YUYU HAKUSHO

yuyu1

Quem tem mais de 20 anos lembra com carinho especial esse ótimo desenho animado japonês (Anime) que passava na falecida Rede Manchete, com uma dublagem excelente (e olha que eu odeio dublagem) e personagens carismáticos e profundos. Diria até que foi Yuyu que me fez expandir minha visão espiritual para além do mundo ocidental/espírita e lembrar que a interação com os mortos é algo tão comum para certas culturas que pode até passar despercebido pra alguém de fora.

Abaixo uma espécie de FAQ feito originalmente por Melinda Miller, que traduzi e adaptei em julho de 97 pra minha homepage. Serve como chamariz para as crianças irem se acostumando com o Reikai e os adultos com o Anime. 😉

O QUE O TÍTULO SIGNIFICA??

Consiste de quatro Kanjis (Caracteres chineses/japoneses), que não significam muito em sua disposição atual:
Yuu – tímido, pálido, fantasmagórico
Yuu – enclinar-se, relaxar, brincar
Hakusho – papel branco, relatar, informar

yuyuhakusho kanji

Pode ser traduzido como “Informe Poltergeist“, mas “Relato de Atividades espirituais” parece ser mais adequado. (Nota: O primeiro yuu é o mesmo caractere do nome de Yuusuke Urameshi. Fantasmagórico, hein? 😉

TERMOS USADOS NO DESENHO:

yuyu2

Youkai – O que a nossa tradução chama de monstro (o que é um tanto agressivo) ou demônio, os japoneses usam para definir qualquer criatura sobrenatural (espírito não-exatamente-humano), sem nenhuma conotação pejorativa. You significa “encantador”, referindo-se ao encanto do sobrenatural; é uma palavra que pode ser usada junto a outros ideogramas que representem criaturas sobrenaturais simplesmente para reforçar essa natureza, ou pode ser usada como o adjetivo “sobrenatural”. Assim, temos You-kai = aparição, visão, fantasma ou espectro. Kai sozinho já significa “aparição, visão“, mas com You seu significado fica mais abrangente. As duas palavras referem-se a todos os espíritos e criaturas sobrenaturais, não apenas demônios.

Rei – Este Kanji basicamente significa “espírito, alma“. O Rei é parte da famosa arma “dedinho” de Yusuke, o Rei Gun. Também é o nome da espada do Kuwabara, a Rei Ken, e está presente também no chapéu da Genkai, escrito em Kanji.

Kai – Um sentido deste caractere é basicamente “mundo“. Aparece em “Rei-kai” (espírito + mundo = mundo espiritual), “Ma-kai” (demônio + mundo = inferno), entre outros.

O Mundo dos Humanos (Nin-gen-kai) é o que conhecemos. A Ki (energia) característica desse mundo é chamada de Ki Espiritual (Reiki).

O Mundo dos Demônios (Makai) representa as Trevas, Inferno, ou o que no espiritismo chamamos de umbral. Seu ambiente caótico é preenchido por uma Ki viciosa que exala uma fragrância pútrida, chamada de Ki Sobrenatural (You-ki).

O Mundo dos Espíritos ou Plano Astral (Reikai), por sua vez, representa a Luz. É um mundo de equilíbrio e ordem habitado por seres benevolentes. É a fonte da chamada Ki do Brilho Sagrado (Sei-kou-ki), o poder absoluto e pleno. É no Mundo dos Espíritos que os mortos dos planos materiais são julgados e enviados ao Inferno merecido (Ji-goku).

MITOLOGIA JAPONESA E ASPECTOS CULTURAIS:

yuyu3

Yuyu Hakusho faz diversas referências ao obscuro (pro ocidente) mundo da mitologia oriental. Sei que há muito mais referências no desenho do que as que eu explico aqui, mas creio que isso já é um bom começo:

KITSUNE: Raposa, em japonês. Nas lendas japonesas, as raposas são cheia de artimanhas e mestras da ilusão. Elas rapidamente se vingam de quem as faz mal ou as perturbam de algum modo. Entretanto, elas podem ser generosas com quem as fizer algum favor. No desenho, Kurama é um Youko (basicamente um espírito de raposa) que costumava ser um famoso ladrão, até que um dia um caçador o feriu seriamente, e ele teve que ir para o mundo dos humanos se recuperar. Lá, nasceu como uma criança humana (de nome Suichi Minami) e ficou eternamente grato à sua mãe terrena pelo carinho da acolhida, carinho esse que ele estendeu à raça humana. Kurama domina e transforma em armas mortais uma variedade de plantas, mas seu verdadeiro poder só se manifesta em ocasiões especiais, que nem mesmo ele controla. É quando Youko domina sua personalidade (antes pacífica e gentil) e se transforma em um poderoso combatente.

