O RETRATO DE MARIA

Conheça a face de Maria de Nazaré, Mãe de Jesus. O Retrato de Maria através da mediunidade de Chico Xavier.

Em 1984 o Espírito de Emmanuel ditou, através do médium Chico Xavier, um retrato falado de Maria de Nazaré ao fotógrafo-artista Vicente Avela, de São Paulo. O retrato foi refinado e retrabalhado por meses, em mais de 20 encontros com Chico. Saiba um pouco mais dessa história no vídeo abaixo, e veja pela primeira vez, graças às técnicas de computação gráfica e Inteligência Artificial, esse rosto ganhar vida.

Se gostou, clique no vídeo e deixe seu like no canal.

Nos últimos anos eu tenho cultivado o hobby de escanear fotos antigas da família pra restaurar e assim preservar nossa história, já que ninguém mais guarda fotos em papel, sujeitas a estragar. Assim, tomei conhecimento das mais diversas tecnologias feitas para melhorar fotos antigas através de inteligência artificial. Um site em especial é o myheritage que, além de colorir automaticamente fotos em preto-e-branco, também usa IA para substituir o rosto com pouca nitidez por uma versão sintética igual a original, mas com alta qualidade. E mais recentemente ainda disponibilizaram a tecnologia que permite animar essas fotos! Fiz então da minha família, como diversão. Até que minha tia pediu para animar esse retrato de Maria, e eu fiz em 5 minutos com uma versão de baixa qualidade que achei no Google, e no final das contas achei tão impressionante que eu resolvi refazer, mas com toda uma produção (melhor qualidade da pintura, junção das animações, legenda em inglês e a música) pra que outras pessoas além de mim possam se emocionar com tamanha beleza.

Acho que no futuro vamos poder conversar com pessoas mortas através de algo assim: Primeiro uma Inteligência Artificial aprende a personalidade básica da pessoa e como ela se expressa, através de analise de chats (WhatsApp, Telegram, blogs, Facebook). Depois, ela aprende como a pessoa fala, através de áudios de Zap e videos. Depois reproduz uma versão sintética do rosto usando pra isso fotos e vídeos. Essas três ferramentas JÁ existem, só não estão disponíveis pra tal objetivo (as duas últimas são usadas pra deepfake, mas não pra criar um ente 3D).

Tal deepfake 3D (ou Golem) vai agir como se aquela pessoa tivesse parado no tempo, provavelmente não vai aprender muita coisa de novo (só o que a Inteligência Artificial permitir), nem vai mudar de opinião. Mas será um memorial daquela pessoa que se foi, e servirá para parentes e amigos lidarem com o luto (ou afundar de vez num culto em torno da pessoa, como em Wanda Vision.

4.3 4 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.