SABEDORIA INDÍGENA

A sabedoria que se “perdeu” com a matança indiscriminada dos Índios norte-americanos é incalculável. Podemos ver em suas tradições um amálgama do Hermetismo, Hinduísmo, Taoísmo, Budismo e Cristianismo:

Tudo está ligado, como o sangue que une uma família. Todas as coisas estão ligadas. O que acontece a Terra recai sobre os filhos da Terra. Não foi o homem que teceu a trama da vida. Ele é só um fio dentro dela. Tudo o que ele fizer à teia estará fazendo a si mesmo.

Ted Perry, inspirado por discurso do Chefe Seattle (1856)
espiral dreamcast

“Vocês devem ter notado que tudo o que o índio faz movimenta-se em círculo ou tem forma de círculo.
O Poder do Mundo trabalha sempre de forma circular e tudo tende a ter a perfeição do círculo. O céu é redondo e a terra também, bem como as estrelas. O vento rodopia e os pássaros constroem seus ninhos de forma circular; as leis deles são semelhantes às nossas. Até mesmos as estações seguem uma grande roda nas suas mudanças, voltando sempre ao ponto de partida. A vida do homem é um círculo: de uma infância à outra. E assim é em tudo onde o poder se movimenta.”
Alce Negro (1863-1950); Xamã Oglala Sioux

“Os pensamentos são como flechas, uma vez lançadas alcançam o seu alvo. Seja cauteloso ou poderá um dia ser sua própria vítima.”
Provérbio Navajo

indio paje fogo

“No princípio de todas as coisas, Tirawa, o Criador, deu a sabedoria e conhecimento aos animais. Ele enviou certos animais para contar aos homens os mistérios das estrelas, do sol e da lua. Para Tirawa todas as coisas no mundo são duais. Em nossas mentes nós somos dois, bom e mal. Com nossos olhos nós vemos duas coisas, coisas que são bonitas e coisas que são feias… Nós temos a mão direita que golpeia e traz mal, e nós temos a mão esquerda cheio de generosidade, e que sempre está mais próxima ao coração. Um pé pode nos conduzir a pelo mau caminho, o outro pé pode nos conduzir ao bom. Assim são todas as coisas.”
Letakos Lesa (Águia Noturna); Chefe Pawnne

“Não basta falar sobre a paz, é preciso pensar, sentir, agir e viver em paz.”
Provérbio Shenandoah

“Eu sou o vento que viaja de uma direção para outra, carregando e distribuindo as sementes da vida. Feito a neve, as minhas sementes desaparecem na terra reaparecendo sob uma nova forma.
Eu sou o grito do recém nascido que sente a primeira dor da separação.
Eu sou o grito de toda a vida que alcança o mistério da verdadeira consciência.
Eu sou o eterno. Agora da criação, eu Sou o Espaço através do qual viaja o tempo. Através de mim você experimenta os dons da reflexão, esperança, sabedoria e assim você poderá conhecer a si mesmo.
Conhecer-se como Criador e criatura, menor que um grão de poeira e tão grande quanto o Deus que você louva.”
Chefe Archie Fire Lame Deer

“Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderar. Não ande na minha frente, talvez eu não queira seguí-lo. Ande ao meu lado, para podermos caminhar juntos.”
Provérbio Ute

“O que importa se uma vasilha é preta e outra é branca se o desenho delas é perfeito e servem para a mesma finalidade?”
Provérbio Hopi

“Todos os pássaros, até mesmo os da mesma espécie, não são semelhantes, e o mesmo ocorre com outros animais e com os seres humanos. A razão que o Grande Espírito não fez dois pássaros, ou animais, ou seres humanos idênticos é porque cada um foi colocado aqui por Wakan Tanka para ter uma individualidade independente e confiar em si mesmo.”
Atirador, dos Sioux Teton

“…tudo na terra tem um propósito, cada doença uma erva para curar , cada pessoa uma missão a cumprir. Esta é a concepção dos índios sobre a existência…”
Christine Quintasket (índia Salish) 1888-1936

“Você deve viver sua vida do início até o fim, pois ninguém mais pode fazer isto por você.”
Provérbio Hopi