ONI: Nome atribuído a monstros sobrenaturais em geral, como ogros, duendes, trolls, fantasmas e demônios. Vampiro e Zumbi são palavras compostas por Oni mais alguns outros kanjis, que passa a ser pronunciado Ki. Um vampiro (como a Miyu) é chamado Kyuu-ketsu-ki (monstro sanguessuga) e zumbi fica Fu-ga-ki (monstro faminto pútrido) ou apenas Ga-ki (monstro faminto). Duende tem um nome específico: Obake. Em Yuyu os Onis geralmente aparecem em pele de tigre, possuem chifres, grande boca e garras afiadas. O ajudante de Koenma é um Oni. E também aquele primeiro monstro que o Yusuke derrotou, o bicho que roubou a bola ágape e que sugava a alma das criancinhas.

SUZAKU, SEIRYU, BYAKO e GENBU: Na mitologia Chinesa, esses quatro são as personificações das quatro grandes bestas. Essas bestas são: pássaro, dragão, tigre e tartaruga. Esses quatro dividem o céu e o Zodíaco entre eles. O pássaro no Sul, e sua cor é vermelha. O dragão no leste, azul; a tartaruga no Norte, preto; e o tigre no oeste, branco. Eles aparecem quando finalmente Yusuke, Hiei, Kuwabara e Kurama se juntam. Enquanto Botan cuida de uma infestação de insetos na terra, eles vão lutar contra as quatro bestas no mundo espiritual.

yuyu4

ESPELHO, ESPADA e JÓIA: Esses três itens fazem parte das insígnias reais. Nenhum imperador pode ser coroado sem estes três itens. Na lenda, o Espelho das Trevas (Ankoku Kyou) foi presenteado ao primeiro imperador japonês por Amaterasu, assim como a Gema do Fantasma Faminto (Gaki Dama). A Espada da Magia Rendedora (Kouma no Ken) foi tirada da cauda de um dragão por Susanoo, e depois dada à família imperial. No desenho, estes foram os itens roubados por Kuwabara e Hiei, dissidentes do mundo espiritual, bem no começo da aventura. Tais elementos (e personagens) também foram usados no Anime Fushigi Yuugi.

ENMA DAIOH: O senhor e juiz da morte, segundo a tradição japonesa. O nome Enma vem do chinês Yanmo, tradução antiga de Yama, que é o nome do Deus da Morte hindu. É o pai do baixinho Koenma, aquele nenezinho invocado. 🙂

MONTE HIEI e MONTE KURAMA: Montanhas da área de Kyoto. Tudo o que eu sei sobre o Monte Kurama é que há um importante (mas não muito mencionado) festival que acontece lá em outubro. Muito mais é sabido sobre o Monte Hiei, sendo uma das mais importantes montanhas do Japão. Fica no Norte, e acredita-se que nela há um portal pelo qual os Youkais (demônios) entram no nosso mundo. Por causa disto, há um grande número de templos aos pés do monte, sendo o mais importante deles o Enryakuji.

PS: Poucos sabem, mas o mundo é sempre salvo da destruição nos últimos dias de cada ano, graças à dedicação anônima dos combatentes do Torneio das Trevas de Boliche, realizado anualmente no Shopping Center Recife. Nele se enfrentam a Tropa dos Lanternas Verdes versus o Time Toguro, onde o bravo grupo dos Lanternas defende o planeta da ameaça dos demônios… mas este ano o boliche do Shopping fechou, e o Torneio periga não acontecer… o que acontecerá com o planeta? Será que o mundo chegará ao fim antes mesmo de 2012? Teremos de repousar nossas últimas esperanças na turma de Urameshi!

É por isso que eu digo: a madeira deve ser de cerejeira… e o homem tem de ser Kuwabara!

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Pomegranate
Pomegranate
12 setembro de 2005 7:58 am

Oi, Acid. Passo sempre por aqui mas faz tempo que não deixo um comentário. Legal a história do “Youkai”. A expressão é largamente usada no Ynuiasha (acho que é assim que se escreve), mas eu não sabia que era uma referência técnica.

Não sei se vc sabe, mas nosso amigo Kuwabara pode ser visto no Cartoon Network. No sábado, depois da meia-noite, rola uma maratona com os episódios exibidos durante a semana.

Grande abraço,

Anônimo
Anônimo
23 novembro de 2005 3:55 pm

Para os que não têm tv paga como eu, YYH está passando na Rede 21 (em São Paulo) às 19h00. Apesar de ter (bem) mais de 20 anos, eu nunca tinha assistido e estou achando o máximo.

