiro de 2009 9:16 pm

Três pontos: sinto lhe dizer isso, mas às vezes o óbvio é justamente aquilo que as pessoas não vêem. E, dada a irrelevência e obviedade, fique a vontade para pular meus coments. Voltando ao post, desejo que todos consigamos dar atenção às nossas quietudes! Namastê!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
14 fevereiro de 2009 10:13 pm
Horus
Horus
15 fevereiro de 2009 1:20 am

Eu vejo as pessoas indo pra festas, enchendo a cara, usando drogas, “passando o rodo” em Deus e o mundo, e o que elas dizem? “Ah, estou me divertindo.” Eu, sinceramente, não vejo muita diversão nisso. Claro que isso é um extremo, mas mostra o quanto o conceito de lazer e diversão foi distorcido.

Gostei do texto, serve bem aos dias atuais. Apesar de eu não ter religião, a metáfora de Deus no final não desmerece o que foi dito, reforça até.

Ro
Ro
16 fevereiro de 2009 9:36 am

Te entendo, mesmo não querendo compreender..rs

Ro
Ro
16 fevereiro de 2009 9:40 am

Ahhh.. e assisti ontem “Muito além do jardim”…

...
...
16 fevereiro de 2009 6:11 pm

Ok, te dou mais uma colher de chá.. Oh sim Solius, simpatizo bem mais com o Mito que incluiu a Lilith do que aquele que a tirou de cena. Tenho bons motivos para isso. Mas para alguns é bem cômodo continuar achando que vem de um macho ‘a origem de tudo’. Pense melhor antes de me criticar a esmo, fica feio pra você. Estude mais, além das coisas que você gosta e admira. Só lamento. É óbvio que tudo que sair do que ‘você chama’ de coerência vai lhe deixar possesso, não é? Acorde xuxu, está na hora de saber… Read more »

...
...
20 fevereiro de 2009 2:02 pm

T. Solium… Às vezes tenho a impressão de que vc só engata a primera qdo pensa. Uma fase só. Tanto é que fragmenta tudo o que dizemos para melhor atacar e puxar a sardiha para o seu lado, ao invés de pensar de forma mais holística em tudo o que falamos. Não disse que odeio religiões, mas algumas mentiras visivelmente contidas na bíblia. Muitos homens verdadeiramente caridosos e de coração puro eram crédulos religiosos, como Francisco de Assis, por exemplo. Não o culparia nunca pois admiro sua vida de desprendimento material. O (SEU) problema é que você, embora cristão, tem… Read more »

Herege, candidato a churrasco
Herege, candidato a churrasco
20 fevereiro de 2009 4:55 pm

Solius,
Só para esclarecer:

Como temos 2 comentaristas anônimos aqui, vou adotar o nick “herege, candidato a churrasco” para não haver confusão com o anônimo “ dos três pontinhos”.

Isso evitara confusão entre comentários e comentaristas.

Herege, candidato a churrasco
Herege, candidato a churrasco
21 fevereiro de 2009 9:35 am

Solius: Enrolou e não resolveu o problema. RESP: Não resolvi “o problema” porque não vejo problema algum. Viver é uma completa incerteza. Isso é um problema para vc ou sua crença lhe da certeza absoluta do que irá lhe acontecer amanhã? =================================== Solius: Idem. 🙂 RESP: Idem por que? Não deixei claro que não sei a resposta? Onde está a enrolação? Quanto a resolver o problema te dei a dica: Scotland Yard. ================================== Solius: Você acha mesmo que os hindus acreditam nisso? RESP: Na reencarnação ou no toucinho defumado? Se não me engano, existem certas seitas hindus que acreditam que… Read more »

Solius
Solius
21 fevereiro de 2009 1:27 pm

Candidato a churrasco, Vamos lá. 🙂 “Não resolvi “o problema” porque não vejo problema algum. Viver é uma completa incerteza. Isso é um problema para vc ou sua crença lhe da certeza absoluta do que irá lhe acontecer amanhã?” Mas há, meu caro, um problema de lógica. “Idem por que? Não deixei claro que não sei a resposta? Onde está a enrolação? Quanto a resolver o problema te dei a dica: Scotland Yard.” Aqui você realmente não enrolou. A carinha sorridente ao lado indica o sentido de uma brincadeira de minha parte. “Na reencarnação ou no toucinho defumado? Se não… Read more »

Herege, candidato a churrasco
Herege, candidato a churrasco
22 fevereiro de 2009 6:30 am

