TAO: VIRTUDES E DESEJOS

Lao Tsé; Tao Te Ching verso 38 – SOBRE AS VIRTUDES

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é taoteching.gif

O homem de Virtude Superior não está preocupado com sua virtude porque ele é virtuoso.
O homem comum fica preocupado com suas virtudes porque não é virtuoso.
O Sábio parece que nada faz pois permanece na não-ação.
Certamente nada fica sem ser feito.
O homem inferior se movimenta muito e certamente deixa de realizar o essencial.
A Benevolência precisa atuar mesmo sem objetivos.
A Justiça precisa atuar e procura um objetivo.
O Dogma precisa atuar através da observação e a força para submeter os homens.
Por isso quando o Tao se perde, aparece a virtude.
Quando a virtude se perde, aparece a benevolência.
Quando se perde a benevolência aparece a Justiça.
Quando a Justiça se perde, aparecem os dogmas e o moralismo.
Os dogmas e o moralismo são a casca da fidelidade e da lealdade e o começo da confusão.
Os adivinhos e falsos profetas são a aparência do Tao e o começo da estupidez.
Por isso o Sábio conserva-se na Infinita Profundidade e não na superfície.
Habita no fruto e não na flor.
Vive no ser, e não na aparência.
Tao Te King – Trad. Albe Pavese (Ed. Madras)

Lao Tsé; Tao Te Ching verso 45 – EXTENSÃO DA VIRTUDE

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é taoteching.gif

A Suprema Perfeição parece imperfeita mas seu efeito é impecável.
A Suprema Abundância parece austeridade mas, em seu uso, é inesgotável.
A Suprema Retidão parece tortuosa.
A Suprema Habilidade parece inepta.
A Suprema Eloquência parece gaga.
O Movimento vence o frio.
A calma vence o calor.
Pureza e calma são as medidas do Universo.
Tao Te King – Trad. Albe Pavese (Ed. Madras)

Comentários de Huberto Rohden:
Tudo o que é do mundo da qualidade é ignorado pelo mundo das quantidades. A qualidade não está sujeita a tempo e espaço, porque é do eterno e do infinito. E, por isso mesmo, o que não pertence ao mundo da qualidade é taxado pelos cultores das quantidades como irreal e ilusório.
O cego acha normal a escuridão – e anormal a luz. O surdo acha normal o mundo sem som – e anormal o mundo do som. O doente que nunca conheceu saúde pode achar normal a doença – e anormal a saúde.
Por isso disse alguém: “A loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria dos homens – e a fraqueza de Deus é mais forte que a força dos homens”.
As grandes verdades quase sempre aparecem em forma de paradoxos – que não devem ser explicados – mas aplicados.

Lao Tsé; Tao Te Ching verso 46 – MODERAÇÃO DOS DESEJOS

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é taoteching.gif

Quando o Tao reina no Império, os cavalos de guerra são usados para arar os campos.
Quando o Tao se perde no Império, os cavalos de guerra enchem os arredores da cidade e pastam até nos lugares sagrados.
Não há pior mal que perseguir os desejos.
Não há maior infelicidade do quer ser insaciável.
Não há erro maior que a cobiça.
Por isso, aquele que não conhece o contentamento jamais se bastará a si mesmo.
Tao Te King – Trad. Albe Pavese (Ed. Madras)

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
61 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
thiza
thiza
8 fevereiro de 2008 1:19 pm

Uma brisa de liberdade e ompreensão destrói babéis ;rasga papéis , inverte bedeus; elimina réus ,refresca mentes e corações emperdenidos.
Parabéns , Acid.

O QUE VALE É TRANSFORMARMOS A ÀGUA ESPIRITUAL DA FONTE EM QUE BEBEMOS NO PÃO e cearmos juntos as mesmas; COMUNGARMOS TODOS PENSAMENTOS, PALAVRAS, ATOS E OMISSÕES CONFESSAS; QUE FAZEM DE NOSSAS ATITUDES COERENTES COM A VONTADE DO UNIVERSO.
AINDA QUE SILÊNCIO eTERNO.

