PIRÂMIDE EM 3D

Um passeio pela pirâmide de Qeuóps com a ajuda da tecnologia 3D, para tentar provar uma teoria de como ela foi construída.

Quando começou o hype em torno da Internet, no século passado, por volta do longínquo ano de 1996, eu via as revistas falando que era possível visitar o museu do Louvre sem sair de casa, conhecer as grandes maravilhas da humanidade, que a internet revolucionaria a educação, etc. Balela. A maior parte do tempo da maioria dos que entraram nessa época era gasta no IRC, mesmo. O Louvre mesmo eu achei decepcionante, com fotos pequenas e de baixa resolução, e que ainda demoravam pra baixar no meu modem de 14.400.

Meu conceito de ferramenta de educação eram coisas que combinavam entretenimento e informação, algo que só está se materializando agora, como o Google Earth.

Mas agora encontrei o exemplo mais bem acabado de informação da nova era. Algo que deveria constar nas salas de aula do mundo todo: Um passeio 3D pela construção da Grande Pirâmide do Egito (Khufu Reborn), que foi realizado pela empresa francesa Dassault Systèmes pra dar suporte à teoria do arquiteto francês Jean-Pierre Houdin, que declarou ter resolvido o mistério acerca de sua construção, que perdura há 4.500 anos, afirmando que ela foi construída de dentro para fora.

PIRÂMIDE EM 3D

Teorias anteriores diziam que o túmulo do faraó Khufu (Queóps), a última das sete grandes maravilhas do mundo antigo que ainda sobrevive, foi construída ou usando uma enorme rampa frontal ou então uma rampa em formato de saca-rolhas, em forma de espiral, em volta da parte externa da pirâmide, para erguer as pedras.

Mas o arquiteto possui uma teoria brilhante de que os egípcios utilizaram rampas por DENTRO da pirâmide, enquanto a construíam, formando uma espiral ascendente. “Esta teoria é melhor que as outras porque é a única que funciona”, disse Houdin à Reuters. Para provar seu argumento, o arquiteto francês formou uma parceria com a empresa francesa Dassault Systèmes, que constrói modelos 3D para o design de automóveis e aviões. A empresa pôs 14 engenheiros para trabalhar sobre o projeto por dois anos.

O egiptólogo Bob Brier disse à Reuters na apresentação da hipótese: “Isto contraria as duas principais teorias existentes. Eu mesmo as ensino há 20 anos, mas, no fundo, sei que estão erradas”. Agora uma equipe internacional está sendo montada para sondar a pirâmide, usando radares e câmeras de detecção de calor fornecidas por uma firma de defesa francesa, desde que as autoridades egípcias aprovem.

Houdin começou a trabalhar em tempo integral sobre o enigma oito anos atrás, depois de uma intuição que lhe foi transmitida por seu pai, engenheiro, e cinco anos antes de visitar a pirâmide “in loco”. Ele acredita que, com as técnicas que ele visualiza, a pirâmide pode ter sido erguida por não mais de 4.000 pessoas, em lugar das cerca de 100 mil vistas por historiadores passados como o número provável de trabalhadores encarregados de enterrar o faraó.

Esses egípcios eram fantásticos, mesmo, não? Desafiam a mente dos mais brilhantes construtores e arquitetos durante milhares de anos de EVOLUÇÃO e só agora, após 8 anos de dedicação integral, alguém apresenta um modelo válido. Resta saber se essas rampas existem mesmo, ou ainda permanecerá o mistério!

No site você escolhe ver uma animação com a teoria explicada (Infelizmente não tem português) ou passear livremente pela área criada em 3D, que abrange várias etapas da construção da pirâmide de Queóps (infelizmente não tem mais a parte em 3D, e estão agora propondo uma imersão em VR).

Comentários sobre a (finada) parte em 3D

Os gráficos 3D do website demoram um pouco pra carregar, mas são tão bons quanto os de Counter Strike (dependendo, claro, da sua placa de vídeo) e, pensando bem, acho até que daria um ótimo mapa de CS… Eu passei mais de uma hora viajando pelo mapa, seja voando pelo deserto, ou dando rasantes no lindo lago de águas azuis. Me senti como um pássaro. Depois resolvi encarar como seria um dia de trabalho de um egípcio carregador de pedra. Me desloquei desde lá debaixo da pirâmide até o topo, seguindo as rampas. Puxa, como é cansativo! Por sorte a paisagem é belíssima e ainda tirei umas fotos!

PIRÂMIDE EM 3D

O grau de imersão é tão grande que me senti até com vertigem, quando olhava pra cima, ou claustrofóbico quando me aventurava por dentro da pirâmide!!

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
insighT
insighT
1 abril de 2007 11:02 pm

de_egypt ? lol

Glauco
Glauco
1 abril de 2007 8:04 pm

Prá quem interessar, um bom documentário é “A Busca por Atlântida”. Encontrei no Emule, poucas fontes mas já com legendas. Fala coisas interessantes sobre a esfíngie, assim como posições dos astros coincidindo com alinhamentos das pirâmides e da própria esfíngie.

nj
nj
1 abril de 2007 5:24 pm

E a Esfínge hem?
Dizem que na épóca de Ramsés ela já era considerada muito antiga…
Ela é feita com rocha maciça e desconfia-se que sob suas patas dianteiras (se não me engano) tem uma câmara secreta, onde se reunia uma espécie de confraria… UiUiUi…
O mistério…
A maldição…
Rs* Quando o homem terá permissão para conhecer toda a Verdade sobre sua origem?
Quando?

R.
R.
31 março de 2007 9:22 pm

É bem curioso notar como culturas tão antigas continuam tendo seus mistérios…incas, maias, egipcios…será que um dia os desvendaremos por completo? 🙄

Depois eu vou lá dar uma olhada virtual nessa pirâmide 😐

Derkian
Derkian
31 março de 2007 7:54 pm

Pelo menos essa nova teoria não tem a nóia tipo as outras que diziam sobre alieniginas que haviam construido as pirâmides.
Chega até ser estranho… afinal porque não pensaram em algo desse tipo antes?

grande abraço

Lourdes
Lourdes
9 abril de 2007 11:19 am

* Quando o homem terá permissão para conhecer toda a Verdade sobre sua origem?

nj

Quando atingir o estado de evoluçao suficiente para ter esse conhecimento!

Hor-Hekenu
Hor-Hekenu
24 abril de 2007 10:15 am

Realmente é intrigante!

obrigado pela informação, Acid!!! vou da um rolé nas piramides agora!

Camomila
Camomila
2 agosto de 2008 7:14 pm

Acid, dá uma olhadinha…
http://www.astroengine.com/?p=596

Anônimo
Anônimo
23 novembro de 2012 3:27 pm

Alinhamento planetário com as Pirâmides do Egito em 3 de dezembro.

“Ao se observar as pirâmides por cima, casualmente veremos como ficam alinhadas exatamente da mesma forma em que estarão Saturno, Vênus e Mercúrio em 2012 (calculado com softwares especializados como o Stellarium).

O alinhamento planetário em 3 de dezembro de 2012 com as pirâmides de Gizé, ocorre somente a cada 2.737 anos.”

Matéria – http://bit.ly/U2nCPS

Outras fontes/referências:
2012 and the Pyramids At Giza – http://bit.ly/U2nAHS

Planetary Alignment on Dec 3, 2012 Confirmed – http://bit.ly/U2nxfg

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.