Olá, Solius, estou pronto para te divertir um pouco mais. Vamos lá: Solius: Mas há, meu caro, um problema de lógica. RESP: Nossa, é de lógica é? Ainda não o enxergo… estou precisando de óculos…é um problema de lógica ou é a lógica do problema? Poderia apontá-lo? =================================== Solius: Aqui você realmente não enrolou. A carinha sorridente ao lado indica o sentido de uma brincadeira de minha parte. RESP: Menino levado. 🙁 =================================== Solius: Segundo a ortodoxia hindu, o que pode ‘reencarnar’ são elementos da psique do falecido, não sua essência. É o que os gregos chamavam de ‘metempsicose’. RESP:… Read more »

Herege, candidato a churrasco
Herege, candidato a churrasco
22 fevereiro de 2009 4:04 pm

Solius, vou me ausentar até a quinta-feira. Quando voltar de viagem poderemos continuar.

Abraço

Solius
Solius
22 fevereiro de 2009 7:41 pm

Olá, Candidato a churrasco, Vamos nos divertir um pouco mais: “Nossa, é de lógica é? Ainda não o enxergo… estou precisando de óculos…é um problema de lógica ou é a lógica do problema? Poderia apontá-lo?” Com prazer: “1.Não tenhas certeza absoluta de nada.” Perceba: se não posso ter certeza absoluta de nada, não posso ter, do mesmo modo, deste postulado. Segundo a ortodoxia hindu, o que pode ‘reencarnar’ são elementos da psique do falecido, não sua essência. É o que os gregos chamavam de ‘metempsicose’. “Desde que alma, espírito, perispirito, metempsicose e etcetaras são todos conceitos improváveis, pelo menos por… Read more »

Ingresso gratis aki
Ingresso gratis aki
22 fevereiro de 2009 8:10 pm

Em tempo de Oscar:

Upload Imagens

Maria
Maria
23 fevereiro de 2009 1:22 am

“Não é difícil dar início a um questionamento ininterrupto. Basta, para tanto, que a primeira pergunta leve a mais perguntas e estas, ao serem respondidas, gerem mais dúvidas que certezas e consequentemente mais perguntas.”

Para ler mais
http://www.jornalinfinito.com.br/materias.asp?cod=130

Solius
Solius
20 fevereiro de 2009 3:47 pm

…, “Tanto é que fragmenta tudo o que dizemos para melhor atacar e puxar a sardiha” Eu ‘fragmento’ para ocupar menos espaço, já que o texto completo se encontra logo acima. Mas se você acha que eu faço alguma utilização disto em proveito próprio, por que não demonstra? Basta dar um simples e honesto exemplo. “O (SEU) problema é que você, embora cristão, tem a mania de julgar os outros e fazer ouvidos moucos.” Você está agora me julgando, percebe? E fez ‘ouvidos moucos’ anteriormente, principalmente ao não reconhecer que criticava debochadamente um assunto que desconhecia. Eu lhe chamei para… Read more »

Solius
Solius
20 fevereiro de 2009 3:14 pm

“Não, apenas certeza. “Certeza absoluta” alem de ser uma temeridade é também um pleonasmo e tenho “certeza” que vc não cometeria tal gafe lingüística. Alias, diz a lenda que o velho Bertrand odiava pleonasmos. Por este motivo tal conselho encabeça o decálogo. :)” Enrolou e não resolveu o problema. “Como vou saber? Mande um email para a Scotland Yard.” Idem. 🙂 “Por “verdadeira justiça” devo entender a justiça do deus bíblico, certo?” Sim. “Se for isso então….tcharamm…. prove!. Mas prove muito bem provado porque senão você vai desagradar os espíritas ou hindus que acreditam que Jack reencarnou como um suíno… Read more »

Solius
Solius
19 fevereiro de 2009 10:42 pm

?, “Infelizmente a Igreja Catolica não aceita perguntas, somente respostas prontas escritas a mais de 1500 anos, sem direito a questionamento, dúvida ou comprovação.” Estás equivocado(a). Pesquise, por exemplo, sobre a natureza dos Concílios. Anônimo, Vamos brincar um pouco: “1.Não tenhas certeza absoluta de nada.” E disto, devo ter certeza absoluta? 🙂 “2.Não consideres que valha a pena proceder escondendo evidências, pois as evidências inevitavelmente virão à luz.” O que houve com Jack, o Estripador? Mas é certo que este ocupa seu lugar no que diz respeito à verdadeira Justiça. 🙂 “3.Nunca tentes desencorajar o pensamento, pois com certeza tu… Read more »