PAZ E BEM NO AMOR ,thiza

Olim, que a Paz esteja em seu LAR.
o Deus que habita em mim ;deseja o Amor para o DEUS que habita em todos vcs todos! beijos.

Rose
Rose
9 março de 2008 11:11 am

Oi Acid… Sou leitora dos boletins do SomosTodosUm e gostaria de discutir com você sobre alma e espirito, conceitos estes que ainda(apesar de minhas leituras)me deixam bem confusa. Como faço para contacta-lo sem ser por aqui? Um abraço.

Coringa
Coringa
11 fevereiro de 2008 1:35 pm

Aproveitando o gancho da Thiza: “CREAR é a manifestação da Essência em forma de existência – CRIAR é a transição de uma existência para outra existência.” O físico Amit Goswami disse: “O cérebro nos dá consciência, inteligência, todas essas coisas. Mas descobrimos, na Física Quântica que a consciência é necessária, o observador é necessário. É o observador que converte as ondas de possibilidades, os objetos quânticos, em eventos e objetos reais…” O EGO neste contexto, nada mais é que um ‘observador’, um ‘agente-experimentador’…e nós o inflamos e o tornamos o CENTRO e a razão de tudo. Nós ‘SOMOS’ imersos no… Read more »

Obb
Obb
10 fevereiro de 2008 10:05 pm

Caracas, gugu, arrasou no comentário! obrigado. 🙂

thiza
thiza
10 fevereiro de 2008 8:23 pm

BONDADE Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta. Nelson Mandela P.S. Advertência (Joel Goldsmith) A substituição da tradicional palavra latina CREAR pelo neologismo CRIAR é aceitável em nível de cultura primária, porque favorece (?*) a alfabetizaçãodispensa esforço mental (?*)-mas não é aceitável em nível de cultura SUPERIOR… Read more »

Anônimo
Anônimo
10 fevereiro de 2008 5:41 pm

Pronto gente! O capeta já foi…podem continuar postando! 😆

Coringa
Coringa
9 fevereiro de 2008 9:47 pm

😮 acho que já tô na fila pra mais uma encarnação…

sssssssssseduççççããoo
sssssssssseduççççããoo
9 fevereiro de 2008 9:29 pm

😈 Pensam que é fácil livrar-se mim, é? hahahahaha

hummm…nos veremos em breve…em
alguma balada da vida…hahahaha

Bono
Bono
9 fevereiro de 2008 8:51 pm

Estudo do verso 46, by Bono =)

>>Quando o Tao reina no Império, os cavalos de guerra são usados para arar os campos.
Quando o Tao se perde no Império, os cavalos de guerra enchem os arredores da cidade e pastam até nos lugares sagrados.<< Cavalos aqui é usado como uma analogia para os 5 sentidos e a mente, ou as energias do indivíduo, e império é analogia para o indivíduo. Quando se está no Tao, os sentidos trabalham a favor do indivíduo, quando o tao se perde, até oque há de sagrado no indivíduo é agredido. >>Não há pior mal que perseguir os desejos.
Não há maior infelicidade do quer ser insaciável.
Não há erro maior que a cobiça.
Por isso, aquele que não conhece o contentamento jamais se bastará a si mesmo.<< Quanto mais se alimenta os desejos com atenção e energia, mais ele crescem, e mais onerosos eles se tornam, fazendo o indivíduo miserável. O contentamento do Tao faz o indivíduo perder o interesse por desejos e cobiças, quem não compreende o Tao está fadado a ter desejos, que se tornam insaciáveis, e cobiças.

Anônimo
Anônimo
9 fevereiro de 2008 8:38 pm

Como dizia meu amigo Shake

-Ser ou não ser…eis a questão!