“Lembre-se que seus filhos não são sua propriedade, eles foram apenas confiados à sua guarda pelo Grande Espírito.”
Provérbio Mohawk

“Não julgue seu vizinho até andar duas luas nos mocassins dele.”
Provérbio Cheyenne

“As leis dos homens mudam de acordo com o seu conhecimento e compreensão. Apenas as leis do Espírito permanecem sempre as mesmas.”
Provérbio Crow

“Quanto mais esperto o homem se julga, mais precisa de proteção divina para defender-se de si mesmo.”
Provérbio Seneca

“A Terra é a Mãe de todos e todos os homens deveriam ter direitos iguais para se nutrir d’Ela. Esperar que um homem nascido em liberdade possa aceitar ser confinado ou proibido de ir aonde quiser é tão impossível quanto esperar que os rios corram ao contrário.”
Joseph (1830-1904); Chefe da tribo Nez Percé

“Nós não queremos riquezas, só queremos criar direito nossas crianças. Riquezas não nos fariam bem nenhum bem. Nós não podemos leva-la conosco para o outro mundo. Nós não queremos riquezas. Nós queremos paz e amor.”
Mahpiua Luta (Nuvem Vermelha), Chefe dos Sioux Oglalas Teton

“Soube que pretendem colocar-nos numa reserva perto das montanhas. Não quero ficar nela. Gosto de vagar pelas pradarias. Nelas me sinto livre e feliz; quando nos estabelecemos, ficamos pálidos e morremos. Pus de lado minha lança, o arco e o escudo, mas me sinto seguro na sua presença. Disse-lhes a verdade. Não tenho pequenas mentiras ocultas em mim, mas não sei como são os comissários. São francos quanto eu? Há muito tempo, esta terra pertencia aos nossos antepassados; mas quando subo o rio, vejo acampamentos de soldados em suas margens. Esses soldados cortam nossa madeira, matam nosso búfalo e, quando vejo isso, meu coração parece partir; fico triste… Será que o homem branco se tornou uma criança que mata sem se importar e não come o que matou? Quando os homens vermelhos matam a caça, é para que possam viver e não morrer de fome.”
Satanta, chefe dos Kiowas

“Quando povos entram em choque, é melhor para ambos os lados reunirem-se sem armas e conversar sobre isso, e encontrar algum modo pacífico de resolver.”
Sinte-Galeshka (Cauda Pintada), dos Sioux Brulés

indio aguia

“De Wakan Tanka, o Grande Mistério, vem todo o poder. Por causa de Wakan Tanka é que o homem sagrado tem sabedoria e poder para curar e fazer feitiços sagrados. O homem sabe que todas as plantas que curam são dadas por Wakan Tanka; por isso elas são sagradas. Assim também o búfalo é sagrado, porque é um presente de Wakan Tanka. O Grande Mistério deu aos homens todas as coisas para comer, vestir e o bem-estar. E ao homem ele deu o conhecimento de como usar essas dádivas, como encontrar as plantas sagradas que curam, como caçar e cercar o búfalo, como conhecer a sabedoria. Pois tudo provém de Wakan Tanka, tudo.
Ao Homem Sagrado é dado na juventude o conhecimento de que ele será sagrado. O Grande Mistério o faz saber disso. Por vezes, são os Espíritos que lhes falam. Os Espíritos não aparecem apenas em sonhos, mas também quando o homem está desperto. Quando um Espírito chega, pareceria como se um homem estivesse lá, mas quando este “homem” acabou de falar e se põe a andar de novo, ninguém pode ver onde ele vai. Assim são os Espíritos. Com os Espíritos, o Homem Sagrado pode dialogar intimamente e lhe ensinar coisas sagradas.
O Homem Sagrado vai para uma tenda solitária e jejua e ora. Ou vai para a solidão das montanhas. Quando retorna aos homens, ele lhes conta e ensina o que o Grande Mistério lhe mandou falar. Ele aconselha, cura e faz feitiços sagrados para proteger as pessoas de todo mal. Grande é o seu poder e muito ele é reverenciado; seu lugar na tenda é de honra.”
Maza Blaska (Pedaço de Ferro Liso); Chefe Oglala Sioux