Solius
Solius
16 fevereiro de 2009 6:58 pm

‘…’, Quer dizer que você resolveu me dar uma “colher de chá” depois de eu ter provado todas as suas escorregadas? Como você é gentil! “Mas para alguns é bem cômodo continuar achando que vem de um macho…” Ah, o mito de Lilith é então o que deveria ter sido utilizado nas escrituras porque você simpatiza mais com ele, certo? Aliás, como os dois são excludentes, não? “Pense melhor antes de me criticar a esmo, fica feio pra você.” Que tal ler melhor o que você mesmo escreve antes de criticar uma crítica? “Estude mais, além das coisas que você… Read more »

Anônimo
Anônimo
18 fevereiro de 2009 4:44 am

Solius escreveu:

“Esse “Deus vingativo” é na verdade um Deus educador.”

Bertrand Russell (1872 – 1970) escreveu:

“Por que eu deveria permitir que me dissesse como criar meus filhos o mesmo Deus que afogou seus próprios?”

Solius
Solius
18 fevereiro de 2009 9:34 am

Anônimo, Russell deu sua contribuição, por exemplo, no campo da lógica, foi brilhante em alguns momentos. Mas em matéria de religião, seu pensamento é deplorável e demonstrou a mesma parcialidade de seus trabalhos no campo da História da Filosofia. No tocante ao trecho em questão, com um pouco mais de boa vontade, teria lido na própria Bíblia que a base cristã da relação entre pais e filhos é a obediência destes para com aqueles, o respeito mútuo e o amor a Deus. Será que ele saberia dizer o que há de errado nisto? Com algum tempo dedicado ao estudo um… Read more »

Anônimo
Anônimo
19 fevereiro de 2009 2:52 am

Solius: Russell deu sua contribuição, por exemplo, no campo da lógica, foi brilhante em alguns momentos. RESP: Decálogo supimpa de Bertrand Russel: 1.Não tenhas certeza absoluta de nada. 2.Não consideres que valha a pena proceder escondendo evidências, pois as evidências inevitavelmente virão à luz. 3.Nunca tentes desencorajar o pensamento, pois com certeza tu terás sucesso. 4.Quando encontrares oposição, mesmo que seja de teu cônjuge ou de tuas crianças, esforça-te para superá-la pelo argumento, e não pela autoridade, pois uma vitória dependente da autoridade é irreal e ilusória. 5.Não tenhas respeito pela autoridade dos outros, pois há sempre autoridades contrárias a… Read more »

?
?
19 fevereiro de 2009 9:34 am

Bertrand Russell dizia que as perguntas, em filosofia, eram mais importantes do que as respostas.

Infelizmente a Igreja Catolica não aceita perguntas, somente respostas prontas escritas a mais de 1500 anos, sem direito a questionamento, dúvida ou comprovação.

Anônimo
Anônimo
20 fevereiro de 2009 6:08 am

Solius: E disto, devo ter certeza absoluta? RESP: Não, apenas certeza. “Certeza absoluta” alem de ser uma temeridade é também um pleonasmo e tenho “certeza” que vc não cometeria tal gafe lingüística. Alias, diz a lenda que o velho Bertrand odiava pleonasmos. Por este motivo tal conselho encabeça o decálogo. 🙂 ================================== Solius: O que houve com Jack, o Estripador? RESP: Como vou saber? Mande um email para a Scotland Yard. ================================== Solius: Mas é certo que este ocupa seu lugar no que diz respeito à verdadeira Justiça. RESP: Por “verdadeira justiça” devo entender a justiça do deus bíblico, certo?… Read more »

Anônimo
Anônimo
20 fevereiro de 2009 6:43 am

Solius, Esqueci de um detalhe relevante que por uma questão de justiça deve ser colocada. As 10 pessoas que o diabo matou na bíblia, os filhos de Jó, foram com a permissão de deus, em uma aposta com o diabo, se não estou enganado. Portanto penso que seria justo que essas 10 mortes sejam compartilhadas por deus e o diabo, visto que a situação coloca deus como mentor intelectual e co-autor. Tudo bem que tudo não passa de um mito,mas mesmo assim não vou me omitir em relação a justiça dos fatos, e como diria o capitão nascimento, bota na… Read more »

fremen
fremen
20 fevereiro de 2009 6:55 am

Estas conversas que fazem lembrar o passarinho e o seu território são, a meu ver, uma absurda perda de tempo pois estão a tratar de temas que não são decidiveis pela lógica! A lógica é a linguagem que os humanos (todos!) e alguns animais compreendem. VEjam o que provou o Godel, via lógica dedutiva ( Teorema(s) de Godel) Ah! Tb recomendo o principio da incerteza de Heisenberg, que veio trazer alguma humildade á ciência séria… etc.. e etc.. Para se compreender estes temas tem que se fazer uso de outras faculdades… e.g. como é que alguem pode explicar o amor… Read more »

Pedro Valentini
Pedro Valentini
20 fevereiro de 2009 9:55 am

Hoje de manhã estava preocupado com o que fazer no carnaval, queria fazer alguma coisa porque só tenho trabalhado, estava preocupado por que não ia viajar, agora já sei o que farei.
MUITO OBRIGADO e PARABÉNS!!