Gugu
Gugu
9 fevereiro de 2008 8:07 pm

Gostei do post. Queria comentar algumas coisas… “O homem de Virtude Superior não está preocupado com sua virtude porque ele é virtuoso.” Esse frase resume todo o conteúdo do verso 38 do livro de Lao-tsé. Ela é muito importante, e há muitas coisas que estão implícitas nela. O Tao é virtude, mas a virtude não é o Tao. A virtude que existe separada do Tao não é a verdadeira virtude; ela é uma virtude forçada. Tudo o que decorre do Tao é espontâneo/natural. É por isso que o homem de virtude superior não sepreocupa com sua virtude. Claro que não!… Read more »

emanuelly
emanuelly
9 fevereiro de 2008 4:06 pm

Não concordo muito com isso…Minha satisfação esta em fazer,conquistar, descobrir…Se´pre mais,sempre a frente.Obstaculos podem ser contornados(E não destruidos^^).Pra mim o mundo ideal teria cidades comvivendo com florestas,Tecnologia avançada comvivendo pacificamente com paradigmas antigos.

Como saberemos nossos limites se não desafia-los??^^

Coringa
Coringa
11 fevereiro de 2008 2:19 pm

Acho que encontrei uma boa resposta para a questão MORAL/ÉTICA X TAO (e isto apresentado por um físico quântico): “Amit Goswami: Acho que essa também é uma pergunta muito difícil, muito sutil. Realmente, se considerarmos a ética compulsória, não parece haver escolha. Mas a ética não é tão definida: é muito ambígua. Lembro de uma história que o grande filósofo Jean-Paul Sartre contava. Suponha que voce vá em uma expedição de natação, ou melhor, de barco, e o barco afunde. Voce está com um amigo, voce sabe nadar, mas ele não. Mas voce não é muito forte. Se tentar salvá-lo,… Read more »

Geninha
Geninha
12 fevereiro de 2008 11:08 am

Todas às vzs que leio sobre o Taoísmo , aqui (nunca li sobre o Tao sem ser aqui:), lembro do que Jesus ensinou: “Por isso, todo o doutor da Lei instruído acerca do Reino do Céu é semelhante a um pai de família, que tira coisas novas e velhas do seu tesouro.” É como se o Ego fosse o pai de família, o Id o tesouro e o reino dos céus o SuperEgo. Mas como eu não sei mais o que é Ego, o que é Id e muito menos superego… Isso é muito confuso. Posso dizer da minha maneira… Read more »

Geninha
Geninha
11 abril de 2021 10:24 pm
Reply to  Geninha

Cada dia um pouco melhor… Nossa, é tão bom esse encontro com a gente mesmo, né?!

Vc tinha tanto medo da popularidade, da responsabilidade.

Geninha
Geninha
12 abril de 2021 9:20 am
Reply to  Acid

Pelos dois pontos. No texto essa parte havia me chamado atenção: “Por isso disse alguém: “A loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria dos homens – e a fraqueza de Deus é mais forte que a força dos homens”. As grandes verdades quase sempre aparecem em forma de paradoxos – que não devem ser explicados – mas aplicados.” Quando cheguei mudei de comportamento ao observar o Olim, ele sempre falava de suas vivências. Não entendi muito do que ele queria que comentasse aqui não. Mas ficava sempre com aquela sensação de que ele indicava o “acolhimento da dor”(presente)… Read more »

Geninha
Geninha
12 abril de 2021 9:41 am
Reply to  Geninha

“Tendo-se retirado de Saul o Espírito do SENHOR, da parte deste um espírito maligno o atormentava” (1 Samuel 16:14). Isso também é mencionado em 1 Samuel 16:15-16, 23,18:10 e 19:9”

Saul e Davi.
Tribo de Benjamim e Judá. Apenas a arpa tocada por Davi acalmava Saul – música.

Geninha
Geninha
12 abril de 2021 9:56 am
Reply to  Geninha

Harpa*. Ano passado li um texto ligando Davi a uma deusa egípcia que desceu ao submundo e foi ajudada por um “sacerdote” que lá estava. Queria encontrar pra compartilhar, mas apenas pelo que me lembro não encontro o link.