“As tradições de nossas pessoas são passadas de pai para filho. Para ser Chefe é considerado que ele seja o mais instruído, o líder da tribo. Porém, o Xamã tem mais inspiração. É ele que está em comunhão com espíritos… Ele cura o doente com as suas mãos, preces, encantamentos e cantos divinos. Ele infunde vida nova no paciente, ao executar a sua prática mágica com o seu coração puro e imaculado…”
Sarah Winnemucca (índia Paiute) 1844-1891

“A preparação para a cura requer um período especial de jejum, oração, renúncia, agradecimentos, sacrifício, exercícios devocionais. O propósito é vencer as paixões da carne e fortalecer o espírito. A abstinência e o rigor físico limpam o corpo e a concentração mental purifica a mente, alinhando assim a matéria e o espírito. Desta forma a mente individual pode entrar em contato com o poder de cura do Grande Espírito.”
Wooden Leg (séc. 19); Xamã Cheyenne

“Quando compreendermos profundamente a verdade dos nossos corações saberemos louvar, amar e agradecer ao Grande Espírito.”
Provérbio Oglala Sioux

“Você consegue experimentar o poder e não se perder no processo? Dizem que poucos completam sua jornada de iniciação… Muitos param ao longo do caminho e ficam satisfeitos em ser curandeiros. Tornam-se donos de si mesmos. E há os que caem na armadilha do poder. Perdem-se ao longo do caminho.”
Don Antonio Morales Baca (Paq’o Kero) 1902-1985

Por fim, homenageando também a sabedoria de nossos irmãos do Sul:

“Todos os homens e mulheres tem um futuro, mas poucos têm um destino.”
Provérbio Andino

Referência:
Caminho Xamânico

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
tiza
tiza
10 maio de 2006 4:27 pm

A sabedoria é uma só, os sábios é que lhe denominam diferentemente, como podemos constatar muito linda e suavemente nesse Post.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
11 maio de 2006 11:30 pm

Valeu pela informação correta, Otelmo!

Cristian
Cristian
11 maio de 2006 11:42 pm

“Um dia, a Terra vai adoecer. Os pássaros cairão do céu, os mares vão escurecer e os peixes aparecerão mortos na correnteza dos rios. Quando esse dia chegar, os índios perderão o seu espírito. Mas vão recuperá-lo para ensinar ao homem branco a reverência pela sagrada terra. Aí, então, todas as raças vão se unir sob o símbolo do arco-íris para terminar com a destruição. Será o tempo dos Guerreiros do Arco-Íris.” Profecia feita há mais de 200 anos por “Olhos de Fogo”, uma velha índia Cree.

iago
iago
12 maio de 2006 10:43 am

Por que é tão difícil? Amar não significa levar pra casa, cuidar, dar dinheiro, ser voluntário, repartir matéria… Amar é muito mais sutil. É estar num ônibus e, mesmo em pé, se afastar um pouco para que uma pessoa mais baixa se encaixe melhor. Amar é respeitar um desconhecido… Fazer a Paz é amar. A palavra Amor está muito carregada de compromisso e, na minha opinião, não é só isso. É muito mais complexo… E tão simples de se fazer. Estes ensinametos são tão completos que, se fossem “seguidos”, aceitos, compreendidos pela Humanidade, sei lá… As igrejas teriam que ralar… Read more »

Neo_Cortex
Neo_Cortex
12 maio de 2006 12:38 pm

O globo repórter de hoje esta imperdível:
http://globoreporter.globo.com/
Já não tão imperdível assim é a estréia do meu bolg:
http://quesabemosnos.blogspot.com/

x-builder
x-builder
12 maio de 2006 12:44 pm

Infelizmente, no Brasil pelo menos, a cultura indigena esta tornando completamente comprometida à medida que eles se tornam “civilizados” pelo homem branco, desde suas raízes mais profundas. Aquela inocência , pelo menos esta imagem de puro, não existe mais. Sem querer generalizar , claro. Mas é muito comum na amazônia vermos traficantes de biodiversidade de pele vermelha, com suas Pajeros, joias, desmatando nossas riquezas. Lembro de uma reportagem do ano passado da Carta Capital mostrando uma tribo inteira facilitando e negociando com traficantes de drogas para ter uma vida mais “civilizada”. É claro que todo o patrimonio cultural do indigena… Read more »