Anônimo
Anônimo
29 março de 2009 5:30 pm

Olhem o que aconteceu numa estação de metro de Londres.
Foi numa segunda-feira de manhã e todos foram trabalhar numa energia maravilhosa depois. São 70 bailarinos misturados com passageiros e esses acabam interagindo nas danças.O “show” foi planeado e ensaiado durante 8 semanas, sem o conhecimento do público.
Na verdade um ato puxa o outro

http://www.youtube.com/watch?v=VQ3d3KigPQM

...
...
14 fevereiro de 2009 12:20 pm

Não condeno, já disse anteriormente, a mitologia. Condeno as mentiras propagadas propositalmente ou não (pode ser advinda da imaturidade do povo daquela época), mas que influencia ainda hoje o homem moderno (que segue à risca cada palavra desse livro). Coisas que estão a confusas nesse livro tão famoso pois ele contém tanto mensagens mitológicas belíssimas, como arremedos de mitologia (distorcidas com intenção pré-determinada)e mentiras advindas da IMAGINAÇÃO fértil dos supostos heróis bíblicos. Tudo isso misturado num só livro. Inquietante hein? Cheio de “furos”. Quanto ao texto do respeitável Sr Acid que é inspirado num belo texto do judaísmo, acho louvável… Read more »

Olhos que Tudo Vê
Olhos que Tudo Vê
11 fevereiro de 2009 2:40 pm

Estou Absurdamente sem palavras… E mais ainda pelo fato de como as coisas que acontecem com você acontecem comigo…..

Carlos A
Carlos A
12 fevereiro de 2009 8:55 am

Obrigado, Rabi Bonder!

O Ciber-Ativista
O Ciber-Ativista
12 fevereiro de 2009 10:21 am

poxa, esse texto ja dispensa comentários, pois ele por si só é bem esclarecedor!

mas me fez lembrar de um trecho da musica “king without a crow” do Matisyahu que diz: (traduzido)

“Você é um escravo de si mesmo e nem sabe
Você deseja viver velozmente, mas seu pensamento vai devagar”

Nagzoks
Nagzoks
12 fevereiro de 2009 10:42 am

Adorei !!

Wesley
Wesley
12 fevereiro de 2009 12:27 pm

Será que alguém consegue “descansar” assistindo Gugu ou Faustão? Rsrs…

Test Pilot Yui
Test Pilot Yui
12 fevereiro de 2009 6:05 pm

Abordar o tempo é interessante. Ao abordar o tempo temos vemos a beleza no resultado mas também notamos que existe beleza no processo e a atenção precisa escolher como ela irá se comportar. Sendo nosso mercado baseado unicamente em resultados ao invés da combinação de processo e resultado, nós suprimimos muito do que o ser humano é. Uma das enfermidades dos países desenvolvidos é a falta de tempo das crianças. A falta de tempo tem dificultado a educação e ao contrário do que se pensa, quanto mais a sociedade avança, mais tempo é necessário para se amadurecer. As crianças do… Read more »

...
...
12 fevereiro de 2009 6:21 pm

Tudo o que você escreveu está absolutamente certo. Temos de reaprender a meditar nos dias de hoje. Mas o final desse texto que você colocou depois é que estragou tudo! Com essa histórinha de que Deus criou o mundo em 6 dias e no sétimo ele descançou…
História da carochinha pra boi dormir, né? Agora so falta Adão e Eva & CIA ilimitada…
Não precisava.
Essa dentre outras…
Meu Deus até hoje a humanidade acredita no diabo teológico.
Fala sério! É muita infantilidade.

Filipe
Filipe
12 fevereiro de 2009 7:21 pm

Show, recebi esse email ontem e mudou meu dia… e hoje ói ele aqui também!
eh isso.. parar pra respirar é o que há.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 fevereiro de 2009 7:37 pm

Infantilidade é não perceber que essas lendas e mitos nos falam muito mais, e com mais propriedade, do que toda a informação “relevante” (seja do ponto de vista científico, monetário, filosófico ou sociológico) que o homem cego e cínico para si e para os outros consegue adquirir em vida.