Enfim… o texto remete desde a espada de Dâmocles à harpa de Davi… mas o feminino adoeceu, né?! (Desejo/eletromagnetismo)

Geninha
Geninha
13 abril de 2021 12:00 am
Reply to  Acid

Estava em uma linha de raciocínio, conversando entre as postagens e vendo o que estava pegando pra mim. (Nesse momento me importa saber pq meu útero está doente – feminino) Na época (Babilônia) apenas os sábios foram exilados. A sabedoria era muito valorizada pelos babilônios… https://www.saindodamatrix.com.br/direito-social-vacina/#comment-139111 Já a realidade brasileira gira em torno de números duvidosos e pouca informação. Seja científica ou espiritual. As discordâncias entre os comentários são normais, defesas do ego. Observa, chegam aqui e não querem saber se você está bem ou não. Chegam falando o quanto estão decepcionados com isso e aquilo. E quem disse que… Read more »

Geninha
Geninha
14 abril de 2021 3:15 pm
Reply to  Geninha

https://www.saindodamatrix.com.br/jung-mente-dos-profetas/ (Revendo estudos) Conhecendo Jeremias: As partes históricas do Livro de Jeremias fornecem relatos detalhados de sua vida externa, evidentemente derivadas de uma testemunha ocular – provavelmente seu pupilo Baruque. As profecias de Jeremias dão uma visão de sua vida interior e, em razão de sua qualidade subjetiva, explicam seu caráter e suas lutas internas. De natureza gentil, ansiava pela paz e felicidade de seu povo, em vez de ser obrigado a proclamar sua destruição e a testemunhar essa calamidade. Uma tarefa que não poderia deixar de sobrecarregar seu coração com tristeza. Jeremias nasceu no ano 650 a.C, em Anatote,… Read more »

Olim
Olim
12 fevereiro de 2008 12:12 pm

Peço desculpas pela minha falta de atenção em relação aos seus comentários… Eu não sabia quem era Jonas, Leviatã… Nem sei quem é\era Nietzsche… Não sei o que é o Tao… Desconheço quase todas as citações Bíblicas… Eu não consigo tratar de temas quando ele aponta para definições, conceitos, coisa acabada. Aliás, hoje fujo dessas discussões pelo simples motivo de que nada é. A palavra escrita não é a mesma coisa escrita; a melhor(ou pior) ação/idéia/sentimento do mundo que se possa conceber nunca poderia ser definitiva. Acho que o que Nietzsch, Einstein, Jung, Freud, a Bíblia, o Tao…citam, definam, conceituam,… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
9 março de 2008 12:33 pm

Oi, Rose. Para conversas sobre esse tipo de coisa, recomendo a Lista Voadores
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores

Geninha
Geninha
16 fevereiro de 2008 9:20 am

hfrige , eu entendi tudinho. E fiquei muito feliz em perceber que não importa se é Buda ou Jesus, o mediador, as percepções não se diferem.

Grata, por compartilhar parte de tuas idéias de uma forma tão clara.

Abs!

hfrige
hfrige
14 fevereiro de 2008 8:08 pm

Oi muito lindo e amoroso tudo o que voces escrevem,e como falou Olim eu acho que e apreendendo tudo de todos e de tudo e que vamos fazendo o Tao que como falaram antes e o caminho,pelo tanto eu acho que estamos aqui e nos esquecimos de onde viemos porque nossa vida material biológica atual e uma pequena porção de nossa camoinada de nosso Tao para alguns miles de anos para outros fragmentos do todo bem menos.O que parece que nos fragmentos (alma individual???) viemos do todo com o trabalho tarefa etc de construr a densificçaõ da materia este mundo… Read more »

Geninha
Geninha
12 fevereiro de 2008 3:19 pm

É claro que são circustâncias Olim. Se fosse para me encontrar, como vc supõe, me encontraria nelas… Mas se for falar de mim mesmo, uma palavra basta: Guerreira. Falar da minha vida… Cara, eu venci na vida, consegui tudo o queria…nada me foi negado…queria casar e constituir familia, consegui! Queria trabalhar no ramo da construção, consegui!Consegui tudo… Não tenho estudo, mas nada me limitou, nem mesmo a falta de grana… Só não consegui o que não quis… Só que pra conseguir, tive que passar por cima de mim mesma, muitos sentimentos reprimidos… lembranças e etc..Entende…? Agora na condição de mãe,… Read more »

Geninha
Geninha
11 abril de 2021 10:32 pm
Reply to  Geninha

O pior é que em um determinado comentário escrevo que “tenho vergonha de falar de mim”. Sim, tinha. Na vida real era/sou a ouvinte/conselheira.

