TAO: AS VIRTUDES DO SÁBIO

Lao Tsé; Tao Te Ching – verso 15

taoteching

Antigamente os homens Sábios eram sutis, penetrantes, profundos
Difícil era compreendê-los.
É porque não podemos entendê-los que nos esforçamos em descrevê-los:
Eram cautelosos como quem atravessa um rio no inverno.
Prudentes como quem teme os vizinhos. Reservados como hóspedes.
Indiferentes como o gelo ao derreter-se.
Simples como a madeira não trabalhada. Amplos como o vale.
Impenetráveis como as águas turvas.
Quem pode trazer a claridade antes da hora do amanhecer?
Quem pode acalmar as águas do lago antes da tormenta passar?
Aquele que segue estes princípios não guarda desejos.
Quem guarda desejos permanece pequeno.
Sendo pequeno não se criam novas coisas.
Tao Te King – Albe Pavese (Ed. Madras)

Comentários de Huberto Rohden:
Estas palavras de suprema sabedoria foram escritas 6 séculos antes da Era Cristã. Não terá havido uma tremenda decadência nesses 26 séculos? Verdade é que, ainda hoje, existe, em alguns Mestres, essa sabedoria – mas quão poucos são eles! A massa profana tripudia, ignara, sobre as coisas sagradas e executa a sua dança macabra em torno do bezerro de ouro – enquanto Moisés trava o seu silencioso solilóquio com o Infinito, no impenetrável cume do Sinai.
Mas… uma pequena elite anônima preserva da extinção o fogo sagrado.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Mcnaught
Mcnaught
29 outubro de 2007 5:12 pm

Alguém arriscaria a dizer quais são os sábios da atualidade?

Na festa que mencionei, vi o povo que dizem ser verdadeiros ciganos, vi eles dançando, as roupas, as espadas. Até uma certa parte gostei muito do que vi. Lembrei novamente daquela coisa de cidade do interior. O povo, a fogueira, o tipo de diversão.

UI
UI
30 outubro de 2007 8:15 pm

O capitalismo prega a divisão de classes! Não há de ser bom nem com um bom líder! A cultura e o sistema evoluirão… desde que a sociedade consciente também evolua e, principalmente torne a sociedade sonolenta e austera em plena consciência! Qual a capital de bangladesh?

Gugu
Gugu
30 outubro de 2007 12:55 pm

Esses versinhos do Tao Te Ching falam sobre o silêncio.

O silêncio é auto-explicativo em si mesmo…
Quando o sujeito consegue alcançar o silêncio, tudo fala por si mesmo. Os mestres da meditação dizem que todas as perguntas e todas respostas já se encontram prontas lá na dimensão silenciosa.

Quando adentramos o silêncio não há mais necessidade de descrever, estudar, compreender, nem tentar entender nada. Tudo o que há para ser entendido é percebido de forma imediata; tão imediata que pensamentos e palavras ainda não tiveram nem tempo de serem formulados.

Abraços..

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
30 outubro de 2007 11:24 am

MoonChild: É como uma grande corporação. Pode gerar milhares de empregos, crescimento, felicidade, ou milhares de escravos, infelizes, dependendo na verdade do homem (sentido da humanidade) por tráz de tudo. É amigão, o caminho pode bifurcar mas a direção ainda supera o sentido (fluidez do rio), não interessa em que margem (escolha) você se coloca, o rio continua indo em direção ao oceano. O sistema não ta ai pros problemas dos outros.. o sistema so resolve os problemas do sistema.. Nós estamos a 1 passo de nos tornarmos autômatas.. dentro de um sistema! Maquininhas, robozinhos, formigas dentro de uma consciência… Read more »

MoonChild
MoonChild
30 outubro de 2007 10:34 am

Bruno, essa foi boa 🙂 Mas na verdade, o Capitalismo pode ser tão bom, ruim, pior ou melhor que o feudalismo, comunismo, ou qualquer outra denominação, sendo que o que vale na verdade é o coração de quem comanda o sistema em questão. Afinal, somos humanos e não “cifranos” (cifras), se soubermos respeitar uns aos outros, qualquer sistema servirá a partir do momento em que tivermos a caridade. É como uma grande corporação. Pode gerar milhares de empregos, crescimento, felicidade, ou milhares de escravos, infelizes, dependendo na verdade do homem (sentido da humanidade) por tráz de tudo. “A verdade varia… Read more »

Bruno H
Bruno H
30 outubro de 2007 10:26 am

Claro que o capitalismo é ruim.