Maria
Maria
12 fevereiro de 2009 9:41 pm

Tempo… o grande regente que o bicho-homem inventou para que sua vida tivesse sentido – se tornasse algo “real” (ainda que essa “realidade” seja tão fugaz, tão efêmera…)
Sincronicidades.. tão constantes ultimamente! Pensei muito nesse tema esses dias. Que coisa! O post, os comentários, livros, artigos, filmes… uau!
M a r a v i l h a!
“Um dia, um dia. Uma urna de prata contendo expectativa e esperança. Outra chance. De reinventar, de ressuscitar, de reencarnar. Um dia. O mínimo e o máximo da vida de todos nós.” – Um lugar para todos, de Thrity Umrigar

ACM
ACM
12 fevereiro de 2009 8:17 am

Parabéns pelo texto Acid, parabéns a todos pelos comentários. Acredito que o fato de nos identificarmos com o texto tenha a ver com a leitura de mundo que de forma conscinte ou inconsciente temos de que na verdade todo ser vivo ou aparentemente sem vida é um só corpo, de que todos nós fazemos parte de um corpo só… e se sofremos mais ou menos é para nos direcionarmos a este caminho.

Obrigado a todos pela oportunidade.

Mcnaught
Mcnaught
12 fevereiro de 2009 7:48 am

Pois eh! Eu passeio bastante para dar um break. Até mesmo na semana, no happy hour da para dar um excelente stop em tudo. Ainda mais com a maravilhosa Lua cheia no céu, sentado num lugar com uma boa visão, de boa, e sozinho, sim, as vezes é melhor num momento desses estar sozinho. Foi citado um filme aqui no blog, eu corri atrás, assisti, e gostei muito. Tem uma cena onde pedem para o rapaz prestar atenção a tudo a sua volta. É parte de um ensinamento/treinamento para ele. O filme é: Poder Além da Vida. E o post… Read more »

Bono
Bono
12 fevereiro de 2009 7:46 am

Tem dois posts sobre o Eckhart Tolle, um deles publicado há mais de 2 anos…

Belmonte
Belmonte
11 fevereiro de 2009 3:49 pm

Meu irmão……Deus criou o mundo e descansou no setimo dia. O quarto mandamento diz para descansar no sábado. O que DEUS quer na verdade é que paremos um pouco para contemplarmos a criação, para refletirmos sobre nossa existência e avaliar quem sabe mudanças de rumo. As vezes passo finais de semana estressado pensando que não aproveitei nada porque não fui a praia ou shoping ou cinema e etc, quando na verdade descansar e sentir a vida nos seus pequenos, simples e melhores momentos. Judeus e Adventistas guardam rigorosamente o sábado. Catolicos e protestantes o domingo. Polêmicas a parte: Jesus disse.… Read more »

fremen
fremen
11 fevereiro de 2009 4:02 pm

Muito lucido esse post! É assim que vejo a coisa tb.

Junior4
Junior4
12 fevereiro de 2009 6:06 am

Alkali22 Disse o que todos precisam ouvir.
Meu íntimo que o escute também, pois o dia a dia nos hipnotiza e quanto mais ocupados, mais fascinados e inconsciente nos tornamos.
A meditação(Dizer a mim mesmo) é o caminho mais rapido da realização do ser.
Beijo a todos

springles
springles
12 fevereiro de 2009 7:34 am

O Poder do Agora, Ácido…Tenho dito!!!

Tá ligado????

Post sobre o Eckhart Tolle, é o que há pra ser feito…

Rose*
Rose*
11 fevereiro de 2009 5:41 pm

Há poucos dias, fiquei olhando para um pássaro que estava andando no chão mesmo à minha frente e de repente eu me senti dentro do pássaro, eu me senti como se eu fosse aquele pássaro. Eu era aquele pássaro, eu tinha aquele corpo pequeno, eu sintia as patas a tocarem no chão e podia até ouvir o som de cada passo. É uma sensação intensa, a minha mente não pode sequer interferir, julgar ou parar. Eu só percebi tudo isto que me aconteceu, depois de daquilo que eu estava esperando ter chegado e me ter feito perceber que eu sou… Read more »

Anônimo
Anônimo
11 fevereiro de 2009 6:00 pm

Dê tempo ao tempo…para não cair no buraco negro…

http://www.youtube.com/watch?v=P5_Msrdg3Hk

fremen
fremen
11 fevereiro de 2009 6:07 pm

Convém não olhar muito para os peixes senão pode ficar hipnotizado e depois morre sufocado…

Alkali22
Alkali22
11 fevereiro de 2009 8:24 pm

quem aprendeu a meditação, sabe que quando a mente pára de pensar, a alma se conecta com o todo. e aí está o verdadeiro descanso, a paz.