O ciclo de morte e renascimento era/é doloroso.

Olim
Olim
12 fevereiro de 2008 2:54 pm

“…Quem sabe que estudando tudo de tudo e de todos vc realmente “se encontre””…

Acho que a construção não ficou legal, mas era para ser mais ou menos assim:”Quem sabe que estudando tudo (de tudo e de todos) vc realmente “se encontre””.

E coloquei o SE ENCONTRE entre aspas, somente dando aquela idéia passada do “Conhece-te a ti mesmo”, mas que para mim é cada dia mais nova, original, criativa, amorosa….

Um cheiro…

Geninha
Geninha
12 fevereiro de 2008 2:46 pm

“pudia” doi…
Não dá cara…eu fico muito envergonhada em falar de mim…
No próximo comentário serei uma nova mulher…rsrs

Comi letras pq estou no laptop, não estou acostumada com ele.

Agora estudar “tudo e Todos” é boa…Daonde vc tirou isso?

Abs!

Olim
Olim
12 fevereiro de 2008 2:38 pm

Geninha, querida(com todo carinho): Essas passagens descritas de sua vida parece-me(sem julgamentos, tá?) mais circunstâncias de sua vida do que ela propriamente dita. Toda pessoa, inclusive a que aqui se encontram, tem também suas circusntâncias, independentemente do mérito de ser uma “boa” ou “má” vida. O que realmente tem me chamado a meditar são até que ponto podemos limitar a intromissão das circusntâncias em nossas vidas, de modo que não “caiamos” na enganação dela mesma. Que circunstâncias poderiam ser essas? Talvez a pobreza(bem como a riqueza); talvez a falta de oportunidades de estudar(bem como o excesso de conhecimento); talvez a… Read more »

Geninha
Geninha
12 fevereiro de 2008 2:26 pm

Tá vendo…Tenho muita dificuldade em falar de mim..não gosto não… Sou timda e introvertida. Não preciso me encontrar não… Já nasci pronta…E desde de pequena ouço que sou escolhida do ventre, ou seja, Já conheci Deus antes mesmo de nascer…Eu só quero explicar as coisas que me cercam… Vejo pessoas sendo curadas do cancer, pessoas largando vicios, já presenciei tantos milagres…aMilagres em minha mãe, em meu pai…em mim… Queria explicar essa paixão que as pessoas tem por Jesus… Miha mãe acredta em inferno…em demonios..acredita em cada coisa…Acho bonito a inocencia dela, e a força que ela tem hoje…Ela faz campanha,… Read more »

Geninha
Geninha
12 fevereiro de 2008 2:10 pm

Mas se vc quer que eu fale de mim. Ok! Quando nos mudamos para São Paulo, viemos morar na casa da minha avó(paterna/paidrasto). A nossa vizinha, dona Miriam, era louca. Eu adorava a dona Miriam…Gostava de pentear mexer no cabelo dela…e ficar ouvindo as histórias que ela contava. Nos eramos muito pobres, mas dona Miriam era mais…Então, sempre que pudia levava um prato de arroz com chuchu pra ela…Mas às vzs la pirava de verdade, e os vizinhos chamavam os médicos… Eles vinham amarravam ela e jogava dentro da “ambnlância”. Depois quando ela voltava, ela voltava calma, cabeça raspada e… Read more »

Olim
Olim
12 fevereiro de 2008 1:39 pm

Tudo bem, Geninha…

O quê mais me chamou a atenção deste site é a característica de mostrar aquilo aos outros que elas acreditavam como certas e inquestionáveis. Isso realmente me encantou. Principalmente nos temas tidos como religiosos, onde aqui estamos mais para “bruxos” do que para “inquisitores”.