Paz e amor!

milton fabio fernandes
milton fabio fernandes
28 agosto de 2006 7:47 pm

e gosto muito de assistire este com sertrza e um dos melhores se alguen tiver algo mais sobre o desenho me mande pelo e-mail

cris
cris
8 dezembro de 2006 10:22 am

meu irmão d+ velho quase tine um infarto quando li essa máteria yuyu é sem duvida a lei!!! dos animes sem eles não seria a mesma coisa. deixo aqui o meu apelo volta a teve aberta yuyu hakusho!!!!! pelo amor de Deus.

cris
cris
8 dezembro de 2006 10:26 am

aê galera fâ de yuyu vamo fazer um protesto para que finalmente a band passe a série. mas alguém tem alguma idéia de boa de protesto se tiver publica aí!!!!!!!!!!

Maurício
Maurício
16 dezembro de 2006 8:24 am

Excelente seu texto, mas se eu reparei um pequeno equívoco… na parte que você comenta do espelho, espada e a jóia, você diz que kuwabara e hiei eram discidentes do mundo das trevas. Acredito que seja kurama e hiei. Muito bom mesmo o texto. =]

Eduardo
Eduardo
13 julho de 2007 10:38 pm

simplesmente
o melhor desenho
aaaaaaaaaaaaaa mlk
rapadura é doce mas num é mole não

Estácio
Estácio
22 julho de 2007 2:28 am

ow num eh só pra quem tem mais de 20 não..tenho 17 e eu assistia yu yu hakusho na manchete =D

ZéBedeu
ZéBedeu
17 setembro de 2007 1:40 pm

Yusuke na verdade é um hanyou, um meio-youkai filho de humano com youkai, depois da fase torneio das trevas durante a saga de Sensui ele se revela

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
17 setembro de 2007 1:44 pm

Ah, isso foi inventado pra alongar a história!

(Sou um puritano que acha que Dragon Ball deveria ter acabado na 1ª fase, com o Goku criança)

Solitário na noite
Solitário na noite
20 outubro de 2007 12:27 pm

Cara Yuyu hakusho foi o melhor desenho que ja vi! E essas referências mitológicas só servem para dar mais brilho ao desenho.

Wanderson
Wanderson
10 novembro de 2010 9:14 am

Ah,me lembro bem desse desenho.Na época agente tinha um colega da escola que era a cara do Kuabara,sem sacanagem.O desenho fez tanto sucesso que a gente não o chamava mais pelo nome e sim pelo personagem do desenho.

Ikiana Jones e os caçadores da versão perdida, do âmago da Herbert Richers
Ikiana Jones e os caçadores da versão perdida, do âmago da Herbert Richers
29 maio de 2013 9:36 pm

Legal, nessa véspera de feriadão vou poder atualizar meus conhecimentos sobre esse clássico do animê (apesar do desenho ter perdido o fôlego no final da última temporada, acho eu). “Quem tem mais de 20 anos lembra com carinho especial esse ótimo desenho animado japonês (Anime) […], com uma dublagem excelente (e olha que eu odeio dublagem)[…]” Pô Acid, não fala isso.|¬) Sou fã de dublagem (estranhamente esse desenho foi dublado aqui no Rio; parece que existe um “monopólio paulista” nas dublagens dos animês, e que acaba sendo a parte mais forte da da turma da dublagem de Sampa… Cheguei a… Read more »

Anônimo
Anônimo
27 setembro de 2005 5:56 pm

Eu quero ver mais yu yu.Porque não passa mais, eu quero muito assistir mais yu yu hakusho eu nunca perdi yu yu hakusho agora eu estou perdendo porque passa 10 horas e eu estudo de manha e não assisto, e minha mãe não deixa.Eu amo muito yu yu hakusho

Carol
Carol
21 setembro de 2005 12:45 am

Que saudade de Yuyu! Concordo com todos os seus comentários sobre a série. Ela é realmente muito boa. Acompanhei, mas não sabia de algumas coisas neste artigo. Curiosidade: sempre acesso sua página e não sabia q vc tinha a minha idade! Paz.

Metarumano Birdman
Metarumano Birdman
13 setembro de 2005 11:40 am

Ahh.. Eu adoro esse desenho…

Resumindo o YYH em poucas palavras:

Um grupo de jovens vagals, que matam aulas para enfrentar monstros que só eles vêem..
(Sendo que um nem frequenta a escola, Hiei)

Ahh.. esse era o meu sonho colegial, matar aulas para enfrentar monstros…hehehe

Pomegranate
Pomegranate
12 setembro de 2005 7:59 am

Oi, Acid. Passo sempre por aqui mas faz tempo que não deixo um comentário. Legal a história do “Youkai”. A expressão é largamente usada no Ynuiasha (acho que é assim que se escreve), mas eu não sabia que era uma referência técnica.