Lauro Wolff Valente Sobrinho
Lauro Wolff Valente Sobrinho
11 fevereiro de 2009 10:58 pm

Zeitgeist? Já ouviu falar? Sem viagens, mas essa é a tendência do momento. Todos estão hiper-ativos. Seria o começo do ano?

Anônimo
Anônimo
12 fevereiro de 2009 9:49 pm

Muitíssimo profundo este texto. Nunca o Homem teve tantas opções do que fazer. Contudo, o preço de tantas opções foi a retirada de apenas uma dessa lista: a opção de parar por um instante.

Estamos todos ansiosos por conquistar mais e mais, para propiciar uma vida tranquila para nós mesmos e nossas famílias. Mas no fim das contas, nós mesmos nos esquecemos de viver esta vida que buscamos.

Alexandre Silverfox
Alexandre Silverfox
13 fevereiro de 2009 10:50 am

Caro Sr. “Anônimo” que não gosta de se identificar: Eu pessoalment não acredito que “DEUS” tenha criado o mundo em 6 dias e descansado do sétimo; No entanto, achei muito pertinente o comentário final do post do Acid, indepentente de acreditar ou não; Meu recado para você é o seguinte: não racionalize demais; Absorva o sentido do texto, a reflexão; Se você entendeu o sentido do texto, deveria ter entendido o sentido da analogia!! “Tudo o que você escreveu está absolutamente certo.” … “depois é que estragou tudo” … nonsense desculpe, não consegui ler seu segundo comment até o final… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
13 fevereiro de 2009 11:06 am

HAhHAhAhAhHa!! O modo como foi escrito o comentario do anônimo foi muito engraçado. Denotava um medo terrível de que os xiitas dominassem o mundo através do meu “chamamento”. Menos, gente, menos… por que raios precisamos ser excludentes em questão de fé, religiosidade e conhecimento científico? Ser xiita em prol da religião é tão grave quanto ser xiita em prol da ciência. A cegueira de ignorar a influência dos mitos em nossa vida ficou mais do que evidente nesse comentário!!! Acho que ele não leu posts como os de Jung e “O poder do Mito”. Continuo com minha opinião de que… Read more »

...
...
13 fevereiro de 2009 4:54 pm

Anuar

Tem gente que além de ter seu ego exaltado, não diz nada, pois é vazio por dentro. Tudo o que vc falou é TÃO ÓBVIO. Diferentemente do Dr. RG. Que vai um pouco mais além do que vc.

Anônimo
Anônimo
13 fevereiro de 2009 10:10 pm

O problema não é a bíblia, mas sim, aqueles que se julgam seus intérpretes ou porta-vozes exclusivos e “onipotentes”.

Rose*
Rose*
13 fevereiro de 2009 7:09 pm

Este meu recado é para alguns: Um dia você vai deixar cair um lágrima cheia de significado. Você não vai conseguir expressar por palavras aquilo que você descobriu. Você vai entender tudo, o seu passado e os seus motivos. Vai perceber a importancia de cada mínima coisa na contrução de algo tão grande. Você vai chorar de ENTENDIMENTO. Você vai perguntar a si mesmo o porquê de não ter descoberto incomparavel maravilha antes! Você vai perceber FINALMENTE tudo o que fala a Bíblia, tudo o que falam todos os livros do bem, você vai ENTENDER o que falaram os MESTRES.… Read more »

Anônimo
Anônimo
14 fevereiro de 2009 6:19 am

Essa obssessão pela ocupação nos dias de hoje é um pé-no-saco… percebia há tempos que muitos a minha volta acham que se não estiverem trabalhando ou estudando não estão fazendo nada… e quando eu digo que À vezes estou fazendo mais ao descansar do que ao trabalhar, acham que sou “vagabundo”.. isso é ótimo para os chefes deles, que são os que realmente lucram com o trabalho, a única coisa “útil” na vida dos workaholics…
Valeu por mais um ótimo texto, dos muito ótimos textos do site.