Realmente não posso acrescentar em nada em seu objetivo, que é estudar e respaldar o seu ser na bagagem acumulativa do conhecimento, e não se encontrar.

Quem sabe que estudando tudo de tudo e de todos vc realmente “se encontre”.

Geninha
Geninha
12 fevereiro de 2008 1:18 pm

Ah Olim… Falo muito de mim aqui, mais do que qualquer um que prefere se esconder atráves de palavras bem fomuladas, mas vazias no seu contexto. E nem por isso, acho isso menos ou mais belo. Gosto do seu modo de escrever e mesmo quando vc “viaja na batatinha” acho bonito, pq é o seu jeito, a mim, parece verdadeiro e inquestionável. Acho que falar do outro, discustir sobre o que outro sente, uma grande perda de tempo… Mas discutir sobre o que ele pensa dentro do que ele acredita uma grande troca de expiriências. Que legal que vc não… Read more »

Krokitos(Agora com Nova Embalagem)
Krokitos(Agora com Nova Embalagem)
9 fevereiro de 2008 12:00 pm

Obrigado pela explicação Thiza, e ao Coringa valeu pelo download vai ser de grande ajuda.
Abraços

Coringa
Coringa
8 fevereiro de 2008 10:16 pm

Para download em pdf:

TAO TE CHING
O Livro do Caminho e da Virtude
[Lao Tse]
Tradução do Mestre Wu Jyn Cherng
http://www.aikidojoinville.com.br/amaj/tao_te_ching.pdf

Coringa
Coringa
7 fevereiro de 2008 11:39 pm

PS: tb não tô querendo transferir minha própria responsabilidade quanto a isto, à terceiros…ou melhor, tô tentando…rs

Coringa
Coringa
7 fevereiro de 2008 11:25 pm

Cara, esse ‘insight’ q vc me passou, ainda tá ecoando na minha cabeça!

Esse lance da educação/doutrinação individualista, é uma tremenda barreira…atrapalha até a análise/reflexão de conceitos, como este que discutimos aqui. Tô ‘sentindo’ isto neste exato momento!

Que merda q é isso, não?

Coringa
Coringa
7 fevereiro de 2008 11:07 pm

Tem razão Renato.
E tb, se pensarmos que somos indivíduos ‘isolados’, separados, desconectados do outro(s), as coisas parecem mais complicadas mesmo. Mas se estamos/somos ‘conectados’ tal qual um ‘organismo'(indivíduo) em um ‘corpo maior'(humanidade), a mudança ‘individual’ altera ou pelo menos, tem maior poder de influência/ação sobre os outro(s).
É, tvz aí o Tao, incluindo o conceito de ‘não ação’, possa ser melhor compreendido em relação à sua ‘eficácia’.
(ficou meio ‘grosseira’ a exposição da idéia, mas enfim…)

Renato
Renato
7 fevereiro de 2008 10:20 pm

Talvez Coringa. Porém você se impressionaria como tudo pode mudar em apenas alguns nanossegundos.

Solius
Solius
7 fevereiro de 2008 8:22 pm

Ei, e a campanha em prol do boicote às próximas olimpíadas, vai sair ou não? :))

Um bom link para quem se interessa pelo que acontece por lá:

http://blog.gonsales.tv/

Coringa
Coringa
7 fevereiro de 2008 6:51 pm

Lendo o verso 38 – Sobre as Virtudes – e observando a ‘escala/hierarquia’ de ‘condições’ humanas que vão desde o ‘Tao’ (como condição ideal), até à estupidez (como a mais baixa na referida escala), e constatando em nossa realidade, o quanto de estupidez ainda existe e quão longe parecemos estar (enquanto coletividade) do ‘Tao’, fico pensando se o próximo ‘salto’ na escala evolutiva da humanidade não seria simplesmente a ‘superação da barbárie’…nada mais nada menos que isto!
Já seria uma grande diferença, não?