Não sei se vc sabe, mas nosso amigo Kuwabara pode ser visto no Cartoon Network. No sábado, depois da meia-noite, rola uma maratona com os episódios exibidos durante a semana.

Grande abraço

Mano Piper
Mano Piper
12 setembro de 2005 11:15 am

Interessante a matéria eu curto hakusho e nãos conhecia alguma das coisas que foram colocadas ai.
Uma coisa que me chama muito atenção é o fato que quase tudo que há no oriente entre Japão e China parte do hinduismo
Pomegranate o nome acho que é Inuyasha, que quer dize cachorro demonio algu assim.

Coscov
Coscov
12 setembro de 2005 11:21 am

Ola Acid ,

Sempre acompanho seu BLOG mas é a primeira vez que que eu posto alguma coisa :-). E é claro que com esse post eu não poderia deixar de me manifestar 😀 . Como em você esse anime expandiu minha visão espiritual abrindo minha consciencia para contatos com o mundo dos espiritos.Sendo pra mim um marco .

Agora a serie vai começar a ser vendida em DVD pela PlayArt. Parece que vai ser lançada esse mes .

Abraços e Parabens pelo BLOG .

Rain
Rain
12 setembro de 2005 1:24 pm

Ah, acabei de lembrar de uma coincidência… Eu ando querendo desenhar outra historinha, mas não envolvendo torneio das trevas e sim missões com detetives sobrenaturais. Tcharammmm

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 setembro de 2005 2:04 pm

Outra inesquecível é quando no Torneio das Trevas a platéia fica gritando “Ah, eu sou Toguro!!”

Quando vi pela primeira vez levei uns segundos para acreditar que estava ouvindo aquilo…

Lemonzinha
Lemonzinha
12 setembro de 2005 2:36 pm

Eita, essa até deu saudade agora…

marlé
marlé
12 setembro de 2005 3:55 pm

Não pude deixar de comentar… YYH!!!!! Nossa eu amava esse desenho!!! Muito bom!! Parabéns pelos textos!!! xD

Cláudio
Cláudio
12 setembro de 2005 6:40 pm

Putz! eu nunca ouvi falar desse desenho! (e já passei beeeem dos 20). Será que só eu assistia a desenhos como “Corrida Maluca”?

🙂

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 setembro de 2005 6:56 pm

EU SOU O CAPITÃO GUAPO!

Pô, eu via… a diferença é que eu cresci e continuei assistindo desenho animado 😛

Opa!
Opa!
12 setembro de 2005 9:37 pm

a flor é de cerejeira, não a madera 😕

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 setembro de 2005 10:08 pm

E agora? Olhando na internet, vi que um bocado de gente diz que é a árvore, outros dizem que é a flor… alguém tem o anime dublado?

Darwin
Darwin
12 setembro de 2005 10:30 pm

É um pouco estranho vc ter postado sobre o yyh, porque há alguns dias(5 dias)comecei a baixar os capítulos, pra ver se conseguia sentir aquela felicidade denovo.

Alguém
Alguém
13 setembro de 2005 1:09 am

Visito sua página diariamente e raramente comento alguma coisa…
Mas fiquei com extrema vontade de expressar: QUE SAUDADE!!!
Sempre fui atraído por esse tipo de desenho, mas nunca percebi conotações espirituais claras como as expostas, talvez pq cresci acreditando nelas… Acredito que esses desenhos ajudaram a formar minha personalidade…
Mas sei lá, queria dizer que achei legal… Infelizmente a vida adulta conturbada e até um preconceito (ou melhor, medo do preconceito alheio) me impedem atualmente de acompanhar essas maravilhosas histórias…
Só queria dizer que fiquei feliz 😀

Ikiana Jones e os caçadores da versão perdida, do âmago da Herbert Richers
Ikiana Jones e os caçadores da versão perdida, do âmago da Herbert Richers
3 junho de 2013 10:13 pm

Entendo o seu “conservadorismo”, Acid… Mas acho que não justifica. Fosse assim não poderia haver as restaurações na Capela Sistina, traduções de livros, releituras musicais (Lulu Santos que o diga, ele mesmo um “desconstrutor” ferrenho e intransigente das suas canções e riffs), filmes indianos com elenco falando inglês… Lembro do próprio Dr. Smith do saudoso ‘Perdidos no Espaço’ elogiando a sua versão brasileira BKS(http://pt.wikipedia.org/wiki/Borges_de_Barros) que ele considerava melhor que a dele (e quem em sã consciência poderá alegar algo contra o Rock e o Rambo na voz marcante do saudoso André Filho (http://pt.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9_Filho_(dublador))?. Sim, percebo tb que nessa ‘adição’ acaba-se… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.