Ro
Ro
14 fevereiro de 2009 8:46 am

Ai dio mio…
Não entendo nada de blogs, não conheço sua funcionalidade, só sei q te li e agora a pergunta q não quer calar: “Quem és tu criatura?!!”, q escreveu um texto sobre o “Conversando com Deus” e me fez querer te ler, te ler e te ler eternamente???… e te buscando de outras maneiras cheguei ao dia de anteontem e li sobre “o tempo”…
Até agora (foram poucos minutos) não te nomeei (e nem vc pra mim) mas ansiosa aqui. Onde vc se mostar (além das palavras?) onde leio VOCÊ?..

Fiat Lux
Fiat Lux
14 fevereiro de 2009 9:14 am

Gente, vcs estão muito estressados e neuróticos…rs

Pra que complicar e intelectualizar algo tão simples como a contemplação???

Estou com o Titânico e a Rose!

Desarmem-se, relaxem, fujam das grandes cidades por um momento, para fazer caminhadas bucólicas, tomar um banho de cachoeira, acender uma fogueira de noite, observar as estrelas, enfim, vão curtir mais a natureza e sintam o que ela vos fala ao coração!

Abraços a todos

...
...
14 fevereiro de 2009 10:13 am

Rose

O problema não são as belas mensagens metafóricas da bíblia.
São as MENTIRAS que estão ali há séculos, modificadas pelo homem ao longo dos tempos, ou escritas pelos originais autores, em que muitas pessoas do séc XXI AINDA acreditam literalmente. E o pior, ensinam para os nossos filhinhos quando estamos longe deles.
Liberdade!

Solius
Solius
14 fevereiro de 2009 10:42 am

RG, Permita-me discrepar do conteúdo das palavras dirigidas ao dono deste site. Sua defesa pode não ter abarcado a complexidade que o tema requer, mas as colocações não distam, por isto, da verdade. “…apresentada através de uma agressividade, no mínimo, interessante.” Nosso colega ‘…’ pôs-se a desdenhar em cima de tema que visivelmente desconhece, e é aí que uma crítica deveria ser construída. Veja que, pelas ‘indagações’ que lançou, percebe-se nitidamente que sequer leu aquilo que condena, assim como o anônimo logo acima. Se houve então um tom ‘agressivo’ da parte do Saindo da Matrix, está justificado pelo conteúdo da… Read more »

Mcnaught
Mcnaught
14 fevereiro de 2009 11:26 am

Hoje começa a Era de Aquarius

Sábado 14/02/2009.

A Lua está na sétima casa.
E Júpiter se alinha com Marte.
Já é!

“quando a Lua estiver na sétima casa e Júpiter
se alinhar com Marte, a paz guiará os plane-
tas, e o amor moverá as estrelas”. E anunciam:
“Este é o alvorecer da Era de Aquarius.”

Ja to ouvindo a música do filme Hair rs.

Seja bem-vinda era de Aquarios. Que vc traga sim paz e amor aos corações.

http://oglobo.globo.com/blogs/arnaldo/post.asp?t=hoje-comeca-era-de-aquarius&cod_post=161466

[]´s

Maíra
Maíra
13 fevereiro de 2009 4:52 pm

RG
Quanta arrogãncia, hein?

Anuar
Anuar
13 fevereiro de 2009 2:52 pm

Concordo com você, Neo Zara: tem gente que vem fazer dissertação nos coments. Enfadooonho…Mas e o post, hein galera?

Neo Zaratustra
Neo Zaratustra
13 fevereiro de 2009 1:56 pm

a habilidade do pessoal aqui de desviar do assunto principal é impressionante!

Anônimo
Anônimo
13 fevereiro de 2009 12:00 am

“Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio – e eis que a verdade se me revela.”
(Albert Einstein)

O Silêncio…

Muitos pensam que o silêncio é algo negativo, vazio. Que é apenas ausência de sons e ruídos e nada realiza. Pensam assim porque eles não tiveram a experiência e, dessa forma, não são capazes de avaliá-lo. O silêncio, no sentido místico, é totalmente positivo, existencia, luminoso, musical. Nosso mundo interior é profundamente, eternamente silencioso.

…Esta experiência transformará a sua vida…

Upload Imagens

Titanico
Titanico
13 fevereiro de 2009 8:19 am

Fala pessoas.. Não sei por que razão, nunca gostei de praia… faz uns 09(nove) anos que não vou. Prefiro piscina… Ou melhor: prefiro descanso. Detesto agitação nos momentos de folga, já que minha vida profissional e religiosa se resume a “ouvir pessoas”. Sempre que tenho uma brecha, vou para o interior de Minas… cidade pequena… casa num local alto, onde deve passar uns 02(dois) carros por dia. Deito em um rede… já cheguei a ler 11(onze) livros em 10(dez) dias… Qdo “canso” de ler, pego o violão que está do lado. Não sei tocar bem… mas e daí?! Qdo “canso”… Read more »

Fernando de Sá Leitão
Fernando de Sá Leitão
13 fevereiro de 2009 9:12 am

Magnífico o post e o texto do Rabino tb. Essa prática da “pausa” é algo que já procuro realizar.