Renato
Renato
7 fevereiro de 2008 5:23 pm

Lendo o verdo 38 vejo que, sob esta ótica, estamos muito longe não somente do Tao, mas também da virtude e da benevolência e, porque não, da Justiça. É claro que o nosso mundo ignora a qualidade, e o pior é que ignoramos sabendo o que estamos fazendo. Jesus realmente foi muito bom ao dizer que não sabíamos o que estávamos fazendo. E o verso 46 só mostra que continuamos a errar.

Derkian
Derkian
7 fevereiro de 2008 4:42 pm

muito bom!
[A Suprema Perfeição parece imperfeita mas seu efeito é impecável.]

Coringa
Coringa
7 fevereiro de 2008 1:55 pm

Boa análise do Trovador…tb penso que é por aí mesmo. O ‘não apegar-se’, o ‘não identificar-se’ com a ‘ação’. Agora, se é fácil ‘agir’ assim, aí é outra história.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
7 fevereiro de 2008 1:30 pm

Sim, trovador. A parabola está aqui
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2006/11/parabolas_zen.html

De fato, não creio que a ação perfeita gere “karma ruim”, mesmo que não pareça muito boa pra nossos olhos.

Trovador Oriental
Trovador Oriental
7 fevereiro de 2008 12:21 pm

Ola Acid. O Tao Te King realmente traz muita sabedoria. Quando li o verso 38, me lembrei do “Wu Wei”, o “não agir” da tradição Taoista. Essa foi uma filosofia que eu demorei muito tempo pra começar a entender, e acho que devo meu meu inicio de compreensão aquela parabola oriental do monge que atravessou a jovem através do rio. Você conhece? É uma história simples, mas muito rica. E nenhuma outra coisa havia me ajudado tanto a entender a filosofia do “não agir” como essa parabola. O “não agir”, não significa de maneira nenhuma ficar parado, mas sim a… Read more »

Renato
Renato
7 fevereiro de 2008 11:47 pm

Com certeza. E infelizmente nossas escolas estão cada vez mais passando o conhecimento ao invés de deixar com que o aluno o construa. Paulo Freire está mais morto do que nunca, triste.

Coringa
Coringa
8 fevereiro de 2008 12:10 am

Esta questão da ‘ação perfeita’ que o Acid mencionou, tb é algo que me intriga.
Tvz as próprias PALAVRAS atrapalhem um pouco o verdadeiro sentido/compreensão deste ‘conhecimento/saber/ser’ (ou seja lá o que melhor ‘defina’) que é o TAO!
Assim, questiono se aquilo que é denominado de “ação perfeita” tem algum tipo de relação com(ou está de alguma forma ‘acima de’) a MORAL?

thiza
thiza
8 fevereiro de 2008 9:25 pm

TAO para krokitos, Tao (pronuncia-se tao, mas na grafia chinesa Pinyin escreve-se Dao) significa, traduzindo literalmente, o Caminho, mas é um conceito que só pode ser apreendido por intuição. O Tao não é só um caminho físico e espiritual; é identificado com o Absoluto que, por divisão, gerou os opostos/complementares Yin e Yang, a partir dos quais todas as «dez mil coisas» que existem no Universo foram criadas. É um conceito muito antigo, adotado como princípio fundamental do taoísmo, doutrina fundada por Lao Zi. Índice [esconder] 1 O Tao é a espontaneidade natural 1.1 O modo de caminhar taoista 2… Read more »

Coringa
Coringa
8 fevereiro de 2008 8:41 pm

Ótima pergunta Krokitos!

A questão está em aberto…

Krokitos (Agora com Nova Embalagem)
Krokitos (Agora com Nova Embalagem)
8 fevereiro de 2008 8:16 pm

O que seria o “Tao” ?