Viva o feudalismo.

MoonChild
MoonChild
30 outubro de 2007 9:51 am

Olá Apenas não vejo relação entre o bezerro de ouro, especificamente, ou qualquer outro fator como o capitalismo e a questão dos sábios. É como a questão das drogas: tem quem queira comprar e quem queira vender, é como as plantas que querem o sol e o sol que chega até elas. Cabe a humanidade mudar seus conceitos e a mídia, o bezerro ou o que for, seguirá. Um exemplo ? Quem assistiu o SiCKO de Michael Moore, na parte da saúde na Grã-Bretanha pôde notar: após o sofrimento do povo na guerra, houve uma evolução moral que levou os… Read more »

minorVaccum
minorVaccum
30 outubro de 2007 9:37 am

A terra esta passando por um pequeno juízo, sendo assim a decadência é apenas aparente, pois a evolução segue em espiral.
Quanto mais alto subimos, mais fundo devemos penetrar a matéria para transforma-la.
Por isso os maiores sábios são encontrados hoje, embora a maioria atuando a partir dos planos internos somente.
E nosso contato com os planos internos hoje é muito mais simples que ontem, obviamente.
Muito está sendo revelado a cada um de nós, direta e indiretamente.
Hoje é grande a luz e por isso grande é a revolta dos que estão do outro lado.

tony wildcock
tony wildcock
30 outubro de 2007 9:34 am

Acid, no taoísmo os opostos complementares em movimento geram a harmonia do tao. da escala musical á alimentação. opostos complementares não se anulam, e não se impõem, eles se movem e um toma o lugar do outro, por isso comparo a tradução usada aqui com a de um frances taoísta com correções minhas, mínimas, mas uma ou outra. O tao religioso/musical/ritual/etc não pode ser separado do tao filosófico/transpessoal/blah/etc ou o entendimento vai partir para o predomínio ou do yang ou do ying, e não dos dois ao mesmo tempo. 01. Antigamente os homens Sábios eram sutis, penetrantes, profundos OS HOMENS… Read more »

Jorge
Jorge
30 outubro de 2007 8:40 am

Muito poético esse comentário de Rohden. A poesia é UM Tao…

Kubrick
Kubrick
30 outubro de 2007 12:08 am

EGOÍSMO. EGO-ÍSMO.

O egoísmo é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Neste sentido, é o antônimo de altruísmo.

Penso que estamos vivendo a era do egoísmo.Quem quer sabedoria? Mestres? Antes um genio da lâmpada que satisfaça os desejos.

Marcelo
Marcelo
29 outubro de 2007 8:08 pm

Que belo comentário do Humberto Rohden. Po não acho que os responsaveis por isso sejam a mídia e o capitalismo.
Na época de Moisés era o bezerro de ouro, época de jesus era a hipocrisia, na epoca de maome era a idolatria.
Na nossa epoca é a midia e o capitalismo.

KlaSH
KlaSH
29 outubro de 2007 7:57 pm

As causas de tamanho rebanho hostil e ignorante chamam-se Midia e Capitalismo. Não vejo outras nocividades como base. Agora, se você esquadrinha essas causas para tentar descobrir o porquê de umas pessoas serem mais suscetíveis à outras a esta programação, você vai enocntrar o Medo e a Insegurança.

Mas, não seriam este dois causados pelos primeiros? Ou vice-versa? No caso, quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

Ed
Ed
29 outubro de 2007 6:43 pm

OFF Topic
Escola de Burros

http://www.pos-darwinista.blogspot.com/

Procurem o post: EXTRA! EXTRA! A revista ÉPOCA desafia a Nomenklatura científica: os livros didáticos distorcem a realidade???

Post que diz que os livros diádicos no Brasil pregam teorias cintíficas como verdades incontestáveis.

Muppet Bono
Muppet Bono
29 outubro de 2007 6:35 pm

Esse post me lembrou o post dos lanternas verdes =D

Marcelo
Marcelo
30 outubro de 2007 9:19 pm

Moonchild,
“A massa profana tripudia, ignara, sobre as coisas sagradas e executa a sua dança macabra em torno do bezerro de ouro – enquanto Moisés trava o seu silencioso solilóquio com o Infinito, no impenetrável cume do Sinai.”
Essa eh a relação. Moisés eh o mestre. E nós somos a massa profana dançando em torno de coisas não divinas. E o capitalismo nos oferece várias delas.

abraco!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.