Pedro
Pedro
12 maio de 2006 2:53 pm

Ainda resta muito das antigas civilizações, sejam Indígenas, Celtas, Africanas e as Orientais. Mesmo em alguns casos fragmentada pela ação sistemática da(ressalvadas todas as exceções) Igreja Católica e os Reis da Europa, que dizimaram muito cultura nativa das Américas. Re-ligar com o planeta e conosco mesmo e mais do que pesquisar, praticar a Sabedoria que estas civilizações nos legaram. Ou seremos todos transformados em caixinhas Longa-Vida.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 maio de 2006 8:30 pm

Pior do que o Evo Morales violar acordos internacionais e querer roubar nossos investimentos é o nosso presidente ser um verdadeiro BANANA! Me perdoe Oráculo, mas esse sujeito não não é nem nunca foi Abraham Lincoln. Nem um fiapo da barba!!!

Bruno H.
Bruno H.
12 maio de 2006 9:35 pm

[off topic – Evo] Trimmm – Alô. – Alô. Quem está falando? – É o Tom. – Ô Tom, aqui é o Zé. Que voz é essa? – É uma gripe que me pegou… Tudo bem, Zé? – Mais ou menos. Fazer interurbano daqui é um horror… Tem que pedir pra telefonista e ela não me entende direito. Mas deixa pra lá. Escuta, eu disse que ia dar merda, não disse? – Como assim? – O lance dos caras querendo tomar nossas instalações e investimentos. A gente não pode confiar nessa gentinha que fala essa língua confusa, vive de forma… Read more »

Hélices da Alma
Hélices da Alma
12 maio de 2006 6:48 pm

O poder de perfeição do circulo dito pelo “Alce Negro(1863-1950) Xamã Oglala Siox”; advem do OUROBOROS onde o um se sacrifica pela dualidade. Sem mencionar que a forma circular nos atrai mais que as outras no complexo temporal.A muito que a natureza usa a esferidade para consagrar a constante da beleza e perfeição…

Anônimo
Anônimo
15 maio de 2006 10:48 am

Oi, Acid! Existe uma lenda dos indios sioux que conta o seguinte: Dois jovens apaixonados foram procurar o feiticeiro da tribo, buscando um conselho para que o casamento deles durasse muito tempo. Então o feiticeiro pediu que o moço capturasse, em uma montanha distante, um falcão, e o trouxesse vivo para ele. Solicitou à moça que capturasse uma águia e tbém a trouxesse viva. Após três dias, o casal trouxe as aves para o feiticeiro. Então amarrou os pés das aves uma na outra e soltou-as. Óbvio que as bichinhas não conseguiram voar, apenas saltar. E logo, frustradas, começaram a… Read more »

Otelmo
Otelmo
11 maio de 2006 10:55 pm

O texto atribuído ao Chefe Seattle na verdade não é dele. Foi escrito por um professor universitário chamado Ted Perry para um filme de temática ambiental.
Mais informações:
http://coresterra.blogspot.com/2006/03/chefe-seattle.html

nj
nj
11 maio de 2006 1:21 pm

“Grande Espírito, cuja voz ouço cantar, cujo alento vivifica o mundo todo, escuta-me! Eu venho em frente a Ti como um de Teus inúmeros filhos. Olha-me! Necessito de Tua força e sabedoria! Permite-me caminhar olhando a beleza da natureza, permite que minhas mãos honrem sempre Tuas obras e que meus ouvidos escutem Tua voz. Faz de mim um sábio para compreender aquilo que Tu mostraste ao meu povo: o ensinamento que Tu escondeste em cada folha e pedra. Quero ser forte, não para ser superior ao meu irmão, mas para vencer meu maior inimigo: eu mesmo. Faz com que eu… Read more »

Pedro
Pedro
9 maio de 2006 4:13 pm

Aí vem o Homem Branco, “Evoluído” e manda bala em todos esses “Nativos Selvagens e Ateus”.
Do caco de espelho às usinas atômicas. Construíram o “pogreço” e “isventaram” a coca-cola, o telefone celular e o inseticida para matar a aranha da teia do Chefe Seattle. Somos o “máximo” mesmo

Shaolin Monk
Shaolin Monk
9 maio de 2006 4:55 pm

O índio respeita suas raízes, coisa que poucos de nós o fazemos. Comparando o homem com uma árvore, as raízes representam os antepassados, o tronco os pais e os galhos e folhas os filhos. Experimentem cortar as raízes de uma árvore para ver quanto tempo ela dura. Grande parte de nossos problemas seriam solucionados se reverênciassemos nossas raízes (antepassados). Qual é o povo civilizado?