Coringa
Coringa
8 fevereiro de 2008 7:42 pm

A ciência e o TAO. O texto abaixo foi extraído do livro ‘As Conexões Ocultas – Ciência para uma vida sustentável’ de Fritjof Capra. Os comentários com (*)são meus, bem como os DESTAQUES ********************************* “A teoria da cognição de Santiago: A idéia central da teoria de Santiago é a identificação da cognição, O PROCESSO DE CONHECIMENTO, COM O PROCESSO DO VIVER(*O TAO?). Segundo Maturana e Varela, a cognição é a atividade que garante a autogeração e a autoperpetuação das redes vivas. Em outras palavras, é o próprio processo da vida. A atividade organizadora dos sistemas vivos, em todos os níveis… Read more »

Coringa
Coringa
8 fevereiro de 2008 7:21 pm

Caesar, essa palavra – DISCERNIMENTO – serviu como uma luva!

Caesar
Caesar
8 fevereiro de 2008 6:28 pm

Coringa > Agora vou pirar na batatinha…

Acho que não Coringa, faz todo o sentido sim, e essa relação conhecimento/sabedoria, seria o DISCERNIMENTO.
Com discernimento não tem-se mais ATITUDES PADRãO.
É a capacidade de considerar cada caso, um caso, livre de dogmas e valores do passado.
Acho BEEEMMM difícil chegar lá.

Coringa
Coringa
8 fevereiro de 2008 12:52 pm

😐 ufa! brigado Laine!

Rafa
Rafa
8 fevereiro de 2008 7:16 am

Sobre a doutrina (prefiro chamar de “filosofia”, na falta de um termo melhor) da não-ação, wu-hei, é como nossos colegas bem discutiram nos primeiros comentários, ou seja, não-agir não implica, de modo algum, em nada fazer. O não-agir é apenas trilhar seu caminho consciente de que suas ações interferem no equilíbrio dinâmico dos opostos, que caracteriza o Tao. Sendo assim, a melhor ação é a ação NÃO PREMEDITADA: wu-hei. Não-agir é, então, AGIR ESPONTANEAMENTE. Nesse momento é que se percebe a verdadeira sutileza destes ensinamentos, já que podemos ficar tentados a afirmar coisas como “Não se deve fazer planos” ou… Read more »

Laine
Laine
8 fevereiro de 2008 7:06 am

Não sei se é pq eu sou um tanto crazy 😆 rsrss! Mas pra mim faz sentido Coringa!
Acredito tb q temos que tirar o cada religião, filosofia tem de melhor. E não ficar criticando pontos que nao parecem certos.
Tente receber o que há de melhor e dê o q tem de melhor. Filtre.
Bjuss

Bono
Bono
8 fevereiro de 2008 7:56 am

Acho que é por aí mesmo, não agir a partir dos condicionamentos passados. Não tratar uma coisa no presente, olhando para as coisas do passado, porque o mundo está em constante mudança. As respostas corretas de ontem não necessariamente são corretas hoje, mesmo que as perguntas sejam iguais.

Coringa
Coringa
8 fevereiro de 2008 1:36 am

Agora vou pirar na batatinha… 1)Está me parecendo que o TAO não está VINCULADO com questões de ‘caráter'(SER), mas sim com o SABER/SABEDORIA – entendendo aqui como SABEDORIA, a melhor ‘FORMA’ (expertise) de se utilizar o CONHECIMENTO. Se assim for, então não estão os questionamentos MORAIS (estes mais afins ao ‘SER’) envolvidos diretamente na questão. 2)Utiliza-se comumente a palavra ‘CAMINHO’ como diretamente associada ao TAO. Assim, o TAO teria/tem mais a ver com o SABER/forma de COMO se deve ‘TRILHAR’ o CAMINHO/TAO (da vida?) Seria como se eu estivesse em uma cidade que nunca estivera antes e quisesse saber COMO… Read more »

alan o
alan o
7 fevereiro de 2008 11:19 am

lendo o blog de h k merton textos sobre a cabala identifico topicos sobre desejo bem semelhantes com esse verso 46

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.