REPARTIR A CHAMA

Vi no documentário National Geographic A História de Deus que na Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, na Páscoa, as 4 principais seitas de cristãos ortodoxos se reúnem para testemunhar um “milagre”: O acendimento espontâneo de uma vela (supostamente por um anjo) colocada na (suposta) tumba onde Jesus ficou sepultado. As pessoas se aglomeram naquele espaço apertado, se empurrado e brigando, pois os sentimentos nacionalistas se misturam com os religiosos, e aguardam o “milagre”, que ocorre há mais de 1.000 anos.

Para os mais céticos é um “milagre” de gosto duvidoso, já que em momento algum as velas ficam expostas para o público (e sim dentro de uma cripta), mas fui levado às lágrimas ao ver toda a simbologia, onde 3 a 5 velas acendidas pelo “anjo” se transformam rapidamente em milhares de pontos de luz, provindos do mesmo fogo. Na penumbra da capela, a luz se espalha entre gregos, armênios, coptas, sem fazer juízo de valor, e o último a recebê-la terá sua chama tão quente, tão vívida quanto a que incandesceu a primeira vela.

Me emocionei ao pensar: Por que as pessoas não fazem isso no dia-a-dia? Por que brigam minutos antes e só confraternizam diante de um “milagre“?! O ser humano pauta sua conduta em função da religiosidade, quando a religiosidade é que deveria ser para o ajuste da conduta!!! Não deveria ser preciso Deus “descer do Céu” e dizer “Não matarás” para que saibamos que matar não é correto, e ainda assim vemos no mesmo livro dessa religião relatos de chacinas diversas em nome do mesmo Deus… vimos as cruzadas justificadas (não sei como) em Jesus, e enquanto escrevo outros tantos matam e morrem em nome de Allah…

Pensamos cada vez menos no semelhante, vivemos em um mundo que faz por onde reproduzir exatamente as características do “fim dos tempos” predito por Jesus. Quem pensa no outro é fraco, babaca. Até mesmo na espiritualidade há concorrência de grupos, seitas, integrantes. O conhecimento não é compartilhado, mas sim usado como moeda de troca, ou explicitamente vendido. Coleciona-se títulos como quem coleciona selos, ou moedas. Não percebem que, ao buscarem gradualmente a ILUMINAÇÃO, não perderão o “brilho da chama” ao compartilhá-la com o outro! Ao contrário, duas chamas trazem mais luz ao ambiente, e ambos poderão ver mais longe e melhor!

A História de Deus: A Criação
A História de Deus: O Poder dos Milagres
A História de Deus – Por que o mal existe
0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
tiza
tiza
7 maio de 2006 12:11 am

Gente,isso das velas é muito bonito, principalmente por incitar em alguém a inspiração de escrever algo tão lindo.Essa é a iluminação pretendida ; passar do fato real para a interpretação do coração.A vela pode ser até um pretexto, vá saber , mas ver tanta gente que professa fé diferente se reunir com tanta paz ,e ela ser visceralmente percebida na egrégora formada alí, não tem preço. A vela pode ser uma simbologia muito usada , mas sempre traz belos e simples sentidos.Buda usou delas para demonstrar a idéia que tinha sobre reencarnação , e foi feliz na analogia. Nosso inconsciente… Read more »

Luiza
Luiza
6 maio de 2006 1:46 pm

fiquei emocionada tambem… e mais uma vez eu me lembro: nao importa se eh um “milagre” ou nao. Importa o sentimento que traz ao meu coracao e ao de tantos outros. claro que isso nao eh apologia ao charlatanismo. Eh a apologia a fe, em acreditar no inexplicavel, no que nao podemos entender mas podemos intuir e sentir. e como eh dificil ter fe…. sou uma mulher enfiada na ciencia e aprendi a ver o mundo sob esse enfoque. Como eh dificil enxergar sob uma perspectiva artistica ou espiritual… Considerando que fe eh a capacidade de acreditar no que eh… Read more »

Shaolin Monk
Shaolin Monk
6 maio de 2006 1:18 pm

O anjo do Senhor acendendo as cinco velas, pode ser interpretado da seguinte forma: Um anjo é um estado de consciência nobre que representa as verdades de Deus, as cinco velas representam os cinco sentidos do homem iluminado pela chama da verdade do anjo do Senhor; Os milhares de ponto de luz, são os pensamentos positivos do homem iluminado pela nova chama e que beneficia as nações. Quanto a fim dos tempos, isto ocorre a todo o momento em que o homem se volta para Deus, quando rezamos as coisas parecem piorar, então diz-se que multiplicou as iniquidades, mas isto… Read more »

LEX
LEX
6 maio de 2006 1:52 pm

Formidavel nesta série é o início onde se DEMONSTRA como a humanidade INVETA A DEUS…
Outra coisa, a serimonia de DISTRIBUIR A CHAMA é uma herança do ZOROATRISMO… Demonstrado na mesma série.
Sejamos a luz de nós mesmos, e iluminemos uns aos outros…

LEX
LEX
6 maio de 2006 1:57 pm

PROCURE O LIVRO ~A VIAGEM DE THEO~ É BEM O QUE VOCE PROCURA… Luiza…

Luiza
Luiza
6 maio de 2006 2:09 pm

obrigada Lex. Li a resenha e gostei , vou ler o livro. Massssss, voce tem fe? O que faz com ela?
😆

LEX
LEX
6 maio de 2006 4:21 pm
Tiago Poeta
Tiago Poeta
6 maio de 2006 10:14 pm

Luiza, pra mim Fé o grau de confiança numa força superior onipotente.

Mário
Mário
18 maio de 2006 10:00 pm

acredito que todos os “milagres” que acontecem, sao uma força, tecnologia, maneira de pensar, filosofia qual nome quiser…para definir algo que está alem dacompreensao Humana. MAs se prestasssemos a atençao para ele.e meditassemos sobre ele..encontrariamos a resposta e talveza form a pratica d e exerce-lo. mas a humanidade se detem por causa do dinheiro, ganacia entre outros, geradsa pela ignorancia

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.