Luiza
Luiza
9 maio de 2006 4:57 pm

essa eh uma das oracoes no meu centro de umbanda: “Grande Espírito, cuja voz ouço cantar, cujo alento vivifica o mundo todo, escuta-me! Eu venho em frente a ti como um dos teus inúmeros filhos. Olha-me! Necessito da tua força e sabedoria! Permita-me caminhar olhando a beleza da natureza, permita que as minhas mãos honrem sempre as tuas obras e que meus ouvidos escutem a tua voz. Faz de mim um sábio para compreender aquilo que tu mostraste ao meu povo: O ensinamento que tu escondeste em cada folha e pedra. Quero ser forte, não para ser superior ao meu… Read more »

Íris
Íris
9 maio de 2006 5:26 pm

O que mais eu admiro, além da simplicidade, é o sentimento de gratidão. A união que o índio sente com seus deuses… a confiança de que todas as coisas – animais, plantas, minerais – se relacionam incondicionalmente… algo que transcende completamentamente qualquer entendimento.
@}‑;‑‑‑

hkmerton
hkmerton
9 maio de 2006 5:28 pm

Belíssima coletânea!! Eu, que tenho sangue índio nas veias, me emocionei!

Um pouco lugar comum falar isso, mas não tem como negar: nosso modo de vida infelizmente nos faz perder coisas fundamentais na vida. Eu não estou falando só do contato com a natureza, falo também( e principalmente ), de se viver uma vida mais simples, sem concorrências desenfreadas, onde se tem tempo pra parar um pouco à noite e olhar para o céu, contar e ouvir histórias ancestrais… ou simplesmente apreciar o silêncio. Isto também é meditação.

hkmerton
hkmerton
9 maio de 2006 5:33 pm

Obrigado pela força, bro! : ) Se um dia eu chegar construir a metade do que tu construiu, estarei feliz…

Shanti
Shanti
10 maio de 2006 8:09 pm

Lindas e profundas mensagens!
Para quem curte a sabedoria xamânica recomendo um livro muito bom chamado:”As Cartas do Caminho Sagrado” da autora Jamie Sams(uma profunda conhecedora do assunto que é membro da comunidade de povos indígenas da América do Norte).Vale muito estudar este livro e utilizar as cartas para orientação pessoal.
Luz e Paz!

Cristian
Cristian
10 maio de 2006 8:52 pm

Nossa sociedade “civilizada” tem muito que aprender com a sabedoria indígena antiga…
Sensacional, sem comentários…

Andréa Patrícia
Andréa Patrícia
10 maio de 2006 9:27 pm

O livro que estou lendo – O Homem no Universo, de Frithjof Schuon – fala algo sobre os índios da America do Norte, os Sioux e os Crow, povos que o autor estudou. Há citações do Alce Negro no livro, muito bonito!

Recomendo a leitura. O autor é um dos maiores nomes da Filosofia Perene.

Tulio
Tulio
11 maio de 2006 12:20 am

Me divirto muito numa certa parte do filme “Diários de Motocicleta” em que um garoto fala sobre as construções impecáveis dos “Incas”, nativos antigos, e as toscas dos “Inca-pazes”, europeus que colonizaram o lugar.

Nunca tinha analisado esta visão religiosa/espiritual dos índios com estes olhos, cara..

Coringa
Coringa
28 agosto de 2008 8:27 pm

Cientistas acham sinais de cidades ancestrais no Xingu:

Cientistas disseram ter encontrado evidências da existência de comunidades urbanas tão complexas quanto as da Europa Medieval ou as da Grécia Antiga na região do Alto Xingu, na Amazônia.

Matéria completa em:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/08/080828_amazonianature_ac.shtml

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.