NEBULOSA EM FORMA DE DNA

O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima.

Hermes Trismegisto; O Caibalion

Astrônomos descobrem nebulosa com forma de DNA na Via Láctea

Astrônomos divulgaram no dia 15/03 (quarta-feira) que descobriram uma nebulosa torcida como se fosse a dupla hélice do DNA. “Ninguém viu nada assim antes no cosmos”, disse Mark Morris, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles. A maioria das nebulosas é como “conglomerados de poeira e gás sem forma definida”, disse Morris em comunicado, acrescentando “o que estamos vendo indica um alto grau de ordenamento“.

A descoberta da nebulosa torcida, que tem um comprimento de 80 anos-luz, no centro da Via Láctea, foi publicada na revista científica Nature.

“Vemos duas cadeias intercaladas enroladas uma na outra, como numa molécula de DNA”, disse Morris. As cadeias da nebulosa podem ter sido torcidas por campos magnéticos no centro da Via Láctea. Esses campos magnéticos são indiretamente produzidos pelo buraco negro que está no centro da galáxia. Mas antes da matéria ser engolida ela escapa pelas bordas do buraco negro, gerando um movimento de rotação. Esse movimento gera os campos magnéticos, que por sua vez torcem a nebulosa, afirmou Morris.

Mas o que exatamente cria a onda de torção ainda é um mistério, mas Morris não acredita que o culpado seja o buraco-negro, e sim um disco de gás que orbita o buraco-negro, chamado “disco circumnuclear“, que Morris acredita ser a “âncora” do campo magnético.

A nebulosa está relativamente próxima do buraco negro, a apenas 300 anos-luz de distância. A Terra está a mais de 25 mil anos luz desse mesmo buraco.

Referência:
Artigo da Yahoo (em português);
Artigo da Universe Today;
Artigo da Science a gogo

0 0 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
12 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.