Anônimo
Anônimo
13 fevereiro de 2009 9:14 am

Comentador: – histórinha de que Deus criou o mundo em 6 dias e no sétimo ele descançou…/Adão e Eva & CIA ilimitada…/diabo teológico, – etc… “SAINDO… da Matrix”: – Infantilidade é não perceber que essas lendas e mitos nos falam muito mais, //e com mais propriedade, do que toda a informação “relevante” (seja do ponto de vista científico, monetário, filosófico ou sociológico) que o homem cego e cínico para si e para os outros consegue adquirir em vida.// Amigo Talvez fosse interessante uma revisão neste parágrafo. Analisando a forma como foi escrito, podemos interpretá-lo como uma Apologia à Ignorância; apresentada… Read more »

ughi
ughi
13 fevereiro de 2009 12:10 pm

quem precisa de tempo se você pode ter a eternidade de um momento? e se eu posso rasgar um coração me dou o privilégio de sorrir na cara do desespero. porque hoje eu sou pra sempre.

(não que eu saia rasgando corações pela rua afora) 😉

Neo Zaratustra
Neo Zaratustra
13 fevereiro de 2009 12:30 pm

Acid, é verdade. A metáfora é muito significativa. É simplesmente hilário o modo como o homem foi induzido a estar 100% do tempo com sua mente ocupada. O que significa, trocando em miúdos, estar 100% do tempo distante da paz. A indústria do entretenimento fez o trabalho direitinho. A nossa cultura é a cultura da ressaca e do divertimento, mas tudo não passa de uma estratégia para fugirmos de nós mesmos. Isto é muito claro e óbvio. É um ciclo vicioso, acordar, ir para o trabalho, chegar em casa, e o trabalho continua… com divertimento, ou ressaca no dia seguinte.… Read more »

...
...
13 fevereiro de 2009 12:40 pm

É só indagar um pouquinho e veremos o quanto essas histórias descritas na Bíblia não passam de mentiras para boi dormir. Até uma criança com um razoável arquivo sideral adquirido em encarnações precedentes pode contestar essa coleção de absurdos encerrados na bíblia. Vamos aos exemplos: . Se o diabo foi um anjo decaído e existia muito antes da Terra e do homem, logo eu quero saber por que, então, Satanás possuía pés de cabra, cauda de leão, chifres de boi, asas de morcego e unhas de gavião, já que havia sido criado bem antes de existirem tais bichos? Interpretando a… Read more »

Anuar
Anuar
13 fevereiro de 2009 12:58 pm

Sensacional post, pois acho que a angústia do “ter o que fazer” é o norte dos dias atuais. Tem vezes em que eu termino o fim de semana cansado de tantos eventos que não dizem nada. Gostaria mesmo é de estar na natureza, coisa da qual o homem urbano está cada vez mais distante. O homem da cidade não conhece o horizonte, as estrelas, leva uma vida guiada pelo relógio e pelas luzes, não sabe mais ler os sinais da Terra. Tem criança que nunca viu uma vaca, uma galinha, e é muito triste isso. Como ter amor por algo… Read more »

RG
RG
13 fevereiro de 2009 1:23 pm

Alexandre Silverfox Peço-lhe devidas desculpas pelo transtorno; mas posso lhe tranqüilizar como médico e repórter, esclarecendo ser uma reação típica à falta de leitura ou ao costume da mesma, caso seus olhos estejam saudáveis. Talvez por causa da Câimbra causada pelo meu comentário, esteja havendo confusão. O comentarista responsável pelo primeiro comentário se identificou através de reticências: “…”; o segundo comentário, este que lhe provocou câimbras, foi feito por mim que posso me identificar como Roberto GoldenElephant, caso lhe soe melhor. Concordo com você em relação à Anologia pertinente às possíveis análises. E, reintero meu comentário, não lido e criticado… Read more »

...
...
14 fevereiro de 2009 12:00 pm

” Nosso colega ‘…’ pôs-se a desdenhar em cima de tema que visivelmente desconhece, e é aí que uma crítica deveria ser construída. Veja que, pelas ‘indagações’ que lançou, percebe-se nitidamente que sequer leu aquilo que condena.”

Prove o que disse ‘Solius’.
Não vejo fundamento no que afirma.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.